sábado, 13 de dezembro de 2025

PASSION FRUIT: A TRAGÉDIA QUE ASSOLOU A EURODANCE

PASSION FRUIT - "THE RIGGA-DING-DONG-SONG": UM ACIDENTE AÉREO INTERROMPEU TODOS OS SEUS SONHOS

O Passion Fruit charteou em 1999 com alguns singles dançantes, mas, teve um fim trágico em 2001

O Passion Fruit foi um grupo holandês/alemão de europop/bubblegum formado em junho de 1999. Os quatro membros originais eram: Blade (Manye Thompson), Dawn (Viola Schubbe), Pearl (Carla Sinclair), e MC Steve (Mario Tub).

Devido à saída de MC Steve em outubro de 1999 e às tensões internas do grupo, a gravadora X-Cell Records decidiu não dar continuidade ao projeto. Posteriormente, a equipe de gestão do grupo encontrou uma nova formação e também uma nova gravadora para eles, mantendo o nome Passion Fruit ainda sob os holofotes para aproveitar o sucesso do primeiro single, "The Rigga-Ding-Dong-Song" —  que havia alcançado grandes feitos na Europa.

A nova formação do Passion Fruit então ficou assim:

Maria Serrano Serrano (nascida em 26 de novembro de 1973 - falecida em 24 de novembro de 2001)

Nathaly(ie) van het Ende (nascida em 2 de janeiro de 1975 - falecida 24 de novembro de 2001)

Debby (Deborah St. Maarten) (nascida em 1973 em Delft).


A TRAGÉDIA DO PASSION FRUIT

Lindos, fashions e descolados. Essa foi a primeira formação visual do Passion Fruit. Os verdadeiros artistas gravavam nos estúdios mas não davam as caras ao público...

Batizada em homenagem à fruta tropical maracujá (em inglês "passion fruit"), a banda surgiu na cena dance alemã em junho de 1999 com o hit "The Rigga-Ding-Dong-Song". Foi uma época que a vertente bubblegum estava em alta, com o dinamarquês Aqua colhendo bons frutos ainda com sua "Barbie Girl" e o holandês Vengaboys estreando nas paradas com muitos singles populares. 

Como mencionado, houve a substituição de novos membros, mas não houve um substituto para Mario Zuber, então o projeto se tornou um grupo exclusivamente feminino (embora alguns vocais masculinos ainda pudessem ser ouvidos nas faixas seguintes). O single seguinte, "Wonderland", foi lançado em março de 2000, agora com a nova formação na capa. Em junho de 2000, "Sun Fun Baby (Looky Looky)" foi lançado, sendo o terceiro e último single do álbum de estreia. Posteriormente, uma música inédita chamada "Bongo Man" foi lançada em junho de 2001. Esses três singles alcançaram o Top 40 nas paradas de singles da Alemanha e da Áustria.


A segunda formação do projeto Passion Fruit: Elas eram uma mistura de Spice Girls com Vengaboys

O estilo deste projeto era alegre, fofo e vibrante, sempre com letras doces e rítmos contagiantes  —  refletindo as características de um legítimo grupo de Dance/Pop, tais como os nomes relatados acima.

As letras do Passion Fruit eram principalmente cantadas em inglês, mas ocasionalmente incluíam também outros idiomas, como o espanhol, alemão e holandês. 

Sem dúvidas, o maior sucesso do Passion Fruit foi o single "The Rigga Ding Dong Song", que alcançou o Top 20 em 14 países, além de atingir o 9º lugar na Alemanha e o 1º lugar no México. A formação original pode ser vista na capa e no videoclipe deste primeiro single, mas a verdade mesmo, é que os verdadeiros vocalistas não estavam em nenhuma dessas duas formações...


Mario Zuber aparecia no palco e vídeo dublando a voz real do rapper Keneth Clemmons (que ficou de fora da popularidade do Passion Fruit)

O álbum de estreia e único do Passion Fruit, "Spanglish Love Affairs", foi lançado em abril de 2000, com essa nova formação contendo apenas as três garotas. No entanto, os vocais gravados nos singles e no álbum são creditados a Leticia Pareja-Padron como vocalista principal e Kenneth Clemmons como rapper, o que significa que ambas as formações apenas dublavam as vozes dos dois cantores de estúdio. 

Os integrantes conheciam o inglês, o holandês e o alemão, pois o projeto era alemão-holandês, mas o idioma espanhol quem conhecia era a verdadeira cantora, Leticia Pareja-Padron —  que era cubano-alemã. Então, presume-se que essa ideia de misturar o espanhol foi centrada nessa caracerística da verdadeira artista e na sua facilidade de falar/cantar este idioma (apesar da integrante visual Maria Serrano Serrano também ter ascendência espanhola).


Leticia Pareja-Padron, conhecida também como Leticia Spormann: Ela foi a verdadeira vocalista do Passion Fruit

A maior surpresa do fã do Passion Fruit poderia ter ficado só por aí. Mas, na noite de 24 de novembro de 2001, duas das três integrantes morreram em um acidente de avião enquanto estavam em turnê para promover o seu álbum "Spanglish Love Affairs". 

O trio pertencia ao cast da mesma gravadora da cantora de Eurodance Melanie Thornton, e também atuava como a banda de abertura para Melanie em suas turnês. Então, Passion Fruit e Melanie Thornton se apresentaram em Leipzig, Alemanha, em um evento promovido pela Coca-Cola. Poucas horas após o show, elas pegaram um voo para Zurique, Suíça, para mais apresentações ao vivo e entrevistas. No entanto, ocorreram algumas complicações durante o voo, causando a queda do avião e a morte de 24 das 33 pessoas a bordo, incluindo Melanie Thornton e as integrantes do Passion Fruit - Maria Serrano Serrano e Nathaly van het Ende. Das três integrantes do Passion Fruit, apenas Deborah St. Marteen sobreviveu. 

Em 3 de dezembro de 2001, nove dias após o acidente, a gravadora lançou o último single do Passion Fruit, "I'm Dreaming Of... A Winter Wonderland / A White Christmas", e doou todos os direitos autorais das vendas para ajudar os sobreviventes do acidente e as famílias das vítimas.  


Melanie Thornton, a ex-integrante do icônico La Bouche, também estava no mesmo avião e, infelizmente, não resistiu a queda.


Nathaly van het Ende e Maria Serrano Serrano: Que seus espíritos descansem em paz

Em dezembro de 2001, a gravadora das três garotas resolveu doar todos os direitos autorais do último single do Passion Fruit, "I'm Dreaming Of... A Winter Wonderland", para ajudar os sobreviventes do acidente e as famílias das vítimas.


AS VÍTIMAS DO PASSION FRUIT: QUEM ELAS ERAM, AFINAL

Nathaly(ie) van het Ende – cantora de apoio, dançarina e modelo muito requisitada, que foi a segunda colocada no concurso Miss Holanda de 1995 e apareceu em muitos videoclipes. Ascendência holandesa.

Debby (Deborah) St. Maarten – dançarina e modelo que apareceu em muitos videoclipes de artistas holandeses e belgas. Ascendência Alemã.

Maria Serrano Serrano – enfermeira formada que também era dançarina, modelo e cantora de apoio para vários artistas. Ascendência espanhola.


Nathaly, Debby e Maria: Passion Fruits

Maria, Debby e Nathaly eram classificadas também como cantoras, mas eram mais requisitadas para serem modelos e figurantes. Elas praticavam mais a sincronização labial (dublavam) em seus shows, pois como já mencionado, os vocais das músicas foram interpretados pela cantora de estúdio Leticia Pareja-Padron. 

O último single, "I'm Dreaming Of..."A Winter Wonderland / A White Christmas" foi o primeiro trabalho em que as vozes reais de Maria, Nathalie e Debby podem ser ouvidas, pelo menos nos vocais de apoio (backing vocals), mas, como antes informado, ainda é Leticia Pareja-Padron quem canta como vocalista principal.


Passion Fruit - "The Rigga-Ding-Dong-Song" (1999)
Clima de verão num bubblegum dance que visava gente bonita. Nesse vídeo ainda vemos a formação antiga...

O grupo estava a bordo do voo 3597 da Crossair, de Berlim para Zurique, quando a aeronave caiu em uma área arborizada a quatro quilômetros da pista do Aeroporto Internacional de Zurique, perto da cidade de Bassersdorf. Maria Serrano-Serrano e Nathaly van het Ende faleceram na hora, enquanto que Debby St. Maarten sobreviveu com ferimentos graves, juntamente com outras oito pessoas.

Depois da tragédia, a gravadora decidiu não ativar mais a marca Passion Fruit, e desde então, novos integrantes jamais foram inseridos. O projeto Passion Fruit está adormecido até a data de hoje, quase vinte e cinco anos depois do triste ocorrido.


Debby St Maarten em 2011 (10 anos depois do acidente aéreo)
Fonte da foto : Fb de Debby Maarteen 

Quanto a única sobrevivente do Passion Fruit, Debby St. Maarten, ela continuou por longos anos o seu tratamento para as lesões sofridas no acidente. Ela ocasionalmente publicava mensagens no site oficial do grupo Passion Fruit, geralmente em novembro, por volta do aniversário da tragédia, para homenagear suas queridas amigas, Maria e Nathaly. 

Em 5 de dezembro de 2006, para marcar o quinto aniversário do acidente, ela participou também de uma entrevista no programa de televisão "Hello Germany", da emissora ZDF, na qual visitou o local da tragédia.

Debby anunciou que havia gravado algumas músicas para seu álbum de retorno, uma delas chamada "Girls". No entanto, devido a problemas de saúde e outros motivos pessoais, ela não estava pronta para o retorno e o álbum acabou sendo arquivado por seu empresário. 


Debby Maarten 
Estranho ela não cantar mais… Talvez tenha sido o trauma…?
Fonte: Fb de Debby Maarten

Em 2007, após se recuperar completamente, Debby voltou para sua cidade natal na Holanda para trabalhar como assistente social (?) e foi entrevistada para o 20º aniversário do acidente em 3 de dezembro de 2021. Ela não voltou mais a se apresentar como cantora (por motivos óbvios) e resolveu escolher uma profissão a qual pudesse exercer sua função verdadeiramente

Debby St Maarten continua bonita aos seus atuais 53 anos de idade:


Debby atualmente 


O FUTURO INTERROMPIDO DO PASSION FRUIT

Em meados de 2001, pouco antes do acidente, o grupo Passion Fruit estava trabalhando em seu segundo álbum de estúdio. Apenas dois singles haviam sido lançados nesse período: "Bongo Man" e "I'm Dreaming Of...A Winter Wonderland". O segundo álbum seria o primeiro lançamento sob o selo Edel, o mesmo que lançava os discos do Fun Factory, porém, este material foi arquivado após o acidente. 

Acredita-se que o single de 2004 "Kiss Me (Na, Na, Na)" da carreira solo de Leticia, tenha sido originalmente destinado ao Passion Fruit, provavelmente para o segundo álbum, que acabou não sendo lançado. Então, a cantora transformou essa faixa em seu trabalho solo.

Em 2009, Leticia lançou ainda o seu single solo "Café Negro". Em 2010, quase uma década após a tragédia, ela também lançou uma nova versão de "The Rigga Ding Dong Song", que foi incluída em seu álbum de estreia, "Summer Feeling" (2010). 

Em 2013, tornou a revisitar o seu antigo trabalho no projeto Passion Fruit, e nos trouxe "Wonderland", desta vez apenas a sua assinatura.


O verdadeiro "maracujá" lançou o single "The Rigga Ding Dong Song" em 2010. Detalhe no destaque: "A Voz do Passion Fruit".


Muitos fãs do trio Passion Fruit ficam indignados quando as três garotas são retratadas como simples modelos, mas essa foi a mais pura verdade dentro do projeto, e está tudo bem. Não é chatice da parte dos críticos, é apenas um fato verídico. 

Para se ter uma ideia, chamaram ainda uma outra cantora chamada Anja Bublitz para dar um reforço no single "I'm Dreaming Of... A Winter Wonderland", já que as três modelos não tinham tal aptidão para colaborar vocalmente com Leticia. Todas aparecem creditadas no single, e é o único trabaho em que estão creditadas como backing vocals. No álbum e nos demais singles, as garotas foram apenas performers de palco e modelos para videoclipes. 

Sinceramente eu não esperava isso de Maria, Debby e Nathaly, pois elas abriam os shows da Melanie Thornton, simplesmente uma das maiores vozes da Eurodance dos anos 90. É muita responsabilidade para quem foi contratado apenas para fazer decoração no palco. Mas... se você analisar cada performance do Passion Fruit, você irá perceber que todas as suas apresentações eram feitas no playback..., então, o erro foi totalmente meu em colocar tanta expectativa num mero projeto que trabalhava como uma "linha de produção".

No próprio single solo de Leticia Pareja-Padron - "The Rigga Ding Dong Song" (2010) há uma nota bem explícita em sua capa: "A voz do Passion Fruit"

Então, fãs, não é por que houve esse acidente fatal com um trio jovem e bonito, que agora iremos fechar os nossos olhos para a realidade, não é mesmo? É triste o que houve com elas, mas a verdade é uma só, e não tem que ser alterada por piedade: Elas nunca foram as verdadeiras cantoras!


Passion Fruit - "Space Attack" & "Megamix" (2001)
A última apresentaçao das garotas na TV como Passion Fruit


REFLEXÃO:

É, às vezes o cantor de estúdio escapa de situações que o modelo tem que enfrentar. O modelo empresta a sua imagem e dubla nos palcos, mas automaticamente ele acaba se tornando um dublê de corpo também. É ele quem sai em turnês, é ele quem está em contato com os fãs mais obcecados, é ele quem está trocando o conforto de seu lar por hoteis...É ele quem está correndo mais riscos!

Leticia provavelmente deve ter pensado: "É, poderia ter sido eu".


Os nossos sentimentos às famílias de Maria, Melanie Thornton e Nathaly. Eternas em nossas memórias.

Boa caminhada para Debby! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário