THE TAMPERER - "FEEL IT":
FOMOS ENGANADOS MAIS UMA VEZ?
TENHA CERTEZA QUE SIM!!!
Maya é realmente uma cantora, mas a voz que você ouvia em "Feel It" nos clubs, rádios e coletâneas é realmente dela?...
Entenda, o projeto The Tamperer foi um sucesso em 1998 e emplacou também outros singles que saíram na sequência, como "If You Buy This Record Your Life Will Be Better" e "Hammer To The Heart" mas o primeiro single, "Feel It", não era tão original assim...
Apesar do ótimo resultado final, combinando batidas, samples e vocais de uma maneira que só os bons profissionais conseguem fazer, esta é uma produção que usou e abusou da criatividade alheia.
De fato, foi uma ideia bem elaborada entre seus produtores, mas simplesmente reciclararam várias músicas já existentes numa só, e depois lançaram como um produto DANCE para o ano de 1997.
A loira Heather Leigh West cantou a letra original de “Feel It” numa música de 1995, ou seja, uma produção que antecedeu o sucesso do The Tamperer
A Rise Records (empresa de Giacomo Maiolini) mesclou o trecho vocal feminino gravado por Heather Leigh West com a instrumental de "Can You Feel It" (1980) dos Jacksons e gostaram do resultado:
Ouça a música original gravada em 1994, que traz o vocal da cantora Heather Leigh West, e perceba que além da letra e melodia estar em "Feel It", a voz também parece ser exatamente a mesma! Ou seja, a garota Maya não regravou nenhum fragmento sequer:
Tem ainda um outro sample "roubado", aquele trecho masculino que fica repetindo "Is It Sex, Or Is It Love", certo?
Já este pedaço em específico foi retirado do projeto Danny Vitale And Family – "Sex Or Love" (1995):
A HISTÓRIA DA PRODUÇÃO DE "FEEL IT"
Tudo começa com o produtor Alex Farolfi, que fez uma visita à Ibiza, em 1997. Ele percebeu que as multidões estavam enlouquecidas por um DJ que estava tocando "Can You Feel It", o antigo hit disco de 1980 dos Jacksons em seu set.
De volta à Itália, ele e Mario Fargetta começaram a trabalhar em seu estúdio montando uma música que sampleava o famoso piano de condução, trompete e riff de sino de igreja deste clássico dos Jacksons.
Eles perceberam que essa “montagem” funcionava muito bem com uma linha vocal de uma faixa pouco conhecida, um house de Nova York do Urban Discharge e intitulado "Drop A House (On That Bitch)", que foi uma canção conhecida em alguns clubs gays, mas que não conseguiu entrar no top 40 do Reino Unido em seu lançamento dois anos antes, em 1995.
A internet diz que:
"Eventualmente, enquanto os samples dos Jacksons foram finalmente liberados, a do Urban Discharge ainda era um obstáculo, então Maya Days, uma cantora americana e também atriz da Broadway, foi contratada para regravar os vocais, quase nota por nota, um trabalho perfeito, ao mesmo tempo em que adicionava um toque teatral. Com isso agora em vigor, o single foi finalmente licenciado para o seu lançamento no Reino Unido através da Pepper Records, a nova divisão de Dance Music da Jive Records, e creditando o projeto como The Tamperer feat Maya."
SIGA A LINHA DE RACIOCÍNIO:
Bem, vamos usar a lógica aqui.
1- Essa história não convence muito, pois... para começar, não há nenhum toque teatral nos vocais em "Feel It". É o mesmo vocal de "Drop A House", a mesma maneira de cantar, a mesma vibração sonora, sem acréscimo ou "toque" nenhum! Só retiraram os vocais de uma música e colocaram em outra.
O “toque teatral” existia sim, mas apenas nas apresentações ao vivo do The Tamperer, e como Maya Days era uma atriz também de musicais, ela fazia algumas improvisações performáticas bem animadas, entretanto, na música “Feel It” isso não aconteceu porque não houve regravação. É apenas o sample original de 1995 adicionado.
2- Outro fator estranho, é que Michael Jackson e seus capangas liberaram o trecho de "Can You Feel It" para Alex Farolfi e Mario Fargetta, mas um projeto totalmente desconhecido e que estava em busca de novas oportunidades, não liberou o seu trecho vocal?? É isso mesmo?
Papo furado!! Os próprios produtores Jim Dyke e Steve Gittelman do Urban Discharge trabalharam no single "Feel It" junto à Alex Farolfi e Mario Fargetta, inclusive, eles permaneceram na produção de todo o álbum "Fabulous" do The Tamperer. Não faz sentido algum, alguém dizer que o sample vocal do Urban Discharge foi um "obstáculo" para o The Tamperer. A dupla aceitou liberar o sample, mas quiseram participar também da produção do álbum para assim adquirirem seus royalties, pois eles não são bobos. Negócios são negócios. E para finalizar, na dedicatória do álbum "Fabulous" tem ainda um agradecimento de Jim Dyke, elogiando o The Tamperer e definindo-o como um decifrador legal de um bom sample. Como que havia um "obstáculo"?
3 - E para quem insiste em acreditar que houve uma regravação desse trecho para "Feel It", a própria Maya disse numa entrevista que o trecho original "acapella" de "Drop A House" foi adicionado pelos italianos, e que os managers dela ligaram perguntando se ela poderia ir para a Europa trabalhar na promoção deste projeto italiano. O problema é que Maya dá a entender nessa entrevista que foi a cantora original de "Drop A House", ou seja, isso é uma mentira bem ordinária pois ela só a gravou em 2007.
O que fica perceptível até aqui? Que Maya é talentosa realmente, mas claramente é também muito desrespeitosa com suas colegas de profissão ao querer ficar com créditos que definitivamente não são seus! Além, é claro, de mentir aos próprios fãs!
4 - Ao meu ver, essa história toda é parecida com a história da produção de Newton - "Sky High" (1994). Os produtores resgataram um áudio antigo e o inseriram numa instrumental totalmente nova. Depois que o single estava subindo nos rankings e agradando todo mundo, foram buscar um cantor para representar o projeto nas capas dos CDs, vídeos e também fazer as turnês ao vivo. E sim, assim como Maya, o rapaz do projeto Newton cantava realmente ao vivo, só que não foi ele quem gravou a "Sky High". A partir do 2º single, o loiro passou a gravar com seus vocais reais, ou seja, exatamente como aconteceu aqui no italiano The Tamperer.
O LANÇAMENTO DE "FEEL IT"
A música foi lançada em dezembro de 1997, mas o single oficial apenas em 1998.
Em meados de abril de 1998, "Feel It" chegou ao Reino Unido e estreou em um respeitável #3. Ao longo das seis semanas seguintes, começou uma corrida consistente dentro do top 5, caindo para o #4, depois subindo de volta para o #3, caindo novamente para o #5 e depois revertendo para o #2. E mesmo que suas vendas semanais estivessem no nível mais baixo que já tinham estado – pouco mais de 48.000 – uma semana tranquila com poucos lançamentos ajudou que "Feel It" finalmente conseguisse conquistar o seu número 1.
Permanecendo na parada por 19 semanas, eventualmente se tornou um dos 20 singles mais vendidos de 1998 no Reino Unido, movimentando mais de meio milhão de cópias.
Em novembro, eles chegaram ao top 3 novamente, desta vez com o novo single intitulado "If You Buy This Record Your Life Will Be Better", que sampleou desta vez a linha melódica de "Material Girl" da Madonna.
O The Tamperer ainda lançou um álbum, intitulado "Fabulous", mas não conseguiu entrar nas paradas com o mesmo sucesso.
Depois, em 1999, Maya se afastou do projeto para estrelar uma peça na Broadway.
Em 1999 outra música do The Tamperer esteve nas paradas - "Hammer To The Heart", que alcançou a sexta posição em janeiro de 2000. Para quem não se lembra, depois de Michael Jackson e Madonna, os italianos resolveram adicionar em "Hammer To The Heart" um sample de um outro ícone da música pop: o ABBA com seu clássico “Gimme! Gimme! Gimme! (A Man After Midnight)”.
"Hammer To The Heart" foi também incluída na trilha sonora do filme de 1999, "Fica Comigo".
Em 2007 Heather Leigh West relançou "Drop A House" com DJ Liza, já em 2009 voltou a trabalhar numa versão com o DJ DeMarko!, e promoveu-a com esse videoclipe:
Heather Leigh West é uma cantora americana de House Music desde 1994, e este projeto em que teve seus vocais sampleados, foi na verdade o seu primeiro trabalho na música. Imagine agora, você lutar para conseguir lançar uma música no meio artístico, aí vem uma outra pessoa, te sampleia, a música vira uma febre em todo o mundo e ninguém te dá os créditos ou reconhecimento algum?
Diferente dos produtores Jim Dyke e Steve Gittelman, a cantora muito provavelmente não foi recompensada financeiramente por sua voz no The Tamperer, e isso é muito triste pois é uma contribuição valiosa sua que está ali, naquele inesquecível sucesso do fim dos anos 90.
HEATHER LEIGH WEST NO PROJETO URBAN DISCHARGE
O começo de Heather na área musical foi exatamente em 1994, gravando com sua voz a faixa "Drop A House", porém foi creditada sob o pseudônimo de "She".
O lançamento do single foi em 1995 e atingiu a 21ª posição, passando onze semanas na Billboard Hot Dance Club Play Chart e garantindo o seu lugar como um hino dos clubs gays.
"Feel It" do projeto italiano The Tamperer featuring Maya se tornou um sucesso muito maior no Hot Dance Club Play da Billboard que a música original, conquistando o número 4, e se tornando um single número 1 no Reino Unido.
Como já mencionado, em 2009, Heather decidiu trabalhar novamente na faixa "Drop a House" com DJ Demarko! para um lançamento da gravadora Silver Label da Tommy Boy Entertainment. A versão atualizada está disponível no videoclipe acima, e é onde finalmente a vocalista foi creditada depois de 15 anos. Essa versão de 2009 alcançou a posição número 11 na parada Billboard Hot Dance Club Play.
Sobre a Maya, ela realmente é ótima, mas definitivamente não é o seu vocal que ouvimos em "Feel It". Pode ser que ela regravou tudo perfeitamente, nota por nota, igualmente ao vocal de Heather?? Impossivel! Com certeza os italianos mantiveram o sample original, algo "por debaixo dos panos", e depois soltaram esse roteiro de que a Maya regravou para o The Tamperer.
Sinceramente eu não consigo engolir essa história... e muito disso se deve porque eu ouço "Feel It" desde os seus primórdios, desde a sua estreia nos clubs, quando eu tinha apenas 16 anos de idade, então, para mim a voz presente nesse hit é muito familiar e eu a reconheço facilmente, logo de primeira!
Creio que Maya quer que as pessoas acreditem que ela é a cantora, porque além de ser o maior sucesso do The Tamperer, "Feel It" a conectou com pessoas do mundo inteiro por quase 30 anos. É algo gigantesco do consumo pop, ou seja, muito agregável tê-lo em seu currículo. Maya é dotada de muitos talentos, técnicas e fez diversos trabalhos no teatro / música, mas não fez nada de sucesso comparável a "Feel It", então, sinceramente sinto que a artista não quer perder esse prestígio. Entendem?
Já em "If You Buy This Record Your Life Will Be Better", 2º single do The Tamperer, sem dúvidas foi gravado realmente por Maya, assim como todo o restante das músicas seguintes.
O que acontece, é que a Maya realmente é uma ótima cantora, com muito carisma, canta muito bem ao vivo (como podemos ver em alguns vídeos que são de fato impressionantes), então isso faz com que as pessoas não queiram pensar no "pior" ou serem "injustas" com ela. A culpa não é da Maya, o projeto foi criado por produtores acostumados com esse tipo de trabalho e ela apenas foi contratada para representar a música que já era sucesso, e posteriormente, cantar sim os seguintes singles do projeto. O problema é que Maya mente dizendo que gravou o trecho sampleado de "Drop A House", colocando a sua reputação por "água abaixo" uma vez que sabemos que a cantora real é a nova-iorquina Heather Leigh West.
Mas, vejam só que surpresa interessante: Em 2007, a própria Maya (que não estava mais integrando o The Tamperer) regravou "Drop A House" (talvez numa tentativa de convencer as pessoas de que ela é a vocalista), no entanto, estranhamente não cantou os trechos que foram inseridos em "Feel It", cantando apenas as outras partes da música. Ouçam o vídeo abaixo e percebam que a voz dela não lembra a voz que está em "Feel It", ao contrário da voz que ouvimos na versão de 1995 cantada pela Heather (ou até mesmo na sua versão de 2009!!):
A internet diz que Maya regravou, mas como eu não estava lá, e existem centenas de históricos parecidos registrados, digo que não!
Há também uma escassês enorme de vídeos da Maya cantando realmente ao vivo "Feel It" (eu nunca consegui encontrar um sequer!!), ao contrário de outras músicas em que ela realmente se compromete e entrega em suas performances.
São muitas as pistas, cai mesmo quem quer.
Mas é astuta, realmente, a reformulação de The Tamperer e Maya para a criação do seu hit "Feel It". Se ela gravou realmente? Eu reforço que não, mas a história deles ao menos é interessante ao tentar convencer os fãs menos preparados.
Rikardo Rocha
Para ler a continuação deste artigo, com entrevistas de Heather Leigh West, Maya Days e vídeos esclarecedores sobre o caso "Feel It", clique aqui.
Para ler mais sobre a Time Records, clique aqui
Nunca desconfiei. A voz nos dois hits são bem parecidos. Mas tá na cara que ela não cantou em Feel it
ResponderExcluirPois é kkkk, vozes parecidas intencionalmente, pq os produtores precisavam dar sequencia ao projeto depois de samplear a voz original.
Excluir