domingo, 7 de julho de 2019

SEPTEMBER: UMA DAS ÚLTIMAS VOCALISTAS DE EURODANCE A FAZER SUCESSO MUNDIAL

SEPTEMBER DO HIT "CRY FOR YOU" - ELA LEVAVA A MODA PARA A DANCE MUSIC


SEPTEMBER E O POP-DANCE 
DA SEGUNDA METADE DOS ANOS 2000

No final dos anos 2000, vários grupos e cantores começaram a investir mais na dance music, deixando o pop bem mais eletrônico e dançante, quem se recorda disso?
Artistas como Black Eyed Peas, Lady Gaga, Ne-Yo, Rihanna, Katy Perry, Britney Spears, Christina Aguilera, e etc, mergulharam de cabeça no gênero entre os anos de 2007 e 2011, mas ao meu ver, isso atrapalhou e ajudou a decretar o fim do mercado dos verdadeiros cantores de eurodance, pois o espaço que antes eram deles, passou a ser ocupado pelos gigantes do pop. 
Muitos destes pequenos artistas ficaram sem grandes espaços, investimentos e público, estes que focaram apenas nas "celebridades" americanas. O que para estes popstars mundiais era novidade (ou tendência momentânea), para os legítimos artistas do eurodance era fonte de renda, tradição e cultura já há muitos anos...e foi difícil disputar com Lady Gaga e afins nas paradas, já que eram do mainstream e guiados por grandes gravadoras.

Final dos anos 2000, época onde o pop usou e abusou da "dance music"

A verdade é que o eurodance começou a ficar enfraquecido em 2006, depois de grandes sucessos de Lasgo, Ian Van Dahl, Magic Box, Erika, entre tantos outros artistas europeus. Mas com a inserção da música eletrônica nestes lançamentos pop americanos, os novos singles de artistas europeus não fizeram mais sucesso por aqui e eles foram desaparacendo de vez do cenário eletrônico brasileiro.

Uma destas artistas "euro" que ainda conseguiu algum sucesso foi a cantora sueca September, vocês se lembram dela? Ela disputava nas paradas com outras cantoras muito bem mais conhecidas, como Lady Gaga e Katy Perryestrelas do pop que estavam começando a introduzir elementos de "eurodance" em suas músicas. 

Junto com Inna (outra artista "dance" contemporânea), September trouxe hits que agradou muito os jovens no final dos anos 2000, tendo suas canções muito bem tocadas em rádios e clubs do mundo, como o seu hit explosivo e ultra executado "Cry For You". Mas infelizmente, assim como Inna, September não conseguiu se manter nesta mesma projeção...

Como a dance music deixou de ser um gênero procurado e escutado pelo público (devido tamanha saturação que se criou com os lançamentos americanos de Kesha, Lady Gaga, Rihanna, Black Eyed Peas, Katy Perry...), isso fez também com que September explorasse mais outros gêneros musicais, cantando atualmente um pop no seu idioma natal. Além disso, a loira trocou o seu nome artístico, pois precisava de público e apresentar resultados à sua gravadora, e se assumindo como uma artista de "eurodance" não estava conseguindo alcançar mais estes feitos.

Quer ler mais sobre o September? Então venha comigo e saiba mais sobre Petra Linnea Paula Marklund, uma das últimas cantoras de eurodance a alcançar um expressivo sucesso ao redor do mundo!!!

September esteve na ativa a partir de 2003

O INÍCIO DE 
SEPTEMBER
Eterna September

Ela nasceu em Estocolmo, na Suécia, em 12 de setembro de 1984 e sempre gostou de cantar, exercendo esta atividade desde os seus 12 anos de idade.
Já deu para "sacar" que seu nome artístico se deriva do mês de seu nascimento, né? 

E sobre a sua escolha em ser cantora, quem contribuiu para isso foi a sua família, que foi quem a introduziu no cenário da música e também quem a sempre incentivou, quando ainda era bem pequena. 
Mariah Carey e Michael Jackson, nessa época eram seus grandes ídolos, e ela se inspirou muito neles, além de declarar outras admirações: Madonna e Kylie Minogue. Com estes astros da música servindo de inspiração, e com uma voz e estilo bem marcantes, não demorou muito para que a linda Petra Marklund conquistasse também o seu espaço na música Dance-Pop dos anos 2000.

Mas, se você acha que o sucesso da loira veio fácil, pode esquecer... Petra estudou muito, se planejou e se lançou (na sua adolescência) com o seu nome original, "Petra Marklund", na tentativa de conquistar o seu merecido lugar ao sol.
Foi em 2000, naquela febre do ATC e Vengaboys, que ela gravou músicas no estilo bumblegum pop, mas ainda não lhe trazendo fama e reconhecimento. E este seu primeiro trabalho na dance music ganhou um disco chamado "Teen Queen", conforme imagem e faixas informadas abaixo:

PETRA - "TEEN QUEEN"

 1. Laser beams
  2. Candy kisses
  3. We two belong together
  4. La dee daa daa
  5. Will you be mine
  6. Teen queen
  7. Sunny day
  8. Wild wild heart
  9. Bim bam boom
  10. Queen of the night
  11. You win

Obs.: Você pode ouvir todas estas músicas, procurando-as no Youtube, onde estão disponíveis.

O SUCESSO E O RECONHECIMENTO
DE 
SEPTEMBER

Após a sua tentativa no subgênero bumblegum pop, Petra continuou trabalhando muito até conseguir lançar seu próximo trabalho. Ela acabou conhecendo o produtor Jonas Von Der Burg (ele trabalhou com inúmeros artistas, incluindo Ace of Base), que estava ansioso para produzir novas músicas e inaugurar um novo projeto de dance music. Eles concretizaram esta parceria, e assim então, nasceu este projeto que levava o simples nome de "September".

O produtor sueco Jonas Von Der Burg

Os primeiros singles do September foram "La la la (Never Give It Up)" e "We Can Do It", que só fizeram sucesso em seu país natal, ambos sendo lançamentos de 2003.
Como estas duas canções conquistaram boas posições nas paradas suecas, Petra lançou seu primeiro álbum em fevereiro de 2004, junto de um outro single chamado "September All Over", que também teve um bom desempenho nos charts da Suécia. O nome deste seu primeiro registro de inéditas ficou intitulado apenas de "September", assim como o seu pseudônimo.

Em 2005 foi a vez da jovem sueca lançar o seu novo e segundo álbum, "In Orbit", que já trazia o single "Satellites", o primeiro hit mundial de sua carreira, embora aqui no Brasil não tenha ganho nenhum reconhecimento nesta época.
Uma curiosidade, é que "Satellites" traz o sample da música "Can You Feel It" de Jackson Five. Ouça abaixo: 

September - "Satellites" (2005)

 Jackson Five - "Can You Feel It" (1980)

Neste segundo álbum, "In Orbit", contem ainda a faixa "Midnight Heartache", que nos traz os samples de um outro grande clássico da música pop: Kim Carnes "Bette Davis Eyes":

September - "Midnight Heartache" (2005)

Kim Carnes - "Bette Davis Eyes" (1981)

Petra Marklund, a voz e a imagem do projeto September

Mas este 2º disco de September ficou marcado mesmo por trazer o mega-hit "Cry for You", que não fez de imediato um sucesso aqui no Brasil.
O êxito deste single foi passando de país em país, até que se tornou num grande hit europeu. Diante da fama e inúmeros remixes que a música foi ganhando, o sucesso se tornou mundial, levando três anos para ser grandioso também aqui no país do samba. A tal faixa começou a ser tocada no Brasil apenas em 2008, mas se tornando também uma das mais executadas nas baladas e FM's em 2009.

Com toda a força de "Cry For You", a música ganhou um novo vídeo e inúmeros lançamentos em diversos países do mundo. É até hoje, o single mais expressivo de September, e entrou nas paradas de mais de 20 países.

Mega-hit "Cry For You"

Nos Estados Unidos, "Cry For You" atingiu e se manteve no topo da Hot Dance Airplay por três semanas. Muito raro encontrar uma música com um sucesso tão duradouro e com tanta estabilidade, pois se trata de um lançamento de 2005 e seu sucesso prosseguiu até 2009 (!). Ah, aqui no Brasil, a música entrou também para o volume 5 da coletânea "Summer Eletrohits", da Som Livre.
Eu me lembro de ter mencionado esta música para um amigo residente em Portugal, no início de 2009, dizendo que era um sucesso atual no Brasil, quando ele me informou que a música já era antiga por lá, sendo tocada bastante em 2006. Foi neste momento que comecei a entender melhor a trajetória desta linda e melódica canção...

September - "Cry For You" (2005)

Como "Cry For You" se tornou num gigantesco hit mundial, aos poucos September e seus produtores foram relançando seus outros singles anteriores ao redor do mundo, como "Satellites", que chegou nos Estados Unidos e onde também obteve sucesso, alcançando o número 8 no Billboard Hot Dance Airplay

Já em 2007, September resolveu lançar um novo single na Suécia: "Can't Get Over". Mais um êxito em sua carreira, agora presente no terceiro álbum: "Dancing Shoes".
Neste mesmo álbum, consta em seu repertório uma outra música bem querida pelos fãs e que também fez sucesso nas pistas de dança da Europa, é o segundo single  "Until I Die". Todos estes singles citados foram lançados em diversos países, inclusive nos Estados Unidos, tudo devido a força e a repercussão de "Cry For You".

"Satellites": Um ótimo single de September

Apesar de seus singles terem apresentado um bom desempenho mundial, September infelizmente só obteve sucesso com "Cry For You" aqui no Brasil. Alguns DJs e emissoras de rádio até chegaram a tocar outros singles citados aqui nesta publicação (depois da explosão de "Cry For You"), mas estas faixas não chamaram muito a atenção do público, diferentemente do que ocorreu em outros países.

September - "Cry For You" (UK Version) (2008)
Esta versão também está com o seu andamento mais acelerado, se compararmos com a versão anterior de 2005. Foi essa versão "mais rápida" que bombou no Brasil, mais precisamente entre 2008 e início de 2009.

Até aqui, September lançou 3 álbuns, todos escritos e produzidos por Jonas Von Der Burg, que tem a especialidade em escrever letras tristes e também em produzir melodias mais melancólicas. Você já deve ter percebido esta sonoridade mais lamentosa em "Cry For You" e também em outras músicas do projeto.
A voz "rasgada", vigorosa e cheia de personalidade de Petra também se adequou muito bem com o "drama" nas letras e com as produções das canções, transformando estas músicas extremamente cabíveis para uma exibição ou performance mais teatral.
Obras simples, mas realmente classudas!

A parceria que deu certo: 
A cantora Petra Marklund e o produtor Jonas Von Der Burg

Em 2010, September esteve de volta com seu 4º álbum, intitulado agora de "Love CPR". Aqui ela trazia músicas agradáveis como "Party In My Head" e "Resuscitate Me". Vale a pena conhecê-las, apesar de não conseguirem muito sucesso como seus singles mais antigos.
A faixa "Me and My Microphone" surpreendentemente foi muito bem na Suécia, sendo por lá o maior sucesso do September.

Jonas Von Der Burg, responsável pela criação de seus álbuns anteriores, desta vez participou apenas de 3 faixas do "Love CPR".
Neste disco, também foi adicionado - pela primeira vez - músicas cantadas em sueco. September, até então, tinha apresentado apenas canções cantadas em inglês, certo? Seria este, um aviso aos seus fãs, sobre o seu futuro na música? Talvez...

Os quatro álbuns oficiais do projeto September (2004 - 2010)


SEPTEMBER ATUALMENTE
Petra Marklund com seu bebê, em foto de junho / 2019

Após fazer fama cantando dance music, a cantora foi percebendo que era o momento de modificar a sua carreira. Ela optou em seguir com algo que falasse mais diretamente com o público da Suécia, como já havia deixado claro em seu último álbum.

Cantando em sueco, sem pseudônimo e com mais identidade própria, a vocalista do September chegava em sua nova fase (embora ainda cantasse algumas faixas em inglês).

Sem depender de muitos profissionais e sem ser um mero projeto da "dance music", a cantora se lançou com seu nome de batismo: Petra Marklund. Aliás, nesta época, como já informado, a dance music estava muito saturada após tamanha exploração e exposição que sofreu de muitos artistas americanos. Era o momento de transformação da artista, embora muitos de seus fãs tenham se frustrado com esta sua decisão.
Adeus dance-pop!!

Estava claro que a cantora queria mais independência e "caminhar com suas próprias pernas". Ela lançou o álbum "Inferno" (2012), colaborou nas composições destas músicas, deixou o inglês de lado (cantando em sueco) e não deixou dúvidas de que "September" ficou em seu passado.

Já em 2015, retornou com o seu mais novo trabalho,"Ensam Inte Stark", álbum também cantado em sueco e com sucesso conquistado apenas em seu país natal.

Nestes seus dois últimos discos, foram pouquíssimas as músicas cantadas em inglês, e não ganharam nenhum destaque ou relevância internacional. Foram dois álbuns de sucesso apenas na Suécia.
"Ensam Inte Stark" é até o momento, seu último álbum oficial lançado.

Dois álbuns oficiais de Petra Marklund (2012 e 2015)

De 2016 para cá, Petra tem se apresentado em muitos eventos, participou de várias entrevistas e lançou alguns EP's.
Neste ano de 2019, ela já trabalhou e disponibilizou uma nova música ao seu público, embora não sendo um trabalho solo. Esta sua mais recente produção é uma parceria com o cantor Ludwig Bell, um single intitulado de "Strawberry Fields" e lançado oficialmente em abril deste ano. Ah, neste trabalho ela também colaborou compondo.

Petra Marklund com Ludwig Bell, em 2019, até o momento é o seu último trabalho musical


CURIOSIDADES
 September não só bateu de frente com Lady Gaga nos charts, mas também a acusou de cópia


-No ano de 2009, assumindo ainda o pseudônimo de September, Petra Marklund deu uma entrevista polêmica onde dizia que Lady Gaga estava copiando o seu estilo. Lembro-me que a notícia repercutiu até no Brasil e foi noticiada por uma das páginas da globopontocom. Na época, a artista foi bastante criticada por fãs de Lady Gaga, que estava em seu incrível auge naquele ano.
Petra era bem fashionista, se apresentava com figurinos diferentes e sempre tentava se inovar no segmento da moda. Por misturar música e moda, levar isso aos palcos e por cuidar pessoalmente de seu figurino fashion (desde o início de sua carreira), ela acusou a cantora americana -  que também estava fazendo um som similar e bem dançante;

-Durante a sua jornada como September, onde cantava europop e em inglês, Petra sonhava em ser descoberta por Jay Z, rapper e marido de Beyoncé. Ele descobriu alguns artistas e fez algumas carreiras decolarem internacionalmente, como Rihanna e Rita Ora;

-Você sabia que September já veio ao Brasil? Sim, foi em maio de 2012! Mas não para se apresentar, cantando seus hits, mas sim para participar de um evento beneficente, mais precisamente em Niterói - RJ.
Eu me lembro que os fãs estavam planejando ir recebê-la no aeroporto, e acredito que alguns poucos conseguiram vê-la, mas não me recordo com clareza deste desfecho, publicado na época em uma comunidade do Orkut.
Petra e seu pai eram muito solidários e estavam sempre ajudando algumas entidades. Neste período, a moça também colaborava com uma entidade sueca que cuidava de crianças com câncer;

- Como o eurodance é um gênero que deixa muitas dúvidas quanto ao verdadeiro talento de seus artistas, vale a pena verificar alguns registros no youtube que comprovam que Petra Marklund é realmente a dona da voz em suas músicas. Tem vídeos dela cantando realmente ao vivo, em diversas situações e apresentações que não nos deixam dúvidas.
Parece-me meio óbvio informar isso (e meio estranho para alguns), mas quem conhece a história (cheia de farsas) do eurodance sabe muito bem do que eu estou falando...


September cantando ao vivo "Resuscitate Me" e "Me & My Microphone" 
A vocalista fazia (e ainda faz) questão de cantar realmente ao vivo em suas apresentações, por isso você não terá dificuldades em encontrar vídeos dela soltando o seu gogó em shows e festivais.


The Album???

-A gravadora de September, querendo lucrar com o sucesso absoluto de "Cry For You", chegou a  lançar diversas compilações de músicas gravadas por Petra Marklund. Inclusive, lançaram no Reino Unido uma coletânea chamada "Cry For You - The Album", que nunca foi um álbum oficial do projeto.
A gravadora só queria arrecadar mais dinheiro, mas com isso, confundiu também uma boa parte do público europeu que não conhecia seus álbuns anteriores.

-Hoje a artista está com 34 anos de idade (fará 35 em setembro), canta uma mistura de pop, eletrônico, rock e indie. Ela é mais discreta, é mãe e também está nas redes sociais:

Conecte-se com
Petra Marklund
http://rikardomusic.blogspot.com
Petra Marklund, sua mãe e seu bebê em foto de junho de 2019


COLETÂNEA COM CARA DE ÁLBUM

Cry For You 3:30
Satellites (US Mix) 3:07
Can't Get Over 3:00
Flowers On The Grave 4:15
My Neighbourhood 3:03
Sad Song 2:55
Until I Die 3:42
Because I Love You 3:13
Candy Love 2:44
Taboo 3:42
Looking For Love 3:23
Midnight Heartache 3:43
Freaking Out 3:22
R.I.P.  3:47



Este CD eu adquiri achando que fosse um álbum do September, e quando me dei conta, percebi que se tratava, na verdade, de uma coletânea "caça níqueis", rs. 
Na realidade, é um caso bem parecido com o disco acima citado - "Cry For You - The Album" - sendo este mais um entre os diversos CDs lançados com a finalidade de atrair fãs do hit e faturar mais com suas vendas. Gravadoras pequenas não perdem tempo não...


É um ítem importado dos EUA, lançado pelo selo Robbins Entertainmentsendo que o produto leva apenas o título de "September".

Apesar de ser uma compilação, e não um álbum, este ainda é um CD indispensável para quem curtiu a dance music daquele fim de anos 2000's, além de que, os maiores sucessos de September estão aqui...


É, DEPOIS DE SEPTEMBER, ACHO QUE NÃO EXISTIU AINDA OUTRA CANTORA DE EURODANCE QUE FEZ TANTO SUCESSO FORA DA EUROPA QUANTO ELA...
OS TEMPOS AGORA SÃO OUTROS, RESTANDO APENAS AS BOAS MEMÓRIAS DE UMA ÉPOCA EM QUE O "EURO" AINDA SABIA CONQUISTAR E ENCANTAR COM SUAS LINDAS E MELÓDICAS MÚSICAS!
MÚSICAS QUE, JÁ NÃO SE FAZEM MAIS!

Game Over
😭😭2010....2020😥😥

CRÉDITOS DAS IMAGENS E VÍDEOS
PETRA MARKLUND E DIVULGAÇÃO DA ÉPOCA

13 comentários:

  1. Parabéns Rikardo, que BLog fenomenal...Você pesquisa de cabo a robo, muito bom as informações. Sou fan de Dance music...e aqui to aprendendo a fundo sobre os interpretes dos anos 90. PARABENS !

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Rikardo, que BLog fenomenal...Você pesquisa de cabo a rabo, muito bom as informações. Sou fan de Dance music...e aqui to aprendendo a fundo sobre os interpretes dos anos 90. PARABENS !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Juliano pelo seu contato!! Minha intenção com este blog é eternizar estas músicas e estes artistas todos!!! E que bom que está servindo também para "ensinar" a alguns leitores... Eu fico muito feliz que você esteja aprendendo com o conteúdo daqui! Muito obrigado e um grande abraço ;)!!

      Excluir
  3. que matéria fantástica, amo esse blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Weverson! Espero que goste também das futuras matérias!

      Excluir
  4. Eu sou muito fã dela e tenho todos os albuns dela, pra mim foi um projeto quase perfeito,o estilo a voz de petra, tudo encaixou perfeitamente, uma pena mesmo ela ter encerrado o projeto.
    Eu queria muito ter o físico do Cry for you the album, eu o ouvi e tem uma musica leave it all behind, que acho espetácular, e outra coisa que percebo nessa coletania que eles fizeram uma roupagem nova na maioria das canções, eu achei espetacular.
    O album iria ser lançado no físico mas ocorreram divergencias com a gravadora, só sei que um conhecido acabou conseguindo num show dela pois tinha a venda o cd.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena tudo isso ter acabado... foi uma época inesquecível e September fez muito parte disso!

      Excluir
  5. Cara, parabéns por compartilhar com nós, esse conteúdo parabéns obrigado fico muito feliz, por alguém está contextualizando os antigos hits dessa lenda

    ResponderExcluir
  6. Nossa, que falta faz para o mercado de música. Eu amava ouví-la e vê'la nos clipes. Seria bacana se ela tivesse um "come back" em grande estilo. 🙆🏻‍♂️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu também adoraria que isso acontecesse...mas não sei, ela parece estar mais decidida e realizada com essa sua atual carreira... Uma pena!

      Excluir
  7. Eu ainda lembro quando Cry For You tocava na Jovem Pan,bons tempos,o ano de 2008 foi um dos melhores anos da Jovem Pan,onde tocou muita música eletrônica na programação

    ResponderExcluir