quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

CLAUDJA - "BRAND NEW DAY" (1995)

CLAUDJA - "BRAND NEW DAY"
UMA VOZ AVASSALADORA NUMA "POP-DANCE" NACIONAL DE SUCESSO!

"A Spotlight Records foi a primeira gravadora a apostar em Dance Music brasileira quando lançou 'No One To Answer' com a Gottsha. Em sequência à esse trabalho, conseguimos colocar vários artistas nacionais no topo das paradas das rádios e casas noturnas do Brasil, sendo que algumas produções foram tão bem sucedidas que entraram também em compilações internacionais."
Alexandre Medeiros - Manager Label (Spotlight Records) em depoimento para a Revista DJ Sound, em 1996.



É meus amigos, a dance music nacional já fez sucesso algum dia... Tínhamos artistas verdadeiramente talentosos, músicas bem elaboradas e que não ficavam devendo em nada aos hits europeus!
Entre estes diversos trabalhos produzidos no Brasil, pode-se incluir uma produção que foi muito executada no início de 1996... É o hit "Brand New Day" da cantora Claudja, vocês se lembram?

A música em questão tem uma levada mais para o R&B e Soul, se compararmos com outras produções conhecidas do período, como as faixas de Gottsha e Sect, mas mesmo assim foi muito bem aceita pelo público e era perfeita para os DJs abrirem as pistas de dança com suas mixagens.
Este trabalho da brasileira Claudja rapidamente chegou ao topo das paradas de todo o Brasil, principalmente do Rio de Janeiro.

"Brand New Day" recebendo indicação na coluna "Dance Floor" da DJ Sound (novembro de 1995)

"Eu não achei que o sucesso de "Brand New Day" fosse acontecer tão rápido; mas se é inevitável, quero curtir" 
- Claudja para a revista DJ Sound, em 1996.

UMA BREVE 
BIOGRAFIA DE
 CLAUDJA

Sobre a dona da voz em "Brand New Day", seu nome real é Claudia Gomes. Ela é uma mulher muito talentosa, nascida na cidade do Rio de Janeiro, sendo também atriz e uma famosa dubladora de filmes.
Nascida em 10 da janeiro de 1977, Claudia em sua infância e adolescência já trabalhava muito bem com sua doce e potente voz, cantando na sala de aula e organizando festinhas da escola, assim como também preparando coreografias. Tudo isso colaborou em seu crescimento como artista, a transformando na backing vocal de ninguém mais que Marisa Monte.

Cláudia se formou em canto lírico no Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro e estreou cantando peças de musicais no ano de 1993, tendo o seu primeiro espetáculo: “Os Sinos da Candelária”.

Nessa fase, atuando como atriz de teatro, a jovem artista fez vários musicais renomados, conheceu e trabalhou também com muitos astros consagrados, como Miguel Falabela, Wolf Maia, Vera Holtz, entre outros.
Mas com a galera mais jovem, ela chamou a atenção em meados dos anos 90, quando finalmente se lançou como cantora de "dance-pop", em 1995, sob o nome: Claudja.
A sua canção “Brand New Day” foi um grande sucesso, inclusive foi tema da novela “Quem é Você” (1996).

Show no Moinho Santo Antônio

"Eu comecei a cantar em um coro da ACM da Ilha do Governador (RJ). Mais tarde, parti para o teatro, fazendo musicais como "Sinos da Candelária", "Ridículo Amor" e "Rocky Horror Show". Também trabalhei no musical "Pocahontas", com direção de Cininha de Paula. Numa dessas peças, conheci meu empresário (da época), que me levou para a Spotlight Records, e daí surgiu "Brand New Day". Essa música foi feita especialmente para mim pelo Fabinho do Mr. Jam (Fabio Almeida)."

- Claudja para a revista DJ Sound, em 1996.

Claudja cantando o mega-hit "Brand New Day" no Xuxa Hits, em 1995
Na época, não existia nem o "promo" da música ainda. A capa do CD divulgado é de uma coletânea da Spotlight Records, que continha a música em seu repertório.


"BRAND NEW DAY"
PROMO COM CARA DE SINGLE
Verso do Promo Raríssimo de 1995
Este é um artigo exclusivo do Blog http://rikardomusic.blogspot.com
A Spotlight Records lançou o promo de "Brand New Day" no final de 1995, tanto em CD quanto em LP, que trazia 3 versões da música. Já no final de 1996, resolveu investir em singles pela primeira vez, sendo seus primeiros lançamentos: Alexia - "Number One" e Taleesa - "Jambalaya".

Claudja, em 1996, aqui pertinho, em Itatiba / SP

CLAUDJA GRAVOU OUTRAS MÚSICAS?
Além de "Brand New Day", Claudja também gravou outros trabalhos, mas não conseguindo atingir a mesma popularidade do seu hit das pistas...
Ainda em 1995, ela gravou o cover de "Somebody Else's Guy" da diva negra Jocelyn Brown. Essa sua versão é bem pouco conhecida e está presente na coletânea "Dance Cover 2" (Spotlight Records).

Na mesma onda dos remakes e no mesmo ano de 1995, Claudja regravou também "Give Me Just A Little More Time", original de Angela Clemmons. Esta faixa não fez fama, e pode ser encontrada na coletânea "Dancidade" (Spotlight Records).

Estas duas músicas regravadas pertencem ao gênero Soul, um dos estilos musicais prediletos da cantora:

"Meus gêneros musicais favoritos são Gospel, Black, Dance e Soul. Meus ídolos são Whitney Houston, Mariah Carey, TLC, Brandy, Babyface e Quincy Jones.
Trabalhar com Paulo Jeveaux e André Werneck foi o melhor possível. Eles são super dedicados e de uma forma ou de outra, sempre entenderam o que eu queria cantar."
- Claudja para a revista DJ Sound, em 1996.

Claudja com a dupla de irmãos Laura e Fabio Almeida, em 1996. Fabio foi o autor da letra de "Brand New Day"

Em 1996, o ano em que sua música "Brand New Day" cresceu nas paradas e foi tema de novela global, Claudja gravou também outra canção, "Back To The Real Love", inclusa na coletânea "El Turf" (Spotlight Records). A música agradou bastante nas noites, mas não alcançou muito sucesso, como esperávamos que fizesse...

DESEMPENHO 
DE 
"BRAND NEW DAY"

"Brand New Day" chegou ao nº1 das mais tocadas dos clubs cariocas, em março de 1996. Na radio Jovem Pan, o sucesso se repetia, chegando a 5ª posição das mais tocadas.

"Eu fiz uma porção de shows, mas todos do eixo Rio-SP. Espero mostrar meu trabalho em outros estados o mais breve possível. Gostaria muito de ter a oportunidade de levar minhas músicas para fora do país e, é claro, fazer muitos shows também".
Claudja declarou à Revista DJ Sound, em 1996.

O redator da DJ Sound, Douglas Futuro, ainda mencionou:
"Segundo a Spotlight Records, as negociações para o lançamento de "Brand New Day" em toda a Europa e em países como China, Singapura, Malásia, Indonésia, Twaian, Coréia e Tailândia estão em fase final, e o álbum da cantora tem lançamento previsto para o segundo semestre de 1996."
Douglas Futuro (DJ Sound)

Claudja e os bons tempos do "Dance Nacional"

Sobre esta informação, não sei dizer se "Brand New Day" foi distribuída nestes países mencionados, mas já presenciei alguns hits nacionais inclusos em algumas coletâneas europeias, como Sect - "Wasting My Life", então é possível que "Brand New Day" também tenha sido lançada em algum outro país, além do Brasil .

Sobre o álbum da cantora, infelizmente este nunca foi lançado nem no Brasil. Claudja até foi vista em estúdios com a argentina Karina ("Vidas Nuevas"), que seria a sua backing vocal neste suposto disco, mas parece que a gravadora desistiu deste lançamento.

Claudja e suas backings no álbum que não saiu...

Por sua vez, a Spotlight lançou o CD "Projeto Brasil", uma compilação de dance music que trazia apenas artistas nacionais, como Mr.Jam, Fincabaute, Sect, Adriana Mezzadri , e claro, a carioca Claudja. A música de Claudja presente neste disco era a inédita "Christmas Time", em que canta com sua amiga Gottsha e com o grupo Mr. Jam.

"Christmas Night": Esta é uma canção de natal, cantada em inglês e que lembra um pouco as produções de "Land Of Dreaming" do Masterboy e "There Is A Party" do DJ Bobo. Vale a pena conhecer este trabalho, ainda mais agora, que estamos numa época bem propícia para a ocasião (natal de 2019 se aproximando...)


FICHA TÉCNICA
"BRAND NEW DAY"
(1995)
As mentes criativas de "Brand New Day"

A letra de "Brand New Day" foi escrita pelo excelente músico Fabio Almeida, na época ainda integrante do maravilhoso grupo Mr. Jam (eles tem que ganhar um especial aqui no Blog...).

Já a produção do hit ficou com André Werneck e Paulo Jeveaux, dois grandes produtores que são musicalmente referência em todo o Brasil. Inclusive, Werneck vivia citando esta sua produção com muito orgulho, entre 1995 / 1996.
"'Brand New Day' é uma das minhas músicas favoritas e eu sempre a toco" -  André Werneck para a DJ Sound.

André Werneck, assim como a vocalista Claudja, adora Soul e R&B.
Deve ser por isso que a produção de "Brand New Day" lembra muito um grande sucesso do R&B dos anos 90: Des'ree - "You Gotta Be". 
Sacaram?

Des'Ree - "You Got A Be"
Nítida inspiração para a produção de "Brand New Day"


EX-CLAUDJA,
ATUAL KACAU GOMES
Claudja...Ela mudou para Kacau Gomes

Em 1999, Claudja mudou de gravadora (EMI), reapareceu com um álbum totalmente diferente e cantado inteiramente em português. Seu nome artístico aqui também sofreu alterações, agora ela respondia por Kacau Gomes (nome que ela utiliza até os dias atuais).
Neste período, a garota de 22 anos se destacou como cantora pop nacional e teve suas músicas tocando nas rádios e na TV. Lembro-me de sua performance e entrevista no programa "H", além de outras aparições pela mídia.

No Youtube, consta também um vídeo em que Kacau Gomes performa "Viver Sem Você" no "Superpop" (com apresentação de Adriane Galisteu, provavelmente de 1999).
Sua música "Diga" entrou para a novela "Malhação", temporada de 2000 e também fez sucesso com os adolescentes daquele ano.

Kacau Gomes também explorou seu lado atriz na TV e participou de algumas novelas e seriados, tais como "Celebridade", "A Diarista", "Casseta & Planeta", "Casos e Acasos", "Pé na Cova" e "Malhação".
A cantora carioca também cantou em algumas edições do Rock In Rio, como em 2001, onde abriu o "Tenda Brasil" com o seu trabalho solo e acompanhando Carlinhos Brown no "Palco Mundo" (fatídico show em que o cantor baiano ganhou uma chuva de garrafas?), além de outras várias edições posteriores deste mesmo Festival.

Kacau Gomes, além de cantar e atuar, também dublou muitos filmes e desenhos animados, como "Mulan", "Hércules", "O Rei Leão", "A Princesa e o Sapo", "Shrek 2", "O Príncipe do Egito", alguns filmes da "Barbie", entre outros.  No cinema nacional, consta ainda em registros que ela gravou a música do filme “Tainá, Uma Aventura na Amazônia".

KACAU GOMES 
HOJE
Kacau Gomes: Sendo destaque do Jornal A Tarde, de Salvador

A Kacau Gomes hoje é casada e tem um filho pequeno. Ela segue firme no show business, trabalhando e oferecendo a sua arte; tanto como atriz, dubladora e cantora.
Vira e mexe você se depara com ela na TV, dando entrevistas, falando sobre sua carreira, cantando e divulgando seus espetáculos.
O bacana nisso tudo, é que ela sempre cita essa sua antiga fase de Claudja"Brand New Day" , muito diferente de outros artistas que escondem que um dia já cantaram "dance music". Kacau tem muito orgulho de todos os seus trabalhos que realizou e de todas as pessoas com quem trabalha, ou já trabalhou.

Infelizmente, a talentosa vocalista não tem se dedicado muito aos estúdios fonográficos, mas se você quiser escutar a sua magnífica voz, fique ligado em suas estreias no teatro.
A incansável artista estreou recentemente nos palcos com seu novo musical "Tributo a TINA TURNER - Quebrando Regras - Uma comédia musical", que está em cartaz no Teatro Prudential - Rua do Russel, 804, Rio de Janeiro - RJ.

Kacau Gomes, com sua amiga das pistas: Gottsha

Antes deste seu espetáculo atual, ela também brilhou em outros musicais recentes, como "Jekyll & Hyde – O Médico e o Monstro", "Angela Maria - Lady Crooner", "Discotheque" (participação especial), "Love Story", e "Les Misérables".
Kacau Gomes é uma estrela que está sempre em movimento, e que merece o maior sucesso do mundo, pois talento e dedicação, ela tem de sobra.

VIDEO: KACAU GOMES
 FALA SOBRE SUA 
CARREIRA
Vídeo mais recente, onde Kacau Gomes fala sobre a sua trajetória, inclusive cita o seu hit "Brand New Day", quando ela era "Claudja".



COLEÇÃO DE MÚSICAS
DE CLAUDJA 
"Somebody Else's Guy"
"Give Me Just A Little More Time"
"Back To The Real Love"
"Christmas Time" (com Gottsha e Mr. Jam)


CD-Promo "Brand New Day"
CD-Álbum - Kacau Gomes





CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Todas as informações aqui publicadas foram baseadas em registros de minhas coleções pessoais, desde 1995. As músicas são dos meus CDs da Claudja (promo, coletâneas, álbum solo de 1999 - Todos originais).

Espero que este artigo agrade à todos os fãs desta grande artista brasileira, que é a nossa CLAUDJA!

Tenho outras dezenas de publicações pendentes para realizar ainda no blog, mas caso eu não consiga fazê-los até o dia 25/12, já desejo aos amigos leitores, um EXCELENTE NATAL!! 
Que Deus abençoe à todos vocês e seus familiares!
🎅🏻 Merry Christmas!🎄
Jingle Bell Dance...

14 comentários:

  1. Parabéns pelo BLOG !!É ÓTIMO!!
    Feliz natal para você e sua Família!!

    ResponderExcluir
  2. enviado por MOYSES !!! rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Moyses!! Para nós todos, um grande natal com muita paz e desejos realizados! abração

      Excluir
  3. Boa noite, amigão!!! Tudo bem com você? Espero que sim, Rikardo!! Eu só posso te agradecer por mais uma excelente matéria de mais um grande projeto da Eurodance que foi a Claudja!! Para encerrar, eu vou salvar esta matéria no meu Bloco de Notas e ler mais tarde!!Enfim, eu te desejo, meu querido e amado amigo do Blogger, "Um Feliz Nata e Um Próspero Ano Novo", com muita Saúde, Paz, Dinheiro, Trabalho e Amor para você e toda a sua família!! Enfim, quete abençoe muito em 2020, amigão!! Boa noite e até mais, querido e amado amigo Rikardo Rocha!! 👏🏼👏🏼👍🏼👍🏼👍🏼😀😀✌🏼✌🏼😎😎😎🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼[^J^]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Carlos! Feliz 2020 para vc também!! Sucesso e muitas bençãos sobre você e sua família!!!

      Excluir
  4. Como eu curti essa música (Brand new day) entre 95/96. Aqui em Fortaleza, uma rádio local lançou um cd em 1996 e tinha uma faixa da Claudja intitulada Back to the real love. Eu até comprei esse cd na época. A música é bem legal, mas não fez sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jorge, realmente não fez muito sucesso...a única da Claudja que bombou mesmo foi "Brand New Day", mas as outras também são interessantes.. Forte abraço!

      Excluir
  5. Oi Rikardo, tudo bem? Descobri seu site recentemente e adorei. Parabéns pelo trabalho!

    Fiquei curioso em conhecer as músicas da Claudja, já que só conheço Brand New Day, mas o link do mega expirou. Sigo procurando, mas sem sucesso.

    No mais, agradeço desde já.

    Abração,

    Thiago Fontin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago, boa noite. Quais faixas você precisa?
      Eu retirei os links pois tinha uma pessoa incomodada.

      Se vc quer as outras 4 músicas de Claudja ("Somebody Else's Guy", "Give Me Just A Little More Time", "Back To The Real Love" e "Christmas Time") aqui está o link atualizado:
      https://mega.nz/file/Ns5lBLBI#sKJYC-0eAwR0-nx9HNHo1QV4Eu038Llsphx8lmCQ0ak

      abraços

      Excluir
  6. Nossa, eu fiquei muito tempo atrás de Brand New Day, de vez em quando vinha o refrão na cabeça mas não conseguia identificar.. só fui achar essa música hoje (tem inclusive no Spotify). Adorei saber mais sobre a história dela!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Mara, fico feliz que gostou do conteúdo! Abraço!!

      Excluir
  7. Muito legal o blog. Descobri ela hoje e fui cavucar em busca de mais informações. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  8. Oi:

    Legal o blog!
    Achei pela sumida CLAUDJA.
    Alias escutei tal clássico num canal da NET.
    Pensava ser de fora. E mais velha (devia ter menos de 20 na época). Idade que eu tinha.
    E tb sou do RJ.
    A década de 90 foi mara nesse estilo musical. Fase inesquecível.

    Bom carnaval,
    Rodrigo (POA RS)

    ResponderExcluir