sexta-feira, 15 de julho de 2022

PAUL VAN DYK - "WE ARE ALIVE" (2000) - MAIS UM MAJESTOSO VOCAL TRANCE DOS ANOS 2000!!

PAUL VAN DYK - "WE ARE ALIVE"(2000)

Hoje vamos celebrar os 22 anos desse grande sucesso de Paul van Dyk -"We Are Alive" (2000), que apesar de estourar no Brasil em 2001, foi um single lançado mundialmente em 2000, repercutindo junto com outras pérolas como Kriss Grekò - "Surrender" (2000), Fragma - "Everytime You Need Me" (2000), Ian Van Dahl - "Castles In The Sky" (2000), Astroline - "Close My Eyes" (2000), entre tantos outros.


A POESIA CONECTADA AO PULSO DO TRANCE

 
Paul van Dyk veio para surpreender a cena Trance

A vertente que "We Are Alive" se enquadra, o Vocal Trance, teve o seu auge justamente nessa época - entre os anos de 1998 e 2004 - e sem dúvidas, Paul van Dyk marcou positivamente essa bela fase da música eletrônica.

O nome real desse DJ / Produtor é Matthias Paul, mas tornou-se conhecido mundialmente por Paul van Dyk, ou simplesmente por suas primeiras iniciais: PvD.

Ele nasceu na Alemanha (na cidade de Eisenhüttenstadt, em 16 de dezembro de 1971) e atualmente tem seus 50 anos de idade. Quando este astro da música Trance começou a aparecer em nossos charts, bem mais jovem, eu lembro que achei estranho ler o seu nome e encontrar o "v" em letra minúscula, até cogitando que pudesse ser uma falha de quem fornecia os charts da época, mas é realmente assim dessa forma que se escreve o nome artístico dele...

O talentoso alemão vem lançando seus inúmeros singles e álbuns desde 1994, porém atingiu a sua popularidade - ao menos aqui no Brasil - apenas no início dos anos 2000, quando nos trouxe "We Are Alive" e "Tell Me Why (The Riddle)", hits licenciados pela brasileira Building Records.

 

Paul van Dyk "Tell Me Why (The Riddle)" (2000)
Video Oficial


Aliás, "Tell Me Why (The Riddle)" também é uma excelente faixa, sendo uma parceria do produtor com o grupo Saint Etienne (que tem a vocalista Sarah Cracknell). E pode até ser que você já conhecesse antes a voz de Sarah Cracknel, pois o Saint Etienne havia lançado em 1995 a deliciosa "He's On The Phone", lembrou-se? Não? Escute a música abaixo:

 

Saint Etienne -"He's On The Phone" (1995)
Video Oficial
"He's On The Phone" é um cover do cantor francês Etienne Daho, mas apesar da versão do Saint Etienne ter se destacado na Europa, aqui no Brasil muitos fãs de Eurodance conheceram uma outra versão... É que a italiana S.A.I.F.A.M  fez um cover bem feitinho do Saint Etienne que foi parar na coletânea brasileira "Sequência Máxima - Jovem Pan" (1996). É a faixa 13, e o projeto foi batizado como "Saint Etien" (título mais oportunista, impossível)!!

Mas voltando aos hits "We Are Alive" e "Tell Me Why (The Riddle)", estes integram o álbum de Paul van Dyk - "Out There & Back", disco lançado em 2000 e que também foi distribuído em território brasileiro (graças à saudosa Building Records). 

Neste álbum de estúdio vale destacar ainda outros trabalhos espetaculares, como "Another Way", "Avenue" e "Together We Will Conquer" (gravado na voz de Natascha van Dyk, a ex-esposa do DJ/Produtor).


SOBRE "WE ARE ALIVE"

Single alemão lançado em 2000: Eramos bem vivos!


Lembro que fiquei absolutamente encantado com a sonoridade de "We Are Alive" quando a escutei pela primeira vez, então recorri rapidamente à algumas revistas e sites para me informar mais sobre quem era esse produtor que estava criando os sons pelos quais eu estava me apaixonando. E em minha primeira impressão, eu percebi que Paul van Dyk tinha um certo mistério, uma confiança tranquila e uma elegância em tocar e produzir... 

O single de "We Are Alive" nos apresentava em sua capa a hipnose e o transe de 100.000 espectadores de Paul van Dyk; e o disco recém-lançado ganhou também destaque na coluna de lançamentos da DJ Sound:

"Depois dos singles 'Avenue' e 'Another Way', Sir Paul 'fabric hits' van Dyk sintonizou as estações aliando o conceito trance melódico de sua música ao vocal estilo "paty". Será com certeza a euforia das pistas em todos os segmentos." (DJ Sound #101 - Jan/2001)

"We Are Alive" ganhou sua estreia em dezembro de 2000 nas noitadas de São Paulo, para depois invadir todo o Brasil no primeiro semestre de 2001, conforme profetizara a revista brasileira.


Os clubs e as rádios vibraram com "We Are Alive"

Teve uma vez ainda que meu pai me levou para uma serra com meu irmão, e lá de cima dava para ver toda a cidade, então começou a tocar essa bela música na rádio Educadora FM (91,7 de Campinas-SP). Era um sábado ensolarado de 2001, quase um fim de tarde, então descemos do veículo e deixei a porta aberta só para que pudessemos escutar a música do lugar onde íamos (a pé). Que dia mais memorável! Ainda sinto aquele entardecer afortunado e aquela brisa batendo no rosto, enquanto meus ouvidos estavam mais que atentos naquele comovente e grudento coro no refrão "We Are Aliiiiive..."

Confira a montagem abaixo e desfrute de sua letra traduzida em português:


Paul van Dyk - "We Are alive" (2000)


"We Are Alive" era incrívelmente linda e muito envolvente... merecia mesmo estar no topo das rádios e das pistas de dança! A música, com letra sublime e motivacional, ainda conquistou a equipe responsável pelas trilhas sonoras da TV Globo, fazendo com que a incluissem na minissérie "Presença de Anita", também de 2001. Então o som tocou bastante nas transmissões noturnas da emissora, principalmente quando a personagem moderninha "Luiza" (interpretada por Julia Almeida) passou a interagir com a protagonista principal. Que tempinho bom!!!


PvD - Uma das encarnações do Trance


E passaram-se 21 anos dessa época dourada, mas eu posso dizer tranquilamente que "We Are Alive" ainda me causa a mesma atmosfera emotiva de antigamente. Ouvi-la atualmente é ser presenteado com agradáveis sensações, aliados a muita afeição, comoção, nostalgia e claro, uma vibe positiva ímpar.

E enquanto aqui no Brasil tudo era uma novidade aos brasileiros, na Alemanha Paul van Dicky já era considerado um Deus do Trance desde os anos 90... e é uma pena que seu reconhecimento tenha sido tardio por aqui...

  

QUEM É A VOCALISTA, QUE NÃO APARECE NO VIDEO E CAPAS DOS DISCOS?

A voz dessa nostálgica canção é dela... Jennifer Brown!

Mas, você sabia que "We Are Alive" de Paul van Dyk não é uma música completamente original? 

Bom, vamos lá... 

Essa hipnótica música já existia antes, e praticamente ganhou um "remix" pelas mãos mágicas de Paul van Dyk. A produção que ouvimos realmente foi criada por Paul van Dyk, em 2000, mas a versão original foi gravada em estúdio pela cantora Jennifer Brown em 1998, e num estilo bem mais pop e lento. 

A versão de Paul van Dyk fez muito mais sucesso, levou a voz da cantora para todos os continentes, e também teve o seu título alterado... A original chama-se "Alive", enquanto a obra "remixada" de Paul van Dyk ficou intitulada de "We Are Alive".

Confira a versão original, de 1998:


Jennifer Brown - "Alive" (1998)
Video Oficial

Quanto à Jennifer Brown, ela é uma cantora / compositora sueca nascida em 18 de fevereiro de 1972. Quando ela se mudou para a cidade de Estocolmo na década de 1990, ela começou a trabalhar como recepcionista para uma gravadora chamada Telegram Records, e isso acabou facilitando num contrato de gravação entre ela e a empresa.

Em 1994, Jennifer Brown então lançou um álbum chamado "Giving You The Best", que alcançou o primeiro lugar nas paradas suecas e permaneceu nos gráficos por 22 semanas. 


Jennifer Brown

Os dois álbuns seguintes de Jennifer não venderam tão bem quanto ao álbum de estréia, mas ainda assim conseguiu se manter nos principais charts. Um destes álbuns, "Vera", de 1998, traz em seu repertório a música "Alive", que como já citamos, ficou mais conhecida como "We Are Alive" (2000) através de Paul van Dyk. 

A letra, simples mas profunda, foi composta por Billy Mann e também pela própria Jennifer Brown.


Este trio definiu um dos big tunes de 2000/2001

Billy Mann é um respeitado compositor e produtor americano que trabalhou com dezenas de artistas bem conhecidos da cena pop, como P!nk, Jessica Simpson, Robyn, Cher, Celine Dion, Backstreet Boys, entre outros... então, é claro que seu trabalho em "Alive" também tinha algo para fisgar o público. 


Single de 1998: "Alive" by Jennifer Brown
O embrião para "We Are Alive" de Paul van Dyk


A cantora Jennifer Brown gravava sempre como uma artista solo, mas também fez parte da equipe de soul/jazz/pop Blacknuss. O single "Tuesday Afternoon", com o seu doce e intenso vocal, foi um sucesso na Escandinávia e alcançou o 57º lugar no UK Singles Chart.


JENNIFER BROWN ATUALMENTE

E em março de 2022, bem recentemente, Jennifer Brown apareceu num programa de TV sueco e anunciou que está trabalhando em novas canções depois de 13 anos longe dos holofotes:


Video de março de 2022:
Jennifer Brown está voltando com novas músicas
(Video sem legendas)

PAUL VAN DYK ATUALMENTE

Paul van Dicky não para! Ele lançou ontem, dia 15 de julho - oficialmente em todas as plataformas digitais - o cover para Depeche Mode - "But Not Tonight". E detalhe que essa nova faixa é cantada pelo excelente vocalista Christian Burns (a voz da incrível "In The Dark" de Tiesto).

Hoje, os fãs europeus de Paul van Dyk continuam tendo o mesmo respeito e admiração que sempre tiveram pelo DJ / Produtor, embora alguns mais radicais o chamam de "vendido", que "foi para um estilo mais pop" e que "visou apenas dinheiro".

Bem ou mal, vale lembar que Paul van Dyk foi coroado como o DJ número 1 do mundo (em 2005). Fã assumido das lendas oitentistas The Smiths e New Order, ele também foi escolhido como "Best Music Maker" pelos leitores da revista inglesa DJMagazine, deixando para trás ícones como Fatboy Slim e Paul Oakenfold. 


Paul van Dicky atualmente, com 50 anos de idade

Pensa que acabou? PvD também foi eleito pela revista Mixmag como o "cara" do ano de 1999, assim como foi nomeado como o "Lider da Nação Trance" pela revista Musik, que o fez ficar um pouco incomodado com o rótulo de líder...

Ele também acredita que a dance music não é apenas música para fazer dançar. Para ele, o gênero é muito mais que isso, e não deveria ser um passa-tempo só para se divertir:

"Quero que as pessoas entendam o valor da música eletrônica. Existem pessoas que acham que tal estilo é só para ser ouvido nos clubs, e não é assim!"

Paul van Dyk é inquestionavelmente um dos nossos, e a sua música "We Are Alive" continuará por muitos anos detonando no hall das melhores "vocais-trances" dos anos 2000. 

E você, está no seleto grupo que viveu bons momentos com este fundamental single?


9 comentários:

  1. Boa Noite nosso querido Rikardo!!Que sensacional!Este teu conhecimento musical sobre a Dance Music é de tirar o chapéu!Muito obrigado por manter vivas essas belas lembranças e cantores da nossa amada Dance Music, como é chamada no Brasil!É graçss à pessoas como vc que a Cena da Dance Music continuará sempre viva, embora ela esteja bem viva em outros países!Quem sabe ela volta com mais força? O brasil merece!Abraços!Meu muito obrigafo e sucesso sempre à este excelente Blog, um dos únicos de Nome Mundial feito no Brasil!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos elogios de sempre, Alexander Tovar. Fiquei muito honrado de ler o que você escreveu. É muito bom saber que a Dance Music ainda tem alguns seguidores especiais como você. Todos nós mantemos essa chama acesa. Grande abraço.

      Excluir
  2. Depois de We Are Alive e Tell Me Why dispontarem nas rádios, eu comprei em 2002 um CD duplo do Paul Van Dyk (Facebook.com/pvd) chamado The Politics Of Dancing compilado por ele com seu Remix de Iio feat Nadia Ali - Rapture. Um ou dois anos mais tarde comprei o volume 2 dessa compilação, o volume 3 saiu em 2015 e em 2007, já com Internet em casa, pesquisei mais sobre ele e descobri que ele estava prestes a lançar o seu disco In Between (a penúltima faixa Let Go com Rea Garvey è uma das minhas favoritas de todos os tempos e o meu amigo Fábio Allan me presenteou) e que ele tinha um programa de rádio semanal chamado Vonyc Sessions que ainda estava no episódio 20. Nesta semana programa atingiu a 818ª edição. Em 2016 o PvD caiu de uma altura de 6 ou 7 metros durante uma apresentação no A State of Trance do Armin Van Buuren. Na ocasião, o Vonyc Sessions estava no episódio 499 e esse número do episódio foi repetido por 10 semanas enquanto ele se recuperava. Esses episódios foram chamados de 499.1, 499.2, ..., 499.10 e eram ou apresentados por outros DJs ou gravações de sets ao vivo até que em 6mar2016 ele voltou a apresentar o programa e aí sim mudaram o número do episódio para 500, como uma celebração ao seu retorno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos Paulo, muito legal ler todo o seu relato e só comprovar uma coisa: que PvD realmente marcou a vida de muitas pessoas. Eu lembro quando ele sofreu aquela queda, mas foi emocionante depois ver o seu retorno... Não sabia desse lance da numeração dos episódios... PvD realmente é um cara bem querido no meio, e todos estavam esperando por ele para o 500º epísódio! Abraços.

      Excluir
  3. Eu me lembro que quando passava a minisérioe Presença de Anita, tocava essa música que me chamava a atenção. Realmente é uma nostalgia escutar esse hit hoje em dia. Parabéns pelo artigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado JLC! Presença de Anita também marcou demais... até hoje as pessoas lembram com uma rapidez. Foi ótimo a música tocar por lá. Grande abraço!

      Excluir
  4. Sim Rodrigo, eu já conhecia... eu li em alguma revista da época que tinha essa versão original e que a "nova" era uma "regravação" ;)

    ResponderExcluir
  5. Que maravilhoso trabalho, Rikardo! Continue sempre nos revivendo com estas ótimas memórias e transferindo seu rico conhecimento.

    ResponderExcluir