quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

TALEESA - "YOU AND ME" (1998)

Vocês se lembram de "You And Me" da cantora Taleesa (19 de novembro de 1960)?
Pois é, misteriosamente não se encontram muitas informações sobre esta canção pelas páginas da web, apesar do sucesso que a faixa alcançou no início do primeiro semestre de 1998.

Quem foi o produtor de "You And Me"? Por qual motivo não encontramos nenhum registro desta música nos charts internacionais? Existe o vídeo e o single desta canção?? Estas e outras respostas, no artigo abaixo...

Taleesa cantando o sucesso "You And Me" na abertura de seu show em Campinas, em 1998

NOS EMBALOS SOMBRIOS 
DA DANCE MUSIC 
O ano era 1997. O "tecno" estava em alta naqueles tempos e a dance music mais comercial começava a perder o seu espaço nos clubs do mundo todo. Pra piorar mais ainda a situação, outro gênero se consolidou bastante nesta época... Estou me referindo ao Pop das Spice Girls, Backstreet Boys e Hanson, que começou a tocar muito nas rádios, que antes, se dedicavam extremamente ao 'dance-pop' de Alexia, Double You, Ice Mc, Nicki French, Whigfield, Corona...
Era o triste fim da contagiante fase "poperô", que balançou milhares de jovens nos anos 90 e iniciada com a explosão de Technotronic - "Pump Up The Jam" (1989).
Este artigo pertence ao Blog http://rikardomusic.blogspot.com
Poucos artistas estavam se dando bem ainda na dance-pop do final dos anos 90, e nessa lista curtíssima podemos citar as cantoras Gala e Alexia, já os demais cantores deste estilo estavam em visíveis declínios nos charts...

Foi neste momento que o produtor de Taleesa resolveu se arriscar numa nova música para a italiana, que trazia agora uma melodia mais introspectiva, arranjos mais "agressivos" e um estilo de cantar que remetia à Gala. Nascia então, o último sucesso de Taleesa no Brasil, "You And Me:

Única performance de "You And Me" registrada em vídeo (1998)


A música "You And Me" era o destaque dos shows de Taleesa, em 1998

Sobre a produção da música? Bem, esta faixa nos traz os vocais mais calmos de Taleesa, desta vez ela parece mais se declamar do que cantar, além de reproduzir também alguns sussurros e "gemidos" bem expressivos. Aliás, estas peças ajudaram a popularizar mais ainda "You And Me", pois muitos até passaram a denomina-la como "a música do gemido" (Emilio Surita chegou a anunciá-la assim na rádio Jovem Pan).

Taleesa - "You And Me"
Frequentemente executada na rádio Jovem Pan Sat (1997 / 1998)
Créditos do áudio: Canal Alessandro R. C.

Aliás, quando a canção foi lançada no final de 1997, alguns fãs criticaram bastante a sua sonoridade pois era diferente de tudo do que a Taleesa já havia feito. Lembro-me que muitos ouvintes de "dance" acusaram a cantora de estar copiando o estilo da Gala, e se você ouve a música, percebe que esta acusação faz bastante sentido...
Mas ao mesmo tempo, creio que esta ideia foi bem sacada por seu produtor, visto que o lançamento anterior de Taleesa ("Kisses Kisses, Bye Bye") não obteve nenhum sucesso nas radios e clubs, então a cantora tinha que inovar em algo para chamar a atenção do público naquele fim de década.
Este artigo pertence ao Blog http://rikardomusic.blogspot.com
Taleesa se apresentando na extinta Rhodes em Campinas-SP, em 1998

Vale mencionar que esta produção de 1997 confundiu alguns fãs também, pois já li relatos que dizem que "You And Me" não foi uma música gravada com a verdadeira vocalista "Taleesa", que a cantora de "Because The Night", "Let Me Be", "Burning Up" e "I Found Luv" tinha ficado de fora deste trabalho... Mas isso é puro engano!
A verdadeira cantora  - Emanuela Gubinelli - está aqui em "You And Me", sim! Acontece que ela mudou o seu tom vocal, para se assemelhar justamente com Gala, Olive, Nell, entre outras vocalistas dessa época.

O QUE DIZ A MÚSICA 
"YOU AND ME"?
Taleesa nos estúdios do programa Tchambers, onde ela performou "You And Me", em 1998

A mensagem da música sempre me passou a impressão de que um dos personagens seria algum rebelde, delinquente ou "fora da lei" que estava correndo riscos ao viver perigosamente, e que a sua amada não aguentava mais viver este tipo de relação. Hoje, acho que a música cabe também à uma relação tóxica, ou sobre alguém violento com a sua companheira, que não a valoriza e só pensa em si próprio.
Alguns trechos de "You And Me":

"Enquanto eu estou andando pela rua, garoto
Eu vejo seu rosto e isso é certo para mim
Vivendo em silêncio, não consigo ouvir minha voz
Estou apaixonada, mas estou livre"

"Veja o que você faz, garoto, você está vivendo em perigo
Eu não quero você comigo ao meu lado
Eu não aguento mais você agora e por mais tempo
Não estou jogando dessa vez"

"Eu quero viver, quero viver minha vida agora
Não me diga apenas o que fazer
A festa acabou e agora é o dia
Agora, coloque minha bagagem na porta."

"Você e eu, apenas me diga o que você quer fazer
É só você e eu
Me diga o que você precisa, garoto"

DESEMPENHO NOS CHARTS
"Você e Eu"
Taleesa no Brasil, 1998

A faixa "You And Me" aos poucos se tornou uma das músicas mais tocadas entre janeiro e abril de 1998, ao lado de "Suddenly" da Gala, "You're Not Alone" do Olive, "Colours In My Eyes" do Teeki, "Something Going On" do Toddy Terry, entre outras tracks que também nos apresentavam este estilo mais "fechado" e "carrancudo", bem diferente dos hits mais alegres de alguns anos anteriores (embora o grupo Aqua estivesse em seu auge neste período também, com seus inúmeros trabalhos de sucesso).

Os adolescentes da época curtiam estas músicas...
Página de "Fanzine" que foi me enviado do Fã-Clube da Whigfield (Campinas) em 1998, sobre as faixas do CD "As Sete Melhores Volume 8" 

Até mesmo em sua data de lançamento, não tivemos muitas informações sobre "You And Me" divulgadas aos ouvintes de Eurodance. A revista DJ Sound, por exemplo, nunca citou este trabalho da Taleesa, nem mesmo quando a cantora veio ao Brasil em agosto de 1998, para realizar uma "tour" em diversas cidades brasileiras, onde esta faixa era o carro-chefe de suas apresentações:

Propaganda do show de Taleesa, pela rádio Dumont FM


Taleesa em entrevista e pequenos flashes onde canta"You And Me"

As únicas aparições de "You And Me" na revista DJ Sound foram em suas páginas que destacavam as paradas musicais, onde relacionavam as músicas mais tocadas pelas rádios e clubs. Embora "You And Me" estivesse sempre presente e atingindo boas posições, não ganhou maiores reconhecimentos pela revista. Tenho em minhas lembranças um sentimento de decepção em relação à este fato, já que "You And Me" fez vários fãs, tocou em muitas FM's e integrou diversas coletâneas da Paradoxx Music, como a famosa "As Sete Melhores Volume 8", então merecia sim - ao menos -  um destaque maior entre as páginas dessa revista.

UMA DAS MÚSICAS MAIS TOCADAS NOS CLUBS!!!
O pico máximo de "You And Me" da Taleesa aconteceu em abril de 1998, nos Charts dos Clubs de São Paulo (Publicado na revista DJ Sound). A música estreou em dezembro de 1997 e aos poucos foi agradando aos DJs e ouvintes de Dance Music. 
Conforme vemos na imagem acima, "You And Me" pegou a 3ª posição - no mês de abril de 1998 - num TOP40 de músicas mais tocadas nos clubs de São Paulo. Em fevereiro daquele mesmo ano, a faixa estava na 5ª posição...mas cresceu até chegar ao Top 3.

É um excelente resultado para uma música com nenhuma divulgação e desprezada pela moda underground - que estava em alta naquela época (como a própria DJ Sound, que estava sendo preconceituosa com as ítalos / bábas e outras mais comerciais do período).


Me recordo também que nesta época, a DJ Sound estava querendo trazer para as suas páginas apenas matérias com artistas mais "undergrounds" possíveis, como The Chemical Brothers, The Prodigy, entre outros... ignorando ao máximo estes artistas do ítalo-dance. Era uma coisa meio que "sou malvadão e abomino o que é farofa". Ou seja, a revista que sobreviveu muito do "dance comercial" por muitos anos, agora cuspia no prato que havia comido em diversas de suas edições...

CURIOSIDADES
Taleesa e seus dançarinos, Alex e Patrick (Em Itatiba, 1998)
O Alex já foi dançarino do Martine ("Tough Girl") e se apresentou em 1995 por aqui com a vocalista Maria Capri

-Você sabia que, apesar da cantora ser italiana, essa produção da Taleesa só foi lançada no Brasil?
"You And Me" não foi lançada em nenhum outro país do mundo, além do Brasil. Por isso não encontramos nenhum registro sobre seu desempenho nos charts internacionais, como na Europa, por exemplo;

-Apesar de ser um lançamento apenas no Brasil, sua produção é totalmente italiana, diferentemente de "Jambalaya" e "Internet Love" , que foram produções brasileiras - por Alessandro Tausz -  e lançadas apenas no Brasil;

-A música "You And Me" também não ganhou um vídeo oficial, infelizmente;

-Sobre a instrumental de "You And Me", lembra muito "Freed From Desire" (original mix) da Gala, não concordam? Façam as suas devidas comparações:

Gala - "Freed From Desire" (1996)

-Outro fato que intriga muito os fãs do eurodance, é sobre a dificuldade de encontrar o single de "You And Me", pois muitos acreditam na existência dele. Mas a realidade, é que não existe o single desta música. A gravadora que detinha os direitos da faixa, a Paradoxx Music, apenas a distribuiu em um CD promocional e em diversas coletâneas, entre elas, duas das mais importantes de 1998: "Hot Nine Seven Volume 7" e a já citada "As 7 Melhores Volume 8";

CD Promocional Radio Dee Jay (1998) - Paradoxx Music

-Mesmo assim,“You And Me” foi muito bem nas paradas, até melhor mesmo que muitas músicas de outros artistas que recebiam maiores investimentos de suas gravadoras;

Sem dúvidas, este hit da Taleesa merecia um lançamento à altura deste seu sucesso. Não acham?


O PRODUTOR DE "YOU AND ME":
ROBERTO BAELI
Roberto Iza Baeli (16 de março de 1975), o produtor e um dos compositores de "You And Me"

"Oi Rikardo, é um prazer recordar destes anos. Quantas músicas legais que tínhamos!" 
Quando mostrei à ele a relação das músicas mais executadas pelos DJ's nas danceterias de São Paulo (fevereiro de 1998).

"A primeira música que escrevi com a Emanuela, para 'TALEESA', foi "I Wanna Give", depois de nos conhecermos alguns meses antes.
Tínhamos um amigo em comum e ele me apresentou a ela, porque Emanuela estava procurando um novo compositor / produtor."
Roberto Baeli tinha apenas 19 anos de idade quando começou a trabalhar com Taleesa.


Atualmente, Roberto Baeli é Diretor de Arte e Produtor na sua empresa iXnay Productions

"A primeira música que escrevi na vida foi uma canção de amor para uma garota que eu gostei, há muitos anos atrás.
Mas sobre "a primeira música que escrevi e foi lançada", acho que foi 'Wanna B Like A Man', de Simone Jay.
Simone era nossa artista, Taleesa e eu escrevemos a faixa em 1997 para a Virgin / EMI.
Nesse caso, produzi um remix, o Brickhouse, não a versão principal." 
Sobre seus primeiros trabalhos como compositor.


Roberto Baeli. Ele produziu "You And Me", em 1997

"Sobre 'You And Me', eu fui o produtor. Eu produzi, mixei e também colaborei na escrita da letra.
Todas as músicas que escrevi com Taleesa foram produzidas por mim, além dos remixes externos, obviamente."

"Sobre não existir o single oficial de 'You And Me', eu não sei o motivo, provavelmente foi uma escolha da gravadora, realmente não sei."
Roberto Baeli produziu a música quando tinha 22 anos de idade.

"Eu ainda trabalho com Emanuela, somos grandes amigos e nos encontramos muito aqui na Itália ou no Panamá, onde ela mora agora.
Ela é uma pessoa muito gentil e nos conhecemos há 25 anos ... é muito tempo."
Roberto Baeli trabalha com Taleesa até hoje. Ela está atuando como produtora também, focando mais em produções de vídeo.

"YOU AND ME" 
E SUAS VERSÕES
Como não existe o single de "You And Me", resolvemos improvisar com este arquivo especial, que traz aos leitores do blog algumas versões da música:

1. RADIO EDIT
Presente nas coletâneas e executada nas programações das rádios na época
04:11

2. EXTENDED MIX
A versão original estendida, presente na coletânea "Hot Tracks By DJ Ronaldinho"
05:27

3. EXTENDED 'PROMO' MIX
Versão presente no CD Promocional "Radio Dee Jay" (Paradoxx Music)
A faixa está anunciada como se fosse a versão estendida, mas isso não está correto, pois a faixa se encontra editada. O início da versão nos leva a acreditar que é realmente a "extended mix", mas aos seus 4:24 percebemos uma edição que "encurta" a faixa. Provavelmente, esta versão foi alterada pela Paradoxx Music.
04:55

4. FABIO ALLAN'S EXCLUSIVE DUB EDIT 
Versão exclusiva do Fabio Allan
Esta é uma faixa "Dub" de "You And Me" (que são versões contendo apenas trechos do vocal)
Mais um excelente trabalho do Fabio Allan!
05:38



Os compositores de "You And Me":
Taleesa, Michael Corkran (ex-dançarino e ex-namorado de Taleesa) e Roberto Baeli


Artista: Taleesa
Música: "You and Me"
Composição: Emanuela Gubinelli, Michael Corkran, Roberto Baeli
Produtor: Roberto Baeli
Vocais: Emanuela Gubinelli
Gênero: Dance Music, Eletrônico, Dance-Pop, Eurodance
Ano de Lançamento: 1997
Ano que atingiu as paradas de sucesso: 1998



CONSIDERAÇÕES FINAIS
Esta pode não ser uma das mais queridas músicas da Taleesa pelos fãs do eurodance, mas com certeza foi um grande desafio da artista em lança-la e ainda fazer sucesso nas rádios e pistas de dança do Brasil. 
Foi um período difícil para o dance comercial e "You And Me" disputou espaço com Celine Dion e a ultra executada "My Heart Will Go On", Madonna "Frozen", Spice Girls "Spice Up Your Life", Backstreet Boys "As Long As You Love Me", além de enfrentar toda a onda "tecno" que estava imbatível naquele fim de década... e apesar destas dificuldades, a música foi muito bem nas paradas e se destacou bastante em 1998.
O meu objetivo aqui foi fazer o que a revista DJ Sound não fez na época: levar algumas informações sobre este hit aos ouvintes do dance comercial.

Até breve!! ;)


Leia mais sobre Taleesa:
https://rikardomusic.blogspot.com.br/2018/05/taleesa-se-apresentando-no-love-90s.html

AGRADECIMENTOS
À Edgar Gonçalves Jr, pelas fotos enviadas da Taleesa no Brasil, em 1998. 

Ao produtor Roberto Baeli, por colaborar com algumas informações.

À Fabio Allan, pela sua versão "Dub" de "You And Me", disponibilizada para download.

19 comentários:

  1. Rikardo, parabéns por mais essa excelente matéria sobre uma das minhas faixas favoritas da cantora Taleesa e também entre tantas faixas da década de 90. Acho que se eu batesse cabeça e tentasse criar um Top 10 definitivo das minhas tracks favoritas dos 90's, o que seria bastante difícil entre centenas de músicas da década de 90 pra escolher, "You And Me" com certeza entraria em alguma posição.
    Obrigado por fazer o que a DJ Sound não fez na época, contando um pouco da história e algumas curiosidades por trás dessa música e de seu produtor Roberto Baeli. E obrigado também por fazer o que infelizmente a Paradoxx não fez, criando um Maxi-Single pra ela. Fiquei feliz de ver a minha versão Dub "não-oficial" presente nele.
    Um forte abraço e sucesso para o blog, que ajuda a preservar a memória da Dance Music dos anos 90 e 2000. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quem lhe agradeço, Fabio!
      Sua versão "Dub" ficou muito boa! Obrigado por te-la criado!
      Eu também gosto muito dessa música da Taleesa, pra mim marcou demais o fim da década de 90... pena que não recebeu um tratamento a altura, merecia ganhar um Maxi-Single bem legal, um video-clipe... na verdade, a Taleesa deveria ter lançado também um álbum com todos os seus sucessos... Jamais me conformarei com isso, rs.

      Obrigado novamente, pelas suas gentis palavras e por produzir a "Dub" de "You And Me"!
      ;)

      Excluir
  2. Respostas
    1. Sim amigo, foi um grande sucesso... e um dos últimos da Paradoxx na Jovem Pan... Fim de uma Era de Ouro!

      Excluir
  3. A lá outra farsante. kkkk
    A cada novo post que eu leio aqui sobre os projetos de eurodance é uma nova decepção.
    Lá no auge do Orkut eu lembro de ter lido sobre a Olga não ser a real vocalista do Corona. Eu achei estranho que a voz de Rhythm of the Night era diferente de Baby,Baby que era diferente de Volcano,mas não estava nem aí, eu queria era curtir as músicas. Depois veio o boato de que a Sannie não era a verdadeira voz do Whigfield ( Lembro dum fã xiita que jurava que a Sannie era a verdadeira vocalista,sim e que a voz dela era muito parecido com a da Ann Lee,rsrs). Ainda bem que as minhas duas divas supremas ( Melanie Thornton e Alexia)não são farsantes,pois já vi as duas cantando seus hits ao vivo e cantam muito. Só fico triste pela Jenny B e Sandy Chambers não terem tido o reconhecimento merecido, pois cantam muito essas duas. Para mim Sandy,Jenny,Alexia e Melanie formavam o quarteto fantástico da Eurodance anos 90.

    E mais uma vez parabéns pelo excelente e cansativo trabalho,Ricardo. Sou teu fã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Júlio, tudo bem? Mas a Taleesa não é farsante, não!
      Ela cantou todas as suas músicas com a sua voz, inclusive "You And Me"... não tem pq se decepcionar com ela...a não ser se o motivo for outro...
      Ela canta realmente, além de escrever também...é uma artista completa, na minha opinião.

      Taleesa, Jenny B, Sandy Chambers, Annerley Gordon, Nicki French, Melanie Thornton, Alexia...estas são as minhas favoritas do dance, por justamente serem verdadeiras.

      Grande abraço!

      Excluir
    2. Ricardo tudo bem,sim. Cara que mico. Eu postei no lugar errado. kkkkk
      Esse texto deveria ter sido no post que falava sobre a verdadeira vocalista da música Runaway Co.Ro feat Lyen, que no caso é a espetacular e bela Martina Parenti, a mesma do GEM. Eu escrevi a primeira vez, aí cliquei nos sair ao invés de publicar. Daí escrevi o texto novamente só que no lugar errado. srsrsr

      Taleesa é maravilhosa e canta de verdade.
      Me perdoe.


      Me perdoa.

      Eu vou fingir que não escrevi e você finge que não viu, tá? rsrsr

      Abraço.

      Excluir
    3. Ah entendi Júlio!
      Agora entendi...rs
      Está perdoado, fique tranquilo, rs
      Abraço!

      Excluir
  4. OLA TUDO BEM? GOSTO MUITO DAS INFORMAÇÕES SUAS SOBRE A VELHA E BOA EURODANCE.VC TEM ALGUMA INFORMAÇÃO SOBRE A VOCALISTA DO B.G THE PRINCE OF RAP,SE É A MESMA DO DJ COMPANY? PRINCIPALMENTE NA FAIXA RHYTHM OF MY LOVE(DJ COMPANY) ABRÇS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, tudo bem!
      B.G. The Prince Of Rap teve mais de uma vocalista, mas acredito que nenhuma dessas contribuiu com DJ Company. A vocalista de "Rhythm Of Love"(DJ Company) é a alemã January Ordu. Abraços!!

      Excluir
  5. Na época em que essa música da Taleesa fez sucesso aqui em Fortaleza (1998),os djs das rádios locais acharam tão estranho o vocal que eles diziam em se tratar de outra Taleesa, rsrsrsrsrsrsr. Na época comprei o cd as 7 melhores da pan vol 8 e tinha essa música. Prestando bem atenção nos vocais, dá pra ver que realmente é a Talesa, apenas com outro tom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é isso mesmo Jorge...Muita gente estranhou, mas analisando com mais calma, conseguimos perceber que é a mesma voz da Taleesa de sempre. Ela só estava se aventurando num outro estilo.

      Excluir
    2. Rikardo Eu tenho vários eurodance e tenho uma versão dela you and me extended de 6:32 completa normal e tenho tambem essa 5:38 minuto que achei na internet não esta editada a tag da música porque eu achei num site de música.

      Excluir
  6. Minha preferida dela é Falling in Love. Mas You and Me tem um lugar especial na minha playlist tb.
    Parabens pela pesquisa!
    @cruvineljason

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado!! ;) Acho que a minha favorita dela também é Falling In Love, embora eu goste muito de várias outras também ;)

      Excluir
  7. Tudo bem???? Belíssimo trabalho de pesquisa... Poderia repostar o arquivo com as músicas? O link do MEGA está quebrado, obrigado!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ale, desculpe a demora em responder...mas se vc puder testar os links novamente...agora já estão ok. Abraços!

      Excluir
  8. J'aimerai tellement que Taleesa sorte de nouvelles chansons !
    J'aime tous ses titres dont le tres bon You and Me !
    Tres bon article Ricardo ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Merci Hakim, j'aime aussi Taleesa !! Pour moi, c'est la meilleure voix de Dance Music !! Malheureusement, maintenant, elle n'enregistre plus de nouvelles chansons et n'aime plus les fans ... J'étais triste récemment, parce que j'ai créé une page de fans sur Facebook (Taleesa FANS) et Taleesa a rapporté cette page à Facebook ... Je pense que les gens le sont vieux et beaucoup plus étrange et démodé, mais j'aime toujours la voix de Taleesa et je lui souhaite bonne chance

      Excluir