terça-feira, 12 de setembro de 2023

TALEESA NO BRASIL - DOIS MESES DE 'EURODANCE' PERCORRENDO O BRASIL

Olá fãs da Eurodance! Aqui estamos nós novamente para viajarmos juntos numa nova aventura literária envolvendo o nosso mais amado gênero musical...

TALEESA PASSA PELO BRASIL E DERRAMA NOSTALGIA E AMOR AO EURODANCE

Cantora veio, foi embora, e agora está de volta! 
Próximos shows: 
21/10 em Itatiba-SP (Babel Revival) e 28/10 em São Paulo (Jockey Club)

Pois é amigos, eu sei que estou um pouco atrasado com este meu relato, mas... antes tarde do que nunca, né?? 

Recentemente enfrentei uma temporada muito cansativa no meu trabalho, então, das poucas vezes que eu estive aqui preferi priorizar as notícias mais curtas (porém, também relevantes ao fã de eurodance), por isso destaquei os shows de Nathalie Aarts e Rozalla em nosso país. Na verdade, já fazia muito tempo que eu precisava escrever algo também sobre estas duas artistas incríveis, com isso juntei o útil ao agradável e lhes ofereci algum conteúdo sobre ambas. Mas agora, não tem mais por onde fugir...

Quem acompanha o Blog sabe o quanto eu sou fã da cantora italiana Taleesa, e por esta razão eu não poderia deixar de falar sobre a última turnê da cantora no Brasil, ocorrida nos meses de julho e agosto/ 2023.

Na verdade, desde o começo da minha adolescência que eu venho acompanhando a carreira da Emanuela Gubinelli (seu verdadeiro nome), e revê-la pessoalmente depois de exatos 25 anos, só me fez constatar que favoritei a cantora certa na minha adolescência.

Sim, e sabem porque exalto o meu favoritismo à Taleesa? Eu explico melhor:

A gente vai perdendo a admiração em alguns artistas pois há neles muitas divergências e inverdades que descobrimos com o passar dos anos, como o fato de muitos rostos não serem os verdadeiros cantores por tras das músicas (Whigfield, Corona, Fun Factory...), e a Taleesa é uma destas poucas exceções que cantava de verdade. Há também outras decepções que nos afastam de nossos ídolos, como a arrogância e a detestável "síndrome do estrelismo"... Mas a Taleesa, além de ser uma autêntica vocalista, compositora e produtora, é também um ser humano acessível, humilde, sempre disposto em ajudar e a levar felicidade para o seu público. Não há como não aplaudir ou deixar de prestigiar o legado da querida Emanuela! Então, reencontrar com essa talentosa italiana e ver que ela não alterou o seu caráter e ainda mantem a sua verdade como artista, desde o nosso último encontro, me deixou muito emocionado.


Depois de Annerley Gordon, foi a vez de Taleesa vir ao Brasil a pedido de DJ Kica


Taleesa esteve recentemente no Brasil graças ao paranense DJ Kica Godoy, que a convidou para realizar a segunda edição de seu "Festival Anos 90", um evento que trouxe anteriormente uma outra grande estrela da Eurodance, a inglesa Annerley Gordon (em 08 abril de 2023). 

Enquanto Annerley ficou alguns poucos dias, Taleesa ficou dois meses no Brasil (julho e agosto'23) e apresentou muitos hits de eurodance e simpatia ao público brasileiro. 

Quanto ao evento que aconteceria em Curitiba - PR, este foi transferido para Cascavel - PR (dia 22 de julho). DJ Kica também conseguiu vender mais datas para outros estados brasileiros, como em Campo Grande - MS (dia 15 de julho), Belém - PA (dia 29 de julho), Boa Vista - RR (dia 05 de agosto) e por último em Manaus - AM (dia 12 de agosto). 


Cinco shows, e nada de São Paulo? Calma, fã de Eurodance...


Eu, que moro em São Paulo, fiquei bem ansioso para que alguma casa noturna do meu estado também contratasse algum show da Taleesa, então até tentei levar o show da cantora para a cidade de Itatiba - SP, onde, no entanto, o empresário Adilson Luciano (que sempre a contratava nos anos 90) não demonstrou interesse e recusou o show (naquela ocasião). 

Maaaas...felizmente, não demorou muito e a casa noturna Lottus, da capital paulista, se interessou pela apresentação da cantora e a contratou para o dia 08 de julho. Que alegria, já tínhamos finalmente um show agendado para São Paulo!! 


Taleesa começou a sua "Tour" em São Paulo!


Como o estado de São Paulo tem o seu público fiel do Flashback, e a cidade também é conhecida por ser a capital de "todas as tribos", um show único da Taleesa não seria o suficiente... com isso, uma nova data consequentemente foi vendida, dessa vez para o evento "Mega Revival" do Clube Aramaçan, de Santo André- SP.

E adivinhem? O show de São Paulo - SP (dia 08 de julho) acabou sendo o primeiro desta leva de apresentações, e o show de Santo André - SP (dia 19 de agosto) foi o último! Taleesa abriu e fechou aqui!

Apesar da Taleesa não ter novos hits e muito menos o apelo comercial que as rádios e as mídias da atualidade exigem, os shows foram um sucesso de público!

DJ Kica informou que o show de Manaus - AM foi o que mais teve ingressos vendidos, com um total de 5 mil espectadores! Ele também destacou o evento realizado em Boa Vista - RO, onde muita gente ficou do lado de fora sem conseguir entrar.

Quanto a plateia da capital de SP, adivinha quem o Kica encontrou por lá? Com certeza você deve se lembrar da cantora jamaicana Marion K, certo? Já no show em Santo André- SP, uma outra brilhante voz da Dance Music foi contemplada pelo público na pista: Joe Welch!


DJ Kica com Marion K (08/07 - São Paulo/SP) e Rikardo com Joe Welch (19/08 - Santo André/SP)

Foi através deste primeiro show (08/07) que tivemos também acesso ao setlist dessa turnê, e fiquei muito feliz em ver que a Taleesa respeitou o fã de Eurodance apresentando as versões originais de suas músicas no palco. Foi a legítima Eurodance do início ao fim!!

Outro ponto importante que vale destacar, é que a Taleesa estuda o que o seu público quer ouvir. Por exemplo, a cantora já citou em entrevistas que aqui no Brasil tem várias músicas dela que fizeram sucesso, mas em outros países o público prefere outros hits. Ela simplesmente monta o seu repertório baseado no país onde irá se apresentar.

Já fazia muito tempo também que a cantora deixou de cantar "Falling In Love", "You And Me" e "Burning Up" em seus shows, mas nessa sua última turnê estas faixas foram incluídas. Contuuuudo.... a surpresa maior ainda estava por vir: Taleesa resolveu presentear o fã de Eurodance cantando a poderosa "Ride On Meteorite", um clássico do projeto Antares - com letra escrita pela própria Taleesa, mas gravado na voz da sua amiga Clara Moroni.

Meu amigo Rodrigo Pereira, outro grande fã de Eurodance (e também proprietário da rádio virtual Club 90), esteve presente no primeiro show da Taleesa - dia 08/07:

"-Ela é um dos grandes nomes do eurodance, tem uma voz inconfundível...meu coração bateu forte..." (Rodrigo Pereira)


Foto de Rodrigo Pereira
Meu amigo Rodrigo Pereira com a super vocalista Taleesa, no Club Lottus, em São Paulo / SP

Durante a sua estadia pelo Brasil, Taleesa ainda compareceu em diversos veículos de comunicação, dando várias entrevistas às emissoras de TV, FMs, canais no Youtube, e etc... 

Nessas entrevistas, além de divulgar as suas apresentações nas diferentes regiões do Brasil, Taleesa também estava ajudando a divulgar a cena Dance entre os brasileiros, cedendo suas informações, contando a sua história, sua colaboração e a sua visão sobre o universo da Eurodance. É de extrema importância termos pessoas levantando essa bandeira e divulgando a cultura Dance por aqui, ainda mais se temos como porta-voz essa grande referência que é a Taleesa. 

Obs: Veja abaixo (logo no final dessa matéria) um compilado de vídeos que montei da Taleesa nos mais variados meios de comunicação, além de cliques e flashes de seu show em Santo André / SP (19/08/2023).


O REENCONTRO COM TALEESA E A INESQUECÍVEL FESTA COM OS AMIGOS NO CLUBE ARAMAÇAN

Depois de 25 anos, finalmente juntos novamente!


A primeira vez que assisti a um show da Taleesa foi no dia 7 de agosto de 1998 (Itatiba-SP). Duas semanas depois, no dia 21 de agosto, ela fez outro show bem próximo daqui (Jundiaí-SP), então "parti" novamente. Voltei para vê-la numa outra cidade vizinha (Vinhedo-SP), onde ela se apresentou no dia 29 de agosto. Ou seja, foram três shows praticamente seguidos, em agosto de 1998.

Agora, como uma força do destino, no mês de agosto de 2023 - exatos 25 anos depois - Taleesa se apresenta em Santo André-SP e me faz viajar de volta aos meus 17 anos de idade!

Sobre a tal “viagem” ao meu passado, tudo começou quando cheguei para me hospedar no hotel e dei de cara com a cantora e o DJ Kica na recepção… Cara, que presente dos Deuses! Só podia ser, pois... Taleesa estava hospedada no mesmo hotel que eu! A cantora me apresentou sua filha, conversou comigo, me abraçou e foi muito gentil, assim como havia sido em 1998. 

Taleesa simplesmente estava saindo para fazer a passagem de som no clube Aramaçan, e justamente neste momento eu chegava para me instalar no hotel... 

Não foi muita coincidência, eu chegar justo em sua saída?? 


PORQUE A NOITE, PERTENCE À NÓS!

Todo Flashback é maravilhoso... E aqui eu estive reunido com grandes fãs da Eurodance!


Algumas semanas antes do dia "D", eu já havia conversado com alguns amigos e resolvemos nos encontrar no local do evento, o Clube Aramaçan. Foi um prazer imenso rever os amigos DJ Kica Godoy, Paulo Beraldo e Fábio Taques (que estiveram também no show da Annerley Gordon em Curitiba).


O Paulo Beraldo esteve também no show da Annerley Gordon, mas devido a falta de tempo naquela noite, nem registramos nenhuma foto juntos... Agora, no show da Taleesa estávamos em nosso próprio solo (estado de São Paulo) e menos cansados, hahaha. Foi gratificante te rever, Paulo!

Já a Fladia, eu a conheço desde o começo dos anos 2000, antes mesmo da existência do orkut. Lembro que ela procurava pela música "Ai no Corrida" do projeto Lisa Milton no saudoso fórum "Euro 90", e ali começamos a "tc" (teclar). Nos tornamos amigos e, em 2011, até nos conhecemos pessoalmente no show da Rihanna. Rever a Fladia agora no show da Taleesa, depois de todos esses anos, foi mágico e muito emocionante!


A Fladia é uma amiga dos tempos do fórum "Euro 90" e ela deixou a noite mais especial ainda!

Essa foto é velha... Início de anos 2000! Era o gatinho de algum integrante do fórum "Euro 90". 
Salvei na época para guardar de recordação e já deve ter mais de 20 anos!



Outra grande alegria da noite foi conhecer finalmente os amigos Edgar Gonçalves (eu falava muito com ele via telefone fixo nos anos 90, hahaha), Nill Rogger (que é DJ, super simpático e irmão da Fladia), Rodrigo Pereira (um cara muito bacana, e como mencionado acima, também esteve no show da Taleesa na capital), a sempre linda, doce e querida Priscila Anadão, e a talentosíssima cantora Joe Welch! Todos fãs e falantes da mesma língua: a indestrutível Dance Music!!


Todo mundo foi ver a Taleesa e se divertiu muito em uma noite inesquecível! 
Aqui é Eurodance na veia!!

Rodrigo Pereira, Paulo Beraldo, DJ Kica Godoy, Priscila Anadão, Ivan, Fladia Roberta, Joe Welch, Junior Kain, e eu!

Estar rodeado com todos esses amantes da Dance 90 foi uma experiência fascinante e única para mim! Não foi como estar simplesmente numa festa... Foi como se sentir em casa, se sentir abraçado e ter aquele papo que realmente te conecta com o universo. Que companhias mais adoráveis eu tive naquela noite do dia 19 de agosto! A lua ficou pequena perto destes grandes!! 


Com William Rafael e Fabio Taques... 
Fabio esteve também no show da Annerley Gordon, e foi muito bom reencontrá-lo no show da Taleesa! Quer encontrar com ele? É fácil, é só você ir nos shows de Eurodance, hahaha!

Por isso, se você também ama músicas antigas, te aconselho a prestigiar os eventos de "Flashbacks". Além de curtir uma noite realmente agradável, você terá uma conexão única com outros seres que são como você: Aqueles que são fãs e cultivam a boa Dance Music!

Siga o meu conselho, quebre a rotina e seja feliz no mundo que é O SEU!!


Priscila Anadão... foi um prazer te conhecer pessoalmente! Linda, simpática e fã dos melhores artistas!! Muito Obrigado por estar presente nessa noite tão memorável!

O aguardado show da Taleesa começou com a estrela da noite cantando "Because The Night", depois ela seguiu com "Let Me Be", "I Found Luv", "Falling In Love", "Ride O Meteorite" (Antares), "Burning Up", "4 Your Love", "There's Something Going On", "You And Me" e "A Brighter Day", num total de 10 hits absolutos! Taleesa finalizou com a reprise de "Because The Night", o seu maior de todos os sucessos. 

Gostei da interação do público, dos hits cantados em coro, da escolha do repertório e da voz grave e soberana da cantora - que atravessava os nossos corações e nos fazia suspirar.


Taleesa e Rikardo... Onde aperta o botão para voltar?

Se eu levei os meus discos? Levei dois discos de vinil e um CD para a Taleesa autografar, e ela fez isso com muito carinho quando chegamos em seu camarim, além de conversar e de dar atenção a todos os ali presentes. Na verdade, a cantora enviou-me uma mensagem pelo instagram antes de chegar ao Brasil, e disse que "se eu quisesse a gente poderia se encontrar", então formalizei que estaria no show de Santo André, e depois, com o intermédio do DJ Kica, conseguimos chegar até a ela.

A Emanuela definitivamente é um exemplo a ser seguido, não apenas como grande artista mas também como pessoa que é. Ela autografou os meus discos, falou sobre o sucesso dos projetos Citizen Kane e 8pm na França e reforçou que estes singles são bem raros. A italiana também disse que o anel que ela usa na capa do single de Citizen Kane foi roubado na época.


Obrigado, Emanuela!!



Quando eu perguntei à Taleesa sobre o produtor Severo Lombardoni, ela olhou para mim com um olhar de surpresa, e disse que ele foi um ótimo profissional (ela, Regina, Alexia, Maria Caprí, entre outras trabalharam com o mestre da italodance). Citou ainda que é muito amiga da Annerley Gordon, que trabalhou com o pessoal do Novecento e que Dora Nicolosi, além de talentosa, é uma mulher adorável. Taleesa me convidou para tomar café da manhã com ela e sua filha, já que estávamos hospedados no mesmo hotel, mas eu cheguei tão tarde e cansado da festa que acordei quase na "hora do almoço", quando ela e sua filha já haviam deixado o hotel com destino ao aeroporto. 


O PRESSÁGIO SE CUMPRIU...
Taleesa e Rikardo 'Rikou'- Bonecos criados pela francesa Isabelle Laine. Sempre serei grato à Isabelle por tanto carinho, generosidade e amizade!


Essa noite foi um presente. Não consigo pensar de outra forma! Então, eu só tenho que agradecer a todos os envolvidos e amigos presentes!


Taleesa e a atual "moda" do Flashback no Brasil 


Ah, e vejam só que interessante, essa turnê da Taleesa foi tão bem sucedida que ela está volta ao Brasil para o evento "Babel Revival" (uma realização de Adilson Luciano) - que acontecerá no próximo dia 21 de outubro, e que contará também com as presenças de Double You e um cover do Netzwerk. Já no dia 28/10 Taleesa se apresentará mais uma vez na capital de São Paulo, agora no Jockey Club.
Isso é nitidamente o reflexo da iniciativa e bom trabalho do DJ Kica, que está badalando as noites e servindo de termômento para a realização de outros eventos!!
Parabéns DJ Kica!

O meu muito obrigado à Emanuela Gubinelli, DJ Kica, Paulo Beraldo, Nill Rogger, Fladia Roberta, Fabio Taques, William Rafael, Rodrigo Pereira, Priscila, Ivan, Edgar e Joe Welch. 

Vocês me proporcionaram uma noite extraordiária!

E antes que eu me esqueça: QUANDO NOS VEMOS NOVAMENTE????

5 comentários:

  1. Felicitations Ricardo d'avoir rencontre Taleesa ! tu dois etres heurex! Je suis certain qu'elle est tres cool en reel . J'espere un jour moi aussi la rencontrer . Merci d'avoir partagé cela avec nous

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Merci Hakim! Oui, Taleesa est une personne extraordinaire et je suis tellement heureuse de la revoir (la première fois que j'étais avec elle, c'était en 1998). J'espère que vous pourrez la rencontrer un jour. Salutations du Brésil à vous ;)

      Excluir
  2. Belíssimo relato; de fato, vc tem o talento da escrita! Foi um prazer enorme ter te conhecido pessoalmente, superou as minhas expectativas! O show da Taleesa foi incrível, emocionante, mas o que tornou este dia tão especial foi o fato de ter nos encontrado! E sobre a última pergunta: espero que todos nós possamos nos reunir em breve para termos o mesmo gostinho de mágica daquela noite! :) Um bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Pri! Eu também não vejo a hora de nos reunirmos novamente, e espero que consigamos isso em 2024...ano que já está chegando aí!!
      Grande beijo!

      Excluir
  3. Mon Rikou !! É um choque descobrir este artigo que já tem vários meses ! Percebo como quando não estou focada nas coisas que amo, tudo que é novo passa diante dos meus olhos e eu não vejo... :l
    Que imagens lindas, não me canso dessas fotos de vários amigos reunidos nesse dia incrível ! Esperando por outras oportunidades ♥♥
    Que gesto lindo, obrigada por usar a foto dos bonecos que tirei num dia de tempestade ! Me lembro muito bem.. o playset tinha sido usado para uma sessão de fotos e eu havia deixado alguns bonecos e acessórios.. Taleesa e Rikou foram os últimos.. a tempestade os surpreendeu e eles ficaram juntos observando os relâmpagos ! Uma linda lembrança de quando a minha vida era muito “rotineira” comparada a agora, como você sabe.
    Continue seu trabalho extraordinário e faça os fãs sonharem como você faz há muitos anos, desejo muitos mais anos de sucesso. Um abraço :*

    ResponderExcluir