terça-feira, 8 de maio de 2018

ANGELINA - UMA DAS MUSAS DO FREESTYLE DOS ANOS 90

CANTORA ANGELINA: A SUA BATIDA MIAMI FEZ A ALEGRIA DE MUITOS TEENAGERS NOS ANOS 90!
Angelina: Um grande Sucesso Dance Music dos anos 90!

"THE LATIN QUEEN OF DANCE"

Felizmente eu fui um adolescente nos anos 90 e pude apreciar toda aquela leva de cantoras, grupos e projetos da dance music, tão em alta naquela mágica década. Considero-me um enorme sortudo perante a isso, ainda mais se levarmos em conta o que os adolescentes desta atual geração estão ouvindo.

Uma destas cantoras que eu tanto ouvia, era a Angelina Camarillo (10 de fevereiro de 1976), ou simplesmente Angelina, como era conhecida pelo público jovem ouvinte de freestyle-pop-dance.

A super latina Angelina surgiu nas rádios brasileiras em 1996, com o sucesso bombástico de "Release Me". Logo os adolescentes queriam saber mais a respeito da garota, então muitos correram para as lojas comprar o seu CD - "The Álbum" (lançado pela extinta Paradoxx Music) e muitos também lotaram os seus shows realizados no Brasil, em agosto de 1996.

Angelina e Spanish Fly - Foto de Románi Reyez

A Angelina fazia uma dance music no estilo "freestyle", ou seja, trazia em sua música uma batida conhecida como "miami", muito comum nas músicas de "funk melody" dos anos 80 e 90. 

Este período, entre 1995 e 1996, foi um momento muito rico e produtivo para esta vertente musical e para os artistas que beberam desta fonte. Além da californiana Angelina, outras cantoras e projetos caíram no agrado dos ouvintes da "miami beat", como exemplo: Lina Santiago, Planet Soul, Laura Martinez, Acid Factory, Spanish Fly e muitos outros.

Foi uma época sem internet e praticamente sem nenhum acesso a informações técnicas, então muitas pessoas acabavam confundindo o som destes artistas. Eu mesmo, quando ouvia "Set U Free" do Planet Soul tocando na Jovem Pan, achava que era uma música da Angelina, só percebendo a confusão que eu havia feito depois de alguns meses...

Um fato que é importante mencionar, é que a Angelina é a dona da bela voz presente em suas músicas... sei que parece óbvio demais divulgar isso, mas muitas cantoras e projetos de dance music daquela época eram "trapaceiros" e "fakes", pois apenas dublavam o que as cantoras profissionais gravavam nos estúdios, portanto, é muito válido reforçar o talento e a honestidade da poderosa Angelina.


Após "Release Me" arrebentar nos charts do mundo todo, inclusive nos EUA - onde ficou em #52 na HOT 100 da revista Billboard e #9 nas rádios americanas - foi a vez da Angelina liberar o seu 2º single "I Dont Need Your Love", que repetiu o sucesso da fórmula anterior. Nesta música, temos um batidão bem forte acompanhado do seu característico e doce vocal, além de uma melodia totalmente "chiclete", fazendo a nova canção cair rapidamente no gosto popular.

Não demorou muito e, quase que simultaneamente, saíram os novos singles de seu ainda 1º álbum: "With Out Your Love", "Mambo" e "Tide is High", todos tocando muito nas rádios e pistas de dança no 1º semestre de 1997.

Este álbum da Angelina foi o seu único disco lançado aqui no Brasil, infelizmente. Apenas em 1999, 3 anos depois, que ela lançou um novo trabalho intitulado de "Vem a Mi (Come to Me)", porém o cenário musical aqui no Brasil já era totalmente outro... e a dance music já tinha perdido o seu espaço para o axé, o pagode e tantas outras músicas bregas.

Já em 2002, foi a vez da Angelina lançar o seu 3º disco. Trata-se de "Love Ain't Here No More", que assim como o seu antecessor, não deu as caras por aqui, e mais uma vez não tivemos nenhuma música sua tocando em nossas rádios ou clubs.

Apesar dos fãs elogiarem bastante estes dois últimos álbuns da cantora, a verdade é que ambos não tiveram hits e boas vendagens mundiais, se compararmos com o 1º álbum da "Latin Queen of Dance". 
Não foi só a Paradoxx Music que não lançou estes dois últimos discos da Angelina. Outras gravadoras, que a representaram em outros países (e que lançaram o bem sucedido "The Álbum"), também não lançaram estes seus dois trabalhos.
E diante dos baixos números apresentados, presumimos que, talvez seja por isso que a simpática cantora não tenha mais lançado álbuns desde então. É triste saber que o último disco da Angelina foi lançado há mais de 15 anos!

É fato também que a cantora sofreu muito com a perda de seu irmão, falecido em 2006, onde foi baleado enquanto estava num bar noturno, então acredito que tudo isso só a fez se afastar mais ainda de sua carreira musical, o que é uma grande pena.
Segue abaixo, uma entrevista realizada da Angelina para a revista DJ Sound (1996). Clique na imagem e dê o zoom:


ANGELINA - "RELEASES"
BIOGRAFIA TRADUZIDA
By Fábio Allan

Nascida em 10 de fevereiro de 1976, no conturbado bairro Decoto da Union City, Califórnia, Angelina Camarillo Ramos, ou simplesmente Angelina, se destacou em Biologia e Psicologia na Universidade de Santa Clara e planejou se tornar professora. Mas o dinheiro da bolsa de estudos e do seu emprego de verão, de soldagem em tanque de gás na antiga fábrica de automóveis NUMMI, não cobriram o custo total de uma educação jesuíta elitista.

Então, ela ouviu falar sobre uma audição aberta realizada pela gravadora Upstairs Records, de San Jose. Angelina adorava cantar como hobby e em coral. Seus gostos passavam por músicas suaves de Mariah Carey, Gloria Estefan e Whitney Houston - uma combinação de R&B, Pop, Soul, Funk e Hip-Hop.

A gravadora gostou do que ouviu e ajudou a gravar "Release Me", uma música escrita em casa. Impulsionada por um baixo profundo e sintetizador, a música chegou rapidamente ao N° 52 no 'Hot 100' da Billboard Magazine.
Pagar a matrícula de repente já não era mais problema.

Após a formatura, Angelina deixou de lado sua ambição pedagógica e se mudou com a gravadora Upstairs para Houston. Ela também conheceu e casou-se com seu marido, Anthony Ramos, um personal trainer.

Então, dois dias antes do Natal de 2006, ela foi atingida por uma tragédia. Um de seus irmãos, Daniel Camarillo, foi morto quando um homem armado disparou aleatoriamente para uma multidão que estava do lado de fora de um bar, em San Leandro. Ele tinha apenas 23 anos de idade e era estudante universitário.

“Daniel era apenas um espectador inocente”, disse. (Naquela noite, acontecia um aniversário no interior do bar e Daniel era um dos convidados. As pessoas iam para a parte de fora para pegar um pouco de ar ou fumar).
“Ele foi o melhor de todos nós na família”. - Angelina.

Consequentemente Angelina parou de escrever músicas, mas continuou fazendo algumas apresentações no circuito da Dance Music... mas de repente, Angelina resolveu se ausentar da música definitivamente:

“Eu simplesmente não tinha mais paixão por isso”, disse.
“Quando algo assim acontece, é quando você enfrenta seu legado. O que eu fiz? Qual será a próxima coisa?”

Angelina e seu marido se mudaram para San Jose, onde ela sempre quis lecionar. Angelina é professora, então passou a ensinar aula de liderança na ACE Charter High School. Atualmente a voz de "Release Me" está no ramo das culinárias e trabalha em seu próprio restaurante.

Minha pequena coleção da Angelina: 
*Fotos da artista by Revistas DJ Sound; 
*"The Album" (CD Álbum by Paradoxx Music); 
*"Release me" (CD-Single by Up Stairs) ;
*"I Don't Need Your Love" (CD-Single by Up Stairs).

MINHA COLEÇÃO
ANGELINA - "THE ALBUM" (1996)
SINGLE "RELEASE ME" (1996)
SINGLE "I DONT NEEED YOUR LOVE" (1996)
SINGLE "TIDE IS HIGH" (1997)

Nova aquisição para a coleção: "Tide Is High"...Economizando agora para tentar pegar na próxima vez "Mambo" e "Without Your Love"

Graças ao amigo Fábio Allan, consegui os outros dois álbuns da Angelina, que ele possui e me enviou digitalmente:
ANGELINA "VEN A MI" (1999)
ANGELINA "LOVE AIN'T HERE NO MORE" (2002)



Obrigado por ajudar a manter viva, a história de Angelina!!!

Para ter acesso a toda essa coleção de CDs, clique aqui



Conecte-se com
Angelina
Facebook

Jamais nos esqueceremos desta grande estrela da dance music e do que ela fez pelo gênero. Sucesso sempre à esta talentosa e encantadora profissional que é a ANGELINA!

21 comentários:

  1. Muito bom seu blog. Também fui adolescente nos anos 90 e curtia muito Angelina. Saudades de uma boa época!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos elogios, Jorge! Eu também sinto imensas saudades desta época que não volta mais... e a cantora Angelina realmente fez parte deste nosso período! Saudável e maravilhosa adolescência! Abraço!

      Excluir
  2. Hi. I't is possible to re upload the first album and the singles in flac please? (:

    ResponderExcluir
  3. Li essa matéria sobre a Angelina na época em que foi publicada aqui no blog, mas acho que só deixei comentários no post do Facebook. Agora, depois de ter visto o video sobre ela no canal O Som do K7, vi o link na descrição do video e vim ler novamente. É sempre um prazer reler e relembrar a época de ouro dos sucessos da Angelina, quando as rádios não paravam de tocar os hits e as coletânes da Paradoxx sempre traziam alguma faixa dela. Muita saudade dessa época, da antiga rua onde eu morava, da escola onde eu estudava, dos colegas da sala de aula conversando sobre a Jovem Pan e as músicas que tocavam naquele momento... uma vontade imensa de voltar no tempo e viver tudo aquilo de novo.
    E fiquei feliz de ver meu nome mencionado na matéria... com certeza eu agradeci na época, no Facebook quando foi compartilhado lá, mas faltou eu comentar aqui. Muito obrigado!!!
    E que o blog continue sempre resgatando boas lembranças como essa, para nós, amantes da Dance Music dos anos 90 e 2000. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Fabio!
      Essa foi uma época inesquecível realmente, e a intenção do Blog é de continuar resgatando essas lembranças e ótimas músicas. Abraços.

      Excluir
    2. Infelizmente os álbuns não está dando pra baixar, está off

      Excluir
  4. Olá.
    Os links não estão funcionando. Poderia disponibilizar os álbuns novamente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estão funcionando novamente. Abraços

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Olá, bom dia.
      Muito obrigado mesmo pelo seu trabalho e disposição. Me diverti demais nas discos dos anos 90 ao som de Angelina, e poder baixar os álbuns dela me trouxe boas lembranças. Um feliz natal para vc e toda sua família!

      Excluir
    4. Opa, que bom Bruno Silva que vc conseguiu baixar os discos!! Fico feliz que tenha se divertido!! Feliz 2021 para vc e tudo de melhor para nós!! Abraços

      Excluir
  5. Belo post... Muito agradecido...🙏👏👍

    ResponderExcluir
  6. Nao consigo achar os links dos albuns

    ResponderExcluir
  7. Alguém sabem baixa o cd da Angelina the álbum

    ResponderExcluir
  8. Amigo procura postar em outro servidor este aí não está pegando, todos os links falham,.

    ResponderExcluir