sexta-feira, 7 de maio de 2021

ME & MY - AS IRMÃS DO BUBBLEGUM DANCE DINAMARQUÊS

No final de 1995 só deu elas!! A dupla do ME & MY alcançou o sucesso em muitos países com o seu 1º single "Dub I Dub", lembram???

ME & MY - AS SUPER IRMÃS DO EURODANCE ANOS 90

Pois é amigos nostálgicos, as irmãs da Dinamarca Pernille Georgi e Susanne Georgi estouraram no mundo todo quando tinham 21 e 19 anos (respectivamente), sendo também as autoras de "Dub I Dub"... ou seja, diferentemente de outros projetos da Dance Music, elas eram bonitas comercialmente e também talentosas de verdade!

Só para ter uma noção, as "sisters" foram eleitas pela importante revista Mix Magazine (em 1995), como o maior talento revelação daquele ano... Porém, é bom lembrar que Pernille e Susanne formam uma dupla musical há muito mais tempo que isso, e desde a infância lutavam para conquistar um espaço na área musical.

As irmãs Pernille e Susanne sempre foram artistas

Para a revista brasileira DJ Sound, no início de 1996, Pernille disse:

"Nós sempre gostamos de música e quando tínhamos 11 e 9 anos começamos a trabalhar no teatro, num musical. Fizemos isto por mais ou menos 4 anos. Depois de um tempo quisemos sair do teatro... Compramos um violão e um piano, e saímos pela Dinamarca tocando". (Pernille Georgi)

Como eram muito crianças, ainda ressaltou: "Nessa época, os nossos pais sempre nos acompanhavam, se não era no teatro, era circulando pelo país". (Pernille Georgi)


MAS QUEM SÃO ELAS?

Susanne Jonah-Lynn Georgi é a mais nova, nasceu no dia 27 de julho de 1976, na cidade de Give, Dinamarca. Ela é a garota de cabelo castanho, e na música tem como ídolos Michael Jackson e a dupla The Carpenters

Pernille Georgi (apelido: Pern) nasceu no dia 24 de julho de 1974, na cidade Kolding, Dinamarca. Ela é a loira, e também tem como ídolo o cantor Michael Jackson.

Antes de se tornarem conhecidas mundialmente como Me & My, elas tiveram um outro nome artístico: SuPer Sisters. Foi no dia 14 de janeiro de 1989, há 32 anos, que elas se apresentaram pela primeira vez como SuPer Sisters (numa festa de aniversário na cidade dinamarquesa Herning). Na tal data, tinham apenas 15 e 13 anos de idade, e esse nome do duo era uma junção das primeiras iniciais das duas garotas: Susanne & Pernille.


SuPer Sisters em 1989 na capa do 1º álbum (lado esquerdo) e se apresentando em seus primeiros eventos (lado direito)

Ainda em 1989, lançaram um álbum que levava esse nome, "SuPer Sisters", embora a revista DJ Sound tenha mencionado na época, que seu título seria "Fuld Fart Pa" (Velocidade Máxima, em português), mas este é apenas o nome de uma das músicas que estão nesse álbum...

No ano seguinte, 1990, lançaram seu segundo registro de inéditas, "Mariehønen" (1990), sendo que ambos são totalmente cantados em dinamarquês, idioma natal da dupla.


As irmãs do Me & My nos anos 80...
Elas eram as "SuPer Sisters" (1989)

Essa apresentação delas me fez lembrar de FUN FUN - "Happy Station" (1983):

Fun Fun - "Happy Station" (1983)
Clássico da Italo Disco que bombou na Europa na década de 80

- "Começamos como SuPer Sisters quando éramos mais jovens. Nós cantávamos e brincávamos em lares de idosos, mercados e lugares assim. Na verdade, já éramos um pouco famosas em nossa cidade" (Pernille Georgi)

Antes de começarem a produzir seus singles extremamente comerciais, elas ainda tentaram participar do concurso Eurovision Song (1991), porém infelizmente não conseguiram pois Susanne só tinha 15 anos de idade (a idade mínima era de 16 anos). E detalhe: A música que seria interpretada pela dupla, foi transferida e cantada por um outro artista, ficando em 2° colocado na final nacional dinamarquesa... Foi muito azar!

Outra coisa negativa ocorria também: a gravadora que tinham contrato, faliu nesse período.

Então, o jeito que a dupla arrumou foi trabalhar fora da música, pois elas precisavam de dinheiro... Pernille conseguiu um emprego numa emissora de rádio, enquanto que Susanne foi para Copenhague trabalhar numa empresa de computadores.

Mas a música ainda pulsava entre as irmãs... Em 1993, acabaram participando de uma competição de karaokê, e adivinhem, elas ganharam! Então, após a essa vitória apareceram no programa de TV dinamarquês chamado "Mantag Mandag", onde foram entrevistadas pelo apresentador e ainda cantaram "For Your Eyes Only":


Susanne & Pernille (Me & My) - 
"For Your Eyes Only" (1993)

Não demorou muito e o destino começou a agir na vida das irmãs... A dupla assinou um contrato com John Aagaard, um empresário que trabalhava com alguns produtos de eurodance, como o projeto Cut 'N' Move, e assim tudo começou a fluir novamente.

O primeiro single de sucesso foi "Dub-I-Dub", que também deu início à carreira musical das irmãs como Me & My, as levando ao triunfo na cena Dance Européia. 


COMO SURGIU "DUB I DUB"

"Dub I Dub" nasceu no natal de 1994, sendo inicialmente apenas um insight de Susanne. Ela pegou a ideia que veio em sua cabeça e gravou esse fragmento numa fita K7, e depois foi mostrar à John AAgaard e à sua irmã Pernille. Todos adoraram este pequeno trecho gravado da "futura música", e em uma semana já estavam em estúdio trabalhando em cima dessa "ideia".

Na sequência, o empresário entrou em contato com o produtor de dance music Dean Niels Nielsen (falecido em 16/05/2015), que se comprometeu em produzir o single (um de seus primeiros trabalhos na área musical). Também colaborou na produção Johnny Pedersen (Johnny Jam), que futuramente trabalharia nos arranjos / composições / produções de outros símbolos do eurodance, como Aqua, Ace Of Base, Daze e Cometz (você se recorda de "Scooby Dooby Boy"?).

Outra dupla que trabalhou neste primeiro disco do Me & My, são os dinamarqueses Jan Langhoff (falecido em 10/07/2017) e Peter Hartmann, que também possuem um histórico privilegiado como produtores / compositores / remixadores para Aqua, A-teens, Chipz, Ace Of Base, Dr.Alban, Nick Kershaw e Corona.

Logo mais, a equipe também conseguiu fechar com uma gravadora... a internacional EMI, e em 06 de julho de 1995 elas se tornaram oficialmente a dupla Me & My. Pronto, tudo estava indo muito bem e só faltava agora conquistar um público... 



Crédito das fotos: Esben Meyer Klingenberg Christensen

No primeiro show em que "Dub I Dub" foi apresentada, 25 mil pessoas vibraram!! Então, essa se tornou a música do verão na Dinamarca. O famoso single foi lançado no dia 18 de setembro de 1995 e rapidamente se destacou nos charts de muitos países europeus, atingindo o topo na Dinamarca, Suécia, Bélgica, além de ter sido um dos 20 maiores hits da Hungria, Itália, Finlândia, Suíça, Noruega e Áustria. Na América, explodiu também no Canadá, pegando o #2 das músicas mais tocadas daquele país. 

No Brasil, a música também teve uma ótima estreia e entrou no Top 30 da Jovem Pan (o mais importante chart de radio, na época) pegando o #6 no mês de outubro de 1995, continuando depois em #12 em novembro / 95.


Filmando "Dub I Dub"

Com a dupla no auge, logo foi filmado um videoclipe para a track, dirigido pelo artista dinamarquês Peter Ravn. O clipe - que é bem simples e de fundo branco -  cumpriu com o seu propósito em apresentar as irmãs pela 1ª vez ao público, as mostrando alegres, divertidas, e com o perfil de quem adora uma algazarra. 

Na época, a AIDS era um problema tratado com mais seriedade em todo o mundo, então diversos artistas tentavam conscientizar os jovens sobre a importância do uso da camisinha, e o mesmo acontece neste vídeo, nas cenas em que você pode ver entre 02'00" e 02'07". Devidamente a essa inserção no vídeo, também podemos configura-lo como um material educativo aos adolescentes daquela geração. 

Mas no geral, é um clipe simples, animado, e dá para sentir que as vocalistas estão se divertindo de verdade... Elas aparecem como leiteiras ordenhando uma vaca, como enfermeiras, e até se escorregando de verdade na lambança final que estão fazendo.


Me & My - "Dub I Dub" (1995)
Video Oficial

A música "Dub I Dub" ganhou um cover interessante também, de um projeto conhecido aqui no Brasil como "Minie Mine" e lançado na coletânea "TV Dance", da Paradoxx Music. Essa curiosa regravação foi uma criação da italiana S.A.I.F.A.M, e na minha opinião, até melhor que a original. Os vocais estão bem convincentes e a instrumental parece até mais empolgante... Percebe-se também alguns elementos mais harmoniosos que na versão do Me & My, sem desmerecer o hit da dupla dinamarquesa, é lógico.

Talvez eu prefira esta versão pois me acostumei muito a ela, de tanto que a ouvi na ausência da faixa original. A gravadora EMI representava o Me & My por aqui, em 1995, mas eles nunca foram especialistas em lançar coletâneas de dance music ao público, então demorou muito para que eu encontrasse a versão do Me & My.


Minie Mine - "Dub I Dub" (1995)
Cover bem feitinha que a Paradoxx "ajeitou" em 1995...

No final de 1995, quando essa faixa cover foi adicionada na coletânea "TV Dance", a original também era inserida pela Spotlight Records na coletânea "Ritmo da Noite Vol. 3" (que só fui ter acesso, uns 3 anos depois).

Depois de algum tempo pesquisando, constatei que a S.A.I.F.A.M. criou este cover sob o nome de The Twins - "Dub I Dub". Ou seja, a Paradoxx Music adquiriu os direitos dessa versão e simplesmente trocou o nome do projeto por "Minie Mine", numa estratégia óbvia para confundir os ouvintes.


O TALENTO E A POPULARIDADE DO ME & MY 

Como já citado, as integrantes do Me & My sempre foram artistas e cantavam de verdade as suas canções, diferente de certas dinamarquesas que também figuravam nos charts dos mesmos anos 90. Além disso, elas ainda escreveram todo o seu próprio material, onde cada música lançada era um sucesso instantâneo em muitos países... Aqui no Brasil, emplacaram com os dois primeiros singles: "Dub I Dub" e "Baby Boy".

Sobre "Baby Boy", foi muito bem na Dinamarca e Hungria, conquistando novamente o #1 nas paradas, além de atingir ótimas posições em diversos países europeus. 

No Brasil, foi também bastante executada nas FM's e pistas de dança, estreando em #18 no Top 30 da radio Jovem Pan - em janeiro de 1996. Já em fevereiro, "Baby Boy" só cresceu e chegou ao topo em #3, superando até o desempenho de "Dub I Dub"


Me & My - "Baby Boy", sendo um dos destaques na coluna de Lançamentos da Revista DJ Sound

Me & My - "Baby Boy" (1995)
Vídeo Oficial
Mega-hit no início de 1996!!

O vídeo oficial de "Baby Boy" é mais um trabalho visual simples como o anterior. Aqui, as cantoras estão fantasiadas de coelhinhas, gatinhas e até mesmo como santas segurando dois bebês. 

Esse 2º single traz mais uma vez um refrão altamente repetitivo, e ao escrever uma matéria sobre essa dupla de irmãs, a revista DJ Sound até brincou sobre os versos monossílabos e os qualificou como "contagiantes" e "fáceis de assimilar":

"PA PA PA PA PA PARA PARA YEAH! YEAH!

SHOOP SHOOP SHOOP DUB DUB

DUB I DUB I OH BOO BOO

Estas 'interjeições' nada dizem, mas encaixam perfeitamente nas músicas...Todos cantam, até aqueles que não aguentam mais... Há também aqueles que cantam DU PERU, mas tudo é válido" (DJ Sound, nº62, março, 1996)


Indicação de DJ Badinha na Revista DJ Sound - Coluna de Lançamentos (1996)


O 3º single "Lion Eddie" tocou em algumas rádios daqui, mas infelizmente não chamou tanto a atenção, mesmo sendo uma ótima e divertida canção... E na minha opinião, é uma das melhores da dupla!! O vídeo também é bem superior aos antecessores, pois vemos finalmente o Me & My sair daquele "fundo branco" e embarcando numa aventura mais ambiciosa, e brincam com um universo que é a cara delas: o circense!! Muita vibe positiva, momentos engraçados, e claro, com a animação, emoção e a magia do picadeiro, onde elas encenam com alguns palhaços e leões! Essa atração visual merece muitos aplausos!!

No Brasil, o Me & My começou a perder força com esse 3º single, mas nos demais países a dupla ainda se manteve muito forte, inclusive com singles que vieram posteriormente, como "Waiting" (1996).

Me & My - "Lion Eddie" (1995)
Video Oficial
Sucesso em 1996!!!

Elas lançaram também o seu álbum de estreia, "Me & My" (1995), que felizmente chegou por aqui através da gravadora EMI - Brasil (o único álbum delas em terras tupiniquins). 

Prestem atenção na capa desse 1º álbum das garotas, pois a imagem da capa se originou de uma das cenas do vídeo de "Baby Boy" ... Bom, vamos ser sinceros aqui? A verdade mesmo, é que as cantoras não fizeram nenhuma sessão de fotos para este álbum, e todas as imagens presentes no encarte são de cenas capturadas de seus clipes. Erraram feio nisso!!


As girls do Me & My no Brasil, "lendo" a DJ Sound com a Lina Santiago na capa

Já em setembro de 1996, uma surpresa positiva chegou aos fãs brasileiros... As irmãs vieram ao Brasil promover esse álbum e performaram no programa "Domingão do Faustão", cantando "Baby Boy".

Nessa fase do eurodance dos anos 90, o público brasileiro adorou conhecer esse estilo inteiramente novo, colorido e alegre chamado "Bubblegum dance". Aliás, as dinamarquesas foram umas das primeiras representantes desse subgênero, que simboliza as músicas fofinhas, super chicletes, com refrão fácil e vozes quase que infantis:


Me & My - "Baby Boy" 
(TV Show Faustão - 1996)

Como "nem jesus agradou à todos", é lógico que o Me & My também iria causar muita discórdia entre os críticos mais metidos da época... incluindo os fãs mais radicais do Eurodance, Techno, Trance e House Music, que não curtiram muito o subgênero Bubblegum Dance e viviam criticando (até hoje eles fazem isso, se você prestar atenção). 


Foto rara do Me & My no Brasil, mais precisamente no RJ

E mesmo com esse preconceito e incômodo por parte de alguns, a dupla causou um impacto bastante positivo nos anos 90, e apresentou excelentes resultados com essas características "bobinhas", "inocentes" e "infantis". A dupla alcançou excelentes vendagens no mundo todo... principalmente no Japão, onde venderam 1,5 milhão de álbuns e 750.000 singles (apenas em 1996)!! E elas ainda deram fôlego ao Aqua, Vengaboys, Cometz, Daze e tantos outros projetos que surgiriam depois, nessa mesma "pegada" bubblegum.

“Dub I Dub abriu portas, não só para nós, mas também para muitas outras bandas”, diz Pernille. “Tudo aconteceu tão rápido com o primeiro disco, que foi muito difícil perceber o que estava acontecendo. Por outro lado, nos deu um nome, um estilo e uma base para construirmos”.

"Sempre escrevemos sobre os nossos sentimentos, e é assim que essas nossas músicas saíram" (Pernille Georgi)


Me & My e alguns de seus reconhecimentos...

Além do mais, na primavera de 1997 elas foram premiadas com dois Discos de Ouro - pois tiveram o álbum internacional mais vendido do ano, e também foram as artistas estrangeiras mais vendidas no Japão. Teve até um single exclusivo distribuído aos japoneses, devido ao forte desempenho das canções do Me & My: "Touch Of Your Love"


OUTROS TRABALHOS QUE NÃO CHEGARAM NO BRASIL

Seu segundo álbum "Let The Love Go On" também foi bem recebido e viu o lançamento de 4 singles: "Loving You", "So Many Men", "Every Single Day" e "Let The Love Go On" (que alcançou o 13º lugar em Israel). Infelizmente, o Brasil não demonstrou interesse em conhecer esses novos trabalhos da dupla, e aqui seu sucesso só ficou mesmo no álbum "Me & My" (1995).

O terceiro álbum, "Flying High", de 2001, teve menos sucesso comercial. Este novo disco trouxe uma capa que é pura referência ao filme "Top Gun", clássico de 1986 com Tom Cruise. Entre as faixas, teve uma versão dance de "Sleeping My Day Away", da banda dinamarquesa de rock D-A-D, mas não foi muito bem recebida pelo público na época.

Depois de uma breve pausa, o Me & My colaborou com uma artista dinamarquesa chamada Nicole, em 2002, numa faixa latina / dance chamada "Te Quiero". Também passou despercebida em projeções mundiais.

Como já falamos aqui, elas foram muito bem nas paradas japonesas, então tinha que sair por lá uma compilação com algumas de suas músicas em versões remixes, e isso ocorreu em 1997: "Me & My ‎– Waiting (Álbum Remix vs. Karaokê)". 

Muitos artistas lançam músicas natalinas no decorrer de suas carreiras, e com o Me & My não foi diferente... Em 2007, elas produziram "Too Much Christmas" e lançaram-na em CD-Single.

Lançamento exclusivo no Japão: The Ultimate Collection

No mesmo ano de 2007, dez anos depois da primeira compilação, outra saía aos japoneses: "The Ultimate Collection" (uma espécie de Greatest Hits, com as melhores músicas dos 3 álbuns).

Lembram que, Susanne Georgi não pode participar do Eurovision 1991? Pois é, o mundo dá voltas, e em 2009 ela fez isso se apresentando como artista solo e cantando: "Get A Life / La Teva Decisió" (2009).

Já em 2016, retornaram com um novo som, e até então, último trabalho gravado em estúdio...Trata-se de "Two Are Stronger Than One" (apenas digitalmente).


COLEÇÃO PESSOAL

"Literalmente duas irmãs do barulho!"
"Contra-Indicado Pra Gente de Baixo-Astral"
Slogans de publicidade brasileira, início de 1996


ME & MY ATUALMENTE

Pernille e Susanne atualmente

Atualmente, o Me & My ainda continua em atividades e realiza diversos shows pela Europa: "Felizmente o público e os organizadores de eventos sempre se lembram de nós, e por isso estamos sempre nesses festivais de revivals dos anos 90, além de diversas outras atrações" (Pernille Georgi)

Eu perguntei para Susanne Georgi, se ela ainda se lembra do Brasil, então ela disse:

"Rikardo Rocha como podemos nos esquecer de vocês? Povo bonito. Tivemos uma recepção tão calorosa no Brasil"

Na época, eu só vi registros das duas no Rio de Janeiro, então perguntei se estiveram também em São Paulo, aí ela confirmou que sim:

"Sim, nós também fomos para São Paulo… .quase quebramos o nosso avião no caminho para lá😳😂"

Me & My ... Para sempre...

E quem sabe, algum dia elas não voltam com uma Tour para o Brasil, né?... Eu sei que o público brasileiro é muito diferente dos europeus, e até de nossos vizinhos chilenos, peruanos... - que valorizam muito mais a cena Dance - , mas não custa nada sonhar com isso...

7 comentários:

  1. I liked them a lot in the 90s and I also have their studio albums on CD, they appeared long before Aqua, another of my fave groups at that time & many others who joined the bubblegum sound trend, the only thing that didn't like very much is that sometimes in their live performances they looked a bit cheesy, they danced little & repeatedly the same choreography always but I liked their music & I still like it today, unfortunately 2 of their main producers (Dean 'N & Jan Langhoff) passed away & also both very young a few years ago but his music legacy will always be immortal, nice job Riki muito obrigado amigo seu blog é muito bom.✌️😉

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thank you Periwingx !! You are too kind. Did you translate by Google ?? I didn't know about the death of Dean Niels Nielsen ... thank you so much for informing me ... He passed away in 2015 ... I checked now ... I only knew about Jan Langhoff's passing ... #RIP

      Excluir
    2. YES!, I translated it on Google because I don't understand Portuguese much, i knew years ago that they both died thanks to www.eurokdj.com, there's a special section called "stars" you click on where it says "in loving memory of..." and you can see some artists who unfortunately passed away, thanks for ur nice words about me, you're a kind person and a good professional, take care.

      Excluir
  2. Yes!, I translated it on Google because I don't understand Portuguese much, i knew years ago that they both died thanks to www.eurokdj.com, there's a special section called "stars" you click on where it says "in loving memory of..." and you can see some artists who unfortunately passed away, thanks for ur nice words about me, you're a kind person and a good professional, take care.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, thank you very much for your words. I only knew about Jan Langhoff's death (via facebook, in 2017) ... thank you so much for informing me about the death of Dean Nielsen ... Hugs from Brazil!

      Excluir
  3. As meninas do Me & My tiveram o sucesso merecido. Já escutei os dois álbuns da dupla anos atrás e gostei muito. Tem umas baladinhas bem legais. Minha música preferida continua sendo dub-i-dub.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia JLC, elas mereceram todo o sucesso realmente, pois são talentosas de verdade e não enganavam os fãs, como muitas faziam... Também admiro muito DUB I DUB, até hoje, mas acho que minha favorita é LION EDDIE; Abraços

      Excluir