quinta-feira, 14 de junho de 2018

CANTOR NEWTON, DE "SKY HIGH", FOI BOMBEIRO E DEPOIS EMBARCOU NA DANCE MUSIC

Como eu havia informado anteriormente (numa publicação sobre Nicki French e seu álbum "French Revolution"), eu estava esperando chegar dos Correios um disco do cantor Newton, que eu havia comprado há quase 1 ano atrás.
Bem, finalmente recebi o CD importado do Japão, e isso me inspirou também em escrever um pouco mais sobre a carreira deste simpático cantor de eurodance:

NEWTON
O Ex-bombeiro que incendiava 
as pistas de dança



Quem é fã de eurodance deve se lembrar do britânico Newton, nome artístico do ex-bombeiro que se tornou cantor de eurodance e que fez bastante sucesso na década de 90.
Seu outro nome artístico é Billy Myers (que mania que os cantores de eurodance tem, hahaha) e seu nome real é William Rowland Myers, nascido em 3 de junho de 1967. 

Newton, que completou recentemente 51 anos de idade, é mais conhecido por ser um artista de regravações. A Austrália, Japão e Reino Unido foram os países que o artista fez mais sucesso, apesar de suas músicas serem conhecidas em vários lugares pelo mundo.

O loiro marcou vários híts em club's e FM's entre 1994 até 1999, e seu primeiro sucesso foi a super executada "Sky High", um cover de 1975 do grupo Jigsaw.
Esse single em questão foi produzido em 1994 por ninguém mais que Mike Stock e Matt Aitken, os mesmos produtores de Tatjana, Nicki French, Kylie Minogue, e etc... Ou seja, os magos das boas produções dos anos 90!
 
Assim como a loira Nicki French, Newton fez muito mais sucesso com suas regravações, embora também tenha em seu repertório algumas músicas originais, das quais ele escreveu ou co-escreveu.


Newton: O romantismo dançante da Eurodance.

O INÍCIO
Newton começou a sua carreira de cantor em sua cidade natal, Manchester, cantando tanto como artista solo quanto como vocalista de várias bandas. Como foi bem elogiado, ele então largou o seu emprego atual de bombeiro para focar em sua carreira de cantor.

Ele foi visto cantando num club e em duas semanas ele já estava assinando um contrato com a gravadora Love This (o selo de Mike Stock e Matt Aitken), apresentando o seu primeiro single "Sky High"

Essa música ficou no Top 10 da Austrália e se tornou um clássico da dance music em muitos países, incluindo o Brasil. O single contem as versões "Radio Edit", "Hiza Kite Mix", "Kaiser Height Mix" e um B-side chamado "Up, Down Round & Round". Newton também lançou dois videoclipes diferentes para a música.

Aqui no Brasil, a música tocou muito nas rádios e danceterias, chegando inclusive ao topo entre as mais tocadas da rádio Jovem Pan SAT e em todas as boates cariocas e paulistanas. Ah, e também saiu em diversas coletâneas da Paradoxx Music, como exemplo "As 7 Melhores da Pan Volume 2".

Apesar de Newton ganhar um certo reconhecimento das rádios e djs, a falta de interesse da gravadora em investir em sua carreira persuadiu-o em procurar a Dome Records, uma empresa independente do Reino Unido. Foi lá que Peter Hammond (um lendário mestre de mixagem) produziu seu 2º single, em 1996: "Sometimes When We Touch".
Este era mais um cover, agora de Dan Hill e que fez sucesso aqui no Brasil, saindo também em algumas coletâneas da Paradoxx Music (como exemplo, Hot Nine Seven Vol. 5). O single foi bem nas paradas, alcançando a posição 32 no Reino Unido e ainda vendendo 35.000 unidades na Austrália. 

Através deste seu novo trabalho, Newton teve sucesso em quase todos os países onde a eurodance estava no auge, principalmente no Japão, África do Sul e na Tailândia.

DISCOGRAFIA

Após a repercussão positiva destes seus 2 primeiros singles, seu álbum de estréia foi finalmente lançado no início de 1997. 
Na Austrália esse disco recebeu o nome de "Sweetest Secret" (foto acima). Também foram lançados 5 vídeo-clipes, todos filmados em Sydney.

O álbum foi lançado também no Reino Unido, mas com outro título: "Sometimes When We Touch". No Japão, este mesmo álbum também foi lançado, mas com o título de "We're All Alone" (foto abaixo). Vale observar que todos estes títulos remetem às faixas deste seu álbum.

Nesse seu disco você ouvirá ainda um remake do clássico "Free To Love Again", de Stock-Aitken-Waterman e cantado por Suzette Charles, em 1993. Regravações é o que não falta aqui!! Outro cover que integra o álbum é "Oxygen", de Nik Kershaw

Ainda vale destacar "How Long", que foi escrita por John McLaughlin e Dave James, que inclusive já escreveram sucessos para alguns artistas britânicos, como 911 e Michelle Gayle.


A lei de Newton é que você tem que dançar

Sobre o single de "Don't Worry", foi lançado em 1997, em duas edições físicas:
A 1ª edição tinha as versões "Radio Edit", "Paradise Mix", "Handbaggers Mix", incluindo ainda uma versão estendida de "Sometimes When We Touch", como B-side. 
Outra versão deste single inclui a versão "Northern Noise Boys Extended Mix", "Tyme NRGMix", "Dreamin 'Dub" e um B side tendo "All Out of Love". Foi muito popular nos club’s da Coréia, mas aqui no Brasil esta música mal foi tocada.

No mesmo ano de 1997, Newton lançou ainda o single do belo cover de Boz Scaggs: "We're All Alone". Aqui no Brasil, a faixa fez um relativo sucesso e esteve em diversas coletâneas da Paradoxx Music, além de ter sido executada em algumas rádios e discotecas da época.
Em 1998, essa mesma música ainda foi faixa do CD "TV Dance Volume 3", e também teve o seu clipe inserido na fita de vídeo que acompanhava o CD da Paradoxx Music.

"All Out of Love" foi lançado em 1998, não obtendo muito sucesso e com pouquíssima divulgação. Essa track saiu em algumas coletâneas, como a "Hot Nine Seven Volume 7", e trata-se de uma versão cantada originalmente pela banda Air Supply. Sobre o single desta música, havia apenas duas versões nele: "Radio Version" e "Mark Duffy Club Mix".  

Verso do 1º álbum de Newton, lançado no Japão em 1997

Por último, Newton lançou o single de "He Don't Love You (Like I Love You)", contendo nada menos que 5 versões diferentes e um lado B com outra faixa de seu álbum, a música "Free To Love Again". Apesar de conter diversas versões, a música não emplacou, principalmente aqui no Brasil.

O último registro de Newton que encontramos na internet é relacionado ao ano de 2012. Newton e sua banda (formada pelo guitarrista Matt Hadfield, o baixista Dave Lloyd e o baterista Pete Akid) assinaram um contrato com a gravadora U4iA em 2008, e trabalharam durante 4 anos gravando novas músicas para seu novo álbum chamado "Time to Believe". 

Este último trabalho foi finalmente lançado em 2012, e Newton também o promoveu realizando uma turnê pelo Reino Unido, mas infelizmente, sem muito êxito como o seu primeiro disco.
Como podemos ver na foto abaixo, a capa do tal disco não apresenta nenhuma imagem do cantor como nas capas anteriores:

"Time To Believe" - 2º Álbum do Newton, lançado em 2012


NEWTON E SEUS COVERS
Como salientamos muitas vezes, após ao grande sucesso de "Sky High" em 1994/1995, Newton regravou várias outras faixas que também se tornaram destaques...
Confira abaixo, a relação dessas regravações mais conhecidas do intérprete:

"Sky High" cover de JigSaw;
"Sometimes When We Touch" cover de Dan Hill;
"All Out of Love"  cover da Air Supply;
"Do You Really Want Hurt Me"  cover de Culture Club;
"How Am I Supposed to Live Without You" cover de Michael Bolton;
"We're All Alone" cover de Boz Scaggs;
"He Don't Love You (Like I Love You)" cover de Tony Orlando & Dawn;
"How Long" cover de Ace;
"Oxygen" cover de Nik Kershaw;
 "Free To Love Again" cover de Suzette Charles.


CURIOSIDADES

-Ao todo, Newton lançou até hoje, 2 álbuns;

-Existiu também um projeto chamado "Newton" durante os anos de 1994/1995, mas que não tinha nenhuma relação com o nosso conhecido ex-bombeiro. Este projeto também produzia dance music e se tornou conhecido por aqui com a música "Streamline", uma faixa da famosa coletânea "Maquina Total Vol. 2" (A Sony Music distribuiu-a aqui no Brasil e tinha outros sucessos, como Taleesa - "Let Me Be").

Nesta mesma época, o britânico estava estourado com "Sky High", então quando adquiri essa coletânea achava que "Streamline" fosse do mesmo Newton, pois não tínhamos acesso às informações técnicas, sendo então constantes essas confusões... Ainda confundimos muito também com outros artistas nessa época, haviam outras Alexias, Angelinas, Serenas...;

-Infelizmente, o 1º álbum do Newton não saiu no Brasil, embora as suas músicas tenham feito sucesso por aqui e tendo diversas inclusões em coletâneas da Paradoxx Music. O 2º álbum de 2012, tão pouco;

-Alguns fãs de eurodance achavam que a voz presente em "Sky High" fosse de uma vocalista feminina. Como naquela época não tínhamos internet, muitos levaram um bom tempo para descobrir que se tratava, na verdade, da voz de um homem;

-Em outubro do ano passado (mais precisamente em 20/10/2017), Newton fez uma aparição numa casa noturna inglesa chamada Cheerz Bar, ou seja, ele ao menos está se apresentando e fazendo algumas lives esporadicamente;

Publicidade de 2017, referente a noite que tinha NEWTON como atração


Filmagem completa desta sua recente apresentação de 2017, cantando vários de seus singles

A POLÊMICA QUE POUCOS CONHECEM
Mas como de costume, nem tudo são flores para os amantes da dance music. Decepcionantemente, a voz que ouvimos na versão dance de "Sky High" não é a voz real do nosso cantor britânico. Infelizmente os vocais presentes neste remake são os mesmos da sua versão original, ou seja, é a voz do vocalista Des Dyer (foto abaixo), o líder da banda Jigsaw

Apesar de Newton cantar bem ao vivo e de ter o talento necessário para gravar com a sua voz, resolveram manter os vocais originais do hit setentista, e acredito que essa decisão partiu de sua gravadora na época (Love This Records). Os produtores Stock e Aitken eram muito bons e talentosos, porém, cheios de segredos e não deixavam muito os artistas terem autonomia em seus trabalhos. Tudo isso, creio que colaborou na insatisfação e desligamento do cantor....

Newton então foi contratado pela Dome Records, e em seguida gravando "Sometimes When We Touch", onde desta vez sim, gravou com a sua voz real (assim como todos os seus demais singles lançados posteriormente).


Des Dyer: A voz real de "Sky High"
CRÉDITOS DA INFORMAÇÃO: ANDREW ALVES

EDIT 05/06/2021: Na verdade, essa informação foi encontrada num site russo em meados dos anos 2000, eu não descobri através do Sr. Alves, mas ele veio até a mim e pediu para que eu lhe desse os créditos, argumentando que tinha uma comunidade no orkut e que havia divulgado essa informação por lá.
 Bom, penso eu que, a pessoa da Rússia foi até ao seu orkut e "roubou" o nome real do artista, lançando depois no site russo. Como faz muito tempo, e o site não existe há vários anos, então estou dando os créditos ao solicitante. Eu prezo pelo trabalho alheio e não gosto de obter créditos que não são meus (diferente de alguns aí, né?). Recebo cada print de grupos fechados que fico estarrecido com a tamanha falsidade e hipocrisia de certas pessoas... Enfim...



VÍDEO AO VIVO
Vale ressaltar que tem vídeo do Newton cantando "Sky High" ao vivo no Japão, numa apresentação bem animada, levando diversos japoneses a loucura. Neste vídeo (que está disponível no YouTube), conseguimos ver que ele canta realmente bem ao vivo e que também tenta aproximar a sua voz com a do vocalista original. 

Acho que ele não curtiu muito representar um single sem a sua voz real, então se desligou do selo fonográfico (este que também já havia produzido algumas farsas na época). 
Pelo menos Newton seguiu depois oferecendo a sua voz real nos demais singles, atitude bem diferente de tantos outros projetos fakes, como Milli Vanilli, Whigfield, Corona, J.K...  que ficaram anos e anos se dedicando puramente em enganar o público.

ÁLBUM "WE'RE ALL ALONE"
NEWTON
Finalmente em mãos, o álbum do Newton lançado no Japão. 


Assim como diversos artistas de dance music dos anos 90, Newton não tem apresentado mais músicas novas, tendo o seu último registro gravado há mais de 06 anos. Mas aparentemente, e felizmente, ele ainda se encontra em atividades.
Esperamos que Newton possa retornar em breve com seus novos e agradáveis trabalhos!!


23 comentários:

  1. Adoro tuas descobertas amigo! Parabéns à sua pesquisa porém me sinto enganado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado DJ JÚNIOR MATIAS! Infelizmente esta sensação de se sentir enganado é real. É muita mentira neste mundo do eurodance, rs.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. oi, tenho digitado alguns nomes no campo busca do site e nada aparece, não sei pq...parabens pelos site excelente. Adoraria ver bios das cantoras/grupos: charvoni, claudja, playahitty, lisa cash, robin S, GEM, Realmccoy etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, André! Em breve estarei comentando também sobre alguns destes artistas...abraços

      Excluir
  3. Obrigado por esta matéria sobre este artista maravilhoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim não era ele que cantava akuela vós linda não era dele

      Excluir
  4. Pesquisei Billy Myers e achei uma vocalista mulher!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah sim, rsrs Billy Myers deve ser um nome bem popular...essa que vc encontrou deve ser a cantora do hit "Kiss The Ran", que fez um grande sucesso por aqui em 1998.

      Excluir
  5. Respostas
    1. Obrigado Cláudio! Em 2020 terei muito mais conteúdos para publicar... Abraços!

      Excluir
  6. Confesso que fiquei meio decepcionado em saber que na música sky high, a voz não é mesmo de Newton, mas sim do cantor original, ainda mais que esse foi o mairo sucesso de Newton aqui no Brasil. Porém, nas demais músicas é ele mesmo (Newton) quem canta. Então o cara não é 100% fake (ainda bem). Tem um projeto "brasileiro" chamado Sumara K, onde na música Save up your tears (maior sucesso dela), tenho quase certeza que é a voz da Cher (verdadeira cantora do hit) e que nesse projeto chamado Surama K, atribuiram o hit a uma brasileira "chamada" Surama. É um caso bem semelhante ao do Newton, onde a música de maior sucesso dele não é cantada por ele, mas sim pelo cantor original. Então fica essa dica de matéria para 2020, Surama K.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Jorge. Mais uma farsa que nos enganou. Eu também fiquei chateado quando descobri... por mais que ele tenha gravado outras músicas com a voz dele, eu não consegui superar essa maracutaia em "Sky High".

      Sobre a Surama K quem canta "Save Up Your Tears" é uma cantora de estúdio, italiana, que já gravou outras faixas de Dance Music também. Em breve irei fazer um artigo sobre o Surama K também e falarei sobre estas músicas deste projeto. A brasileira que aparecia na capa dos discos era somente uma modelo brasileira, de voz fraca e péssima (na minha opinião). Surama K tinha outra música de sucesso também, "Remember", mas aí é uma outra vocalista (a talentosa e simpática Melody Castellari). O cover de "My Heart Will Go On" já conta com uma terceira vocalista, é mole?? rsrs E está tudo no mesmo álbum. Bizarro!!

      Eu só estou tentando descobrir quem são as outras cantoras que trabalharam neste disco para poder concluir a investigação e digitar o artigo.

      Até mais!

      Excluir
    2. Rikardo, ótimo conteúdo! Faz sim da Surama K! Interessante demais saber os mistérios desse projeto! Abraços

      Excluir
  7. Meu amigo, você para mim, é o "Sherlock Holmes da Eurodance" por descobrir esta raridades (QUE RARIDADES!!) dos queridos projetos / bandas da nossa eterna, querida e amada Eurodance (apesar das inúmeras farsas). Ah, amigão, falando em matérias de Eurodance e suas polêmicas, tem uma banda / projeto e sua música sensacional que gosto muito e você também e fez um enorme sucesso nas nas rádios do mundo e eu gostaria que você fizesse (ou já fez) uma matéria sobre ela e este hit mundial deles: Colour ‎– Heat Of The Night. Bom, estarei esperado pela sua resposta, amigão!! Enfim, meus parabéns por mais um ES-PE-TA-CU-LAR trabalho e boa semana, Rikardo!! 😎🙋🙋🙋🙏🙏🙏🙏🙏👍👍👍👆👆👆☝☝☝👏👏👏👏👉👉👉👈👈👈✌[^J^]*

    ResponderExcluir
  8. Que bom que o Newton,canta até hoje,eu curto a Eurodance, desde criança, por causa dos meus primos na época, que curtia demais na balada. Eu tenho CDs, mp3, da saudosa Eurodance, na época, eu chamava o Newton,de Gugu, da Eurodance rsrs. Que nostalgia cara, parabéns pelo o seu trabalho abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Marcos Henrique, esse trabalho é feito com muita paixão pelo gênero! Abraços!!

      Excluir
  9. Gosto muito de maybe pena que não foi single

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo trabalho, adoro danc music anos 90.

    ResponderExcluir
  11. Opa Rikardo

    algumas curiosidades
    Des Dyer após o falecimento de Clive Scott continua na ativa com dupla de nome Fingers n Fumbs ( sem expressão alguma inclusive )

    Des Dyer aparece num dos clipes oficiais

    Newton nao se acha no lugar nenhum, nem por NEWTON, Billy Myers ou William Newton Myers, NADA! Nem twitter, face nem nada, parece que esse loko não usa rede social kkkkk

    ResponderExcluir