sábado, 23 de setembro de 2023

ROZALLA VOLTA AO BRAZIL E FAZ DOIS SHOWS

Os fãs de Dance Music estão vibrando com os últimos eventos realizados no Brasil... E não é para menos, né?! 

Depois de Ann Lee e Taleesa visitarem o nosso país, agora é a vez da holandesa Nathalie Aarts fazer uma apresentação única em São Luis (MA) - conforme já detalhamos aqui no Blog. 

Mas, pensa que acabou?? 

Há também uma outra cantora espetacular dos anos 90 que se apresenta neste fim de semana em Curitiba (PR) e São Paulo (SP):


CANTORA ROZALLA FAZ SHOWS EM CURITIBA E SÃO PAULO

Rozalla é um respeitado nome da Dance Music dos anos 90 e está no Brasil para realizar dois shows

Seu nome é Rozalla Miller e estourou nos clubs e FMs com o seu sucesso mundial "Everybody's Free (To Be Good)". Na verdade, essa não é a primeira vez que Rozalla vem ao Brasil, e ela tem ainda outras músicas conhecidas pelos fãs da Eurodance...

Rozalla é conhecida como "A Rainha das Raves" e fez um grande sucesso gravando Dance Music no início dos anos 90. Ela nasceu no dia 18 de março de 1964, na cidade de Ndola, Zâmbia (um país do continente africano) e tem atuais 59 anos de idade.

Tudo teve início na adolescência de Rozalla, depois que ela mudou-se para Zimbábue com sua família, e ainda jovem, costumava faltar à escola para ensaiar com uma banda. Mais tarde, Rozalla cantou em desfiles de moda e logo se tornou uma celebridade nacional. 


A jovem zimbabuense Rozalla

No mundo ela ficou conhecida somente em 1992, mas nos anos 80 a garota Rozalla teve alguns sucessos nas paradas de Zimbábue, no entanto, teve ainda que trabalhar como secretária para "pagar as suas contas". 

Aos 18 anos de idade Rozalla apareceu como figurante no filme de 1985 -  "As Minas do Rei Salomão", de Jack Lee Thompson, uma produção cinematográfica que trazia também algumas estrelas conhecidas, como a esbelta atriz Sharon Stone

Com vontade de fazer música, Rozalla ainda gravou em 1985 as faixas "Party Nights" e "Forever" pelo selo Gramma Records, que são duas produções musicais que até fizeram sucesso em Zimbábue ("Party Nights" entrou nas paradas em 4 de janeiro de 1986 e atingiu ao pico #3).


OS PRIMEIROS DISCOS DE ROZALLA

Rozalla lançou em Zimbábue o seu primeiro álbum, "Spirit Of Africa" (1989), porém não obteve maiores reconhecimentos fora de seu país. Então, querendo se tornar uma estrela internacional, Rozalla percebeu que precisava sair da África para concluir o seu objetivo... 

Ela deixou Zimbábue e se mudou finalmente para a Inglaterra (cidade de Londres - e onde mora até os dias atuais).


O raro e primeiro álbum de Rozalla - "Spirit Of Africa" (1989)
Selo: Tusk Music
Saiu apenas em vinil


Na Inglaterra, Rozalla foi logo descoberta pelos produtores do projeto Band Of Gypsies (os músicos Nigel Swanston e Tim Cox), que inclusive, já trabalharam com diversas outras vocalistas da Eurodance, como Miriam Stockley (uma das vozes do projeto Serena). 

Swanston e Cox perceberam que Rozalla tinha uma voz comovente e que a catapultaria ao estrelato. A dupla produziu com ela a primeira parceria "Born To Luv Ya" (1990), que não foi muito bem nas paradas.

Não desanimados, os produtores escreveram e produziram o segundo single "Faith (In the Power of Love)" (1991), que foi a primeira música de Rozalla a entrar nas paradas do Reino Unido.

Mas foi o terceiro single, "Everybody's Free (To Feel Good)" (1991), que realmente fez a carreira da cantora africana decolar. Este "hino das raves" alcançou pela primeira vez as paradas do Reino Unido em agosto de 1991, e instantaneamente se tornou um hit em muitos países europeus, bem como o Top 40 da Billboard americana em 1992.


O single de "Everybody's Free (To Feel Good)" de Rozalla foi lançado oficialmente em 1991
Selo: Pulse-8 Records

"Everybody's Free (To Feel Good)" foi #1 na Espanha, Canadá e Estados Unidos, além de ser #2 na Bélgica, #3 na Itália, #4 na França, #5 na Alemanha e #6 no Reino Unido

Outro single muito bem-sucedido veio na sequência: "Are You Ready To Fly" (1992), que é mais um trabalho maravilhoso na envolvente voz de Rozalla!

Diante deste sucesso global, veio o segundo álbum de Rozalla, "Everybody's Free", lançado em 1992 e com todas as músicas produzidas pelo citado time Band Of Gypsies. 


  Rozalla -"Everybody's Free (To Feel Good)"  (1991)
VIDEO OFFICIAL

Este disco de Rozalla rendeu fama à cantora e figurou no Top 20 do Reino Unido em sua primeira semana, fazendo com que a cantora - que tinha um contrato com a pequena Pulse-8 Records - assinasse com a 'grandona'  Epic / Sony.

Com a ajuda da Epic, o álbum e os singles de Rozalla chegaram nos Estados Unidos, onde "Everybody's Free (To Feel Good)" alcançou o Top 40 da Billboard Hot 100.


O bem sucedido álbum "Everybody's Free" de Rozalla foi lançado oficialmente em 1992 e traz 12 faixas, das quais 6 foram singles de trabalho
Selo: Pulse-8 Records /  EPIC


Rozalla também abriu alguns shows para o cantor Michael Jackson e disse por diversas vezes que este foi um dos momentos mais emocionantes de sua carreira. Ela se juntou ao rei do pop na turnê europeia de "Dangerous", em 1992.

Para a imprensa inglesa, Rozalla revelou: "Às vezes meu marido brinca quando estamos assistindo ao show de algum artista, ele se inclina para mim e diz: 'Ele é muito bom, mas ele trabalhou com Michael Jackson?' Honestamente, penso que esse foi um dos maiores destaques da minha carreira e será para sempre."

Rozalla também divulgou que, em algum momento Michael Jackson se virou e perguntou como ela estava cuidando da sua voz, porque ele estava 'com dificuldades'. Ela disse que não conseguia acreditar no que ouvia e pensou "O quê?! Você é Michael Jackson e está me perguntando?"


Rozalla e Michael Jackson em 1992


"Look No Further" é o nome do terceiro álbum de Rozalla, lançado em 1994, porém, sem os mesmos produtores de “Everybody’s Free”. Infelizmente também não alcançou o mesmo sucesso.

Rozalla finalmente lançou seu quarto álbum de inéditas em 1998, "Coming Home", cujo disco não foi distribuído nos EUA. Aqui ela voltou a trabalhar com a dupla Band Of Gypsies e co-escreveu a maioria das músicas. Infelizmente este também foi um álbum que não conseguiu ter uma boa distribuição.

As músicas de Rozalla são extremamente cativantes, seguem uma linha mais classuda, é um House - Pop sofisticado, além de soar bem inovador e fresh, mesmo depois de todos esses anos...

Para se ter uma ideia, o primeiro álbum "Everybody's Free" (1992) teve 6 singles que foram faixas de trabalho, sendo esta uma indicação clara da qualidade do disco.


  Rozalla -"Are You Ready To Fly"  (1992)
VIDEO OFFICIAL


Rozalla obviamente é mais conhecida por seu mega-hit "Everybody's Free (To Feel Good)", mas a estrela da Dance Music também é lembrada por seus outros belos trabalhos como "Are You Ready To Fly", "Faith (In The Power Of Love)" , "Love Breakdown" e "I Love Music", esta última uma cover do hit de 1975 do The O'Jays e que entrou no topo dos Dance Charts americanos, dando à Rozalla três #1 nos EUA. 


ROZALLA ATUALMENTE

Rozalla em 1992: A cantora zimbabuense exalava o espírito da década com seus cintos metálicos, brincos extravagantes e penteados volumosos. Atualmente a mulher de 59 anos mantem o seu cabelo castanho cacheado e não mudou muito.

Quanto aos seus trabalhos atuais? Sim, Rozalla atualmente continua gravando com seus vocais para o gênero que a consagrou há mais de 30 anos... Em 2020, inclusive, ela lançou o single "Magnificent" com 8 versões e através do selo Energise Records - Obs.: Mesma empresa onde trabalha a inglesa Nicki French (que vem ao Brasil em novembro!!!)

Sobre as performances ao vivo de Rozalla, fiquem tranquilos pois a "Rainha das Raves" realmente canta ao vivo e nunca foi dessas modelos que "enganavam" os fãs com a difamada sincronização labial. Por sinal, ontem, dia 22/09, ela se apresentou em Curitiba-PR (no CWB HALL), e já existem vários vídeos disponíveis que mostram um pouco de como foi a sua atuação no palco.

Hoje, 23/09, a celebração de Rozalla continua em São Paulo, no Komplexo Tempo, numa megafesta para comemorar os 35 anos da Over Night Mooca.

Infelizmente não poderei estar presente nessa festa, mas desejo que, quem vá... tenha uma das melhores e mais agradáveis noites de 2023!!


Vida Longa à Rozalla e à todos estes artistas que fizeram, e ainda continuam a fazer, a HISTÓRIA da DANCE MUSIC acontecer!!!!


2 comentários:

  1. Passando para te prestigiar nosso caro Rikardo!Sempre bom ler essas matérias tão bem contadas por vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Alexander! Fim de ano se aproximando e vem aí as últimas matérias de 2023!! Espero que goste das novidades que vem chegando...

      Excluir