sábado, 15 de abril de 2023

VEM AÍ O FILME BIOGRÁFICO DE SCATMAN JOHN

SCATMAN JOHN, FALECIDO CANTOR DE EURODANCE, IRÁ GANHAR O SEU LONGAMETRAGEM

Em breve nos melhores cinemas, ou seria nos melhores serviços de streaming?


Escrito pelos roteiristas Stephen Basilone e Annie Mebane, vem aí o filme biográfico que vai narrar a história de vida de John Paul Larkin, o famoso cantor de Eurodance mais conhecido como Scatman John.

Scatman John fez muito sucesso nas pistas de dança e FM's na década de 90 com suas canções alegres e inspiradoras, mas o que poucas pessoas sabem, é que ele teve uma infância bem difícil e traumática por conta de sua gagueira. Se comunicando através da música, ele se tornou uma sensação internacional da noite para o dia aos seus 53 anos de idade.

E depois de quase três décadas que o seu 1º single "Scatman (Ski-Ba-Bop-Ba-Dop-Bop)" chegou ao topo das paradas musicais ao redor mundo, agora, o homem por trás da música irá receber o seu (mais que merecido) filme biográfico... 

E que ótima notícia, não?


 Stephen Basilone e Annie Mebane são os roteiristas do filme que contará a história de vida do cantor de Eurodance: Scatman John

A equipe Trick Candle Productions adquiriu os direitos da história do cantor gago e está desenvolvendo o longametragem do lendário Scatman John. O filme em questão terá o propósito de narrar a “vida selvagem e influência positiva” do músico.

Com o roteiro escrito por Stephen Basilone (que também é ator e atuou em "Geração Prozac") e Annie Mebane (produtora da 2ª temporada da série "Os Goldbergs"), o filme detalhará as lutas de Larkin por ser um gago, incluindo o seu enfrentamento ao bullying e a sua batalha pelo vício em drogas e álcool. 

O filme contará também o lado positivo de sua vida, como a sua reabilitação e o sucesso que se tornou como "Scatman John", vendendo milhões de CDs, conquistando 14 discos de ouro e 18 discos de platina. Outro ponto interessante, é que teremos videos caseiros raros do artista adicionados no longa. 


Este é Lee Newman, enteado de Scatman John e que cuida atualmente de seus direitos autorais


Tom Malloy, fundador da Trick Candle Productions, e Steve Valentine (dos filmes "O Homem da Meia-Noite" e "A Travessia") negociaram um acordo com Lee Newman, o enteado do cantor e que cuida de seus direitos autorais.

“Hoje, mais do que nunca, a mensagem de John ressoa e precisa ser ouvida”, disse Valentine. “Ele era uma verdadeira lenda que derrubou barreiras que impediram muitos de tentar realizar seus sonhos. Estamos entusiasmados por trabalhar neste projeto com Lee e honrados por trazer a história de Scatman John para a tela grande”.

Manfred Zahringer, que foi empresário de Scatman John na era de ouro do Eurodance, também atuará como um dos produtores do filme, que ainda não tem uma data de estreia definida.



QUEM FOI SCATMAN JOHN?

Ele transformou o seu maior problema em sua maior virtude. Scatman John ainda é um grande exemplo de superação a ser seguido.

A Eurodance dos anos 90 teve inúmeros artistas que se dedicaram ao gênero, e entre tantos talentos e nomes inesquecíveis está o nome de Scatman John, um cantor americano que era gago e que sofreu muito com essa deficiência em sua infância.

Seu nome real era John Paul Larkin, nasceu em 13 de março de 1942 e infelizmente faleceu de câncer em 13 de março de 1999, aos 57 anos de idade.

As suas canções mais conhecidas aqui no Brasil foram "Scatman (Ski-Ba-Bop-Ba-Dop-Bop)" e "Scatman's World" (ambas do primeiro álbum "Scatman World"). Como artista de Dance Music, o "bigodudo" Scatman John foi figurinha carimbada em todos os clubs e FM's no ano de 1995, porém, em 1997 também foi tocado em algumas rádios quando lançou o single "Everybody Jam!" (do segundo álbum "Everybody Jam!").


Scatman John se tornou uma inspiração e um ídolo da Eurodance


Como citado acima, Scatman John sofria de uma grave gagueira desde quando começou a falar as suas primeiras palavras, então esse problema passou a afetá-lo emocionalmente já que ele passara a sofrer bullying. Ele até chegou a dizer algumas vezes que "tinha medo de falar".

Aos 12 anos de idade, o garoto "John" começou a tocar piano e aos 14 foi apresentado à arte do scat singing, ouvindo as músicas de seus ídolos Ella Fitzgerald e Louis Armstrong. Com suas dificuldades na fala, ele começou a se "esconder" atrás da música, pois conseguia se expressar mais à vontade quando atuava musicalmente.


Do Jazz para o Eurodance: Scatman John


Nas décadas de 70 e 80 ele tocou profissionalmente em alguns recintos de Jazz de Los Angeles, e este então era o gênero musical em que o jovem era classificado. 

Em 1986, o músico lançou pela Transitions Records um EP com 6 faixas intitulado de "John Larkin" e com músicas de Jazz. Por sinal, um produto super raro nos dias atuais. 

Nessa mesma época, John Larkin estava se afundando com o vício em álcool e drogas, porém decidiu mudar de vida quando o seu amigo e colaborador musical Joe Farrell - que também tinha problemas com drogas -  faleceu em 1986. Com a ajuda de sua esposa Judy McHugh Larkin, o futuro cantor de Eurodance por fim conseguiu se afastar dos vícios.

O artista saiu dos EUA em 1990 e foi morar na Alemanha, mais precisamente na cidade de Berlin, para focar na música e se estabelecer como um artista de Jazz. Mas, quem diria, hein? Seus planos mudaram e ele acabou se tornando num cantor de sucesso no gênero Eurodance...


Manfred Zähringer, o empresário de Scatman John


Tudo começou em 1994, quando o empresário de John Larkin - Manfred Zähringer - sugeriu que ele misturasse alguns sons de techno em suas apresentações de "Scat Singing", e isso de início não empolgou muito o cantor ...

Larkin estava desconfiado, com medo, e não queria que as pessoas percebessem que ele era gago, mas mais uma vez a sua esposa o ajudou e conseguiu convencê-lo a embarcar nessa nova empreitada. A gravadora BMG também deu total apoio à essa mudança, afinal, a Dance Music estava em alta em 1994.


John Paul Larkin com sua esposa Judy McHugh Larkin. Ela o ajudou a se livrar dos vícios, assim como também o encorajou a cantar Eurodance e a servir de inspiração para milhares de crianças.
Judy McHugh Larkin faleceu recentemente, em 28 de janeiro de 2023. 
Descanse em paz, Judy!


O PRIMEIRO SINGLE "SCATMAN" E O PRIMEIRO ÁLBUM DO CANTOR

Album "Scatman's World" (1995)

Larkin adotou o nome artístico de Scatman John e assim gravou, na Alemanha, o seu primeiro single: "Scatman (Ski Ba Bop Ba Dop Bop)". Este single icônico foi lançado oficialmente em 30 de novembro de 1994 e vendeu mais de 6 milhões de cópias em todo o mundo.

Ingo Kays e Tony Catania foram os produtores que trabalharam em "Scatman (Ski-Ba-Bop-Ba-Dop-Bop)", um hit encorajador que falava abertamente sobre a gagueira e tinha a missão de inspirar crianças que gaguejavam a superar o mesmo problema vivido pelo cantor:


“Todo mundo gagueja de um jeito ou de outro,

Então veja só minha mensagem para você

De fato, eu não deixo nada me parar

Se o Scatman pode, você também pode”


Scatman John - "Scatman (ski-ba-bop-ba-dop-bop)"
 Official Video

Lembro de assistir esse clipe pela primeira vez num programa de uma emissora local da TV Manchete, intitulado de "Clipe Thathi". Que saudades! Foi aí também que conheci os videos de "Another Day" de Whigfield, "Missing" de E.B.T.G, "Boom, Boom, Boom" do The Outhere Brothers, "Cotton Eye Joe" do Rednex, "Be My Lover" do La Bouche, entre tantos outros.


Quando você escutar alguém falar que a idade pode ser um obstáculo para alguém crescer profissionalmente, ou fazer sucesso, lembre-se de Scatman John. Ele conseguiu fazer o seu primeiro hit internacional aos 53 anos de idade, com o single "Scatman (Ski-Ba-Bop-Ba-Dop-Bop)". A música foi uma febre em praticamente todos os continentes e atingiu o pico de importantes paradas musicais.


PI-PA-PA-PA-RA-PO!
Este single de Scatman John chegou ao Brasil um pouco atrasado... "Scatman" foi lançado oficialmente em 30 de novembro de 1994, mas se tornou uma indicação na revista DJ Sound apenas em outubro de 1995.... por isso eu achava antes que "Scatman's World" era o seu primeiro single...


Depois foi a vez do 2º trabalho "Scatman's World", outra canção vibrante que entrou em diversos charts, incluindo na lista dos melhores singles do Reino Unido.

Scatman John posteriormente lançou o seu álbum de estreia "Scatman's World" e vendeu surpreendentes 3 milhões de cópias pelo mundo. Ele era querido por onde passava, principalmente nos países europeus e asiáticos, assim como era adorado também pelo público infantil.

O cantor chegou a dizer: 

"-Em uma apresentação que fiz na Espanha, as crianças gritaram por cinco minutos seguidos e eu não conseguia começar a canção".

Outras faixas recomendáveis deste álbum são "Time (Take Your Time)", "Song Of Scatland", "Popstar" e "Only You", que não foram tão fortes nas paradas.


O segundo álbum de Scatman John trouxe o título de seu primeiro single "Everybody Jam!". A referida música não tocou muito na popular Jovem Pan 2, mas tocou muito em rádios menores como a Dumont FM (Jundiaí-SP). Nessa época, a Jovem Pan focava mais nas faixas da Paradoxx e Spotlight, então artistas de outras gravadoras maiores, como Scatman John, Captain Jack, Debra Michaels, Tania Evans, Haddaway, e etc... não foram muito divulgados entre 1996 e 1999.


O segundo álbum de Scatman John, "Everybody Jam!", foi lançado em 1996. Embora não tenha conquistado muito sucesso, este disco foi muito bem recepcionado no Japão, numa escala maior que em qualquer outro país do mundo. 

Scatman John era tão popular naquele país que as lojas de brinquedos japonesas vendiam bonecos com sua aparência, além de que, a sua imagem apareceu em cartões telefônicos e também em latas da Coca-Cola. 

Outras canções recomendáveis deste 2º álbum são: "Invisible Man" (cover da banda Queen), "Let It Go" , "People Of The Generation" e "Message To You".


O ADEUS À SCATMAN JOHN

RIP SCATMAN JOHN

Em 1999, Scatman John lançou o seu terceiro e último álbum: "Take Your Time". Logo em seguida revelou que estava lutando contra problemas de saúde desde 1998. Ele continuou seu trabalho com a divulgação do álbum, no entanto, logo foi aconselhado pelos médicos a repousar, pois a sobrecarga de trabalho o prejudicaria. 

Scatman John foi diagnosticado com câncer de pulmão e num breve período de tempo entrou em tratamento intensivo. Apesar disso, ele manteve seus pensamentos positivos e declarou na época: "-O que Deus quiser, está bom para mim... Eu tive o melhor da vida. Eu provei coisas boas." 

Scatman John morreu em sua casa, em Los Angeles, em 3 de dezembro de 1999, às 18h30. Ele foi cremado e suas cinzas foram lançadas ao mar perto de Malibu, Califórnia.

Em 1996, Scatman John havia dito durante uma entrevista: "Eu espero que, quando as crianças cantarem minhas músicas ou as dançarem, sintam que a vida não é tão má assim. Nem que seja por um único minuto."

Sobre o filme biográfico de Scatman John, o enteado do cantor, Lee Newman, afirmou recentemente em tom emocionado: 

“-Eu queria contar a história comovente e envolvente de John já há algum tempo. Estou emocionado por fazer parceria com Steve Valentine e com a Trick Candle Productions para dar vida a este filme - lembrando que não importa o quão difícil a vida se torne, as coisas podem mudar para melhor a qualquer momento, em qualquer idade, para qualquer pessoa. O lema de Scatman - 'Se o Scatman pode fazer isso, você também pode' - vive para sempre nos corações de todos nós que lutamos para alcançar o impossível.”


Obrigado, Scatman John! Esperamos ver mais de seu talento, sua energia, sua luz e sua positividade neste futuro filme biográfico, pois, com toda a certeza, ainda temos muito o que aprender com você!

RIP JOHN PAUL LARKIN, O NOSSO ETERNO SCATMAN JOHN.


7 comentários:

  1. Linda matéria! Não vejo a hora de poder assistir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Sergio! E eu também estou muito ansioso para ver este filme dedicado ao grande mestre!! Abraço!

      Excluir
  2. Tem hora que vc faz umas matérias emocionantes!Parabens pela abordagem desta notícia!Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Alexander! É emocionante para mim também escrever algumas matérias aqui no Blog, e acho que acabo transferindo um pouco desses sentimentos para o leitor também... A história de Scatman John é um exemplo de superação, muito bonita, e que deve ser espelhada por todos! Impossível não se emocionar com sua trajetória de vida, né? Já podem trazer o Oscar para o filme ;)

      Excluir
  3. Admirável Scatman Jhon !

    ResponderExcluir
  4. Olá! Adorei a matéria sobre o Scatman John. Não sabia sobre a questão da gagueira, e achei muito bacana a história de superação dele. Tenho até hoje o primeiro CD dele. Dancei muito as músicas! Tempo bom...

    ResponderExcluir