sexta-feira, 28 de julho de 2023

FUN FACTORY TROCA DE NOME ARTÍSTICO: S.T.S.B.

GRUPO FUN FACTORY AGORA RESPONDE OFICIALMENTE POR S.T.S.B.

A verdadeira "fábrica de diversões", conforme diz o antigo e conhecido título: "Fun Factory"


O Fun Factory é uma marca alemã muito popular entre os fãs da Dance Music pois lançaram músicas incrivelmente dançantes e conhecidas, como "Close To You", "Celebration", "Take Your Chance", "Wanna B With You", entre outras obras máximas dos anos 90. 

Produzido pela excelente equipe Team 33, o grupo formado em Hamburgo teve a sua primeira formação entre os anos de 1992-1997, com Toni Cottura (Smooth T), Rodney Hardison (Rod D.), Stephan Browarczyk (Steve), Balca "Balja" Tözün (Vocalista) e Marie-Anett Mey (Modelo).

Logo depois, seus dirigentes trocaram todos os seus conhecidos integrantes, adicionando então novos personagens que permaneceram de 1997 até 2003. São eles: Alexander "Al" Walser, Tiger One e Annett Möller, e uma observação importante a ser feita, é que apesar dessas mudanças significativas, o grupo ainda utilizava-se de seu nome original: Fun Factory.

Mas, recentemente, os fãs mais assíduos perceberam algo estranho envolvendo o nome do grupo pelas suas redes sociais. Suas contas no Instagram e Facebook começaram a trazer a misteriosa sigla S.T.S.B. substituindo a marca Fun Factory, e agora, a vocalista Balca Tözün resolveu se pronunciar aos fãs de maneira oficial:

"Queridos fãs do Fun Factory,

Vocês provavelmente notaram que nós mudamos  o nosso nome.

Nosso novo nome agora é S.T.S.B. (Primeiras letras dos nossos nomes).

Mas somos os mesmos membros, a mesma música, o mesmo poder, o mesmo amor.

E vocês estão calorosamente convidados a nos visitar e a nos seguir no Instagram, 

obrigada!"

https://www.instagram.com/original_s.t.s.b_90/


OS QUERIDINHOS DO EURODANCE

Toni Cottura, Balca Tözun, Stephan Browarezyk e Anthony "Ski" Freeman em foto mais atual

Se existe um grupo muito querido entre os fãs do Eurodance, esse com certeza é o Fun Factory a.k.a. S.T.S.B. Eles são uma verdadeira unanimidade, desde os fãs mais radicais até mesmo aqueles mais chegados num euro-pop ou euro-ragga. De 10 fanáticos por Eurodance, 11 gostam e admiram o grupo.

O segredo para esse favoritismo e lealdade? Vem da sua versatilidade e de seu investimento em ingredientes totalmente essenciais, protuberantes e valiosos do gênero, sempre apresentando um bom refrão grudento; um ótimo vocal feminino pra lá de cativante; versos em rap entusiasmantes; batidas e teclados ferozes; além de mesclar romantismo e elementos "ragga" em algumas músicas. 


O INÍCIO DA DIVERSÃO

O primeiro single do Fun Factory foi lançado em 1990

O início do Fun Factory ocorreu em 1990, mas ainda era um mero projeto sem nenhum integrante, assim como também não trazia nenhum vocal. Foi simplesmente uma façanha criada pelo produtor Rainer Kesselbaur, e inicialmente sem grandes pretensões. O primeiro single recebeu o nome de "Fun Factory's Theme" (1990), e não "bombou" como muitos projetos alemães estavam fazendo na época.

Dois anos depois, em 1992, o projeto Fun Factory voltou, mas agora maior, mais audacioso e com muito mais fôlego. Começava a fase de ouro, daquele que não era mais um projeto, mas sim um verdadeiro grupo de Eurodance, tal qual Masterboy, DJ Bobo, Real McCoy, Culture Beat, Mr. President, além de outros conterrâneos que também colocavam o mundo todo para dançar.

No grupo recém inaugurado tínhamos a cantora Balca Tözün; o rapper e dançarino Smooth T (Toni Cottura); Steve (Stephan Browarezyk); e o rapper norte-americano Rod D (Rodney Hardison).

Vale citar também a participação da loira Marie-Anett Mey, uma modelo francesa que dublava nos palcos e videoclipes os vocais executados por Balca Tözun. Detalhe que a cantora real - Balca - nunca aparecia nas capas dos discos, videos e shows do grupo, com exceção do videoclipe do single "Groove Me", lançado em 1993.


Marie-Anett, Smooth T (Toni Cottura), Steve (Stephan Browarezyk) e Rod D (Rodney Hardison). Perceba que a vocalista verdadeira - Balca Tözün - apenas fazia o seu trabalho no estúdio, não aparecia ao público

Nessa época, muitos fãs da Dance Music acreditavam que aquele vocal super doce e contagiante era de Marie-Anett, mas na realidade, a moça era uma espécie de "Whigfield" e apenas fingia que cantava aos fãs e DJ's.


OS ESTOUROS NAS RÁDIOS E CLUBS MUNDIAIS

"Eu canto e você dubla"
Segundo algus relatos, a vocalista Balca Tözün era muito jovem e ainda estava estudando, por este motivo não podia sair em turnê com o Fun Factory. Então, a modelo Marie-Anett foi acrescentada ao projeto para performar exatamente nestes fragmentos femininos, dublando os versos já gravados.

"Groove Me" foi lançado em meados de 1993, e suas vendas chegaram a quase 40 mil cópias, só na Alemanha, ficando entre os 10 singles de maior permanência nos charts daquele país, segundo a DMC.

Os singles do Fun Factory não paravam de chegar. Em 1994 / 1995 as pistas de dança ferveram com estrondos que até hoje causam arrepios, como "Close To You", "Take Your Chance", "Pain", "I Wanna B With U", "Doh Wah Diddy", "Love Of My Life", "Celebration", entre outros. 


Balca Tözün: A voz de tantas faixas inesquecíveis da Eurodance


Definitivamente, o grupo alemão conseguiu provar ser um dos maiores representantes da mais autêntica Eurodance e emplacou um hit atrás do outro. Sem mencionar ainda que a vocalista Balca Tözun colocou os seus belos vocais em outras produções conhecidíssimas, como "Don't Stop The Music" (projeto RAFF), "In My Dreams" (projeto Darkness) e "Summer Party" (projeto Chak) - todos produzidos pelo mesmo estúdio (Studio 33) e também com as mágicas mãos de Bülent Aris (o mesmo cara que remixou os maiores sucessos do Fun Factory).


O primeiro single a se destacar em solo brasileiro foi "Close To You". A faixa conquistou o público brasileiro em 1994, e logo em seguida foi a vez de “Take Your Chance”, ambas com o apoio da Paradoxx Music


Depois de dois álbuns bem sucedidos ("Nonstop! - The Album" e "Fun-Tastic"), a formação original do Fun Factory se dissolveu, entrando consequentemente os novos rostos: Alfonso Walser (Al), Tiger One (o rapper T-Roc) e Anett Möller, que era mais uma modelo loira para dublar aos fãs do Eurodance. E como já falamos na matéria sobre o projeto 2 Eivissa, a cantora real dessa nova fase do Fun Factory foi a talentosa Josephine Hiebel (Liam Ross), que fez os vocais para diversos projetos alemães, incluindo o citado 2 Eivissa. 

Essa fase "new generation" do Fun Factory não durou muito, e nem chegou perto do grande sucesso da formação original. Teve fim em 2003.

Já em 2008, o dono da marca "Fun Factory" -  Rekardo Heilig - decidiu ressuscitar o projeto com novos personagens e novas músicas, mas não obteve sucesso. 


O verdadeiro Fun Factory dos anos 90 retornou em 2015 


No dia 7 de agosto de 2015, o grupo foi reanimado novamente por Rekardo Heilig e composto por três membros originais: Toni Cottura (Smooth T), Stephan Browarczyk (Steve), e claro, ela: Balca Tözün (a vocalista finalmente passou a ser a imagem!). Esse retorno do Fun Factory também trouxe um novo membro: Anthony "Ski" Freeman

E em 2021, mais uma surpresa boa é lançada aos fãs nostálgicos do Euro: “Memories”.


Toni Cottura e Balca Tözün 
Curiosidade: O Fun Factory nunca se apresentou no Brasil


A DIVERSÃO FICOU SÉRIA

Início de 2022: Começou a surgir nas redes sociais do Fun Factory a sigla S.T.S.B., e consequentemente algumas dúvidas passaram a pairar sobre o futuro incerto do grupo. 

Foi ontem, mais precisamente no dia 27 de julho de 2023, que a vocalista Balca Tözün resolveu por um ponto final nessa conjectura, oficializando de vez em seu facebook a mudança da identidade da sua equipe. 

Balca não entrou em detalhes sobre a motivação dessa alteração, mas, trata-se de uma briga interna pelos direitos do uso da marca, onde o seu detentor optou pelo desvínculo dos artistas Balca Tözün, Toni Cottura, Steve (Stephan Browarczyk) e Ahntony Freeman.


O empresário Rekardo Heilig é o detentor dos direitos autorais da marca "Fun Factory" e já está trabalhando numa nova formação


Desde o retorno do Fun Factory, em 2015, todos os integrantes estavam comprometidos sob a licença de Rekardo Heilig, o citado empresário e dono da marca "Fun Factory". O grupo lançou o single “Let’ Get Crunck” em 2015, assim como colocou no mercado (em 05 de agosto de 2016) um novo álbum chamado "Back To The Factory" - com músicas antigas e novas através da gravadora Kontor, e participou ainda de várias campanhas publicitárias, shows ao vivo e aparições na TV, e etc, mas tudo isso sob a licença da marca registrada de Rekardo Heilig International. 

Em 19 de fevereiro de 2021 foi o lançamento do último single "Memories", mas neste mesmo ano, o referido proprietário da marca (imagem acima) anunciou o fim da colaboração com os integrantes "oficiais", bem como o fim da gestão de suas turnês. Resumindo, o grupo não pode mais fazer shows e nem lançar mais músicas sob a marca "Fun Factory", por isso então o quarteto teve que alterar o seu nome para S.T.S.B.


Postagem na página do estúdio TEAM33, ressaltando o novo single do Fun Factory - "Uh La La" sob nova formação


A gravadora Team 33 informou apenas que os integrantes "não aderiram aos acordos e, portanto, o contrato com eles foi finalizado". O detentor dos direitos ainda repassou a sua marca "Fun Factory" para novos integrantes trabalharem em novas músicas e turnês:

"Atualmente, os artistas JASMIN, DOUGLAS e DGS estão empenhados no retorno do projeto Fun Factory e  estão trabalhando em conjunto com o produtor Rekardo Heilig, Luis Rodriguez e Team 33 Music S.L. no novo single que está sendo lançado agora, no final de julho de 2023."

No facebook do "novo" Fun Factory, há ainda uma postagem com os dizeres:

"Comunicado à imprensa: Os artistas Toni Cottura, Balca Tözün, Steve (Stephan Browarczyk) e Ahntony Freemann (Ski) não têm o direito de atuar sob o nome Fun Factory. Se isso ocorrer estarão deliberadamente enganando as estações de TV, agências de turnês e organizadores internacionais porque o nome Fun Factory é uma marca registrada legalmente e internacionalmente há décadas. Os passos legais já foram iniciados.

Se qualquer abuso não autorizado for detectado, serão processados por nossos advogados.

Os artistas permitidos para o uso da marca Fun Factory são Jasmine, DGS (Germaine) e Douglas."


O novo Fun Factory é esse, e já estão com música recém lançada: "Uh La La" (julho / 2023)


Independente com quem esteja os direitos do uso da marca, o verdadeiro fã e apreciador da arte sabe que o verdadeiro Fun Factory sempre será Toni Cottura, Balca Tözün e Steve (Stephan Browarczyk). É o mesmo caso do projeto italiano Whigfield, que tem a verdadeira artista Annerley Gordon, e que também não pode utilizar da marca e legado que ajudou a construir.

Desejamos sucesso ao S.T.S.B. em sua nova trajetória; e para nós - os fãs fiéis do Eurodance - resta apenas a difícil missão de desassociá-los da antiga marca. E será que iremos conseguir tal feito? O nome Fun Factory está tão cicatrizado em nossos corações que parece ser uma missão impossível... não é mesmo?


Que este fenomenal e tão querido grupo continue por muitos e muitos anos nos oferecendo o melhor do Eurodance, como é tão especialista e genial em fazer!!

Nos traga mais diversões, S.T.S.B.!

5 comentários:

  1. Meus amigos e meu amigo Rikardo, o que importa é que com o novo nome, os integrantes originais voltaram e espero que façam novas músicas com aquela pegada de Anos 90 com a atualidade Dance, como hoje em dia fazem os Russos como Eurodacer, seus irmãos eslavos como Digital Base Project e muitos outros projetos Eurodance eslavos!! Boa noite, tamo junto na Eurodance e até mais, Rikardo e amigos do Blog!!! 👏👏👏👍😎😎👊👊😊👊🎧📻🤘🙏🙏🎚🎚🔉🔉🎹✌✌✌🤔🤔🤔🤔

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, meu amigo Carlos! Desejo que o grupo continue se dedicando a boa música e que eles possam colher ainda muitos frutos, pois merecem e são muito talentosos.

      Excluir
  2. Isso mesmo, meu amigo!! Este ganancioso empresário de Rekardo Heilig ficou "podre" de rico com a marca e na hora de reconhecer os esforços do sucessos dos membros originais que deram esta riqueza e depois dividir os lucros, este miserável não aceita!! Tá de brincadeira?!! Enfim, o que importa é que como eu disse antes "com o novo nome, os integrantes originais voltaram e espero que façam novas músicas com aquela pegada de Anos 90 com a atualidade Dance, como hoje em dia fazem os Russos como Eurodacer, seus irmãos eslavos como Digital Base Project e muitos outros projetos Eurodance eslavos!! Boa noite, tamo junto na Eurodance e até mais, Rikardo e amigos do Blog!!! 👏👏👏👍😎😎👊👊😊👊🎧📻🤘🙏🙏🎚🎚🔉🔉🎹✌✌✌🤔🤔🤔🤔[^J^]

    ResponderExcluir
  3. Eu digitei no Google “Fun Factory no Brasil” e encontrei sua matéria. Pena nunca terem vindo. Parabéns, muito completa, gostei muito do seu texto sobre o grupo. Achava Fun Factory moderno pra 1994! E como era rápido, muitos bpm, como sempre curti.

    ResponderExcluir
  4. História que me faz lembrar um pouco do que ocorreu com Kelly Overett x os detentores da marca Cappella. Na época, ´esfolaram´ os artistas fazendo shows por tudo quanto é canto, e a remuneração era ridiculamente baixa. Por mais que sejamos fãs de Eurodance, é triste ver essas brigas e disputas por marcas e poder, sendo que, para nós, os verdadeiros componentes são e sempre serão aqueles que nos emocionaram quando estouraram nos charts mundiais. Abraço, Rikardo!

    ResponderExcluir