segunda-feira, 1 de outubro de 2018

BLACK 4 WHITE - "CANNIBAL" (1995) - A VOCALISTA SENDO REVELADA PELA 1ª VEZ

ESCLARECENDO E CREDITANDO A VERDADEIRA VOCALISTA DO BLACK 4 WHITE
EDIT: Donos de fóruns fechados passaram a usar recentemente essa informação (publicada aqui em 2018), mas você soube aqui primeiro, em nosso Blog. Antes, estes "pesquisadores" diziam se tratar da cantora Clara Moroni nos vocais do Black 4 White...  
Verifiquem a data desta postagem e também o histórico de pesquisa usado abaixo para chegar ao nome da cantora. Todas as informações abaixo, incluindo a entrevista exclusiva com a cantora, deram trabalho para serem realizadas e concluídas.

A exclusividade surgiu aqui primeiro... depois ficou "mamão com açúcar" para certos oportunistas ... 
Obs.: Curioso que estas pessoas imploram para serem creditadas, mas depois não fazem o mesmo... Certamente é mais vantajoso para elas me excluírem de seus fóruns fechados e depois ficarem com todos os créditos do trabalho já feito, não é mesmo? Ah, a hipocrisia... 

WELCOME TO THE JUNGLE

Os italianos são cheios de segredos e truques profissionais inimagináveis, não é mesmo? Eles não medem esforços para conquistar o seu espaço entre a concorrência, seja ela qual for! 
Na década de 90, era uma competição muito grande entre os produtores de eurodance, pois precisavam destacar as suas inúmeras músicas nos charts e pistas de dança, então rolava muita divulgação, vários trabalhos com diversos pseudônimos, parcerias com muitos djs, entre outros. Era um momento totalmente "selvagem" entre os produtores e gravadoras de eurodance, onde sobreviviam nas FM's e Clubs apenas os mais fortes!

E este estilo italiano de ser também está presente no cinema, pois se você pesquisar vai perceber que eles são espertos também quando se trata de seus filmes. Eu não sei informar se isso acontece atualmente, mas em épocas passadas, eles avistavam um sucesso cinematográfico americano e logo já corriam para fazer as suas versões italianas. Um exemplo disso, é o filme clássico "Tubarão" de Steven Spielberg. Este longa de suspense, lançado em 1975, inspirou uma versão italiana chamada "L'Ultimo Squalo" (1980), que de tão parecida, levou um baita processo por plágio e não circulava, até então, em nenhum lugar do mundo, sendo totalmente proibido de ser lançado em DVD, cinemas e de ser transmitido em TVs. 

Os italianos definitivamente são muito atrevidos, mas ao mesmo tempo também são muito ousados, criativos, talentosos, determinados, e lógico: interessantes pela sua coragem e bravura. Talvez seja por isso que eles conseguem sempre atrair tantos holofotes quando o assunto é arte, cultura e espetáculos.


Shows de Eurodance no Brasil, em agosto de 1995 (Babel Itatiba - SP)

UM POUCO DA HISTÓRIA DO BLACK 4 WHITE

Bom, eu não sei quem foi a pessoa que achou a voz de Clara Moroni idêntica com a do projeto Black 4 White (concordo que lembra sim, em alguns momentos) e saiu dizendo por aí que ela seria a vocalista real do projeto. A tal informação se espalhou feito pólvora, fazendo com que muitos retransmitissem este dado incorreto, sem averiguar se a informação era verdadeira ou não. 
Eu, particularmente, sempre encontrei divergências nas vozes de ambas as vocalistas, e posso afirmar aqui com toda a certeza: Clara Moroni nunca cantou as músicas do Black 4 White. 
Na verdade, a própria artista chegou a afirmar isso há um tempinho atrás, com o seguinte comentário no youtube:

"Não sou eu quem canto estas músicas e infelizmente não sei quem canta também"

Para mim, ler esta declaração de Clara Moroni não foi surpresa ou novidade alguma, pois como eu disse, nunca acreditei que fosse dela a voz nas músicas do Black 4 White. Mas, a partir daquela sua afirmação, passou a pairar no ar uma grande dúvida: "Quem é a vocalista, afinal?" 
Outra dúvida era: "Será que Clara Moroni está realmente falando a verdade?" 
E a pergunta continuava: "QUEM É A CANTORA ENTÃO??"


Os produtores do Black 4 White: Massimo Traversoni e Roberto Calzolari. 
Vale lembrar que a dupla produziu também um outro sucesso do eurodance em 1995: Lorenz D (Mistery)

O Black 4 White nasceu em 1994, através dos produtores Massimo Traversoni (04 de julho de 1959) e Roberto Calzolari (01 de maio de 1955). Inclusive, a origem do nome "Black 4 White" se deu através desta dupla de produtores, já que eles tem um pseudônimo intitulado de Max Black & Robert White.
O projeto teve o seu último single lançado em 1996, tendo no total 3 singles lançados: "Do You Know"(1994), "Cannibal" (1995) e "So I Love You Baby" (1996). 
O curioso, é que no início o projeto chamava-se Black and White, e com este nome chegaram a lançar a música "Do You Know", sendo este um grande sucesso na época. 


Black and White - Do You Know

Os fãs perceberam também que a música lembrava muito a produção de "Think About The Way" do Ice MC, uma grande febre no período, inspirando várias outras músicas do gênero. 
Este trabalho foi lançado pela competente DWA (Dance World Attack) e foi escrita por Claudio Malatesti, Roberto Calzolari e Massimo Traversoni.
No Brasil, a faixa saiu em algumas coletâneas como a excelente "Dance Floor" de 1994, lançada pela Spotlight Records e trazendo a versão Milano Mix de 06:26 min.


Black 4 White - Cannibal

Não sabemos por qual motivo, mas o projeto teve o seu nome alterado para Black 4 White, em 1995, já trazendo um single novo também: "Cannibal", que foi um grande hit aqui no Brasil. 
Seus compositores são Laurent N'Diaye, Massimo Traversoni, Roberto Calzolari, Gianluca Vivaldi e Riccardo Salani.
O sucesso da música foi tanto que o projeto veio fazer alguns shows e apresentações na TV brasileira, em agosto de 1995. Ah, e essa música foi lançada pela conhecidíssima Italian Style Productions, sendo facilmente encontrada em algumas coletâneas da época, tais como "Maxi Dance 2".


Black 4 White - "So I Love You Baby"

Já em 1996, tivemos então o último single do Black 4 White sendo colocado no mercado. Era a canção "So I Love You Baby", escrita por  S.D.P., Claudio Mingardi, Gianluca Vivaldi e Riccardo Salani. Apesar de ter feito sucesso, não o repetiu na mesma proporção das faixas anteriores. Aqui no Brasil, teve mais destaque no início de 1997 e saiu (novamente) pela Spotlight Records. Uma das coletâneas que tem a faixa disponível é "Super Pista" da Radio Educadora FM de Campinas, SP. 
Este single foi lançado oficialmente pela italiana Due Records, sendo um selo fonográfico fundado pelos produtores que trabalharam na DWA, então o Black 4 White, junto de outros projetos que eram da DWA (como o Po.Lo.), migrou para a DUE.


"AS COISAS BOAS CHEGAM COM O TEMPO. 
AS MELHORES, DE REPENTE"

O fato é que sempre estamos falando de modelos que dublam as músicas de eurodance, certo? Mas, já pararam pra pensar que, podemos estar sendo injustos com quem canta de verdade? 

Eu mesmo, nunca achei que a cantora fosse a Clara Moroni, mas também pensava que garota que performava no Black 4 White fosse apenas uma modelo, mas não é bem assim...

O blog também quer esclarecer e botar alguns pingos nos is, pois é necessário dar o merecido reconhecimento àqueles que tem talento, mas que acabam sendo confundidos com os inúmeros "trapaceiros" do eurodance... É o caso da vocalista italiana Francesca Ceselli, que muitos acham que é apenas mais uma do time das modelos  - que só dublam - e que tanto infestam a dance music européia. Mas, ELA É A CANTORA REAL!


Black 4 White "Cannibal" 
Vocais by Francesca Ceselli

Francesca Ceselli nasceu na cidade de Sestri Levante, na Itália, no dia 12 de fevereiro de 1974. Seu apelido é Asha e atualmente mora na cidade de Módena. Asha trabalha em um banco (chamado Bper) e sim, ela ainda continua cantando firmemente com uma banda chamada Spending Review, em seus momentos livres. 
Quando ela deixou de ser vocalista de eurodance, Francesca começou a trabalhar como hostess no Mc Donalds, isso ocorreu de 1998 até 1999. 

Atualmente ela é noiva de um italiano, faz shows periodicamente com a banda citada acima e seu repertório é mais puxado para o rock / pop. 

Ela define cantar como: "Uma grande paixão! Comecei aos 16 anos e não parei mais... Graças à minha mãe e ao meu pai".

Confira neste vídeo, alguns momentos em que Francesca Ceselli nos prova que é dela a voz presente nos hits do Black 4 White.

Quer saber mais a respeito desta adorável vocalista? Além de talentosa, ela é muito simpática e gentil, inclusive, concedeu uma entrevista bem bacana ao blog. Confira:


ENTREVISTA COM 
FRANCESCA CESELLI
Francesca Ceselli a.k.a. Asha, atualmente

-Olá Francesca, primeiramente é um grande prazer realizar esta entrevista com você...

-Olá Rikardo, obrigado à você por me dar esta oportunidade de lembrar momentos muito bonitos da minha carreira musical!

Rikardo: Francesca, com quantos anos você começou a cantar?
Francesca: Eu comecei a cantar quando criança, mas me considerei cantora com 16 anos.

Rikardo: Sua voz é muito bonita e agradável. Você herdou este talento de alguém da sua família? 
Francesca: Certamente herdei esse talento da minha mãe que sempre cantou para nós, mesmo não sendo profissionalmente. E meu avô também era músico, ele tocava violino.

Rikardo: Aqui no Brasil o projeto Black 4 White foi muito bem sucedido com "Do You Know" (1994), "Cannibal" (1995) e "So I Love You Baby" (1996). Black 4 White gravou outras músicas ou apenas estas 3?
Francesca: Para o projeto Black 4 White eu apenas gravei estas 3 músicas.

Rikardo: Quantas músicas de "dance music" você gravou? (Eu vou procurar por todas, pois sua voz é adorável...)
Francesca: Então eu colaborei também com outros produtores, gravando outros dois singles, "La noche de la luna" e "So i love you baby", para o projeto Francisca. 

(Acredito que Francesca Ceselli deva ter se confundido com o título do 2º single "So I Love You Baby" do projeto Francisca. Este, na realidade, é o título do 3° single do Black 4 White. 
Pesquisando as músicas do projeto Francisca, encontrei a canção "Symbol of love", esta sim deve ser a que ela se refere. A voz confere também.)

Francesca Ceselli "bambina", com o gatinho em suas mãos. A senhora de vestido vermelho é a sua mãe, que lhe influenciou a cantar.

Rikardo: Que lembranças você tem quando estava no Brasil?
Francesca: A turnê no Brasil foi certamente o momento mais emocionante da minha carreira.
Lembro-me do carinho e do calor do público brasileiro!

Rikardo: Qual é o seu cantor de dance music favorito dos anos 90?
Francesca: A minha artista favorita deste período é certamente a minha compatriota Alexia. Nós duas já até dividimos juntas uma turnê. Ela tem uma grande voz e é muito talentosa.

Rikardo: Qual é o seu filme favorito?
Francesca: Meu filme favorito é "Dirty Dancing" (1986). E minha série favorita é "Fame" (1982).

Rikardo: Francesca, qual foi o último CD que você ouviu?
Francesca: O último CD que ouvi é do cantor e compositor italiano Cesare Cremonini.

Rikardo: Eu ouvi uma canção cantada por você, muito bonita, que se chama "Prima della pioggia" (Totem). Quem escreveu esta música?
Francesca: Totem é um grupo de músicos da Ligúria (região do noroeste da Itália e sua capital é Gênova), cujo líder e autor das músicas é o cantor Roberto Frugone.

Rikardo: Com quem você gostaria de fazer um dueto?
Francesca: Meu sonho é fazer um dueto com Joss Stone.

Rikardo: Eu adorei ouvir o cover de "Hot Stuff" (Donna Summer) que você fez. De todas as músicas que você canta nos seus shows, qual é a que você mais gosta de cantar?
Francesca: A música que eu prefiro cantar no momento é "Piece of my heart" de Janis Joplin.

Rikardo: No Brasil ficamos muito tristes quando descobrimos que o projeto Corona não era cantado pela brasileira Olga de Souza (ela era apenas a modelo). É a sua voz de verdade no projeto Black 4 White? 
(Parecia-me uma pergunta muito óbvia, ou "abusada" demais, mas achei extremamente importante perguntar, mesmo soando "idiota" ou grosseiro).

Francesca: Realmente é a minha voz, sempre foi a minha voz no Black 4 White ... Primeiramente eu gravei as demos e através delas eu fui escolhida para dar voz ao projeto. 

Rikardo: Sua turnê no Brasil foi um sucesso e super elogiada. Você não voltou ao Brasil nunca mais?
Francesca: Após a turnê de 95 não retornei ao Brasil, mas gostaria muito de fazê-lo.

Rikardo: Francesca, você pode deixar um recado aos seus fãs brasileiros?
Francesca: Obrigado a todos os fãs do Brasil pelo carinho que vocês me deram quando estive aí em 1995, vocês são um povo maravilhoso, genuíno e caloroso!
Um abraço!

"Uma das minhas maiores paixões é CANTAR"
- Francesca Ceselli

Bom, Francesca Ceselli se demonstrou muito feliz por estar sendo lembrada por nós, brasileiros. 
Inicialmente, eu não iria realizar esta entrevista com ela. A minha intenção era apenas perguntar se é dela, a voz na música "Como El Viento" do projeto Lullaby, onde os vocais são parecidos com os dela (A Aninha do Blog Aninhahy Dance me deu este desafio, de descobrir quem canta esta música, rs). 
Fiz a tal pergunta à Francesca, que foi muito rápida na resposta (dizendo que não é dela a voz na canção). Ela foi sem frescuras, sem enrolação, muito prestativa e muito direta também. Através desta humildade e agilidade nas conversas, tive a idéia de aproveitar este momento para entrevistá-la. Quando perguntei à ela, se topava, no ato disse que sim e ficou bem animada em responder as perguntas.
Ela demorou 4 dias para responder todas as perguntas enviadas, e neste tempo eu comecei a imaginar que ela poderia ter desistido, afinal eu lhe havia informado anteriormente que seriam apenas 10 perguntas, mas acabei enviando 16, rs. 
Das 16 perguntas, ela apenas deixou de responder duas. Uma destas questões, eu perguntava se ela tinha filhos (talvez uma pergunta "pessoal" demais) e a outra questão era sobre video-clipes, se foi filmado algum vídeo para o Black 4 White. Acredito que esta última, ela tenha esquecido de responder.
A pergunta em que cito o projeto Corona, também achei "arriscada" e imaginei que ela pudesse desistir da entrevista... Felizmente, tudo deu certo e a entrevista está aí, aos amantes do eurodance.
Espero que todos tenham curtido, pois para mim foi surreal conversar com um ídolo da minha adolescência.


A banda de Francesca Ceselli tem uma página no Facebook: Spending Review, com fotos, vídeos, novidades, entre outros. 
Vale a pena conhecer!

Realizei esta publicação ao som de Black 4 White "Cannibal"/ "Do You Know" / "So I Love You Baby", Francisca "La Noche de La Luna"/ "Symbol Of Love", Totem "Prima della pioggia", Ice MC "Thinking About The Way", Gottsha "No One To Answer", Lullaby "Como El Viento", Lobão "Me Chama", RPM "Revoluções por Minuto", Kriss Grekò "Surrender", Laura Pausini "La Solitudine", Alexia "Me And You", Martine "Tough Girl", Citizen Kane "Everybody May Be Wrong", O Surto "A Cera", Stereophonics "Dakota", 4 Non Blondes "Whats Up", Ramones "Pet Sematary" e Linkin Park "Crawling".

Francesca Ceselli, a dona da voz do Black 4 White agora recebendo os seus merecidos créditos pelos seus belos vocais.


Gostaria de agradecer à Francesca Ceselli por ter cedido um pouco do seu tempo para responder estas 14 perguntas.
Os créditos das fotos são todos de Francesca Ceselli.

Para ver fotos raras dos shows do Black 4 White no Brasil (com Francesca Ceselli e Lorenz D.), clique aqui

Clique aqui para acessar o canal no Youtube de Francesca Ceselli (por enquanto só um vídeo publicado).

GRAZIE, ASHA!

EM BREVE: 
KRISS GREKÒ, do hit "Surrender" (2000)

Até mais ;)

16 comentários:

  1. Parabéns pela entrevista e conteúdo. Muito legal!

    ResponderExcluir
  2. Sensacional! Sempre tive dúvidas sobre ela ser a cantora verdadeira, também. Parabéns, Rikardo! 👏👏👏 Você é incrível!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que eu também achava que ela fosse apenas uma modelo, Adriano. Diante de tantas farsas da época, ela foi uma das poucas raridades. Obrigado e grande abraço!

      Excluir
  3. Amo os dois primeiros singles!fizeram muito sucesso na epoca entre 1994 e 1995!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim Rodrigo!! "Cannibal" e "Do You Know" explodiram nas rádios e pistas!!

      Excluir
  4. Obrigado pelas informações e conteúdo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada, Renato! Coincidentemente acabei de fazer uma outra postagem sobre o Black 4 White, com fotos raras do projeto no Brasil: https://rikardomusic.blogspot.com/2021/03/black-4-white-de-cannibal-e-do-you-know.html

      Excluir
  5. Que bela entrevista! Ela parece mesmo muito atenciosa. Quando no programa da xuxa, ela ensina a expressão "solta a franga" para a Asha e ela repete, dá pra perceber que a voz nas músicas do Black 4 White é dela mesma. Nem tudo na dance music era dublagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é ótima mesmo , JLC! A voz dela é jovial e muito bela...gosto muito desse timbre vocal ... foi vendo esses vídeos com ela na TV que fui percebendo que ASHA era a verdadeira cantora.... Quando ela canta um trechinho de uma música italiana no Raul Gil (ao vivo) fica mais claro ainda que sempre foi ela a vocalista. Abração!!

      Excluir
  6. Caramba! Será que só eu acho a voz dela a "cara" da Alexia? Eu imaginava que fosse ela a vocalista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, eu acho que as vozes são bem diferentes, mas ambas são excelentes cantoras!

      Excluir