sexta-feira, 14 de setembro de 2018

X-POSED: SALS8 FEAT. K-BIZARRE - "DOWNTOWN" (2000)

X-POSED:
SALS8 FEAT. K-BIZARRE - "DOWNTOWN"
SALS8 a.k.a SALSOTTO
A história de uma linda parceria que está completando 18 anos!

Uma das minhas músicas favoritas do ano 2000 foi "Downtown", do projeto Sals8 feat. K-Bizarre. Lembram-se deste hit?
Então, é deste projeto que iremos falar agora, após uma investigação que não terminou da forma como eu queria, mas mesmo assim tendo um resultado positivo pois o seu principal propósito foi alcançado.
"Downtown" foi lançado após o grande sucesso de Alice DJ "Better Off Alone" (1999), inclusive, eu acreditava que a tal K-Bizarre do título fosse a mesma vocalista, pois as vozes e estilos eram muito parecidos.

No Brasil, a música começou a ser executada nas rádios Jovem Pan e Energia 97, não demorando muito para se espalhar pelo Brasil e se tornar uma faixa muito querida entre os amantes do "Vocal Trance", um estilo ainda novo e que começava a ganhar muita força naquele início de anos 2000.

"DOWNTOWN": Um lindo vocal melancólico e uma produção impecável. 
É UMA MÚSICA PARA SER APRECIADA SEM MODERAÇÃO

Nessa época, eu lembro que comprei a coletânea "Metromix" só por causa desta música, sendo que as outras faixas do CD não eram muito interessantes ou expressivas (pelo menos, para mim). Então, a partir desta coletânea, eu quis descobrir mais informações a respeito da música, por exemplo: quem eram os seus produtores, seus compositores, quais eram as outras músicas do projeto, e lógico, quem seria a dona da voz que cantava - e encantava - em "Downtown". 
Mas, se atualmente já é difícil conseguir alguma informação sobre o projeto, imagina então naquela época, quando a internet ainda estava engatinhando?
Felizmente o tempo passou, a internet ficou mais acessível e algumas informações foram aos poucos sendo inseridas aos sites de música, mas a cantora de "Downtown" ainda continuava sendo um mistério... Até o dia de hoje.

"Downtown" foi lançada em single pela 1ª vez no dia 02 de maio de 2000. Meses depois, o single foi lançado também nos Estados Unidos, mais precisamente no dia 19 de setembro de 2000.
Ao todo, o hit "Downtown" foi distribuído em mídia física nos seguintes países: Estados Unidos, Canadá, Espanha, Itália, França e Suécia. Nos países em que o single não foi lançado, a música fez sucesso da mesma forma, e o Brasil foi um destes países.
Felizmente eu consegui encontrar o CD-Single (importado dos Estados Unidos) e não pensei duas vezes em trazê-lo para a minha coleção.
Bom, mas eu ainda nada sabia a respeito da misteriosa vocalista...Seria ela, a moça que está na capa do CD, que eu havia comprado?
Os compositores da referida faixa são os irmãos Roberto Gallo Salsotto e Enzo Gallo Salsotto e a produção é inteiramente de Roberto Gallo Salsotto, aliás, ele foi responsável pelos arranjos, composição, mixagem e gravação.

Um dos melhores produtores da Itália!

Para quem não sabe, Roberto Gallo Salsotto (19 de maio de 1963) é um DJ / produtor italiano muito conhecido na cena eletrônica. O meu produtor favorito, diga-se de passagem!
Nos anos 90, ele produziu e remixou diversos artistas como Alexia, J.K.,Whigfield, DJ Dado, Irene Cara, Molella, Fabrica, entre outros grandes nomes. 
Em 1999, Salsotto foi indicado ao Grammy  Awards com a sua versão remixada de Boy George "When Will You Learn", na categoria "Melhor Gravação Dance". Deve ter sido muito gratificante para Salsotto receber essa indicação, pois este simplesmente é o mais relevante prêmio da música mundial. Um grande reconhecimento!
Já nos anos 2000, o italiano trabalhou com Billy MorePaps'N'Skar, DJ Stella, Kriss Grekò (em breve teremos um artigo sobre este projeto tão raro e de informações dificilíssimas), Souvenir D'Italie, e etc. Particularmente, eu gosto muito desta safra (anos 2000) do Salsotto.
Nesta época, foram surgindo novos artistas como Lasgo, Ian Van Dahl, Sylver, Deal, Dee Dee, Madelyne, Milk Inc, Grenada, entre outros fortes nomes do "Vocal Trance", estilo agora já em alta, em pura ascensão no ano de 2002. 
Mas, apesar de tantas opções e tantos artistas novos, nada me fazia esquecer de "Downtown", que surgiu antes de todos estes. E eu, insistentemente me perguntava: "Será que este enigmático projeto ainda tem mais músicas para nos oferecer?"

EXPLORANDO OUTRAS MÚSICAS
DE  SALSOTTO

"No Times For Lies"

Após pesquisar várias músicas de Roberto Gallo Salsotto, fui percebendo semelhanças nos vocais de algumas de suas outras produções. Quem não se lembra do projeto Salsotto Feat. DJ Stella com a música "No Time For Lies"? 
A música foi gravada em 2000, mas fez sucesso aqui em 2001/2002. A novidade que eu trago à vocês, é que esta música possui a mesma equipe de "Downtown" (Sals 8 Feat. K-Bizarre), ou seja: a mesma produção e a mesma vocalista estão presentes aqui também. Só o nome do projeto que mudou de Sals 8 Feat. K-Bizarre para Salsotto Feat. DJ Stella (uma mania muito comum dos italianos de trocar pseudônimos), mas trata-se exatamente do mesmo projeto. 
Vale lembrar que esta música foi lançada no Brasil pela Paradoxx Music e integrou algumas coletâneas da época ("Celso Portiolli Faz A Festa Vol.3", de 2001, é um caso).



Desta parceria, também nasceu "No Control", uma das minhas tracks favoritas 

Como "em time que está ganhando não se mexe", então esta mesma equipe resolveu lançar um outro trabalho admirável. 
É a faixa "No Control", que desta vez se apresentou como Salsotto Productions Feat. DJ Stella. Essa música fez menos sucesso que as anteriores, mas ainda assim é ótima e muito contagiante. Mais um belo trabalho da dupla (produtor e vocalista), que recomendo a todos os amantes do "Vocal Trance"! 



Último single: "Remains The Same" - Fechando a parceria com chave de ouro!

Tivemos também um quarto e último single desta fabulosa parceria, era a canção "Remains The Same" que saiu como Salsotto Meets DJ Stella.
Esta canção foi lançada em algumas coletâneas brasileiras pela Paradoxx Music com o título simplificado: DJ Stella "The Same". Agradou bastante em 2002, nas pistas e rádios mais comerciais da época! Mais uma magnifica canção, com belos vocais e uma produção de primeira linha.
Que saudades destes belos anos...


A CONSTATAÇÃO
Após diversas audições, eu já estava convicto de que se tratava dos mesmos vocais nas quatro músicas, mas nada melhor que confirmar a veracidade com o próprio produtor, não é mesmo? 
Foi aí que o simpático e querido Roberto Gallo Salsotto me respondeu que sim, é a mesma cantora nas músicas "Downtown", "No Time For Lies", "No Control" e "Remains The Same":

Eu perguntei ao grande Salsotto em italiano e ele me respondeu em português, hahaha


Algumas modelos estampavam seus rostos nas capas dos singles "No Control" e "Remains The Same", mas Salsotto me assegurou que o rosto na capa do single de "Downtown", é o rosto verdadeiro da vocalista. O nome dela? Ele informou também: 
SILVIA LUCCHI.

Pronto! Após descobrir a identidade da vocalista, agora me restava descobrir quem seria ela, em meio a tantas outras mulheres com este mesmo nome. 
Mas, diante da dificuldade me lembrei de um antigo ditado: "água mole e pedra dura, tanto bate até que fura"...

A TOCANTE E BELA VOZ DE
SILVIA LUCCHI

Alguém consegue identificar estes olhos? Eu consegui, rs

Uma coisa que odeio fazer é pedir informações aos artistas, pois detesto ser incomodado e também não desejo isso a ninguém, então quando eu necessito tirar alguma dúvida com um certo produtor, ou cantor, eu simplesmente tento ser o mais breve, prático e educado possível. Mas nem sempre o retorno vem... E com Silvia Lucchi, demorou um pouco para vir. 
Creio que - inicialmente - não deva ter sido falta de interesse ou falta de empatia da parte dela, apenas acredito que minhas mensagens não tenham chegado a ela, pois não constava como "visualizado". 
Silvia Lucchi nasceu numa cidade litorânea da Itália chamada Cagliari, localizada na Costa Esmeralda e capital de Sardenha. Quando gravou com Salsotto, ela chegou a utilizar dois pseudônimos: K-Bizarre e DJ Stella.
Ela morou por 20 anos em Milão, mas voltou depois para a sua cidade natal, onde mora com seus familiares até os dias atuais.
Foi nessa época, morando em Milão, que ela gravou com Roberto Gallo Salsotto as quatro músicas acima citadas, se tornando inesquecíveis aos fãs de eurodance, onde eu também me incluo, é lógico!
Fico muito feliz em criar esta publicação, pois estas quatro canções marcaram muito aquele período da dance music, e infelizmente, não existem muitas informações disponíveis nos sites e nem em revistas da época sobre tais músicas, então me prontifiquei em trazer alguma informação aos amantes fiéis destas maravilhosas produções.

Silvia Lucchi: A voz de vários hits de Salsotto

Silvia Lucchi hoje tem uma vida normal e é muito discreta atualmente. Ela é balconista do Costa Rei Free Beach, que é mais ou menos um hotel / campo de férias que recebe muitos turistas que chegam para visitar a cidade praiana. Pelo que notei, este recinto aparentemente é de sua família, mas não consegui informações que comprovam isso.
Seu pai se chama Enrico Lucchi (69 anos) e é um senhor aposentado. Já seu irmão se chama Christian Lucchi e tem 44 anos.
Apesar de ter uma voz muito envolvente, Silvia Lucchi nunca foi uma cantora profissional, de gravar discos. Salsotto informou que ela não tinha gravado com ninguém antes dele.
Sua prima Francesca Lucchi, estudante de psicologia, também conversou muito comigo e informou que a Silvia realmente apenas gravou estas quatro músicas com o produtor Salsotto.
"Oi! Eu tenho uma prima chamada Silvia Lucchi, sim. Ela gravou um disco no passado. Você pode encontrá-la entre meus contatos do Facebook e conversar diretamente com ela"
Mas Francesca não sabia que eu já havia tentado este contato, sem sucesso, rs.


"Nós deixamos nossa semente crescer, e lentamente, dia após dia, começamos a morrer."
Remains The Same (Salsotto Meet DJ Stella)

A cidade natal de Silvia Lucchi: a paradisíaca Cagliari 

Perguntei à Francesca sobre a idade atual de Silvia e ela me respondeu "Não me lembro a data exata do nascimento de Silvia, mas creio que tenha 40 anos".
Francesca ainda complementou: "Tenho certeza de que Silvia adoraria descobrir que tem fãs aí no Brasil e também que você publicará algo sobre ela em seu blog. Ela é uma garota sociável".

Sinceramente, eu apenas queria saber a sua idade real e se ela havia gravado alguma outra música. Não queria importunar. Queria ser rápido e bem objetivo.

Francesca me disse também: "Vamos fazer o seguinte, amanhã eu escrevo para a Silvia e digo a ela o que conversamos e pergunto se ela pode adicionar você no Facebook, para que você possa escrevê-la diretamente. Eu acho que não haverá problemas.
Eu espero poder te ajudar... Estou cruzando os dedos!"

Bom, mas nesta semana (exatos 30 dias após o meu primeiro contato) Silvia Lucchi finalmente me respondeu, mas pedindo para que eu parasse de entrar em contato com seus familiares, pois segundo Silvia, isso era "embaraçoso" para ela. 
Disse também que estava fora da música e que eu já havia conseguido as informações que eu precisava com o Salsotto.
Então, em respeito a sua vontade, privacidade e discrição, eu disse que não a incomodaria mais.


Silvia Lucchi e seu pequeno "bambino", de 6 anos

Pelas informações que apurei, Silvia Lucchi atualmente é casada, tem um filho pequeno chamado Marco (6 anos de idade) e prefere ter contatos apenas com pessoas que pertençam ao seu círculo de amigos, familiares e colegas de profissão.
Respeito muito o ponto de vista dela, mas também espero muito que ela não se incomode com esta minha publicação, ou me peça para excluí-la.
A impressão que eu tive de Silvia Lucchi, é que ela não gosta de comentar sobre o seu breve passado na música. Ela teve uma curta, mas respeitável carreira na Dance Music, marcando lindamente o início dos anos 2000. 
Então, obrigado Silvia Lucchi!

CD-SINGLE
Meu CD original do Sals8 Feat. K-Bizarre- "Downtown":


1. Radio Edit
2. Extended Mix
3. Stockhouse Voyager Mix
4. Alternative Club



Escrevi este artigo ao som de Sals8 Feat. K-Bizarre "Downtown", Salsotto Feat. DJ Stella  "No Time For Lies", Salsotto Productions Feat. DJ Stella "No Control"Salsotto Meets DJ Stella "Remains the Same", Kriss Grekò "Surrender", Dee Dee "The One", Lasgo "Pray"Metallica - "One"Queens Of Stone Age "I Sat By The Ocean" e Depeche Mode "Strange Love".

AGRADECIMENTOS:
Ao competente produtor Roberto Gallo Salsotto, pela gentileza, prontidão e simpatia.
À Francesca Lucchi (prima de Silvia), sempre solícita, prestativa e dedicada com este artigo.

Eu não conseguiria concluir esta investigação sem a ajuda deles.
G R A Z I E!

20 comentários:

  1. No Time For Lies e Remains The Same são fabulosas. Eu sempre me perguntava : ''De quem será que é esta voz maravilhosa?''. E você mais uma vez,tirando minhas dúvidas. Parabéns,meu querido. É chato pra gente que corre atrás dos artistas para descobrir coisas e eles ficam com receio de falar,mas temos que respeitar. Fico feliz que o Roberto tenha sido simpático com você,têm uns produtores que são um amor,mas outros não abrem a boca de jeito nenhum e nem ligam pra gente haha. Parabéns pelo post,Rik!. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Aninha! Sim , minha querida! Essas músicas são maravilhosas, mas antes de me apaixonar por estas canções, eu já tinha gostado muito de "DOWNTOWN", que marcou muito a minha vida! Faz parte da nossa vida tudo isso...estamos correndo o risco de sermos abraçados (Roberto Salsotto sempre foi muuuito bacana e atencioso comigo) e às vezes mal interpretados por outros. Temos que estar preparados, né?
      Eu fico às vezes chateado com alguns fãs de dance music que dizem assim: "o importante é a música", "não importa quem canta", "projeto de dance music é assim mesmo" e blá, blá, blá...
      Na minha humilde opinião, se vc é fã de verdade, importa sim quem canta e quem dá vida a música. Eu sou exigente e vou querer saber tuuudo sobre a música!!
      E eu fico feliz de encontrar pessoas assim como vc, pois são iguais a mim ! Verdadeiramente apaixonados por Eurodance... custe oque custar, doa a quem doer!

      Excluir
  2. Ola td bem? Rikardo, primeiramente queria te dar parabéns ao seu trabalho realmente tem que ter dedicação! não é fácil levantar a historia da eurodance!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Marcos! Sim, realmente dá muito trabalho, mas vale muito a pena, pq a história da Dance Music precisa ser contada para as futuras gerações. Forte abraço!

      Excluir
    2. Rikardo será um prazer telo em meu grupo entra lá amigo! face.com/groups/grupoeurodance

      Excluir
  3. Aproveitando convido você além de participar no grupo mas também postar um pouco da historia aqui relatada seu blog amigo! Caso não tenha tempo posso postar um pouco seu trabalho e claro dando seu devido credito a você amigo, pensa ai Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Hello Rikardo, good post and closed a chapter of my life, discover the real DJ Stella.

    Thank you so much.
    But... I have another project for you, if you want. For me, the best italodance song ever is a unknow project called..."Supereva - thinking of you" (https://www.youtube.com/watch?v=wNKEJKt5bC8) was written by a italian internet portal and i don't know if was exported to Brasil, but I recommend you if not listen before.

    Produced by Sals8, and this remix, signed by Eiffel 65. Possible the unique collab between these italodance giants.

    The vocal is similar to DJ Stella but not the same... I was closing to find her... but you are better then me finding the uncredit vocals. Try it if you consider

    Thanks!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi friend!
      This is a good song! I loved the Eiffel 65 remix.
      The vocalist is Luisa Giovanna Maffetone, better known as Lysa Maff. It is the same voice as the hit "I'm Missing You" by Fabrica (1997). I also asked producer and composer Roberto Gallo Salsotto, who confirmed it.

      See you!

      Excluir
  5. Está Indisponível o link do mega.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi wikitu, está disponível sim, eu fiz o teste aqui e sempre estou fazendo a manutenção dos links. Abraços

      Excluir
  6. caramba... escavou escavou... e achou... rsrsrs....!!!

    manuuu.. também fui pego por essa musica...que qualidade, e o pior que descobri a pouco tempo mas não sai da minha cabeça, incrivel e irritante... rsrsr

    acho que ela é tímida, e deve ter passado por algo que a incomodou na época, ou pode ser mais um daqueles talentos que nem estão para este talento, e pelo trabalho que ele traz.. com esse potencial vocal ela se daria muito bem neste mercado da musica.. mas no fundo no fundo tenho certeza que coração dela bateu diferente a saber que ainda faz sucesso.. !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anderson, ela foi chatinha e não quis contato, mas eu a entendo... A vida muda tudo, muda as pessoas, muda os planos delas... talvez ela queria ter tido esse reconhecimeto dos fãs naquela época que cantava... Agora, que está sem cantar e com filho para criar, aparece um louco perguntando sobre suas músicas de 20 anos atrás kkkkkkkk Abraços

      Excluir
  7. Bah que mina antipatica!
    No time for lies e remains the same marcaram minha pré adolescência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi chatinha mesmo... mas fazer o que, né? Tem gente que se desilude e depois quer apagar o passado.

      Excluir
  8. amigo saludos cordiales que buena informacion acerca del tema downtown me pregunto si podria compartirme en rip en lossless para poder disfrutar en calidad ese maxi saludos cordiales espero respuesta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo, meu blog teve todos os downloads desativados pelo blogspot...mas já estou vendo um local para upar novamente: https://eurodance-brazil.blogspot.com
      Em breve estará aí! acompanhe...essa semana deve entrar

      Excluir
    2. SALS8 FEAT. K-BIZARRE - "DOWNTOWN" amigo estaria muy agradecido si pudiera compartirme ese maxi en lossless ,,, carguelo por favor y enviemelo

      Excluir
    3. aqui https://eurodance-brazil.blogspot.com/2022/04/download-sals8-feat-k-bizarre-countdown.html

      Excluir
  9. OI RIKARDO TUDO BEM PARABENS PELO OTIMO BLOG. COMO SOU NOVA POR AQUI PODERIA ME ENSINAR COMO FACO PARA FAZER O DOWNLOAD DESTE SINGLE . OBRIGADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, meu blog teve todos os downloads desativados pelo blogspot...mas já estou vendo um local para upar novamente: https://eurodance-brazil.blogspot.com
      Em breve estará aí! acompanhe...essa semana deve entrar

      Excluir