sábado, 1 de setembro de 2018

X-POSED: FRESH - "CRAZY" (2001)

X-POSED:
FRESH - "CRAZY" (2001)
A "PIRAÇÃO" ROMÂNTICA EM RITMO DANCE
QUE SÓ OS ANOS 2000 PODERIAM NOS OFERECER

Eu comprava diversas coletâneas de dance music nos anos 90 e 2000, e estes tais discos tenho até hoje guardados em minha preciosa coleção de CDs. Para mim, isso é um grande investimento pois música é cultura, e discos, geralmente, duram muitos anos, rs.
Uma destas coletâneas (que até elogiei aqui outras vezes) é "As 7 Melhores 2002", lançada pela Building Records, em parceria com a rádio Jovem Pan 2.
Esta sequência foi a 2ª lançada pela Building Records, já que quase todos os volumes anteriores tinham saídos pela Paradoxx Music (exceto "As 7 Melhores do Milênio"). 
Na época, admito que torci um pouco o nariz para este lançamento, pois eu sempre associava "as 7 melhores" com a Paradoxx, então criei uma certa resistência quanto a este lançamento, mas só foi eu conhecer e ouvir o seu incrível repertório para mudar de opinião apressadamente.
Todas as faixas deste disco são ótimas, quando coloco para tocar... eu não pulo nenhuma faixa! Inclusive, já até fiz aqui no blog um artigo sobre uma das minhas músicas favoritas presente nesta coletânea (Deal - Maybe One Day).
Bem, mas "juntando a fome com a vontade de comer", resolvi atender a um pedido da leitora Malú e descobrir mais a respeito de uma outra faixa desta linda compilação. 
Não estou falando do Lasgo, nem do Astroline, muito menos do ATB ou Eiffel 65, mas sim do desconhecido...

FRESH
e seu hit "CRAZY"



Clipe (não oficial) feito por um fã brasileiro TheFellllipe. O resultado ficou bem legal!

A música "Crazy" foi lançada no final de 2001, mas aqui no Brasil só começou a ser executada no início de 2002. Lembro-me perfeitamente que tocava bastante na rádio Jovem Pan 2, inclusive, já até dancei esta música algumas vezes nas domingueiras do Grêmio C.P. Jundiaí, na época em que o estilo vocal trance estava em alta, apesar desta música não ter nada de "trance", rs.
"Crazy", do desconhecido projeto Fresh, se encaixa mais no estilo comercial de house music, lembrando em certos momentos até algumas produções do Daft Punk (alguém mais acha parecido, além de mim?)
OK, mas quem seria o Fresh? E por que não lançou mais músicas?
Na verdade, ao contrário de alguns comentários que li a respeito, Fresh não é um DJ. Existe sim, um DJ chamado Fresh (vários, na realidade), mas nenhuma relação tem com esta canção, "Crazy".

Fresh foi apenas um projeto momentâneo dos produtores Hedi Banon e Grégory Lemarié, e estes não tinham intenções nenhuma de lançarem novos singles, ou investirem novamente em algo que levasse o nome "Fresh". 
Na verdade, teve um outro single lançado sim, mas com outro pseudônimo. Nesta referida música temos o mesmo vocalista e também os mesmos produtores do hit "Crazy". 
Tá curioso? Ouça American French Machine "Frenchy Lover", lançada em 2002:

Só mudaram o pseudônimo. O vocalista, os produtores e o estilo de "Crazy" são exatamente os mesmos.

Bons tempos foram os anos 2000, né? Principalmente o início desta década. Na Jovem Pan, a música eurodance rolava solta na programação, mas também valia a pena ouvir e tocar música naquela época... Eram músicas que falavam de amor, sentimentos ou simplesmente músicas para se divertir, sem banalidades ou apelações. Uma destas músicas foi "Crazy", do Fresh, que estreou na rádio em março de 2002:


TOP 30 da Jovem Pan 2, referente ao mês de março de 2002, publicado na Revista DJ Sound (Edição Nº 107 - Groove Armada na capa). 
Fresh com "Crazy", estreando na rádio e já aparecendo entre as mais tocadas.


EXPLORANDO O PROJETO
FRESH
Os produtores que formaram em 2001, o projeto Fresh

O Fresh foi criado em 2001, e como dito anteriormente, só teve uma única música lançada comercialmente: "Crazy". 
O projeto, assim como seus dois produtores, é francês. Aliás, todos os envolvidos são franceses, sendo um produto 100% da França. 
Hedi Banon nasceu em Bievres, na França, no dia 21 de julho de 1980, tendo atualmente seus 38 anos de idade. Tive a oportunidade de conversar com o próprio e este me pareceu ser uma pessoa super do bem. Muito simpático, acessível e bem feliz de saber que tinha gente do Brasil que ainda se lembrava da música "Crazy". 
Sobre a voz em "Crazy", eu já imaginava quem seria o suposto vocalista da canção, mas nada melhor que falar diretamente com o produtor da música e perguntar à ele, não é mesmo? Foi aí então que o "camarada" Hedi Banon me confirmou a informação (e eu estava correto em relação a identidade do cantor).

Hedi Banon

Ainda sobre a carreira de Hedi Banon, ele produziu diversas músicas e vários projetos, incluindo Paul Johnson, aquele do hit "Get Down" (1999), embora esta música não tenha sido produzida por ele. 
Hedi trabalhou na área musical criando arranjos, assim como também remixando, compondo e produzindo.
Atualmente, ele é fundador da Musik Music Studio, agência de design de som, onde realiza gravações de dublagens francesas / internacionais, jingles comerciais, restauração de áudios e até mesmo produz música de espera por telefone. Embora ele continue trabalhando no ramo de sons, Hedi não tem mais produzido artistas com a mesma frequência "frenética" que tinha nos anos 2000.
Hedi Banon se casou recentemente com a publicitária Aurelie Banon, e até hoje ele mantem uma fiel amizade com o produtor Grégory Lemarié, o outro músico que, ao seu lado, deu vida ao projeto Fresh. 
Junto de JM Padilla, os dois também escreveram a letra de "Crazy".
Veja abaixo, Hedi Banon, sua esposa Aurelie e seu eterno parceiro, Grégory Lemarié, em foto de 2017.

17 anos depois, Hedi Banon ainda tem Grégory Lemarié como amigo e parceiro



Gregórie Lemarié e sua filha 

Produzindo no estúdio...

Já Grégory Lemarié é natural de Palaiseau, França e nasceu no dia 13 de setembro de 1980, inclusive fará seus 38 anos daqui alguns dias.

Gregory atualmente é gerente de projetos na Broadcast Audio na Nextradiotv, em Paris. Ele também trabalha em outras empresas, como exemplo a ScoreSound, também localizada em Paris.
Ele não produziu tantos artistas assim, quanto Hedi Banon, mas mesmo assim ele tem grande experiência na área da produção, tendo trabalhado em outros projetos musicais além do projeto Fresh.
 
Atualmente, seu estado civil é separado, ele tem uma filha e chegou a produzir a banda de nu-metal Vegastar, muito conhecida na França.
Grégory Lemarié também é diretor de arte e engenheiro de som. 
Suas paixões e hobbies são ouvir músicas, praticar esportes (natação e tênis), gastronomia, cinema, viajar e assuntos voltados a instrumentos musicais (principalmente guitarra, baixo, violino, violoncelo, cordas, piano e teclados).
Seus gostos musicais são o Techno, Reggae, Rhythm & Blues, Jazz, Rock, entre outros. Gosta de ler quadrinhos e tem peixes e roedores, como seus animais de estimação. Ele também trabalhou com Laurent Wolf (2006) e Merwan Rim (2011), dois nomes muito conhecidos na França.



CHAMPIONS DU MONDE!!!! Hedi Banon, sua esposa e alguns amigos comemorando a vitória da França na Copa 2018.

Mas acho que está faltando uma figura muito importante para ser apresentada aqui, não é mesmo? Aliás, esta figura é um dos que deram vida a música "Crazy", então nada mais que justo ele ganhar o seu devido crédito e merecido reconhecimento. Concordam? 
Muito justo, não apenas à ele, mas também ao público que gostou de sua música e procurou, sem sucesso, saber mais a seu respeito... 

Bom, o mistério finalmente acabou!
O vocalista de "Crazy" é o também francês Vincent Léoty:


Um pequeno print da conversa onde Hedi Banon informa a identidade do vocalista...


VINCENT LÉOTY

Vincent Léoty é um cantor que começou como "freelancer" e hoje segue a sua sonhada carreira solo. 
No início dos anos 2000, ele assumia o pseudônimo de V. Leoty e gravou algumas músicas para determinados projetos de dance music. Entre estas canções, encontramos a nossa tão comentada e querida faixa "Crazy" (2001). 

Vocês se lembram da banda de rock nu-metal Vegastar, citada anteriormente e produzida por Grégorie Lemarié? Então, tem voz adicional de Vicenty Leoty também na música "100ème Étage", gravada pela banda em 2003.

Vincent é um artista influenciado por bandas como os Beatles, Simon & Garfunkel e Nirvana, ou seja, só gente boa e talentosa.
Ele nasceu em Ile De France, na França, no dia 14 de setembro de 1980 e estudou na instituição de ensino Lycée Mont Blanc René Dayve.
Opa, perceberam que ele faz aniversário 1 dia após ao produtor Grégory Lemarié? Como eles até hoje trabalham juntos, podem até comemorar e fazer uma festinha em conjunto, rs. 

Junto com os produtores Hedi Banon e Gréogory Lemarié, ele completa o trio que lançou Fresh "Crazy", há exatos 17 anos! 
E incrivelmente, até hoje este trio trabalha e convive juntos, só que agora os papéis se inverteram...
Vincent Léoty foi contratado por Hedi Banon e Grégory Lemarié, lá em 2001, para dar voz ao projeto Fresh, mas agora a dupla de produtores é contratada por Vincent para produzir as suas músicas. Legal essa união e lealdade, né?

O vocalista Vincent Léoty

Pelas informações atualizadas em 2015, Vincent é um artista que assinou com a Sony Music e lançou seu último trabalho naquele ano. Trata-se de um EP composto de músicas enérgicas e algumas exploram bem os sintetizadores. Este disco de Vicenty Léoty lembra os sucessos pop dos anos 80 e o artista evoca o amor de todos os ângulos, com todas as músicas cantadas no seu idioma, o francês.
Este trabalho de Vincent Léoty está disponível nas seguintes plataformas digitais:



Vincent Léoty - "Regarde Moi"
Uma de suas faixas deste EP

Assim como muitos artistas que cantam (ou já cantaram) dance music, ele gosta muito de rock / pop e já fez vários covers internacionais de grandes sucessos, como o vídeo abaixo, onde ele interpreta "With Or Without You" do lendário U2:


"With Or Without You" By Vincent Léoty

Vincent Léoty é casado e tem dois filhos, sendo uma garota atualmente com 10 anos de idade e um garoto com 7. Uma curiosidade sobre Vincent Léoty é que ele participou, em 2011, do X Factor francês, mas não conseguiu chegar em sua grande final. 
Quando perguntaram à ele, o motivo desta sua participação - pois ele já tinha uma carreira - o cantor respondeu: 

"Eu fiz o X Factor para que um dia eu pudesse compartilhar esta experiência com meus filhos quando eles forem mais velhos. Eu também fiz isso porque tenho músicas, projetos, desejos, foi um belo mostruário para que mais pessoas me conhecessem."

Ele admitiu ter ficado bastante chateado na época com a derrota, e disse que tinha 31 anos de idade quando se apresentou, e completou dizendo que muitas pessoas preferem sempre os cantores mais jovens neste tipo de competição. 

Sobre seus filhos, ele informou:
"Se minha filha, me disser que quer se tornar uma cantora, eu direi a ela "Sente-se, eu te explico" ... Como meus pais, eu vou encorajá-la . Vou dizer a ela para tentar. Estou ciente das dificuldades do trabalho, mas há muitas maneiras de viver mesmo sem estar no centro das atenções. Vou dizer a ela para não se arrepender."

Fonte destas suas frases: RASHTAG


CD-SINGLE
Sobre "Crazy", que tal se relembrarmos desta simpática música, lançada no fantástico início dos anos 2000?

TRACKLIST:

1 Crazy (Radio Version) 3:38
2 Crazy (Pappaloori Mix) 6:03
3 Crazy (Original Version) 5:40
4 Crazy (P.Barbato Mix) 6:42


"Você vai me fazer louco
Baby, eu sei que você é a única
Me faz rir e me faz chorar
Você vai me fazer louco"

"Quando eu olho dentro dos seus olhos
Eu posso ver o céu perfeito
E ninguém me faz entender
A razão que eu estou me sentindo tão triste
Baby, me dê mais uma chance
Estar com você é voar por todo o caminho
E eu não quero perder você
Meu amor, meu sol"

"CRAZY"
by FRESH



VINCENT LÉOTY
2018

Vincent Léoty sonha em conhecer o Canadá, Mongólia, Nepal e a Tailândia.
Atualmente ele mora em Palaiseau, na França.
Infelizmente, seu último trabalho tem sido este EP lançado em 2015, e nestes 3 anos que se passaram, nenhuma outra novidade sobre seus mais recentes trabalhos foi divulgada em suas redes sociais.

Também não sei informar se ele ainda é contratado pela Sony Music.
Esperamos que Vincent retorne para a música , pois lá é o seu lugar!  
Sem dúvidas, ele tem uma ótima voz para cantar suas canções e é merecedor de muito sucesso / reconhecimento!! 


CONECTE-SE
COM
VINCENT LÉOTY
 Instagram (Nenhuma publicação ainda)

Esta publicação é dedicada à leitora Maria Luíza Melo, que pediu a investigação sobre o projeto FRESH. Espero que tenha ajudado! ;)

15 comentários:

  1. Rik,você é sensacional (nunca tive dúvida disso) e a cada dia só comprovo. Essa música é maravilhosa,Vincent tem uma voz linda. Muito obrigada por cada post espetacular. E digo sem errar,SOU MUITO SUA FÃ!. Beijos e gratidão sempre. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Aninha! Você sabe que eu sou seu fã também, né? Essa música é muito especial e marcou o meu ano de 2002, ao lado de outras faixas 'dance' estupendas que tinha naquela mágica época. Grande beijo!

      Excluir
    2. De nada,querido. Sim,eu sei haha. :) O ano de 2002 foi um ano mágico,sou suspeita pra falar. Bate aquela saudade. Só podemos relembrar. No aguardo de mais posts fabulosos aqui no seu blog. Beijos! :)

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. AAAAAAAH EU AMEI! Não sei explicar o que sinto em relação à essa música e à esse cd (As 7 Melhores de 2002), sei que ela passa uma energia super diferente, envolvente e contagiante para mim, e tinha ela como uma música extremamente misteriosa, pois pesquisei e não encontrei nada, achei um outro blog que falava dela e que relava a dificuldade em encontrar informações sobre ela e infelizmente, nós fãs de Dance Music, sabemos que muitas músicas são de projetos desconhecidos e sem nenhuma informação sobre, que lançaram apenas um único trabalho, e também de vocais que nunca são creditados, ou muitas vezes escondidos, como os cantores de estúdio. Queria te parabenizar, Rikardo, pelo teu trabalho de pesquisa e divulgação de infos sobre o ramo, e principalmente, por conseguir descobrir as pessoas por trás de um grande hit após 17 anos de seu lançamento. Muito obrigada e parabéns, Rikardo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Malú! Tentei incluir tudo oque consegui de informações para a publicação ficar completa. Fico feliz que tenha atendido as suas expectativas. Obrigado pelos elogios e um grande beijo!!

      Excluir
    2. Magina, eu adorei. Acho que tu poderias mandar essas infos pro Discogs, acho que estes artistas merecem ser reconhecidos.

      Excluir
  4. Olha, Rikardo, hostel bastante dessa sua postagem da música "Crazy" do grupo Fresh, tenho certeza que a Maria Luiza está bem feliz com essa postagem!!!!!!!!! 😃
    Parabéns mais uma vez pelo incrível trabalho, você como sempre esta arrasando nessas investigações dos vocalistas da Dance Music!!!!!!! 😃👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋😍❤💙💚💛💜💕

    ResponderExcluir
  5. Descobri seu blog outro dia e é o melhor do gênero. Que bom lembrar de todos esses sucessos e conhecer os bastidores das produções e seus cantores. Essa "Crazy" é linda e uma das minhas houses favoritas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado trancedj2003!
      Que bom que gostou, fico feliz!
      Também sou muito fã de "Crazy", é uma música viciante e me passa uma vibe muito boa!!!
      Forte abraço e GOOD VIBES......

      Excluir
  6. Maravilhosa e super completa a sua matéria!!! Amei!!! Sempre procurei informações sobre essa música que marcou minha adolescência tão positivamente. Obrigada por compartilhar!!! Parabéns pelo belo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Katiucia, fico feliz que tenha gostado! Essa música marcou bastante 2002, e ainda ouço sempre que posso. Abraço!

      Excluir
  7. Respostas
    1. Com certeza, essa música é muito vibrante! E Nostálgica!!

      Excluir