segunda-feira, 31 de agosto de 2020

GIGI D'AGOSTINO - "I'LL FLY WITH YOU" (L'Amour Toujours): 20 ANOS DO LANÇAMENTO DO SINGLE!!

VOANDO AO TOPO DOS CHARTS COM O FENÔMENO 
GIGI D'AGOSTINO


É público e notório que Gigi D'Agostino foi um dos maiores nomes da música eletrônica dos anos 2000. Ele lançou muitas produções com o seu estilo "Mediterrâneo Progressivo", mas o hino "I'll Fly With You (L'Amour Toujours)" conseguiu se tornar no seu maior sucesso, sendo ainda considerado um clássico das pistas de dança.

A primeira vez que ouvi uma música de Gigi D'Agostino foi em 1998, quando "Your Love (Elisir)" foi tocada no programa "Ritmo da Noite" da Jovem Pan 2. Lembro-me que achei bem diferente das outras faixas que eram discotecadas, pois na época, o que predominava mesmo era o tecno mais radical e as músicas sem vocais... Ou seja, Gigi D'Agostino estava andando totalmente na contra-mão naquele fim de anos 90, mas mesmo assim conquistou a preferência de muitos DJ's e atingiu boas posições nos charts.

QUEM É 
GIGI D'AGOSTINO?
O Rei da Dance Music italiana

Seu nome real é Luigino Celestino di Agostino; nasceu em Turim (na Itália) no dia 17 de dezembro de 1967 e começou a sua carreira profissional exercendo a função de pedreiro, mas sempre amou e sonhou em trabalhar nas discotecas. Conseguiu se realizar profissionalmente como DJ em 1986, aos seus 18 anos de idade. 
Nessa sua atuação como DJ, Gigi D'Agostino apenas mixava nas noites, já sobre o seu começo como produtor aconteceu por volta de 1993, quando finalmente lançou seus primeiros singles sob o nome de Voyager. 
Em 1994, finalmente começou a trabalhar oficialmente como Gigi D'Agostino, no entanto, aqui no Brasil só se tornou popularmente conhecido em 1998, com a citada "Your Love (Elisir)".

É bom frisar que Gigi D'Agostino tem uma certa fama de antipático, de mau-humorado e de fã de macarronada. Ele também tem um logotipo japonês que o representa: . Você provavelmente já viu essa "marca" em suas roupas, álbuns e singles, que significa "Dance", ou algo relacionado ao verbo "Dançar".


AS PRODUÇÕES DE 
GIGI D'AGOSTINO
 
Ele deixou de ser pedreiro, mas as obras continuavam...

Em meados dos anos 90 Gigi D'Agostino lançou algumas músicas, porém, poucos brasileiros tiveram acesso a este material.
Em 1996, ele distribuiu também o seu primeiro álbum que levava o título "Gigi D'Agostino" e com abrangência apenas em alguns países. Entre suas canções pouco conhecidas no território brasileiro, podemos citar "The Minds Journey", "Fly""Sweetly", "Angels' Symphony" (com Mauro Picotto), "New Year's Day" e "Gigi's Violin", todas do período entre 1994 e 1996. Sim, a faixa "New Year's Day" é exatamente essa que você está cogitando, uma cover do sucesso do U2, mas apenas com a melodia, algumas batidas e sem vocal algum:

Gigi D'Agostino - "New Year's Day" (1996)
Lançamento: 15/10/1996

O ilustre personagem da dance music brasileira, DJ Ronaldinho, deve ter sido um dos primeiros brasileiros a tocar o som de Gigi D'Agostino aqui no Brasil. Ele discotecou a música "Fly" na antiga Krypton, em 1996, sendo esta faixa um dos destaques do primeiro álbum do italiano.

Quando Gigi D'Agostino retornou com "Your Love (Elisir)", em 1998, Ronaldinho se lembrou da ocorrência anterior e adquiriu o 12" desta música atual para destrinchar nas pistas. Também foi assim com o single de "Bla, Bla Bla", em 1999, e com o grande sucesso mundial de "I'll Fly With You (L'Amour Toujours)", em 2000.

DJ Ronaldinho: Verdadeiro representante da música Italo-dance no Brasil
Ele gosta da música comercial, do som com melodia e de preferência com vocal
"Eu moro na Terra, não sou um ET para ouvir só barulho"
DJ Ronaldinho para a DJ Sound, em 1996

É pessoal, DJ Ronaldinho é um ícone importantíssimo para a música eletrônica no Brasil e ajudou a trazer muitos sucessos de fora para as nossas casas noturnas e rádios FM's. Não que Gigi D'Agostino dependesse de Ronaldinho para se tornar conhecido por aqui, mas o DJ brasileiro foi um dos pioneiros a acreditar no talento do Maestro da Dance Music, e assim nos apresentou com exclusividade vários singles de "Gigi", através de suas magnificas mãos e de seu bom gosto pessoal.


"YOUR LOVE (ELISIR)" 
(1998)
 Gigi D'Agostino, Paolo Sandrini, Diego Leoni
Compositores
Media Records

Quando Gigi D'Agostino lançou "Your Love (Elisir)", ele já era considerado um dos precursores daquilo que eles chamam de "Mediterrâneo Progressivo", e um dos melhores produtores italianos - ao lado de outro mago: Robert Miles.

Além de dançante e melódica, "Your Love (Elisir)" ainda nos brinda com uma letra romântica e um grudento refrão: "Seu amor, Seu amor, Seu amor está em minha mente (Seu amor é para mim)".

Esse maravilhoso single foi lançado pela italiana Media Records e licenciado aqui no Brasil pela extinta Max Music. Eu tinha 17 anos na época e lembro que essa música foi muito bem aceita nos clubs, assim como me recordo também da felicidade que tive em encontrá-la no CD "14 Hits da Pan" (que acompanhava a antiga revista Jovem Pan).

A música tem uma vibe arrebatadora, mas nada a supera nesse momento:

"Believe in me
I can set you free tonight
You never elisir enough, oh, no
Something's taking over me
Your love, your love
Your love is on my mind"

Gigi D'Agostino - "Your Love (Elisir)" (1998)
Antigo programa de TV italiano chamado "Italia Unz"
Condução de Albertino, dirigido por Mario Fargetta e transmitido em julho de 1998.
Gigi D'Agostino é o cara que aparece deitado na bóia rosa

Embora alguns sites apontam os créditos vocais à um tal de Andrew Sarkeesian, na verdade, os belos vocais masculinos são de David Michael Johnson.
O site discogs creditou corretamente o cantor David Michael Johnson, mas infelizmente eu não sei quem descobriu essa informação em primeira-mão, para lhe dar os devidos créditos.

Você deve estar se perguntando neste momento, como foi que Gigi D'Agostino conheceu David Michael Johnson, certo? Possivelmente eles já tinham alguma relação profissional, pois ambos eram artistas contratados da Media Records, fundada pelo lendário produtor Gianfranco Bortolotti.

David Michael Johnson chegou a gravar em 1993, através deste famoso selo, dois remakes em versão dance, que são "I Say A Little Prayer" (Aretha Franklin) e "How Deep Is Your Love" (Bee Gees) com a mesma equipe que trabalhou nos primeiros álbuns de Gigi D'Agostino.

Dê uma checada no timbre vocal de David Michael Johnson, registrado em outras músicas e performances:

Compilação de alguns trechos vocais de David Michael Johnson
Embora o vocalista seja bem discreto nas redes sociais, eu consegui falar com ele, onde confirmou que realmente é a sua voz em "Your love" :

"Sim, eu gravei, mas faz muito tempo. Eu não sei se fizemos isso em 1997 ou 1998"

David Michael Johnson atualmente está envolvido nos palcos dos musicais, 
já que ele também é um ator.

"Ainda estou fazendo musicais e não gravando mais nos estúdios, mas gostaria de voltar a gravar algum dia. Obrigado pelos elogios e fiquem protegidos!"

 E esse é seu visual mais recente encontrado:

Cantor e ator David Michael Johnson
Em julho de 2019 ele esteve no Musical "Jesus Christ Super Star"

Só é uma pena "Your Love (Elisir)" não ter um vídeo oficial




"BLA BLA BLA" 
(1999)
 Gigi D'Agostino, Paolo Sandrini
Arranjos
Media Records

Essa música chegou ao Brasil pela Paradoxx Music, tocou em algumas danceterias e também foi adicionada em várias coletâneas, como o 1º volume do CD "Na Balada Jovem Pan".
"Bla, Bla, Bla" não tem uma letra, apenas traz alguns vocais sampleados da música original "Why Did You Do It" da banda de soul Stretch. Portanto, a voz real é do cantor britânico Elmer Gantry.

Segundo informações do site discogs, o vocalista Elmer Granty (que tem o nome real de David Henry Trais Terry) antes era membro de uma falsa banda do Fleetwood Mac, que o então empresário Clifford Davis enviou em uma turnê aos Estados Unidos em 1974, quando o verdadeiro Fleetwood Mac não quis realizar a turnê, por motivos de estarem com a agenda cheia.

O vocalista mais tarde afirmou que Mick Fleetwood (da banda original) estava planejando fazer uma turnê com essa banda falsa, o que foi negado por Fleetwood.
Em 1975, Helmer Gantry e outros músicos da banda falsa formaram então o Stretch, e assim escreveram o seu hit "Why Did You Do It" em uma resposta à negação de Mick Fleetwood. Foi nessa conflituosa música que a voz foi sampleada em "Bla Bla Bla" de Gigi D'Agostino, no ano de 1999.

Ouça a origem do vocal em "Bla Bla Bla" de Gigi D'Agostino


CADÊ O REFRÃO MELODIOSO?

A levada desta vez mudou bastante em relação ao trabalho anterior. Na época, eu esperava ouvir algo parecido com "Your Love (Elisir)" mas achei "Bla, Bla Bla" muito sem sentido e desinteressante, talvez pelo fato de não ter uma letra, uma história e um refrão pegajoso. Lembro que eu fiquei esperando entrar a letra cantada, mas a música acabou e nada disso aconteceu. Confesso também que precisei de um tempo, para começar a gostar dessa faixa...

"Bla, Bla, Bla" tem um vídeo simples (e estranho), onde você pode soltar toda a sua imaginação... Já vi algumas pessoas dizendo que é sobre transtornos mentais, e que o desenho apresentado em forma de tubarão seria a "paranóia" de uma pessoa com o diagnóstico de esquizofrenia (!). Interessante, não?

Provavelmente é o primeiro vídeo oficial de Gigi D'Agostino:

Gigi D'Agostino - "Bla, Bla, Bla" (1999)
Video Oficial
Quando vi esse clipe pela 1ª vez, eu jurava que era um vídeo amador, 
mas é simplesmente o vídeo oficial da música.



"I'LL FLY WITH YOU (L'AMOUR TOUJOURS)" 
(1999-2000)
 Gigi D'Agostino, Carlo Montagner, Paolo Sandrini, Diego Leoni
 Compositores
Media Records

Essa é a obra-prima das noites em seu 20º Aniversário: "I'll Fly With You (L'Amour Toujours)”.

Pra começo de conversa, o nome original da faixa era apenas "L'Amour Toujours", mas como o seu sucesso estava cada vez mais crescente então resolveram adicionar também um título em inglês, provavelmente para fazê-la "interagir" melhor nos charts mundiais.

A faixa marcou muitíssimo o ano de 2000, porém é um trabalho de 1999 e estando presente no 2º álbum de Gigi D'Agostino (disco lançado também naquele mesmo ano).
Foi em setembro de 2000 que a escutei pela 1ª vez, na rádio Energia 97, e rolou aquele amor a 1ª ouvida... Bom, acho que você, leitor, também sabe muito bem o que é isso...

Nessa minha primeira experiência, eu até achei que poderia ser um novo single do Aqua, pois o vocal "feminino" (cheio de efeitos) me remeteu muito à voz de Lene Grawford Nystrøm, a vocal leader do grupo dinamarquês. O Aqua também estava com músicas novas nesse período ("Cartoon Heroes" e "Around The World") então tudo fazia sentido para mim, até o locutor anunciar o artista e aniquilar toda a minha imaginação: "Essa é a novidade de Gigi D'Agostino"...

Gigi D'Agostino: de DJ à celebridade em 2000

Logo em seguida, consegui gravar a canção numa fita K7 e ouvia "I'll Fly With You" sem parar em volume máximo. Meus vizinhos e amigos eram obrigados a ouvir também, mas nessa época eu não via isso como uma "tortura" aos seus ouvidos, coisa que eu sinto agora quando ouço "por tabela" as músicas da atualidade (que meus vizinhos adolescentes adoram ouvir em som alto).

Eu tinha 18 anos naquele tempo, então eu queria que todos sentissem o que eu também sentia ao ouvir esta majestosa faixa. Queria que as outras pessoas conhecessem também "I'll Fly With You", pois era uma música bonita, diferente, relax, emocional, futurista e com uma vibe mágica e apaixonante. No meu ponto de vista, a música tinha que ser popularmente conhecida e tocada em todas as festas e rádios possíveis, fato que, pouco tempo depois, acabou se concretizando...

Começou a tocar na Jovem Pan, depois na Transamérica e se espalhou por todas as outras rádios locais. Teve uma vez que uma amiga foi num casamento, e "I'll Fly With You" foi tocada na festa, então ela me disse que se lembrou de mim: "Rikardo, você ouve essa música bem antes de virar essa febre, só consegui me lembrar de você nessa hora".


CHARTS DOS CLUBS DE SÃO PAULO E RADIO JOVEM PAN SAT
DEZEMBRO - 2000
Gigi D'Agostino com "I'll Fly With You" deixou muitos popstars da época comendo poeira, como Britney Spears, Christina Aguilera, Backstreet Boys e outros, atingindo a 1# das mais tocadas!!!
Destaque também para "Another Way", já querendo despontar nos clubs...


MAS QUEM CANTA???
Algo começou a intrigar os ouvintes de Dance Music, após ao grande sucesso da canção... Era a identidade dos vocalistas. Afinal, quem são eles?
 
Algumas pessoas ainda acreditavam que o próprio Gigi D'Agostino fosse o responsável pelos vocais masculinos... Mas, não!! Ele é um gênio da música eletrônica e um dos melhores produtores de todos os tempos, mas haviam cantores profissionais contratados para dar aquela emoção em suas músicas.
Gigi D'Agostino provavelmente "canta" sim com a sua voz em algumas de suas produções, devemos também reconhecer isso, mas são trabalhos minúsculos, trechos que não exigem muito de sua capacidade vocal...

Devido à grande repercussão, "I'll Fly With You" foi assunto também na revista brasileira DJ Sound, que na época anunciou que o seu vocalista seria um tal de Sandro:

Trecho de matéria da DJ Sound (Nº100 - Novembro de 2000)

Mas o redator da DJ Sound estava enganado, pois a voz masculina dessa inesquecível música é do cantor de jazz Ola Onabule.
Ele é o verdadeiro cantor que consagrou com a sua bela voz, o hit "I'll Fly With You (L'Amour Toujours)".


Ola Onabule. Esse é o nome de um dos grandes responsáveis pelo sucesso de "I'll Fly With You (L'Amour Toujours)", hit que virou unanimidade e fez a alegria de muitos DJ's, fãs de Dance Music e baladeiros dos anos 2000.

O curioso é que a Paradoxx Music detinha os direitos da música no início, lançando-a em diversas coletâneas, como "Celso Portiolli Faz a Festa" - que foi um grande estouro de vendas na época - mas depois a Building Records obteve direitos exclusivos e até lançou um CD (no estilo "álbum") de Gigi D'Agostino, em dezembro de 2000. A Building utilizou ainda este e outros fonogramas do italiano em suas diversas coletâneas de Dance Music, lançadas a partir do final de 2000.

Para se ter uma ideia do sucesso que foi, no final de 2002 ainda era possível ouvir "I'll Fly With You" nos clubs ao lado de lançamentos mais recentes, como Lasgo, Ian Van Dahl,  Grenada, Jan Wayne, entre outros, e sem dúvidas, uma boa porcentagem dessa força de "I'll Fly With You" vem do grande talento de seu vocalista, que também gravou o trecho "feminino" do dueto. 
Isso mesmo! Não existe uma cantora em "I'll Fly With You", é a própria voz de Ola Onabule com um efeito vocoder, num belo trabalho de sintetização vocal e deixando-a bem próxima de uma voz feminina.

Exato, você caiu feito um patinho e sempre achou errado!!

A voz de Ola Onabule

Algumas pessoas mencionam que a voz feminina seria da cantora Sarina Paris, já outros pensam que é a voz de Alizee (fizeram uma montagem com essa cantora e postaram a música no Youtube), mas estes indivíduos estão completamente enganados. Muita gente confunde e transforma falsas informações em lendas urbanas na internet (assim como gostam de espalhar que Julia St Louis do Dama é a cantora de Vestania, Ola Onabule é o cantor de "My First Love" do Grenada, Patricia Marx - isso mesmo, a brasileira -  é a cantora de Dr. DJ Cerla em "Everybody Pom Pom", Ivana Spagna a cantora de "Melody" do Black Rose, Martina Parenti a vocalista do Co.Ro. - "Run Away", Nancy Sexton a voz do B.A.R....entre outras invenções). Inclusive, acredito que a cantora Sarina Paris deve não aguentar mais esse assunto...

O IDEAL É ACREDITAR EM QUEM APRESENTA AS FONTES:
Acesse este site italiano e veja também a notícia sobre "I'll Fly With You", que foi censurada durante uma partida de futebol num estádio localizado na Arábia Saudita. Você poderá traduzir o texto e ler que o vocalista da música é Ola Onabule, e ainda é mencionado que o vocal feminino também é dele, sendo reproduzido com a ajuda de um "auto-tune" (cheguei nesse site simplesmente "dando um google").
O canal "Coisas de Velho" também fez um vídeo bem informativo e bacana sobre o assunto, mas esta página italiana noticiou de antemão, em 27/12/2019.

Perguntei à Ola Onabule sobre essa história, e ele então contou-nos que sua voz realmente foi modificada e que não se trata de um dueto entre um homem e uma mulher:

"Oi Rikardo, obrigado por entrar em contato comigo. Sim, posso confirmar que é mesmo a minha voz cantando também a parte feminina em 'Lamour Toujours'. Foi simplesmente auto ajustado no estúdio, após a gravação da minha voz. Eu espero que isso o ajude. Boa sorte com seu artigo. 
Atenciosamente, Ola"


Relembre esse espetáculo sonoro, que está completando 20 anos de sucesso:
Gigi D'Agostino - "I'll Fly With You" (1999-2000)
Quando o DJ iniciava a intro, a galera já começava a delirar!!!!!
Vocal: Ola Onabule ("feminino" e "masculino")

Gigi D'Agostino - "I'll Fly With You" (1999-2000)
Video Oficial
Essa versão tocava muito nos clubs em 2001-2002!!



OLA ONABULE: A VOZ DE "I'LL FLY WITH YOU (L'AMOUR TOUJOURS)"

Ola Onabule: Capa de seu Album 
"In Emergency Brake Silence" (2004)

Ola Onabule nasceu em Islington, Londres, no dia 30 de março de 1964. Ele é britânico, mas com sete anos de idade foi morar na Nigéria, onde passou os próximos dez anos na escola. Aos dezessete anos voltou ao Reino Unido para estudar Artes, e em seguida começou a se apresentar em clubs e casas de shows de Londres, escrevendo e apresentando suas próprias músicas.

Em 1995, Ola Onabule lançou o seu primeiro álbum dos nove lançados: "More Soul Than Sense".

Há 25 anos, Ola Onabule lançava seu primeiro álbum solo

Ola também foi backing vocal de alguns artistas, como Walter Trout Band e Laura Pausini, mas aqui no Brasil a sua voz ecoou perfeitamente nas músicas de Gigi D'Agostino...

Eu disse músicas? No plural? Exatamente! Ola Onabule cantou também em outros hits de Gigi D'Agostino.
Em dezembro de 2000 foi lançado outro single de sucesso, "Another Way", uma das minhas favoritas do produtor italiano... E adivinha quem é o vocalista?


"ANOTHER WAY" 
(2000/2001)
 Carlo Montagner, Gigi D'Agostino, Paolo Sandrini
 Compositores
Media Records

Após ao sucesso bombástico de "I'll Fly With You (L'Amour Toujours)", foi a vez de "Another Way" assumir os charts e setlists dos DJs em 2001. 
Como esperado, o novo single de Gigi Dag - como o produtor também é conhecido -  virou uma nova sensação em muitas rádios e boates do Brasil, além de ter sido considerada uma das melhores músicas "dance" daquele ano.

"Another Way" estreou nos clubs paulistanos em dezembro de 2000, quando "I'll Fly With You (L'Amour Toujours)" assumia ainda o 2# das mais tocadas nas noites. Em junho de 2001, "Another Way" conseguia atingir o 3# das mais tocadas nos clubs de São Paulo, estreando também neste mesmo mês na Jovem Pan 2, em 11#.

Ao lado de Kriss Grekò - "Surrender" e Paul Van Dyk - "We Are Alive",
"Another Way" de Gigi D'Agostino foi um dos destaques da Dance Music em Março / 2001

A letra novamente é daquelas que toca o coração da gente! Sem falar na melodia, nas batidas, nos grooves e nos efeitos mágicos que encantam o ouvinte; ingredientes essenciais que ajudam a transformar uma noite de balada numa noite inesquecível...

"Eu quero tocar seu corpo
Você não vê isso
Eu vou voar com você, eu morreria por você
Vivendo de outra maneira"

Gigi D'Agostino - "Another Way" (2001)
Video Oficial
É uma música de 1999, lançada em alguns países em 2000,
 mas que fez sucesso em 2001



OLA ONABULE CANTOU "ANOTHER WAY" E OUTROS HITS DE GIGI D'AGOSTINO
O super vocalista Ola Onabule
Sua voz grandiosa esteve presente em outras produções de Gigi D'Agostino

"Another Way" é uma fatia envolvente do italo-dance melodicão, com vocais mais uma vez do londrino-nigeriano Ola Onabule.
Sobre essa grande descoberta, quem conseguiu a informação é Andrew Alves, um fã de Dance Music e que estudou a voz do artista para concluir esse enigmático quebra-cabeça. Ele reexaminou a voz do hit anterior e então pode concluir que os vocais em "Another Way" são justamente do mesmo cantor de "I'll Fly With You"
O DJ Júnior Matias, que já havia feito o primeiro contato com Ola Onabule, não demorou muito para questioná-lo novamente, agora para confirmar se seria realmente a sua voz em "Another Way"

E não deu outra! A equipe de Ola Onabule não apenas confirmou a sua voz em "Another Way", como também nos confirmou em outras canções que tanto conhecemos e dançamos: "Silence" e "Nothing Else" (essas duas músicas estão no álbum "Gigi D'Agostino II" - 2004).

Andrew Alves encontrou semelhanças nos vocais dessas músicas; DJ Júnior Matias encaminhou as perguntas e a resposta veio confirmando as suspeitas.

Incrível descoberta, não acham? 20 anos depois, finalmente agora sabemos quem canta as músicas:

- "I'LL FLY WITH YOU (L'AMOUR TOUJOURS)"
- "ANOTHER WAY"
- "SILENCE"
- "NOTHING ELSE"

Todas registradas na bela e impressionante voz de Ola Onabule.



"THE RIDDLE" 
(2001)
 Nicholas Kershaw
Compositor
Media Records

Esse é mais um trabalho de Gigi D'Agostino realizado em 1999, mas lançado apenas alguns anos depois. 
Sinceramente não me lembro dessa música rolando na programação das rádios, mas me lembro de conhecê-la no início dos anos 2000, durante as minhas noitadas no Grêmio CP (famosa casa noturna de Jundiaí-SP).

"The Riddle" tem um som que se assemelha muito com um assobio, e isso é o que mais chama a atenção na música.
Na verdade, trata-se de uma regravação de Nik Kershaw, um som de 1984.


O cantor Adam Austin


A voz masculina aqui é do britânico Adam Austin, um cantor de estúdio da Media Records e que já contribuiu com seu vocal em outros projetos.
Adam Austin é praticamente um cantor de covers, pois além de "The Riddle", ele regravou também outros sucessos em versões dance, como a música "The Way" da banda Fastball e "Centerfold" dos The J. Geils Band.

O nome real do vocalista é Oz Corcoran e ele continua em atividades, cantando em suas performances covers de Robbie Williams ("Angel"), Amy Winehouse ("Valerie"), Psy ("Gangnam Style"), Backstreet Boys ("I Want It That Way"), e etc...

Adam Austin

A fonte dessa informação? O próprio vocalista declarou que gravou "The Riddle" de Gigi D'Agostino no site Starnow:

"Trabalhei com Gigi D'Agostino na Itália e fui o vocalista  em 'Star', 'The Way' (que também foi lançado com meu nome na Alemanha) e 'The Riddle' (que estava entre os dez melhores em toda a Europa, vendendo mais de um milhão de cópias somente na Alemanha)."
-Adam Austin


Adam Austin - "Centerfold" (1998)
Video Oficial
Antes de Adam Austin gravar para Gigi D'Agostino, 
ele já havia gravado outras músicas nos anos 90.


Gigi D'Agostino- "The Riddle" (2001)
Video Oficial
O videoclipe de "The Riddle" segue o mesmo
 estilo da animação de "Bla, Bla, Bla"




"LA PASSION" 
(2001)
Gigi D'Agostino e Jacno
Compositores
Media Records

É difícil dissertar sobre um artista tão imponente como Gigi D'Agostino, pois sua "dance music" foi muito cativante e marcou a juventude de muitas pessoas nos anos 2000. Um outro exemplo de música que emociona e faz dançar é "La Passion", faixa que também foi muito executada nas festas, boates e lançada em diversas coletâneas da Building Records.

"La Passion" é o título, mas curiosamente não existe essa palavra francesa dentro da canção; é uma música totalmente cantada em inglês, que fala sobre paixão, sentimentos fortes e contem uma notável devoção à pessoa amada, características tão comuns nas poesias musicais de Gigi D'Agostino:

"Eu tenho que ter a chave, abra seu coração pra mim
Agora posso te libertar, seja o que você quiser ser
Não quero ficar sozinho, eu tenho que ser tão forte
Não quero ficar sozinho"


"La Passion" foi uma das novidades de maio de 2001.


"La Passion" começou a ser distribuída em promos aos DJs pela Building Records, em maio de 2001, e logo se tornou num novo sucesso de Gigi D'Agostino. O som definitivamente é bem comercial e provou que o maestro realmente tem uma bagagem de muitos anos de pura sintonia com as pistas de dança.

É o típico trabalho com uma boa construção sonora, uma linha vocal maravilhosa, e que agitou muitas noites em 2001!

Mas é importante informar também que, a melodia de "La Passion" foi totalmente retirada da música "Rectangle" (1979) do produtor francês Jacno (falecido em 2009). Ouça:

Jacno - "Rectangle" (1979)
O produtor Jacno, num vídeo simples e 
levemente lembrando David Bowie


Essas produções de Gigi D’Agostino impressionaram não só o público ouvinte de Dance Music, mas também outros produtores famosos, como DJ Ross e Markus, que lançaram seus singles totalmente inspirados nesses petardos absolutos. Se você tem dúvidas, abra o seu baú de antiguidades, resgate “Emotion” (DJ Ross) e “Superlove” (Markus) e aprecie-os, reconhecendo algumas grandes semelhanças.


VOCALISTA:
Equivocadamente alguns sites creditam Ola Onabule como vocalista de "La Passion", mas não é a voz dele aqui. Acontece que muitas pessoas confundem pois Ola Onabule gravou "I'll Fly With You", então deduzem que ele foi o vocalista de todas as músicas de Gigi D'Agostino.

Adam Austin, o cantor britânico que cantou em "The Riddle" é novamente o vocalista de mais uma produção do famoso produtor.
Como é de conhecimento de todos, Gigi D'Agostino não costuma creditar os vocalistas em seus discos, mas Adam Austin apareceu creditado no encarte do single lançado no Reino Unido (país natal do artista). Nas demais edições de "La Passion" - lançadas em outros países -  ele permanece sem os créditos.

Verso da capa do single de "La Passion", lançado no Reino Unido
[Clique na imagem para uma melhor visualização]


Como já citamos, Adam Austin regravou "The Way" e "Centerfold", ambos lançamentos da Media Records, sendo que "The Way" é uma produção de Gigi D'Agostino em parceria com Mauro Picotto.
Já o single "Centerfold" foi produzido por Pete Pritchard e Ben Keen.

Além de cantor, Adam Austin também é modelo, guitarrista, baixista, baterista, pianista, produtor musical e compositor. Na página Starnow, o artista fala mais sobre a sua carreira:

"Tenho anos de experiência no ramo musical. Já fiz milhares de shows em pequenos locais e também em concertos ao ar livre, para 70.000 pessoas.
Eu lancei um álbum há alguns anos (Centerfold) e apoiei com backing vocal bandas como Westlife, 5ive, Gary Barlow e muito mais".
-Adam Austin



Adam Austin atualmente

"Além disso, toco guitarra, baixo, bateria, teclado e sou proficiente com Cubase e em técnicas de produção de estúdio. Eu também sou compositor e posso escrever o meu próprio material."
-Adam Austin


Adam Austin cantando variados covers - ao vivo - em 2013

Apesar do vídeo acima ser de 2013, ele ainda continua com esses shows e focando nos covers. 

Em sua página no Facebook, Adam Austin publica vários vídeos atuais e homenageia vários nomes consagrados da música:




Vídeos de 2020 - Adam Austin (Ao Vivo)




FEAT. ADAM AUSTIN
Então resumindo: É dele os vocais nas canções "La Passion", "The Riddle" "Star". Detalhe que a faixa "The Way" foi lançada também como "Gigi D'Agostino" e consta no álbum "L'Amour Toujours" (1999), embora a música tenha saído em alguns países como "Adam Austin".

Confira "The Way" na voz de Adam Austin e na fantástica produção de Gigi D'Agostino:


Gigi D'Agostino - "The Way" (1998)
A música também está no álbum "L'Amour Toujours" (1999)


Como já esperávamos, o vídeo de "La Passion" não mostra o verdadeiro vocalista, apenas vemos o produtor Gigi D'Agostino entrando numa loja de discos e "roubando um CD".
No vídeo, o produtor sai correndo da loja mas na sequência é atropelado por um veículo e fica caído ao chão. Em seguida entra em cena uma garota que, ao invés de prestar algum socorro à ele, apenas rouba seus óculos e o deixa deitado no local.
Em meio a tantos olhares desconfiados dos figurantes, temos também a presença de alguns bonecos infláveis (?) e variadas cenas que não fazem sentido algum. Apesar de estranho, é um vídeo que marcou bastante, principalmente se você colecionava aqueles DVDs "Planet Pop", lançados pela Building Records - ali naqueles saudosos 2000's.

Eu lembro muito do ano de 2001 quando assisto à este vídeo, de momentos bons, mas também de momentos complicados, pois quando “La Passion” estava tocando direto nas rádios e clubs ocorria também aquele atentado às Torres Gêmeas (World Trade Center), no fatídico 11 de setembro. Uma época que ficará marcada para sempre.

Curiosidade: No vídeo, um dos figurantes está escolhendo alguns CD's na loja e mostra rapidamente um disco do Noise Maker (um outro projeto de Gigi D'Agostino). Ah, vemos também um dos personagens comprando o álbum "L'Amour Toujours" (1999).

Assista ao vídeo oficial de "La Passion":

Gigi D'Agostino- "La Passion" (2001)
Video Oficial
Melodia maravilhosa que nos embala e nos coloca totalmente pra dentro da música!!!
Obra de Arte do início dos 2000's!!


"SUPER"
(2001)
Gigi D'Agostino e Paolo Sandrini
Compositores
Media Records


Gigi D'Agostino lançou tantas faixas de trabalho em 2001 que ficou difícil conseguir o mesmo sucesso com todas. Obviamente que algumas músicas não iriam alcançar o mesmo status de "La Passion", "Another Way", "L'Amour Toujours" e "Your Love (Elisir)"... É o caso da música "Super", que não tocou tanto nas rádios, mas em compensação a ouvimos bastante nas baladas e em programas de mixagens.

Ao longo de sua carreira, Gigi fez várias parcerias com outros produtores (um deles Mauro Picotto, no projeto R.A.F.), já em "Super" temos uma colaboração com o produtor Albertino, que também emprestou a sua voz nesta produção.

As letras românticas e o clima envolvente, típicos dos hits de Gigi D'Agostino, infelizmente não fazem presença em "Super"... Agora o foco é totalmente outro, ficando algo voltado mais para a diversão e o humor. Preste atenção em alguns elementos hilariantes e na aparente pegada “árabe”.

"Super" também tem uma melodia baseada no clássico de Giorgio Mainerio - "Schiarazula Marazula", inclusive sugiro dar uma ouvida nessa música em seus minutos finais - onde o ritmo está mais acelerado, facilitando o reconhecimento da melodia.

O vídeo oficial de "Super" - que está no canal de Gigi D'Agostino - se encontra bloqueado para o Brasil (não sei por quais motivos), então segue o vídeo publicado pelo canal Zyx Dance:

Gigi D'Agostino & Albertino - "Super" (2001)
Video Oficial
Vocais "não confirmados": Albertino e alguns trechos de Gigi D'Agostino
A música foi indicada na coluna de lançamentos "Dance Floor",
 da Revista DJ Sound, em abril de 2001


Apesar de ser um vídeo engraçado, Gigi D'Agostino parece não convencer muito frente às câmeras... Na maioria de seus vídeos e performances ele sempre está com um olhar sério, enigmático e carrancudo, que quando é para representar alguém simpático e divertido fica parecendo algo muito forçado. Ao contrário de Albertino, que parece se divertir naturalmente no vídeo.



"SILENCE"
(2003)
Gigi D'Agostino
Compositor
Media Records

Esqueça o tom brincalhão visto em "Super". Agora Gigi D'Agostino está de volta com seu estilo mais sentimental, numa atmosfera profunda e com vocais extremamente melodiosos; particularidades que o ajudaram a construir sua fama.
Assim podemos descrever "Silence", música lançada em 2003 e que foi muito eficiente nas rádios e danceterias espalhadas pelo Brasil no ano de 2004.

Gigi D'Agostino - "Silence" (2003 / 2004)
Video Oficial
Mais um vídeo-clipe surreal de Gigi D'Agostino que não tem nada a ver com a música ou com sua história, mas ao menos percebemos que o cara deve gostar muito de desenho e animação... Confira o vídeo acima, com a bela letra traduzida.

A música inteira é ótima, é claro, mas quando chega aos seus 2'11'', ah meu amigo...chega a arrepiar!!!


Gigi D'Agostino conseguiu criar um novo sucesso depois de tantas músicas lançadas ao público, nesse caso uma "tarefa para Deuses", pois a concorrência é grande e o gênero sempre se atualiza com novos artistas e novos produtores...
"Silence" conquistou à todos com seu "Dance" finíssimo e introduziu "Gigi Dag" mais uma vez no topo dos charts. Tudo isso graças à sua linda produção, uma letra que emociona e um vocal fascinante!


Ola Onabule é o cantor de "Silence", mas ele não foi creditado 


Entrei em contato com a empresária de Ola Onabule (seguindo a orientação do amigo DJ Júnior Matias) e ela foi bem gentil em dar detalhes sobre estes trabalhos do cantor.
Maria Avgoulis confirmou que Ola Onabule gravou "I'll Fly With You (L'Amour Toujours)" e "Another Way", e que eles sabiam destes lançamentos. Mas, Maria Avgoulis também enfatizou que foi uma surpresa para eles ouvir "Silence" e "Nothing Else", pois Ola Onabule e nem ela sabiam que essas músicas haviam sido lançadas. Eles só tinham o conhecimento das duas primeiras faixas.

 Avgoulis ainda disse: "Acho que as sessões de gravações aconteceram entre 1999 e 2002.
Ola Onabule realizou duas sessões, mas nunca disseram os nomes das músicas e quando seriam lançadas."


NOVO ÁLBUM DO MAESTRO GIGI D'AG
"Silence" e "Nothing Else" são duas músicas que fazem parte do álbum "L'Amour Toujours II" (2004), mas creio que "Nothing Else" não seja tão conhecida do grande público, pois não foi single de trabalho... 
Notem que o piano e o baixo fazem um belo contraste com a voz de Ola Onabule, num show de alta qualidade, e também nos mostrando toda a versatilidade da produção de Gigi D'Agostino:

Gigi D'Agostino - "Nothing Else" (2004)
Não teve um vídeo oficial



"WELLFARE"
(2005)
Carlo Montagner, Gigi D'Agostino, Diego Leoni
Compositores
Media Records

Este é o último single da nossa maratona Gigi D'Agostino e uma das minhas canções favoritas desse grande Maestro!
"Wellfare" também está no álbum "L'Amour Toujours II" (2004), mas infelizmente não sabemos quem é o seu vocalista, já que ele não foi creditado (assim como Ola Onabule nas músicas "Silence" e "Nothing Else", que são deste mesmo disco).

Por incrível que pareça, alguns vocalistas foram creditados neste álbum de 2004, como Davide Marani, Diana J., Annalisa e Amparo Fidalgo (vocal que trabalhou no Datura), mas o vocal masculino em "Wellfare" é realmente um mistério, talvez podendo ser de Carlo Montagner, produtor que era braço direito de Gigi D'Agostino e que também já cantou algumas músicas... mas não existe nenhuma confirmação sobre isso, podendo ser facilmente a voz de qualquer outro cantor de estúdio.

EDIT: Carlo Montagner respondeu a minha mensagem no dia 15/12/2020, então disse que não foi o cantor, que apenas co-escreveu "Wellfare". Se está dizendo a verdade, ou não... não sabemos!

Davide Marani (que canta as faixas "Together In A Dream" e "Goodnight") também não é o vocalista de "Wellfare" pois a voz dele é muito diferente, tendo um timbre parecido com o do cantor Dave Gahan do Depeche Mode
Engraçado que, Gigi D'Agostino teve o trabalho de creditar a backing vocal Diana J. em "Wellfare", mas não deu os créditos ao seu vocalista principal...  Que sacanagem!

"Wellfare" tem uma das letras mais bonitas de Gigi D'Agostino, e os muitos "lalalalalás" também garantem uma melodia cativante. Com certeza, você irá sentir o "bem estar" do título ao ouvir a preciosidade destes versos:

"Eu quero ver o Sol nesses raios
Acima das montanhas com neve branca
Olhar para as árvores, a maneira como elas crescem
Os rios fluindo perto
Eu quero sentir
La la la la..."

Ouça "Wellfare":

Gigi D'Agostino - "Wellfare" (2005)
Infelizmente essa track não ganhou um vídeo oficial.
Ainda também não sabemos quem é o cantor, mas estamos em seu encalço...



POR ONDE ANDAM???
Essas foram as músicas de Gigi D'Agostino que mais se destacaram no Brasil, embora eu sei que o italiano tem outras dezenas de músicas de qualidade e prontas para serem exploradas...

Mas, por onde anda o pai de todas essas músicas? Gigi D'Agostino se aposentou??
E o vocalista Ola Onabule?? O que anda fazendo??


Bom, ambos continuam na estrada e trabalhando muito na área musical:


Gigi D'Agostino

Em 2018, Gigi D'Agostino lançou em parceria com o produtor Dynoro a música "In My Mind" - uma regravação de Ivan Gough & Feenixpawl Ft. Georgi Kay - e que fez sucesso nos clubs e rádios daquele ano. É bom informar também que Gigi D’Agostino não está mais trabalhando na Media Records, mas continua acompanhado de seus fiéis escudeiros, como Carlo Montagner, Paolo Sandrini e Diego Leoni. 
Lembro que fui fazer uma entrevista numa empresa e a atendente estava ouvindo "In My Mind", que tocava na Jovem Pan (final de 2018).

E olha só que bacana, em maio deste ano Gigi D'Agostino lançou uma nova música chamada "Hollywood", em colaboração com o desconhecido LA Vision.
Ambas as produções saíram pela Time.


Ola Onabule

Ola Onabule, responsável por dar voz às canções "I'll Fly With You (L'Amour Toujours)", "Another Way", "Silence" e "Nothing Else", continua gravando nos estúdios e cantando em suas apresentações. No ano passado ele também lançou o seu 9º álbum de estúdio, intitulado de "Point Less".

Para acompanhar as novidades destes dois grandes artistas, siga-os em suas mídias sociais:

OLA ONABULE:
Site Oficial   Facebook   Twitter   MySpace  YouTube 

GIGI D'AGOSTINO:
E-mail   Site Oficial  Youtube  Instagram



OBRIGADO À OLA ONABULE, POR TER CANTADO ESSES HITS IMORTAIS, E PARABÉNS TAMBÉM PELO 20º ANIVERSÁRIO DE "L'AMOUR TOUJOURS"!


Agradecimentos:
À Ola Onabule, Maria Avgoulis, DJ Junior Matias, David Michael Johnson, Carlo Montagner, Andrew Alves

Dedico este artigo ao meu pai, José Antonio da Rocha, falecido no dia 22 de agosto de 2020.
Obrigado por tudo Pai! 

"L'Amour Toujours"
"Amor sempre"
❤️

28 comentários:

  1. Genial, genial!
    Sensacional! Você tem um dor de fazer os seus leitores viajarem com suas narrativas.
    Muito obrigado por mais essa bela matéria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela sua ajuda Júnior Matias! Você foi o grande responsável por isso!! Abraços!!

      Excluir
  2. Só posso me levantar e aplaudir esse seu trabalho maravilhoso que só faz emocionar a todos nós que vivemos essa época de ouro. É notório todo o amor e carinho com que você se dedica à música eletrônica. Não tenho palavras para descrever o que sinto lendo seus artigos, quero lhe dar meus humildes agradecimentos do fundo da minha alma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa vida, que mensagem mais inspiradora! Obrigado de verdade. Sim, eu tenho muito amor e carinho pelo gênero, mas se você chegou até aqui e compartilhou comigo essas linhas escritas, então você também é dos meus! E saiba de uma coisa: é muito bom saber que existem outros fãs de Dance Music! Obrigado realmente!

      Excluir
  3. Ouvi muito Gigi, tb tinha uns 16 anos na época, época que comecei a sair de balada. Curtia muito, mas confesso que as músicas dessa época já não tinham o impacto que o eurodance teve na minha infância. Essas sim ouço até hoje, praticamente todos os dias e ou fã de carteirinha. Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto igualmente, Veri... até as músicas "dance" atuais eu tento gostar e me adaptar...mas realmente nada se compara com as antigas dos anos 90, que são incomparáveis! Abraços

      Excluir
  4. Parabéns pelo excelente trabalho. Vida longa e feliz para você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Michael Lucena, desejo o mesmo para vc! Felicidades!

      Excluir
  5. Parabéns pelo conteúdo. Obrigado por compartilhar com a gnt. Sucesso.

    ResponderExcluir
  6. EXCELENTE CONTEÚDO ,,PARABENS !!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Valeu cara.. amei.. quando gigi estourou eu tinha 16 anos! Que epoca boaaaaa... amo dance music... ate hoje escuto a eurodance! Gigi marcou epoca! Obrigado pelas informacoes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem-vindo Bebal!! Sim, a magia continua...a eurodance não pode morrer!!

      Excluir
  8. Excelente conteúdo Ricardo Rocha...
    O que nos restou foram ótimas lembranças!
    Confesso que desde o lançamentos dos rites estava muito curioso de quem eram as vozes..
    Parecia um mistério guardado a sete chaves.
    Obrigado pelo saciar minha curiosidade.
    Parabéns pelo excelente trabalho..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, fico feliz que gostou. Gigi D'Agostino nessa época só produzia hits atemporais. Abraços!

      Excluir
  9. Genteee, que conteúdo MARAVILHOSO. Obrigada por isso. Ameeeei ❤️ Meu sonho era ver um vídeo do Ola cantando I'll Fly With You.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Aline, fico feliz que tenha gostado. "I'll Fly With You" é um clássico eterno

      Excluir
  10. Cara!!! Que material sensacional!!! Depois de um dia normal após o trabalho, cansado, vi um video no feed do face do Ian Van Dahl, que me levantou a duvida se ainda existia esse grupo, nas minhas pesquisas uma coisa levou a outra, e me levantou a duvida: Quem é a vocal de Ill fly with you? Por 20 anos, achei que fosse uma parceria com Ian Van Dahl, pois la no início do século eu baixei em torrent essa musica com o nome gigi dagostino feat Ian Van Dahl... Porém, 20 anos depois me dei conta que eu nunca ouvi oficialmente que essa musica tinha relação com Ian.

    Meu amigo você me fez viajar no tempo, me senti na melhor época da minha vida, eu tinha meus 11 até 13 anos, não tinha idade pra ir pra balada então passava as quintas, sextas e sábados intercalando 4 radios em busca das melhores musicas, das 22h ate as 2h, entre energia 97, metropolitana, transamérica e jovem pan... Desde que me conheço por gente fui fissurado pela dance music, e sempre fui sozinho nesse amor, pois nenhum amigo, nem nenhuma namorada, nenhum parente, absolutamente ninguém gostava de dance como eu. Diria que até hoje sou solitário nesse gosto. Nos dias de hoje, diria que o dance virou trance, é o que mais se assemelha ao gosto da época.

    Eu sempre quis entender porquê antigamente não se dava crédito aos vocalistas, muito injusto, hoje nenhuma musica é lançada sem os devidos créditos, isso só levantou muita confusão, todo mundo achava que Ian Van Dahl era o nome da Anna, Lasgo e ATB o nome artístico das vocalistas (alias, ja vou pesquisar quem foi a vocal dos.hits do ATB nos anos 2000). Cara, sensacional, o meu sonho é um dia descobrir um club em São Paulo e conhecer a minha "tribo", gente com o mesmo gosto e amor pelas musicas dos anos 2000. Eu fui muito na Broadway e na Secrett, mas, pelo menos na minha época, o negócio era beijar. A música parecia não importar, só eu ia pela musica! Aconteceu na Secrett uma noite, eu ficar tão frenético na pista, ao som do lendário Dj Ronaldinho, que a gogo dancer (e os amigos delas) começaram a dançar comigo, a minha volta, e aquilo foi sensacional.

    Cara, que saudade dessa época, obrigado por esse conteúdo excelente, foi Gigi D'agostino e a Dj Sonique que fizeram eu fincar a alma no dance, apesar de ja ouvir muito antes, mas era muito novo pra entender quem eram os artistas... Meus parabéns, vou dar um jeito de acompanhar este blog, e se tiver outro lugar que você apresenta conteudos como esse, farei questão que seguir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo texto, Alan David! Espero que esteja ainda acompanhando o blog! Grande abraço!!

      Excluir
  11. Sensacional conteúdo, mas ainda vou colocar sob suspeita a voz feminina de Ill Fly With You hahahahahah.
    Algo me diz que o vocal masculino acredita por engano ser dele, afinal, toda mixagem e produção foi feita posteriormente pelo Gigi.
    Essa música é a canção da minha vida, até hoje nenhuma superou minha preferência, e olha que conheci ela com uns 12 anos e hoje estou com 33.
    Só pra provar como ela tem uma importância relevante, que em abril deste ano casei, e minha entrada foi Ill Fly With You.

    Obrigado Rikardo por trazer essa memória maravilhosa. Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  12. La passion's singer is Carlo Montagner. Paolo Sandrini, the producer, said it in a live stream a year ago or so.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hi friend... where can i see this video? on the UK Single Adam Austim was credited (vocals). When bringing any information, please also bring some evidence... See the image: https://1.bp.blogspot.com/-VUEbFFPwjCA/X00YIPH7NzI/AAAAAAAAFoU/K_pERWamL-EruZML-_3iQI93g2pEzdGlQCLcBGAsYHQ/s1600/R-1305971- 1530704530-7378.jpeg.jpg

      Excluir
  13. Parabéns pelo Conteúdo Rikardo!! Trabalhos como esse são incríveis e inspiradores, muito obrigado pelo seu empenho em trazer a verdade e fazer uma ótima matéria sobre o assunto, muito sucesso!!!

    ResponderExcluir
  14. Legal a publicação, meu estúdio fez toda a restauração dos vídeos oficiais dele, inclusive com trailers exclusivos e edição de áudio. Até ouve um presente após de envio, chegando os discos dele de presente. Confere aí >> https://www.youtube.com/@charlesribeiroVEVO/

    Inclusive tem a edição do clipe In My Mind em vídeo para a versão remix, exclusivamente do canal, além de entrevistas legendadas. Caso queira postar aqui os links fique a vontade, um abraço, sucesso.

    ResponderExcluir
  15. Que conteúdo absurdo de bom e detalhado! isso merecia ganhar uma versão em vídeo

    ResponderExcluir