domingo, 24 de junho de 2018

MILKY: UM PROJETO DE EURODANCE DOS ANOS 2000 POUCO MENCIONADO, MAS COM ÓTIMOS HITS

MILKY
Giuliano Sacchetto e Giordano Trivelatto

Milky foi um projeto italiano dos anos 2000 composto pelos produtores Giordano Trivellato e Giuliano Sacchetto, veteranos da boa e velha eurodance. Os vocais do projeto Milky ficaram a cargo da cantora italiana Giuditta Gazza (Foto ao lado), aliás, a sua voz é aveludadamente linda e com um tom sereno e apaixonante de se ouvir.

Os criadores do Milky, Trivellato e Sacchetto, são responsáveis ​​por uma longa lista de sucessos da dance music. Em 1995, eles co-escreveram "Don't Stop" do The Outhere Brothers, que se tornaram ouro no Reino Unido e em muitos outros países. Eles também colaboraram no single “Boom Boom Boom” do mesmo projeto citado. Para se ter uma noção da importância destes caras na cena dance, eles chegaram a produzir e escrever mais de 200 músicas para diversos artistas de eurodance, e muitos destes nomes se tornaram sucessos mundiais, tais como Taleesa, Nevada, Jinny, Silvia Coleman, Carol Bailey, entre muitos outros.

Já com o Milky, eles também fizeram bastante sucesso no mundo (principalmente na Europa) e aqui no Brasil também tiveram 3 músicas bastante executadas, mesmo fugindo um pouco da tendência da época, que eram músicas mais voltadas ao trance.


E de trance, o Milky não tinha nada. Era um projeto totalmente dance-pop e seguia um estilo bem parecido com Kylie Minogue e Sophie Ellis-Bextor, que eram febres naquele início de anos 2000. A propósito, quando o assunto é sobre a dance music dos anos 2000, percebo que muito se fala sobre Alice DeeJay, Ian Van Dahl, Magic Box, Astroline, Lasgo, Erika, e etc, mas poucos mencionam o Milky, sendo que tiveram músicas memoráveis e bem executadas, então considero este um projeto até um pouco "injustiçado" entre os amantes do eurodance.


O INÍCIO

Tudo começou quando a cantora Giuditta (também conhecida como Guidy) conheceu os dois produtores em uma loja de discos em sua cidade natal, Padova, na Itália. A dupla procurava por uma voz para o seu novo e excitante projeto, então a química entre eles aconteceu e se juntaram imediatamente.

Eles começaram a trabalhar no estúdio e dessa relação de amizade e trabalho saiu a gravação de seu primeiro álbum de estreia, “Star”, mostrando os versáteis vocais de Giuditta e as excelentes técnicas de produção de Milky. O resultado é um ótimo álbum de clássicos europop e baladas sensuais.
 
OS SINGLES

Deste álbum tivemos o 1º single lançado “Just The Way You Are”, uma faixa conhecida como um dos grandes hits de 2002, graças ao incrível sucesso nas rádios e clubs que a música alcançou. Nesta música, Giuditta explica como aceitar as pessoas como elas realmente são, tendo uma letra bacana e com uma mensagem bem positiva. A faixa conta com as palavras líricas "do-do-do" e compõem a linha de refrão mais memorável da música, com uma batida de guitarra influenciada por Ibiza e samples de "Streets of Your Town" do grupo pop australiano The Go-Betweens, e "Listen To What The Man Said", de Paul McCartney & Wings.

Obs.: McCartney e sua falecida esposa, Linda, recebem os créditos de composição e produção no single por causa do uso dos elementos da música.


Apesar de ser um lançamento de 2002, seu sucesso aconteceu na maioria dos países somente em 2003, como no Brasil, por exemplo


Já com o 2º single "In My Mind", Giuditta faz uma declaração romântica - e verdadeira - para o seu novo amor. A música também fez sucesso e foi muito bem tocada, inclusive no Brasil. É uma faixa que apresenta uma combinação clássica de trombetas, guitarras italianas e tambores de aço, criando o cenário perfeito para a declaração romântica de Giuditta para seu novo amante. 

Com estes dois hits, já percebíamos que os produtores não estavam querendo abusar das batidas eletrônicas neste projeto, mas sim trabalhar mais focados em cima dos vocais da cantora e trazer também letras mais poéticas e românticas.

Já no 3º single, Giuditta nos conta mais sobre o seu infinito amor com “Be My World", sendo outra faixa que foi hit e que acabou ganhando também uma versão cantada em francês chamada "Non So Perché".

Só tivemos 3 singles extraídos deste ótimo álbum, mas todos agradáveis e bem sucedidos. Os dois 1ºs singles eventualmente se tornaram sucessos nos Estados Unidos; "Just the Way You Are" alcançou o posição #1 na parada da Billboard Hot Dance Airplay em 17/10/2003. A faixa também alcançou o 8º lugar na UK Singles Chart .

Em setembro de 2005, "Be My World" alcançou o 6º lugar na parada Hot Dance Airplay e também se destacou na Suécia.

A TRADICIONAL FARSA DA EURODANCE
Embora Giuditta tenha sido a cantora nas gravações, uma modelo chamada Sabrina Elahl, nascida no Egito e criada na Alemanha, foi usada para se apresentar ao público, shows, imprensa e TV's (como a sua apresentação acima, na famosa atração "Top Of The Tops").
A modelo também aparece no videoclipe do single "Just The Way You Are". Isso mesmo, os italianos sendo italianos... e cantora real ficou totalmente de fora desse sucesso.


1º sucesso: "Do jeito que você é"... Hipocrisia, hahaha ela não é desse jeito!


A mesma modelo ainda estampou a capa do single deste hit, sendo que a sua voz não apareceu em nenhuma das gravações de Milky; todas as músicas foram cantadas por Giuditta.
Felizmente, não demorou muito e Giuditta começou a aparecer no projeto, começando pela sua imagem na capa do single de "Be My World". Ela também apareceu no vídeo de "In My Mind". Era como se os produtores tivessem desistido de prosseguir com a farsa.

Capa do single "Just The Way You Are". 
A modelo Sabrina Elahl aparecia na capa.


CURIOSIDADE
Se você gostou da voz de Giuditta cantando no Milky, pode ser que você também goste de ouví-la cantando na música do artista eletrônico Joe Pacino, "Miss You So Bad".

O 3 º single "Be My World": 
Giuditta de forma justa ganhando o seu destaque na capa

O ALBUM "STAR"
Como eu já gostava muito do projeto desde 2003, finalmente eu decidi comprar o álbum "Star" do Milky, importado da Polônia e lançado por lá em 2003, pela Magic Records.
Compensando todo o estresse que sofri com a demora da última compra (álbum do Newton levou 10 meses para chegar em minha residência), este CD do Milky estranhamente chegou com menos de 30 dias depois de comprado (!).

Posso dizer que foi uma das melhores compras que já fiz para adicionar à minha coleção de músicas, pois é o Dance-Pop Europeu no seu melhor estilo. 

Abrindo com o riff de guitarra sampleado de "Streets of Your Town", "Just The Way You Are" define o tom de um grande álbum, também alternando com samples do hit de 1975, "Listen To What The Man Said".

"In My Mind" também está presente no único álbum do Milky. 
É outra faixa que não vai sair da sua mente.

E outras canções, que não foram singles, também são muito boas e merecem serem descobertas pelos amantes do eurodance.
Algumas músicas possuem um clima bem lounge, já outras são bem românticas, e até mesmo um pouco de bossa-nova você irá encontrar neste interessante e agradável álbum. 

A versão que comprei contem ainda a bonus track "Non So Perché" (a versão francesa de "Be My World").
E lógico, tem também aquelas faixas que lembram a produção do 1° sucesso "Just The Way You Are".

Um disco muito bom de se ouvir, dançar, e porque não, fazer até algumas reflexões...



DOWNLOAD
Capa do álbum "Star" do Milky. Na frente, possui estes desenhos simples de estrelas , e internamente, apenas as letras das 13 canções.

Para baixar este álbum, clique aqui.

TRACK-LIST:
1. Just The Way You Are  3:32
2. Be My World       3:45
3. Of You 2:45
4. Can I Do     3:54
5. In My Mind          3:45
6. Move Closer         3:50
7. Gold       4:00
8. Mistery Of Love 4:04
9. I Want You           3:40
10. I Will Find You   3:46
11. Anytime 3:49
12. How Much I Care               2:50
13. Non So Perce (Be My World)        3:50



A vocalista Giuditta Gazza em 2017

ATUALIZAÇÃO:
O projeto Milky voltou à ativa recentemente. Isso mesmo! Ao menos até ao início dessa pandemia, o Milky estava realizando algumas apresentações em casas noturnas.
A cantora Giuditta Gazza está a frente do projeto (ainda bem que a cantora verdadeira foi a escolhida), então ela esteve se apresentando e até autografando aos fãs. Até vir a pandemia... e...
Bom, vocês já sabem o final dessa história...

Veja abaixo algumas fotos de eventos realizados no finalzinho de 2019. Algumas dessas apresentações ocorreram nas Filipinas, e as fotos e vídeos são referentes a shows de outubro e novembro de 2019:

Crédito da foto: Andru William

Crédito da foto: Andru William

Crédito da foto: Andru William

Crédito da foto: Linette Reodica

Crédito da foto: Luis Jefferson Co

Crédito da foto: Giuditta Gazza

Crédito da foto: Julio Kim Chua

Crédito da foto: Giuditta Gazza
 
Crédito da foto: Linette Reodica

VÍDEOS:
Autografando aos fãs
Crédito do vídeo: Andru William

Publicidade do show num outro evento
Crédito do vídeo: Massimiliano Duse 

Algumas cenas do show, do palco, do público, da noite... É uma montagem, então o áudio aqui não está ao vivo, mas há sim uma mescla com o áudio original em alguns momentos do vídeo.
Crédito do vídeo: Jacob Casile

13 comentários:

  1. Realmente amei esse seu blog, temos muitos gostos em comum, e ambos somos colecionadores desse tipo de material. Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou e que compartilhamos do mesmo gosto musical! Infelizmente é raro encontrar pessoas que gostam deste estilo musical... abraço!!

      Excluir
  2. massa demais! Matéria excente...acompanho Eurodance desde de 1995!!! Sempre ficava na dúvida da real vocalista...mas Eurodance sempre viveu de farsas mesmo quando assunto é vocal...rsrsrs...abraço e parabéns pelo trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Carlos Aurélio, eu conheço um pouco de você pelos seus comentários em diversos videos de Eurodance postados no Youtube, então sei o quanto vc curte o gênero. Obrigado pelo seu elogio, infelizmente temos que enfrentar essas decepções e seguir em frente. Grande abraço!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  3. Quem era o modelo de camisa xadrez do clip de just way you are?

    ResponderExcluir
  4. Cara, que blog bacana, que matéria, gosto muito desse estilo... Meus parabéns!
    Segue minha contribuição para quem adora curtir os samplers que originam as músicas, baixe o app WhoSampled e divirta-se. Ah, não podia deixar de dar uma dica que não mencionou aqui, um remix muito bacana que a Milky participou em um álbum e música do Snap:
    Aqui está uma música para você… Mary Had A Little Boy - SNAP! vs. Milky & 2NF de SNAP! & Milky & 2NF
    https://open.spotify.com/track/67KfvYWXkPVPiKzx8Lizg1?si=KEBqOQMLQx-eyYi2tohJGg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Rodrigo, pela sua contribuição. Fico feliz que tenha gostado do Blog. Abraços.

      Excluir
  5. Poxa, amo demais Milky e procurei diversas vezes a foto da Giuditta e como aparecia os segundos singles com as fotos dela, achava que essa era a modelo da farsa UAHSUAS agora entendi direito, a voz dela é incrível e Milky tem uma sonoridade tão legal, tão leve. Sabe se a Giu continua cantando???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Malu, que prazer ler seu comentário! Sim, a Giuditta canta realmente, ela não era uma "farsa" não...rsrs Eu também curto muito a voz dela, bem diferenciada, né? Sobre ela cantar, sim, ela canta ainda, mas fiquei surpreso e super feliz ao saber que ela está se apresentando como Milky pela Europa (Antes da pandemia, pelo menos). Ela fez bastante shows e apresentações, como Milky recentemente, e tem até fotos em que ela autografa aos fãs nos shows.

      Excluir
    2. Aí eu AMEI essa notícia, tem alguma página oficial do projeto ou algo do tipo??? Lembro que conheci Milky em 2013 e procurei por muito tempo e não tinha nenhuma página sobre.

      Excluir
    3. Oi Malu, tudo bem? Sim, eu também gostei muito de saber que esse projeto voltou a se apresentar. É uma excelente notícia, eles até que poderiam vir ao Brasil também (sonhando aqui)... O Milky não tem uma página, infelizmente... Tomara que não desistam do projeto e que tenham um pouco de paciência em esperar essa pandemia acabar......

      Eu atualizei essa matéria antiga (que escrevi em 2018) e inclui também essas fotos e videos mais atuais. Espero que vc goste, tanto quanto eu gostei.

      Excluir
    4. Obrigada xuxu, fiquei muito feliz com a volta deles, fazia anos que eu estava a procura de alguma informação.

      Excluir