terça-feira, 28 de abril de 2020

B.A.R FEAT. ROXY - "COME TOGETHER" (1995) - 25th ANNIVERSARY

É hora de comemorar mais um aniversário de um grande tema da Dance Music, desta vez da década de 1990, para ser mais exato, do ano de 1995!
Pois é galera, quem que nunca dançou com "Come Together" do projeto B.A.R.?
Então "VENHAM JUNTO" comigo nesta festa de 25 anos, e divirtam-se com mais esta publicação comemorativa!!

B.A.R. FEAT. ROXY - "COME TOGETHER" 
25 ANOS DE ANIVERSÁRIO
"Auguri, B.A.R.!!!!"

Em 1995, as músicas para as discotecas ainda não seguiam ao estilo Hard Techno e Trance, como aconteceu no final dos anos 90, portanto, você ainda se animava muito com os hits comerciais e melodicamente cantados, num retrato que podemos citar os sucessos de Whigfield, Corona, Scatman John, Ice MC, Rednex, Masterboy, Netzwerk e tantos outros reis das "charolas" e "babas" do saudoso ano de 1995.
O single do italiano B.A.R. - "Come Together" é um destes casos que fizeram muitas pessoas dançarem (e cantarem) nas discotecas em meados daquele ano, sendo lançado pela primeira vez em março de 1995. Foi há exatos 25 anos, que este petardo se tornava num grande sucesso no continente europeu, chegando também a figurar entre as faixas mais tocadas nos clubs e rádios daqui do Brasil, principalmente no mês de junho de 1995.
A gravadora Paradoxx Music chegou a licenciar "Come Together" em terras brasileiras, então podíamos encontrá-la também na coletânea "Hot Nine Seven Vol. 2", ao lado de outras grandes produções da época, como Whigfield - "Sexy Eyes", Tatjana - "Santa Maria", Nicki French - "Did You Ever Really Love Me", Penelope - "Take A Chance", entre outros êxitos do período.

B.A.R. Feat. Roxy - "Come Together" (Club Mix) - 1995
A versão que tocava nas rádios e entrou na coletânea "Hot 97 Vol.2"

Devidamente à esta abrangência que a música alcançou, podemos dizer que "Come Together" se tornou num memorável sucesso dos anos 90, e bem conhecida até os dias atuais pelos fãs de Dance Music. Lembro-me que escutei o DJ tocar muito esta faixa no extinto “Conservatório” na sua fantástica versão "Together Mix", que levantava magnificamente a vibe de todos. Era coisa de outro mundo, você simplesmente conseguia sentir toda a empolgação do público, numa energia inexplicável e extremamente positiva.
O responsável por criar a "Together Mix" é Bruno Guerrini, que também remixou a versão "Planet R-Mix", ambas presentes no single lançado pela Metropol'e Records (selo parceiro da Discomagic). Aliás, Bruno Guerrini é um excelente produtor, uma vez conversei com ele à respeito do grupo East Side Beat e foi bem atencioso. Ele também já trabalhou em várias faixas de artistas como Alexia, Capella, Rozalla, Gloria Gaynor, S-Sense, e etc.

Depois desta popularidade de "Come Together" nas danceterias, o hit foi executado também em algumas rádios, como a Jovem Pan SAT. Inclusive, eu ouvia muito uma fita K7 gravada numa destas transmissões de "Come Together" na Pan...

B.A.R. Feat. Roxy - "Come Together" (Together Mix) 1995
Essa versão me faz sentir aquela fumaça de tutti-frutti, as luzes piscando em "câmera lenta", o globo central baixando...




OS INTEGRANTES DO B.A.R.

O início da trajetória do B.A.R. aconteceu no final de 1994, surgida numa idealização dos produtores italianos Alberto Casella e Paolo Baldassarini. Estes profissionais então batizaram este projeto com a sigla B.A.R., que significa Build Another Riff  (Construção de Outro Riff), mas que também possui as iniciais dos seus próprios integrantes: Baldassarini, Alberto e Roxy (a vocalista).
Alberto Casella, conhecido também como Bertie Bassett (atualmente), escreveu a melodia e a letra de "Come Together", e Roxy, uma cantora italiana do interior de Milão, a gravou com sua voz. Paolo Baldassarini ajudou Bassett a produzir e criar toda a estrutura do hit.

Prestem atenção em algumas palavras repetidas demasiadamente por Roxy, que apesar de tudo, não a transformou numa música cansativa ou irritante. Pelo contrário, a equipe de produção fez um belo trabalho respeitando a fonética e proporcionando também uma sincronia divertida entre as batidas e alguns efeitos bastante hilariantes, dando à música um resultado positivo, brincalhão e bem construído.
Outro momento que chama a atenção, é quando a vocalista exclama "Hey! Hey!" e ouvimos (quase) sempre de fundo um mesmo elemento sonoro e bem incisivo, que só ajuda a entreter mais ainda quem está "suando a camisa" na pista de dança.
Para ser mais exato, a diversão começa logo no primeiro segundo de reprodução da música, quando ouvimos uma voz masculina falar rapidamente: "Have a Nice Day". Estranhamente, eu jurava ouvir antes uma outra frase, como "What I Wanna Say" ou algo parecido, mas Bertie Bassett confirmou que não, e disse que este é um sample que eles inseriram em "Come Together".


Roxy atualmente

O nome real da vocalista é Rosella Marras, ela é nascida em 16 de julho de 1969, é natural da cidade italiana de Cassano D'Adda e fala três idiomas: inglês, francês e italiano. Seu apelido é Roxy, e complementa: "Para meus amigos, sou Roxy".
Roxy atualmente é casada, tem uma filha chamada Grace (de 12 anos de idade), mas infelizmente não está mais trabalhando na área musical, sendo sócia (desde 2006) de uma empresa que realiza instalações de sistemas (termo-hidráulicos, hidro-sanitários e ar condicionado).
A ex-vocal do B.A.R. também gravou outras duas músicas com o projeto, após o estouro de "Come Together", uma delas é a faixa "Feeling" (também de 1995):

B.A.R. Feat. Roxy "Feeling" (1995)
Seguindo as mesmas estruturas de "Come Together", eles lançaram este 2º single na sequência.

Das outras músicas lançadas posteriormente pelo B.A.R., apenas "Bushed" (1997) também foi cantada por Roxy. As canções "Get Up" (1996) e "Bomb!" (1999) foram cantadas por outras vocalistas.

B.A.R. Feat. Roxy - "Bushed" (1997)
A 3ª e última música cantada por Roxy no B.A.R.

Em suas redes sociais, Roxy comenta bastante sobre a sua época de vocalista do B.A.R., e tem até um vídeo dela cantando ao vivo com uma amiga, que dá até uma sensação de nostalgia ao ouvi-la novamente...

E para celebrarmos os 25 anos desta obra do ítalo-dance com bastante estilo, nada melhor que a companhia e as palavras de um dos produtores do B.A.R.... Então, orgulhosamente trago esta exclusividade aos leitores do Blog:



ENTREVISTA COM BERTIE BASSETT (ALBERTO CASELLA)
"COME TOGETHER" 
25TH ANNIVERSARY

BERTIE BASSETT aka ALBERTO CASELLA

Rikardo: Bertie Bassett, é uma honra falar com você pois cresci ouvindo sua música, posso dizer que comecei minha vida noturna ouvindo "Come Together" e "Feeling" do projeto B.A.R., muito obrigado por esta oportunidade.
Bertie Bassett: Muito obrigado, eu também agradeço!

1) Rikardo: Quando você decidiu se tornar um DJ / Produtor?
Bertie Bassett: Foi em 1988, numa festa particular de um amigo meu, quando ouvi pela primeira vez um set de um DJ ao vivo! Naquela época, eu era apenas um jovem "dançarino". Então, em 1990, comprei meu primeiro console (toca-discos technics sl1210 mkII), que era TOP!! 
Comecei como produtor em 1991-1992 (nos estúdios de gravações) com algumas "demonstrações" simples, mas a minha primeira produção real foi em 1994-1995.

2) Rikardo: Como você conheceu a cantora Roxy?
Bertie Bassett: Nos conhecemos no final de 1994, quando estávamos iniciando nosso projeto no estúdio do meu colega: Paolo Baldassarini (então também com Marco Lissoni).

3) Rikardo: Você ainda tem contatos com ela?
Bertie Bassett: Com certeza! Eu falei com ela recentemente.


Roxy e uma amiga cantando (ao vivo)

DJ Bertie Bassett

4) Rikardo: “Come Together” está comemorando seu 25º aniversário, você sabia que essa música foi um sucesso no Brasil?
Bertie Bassett: Sinceramente eu não sabia disso! Eu sabia que era um sucesso na Espanha, França, Alemanha e, principalmente, na Itália, é claro.

5) Rikardo: Você e Roxy chegaram a tocar / cantar essa música nos palcos em algum momento?
Bertie Bassett: Nunca! Nós nunca performamos "Come Together". Eu toquei muito essa faixa em um dos club's mais populares da época (o nome do club é "Florida" e está localizado em Brescia, na Itália). Eu era DJ residente lá, mas infelizmente nunca a apresentamos ao vivo!

6) Rikardo: Qual foi a sua inspiração para escrever e produzir o hit “Come Together”?
Bertie Bassett: Então, eu que escrevi a letra de "Come Together", mas já tinha a melodia da música na minha cabeça, mas com relação ao estilo de produção, eu encontrei uma inspiração ouvindo "Short Dick Man" dos 20 Fingers (1994).


Bertie Bassett com David Morales

7) Rikardo: Qual é a sua maior lembrança de "Come Together"?
Bertie Bassett: Minha maior lembrança é quando as pessoas (clubbers) cantavam e dançavam "Come Together" o tempo todo! Também me lembro das várias vezes que ouvíamos essa música ser tocada por "juke-box" nas praias! Ver as pessoas dançando essa música, eu posso dizer que foi uma emoção grande e única!!

8) Rikardo: Eu sei que você produziu outros singles, como "Feeling" (1995), "Get Up" (1996), "Bushed" (1997) e "Bomb!" (1999). O B.A.R. teve algum outro single, além desses?
Bertie Bassett: Não, você está correto. Não lançamos mais, além destes citados.

"Bushed" sendo indicada pelo saudoso DJ Ricardo Guedes, na DJ Sound (1997)

9) Rikardo: Por que Roxy foi substituída em "Get Up" e "The Bomb!"?
Bertie Bassett: Na verdade, só quisemos realizar parcerias com outras cantoras também, só isso mesmo.

10) Rikardo: Você se lembra dos equipamentos que foram utilizados para produzir “Come Together”? Você pode nos dizer quais eram?
Bertie Bassett: Os mais importantes foram cubase como seqüenciador - akai como sampler - soundcraft como mixer

11) Rikardo: Li num artigo, há muitos anos, que um dos colaboradores da Discomagic Records rejeitou “Come Together” no início, mas Severo Lombardoni apostou na música. Você sabe o que fez Severo Lombardoni acreditar em "Come Together"?
Bertie Bassett: Acho que Lombardoni era um caçador de talentos muito bom, ele tinha muita visão e acreditou na originalidade e na força desse projeto. E claro, ele acreditou na minha euforia também!

12) Rikardo: A cantora Roxy chegou a gravar outras músicas, antes de "Come Together"?
Bertie Bassett: Antes não! Foi o meu primeiro trabalho como produtor e também o primeiro trabalho para ela como vocalista. Após "Come Together" sim, ela gravou também “Automatic Lover” de DJ Luca Belloni (mas não lembro agora o nome dele como "artista").


DJ Rob Feat. Roxy - "Automatic Lover" (2005)

13) Rikardo: Por que as pessoas se identificaram tanto com "Come Together"? Você pode dar sua opinião?
Bertie Bassett: Eu acho que esta música soa como uma "canção de ninar", pois é pegajosa, fácil de cantar e fácil de lembrar a letra também. As pessoas gostavam muito disso.

14) Rikardo: O gênero "eurodance" enfraqueceu no final dos anos 90... Você acredita que um dia esse gênero poderá ressuscitar?
Bertie Bassett: Bem, eu acho que esse gênero já melhorou nos últimos anos!! Hoje os DJs tocam a Dance Music dos anos 90 em muitos clubs e eles também fazem muitos lançamentos novos usando melodias, sons e samples daquela "era" !! Eu acho demais estes resgates!!


Bertie Bassett com Nile Rodgers

15) Rikardo: O B.A.R. voltaria com Roxy, em uma nova música? Podemos sonhar com isso?
Bertie Bassett: Eu apenas digo "Nunca diga nunca" ;-)

16) Rikardo: Quais são suas outras músicas, que você recomendaria aos fãs do B.A.R.?
Bertie Bassett: Eu pediria aos fãs do B.A.R para acessarem ao meu site www.bertiebassettdj.com, pois lá encontrarão todos os lançamentos da minha marca chamados "BB sound", incluindo diferentes tipos de projetos e com meus diversos pseudônimos.
Sobre "Come Together" eu também posso recomendá-los um remix "exclusivo" feito por mim e espero que gostem:


Michael Diniego vs B.A.R. feat Roxy - "Come Together" (smog rmx) 2013
 
17) Rikardo: Por favor, envie uma mensagem aos DJ's e produtores brasileiros que estão começando agora:
Bertie Bassett: Sigam seus sonhos e se forem produzir, produzam música com amor e paixão.
E jamais coloquem o sucesso em primeiro lugar!
Muito obrigado. Foi um prazer para mim falar com vocês! Fiquem seguros!


Conecte-se com
Bertie Bassett


Considerações Finais:
Finalmente consegui saciar a minha curiosidade em relação à este hit de 1995. 
E é muito bom saber que, mesmo depois de 25 anos, "Come Together" ainda continua viva e muito lembrada por fãs, DJ's e produtores... Inclusive, foi lançada no recente dia 22 de março, uma nova versão da música: Miss Nipple vs B.A.R. feat. Roxy - "Come Together", além de outras incontáveis versões e remixes que veio recebendo ao longo dos últimos anos.
Parabéns à Bertie Bassett, Paolo Baldassarini e à Roxy por estes 25 anos de Aniversário!!
Foi um prazer ter de volta em mente momentos muito divertidos, de uma época que as músicas "dance" ainda tinham vozes e melodias, além de simples "barulhos" sem sentidos (existentes em produções atuais).
Espero que os leitores do blog tenham gostado desta experiência, como a pessoa que aqui escreve.

#ESTAMOSJUNTOS 

Agradecimentos: 
À Bertie Bassett pela sua entrevista e plena disposição.

Créditos das imagens: Todas as fotos utilizadas são pessoais de Bertie Bassett, Rosella Marras e Paolo Baldassarini.

11 comentários:

  1. Simplesmente sensacional ��������

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog. Perfeito.
    Continue nos presenteando com essas pérolas que só nos trazem boas memórias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Sandro! A nossa intenção é de relembrar estas pérolas e manter a história do eurodance viva. Abraço!

      Excluir
  3. Obrigado pelo seu apoio de sempre, Rodrigo! Valeu por compartilhar, Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Tb ouvia ouvia outra coisa em Have a nice a day...kkk
    Essa ultima versao do Bassett q vc postou tem uma pegada de Planet Soul (Set u free), ate o vocal.
    Parabens CSI do euro..kk. abraçao!
    @cruvineljason

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei bastante daquela versão mais recente do Bassett, é mais underground, e realmente tem uma pegada de Planet Soul. Obrigado amigo! abraço

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Uma matéria melhor do que a outra! :)

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela excelente matéria desta banda que eu estava doido para saber tudo sobre ela desde a década de 90, meu amigo! Aliás, Rikardo, eu tenho no meu PC e pendrive todas as músicas e suas melhores versões: Come Together (Club Edit – 1995 e Together R-Mix – 1995), Feeling (Club Edit – 1995), Bomb! (80's Real Mix – 1999 e Pump Mix – 1999), Get Up (House Orchestra Mix ‎– 1996) e Bushed (Pop & Funk Mix ‎– 1997). Que maravilha, hein, amigão? Enfim, viva a Eurodance, viva os Anos 90 e viva a banda / projeto B.A.R. feat. Roxy!! Por fim, boa noite e até a próxima matéria jornalística e investigativa sua, meu amigo Sherlock Holmes de Eurodance, ou seja, do meu amigo Rikardo Rocha!11 👏👏👏👏👊😎🙏👍👍😉😀😊😊✌✌🎵🎵📻🎧🎹🎹🎛🎛[^J^]

    ResponderExcluir