sábado, 27 de julho de 2019

X-POSED: PRISMA - "BETTER LIFE" (2001)

X-POSED: PRISMA "BETTER LIFE" - VOLTANDO AO ANO DE 2001 COM UMA POP-DANCE NACIONAL DE QUALIDADE

Alguém tem alguma dúvida, de que 2001 foi um ano bem marcante para a cena eletrônica?

Ahhh, que saudades!! Foi neste comecinho de século XXI que surgiram várias obras alucinantes do Lasgo, Darude, Rui da Silva, DJ Frederick, Modjo, Gigi D'Agostino, Astroline, Paul Van Dyk, Daft Punk, Fragma, The Underdog Project, Mauro Picotto, Jason Bralli, Ian Van Dahl, entre outros diversos projetos e artistas.

Nesta época, a dance music era um dos gêneros mais ouvidos pelos jovens brasileiros, então existia também um investimento - muito maior que hoje - para alguns projetos nacionais que se dedicavam no "dance", sendo que estas suas canções tocavam tanto nas rádios, quanto nas pistas de dança (junto com toda esta galera gringa).


O BRASIL DA DANCE MUSIC
Michelle Winter, Marion K, Jay Vaquer, Natasha Wills... A Dance Music tinha espaço no Brasil e muitos artistas apareceram em cena!

Há um tempinho atrás falamos a respeito de algumas destas produções brazucas, como Michelle Winter e Natasha Wills / Tatianaa, mas agora chegou a vez de mencionar o Prisma, que assim como estes projetos citados, era totalmente brasileiro e produzido por Gui Boratto e Tchorta (a famosa dupla do consagrado Sect).
Interessante que muita gente deste período achava que estes eram artistas internacionais, não é mesmo? Mas eles foram produzidos 100% no Brasil.


Para ler sobre Michelle Winter, clique aqui
Para ler sobre Natasha Wills / Tatianaa, clique aqui


Foi no ano de 2001 que nasceu "Better Life" do Prisma, uma música dance-pop que chegou a tocar em algumas rádios e clubs do Brasil, também integrando o repertório de algumas coletâneas da época, como "Cafe Cancun Florianopolis Vol.3" (Sky Blue Music).
"Better Life" esteve também muito presente em algumas coletâneas do ano de 2003, fazendo com que muitos deduzissem que este fosse o ano de seu lançamento oficial, mas na realidade, seus primeiros registros datados nos levam ao ano de 2001.

Se você não está se lembrando de "Better Life", ouça aqui esta bela melodia "Made in Brazil":

Prisma - "Better Life" (2001)
 
Esta foi a música mais bem sucedida do Prisma, mas seus produtores também lançaram outras interessantes canções, como "Tell Me Why", "Don't You Leave Me", "My Fire", "On My Mind" e "Love Will, Love Me", todas com a mesma qualidade da música anterior. Aliás, se você é fã de Michelle Winter, Sect, Marion K, Jay Vaquer, Alyssa Cavin... tem tudo para se apaixonar também pelas produções do Prisma. Vale a pena ouvir!

Uma curiosidade bacana, é que a canção "Love Will, Love Me" (um cover de Judy Torres) nos traz alguns trechos do clássico do New Order "Bizarre Love Triangle", sendo cantados também pela vocalista. Esta é, com toda a certeza, uma das melhores faixas do Prisma!

O INÍCIO DO PRISMA
Mais uma belíssima produção dos brasileiros Tchorta e Gui Boratto

O Prisma chegou a lançar (em 2001) de maneira independente um CD com todas estas canções citadas, incluindo alguns remixes, sendo um total de 12 tracks.

Este lançamento (raríssimo de se encontrar), além de ter sido produzido por Tchorta e seu irmão Gui Boratto, foi co-produzido por Kiko Perrone, que também trabalhou com a vocalista Alyssa Cavin e Tchorta em inúmeros outros projetos, como Tatianaa ("Tell You Secrets"), Jasmin ("Secret Love"), Natasha Wills ("I Don't Want to Miss A Thing"), Mauro & Martha Clark ("I Want to Spend my Lifetime Loving You"), entre outros vários trabalhos na dance music nacional.

Kiko Perrone também trabalhou como compositor contratado da Building Records no início dos anos 2000, e foi ele que gentilmente nos informou o nome da vocalista do Prisma. Aliás, quase todas estas faixas do projeto foram compostas por Tchorta, Kiko Perrone e também por ela...



A VOCALISTA DO PRISMA


Na época em que gravou para o Prisma, seu nome era Suzana Franco, mas isso já faz quase 20 anos e muitas águas se passaram...
Ela se casou neste tempo e hoje seu nome completo é Suzana Franco Peter, se apresentando também aos palcos como Suzy Peter.

Assim como a vocalista do Michelle Winter, Suzana Peter também é brasileira, nascida em São Paulo e sempre foi uma cantora profissional. Atualmente ela mora na Alemanha com a sua família (ela tem um marido e um casal de filhos: Sophie e Luke), mas ocasionalmente retorna ao Brasil para passear e também aproveita para fazer algumas apresentações por aqui, em sua terra natal.

A artista formou-se em Marketing pela ESPM, mas foi na área musical que conseguiu se destacar no início dos anos 2000.
Ela então cantou vários estilos musicais, como dance music, pop, mpb, jazz e até opera! Inclusive, a cantora - que tem a voz classificada como belt-soprano - estudou opera em São Paulo com vários artistas renomados, como alguns membros da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

.
Em seu currículo também consta uma participação nas gravações da novela "O Clone", além de uma memorável apresentação no Via Funchal, em 2002, antes de ir morar nos Estados Unidos.


CARREIRA FORA DO BRASIL
Chegando nos Estados Unidos, Suzy Peter se aperfeiçoou na música, estudando em excelentes colégios e com profissionais de peso, como Seth Riggs, Julian Fielder e Kay Montgomery (do LA Opera House). Foi neste período que ela também ganhou o seu primeiro prêmio: Scholarship Awarded For Voice. Este prêmio era uma bolsa de estudos da Berklee College of Music.

Suzy foi contratada logo em seguida para cantar Jazz em uma universidade americana e também para realizar alguns musicais na Califórnia. A partir daí, a cantora de São Paulo foi focando cada vez mais em sua carreira internacional, e deixando cada vez mais distante, as produções brasileiras.


Já em 2005, Suzy saiu dos Estados Unidos e foi morar na Alemanha, para aprimorar os seus estudos, onde mora até os dias atuais. 

SUZANA PETER ATUALMENTE

Suzy Peter, a vocalista brasileira atualmente

O tempo passou rápido demais... Ontem era 2001 e agora já estamos em 2019!
Sobre os produtores do Prisma, Gui Boratto continua atuando na música, ainda sendo DJ e produtor musical.
Já seu irmão e parceiro de trabalho, Tchorta, infelizmente se encontra fora da música. Tchorta atualmente trabalha no ramo dos hambúrgueres, onde aparentemente faz sucesso com seus clientes. Inclusive, a revista Vejinha São Paulo fez uma matéria recentemente onde citou esta sua nova empreitada, já que ele inovou com seu estabelecimento alimentício, que apenas trabalha com aplicativos de entregas. O nome de sua hamburgueria? Burger X, localizada em São Paulo.

Já Suzy Peter, apesar de morar na Alemanha, é dona de uma pousada tradicional aqui no Brasil, mais precisamente na cidade de Campos do Jordão, chamada Gasthaus Peter. Na realidade, esta sua pousada é muito mais do que isso, é um grande e aconchegante hotel histórico.

A última apresentação de Suzy Peter aos palcos brasileiros, segundo alguns registros, ocorreu em São Paulo, na casa Cosmopolitan, em 11 de outubro de 2014. Neste seu repertório ela não cantou nenhuma música do projeto Prisma (obviamente), onde destacou mais a sua fase atual, ou seja, com músicas do gênero pop e no modo acústico. Um detalhe importante, é que seu antigo colega do Prisma, Kiko Perrone, também participou deste show, tocando instrumentos musicais.

Sobre Kiko Perrone, depois de produzir e compor para diversos projetos de dance-pop, agora ele canta e toca instrumentos em sua carreira solo. Perrone se apresenta em muitos palcos e também lançou alguns vídeos, como este abaixo, da sua música "Presente":

Kiko Perrone - "Presente" (2014)

Por diferenças políticas, os dois artistas não se falam mais, mas desejamos o melhor para estes dois músicos maravilhosos. Apesar das divergências em suas opiniões, o talento da dupla é inegável e enorme!

Muito Sucesso para Suzana Peter e Kiko Perrone!!

CRÉDITOS DAS IMAGENS
Suzana Peter e revistas da época

ÍTEM DE COLECIONADOR


1 Tell Me Why (Acoustic Version) 3:21
2 Better Life (Original Pop) 3:43
3 Don't You Leave Me (Electro Pop Mix) 4:04
4 My Fire (Pop Mix) 3:27
5 On My Mind (Pop Version) 3:58
6 Love Will, Love Me (Guitar Version) 4:11
7 Better Life (White House Mix) 3:44
8 Better Life (Ultra Trance Mix) 3:23
9 My Fire (Trance Mix) 3:40
10 My Fire (House Version) 3:15
11 Love Will, Love Me (Miami Mix) 6:09
12 Love Will, Love Me (House Mix) 5:30





AGRADECIMENTOS
Ao compositor, produtor, instrumentista e vocalista Kiko Perrone. Muito grato pela sua gentileza e colaboração.

EDIT:  Agradecimentos também à vocalista Suzana Peter, por adicionar suas informações pessoais no campo "comentários", desta publicação. Gratidão imensa pelo contato da Suzy e por sua colaboração com o blog!

7 comentários:

  1. olá Rikardo,

    por acaso encontrei seu blog! É a Prisma, ou Suzana Franco. Gostei do seu blog. Gostaria de corrigir apenas um erro: meu nome não era Suzana Walter Franco, somente Suzana Franco. Depois de casada mudei para Suzana Franco Peter, ou melhor, Suzy Peter. Outra correção: tenho um filho também além da Sophie. Ele se chama Luke. Obrigada, um beijo e parabéns!

    Suzy Peter ( ex- Prisma, ex- Suzana Franco)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzy! Muita gratidão pelo seu comentário e por enriquecer esta publicação com estas suas informações! Para mim, é um grande prazer fazer contato com pessoas talentosas e que fizeram parte da minha vida. Sua voz é muito linda e eu ouvi muito as músicas do projeto PRISMA na minha juventude...só tenho a lhe agradecer por isso! Fui muito privilegiado pelas excelentes qualidades musicais que existiam naquela época!!! Um super abraço do Brasil, para você e toda a sua família! Obrigado!

      Excluir
  2. Nossa. Que surpresa boa! Confesso que nunca tinha ouvido a música, apesar do nome não ser estranho. Nessa época eu era bem " preconceituoso" com as músicas e curtia só o que fazia bastante sucesso( Lasgo, por exemplo).Não imaginava que esse projeto fosse brasileiro. Gostei muito da música, tem uma vibe e uma melodia que são gostosas de ouvir, sem falar no vocal. Obrigado por compartilhar conosco essas informações. Mais uma música que eu conheço por causa do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Júlio!É uma música muito boa mesmo, naquela época eu nem imaginava que fosse brasileira também...fui começar a desconfiar quando comecei a olhar na ficha técnica, com os nomes dos brasileiros, como Tchorta. abraço

      Excluir
  3. Quem conhece a cantora da Kelly B é o Tibor Yuzo. A música foi produzida na espanha mas com vocais brasileiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo! Vou contatá-lo e verificar com ele. Essa música foi produzida realmente na Espanha, o selo é um tal de Modern Music. Eu só queria entender pq eles foram produzir na Espanha....Abraços

      Excluir
  4. Poxa que trabalho legal o seu Rikardo,eu tenho a faixa Love You,Will Love Me que saiu numa coletanea de freestyle,mas nem imaginava ser nacional,fiquei com vontade de ouvir o cd,mas e bem raro mesmo...abraco!!!

    ResponderExcluir