sábado, 2 de dezembro de 2023

ENTREVISTA LORENZ D - LAURENT N’DIAYE

Olá comunidade Eurodance! 

Prontos para mais uma exclusiva, que antecede o aniversário de 6 anos do blog?!


 ENTREVISTA – LAURENT N’DIAYE

Finalmente o capturamos... LORENZ D!!

Depois de um longo período desempenhando vários papéis em musicais e shows de ópera, Laurent Thierry N’Diaye - o cantor do projeto Lorenz D - "Mystery" (1995) -  resolveu dar uma pausa dos palcos teatrais e está de volta como cantor. 

Sim, meus amigos... o showman voltou!

Para falarmos sobre Laurent N'Diaye vamos precisar voltar lá no ano de 2021. Não sei se vocês se lembram, mas o Blog Rikardo.Music reportou em primeira mão aos fãs da Eurodance que, o cantor da música "I Want You" do projeto Po.Lo. nunca foi Laurent N'Diaye, como constava em diversos fóruns e sites. O cantor sempre foi Fabio Sarni, então aproveitamos e ainda fizemos uma entrevista esclarecedora com este artista, que explicou que foi ele quem compôs a letra e gravou com a sua voz o single "I Want You"

Bom, naquele momento eu só pensava em fazer uma possível entrevista com Laurent N'Diaye, para que ele também nos tornasse compreensível esse rumor envolvendo o seu nome ao projeto italiano, mas infelizmente, por falta de tempo naqueles meses, eu não consegui levar adiante esse projeto. 

Agora, praticamente três anos depois, eu resolvi reabrir este "caso" e contatei Laurent N'Diaye no melhor momento possível: Ele está lançando um EP totalmente novo!


Laurent ND. - "Et Si (What If)" (2023)

 "Lorenz D", que esteve de passagem pelo Brasil em agosto de 1995, é um artista multitalentoso que desempenha os papéis de cantor, compositor, dançarino e também ator. O seu papel mais famoso no cinema foi viver o personagem Arnaud no filme francês “La Boum - No Tempo dos Namorados” (1980), filme que teve estreia no Brasil em 1982, e que, devido ao seu sucesso ganhou uma continuação: "La Boum 2"

Apesar de atuar no cinema (ele tem um lado cômico e teatral muito intenso), Laurent também se conectou a música e gravou posteriormente alguns discos.


Laurent N'Diaye, ainda menino, atuando com a atriz Sophie Marceau em "La Boum - No Tempo dos Namorados" (1980) 

Acompanhe abaixo a nossa tão aguardada entrevista, onde Laurent N'Diaye nos conta sobre a sua carreira, sua turnê que passou pelo Brasil, seu novo trabalho, sua relação com o Po.Lo., entre outras curiosidades acerca de seus dons artísticos e de sua experiência na Italodance.

Boa leitura a todos!


DEPOIS DE UMA LONGA CARREIRA EM ÓPERAS E MUSICAIS, O CANTOR LAURENT N'DIAYE SENTIU QUE É HORA DE VOLTAR A GRAVAR MÚSICAS E NOS APRESENTA O SEU EP "WHAT IF". LAURENT TAMBÉM SE LEMBRA DE QUANDO ESTEVE NO BRASIL E DE SUA FASE NA EURODANCE...

Com vocês.... LAURENT N'DIAYE!

RIKARDO: Laurent N'Diaye, você está lançando um novo EP chamado "What If". O que fez você se afastar dos palcos dos musicais para voltar a gravar músicas?

LND: Senti vontade de me afastar dos clássicos e oferecer um disco mais acessível e comercial, com um espírito pop. Instalou-se em mim um sentimento de cansaço em relação a ópera. Além disso, os ingressos para esses eventos são caros e como priorizo ​​o contato com o público, tomei a decisão de produzir um material mais popular. A ópera deveria ser acessível a todos, tal como o cinema e os museus.


28 ANOS DEPOIS
Antes: Lorenz D. / Agora: Laurent ND.


RIKARDO: Por que o EP se chama "What If"?

LND: Significa "E se...": e se sonhássemos? e se cantássemos? e se funcionasse? É um convite para empreender, pelo menos para tentar. Quero mostrar que, com vontade podemos alcançar nossos sonhos. Por que não aproveitar as oportunidades que se apresentam para nós?

RIKARDO: Você acabou de lançar um videoclipe para a sua mais nova música "Life/Love". O que esse título quer nos dizer?

LND: É acima de tudo um questionamento sobre o amor, por um lado /  e a vida, por outro. Às vezes esses dois não se encontram. A barra é usada para marcar a separação entre os dois. Então, vamos explorar a vida sem o amor?


Laurent ND. - "Life/Love" (2023)
Video Oficial


RIKARDO: Aqui no Brasil muitos o definem como um showman... Você canta, dança, escreve músicas, suas performances são cheias de energia... De onde vem tanto talento?

LND: Eu sempre fui um garotinho que sonhava muito fazendo tudo isso, sonhava muito grande. Eu comecei a cantar e dançar com 7 anos... e como o meu pai era sapateador, acho que isso também me influenciou muito.

RIKARDO: Você tem irmãos? Quantos? Tem mais artistas em sua família?

LND: Sou filho único, e meu pai além de sapateador também era professor.

RIKARDO: Laurent N'Diaye, você se lembra da primeira música que você gravou em estúdio?

LND: Sim, eu gravei um single chamado "Feu Sacré", em 1985, para a gravadora CBS da França. Foi o meu primeiro trabalho de gravação.


Laurent N'Diaye e seu primeiro single gravado - "Feu Sacré" (1985)

RIKARDO: Qual a sua nacionalidade e por que você escolheu morar na Itália durante os anos 90?

LND: Eu sou franco-americano, nasci em Paris, na França, mas depois fui viver nos Estados Unidos (Nova York), crescendo nesse país. Sobre morar na Itália, eu optei porque era o melhor lugar para estar na época da Dance Music dos anos 90. Aliás, foi morando na Itália que tive a chance de conhecer o maravilhoso Brasil.


Em 1990, Laurent N'Diaye lançou "Bad Boys" (como Laurent), através da WEA alemã


RIKARDO: Em meados dos anos 90 você foi trabalhar com alguns produtores italianos de Dance Music como Gianluca Vivaldi, Riccardo Salani e Francesco Alberti. Como foi trabalhar com esses caras?

LND: Foi ótimo! No início eu estava trabalhando com essa equipe apenas como cantor, mas como o inglês era a minha primeira língua, então eles naturalmente me pediram para escrever para outros artistas também... e é o que faço ainda hoje. Com isso eu escrevi letras para muitos artistas que eles produziram, inclusive até ajudei a Alexia com as letras de seu primeiro álbum solo.

RIKARDO: Laurent N'Diaye, muitos fãs do projeto Po.Lo acreditavam (até 2021) que você era o vocalista da música "I Want You". O que você tem a dizer sobre isso? Você conheceu o vocalista Fabio Sarni?

LND: É claro que eu o conheci, eu estava no estúdio com ele para ajudá-lo com a sua pronúncia do inglês, mas assim que ele gravou a música decidiu não continuar com o projeto, então os produtores me pediram para que eu continuasse com as performances.

RIKARDO: Mas você chegou a performar "I Want You" do Po.Lo. em seus shows?

LND: Eu me apresentei com essa música em alguns shows na Europa, mas no Brasil isso nunca aconteceu.


Lorenz D - "Mystery" no Programa Raul Gil, 1995
Cantor esbanjou muita energia e extrema simpatia em sua passagem pelo Brasil. A plateia brasileira se divertiu muito com Laurent N'Diaye, e ele, também interagiu vibrantemente com o público!
Este vídeo está no Youtube graças ao amigo Xiao An, que publicou também o vídeo de Laurent N'Diaye (Lorenz D) se apresentando no Xuxa Hits. O nosso muito obrigado ao Xiao An por tornar público todas estas relíquias! 

RIKARDO: Laurent N'Diaye, você cantou "Mystery" como Lorenz D e também ajudou a escrever músicas para alguns projetos de Eurodance, como Black 4 White ("Cannibal") e Digilove ("Touch Me"). Com a sua experiência no mundo artístico, o que você pensa a respeito dos modelos que dublavam os verdadeiros cantores?

LND: Isso foi terrível para todos estes cantores... especialmente para a Martha Wash, que é uma vocalista tão incrível...e pensar que ela não recebeu os seus créditos por seu trabalho no Blackbox... terrível.

RIKARDO: O projeto Po.Lo lançou uma segunda música chamada "Together Forever". Você se lembra quem são os vocalistas desse 2º single? 

LND: Sinceramente eu não sei quem são, mas eu também sei que não fui eu.

RIKARDO: Você veio ao Brasil em agosto de 1995. Como foi essa experiência para você?

LND: Foi maravilhoso, principalmente as aparições nos programas de TV, embora tenha participado também de vários programas de rádio (que não lembro os nomes)... Eu lembro das pessoas, do clima, da comida, das pessoas nas favelas com quase nada em suas casas, mas ainda assim abrindo as suas portas para você jantar e te recebendo com o maior carinho. Simplesmente foi maravilhoso!


Laurent N'Diaye (Lorenz D), Maria Caprì (Martine), Francesca Ceselli (Black 4 White) e a modelo Sabryna Perugini (Fourteen 14) jantando na casa da ex-promoter Luisa Helena Bertoni (Itatiba-SP)
Créditos da foto: Luisa Helena Bertoni


RIKARDO: Você voltou ao Brasil depois dessa turnê?

LND: Infelizmente não voltei mais, mas adoraria voltar.

RIKARDO: Na turnê brasileira você esteve com Francesca Ceselli (Black 4 White), Maria Capri (Martine) e Sabryna Perugini (Fourteen 14). Qual dessas garotas você teve mais contato e se identificou durante essa passagem pelo Brasil?

LND: A Sabrina... porque ela foi minha amiga nessa turnê e sempre me fazia rir muito. Eu lembro que ela estava trabalhando muito para se tornar uma boa artista. Ela estava se empenhando para melhorar.

Pausa aqui: Eu jurava que Laurent fosse citar a Francesca Ceselli, pois ele formou uma dupla com ela nas apresentações do Black 4 White pelo Brasil. Leia mais aqui sobre a sua participação nos shows ao vivo do Black 4 White.


Francesca Ceselli (Black 4 White), Laurent N'Diaye (Lorenz D) e Maria Caprì (Martine) na cidade de Itatiba - SP, com a ex-promoter Luisa Helena e uma amiga.
Créditos da foto: Luisa Helena Bertoni

RIKARDO: Você se lembra de alguma cidade brasileira que você gostou muito de se apresentar?

LND: Eu lembro sim, de Rio Claro (SP), mas Blumenau (SC) também foi interessante com todos aqueles brasileiros com nomes alemães (faz você pensar sobre história).

RIKARDO: Qual foi sua inspiração para escrever "Mystery"... Você se lembra?

LND: Não, não me lembro, faz muito tempo...mas eu lembro que apenas deixei a música me levar para longe e depois as palavras vieram.


O vinil de Lorenz D - "Mystery" ganhou destaque na coluna de lançamentos da revista DJ Sound.
 DJ Milk estava antenado sobre o projeto e seus produtores, correlacionando corretamente os projetos envolvidos na época.
Para ler a entrevista exclusiva que fizemos com Francesca Ceselli (o verdadeiro vocal em Black 4 White a.k.a. Black and White), clique aqui.

RIKARDO: Em 1996 você gravou para um selo alemão chamado Club Zone (música "Bang Bang" do projeto Bangman). Por que você saiu da DUE?

LND: Simplesmente porque eu queria fazer algo diferente e a dance music estava evoluindo também... os dias de glória já tinham passado em relação aqueles singles de Dance italianos.


Bangman ft Laurent - "Bang Bang" (1996)
O som aqui me remete as músicas do americano Ru Paul

RIKARDO: Em 2010 você trabalhou com Davide Riva (um dos produtores de Whigfield) na música "Everybody Dance!". Por que você ficou tanto tempo sem gravar?

LND: Simplesmente porque eu resolvi focar mais nos musicais e nas produções teatrais, só por isso, mas agora eu estou fazendo exatamente o inverso e voltando à música.

RIKARDO: Quais são os seus planos para o futuro?

LND: Eu comecei agora a divulgar este meu novo EP e quero continuar fazendo isso. "What If" é um trabalho em francês - inglês lançado agora, em novembro, e que todos poderão ouvir nas plataformas digitais sob o nome LAURENT ND. Quero também continuar nos palcos e ter contato com o público, porque isso para mim é uma grande válvula de escape. Quero continuar tendo essa comunhão real com o público.


Laurent ND. - "La Chamade" (2023)
Video Oficial

RIKARDO: Laurent, muitas pessoas ainda se lembram de você com muito carinho através do projeto Lorenz D... Você tem alguma mensagem para enviar ao público brasileiro?

LND: Eu amo vocês, pois vocês foram meus aliados quando estive aí no Brasil, e espero que o espírito do povo brasileiro continue positivo como eu conheci. Eu acho que o mundo inteiro tem muito a aprender com vocês, inclusive aprender a viver, porque vocês realmente sabem viver.

RIKARDO: Muito obrigado Laurent N'Diaye, por dedicar um pouco de seu tempo para essa entrevista...

LND: Desejo tudo de bom para você e para os fãs brasileiros. Saudações calorosas da Europa.


CONECTE-SE

COM

LAURENT N'DIAYE

🔴 INSTAGRAM 🔴


Então é isso pessoal, mais uma missão do Blog Rikardo.Music foi cumprida diante de um desejo antigo: Entrevistar o "showman" Laurent Thierry N’Diaye. 

Laurent realmente colocou a sua voz em "Mystery" (Lorenz D), "Bad Boys" (Laurent), "Feu Sacré" (Laurent N'Diaye), "Bang Bang" (Bangman) e todos os demais projetos, exceto é claro em "I Want You" (Po.Lo.), que foi gravada originalmente por Fabio Sarni.

Sobre esta entrevista, foi um processo cansativo e demorado devido a falta de tempo, principalmente neste final de 2023, onde o corre-corre costuma ficar mais ainda desenfreado. Mas tinha que sair agora, não tinha outro jeito! O destino pediu e aqui está!!

Obrigado a todos que acompanharam até aqui! Nos vemos em alguns dias, pois as festividades do nosso 6º aniversário (25 de dezembro) estão apenas começando... 

Sobre o que teremos em nossas próximas atualizações?

"Mystery... ♪♫♬"


AGRADECIMENTOS:

À Laurent N'Diaye.


;)

Rikardo

10 comentários:

  1. Mais uma matéria e entrevista incrível para preencher nossos FDS. OBRIGADO AMIGO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Nill, fico feliz que tenha gostado... Durante essa semana vibrei com o contato que recebi de dois grandes artistas que sempre admirei nos anos 90... na verdade, ainda os admiro muito, e em breve estarei compartilhando por aqui também essas duas entrevistas. Por outro lado, fiquei decepcionado com uma certa pessoa que prometeu dar entrevista ao Blog, mas depois que enviei as perguntas sempre inventa uma desculpa e não as responde (embora a veja sempre no facebook postando de maneira cansativa sobre política, rsrs). Desabafos kkkkk faz parte kkkkk ;)

      Excluir
  2. Cara esse projeto é muito bacana. A apresentação do Laurent no programa do Raul Gil foi uma das melhores. É um baita artista, pois ele canta, dança, compõe...Merece todo o reconhecimento. Curti os novos trabalho dele. Para variar mais ÓTIMO TRABALHO, Rikardo. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos elogios, Júlio! Uma pena que esse projeto Lorenz D não teve mais singles além de "Mystery", né? Seria muito legal ouvir outras músicas nesta mesma pegada, ou quem sabe até outras turnês pelo Brasil. Laurent N'Diaye é fera!!

      Excluir
  3. Parabéns Rikardo, mais uma entrevista espetacular com um grande nome da Eurodance! Laurent tem um talento gigantesco e é muito bom saber que ele está de volta aos palcos fazendo o que gosta! Lorenz D - Mystery é um HINO da DWA e da Eurodance 90.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Alexandre! Fico feliz que você tenha gostado da entrevista... Depois de 28 anos ainda é interessante saber um pouco mais sobre este artista impecável. Também gosto bastante de "Mystery" e da performance animada do nosso vocalista!

      Excluir
  4. Laurent also sang “touch me” of Digilove…trying to imitate a woman’s voice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi friend! This is incorrect... The singer of “Touch Me” is the Italian Silvana Lorenzetti. Laurent N'Diaye wrote the lyrics ;)

      Excluir
  5. Olá Rikardo!Vc sempre nos surpreendendo nas tuas belíssimas entrevistas!Vc consegue o impossível!Não é pra menos que o mundo da Dance Music quando se fala em Brasil, vc é um dos representantes de alto nível!Parabens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Alexander! Você está sempre presente e apoiando, então creio que o reflexo desse trabalho tem muito a ver com vocês, leitores. O trabalho aqui é de fã para fã; Grande abraço!

      Excluir