sexta-feira, 29 de maio de 2020

SERENA - "RIDIN' HIGH" (1995): 25th ANNIVERSARY

Hoje é um dia muito importante para mim, pois finalmente consegui concluir esta investigação sobre "Ridin' High" de Serena. Eu sempre quis saber quem era essa vocalista (e ouvir outras músicas na sua linda voz) e esse dia finalmente chegou! Pois é meus amigos, QUEM PROCURA, ACHA!

E, coincidentemente, "Ridin' High" está completando o seu 25º aniversário de lançamento, ou seja, nada melhor que uma comemoração bem especial, não é mesmo? Motivos para isso, não nos faltam!

Então, orgulhosamente apresento-lhes:

OS 25 ANOS DE "RIDIN' HIGH" E O ACORDO SECRETO ENTRE A VERDADEIRA SERENA E SEUS PRODUTORES

"ME SINTO COMO
SE PUDESSE VOAR"
Foram necessários dois anos pesquisando, entrando em contato com vários músicos, juntando inúmeras informações e ouvindo diversos vocais para finalmente poder fechar este quebra-cabeça chamado "SERENA". Bom, mas o que eu posso dizer sobre "Ridin' High"? Essa canção fez parte da minha adolescência, eu ouvia direto na coletânea "TV Dance", dancei muito nos clubs, além de ouvi-la assiduamente na programação da Jovem Pan, 97 FM, Metropolitana e tantas outras rádios que se dedicavam no gênero eurodance. É um hit supremo, bem produzido, com vocais encantadores e uma melodia extremamente harmoniosa!

Podemos encaixar "Ridin' High" facilmente no estilo de músicas do projeto "Whigfield", pois sua letra é bem simples, a voz da cantora é bem "fofinha", contém arranjos cativantes e uma base pop-dance bem envolvente.
Sobre a letra, a vocalista diz na música que está se sentindo muito bem e compara isso com a sensação de poder voar, então no refrão você ouve: "Voando Alto, Oh Sim!""Voando alto no ritmo""Voando alto no sentimento" e "Voando alto numa coisa boa"

É, "Ridin' High" apresenta pouquíssimas palavras e são repetidas numerosas vezes, mas tudo com muita sintonia, charme e sutileza. Outro diferencial são os doces vocais, que fazem o seu ouvinte "viajar" numa vibe muito positiva e estimulante.


Serena - "Ridin' High" recebendo destaque na coluna de lançamentos da revista brasileira "DJ Sound", em julho de 1995


Um fato curioso, é que algumas pessoas interpretam a letra da música com um duplo sentido, pois "ficar alto" também pode significar "se embebedar" ou "ficar de fogo", mas eu prefiro acreditar na inocência e na pureza da música, pois a carga emocional que construí ao longo destes anos (e também influenciado pela voz delicada da cantora) não combina com este outro conceito, que é mais pesado e negativo.
Creio que atualmente existe muito mais malícia do que antigamente, então as pessoas enxergam "maldade" onde não tem, ficam apenas procurando brechas para poderem destrinchar suas teorias maliciosas.

Enfim, "Ridin' High" é uma "babinha" de respeito e que tem muitos fãs ainda hoje, além de ter sido um dos hits de 1995 que mais invadiu as famigeradas coletâneas da Paradoxx Music, como exemplo: "TV Dance Vol 1", "As 7 Melhores da Jovem Pan Vol.3", "DJ Express", "Mega Dance Non Stop", "Flash Hits", "Mid Back", e etc.

O INÍCIO 
DO SERENA
Os produtores de "Ridin' High" são os talentosos britânicos Mike Stock e Matt Aitken, que escreveram e produziram este sucesso em 1994, logo no início da gravadora Love This Records.
Na verdade, essa dupla já era consolidada no cenário musical há muitos anos, pois fundaram na década de 80 a famosa PWL (ao lado de Peter Waterman), produzindo e lançando muitas power tracks oitentistas de Kylie Minogue, Jason Donovan, Lonnie Gordon, SinittaRick Astley, Sybil, Sonia, e muitos outros artistas da cena euro-pop.

Nesta nova empreitada da dupla, Aitken e Stock então criaram a Love This com a finalidade de produzir novos sucessos para os meados dos anos 90, e seus primeiros artistas desta geração eram praticamente Nicki French, Newton, Tatjana e Serena.

Os produtores e empresários Mike Stock e Matt Aitken

"Ridin' High" foi gravada em 1994, porém lançada oficialmente apenas em junho de 1995 e sendo um grande sucesso nas rádios e clubs do Brasil. Por falar nisso, o nosso país foi onde "Ridin' High" conseguiu alcançar mais sucesso do que em qualquer outro lugar do mundo.

Depois do Brasil, podemos dizer que o Reino Unido foi o 2º país que mais deu destaque à esta linda faixa, que segundo registros da época, atingiu a posição #8 no The British D.J. Chart e permaneceu no Club TOP 40 por várias semanas.

O curioso de tudo, é que este single britânico foi retirado às pressas das lojas após o seu lançamento, como se a gravadora tivesse recebido alguma ordem judicial o proibindo de ser comercializado. É um mistério que ninguém sabe explicar muito bem... Possivelmente esse episódio tem alguma ligação com um evento ocorrido nessa mesma época, onde os produtores foram acusados injustamente de pagarem "jabá" para conseguirem as melhores posições nos charts, com suas produções. Nada disso foi comprovado, mas afetou diretamente no desempenho de diversos de seus singles, como Tatjana - "Santa Maria" (que foi relançada depois em 1996, após as falsas acusações).


O rapper Einstein

Quem ouve "Ridin' High" logo sente a presença de uma voz masculina também. Temos um rapper aqui, e isso era praticamente um padrão para os eurodances dos anos 90. 
Seu nome artístico é Einstein, um rapper que já colaborou em outras produções de Stock, Aitken, Waterman ("Roadblock"), além de ter trabalhado com o Technotronic ("Turn It Up"), Snap! ("The Power' 96"), entre outros.
Ou seja, o cara tinha muita competência e colaborou em grandes grupos, sendo um especialista em misturar rap com dance music. E sem dúvidas, as rimas de Einstein ofereceram ainda mais animação e energia para "Ridin' High".


"OH YEAAHHH!"
OUÇA "RIDIN' HIGH":

Apertem os cintos para esta viagem e cantem comigo:
"Feels so good (Oh Yeah!)
I feel like I could fly...
Ridin' high on the rhythm"

O ACORDO SECRETO DA GRAVADORA
Alguns fãs gringos de "Ridin' High" tem muitas dúvidas em relação a cantora "Serena", inclusive, alguns até acham que a vocalista é brasileira, pois tem vários videos do projeto no Youtube e sempre com muitos comentários do povo brasileiro.
No ano passado (em 2019), eu fiz um artigo especial sobre a coletânea "TV Dance" e comentei um pouco sobre cada faixa deste fantástico CD, mas fiquei frustrado por não conseguir revelar aos leitores quem seria a misteriosa Serena. A moça que vocês podem ver na capa do single não é a vocalista, mas sim uma modelo nos mesmos moldes de Sannie Carlson (Whigfield), Patrizia Cavaliere (Randy Bush), Olga de Souza (Corona), Serena Volpini (New System), e tantas outras que só enfeitavam os discos, palcos e videos. Sem dúvidas, Serena foi apenas um projeto, onde a cantora real não aparecia.

"Serena é brasileira?"

Este projeto foi inspirado totalmente em Whigfield, pois Mike Stock e Matt Aitken estavam maravilhados com o sucesso de "Saturday Night" em todo o continente europeu, principalmente no Reino Unido (a música quebrou recordes por lá e até entrou no Guiness Book), então, eles queriam produzir a sua própria "Whigfield" e com as mesmas características do projeto italiano.

Com "Ridin' High" sendo lançada, Stock e Aitken puderam oferecer ao público o mesmo teor pop dançante de Whigfield, incluindo ainda uma letra fácil de ser cantada, e a mesma prática de colocar uma cantora no estúdio e uma modelo na capa dos discos.

Sobre a verdadeira cantora, sim os produtores já tinham há muito tempo a sua própria 'Annerley Gordon', e guardada a sete chaves nos estúdios... Na verdade, duas excelentes cantoras!

Essas são as duas únicas imagens da "Serena" que conheço

Os produtores contrataram então uma modelo, que de rosto era até bem parecida com Sannie Carlson (modelo do Whigfield), e essa moça com seus cabelos negros foi apenas a frontlady do Serena.
A única informação que sabemos a seu respeito, é que ela durou muito pouco no Serena, e que não existem muitas imagens dela (no projeto) disponíveis.

Interessante que, numa destas tentativas de descobrir quem foi Serena, eu acabei descobrindo uma informação que eu não esperava. Eu tive acesso a uma descrição publicada no site da gravadora italiana S.A.I.F.A.M., que dizia que a vocalista de seu projeto Lisa Milton havia cantado antes em Serena - "Ridin' High". Seria verdade, o que eu estava lendo??


Esta biografia misteriosamente não está mais disponível no site da S.A.I.F.A.M.
Realizei um "print" antes de publicar o artigo sobre "TV Dance".
(Clique na imagem para dar o zoom)

Como vocês podem ver, esta é uma biografia de Lisa Milton (música "Ai No Corrida"), mas em suas últimas linhas fica claro que ela havia cantado anteriormente no projeto Serena, e ainda é especificado que é a mesma vocalista de "Ridin' High", e que seus produtores eram Mike Stock e Matt Aitken
O problema é que, apesar de serem vozes espetaculares, os vocais de Serena e Lisa Milton são diferentes...
Seria uma biografia "fake" inventada para a personagem "Lisa Milton"? Ou será que a modelo realmente era uma cantora profissional (apesar de não ter gravado o primeiro single do Serena)? Pois o cantor Newton era da mesma gravadora, a Love This, mas só passou a gravar com sua voz real quando foi trabalhar em outra gravadora...

A voz de Lisa Milton é a mesma voz de Jenny, a garota que canta com Ken Laszlo os hits "Whatever Love", "Video Killed The Radio Star", "When I Falling In Love" , entre outros, mas definitivamente não é a mesma voz ouvida em "Ridin' High". Será que a frontlady do Serena saiu da Love This para poder cantar com sua voz real, como fez o britânico Newton nessa mesma época?

ACERVO DE 
INFORMAÇÕES
Eu fui colecionando várias informações que conseguia com os produtores, assistentes e engenheiros de som, mas eles se recusavam a dizer o nome da verdadeira cantora do Serena, porém, o pouco que me informavam eu fui agregando para poder concluir este ato.

Um certo dia procurei pela cantora Nicki French no twitter, e fiz o mesmo questionamento à ela. Sempre simpática, ela me respondeu dizendo que se lembra sim da "Serena", mas disse-me que perdeu o contato no decorrer dos anos. Óbvio que Nicki não queria se comprometer falando a respeito desta farsa:

Nicki French falando sobre Serena

Então eu fui percebendo que a cantora Serena nunca havia existido de verdade... Era só um projeto ensaiado com alguns profissionais de estúdio.
Eu já havia perguntado antes ao produtor Mike Stock, a respeito da vocalista e seu nome real, mas ele apenas me "enrolou" e não disse o nome verdadeiro da artista. Tornei a lhe perguntar, mas Stock me ignorou. Então, como eu tinha encontrado muitas similaridades entre o vocal do projeto Les Deuxs com o vocal de Serena, eu fui no twitter e perguntei à ele sobre quem seria a voz na música "Since Yesterday" (Les Deuxs), que não sei como, respondeu-me tranquilamente: Mae McKenna e Miriam Stockley.
(Lembro-me que, uma certa vez, Mike Stock foi bem chato com um fã que fez essa mesma pergunta há uns anos antes. Você pode conferir isso no artigo sobre "TV Dance").

Mas quando Stock citou os nomes das vocalistas, neste mesmo momento caiu uma luz sobre mim. Lembrei novamente da cantora Nicki French, pois ela disse que conheceu a verdadeira "Serena", e quando você verifica os nomes dos colaboradores do seu álbum "Secrets"... Quem estão lá como backing vocals? Elas novamente, Miriam Stockley e Mae McKenna!

Já existia uma pergunta de alguém para Mike Stock, sobre essa mesma dúvida, mas o produtor não havia respondido à tal pessoa. Então, o que eu fiz? Apenas "ressuscitei" este assunto, quatro anos depois...só aí que Mike Stock apareceu:


Mas espera aí, eu consigo ouvir estas vozes tranquilamente em "Ridin' High", então eu disse isso ao Mike, que surpreendentemente curtiu e retuitou o meu comentário. Acredito que ele não pode confirmar em palavras para não levantar provas contra si, mas fez isso para confirmar o meu raciocínio. 
É obvio que não devemos acreditar 100% nestes produtores, mas neste caso fazia todo o sentido pela semelhança nos vocais, e é sabido também que uma pessoa só retuíta aquilo que concorda, ninguém retuíta algo que desaprova ou discorda.


Eu já conhecia alguns trabalhos da dupla Miriam Stockley e Mae McKenna, mas a maioria apenas em suas funções de backing vocals, em singles de Kylie Minogue, Nicki French, Tatjana, Jason Donovan... poucas músicas propriamente delas, então tive que recorrer aos seus trabalhos solos para confirmar se o produtor estava brincando, ou assumindo a verdade nas entrelinhas.

Então, após diversas audições, agora eu posso afirmar com toda a certeza à vocês que... o Serena é cantado de fato por Miriam Stockley e Mae Mckenna. E complemento mais ainda: O Serena foi um projeto britânico que surgiu para pegar carona no sucesso do italiano Whigfield, e seu nome "Serena" tem uma relação direta com os sobrenomes de suas duas vocalistas: Stockley + McKenna.



Outra informação importante, quando perguntei à Mike Stock sobre quem seria a vocalista, ele me disse que ela era de Surrey, que era muito talentosa, e até se demonstrou muito grato de ter trabalhado com ela. Stock não citou nenhum nome, mas neste caso ele estava se referindo a Mae McKenna, pois ela mora em Surrey, como diz esta reportagem com o seu filho (Jamie Woon, que também é músico).

Essa é uma demo rara de "Especially For You", que ficou conhecida nas vozes de Kylie Minogue e Jason Donovan. 
A versão aqui é cantada por Mae Mckenna e Mike Stock (sim, ele também cantava e gravava de vez em quando).

Mas, sabem de uma coisa? Até então, a minha dificuldade era de encontrar a voz de Mae McKenna em "Ridin' High", pois o refrão expressivo ficou todo com Miriam Stockley, e fácil de ser reconhecido. 
Inclusive, de início até deduzi que Mae Mckenna não participava desse single, porém, atualmente eu posso dizer que ela colaborou nos versos e em alguns trechos mais suaves de "Ridin' High".

Mas, onde podemos ouvir mais de Mae McKenna no Serena??

A resposta vem na faixa "Denis", que definitivamente nos apresenta 100% da voz de Mae McKenna. 
Esta foi a 2ª e última música do Serena, publicada em 1996 (também pela Love This Records), sendo uma regravação do Blondie e saindo apenas em poucas compilações. A faixa foi cantada por Mae McKenna, embora os produtores tenham acelerado um pouco os seus vocais (veja o vídeo demonstrativo abaixo).

"Denis" ainda foi lançada de maneira tímida aos ouvintes da Dance Music, mas você pode encontrá-la nas coletâneas "As Borbulhantes da Pepsi Vol. 2" e "Hot Nine Seven Vol. 4", via Paradoxx Music.

Este trabalho do Serena também não foi tocado nas rádios e nem nos clubs, justamente por não ter tido uma divulgação como o single anterior, aliás, nem single físico ganhou...

Então, procedendo nesta realidade, fica claro que Mae McKenna e Miriam Stockley foram as vocalistas reais do Serena. A equipe de Mike Stock se esquivou o tempo todo pois não podiam dizer os nomes reais das vocalistas - sabiam que iriam entregar a farsa. Contudo, algumas palavras ditas colaboraram muito com essa investigação, e me induziram a ouvir mais as vozes de ambas para constatar o que já estava como suspeito.


COMO É BOM SABER QUEM ERAM OS ARTISTAS QUE FAZIAM A GENTE SUAR NAS PISTAS
d
Miriam Stockley pode ser ouvida no refrão de "Ridin' High" com sua inconfundível voz, mas Mae McKenna também participou nos versos, como no suave trecho "Oh Yeah!"

O projeto Serena, como dito anteriormente, nasceu influenciado pela voz e sucesso de Annerley Gordon (Whigfield), então Mike Stock e Matt Aitken resolveram explorar uma de suas backing vocals mais talentosas neste projeto: MIRIAM STOCKLEY, embora Mae McKenna também esteja na música.

Depois de anos pesquisando, finalmente posso dizer que o projeto Serena foi composto não por uma cantora, mas sim por duas grandes cantoras: Miriam Stockley Mae McKenna.
Recapitulando: Ambas foram backing vocals para Nicki French, Tatjana, Suzann Rye, Sybil, Deuce, Kym Mazelle & Jocelyn Brown, entre outros inúmeros artistas "dance" da gravadora.

Mas, por que apenas em Serena que estas duas fantásticas artistas não foram creditadas como backing vocals também????
Justamente pelo motivo do Serena ser com elas no comando.


COMPROVEM COM SEUS OUVIDOS: 
AS CANTORAS DE 
SERENA - "RIDIN' HIGH" E "DENIS"
Definitivamente, o hit "Ridin' High"possui duas vozes femininas

Assistam a este vídeo comparativo com muitas músicas na voz de Miriam Stockley e Mae McKenna, que revelam o agudo e a doçura tão característica em suas duas vozes.

Miriam Stockley é uma conceituada cantora 
que gravou com muitos artistas e em diversos gêneros musicais

Miriam Arlene Stockley (15 de abril de 1962) é uma cantora e compositora sul-africana. Ela nasceu em Johannesburgo, na África do Sul, e começou a cantar aos 11 anos de idade, quando formou uma dupla com sua irmã chamada Avryl, as Stockley Sisters. Elas tiveram um sucesso com a música "Venus" em 1976, que entrou no Top 30 da África do Sul, dez anos antes da versão de Bananarama. Logo depois disso, ela foi convidada para gravar um jingle para um comercial, então aí começou a sua fantástica carreira solo no mundo da música. Ela gravou um LP em 1979 - "Miriam Stockley", quando tinha seus 17 anos de idade.

Quando completou 18 anos, Miriam se mudou para Londres, onde conheceu muitas pessoas, cantores, produtores, compositores e demais profissionais ligados à arte musical.
Desde que se mudou para o Reino Unido, trabalhou como backing vocal de muitos artistas conhecidos.
Durante o final dos anos 80 e o começo dos anos 90, Miriam Stockley trabalhou como cantora de estúdio para o trio de compositores e produtores britânico Stock, Aitken e Waterman. A cantora foi destaque em faixas de Kylie Minogue, Jason Donovan e Sonia. Juntamente com a cantora Mae McKenna, Stockley é creditada por ser parcialmente responsável pelo som distinto destes famosos produtores.
Com sua imensa versatilidade, ela se adequou ao pop, ao rock, ao reggae, à dance music, à música indiana e também à new age.

Alguns artistas do cast da PWL
Em muitos destes trabalhos, Miriam Stockley e Mae McKenna colaboraram como backing vocal's

Em 1991, Stockley se tornou parte do grupo Praise, cujo single "Only You" alcançou o #4 na parada de singles do Reino Unido. Um ano depois, a banda (com Miriam Stockley novamente nos vocais) lançou seu segundo single, "Dream On".  O álbum de nome "Praise" saiu em 1992.

Em 1994, quando tinha 32 anos de idade, Miriam Stockley gravou com Mae Mckenna o hit "Ridin' High" para o projeto Serena, uma das primeiras produções da Love This Records. O refrão dessa faixa contem a sua voz bem característica e fácil de ser reconhecida, porém, em alguns versos e trechos como em "Oh Yeah…", tem o vocal de Mae McKenna.
Em 1995, e ao lado novamente de sua amiga Mae McKenna, Stockley foi backing vocal do álbum "Secrets" de Nicki French. Em 1996, exerceu a mesma função com a sua colega no álbum "New Look" de Tatjana Simic, além de outras diversas participações e trabalhos similares.

Stockley recebeu grande reconhecimento em 1995, quando se tornou parte do projeto Adiemus do músico Karl Jenkins (ex-membro da banda de jazz Soft Machine). Jenkins estava gravando uma música para um comercial de uma empresa de aviões e contratou Miriam Stockley para cantar os vocais principais. A cantora se apresentou em todos os álbuns do Adiemus desde então. Em 1999, ela lançou seu primeiro álbum solo, que foi simplesmente intitulado de "Miriam" e com seu trabalho notavelmente influenciado pela música africana de seu país de origem.

Em 2001, Miriam lançou seu 2º álbum "Second Nature";
Em 2006, ela retornou com seu 3º álbum intitulado de "Eternal". Estes três álbuns da cantora seguiam um estilo mais modern classical, ou new age.

Além de cantora e compositora, Miriam Stockley também é consultora musical, arranjadora vocal e produtora. Ela tem o seu nome registrado em produções de vários artistas já citados aqui, e isso inclui também a banda (de rock) Queen, George Michael, Alphaville, Sarah Brightman, Montserrat Caballé, Tina Turner, Bonnie Tyler, além de muitos outros. Cantou também algumas trilhas sonoras para filmes bem populares, como "Moulin Rouge: Amor em Vermelho" (2001) e "O Senhor dos Anéis: Sociedade do Anel" (2001).

Eu entrei em contato com Miriam Stockley e perguntei se é dela a voz em "Ridin' High" (Serena), mas como eu já imaginava, ela negou. Fez exatamente como Emy Berti (Randy Bush), Annerley Gordon (Whigfield) e tantas outras.

Com uma voz cheia de técnica e versatilidade, 
Miriam Stockley ajudou dar vida à "Ridin' High", juntamente com sua parceira e amiga Mae Mckenna

Depois de algumas semanas, perguntei à Miriam se ela havia cantado em Les Deuxs - "Since Yesterday", mas negou mais uma vez. Ou seja, até nas músicas já confirmadas pelo próprio produtor, ela continua informando que não contem a sua voz. Mas nós entendemos o seu ponto de vista e o seu lado profissional, afinal, este era um acordo secreto da época, entre vocalistas e produtores. Sem falar que ninguém tem orgulho daquilo que não é autêntico, daquilo que é envolvido em esquemas ou manipulações, e a carreira solo dela não visa isso, então ela prefere não ter vínculos com esses projetos...

"Sinto muito, mas não sou eu"...e ainda elogiou a música (que ela cantou, rs)


A talentosa artista que visitou vários gêneros e 
possui inúmeras técnicas vocais

Stockley cantou em muitos projetos da Dance Music ao longo destes anos, e podemos incluir músicas conhecidas por nós (brasileiros), pois algumas destas faixas entraram em coletâneas, rádios e clubs do Brasil.
É dela também a voz nestas músicas:

Chimira - "Show Me Heaven"
Chimira - "You're So Vain"
Les Deuxs - "Since Yesterday"
Obsession - "Never Ending Story" (a versão de 2006, pois existe uma versão de 1990 com Amanda Abbs nos vocais)
Obsession - "State of the Nation"
Obsession - "Without You"
Obsession - "The Crying Game"
Just Hal - "Creation"
Erick E - "The Beat Is Rockin'"
Atlantis vs. Avatar - "Fiji"

A própria Almighty Records credita a nossa vocalista em seu website

Miriam Stockley também colocou a sua poderosa voz no álbum "Song Of Zoo Meets House Style" do projeto Band Of the Gypsies, nas 10 músicas presentes no disco. Aliás, quem quiser saber mais a respeito dessas produções, acompanhe aqui este pequeno artigo (onde Miriam até contou-me que já veio ao Brasil).

A vocalista trabalhou em muitos estúdios, mas na área "Dance" podemos citar a Energise, a Almighty Records, e lógico, a Love This Records.
Na Love This - onde ela gravou Serena - "Ridin' High" -  ficou como cantora de estúdio até 1996.


Serena ‎– "Ridin' High"
Love This Records (Reino Unido) ‎
Paradoxx Music (Brasil)

País de origem: Reino Unido
Lançamento: Junho de 1995
Gênero: Eurodance/ Dance Music/ Dance-Pop
Compositores: Mike Stock e Matt Aitken
Produtores: Mike Stock e Matt Aitken
Vocalistas não creditadas: Miriam Stockley & Mae McKenna

Tracklist
1 Ridin' High (Ride As You Like Mix) 5:50
2 Ridin' High (Like How You Ride Mix) 5:04
3 Ridin' High (Radio Edit) 3:03  



Em 2012, a Love This Records relançou o single digitalmente numa versão Deluxe,
 contendo novas versões:

Tracklist
1 Ridin' High (Mike Stock & Matt Aitken Radio Edit) 3:03
2 Ridin' High (Ride As You Like Mix) 5:50
3 Ridin' High (Like How You Ride Mix) 5:04
4 Ridin' High (7 Inch Instrumental) 3:23
5 Ridin' High (Milano Mix) 4:32


CURIOSIDADES
A estréia de "Ridin High" no Brasil

"Ridin' High" estreou no Brasil em seu mês de lançamento mundial: Junho de 1995. Diferentemente das outras eurodances que faziam sucesso primeiro nos clubs, essa música contrariou as demais e chegou ao topo primeiro nas FM's. A danceteria Krypton (que tinha o DJ Ronaldinho comandando as pickups) foi uma das primeiras casas a tocar a música em todo o Brasil, em junho de 1995. A maioria das danceterias começou a tocar após se tornar popular nas rádios;

A música atingiu o #6 das mais tocadas da Jovem Pan, no mês de julho de 1995. Em agosto, quando já havia caído para o #30, estreava em #3 nos clubs paulistanos, e em #16 nos clubs cariocas. Uma estréia em #3 era algo de prestígio, ainda mais se considerarmos a quantidade de eurodances que havia naquele ano de 1995;

Os clubs de São Paulo vibraram com "Ridin' High" em agosto de 1995


Apesar do sucesso de "Ridin' High", é bem provável que esta música não deva ter ganho um video oficial. A Love This Records tem um canal oficial no Youtube e constantemente tem publicado alguns de seus videos antigos. Quem sabe, eles não tem este material perdido entre seus arquivos e resolvem publicar?

Eu fazia parte de um Fã-Clube de Eurodance nos anos 90 e muitos membros associados diziam que a Serena, na verdade, era a cantora mexicana Selena, assassinada por um fã no ano de 1995. Como não havia nenhum registro de dados sobre a intérprete de "Ridin' High", alguns acreditavam que essa escassez de informações era devido ao falecimento precoce da cantora. Mas estavam apenas confundindo os nomes, que só são bem similares.

Em 1998, Mike Stock re-lançou "Ridin' High" cantada agora pela atriz, modelo e cantora Tracy Shaw. Na música, ouve-se alguns samples da música original. Percebam que nessa versão excluíram totalmente a parte do rapper Einstein, mas aumentaram - em compensação - a letra cantada pela vocalista;

O projeto Serena não teve uma vida longa. Apesar do sucesso da primeira faixa "Ridin' High", eles pararam em 1996, em sua segunda música ("Denis"). Muitas pessoas confundem e acham que o projeto teve uma vida mais longa e com uma quantidade maior de singles, mas realmente, só houve o lançamento de "Ridin' High" e "Denis".  O que acontece é que nesta mesma época tiveram variados projetos também de nome "Serena", como exemplo, um de nacionalidade italiana que lançou a música "Stop it" (1995), além de um "Serena" também britânico, que lançou "Crazy" (1995) e "Never Give It Up" (1996). As veteranas Annerley Gordon (Whigfield) e Emanuela Gubinelli (Taleesa) também cantaram em um projeto chamado Serena nos anos 90, mas todos estes nada tem a ver com o Serena desta publicação.

MIRIAM STOCKLEY 
ATUALMENTE
Miriam Stockley hoje está com 58 anos

Eu acho super excitante, saber que Miriam Stockley continua ainda atuando com bastante fervor na música... Isso não é o máximo?
Miriam está em sua carreira solo apresentando o melhor da sua new age, mas também colabora ainda com seus vocais para outras produções.
Você pode ouvir a sua encantadora voz em Rubra - "Mamma Mia" (cover do ABBA), lançado em 2018 e cantando com outros cantores. A loira foi também backing vocal em Tom Bailey - "Science Fiction" (um rock-pop-eletrônico) do mesmo ano de 2018.
No ano de 2019, ela foi ainda backing vocal de The Chemical Brothers, no seu eletrônico "Got To Keep On".

E esperamos ouvir por muito tempo a suprema voz de Miriam Stockley, seja em seus discos solos ou em suas parcerias com outros músicos, pois seu instrumento de trabalho é impressionante e continua provocando emoções nas pessoas.


MAE MCKENNA GRAVOU
SERENA - "DENIS"

É claramente a voz da cantora Mae McKenna em "Denis", mas eu preferi reduzir a velocidade da música no vídeo acima para facilitar o reconhecimento e não haver dúvidas nenhuma sobre isso. Percebam que ela sempre canta como se estivesse utilizando a ponta dos lábios.



Mae McKenna (23 de outubro de 1955) é natural de Coatbridge, Escócia. Ela é conhecida por diversos trabalhos vocais, inclusive, ela foi backing vocal também de Michael Jackson. Mae McKenna participou ainda de diversas trilhas sonoras de filmes, como "Harry Potter e o Cálice de Fogo" (2005), "Nanny McPhee, Baba Encantada" (2005) e "Uma Vida Sem Limites" (2004).
A cantora escocesa tem atualmente 64 anos de idade e também continua em atividades, gravando suas músicas no estilo celta e subindo em alguns palcos.
Mae McKenna está na música desde os anos 70, atuando como cantora e compositora. Desde então, gravou um álbum com a banda Contraband (lançado em 1973), 6 álbuns solo e muitos vocais convidados com outros artistas. 
Além de sua carreira solo, Mae McKenna teve muito sucesso como cantora de estúdio e arranjadora vocal. Já cantou em mais de 200 hits, vários comerciais de TV e rádio, filmes e em programas de televisão. Essa experiência em vários gêneros a equipou para ajudar outros cantores a adquirir habilidades em todos os estilos contemporâneos.
Mae McKenna é muito discreta no showbusiness, mas muito lembrada por ter sido uma backing vocal muito competente de muitos astros do pop, como Rick Astley e Ultravox.

A voz em Serena - "Denis" 
Eu perguntei à ela, se cantou em "Denis", pois é bom ter uma confirmação do artista, mas ela visualizou e nem deu o trabalho em responder, rs. Mas se isso significasse alguma coisa, né? Poderíamos considerar Sannie Carlson e outras modelos como as verdadeiras cantoras até hoje....


CONSIDERAÇÕES FINAIS
STOCKLEY + MCKENNA

A parceria de Mae McKenna e Miriam Stockley chamou muito a atenção nos anos 90, pois elas complementaram e harmonizaram muitas produções musicais daqueles anos. Miriam Stockley, por exemplo, tem uma doçura enorme em sua voz, ela canta pra fora e seu som vibra nos agudos. Já Mae McKenna emociona com uma voz mais intimista, é uma voz mais interna e sem a doçura de Stockley, mas com uma maturidade muito aconchegante em seus vocais, principalmente nos graves.

A adição destas duas vozes tão diferentes - mas igualmente belas - valorizaram as produções da PWL, e conseqüentemente também as produções da Love This Records. As duas vocalistas trabalharam como backing vocals para muitas estrelas da música, mas seus próprios produtores e críticos especializados admitiam que as duas eram melhores que muitos desses - considerados - grandes artistas. Mike Stock também foi muito questionado sobre não ter gravado músicas apenas com elas... Mas, quem disse que ele não fez isso? O projeto Serena é um clássico exemplo de que ele fez isso sim, o único porém, é que elas não apareciam.

Nessa época, as duas já tinham suas carreiras solos e seus discos próprios, além de que, os seus estilos musicais nada tinham a ver com o universo "pop dançante" da PWL / Love This, então elas tinham que conciliar estes trabalhos pessoais com seus diversos trabalhos de estúdio.
As duas cantoras são muito amigas ainda hoje, sempre trocando assuntos, recordando trabalhos, dialogando sobre suas famílias e mantendo uma grande proximidade.

Montei uma compilação incluindo alguns trechos de grandes sucessos cantados por Miriam Stockley e Mae McKenna e espero que gostem.... Vale a pena conhecer o vasto material que elas gravaram, tudo com muita qualidade e requinte:

Isso é apenas um pouco do que Miriam Stockley e Mae McKenna contribuíram para o euro-pop. 
Elas cantaram em muito mais músicas!
Observem com atenção a doçura tão característica na voz de Miriam Stockley e o grave sutil tão evidente na voz de Mae McKenna.

 **Elas são um verdadeiro tesouro da música pop-dance, e não tem quem possa duvidar dessas minhas palavras**


FIM

46 comentários:

  1. Que show de pesquisa amigo.👏👏👏

    ResponderExcluir
  2. moyses entler lopes30 de maio de 2020 às 10:17

    Parabéns pela pesquisa !!! Amo muito a dance music dos anos 90 , mas as vezes fico chateado por não terem nos mostrado as verdadeiras cantoras !!! Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Moyses. Pois é, infelizmente 80% da dance music não mostram seus verdadeiros interpretes. Abraços.

      Excluir
  3. Obrigado, Rikardo. Felipe

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Fantástico! Parabéns! Ansioso por uma pesquisa dessas sobre os produtores de remixes do projeto italiano The Factory Team.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa amigo, aí você me complica kkkk Essa turma é muito inacessível, um bando de enrolões. Eu desejo fazer futuramente algo sobre eles sim, mas infelizmente já estou prevendo que sairá um resultado bem abaixo das minhas expectativas, pois eles não gostam de colaborar... o que tem de talentosos, tem de picaretas também

      Excluir
  6. O nosso Sherlock Holmes!
    Parabéns amigo!

    ResponderExcluir
  7. E mais uma investigação fantástica que você fez. Se tem uma música que representa bem o ano de 1995 é ridin' high. Essa música me faz relembrar muita coisa boa daquele ano, como minha adolescência, os tempos de escola e etc. Pra mim foi uma supresa saber que na música "Denis" já é outra vocalista diferente. Saber que Miriam Stockley também foi vocalista do Chimira foi uma bomba pra mim. E que bom que Serena não é a Selena, pois em 95 uma rádio daqui de Fortaleza fez essa confusão e me deixou de luto. Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge, tudo bem? Pois é, aqui os adolescentes da época diziam que ela era a Selena também, mas essa história nunca colou para mim...Talvez, se eu tivesse escutado isso numa rádio (como aconteceu com você), pode ser que eu tivesse me convencido disso também. Em Chimira ela não canta com a mesma "fofura" pois a proposta da música é outra, mas percebemos que é a mesma voz... principalmente depois de analisarmos seus diversos trabalhos, que é bem amplo e diversificado, além da cantora ter cantado em diversos estilos e maneiras. Grande abraço!

      Excluir
  8. Obrigado, Rodrigo. Sim, ela tem várias músicas legais realmente. Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Ricardo, você é fantástico! Magnífico!! És um gênio!!! Desvendou mais um grande mistério que nos enigmava por décadas. Parabéns, parceiro! E muito obrigado por divulgar essas informações que são como pérolas preciosas para nós, eternos amantes da eurodance.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico lisonjeado com seus elogios, Adriano. Mas também satisfeito em saber que essa publicação tirou a dúvida de muitas pessoas, que assim como eu, sempre foram fãs de "Ridin' High". Obrigado!

      Excluir
  10. Falando em fake Singer cade a Olga que sumiu...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela fez um show no Peru em 2019 e anunciou que estava gravando um novo álbum...

      Excluir
  11. Qnd leio suas pesquisas chego a considerar o eurodance uma ciência, mais do q um estilo musical.
    Keep up the good work.
    @cruvineljason

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. @cruvineljason Pois é amigo, a dance music sempre foi muito subestimada pela mídia, e até mesmo pelos seus próprios fãs. Vira e mexe eu trombo com alguns fãs que me dizem que não se importam em saber quem canta essas músicas, que o que importa à eles é a música em si, que Corona será sempre Olga de Souza, e afins...Ou seja, todos tratam estas músicas como meros trabalhos descartáveis, objetos feitos por computador. Eu cresci lendo e escutando esses "desprezos", mas aqui no meu Blog todas estas músicas sempre serão respeitadas e terão um excelente tratamento, principalmente estes verdadeiros vocalistas, que deram vida à estes sucessos. Talvez, se não fossem por estes artistas que ficavam escondidos, a maioria destas faixas "Dance" nunca chegariam aos ouvidos destes que se dizem fãs, mas que ironicamente, não se importam em saber quem as canta de verdade. Aqui no meu Blog a Dance Music é Ciência, Arte, Energia e Nostalgia. Abraço e até mais!

      Excluir
    2. Vdd. Se a gnt n se envolver querendo saber TUDO entao n é envolvimento. CADA DETALHE conta, sao as peças de um quebra-kbça, muito divertido por sinal. Devorando tudo aqui��

      Excluir
  12. Você foi sensacional na matéria. Parabéns Rik.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Nill! Tem muitos outros que ainda precisam ser revelados, inclusive aquela Kelly B... Abraços

      Excluir
  13. Olá, Rikardo! Hoje eu estava ouvindo o cd as 7 melhores da pan vol.2 A última música me chamou atenção (Jayne Collins - No turning back). Nos créditos dessa música tem escrito Stock, Aitken, que são os mesmos produtores de Serena. Quando ouvi a música, reconheci os vocais de Miriam Stockley. Quer dizer, acho que é ela. Esse cd foi lançado no início de 95, antes mesmo do projeto serena existir. Depois que virei leitor de seu blog, escuto as músicas de dance dos anos 90 sempre com os ouvidos atentos (lol).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jorge, tudo bem? Olha, eu também fiquei desconfiado com essa tal de Jayne Collins, mas parece que ela realmente é cantora, pois ela passou por outros produtores e estúdios e a voz permaneceu sendo a mesma...quando uma "modelo" migra para outros produtores, como Corona, Randy Bush, Whigfield, a voz sempre muda...a cantora de estúdio geralmente não a acompanha para outros trabalhos. Neste caso, parece que Jayne Collins apresenta sempre este mesmo vocal, que concordo, é semelhante ao de Miriam Stockley. Eu só acho a voz de Miriam um pouco mais doce, encorpada e um pouco mais potente... Escuta essa música da Jayne Collins - "In My House" (1986), aqui acho que você irá perceber que não é a mesma voz em "Ridin High".
      Você percebe que é a mesma voz em "No turning Back", mas deixamos de suspeitar sobre ela ser a cantora de "Ridin' High" pois ela esbanja outras características também... Abraços.

      Excluir
  14. Parabéns pelo trabalho Rikardo, muito obrigado, ha anos que eu tentava saber alguma informação sobre
    a cantora do ridin high, eu achava que era a mesma da capa do disco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Maurício, eu também sempre quis saber quem era essa Serena... e nos anos 90 achava também que era a moça da capa do single... Abraços

      Excluir
  15. Eu acho que "hidin' high" foi a melhor música dessa época. Tem algo suave no vocal dela e ao mesmo tempo forte... O refrão e vocais da cantora sempre achei bem etéreos, com os vocais repetidos no fundo.. gostei da matéria, sempre tive curiosidade sobre esse projeto. Um achado!!! Parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Marcio! E concordo com vc, esse é um dos melhores Dance Hits da época! Miriam Stockley tem uma voz maravilhosa ...assim como sua colega Mae Mckenna, as verdadeiras cantoras do Serena. Grande abraço!

      Excluir
  16. Rikardo Rocha Parabéns! meu deus!
    VOCÊ É O CARA!!
    Estou sem palavras!
    KKK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo, que bom que gostou...sinal que valeu a pena escrever tanto... Foi complicado descobrir que eram essas vocalistas, e deu muito trabalho também postar isso...mas se vc gostou, já valeu a pena então! Abraço!

      Excluir
  17. Sensacional essa investigação. Que incrível saber como os estúdios e produtores atuavam nos anos 90 e os bons cantores faziam uma especie de "trabalho freelancer"

    ResponderExcluir
  18. Que maravilhoso, sempre quis saber que cantava essa musica. Nasci em 1976, curti e anda curto a eurodance dos anos noventa. Obrigado pela pesquisa. Estava tocando essa música quando encontrei esse assundo. Veleu. Parabens!!

    ResponderExcluir
  19. Sempre que ouço serena vou a lágrimas de emoção, essa música sensacional é um alimento para a alma

    ResponderExcluir
  20. Parabéns pela pesquisa Rikardo Rocha. Vc resgatou nossa curiosidade nostálgica. Muitíssimo obrigado 🙂

    ResponderExcluir
  21. Sensacional. Eu vivi essa época sou amante de boa música. O que há de melhor nos anos 70, 80 e 90. Pra mim o que veio depois tem qualidade inferior, infelizmente. Tem muita coisa boa produzida nesse gênero e nessa época. Essa é uma das melhores, gosto muito de take me to heaven do nevada. Abraço.

    ResponderExcluir
  22. Cara que investigação, ein? Nossa viajei nessa postagem. Muito obrigado por tanta dedicação.

    ResponderExcluir
  23. Cara que maravilhosa pesquisa investigativa! Amei de verdade ler cada trecho e ver a paixão que vc tem pelo que faz. Meus sinceros parabens!

    ResponderExcluir
  24. Cara...que pesquisa sensacional! Matou minha curiosidade sobre quem era Serena. Não era uma cantora, muito menos aquela do México assassinada e sim foi um projeto. Aliás, uma música tão bela e que sempre foi cercada de mistérios acaba de ser desvendada com maestria. Parabénsssssss meu amigo, vc é fera!!!!

    ResponderExcluir
  25. Caraca!!! E eu achando que ela tinha sido assassinada, aí vi que a que foi assassinada é Selena!! Aí fui pesquisar e achei essa postagem!! Cara vc trabalha de detetive?? Parabéns !! Quanto tempo durou a sua pesquisa ?

    ResponderExcluir
  26. Meu, que pesquisa hein!
    Você teve um trabalhão. Parabéns!
    Ganhou um seguidor.

    ResponderExcluir
  27. Que pesquisa bem feita! Obrigado por esclarecer.

    ResponderExcluir