domingo, 9 de maio de 2021

HADDAWAY RETORNA COM NOVAS MÚSICAS!!!

HADDAWAY - "WHAT IS LOVE"  SEGUE COMO UM DOS MAIORES ACONTECIMENTOS DA DANCE MUSIC MUNDIAL

"NÃO ME MACHUQUE MAIS... NÃO MAIS..."

O nome real desse grandioso artista é Alexander Nestor Haddaway, e nasceu em 9 de janeiro de 1965 na ilha de Trindade e Tobago (próximo da Venezuela). Filho de um oceanógrafo holandês e de uma enfermeira de Trindade, Haddaway começou a se dedicar à arte musical quando morava nos EUA, época que ainda era adolescente e estudava no colégio "Meade Senior High School", e onde sempre participou das bandas sinfônicas, jazz, apresentações de palco... 


Haddaway matou a pau com "What Is Love", "Life", "Rock My Heart", "I Miss You"...

Haddaway estudou nesse colégio até 1983 (quando já tinha 18 anos de idade) e posteriormente também fez algumas colaborações com uma banda cover chamada "Chance", enquanto estudava Ciências Políticas na Universidade George Washington, em Washington (EUA). 

Em 1987, então com 22 anos, Haddaway foi morar na Alemanha, na cidade de Colônia, onde as engrenagens da Dance Music começaram a se encaixar em sua vida. Ele trabalhava muito na Alemanha, atuando como jogador de futebol americano, coreógrafo, vendedor de tapetes... e também fazia música para ganhar um dinheiro extra.

A chance do cantor veio em 1992, quando ele assinou um contrato com o selo alemão Coconut Records, então foi a partir daí que a Eurodance dos anos 90 nunca mais foi a mesma...


Haddaway - "What Is Love" (1992)
Vídeo Oficial
Quase 30 anos se passaram, e essa música continua insuperável!! 
Energia, melodia, instrumental, harmonia... QUE CLASSE!!

O primeiro single "What Is Love" (1992) foi arrebatador nos clubs e FM's de todo o planeta, influenciando ainda diversos outros artistas dos anos 90 e colaborando muito na ascensão do eurodance daquela década. Inicialmente estourou apenas na Europa (começando em 1992 e depois se espalhando por 1993), tornando-se o #1 em pelo menos 13 países e alcançando o #2 na Alemanha, Suécia e Reino Unido. 

Fora da Europa, o single também foi muito aclamado, alcançando o #11 nos Estados Unidos, o #12 na Austrália, e o #17 no Canadá. 

Haddaway teve suas músicas veiculadas nos clubs, rádios e até nas telenovelas!

No Brasil, "What Is Love" foi uma das canções mais tocadas pelos DJ's nas noites de 1993, além de ter sido inclusa na trilha sonora da novela "Sonho Meu", como tema do personagem "Lucas", interpretado pelo ator Leonardo Vieira. 

Este também foi um período muito favorável para a Dance Music, e tínhamos sempre no ranking das mais tocadas, músicas de artistas icônicos como Masterboy, Ace Of Base, Captain Hollywood, Robin S., Dr. Alban, Culture Beat, 2 Unlimited... Enfim! Foram tempos gloriosos!!!

Eu aceito trocar esses charts de 1993 por um dos nossos mais atuais, e vc? 

Haddaway - "Life" (1993)
Vídeo Oficial
A música estreou nos charts brasileiros em setembro de 1993, e seguiu o mesmo caminho do sucesso "What Is Love"

O disco de estréia de Haddaway, "The Album", foi lançado em 1993 e trouxe novos frutos para os fãs do cantor. O segundo single "Life" (uma de minhas favoritas) atingiu o #2 na Alemanha, #6 no Reino Unido e #41 nos EUA. Esse novo som estreou nos clubs brasileiros em setembro de 1993 e também teve o seu merecido destaque. 

Devemos ressaltar ainda a romântica "I Miss You" (tema da novela "A Viagem", 1994) e a destruidora "Rock My Heart", dois grandes singles que também foram TOP 10 na Europa e América.

A canção "What Is Love" ainda rendeu à Haddaway dois prêmios no German Echo Award de 1994, nas categorias "Melhor Single Nacional" e "Melhor Single Nacional de Dance", além de obter um reconhecimento que perdura até os dias atuais... 

Há 27 anos, em maio de 1994, Haddaway ainda esteve no Brasil e se apresentou no programa "Domingão do Faustão" (no fatídico domingo que faleceu Airton Senna). Nesse dia ele apresentou seus trabalhos "What Is Love" e "Rock My Heart", e ainda falou sobre a morte de Airton Senna. 

Quem viveu isso, jamais se esquecerá!


Na Toco Dance Club, uma das mais populares casas noturnas de SP, só deu "What Is Love" em setembro de 1993


Haddaway - "Rock My Heart"(1993)
Vídeo Oficial
Não deixe de ouvir também a versão extended, que consegue ser ainda mais contagiante, dando mais enfase ao backing vocal feminino...
 Fantástico!!

Os Dj's colocando Haddaway no topo em Curitiba-PR

Em 1995, o Eurodance continuava dominando o mundo e Haddaway lançou o seu tão aguardado segundo álbum: "The Drive".

Este disco gerou o hit "Fly Away", bem como a espetacular "Catch a Fire" e "Lover Be Thy Name", todas responsáveis por estabelecê-lo como um dos maiores artistas do Eurodance. 

E depois de tantas faixas aclamadas, vejam só que loucura... Eu vi a MTV exibindo o clipe de "What Is Love" num especial de "One-Hit Wonder", e isso me incomodou demais... Esse povo tem o que na cabeça? É muita ignorância achar que Haddaway é um artista de um hit só!

Fiquei inconformado com aquilo que estava vendo. Na sequência, a MTV ainda transmitiu "Barbie Girl" do Aqua, então logo troquei de emissora...(para não quebrar a TV com uma voadora). É muita falta de informação desses programadores...


Haddaway - "I Miss You"(1993)
O artista não atingiu as paradas apenas com Dance Music, mas ainda nos brindou com essa lindíssima balada, que foi muito bem tocada em todas as rádios... O cara tinha a "manha" de fazer muitos hits!! "One-Hit Wonder" é o caramba!

Em 1998, Haddaway lançou o seu 3º álbum e alguns singles também chegaram ao Brasil, mas infelizmente já não recebia tanto destaque como nos anos anteriores, principalmente da Jovem Pan 2, que não abriu nenhum espaço para essas novidades do cantor...  Mas, rádios menores do país tocaram muito na época... o que foi muito bom!! Dentre esses singles podemos citar "What About Me" e "Who Do You Love", que tenho até hoje em minhas K7s gravadas via Educadora FM.

E "What Is Love" cresceu em popularidade novamente, desta vez como trilha sonora do filme "Os Estragos de Sábado A Noite" (1998), que é uma paródia de "Os Embalos de Sábado A Noite" (1978). A música também foi apresentada num comercial da Pepsi de 2008; e em 2010, foi sample vocal para a faixa "No Love" do rapper Eminem. Ufa!!

Ah, e em 2014, a cantora de pop-dance Kiesza também recriou essa música. Ou seja: É um clássico imortal que está sempre voltando e sendo revisitado pelas novas gerações!!

Não adianta fugir muito de "What Is Love", é atemporal e irá te perseguir onde quer que você vá!


Toda a diversidade musical dos anos 90: Tim Maia, Pearl Jam, Jon Secada, Biquini Cavadão...e Haddaway no topo da rádio Transamérica, em setembro de 1993!!


Mas... O que é o amor, afinal? 

O cantor disse que essa é uma questão muito individual, que cada um tem a sua forma de definir o que é o amor, mas afirmou que para ele significa confiança, amizade, cumplicidade e companheirismo.

Haddaway nunca parou de lançar suas diversas músicas, mesmo não conseguindo o mesmo sucesso de antes (1992-1998). Inclusive, acabou de lançar dois singles nas últimas semanas: "And Now" e "Part Of You" (que é uma colaboração dele com o projeto FHE). 

No youtube, a recepção está sendo positiva:


"As músicas do FHE são umas das melhores coisas que conheci este ano"

"Ft Haddaway? Put* merd*, que maravilha deve ser trabalhar com essa lenda. <3"

"Boas vibrações" 


FHE feat. Haddaway - "Part Of You" (2021)

Sobre o seu novo single solo, "And Now", em sua página pessoal o artista avisa :

"Olá pessoal, este é meu novo single

'AND NOW'

Neste tempo de quarentena, tentei fazer o meu melhor para esse novo trabalho.

Meu parceiro Paul Keenan e eu escrevemos 13 ótimas faixas"


Haddaway - "And Now" (2021)

Ao todo, Haddaway já lançou 06 álbuns oficiais e inúmeros singles... Contudo, muitas dessas canções fizeram sucesso, enquanto que outras simplesmente passaram despercebidas...
"And Now" (2021) eu conheci no último podcast do Fábio Allan, que você pode ouvir ou baixar acessando aqui (tem outros lançamentos da música eletrônica também).

Para quem gosta de acompanhar e prestigiar as novidades dos artistas (eles estão vivos!!), fica aqui a dica.


ENJOY!!

10 comentários:

  1. Haddaway é um dos grandes nomes da Dance Music dos anos 90, um ícone da Eurodance. "What Is Love" é um verdadeiro clássico.
    A minha favorita dele é "Rock My Heart", e na versão extended, que dá bastante ênfase ao backing vocal feminino, como foi citado na matéria.
    Sobre o programa de "One-Hit Wonders" que passou na MTV, eu tenho quase certeza que foi o programa "Top Top", que a cada episódio eles escolhiam um tema. Eu assisti esse, de "One-Hit Wonders", e lembro de ter visto, além do Haddaway e do Aqua, o Deee-Lite com "Groove Is In The Heart" (Deee-Lite é até aceitável nessa lista, mas Haddaway e Aqua jamais!).
    Parabéns por mais esse trabalho aqui no blog, sobre um nome que é sinônimo de Eurodance, que aliás teve uma "lentinha" incluída na minha novela favorita de todos os tempos: "A Viagem" (1994).
    Inclusive, está sendo reprisada no Canal Viva e, coincidentemente, todos os capítulos dessa semana que passou (primeiros dias do mês de maio) estão encerrando com "I Miss You" nos créditos finais.
    E eu não podia deixar de agradecer por vc ter citado o meu podcast na matéria. Fiquei muito feliz quando li. Muito obrigado mesmo!!!
    Um grande abraço e sucesso pra vc e para o blog Rikardo.Music!!! :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Fábio!! Essa novela "A VIAGEM" foi um grande sucesso em 1994, eu lembro que a música sempre tocava na novela, foi um grande hit. Aliás, essa novela sempre quando exibida, chama a atenção do público... um clássico da TV, assim como Haddaway e suas músicas é para a Dance mUSIC.
      Abraços!

      Excluir
  2. Duas menções honrosas a "All Tht She Wants" e "Show me Love". Esta última ainda tem muitos remixes até hoje sai em discos com o o Sumemr Eletrohits. Ambas marcaram época

    Excelente trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Nathan... sim, só hits consagrados da época, como Robin S e Ace Of Base. Abraços!

      Excluir
  3. Nossa! Eu vi essa música fazer sucesso aqui no Brasil em 93. Tô ficando velho! Acompanhei os sucesso do Haddaway dos anos 90. What is love, assim como the rhythm of the night, já se tornou um Evergreen, aquele sucesso bem atemporal. Já escutei os primeiros álbums dele e até as músicas que não fizeram sucesso são boas. Gosto muito de Mama's House do primeiro álbum. Uma vez vi no youtube um cara dizendo que Haddaway era o vocalista do Delegation em Wanna be the winner. A voz pode até lembrar um pouco, mas no Delegation, o vocalista é o Rick Bailey.
    Gostei muito dessa matéria, Rikardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, JLC! Sim, lembra mesmo a voz do Rick Bailey (Delegation), inclusive eu já vi gente afirmar com toda a certeza que é o mesmo vocalista kkkkkkk apenas similaridades

      Excluir
  4. Cadê a cantora, de 1994 contou junto com ele no Faustão Brasíl

    ResponderExcluir
  5. Parabéns foi melhor época. Haddaway e amado aqui no Brasil.espero assistir um show dele aqui sou fã. Adoro ele
    Aqjelhe olhar dele era cativante .voz incrível musicas lindas .
    Vem p Brasil Haddaway.
    Estamos c saudades...

    ResponderExcluir
  6. Qual nome da back vocal atual de Haddaway?

    ResponderExcluir