segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

ONDINA - "INTO THE NIGHT" (1996). ENCONTRAMOS A VERDADEIRA VOCALISTA DE VOZ FORTE E DOCE...

VOCÊ DANÇOU DUAS VEZES COM O PROJETO ONDINA: QUANDO ELES LANÇARAM SEUS SINGLES E QUANDO VOCÊ ACREDITOU QUE A LOIRA DO CLIPE CANTAVA

Petra Lundquist, aos 22 anos, mostrando os seus atributos físicos

PRIMEIRO VOCÊ SENTE A FARSA NO FEELING, DEPOIS VEM A CONSTATAÇÃO

Nas minhas últimas investigações, eu tenho percebido cada vez mais que os fãs brasileiros de dance music são os que mais se dedicam, os que mais se informam, e também, os que mais tem a intuição acertiva em relação aos verdadeiros cantores do gênero.
Afirmo isso pois, conversando com alguns fãs europeus, eu venho notando que muitos deles ainda acreditam que certas modelos cantam algumas músicas, sendo que é nítido que existem cantores de estúdio por de trás destas produções.

O projeto sueco Ondina, por exemplo, é um destes "fakes" que tanto assolaram nos anos 90, sendo que muitos fãs gringos insistem (e defendem) a história de que é cantado pela modelo Petra Lundquist

A tal moça que aparece no vídeo não é a dona daquele vozeirão lindo. E nem basta ser um expert no assunto para saber disso, pois a resposta está na percepção intuitiva também, de você assistir o vídeo (ou ver as capas do CD) e começar a deduzir a evidente farsa, através de sua experiência musical, de suas recorrentes audições e também por vivenciar no passado outros históricos parecidos, como Corona, Technotronic, Black Box, C&C Music Factory, Milli Vanilli, entre outros. Devido a isso, tudo vai facilitando e abrindo novas possibilidades até chegarmos na grande verdade. Aquilo que era apenas suspeito, acaba se firmando como uma grande farsa da música. Apenas mais uma, entre tantas músicas do gênero eurodance.
Por isso afirmo: Petra Lundquist nunca foi a cantora real do Ondina e vamos detalhar melhor os fatos aqui.

Bom, vamos começar do início, falando sobre a curta história do Ondina e de seus dois únicos singles lançados: "Into The Night" (1996) e "Summer of Love" (1997):


A TRAJETÓRIA DO ONDINA E SEUS SINGLES "INTO THE NIGHT" E "SUMMER OF LOVE"

Nota que saiu na Revista Billboard a respeito de "Into the Night", em 1996.

"Into the Night" sendo indicada na revista DJ Sound, por ninguém mais que DJ Ronaldinho (1996)

O projeto Ondina foi criado em 1996, através do músico John Oakfield (29 de junho de 1971), nascido em Kungsbacka, na Suécia. Nessa época, ele era um jovem que gostava muito de música, além de ser também um cantor e produtor musical.
Após o sucesso do Ondina, ele também passou a cantar e a produzir o seu projeto pessoal chamado Robin Cook, e fez um relativo sucesso em alguns países europeus.
Mas profissionalmente, o Ondina foi o seu primeiro trabalho a nível internacional e gerou bastante reconhecimento e sucesso ao Mr. Oakfield, também conhecido no meio artístico como Jonas Ekfeldt.

Não sei o motivo da escolha do nome "Ondina" para o projeto, mas a palavra ondina é conhecida na mitologia como sendo "um espírito da natureza que vive em rios, lagos e mares. É uma espécie de sereia, um gênio do amor, uma figura da imaginação poética" (fonte). Então, pode ser que surgiu daí a inspiração de John Oakfield para dar nome ao seu projeto.

A capa do single de "Into The Night"

O primeiro single do Ondina foi "Into The Night", sendo rapidamente um grande sucesso, saindo da Europa e alcançando outros continentes, como a África, América do Norte e América do Sul. 
Nos EUA, "Into The Night" chegou através do selo Interhit, responsável por distribuir as músicas de eurodance aos americanos.

Ao lado de grandes nomes internacionais, "Into The Night" do Ondina foi um dos singles mais vendidos em 16/09/1996

"Into The Night" também chegou ao Brasil e fez bastante sucesso nas pistas de dança e rádios daqui, através da Spotlight Records. A gravadora lançou a música em algumas coletâneas, como "Power Dance" (Som Livre) e "Aprovado Jovem Pan 2" . Infelizmente não ganhamos o single brasileiro deste hit, ao contrário de outros países como Alemanha (Zyx Music), Itália (Space Records), Canadá (Numusik), Espanha (Blanco Y Negro), França (Airplay Records), FonoVisa (México), entre outros países.

Coletânea "Aprovado 2" da Jovem Pan e Spotlight Records

O sucesso desta música se justifica pela sua bela melodia e seu incrível refrão, altamente contagiantes. A produção - com suas batidas aceleradas - lembra muito também os híts do Playahitty "The Summer Is Magic" e "One, Two, Three", conforme mencionado pelo DJ Ronaldinho, em imagem disponível acima.

É lógico que os belos vocais de "Into The Night" também dão um brilho a mais nesta magnífica produção. A linda voz da vocalista tem uma doçura e uma potência que nos remetem a um outro sucesso chamado "Fly Free" do projeto Vestania, lembram-se? Mas são apenas vozes parecidas, pois as cantoras são diferentes, além de épocas também diferentes.
Eu considero a voz do Ondina como uma mistura de Jenny B (Corona) com Balca Tözün (Fun Factory), ou seja, muito atrativa e agradável de se ouvir!
Já a letra de "Into The Night" foi escrita por John Oakfield, o dono do projeto e que teve que ser rápido para fazer o vídeo da música, que estava estourada em vários países do mundo.
O produtor não esperava um sucesso tão repentino, então não se empenhou tanto na criação da capa do single, que traz apenas um rosto feminino com alguns efeitos e numa posição não muito favorecida, características que ajudam a ocultar mais ainda a sua identidade, mas claramente percebemos que não é o rosto da modelo do vídeo.

Após sua aparição no vídeo de "Into The Night", Petra Lundquist também teve a sua imagem adicionada na capa do novo single: "Summer Of Love" (1997)

Após o sucesso de "Into The Night" (em 1996), John Oakfield quis continuar a sua jornada exitosa com o Ondina, lançando então em 1997 o seu segundo single "Summer Of Love", com a mesma vocalista do hit anterior. 
A música não repetiu o grande sucesso do 1º single, mas mesmo assim fez muitos fãs, e os cultiva até os dias atuais.
Nos créditos de "Summer Of Love" consta que a canção foi escrita também por John Oakfield, mas apareceu um cara no Youtube dizendo ser o autor da faixa e seu perfil está identificado como Jay Oh (Seria um outro pseudônimo de Oakfield? Provavelmente sim, já que a idade dele também confere).

No Youtube, ele também relatou um pouco sobre as suas lembranças da época, quando escreveu esta canção:

"Eu escrevi e produzi esta faixa em 1997, em um ambiente cinza no subsolo, nos arredores de Gotemburgo, na Suécia. Eu tinha 26 anos e ansiava pelo verão. Eu sentia falta do sol - daí o título e as letras. Há uma história semelhante por trás do "O Sole Mio" de Capurro, mas ele, obviamente, teve um sucesso mais comercial do que eu." (Jay Oh).


Como eu mencionei anteriormente, "Summer Of Love" não teve muito sucesso, mas a sua versão Thunder Mix é muito querida e sempre mencionada por diversos fãs de outros países. A música também foi muito bem distribuída em diversas edições em singles, quase nas mesmas proporções do single anterior, o bem sucedido "Into The Night".

"Summer Of Love" traz um clima que nos lembra as produções do projeto alemão Pandera, nos remetendo ao verão, "ragga" e apresenta também os vocais do rapper MC Milton.

E o talentoso John Oakfield era tão dedicado ao Ondina, que ele produziu, escreveu, criou todos os arranjos e acompanhou todo o processo de mixagem das duas músicas. Há rumores de que ele também foi o responsável por reproduzir os teclados em "Into The Night". Ou seja, ele só faltou mesmo cantar com a sua voz, pois nas demais atividades ele participou em quase todas.
Como ele já tinha idealizado o projeto com uma vocalista feminina, então recorreu à uma velha amiga para fornecer a voz que ele tanto esperava no Ondina, e essa amiga claramente não é a modelo que está no vídeo...

Música "Summer Of Love" (Thunder mix)
Essa versão, 'Thunder Mix", é bem querida entre os fãs. Reparem que a passagem para a 1'30 da música é diretamente adaptada da música "Rain Falls" do projeto God Groove, além também de lembrar muito com B.B.E. "Flash"
este é um artigo do blog rikardomusic.blogspot.com
God Groove "Rain Falls"


VÍDEO
"INTO THE NIGHT"
A música "Into The Night" recebeu um vídeo, mas como "Summer Of Love" não foi o sucesso esperado, acabou ficando sem vídeo mesmo.
A loira linda que aparece no vídeo de "Into The Night", foi só a modelo para representar o Ondina, sendo que os vocais originais não são dela. Aliás, ela tem alguns traços transsexuais, não é mesmo? Confira-a no vídeo abaixo:

Aperte o play e deixe "Into The Night" tocar enquanto você faz a sua leitura.

Enfim, o vídeo é bem divertido, onde temos algumas crianças num local que aparenta ser uma biblioteca. De repente, após uma mordida numa maçã encantada, todos se tornam adultos e acabam se divertindo / dançando/ tomando alguns drinks, enquanto a modelo dubla a voz que não é dela. 
As características e personalidades dos personagens permanecem neles, mesmo adultos, e isso se torna divertido quando os comparamos com as crianças. 
Neste vídeo, foram contratados alguns modelos para atuar no clipe, que contracenam com a também modelo sueca Petra Lundquist (a dubladora).

Como eu havia citado antes, na capa do single de "Into The Night", o rosto que aparece quase que irreconhecível não é da modelo Petra Lundquist, mas na capa do 2º single -"Summer Of Love" -  é ela quem aparece, numa capa mais caprichada e visivelmente melhor elaborada. Provavelmente, a bela loira não havia sido contratada ainda, na estréia de "Into The Night". Um caso muito semelhante com Olga de Souza em "The Rhythm Of The Night" (1993), onde a modelo brasileira também está ausente pois ainda não pertencia ao projeto.

A MODELO 
PETRA LUNDQUIST
Como a modelo ofereceu a sua beleza e imagem para o Ondina, iremos comentar agora algumas informações sobre esta frontwoman:

-Nome Real: Petra Lundquist

-Alguns sites, blogs e fãs a intitulam de Petra "Lundqvist", mas a escrita está totalmente incorreta. Interessante que são as mesmas pessoas que dizem que ela é a verdadeira vocalista. Não sabem nem o nome verdadeiro da modelo, e ainda querem afirmar algo;

-Em junho de 2018 (ano passado) ela tinha 44 anos de idade, quando realizou uma entrevista para um jornal e cedeu esta informação;

-Quando ela atuou / dublou no video de "Into The Night", tinha apenas 22 anos de idade;

-No seu perfil pessoal do facebook, não tem nenhum fã comentando ou perguntando sobre as músicas do Ondina. Provavelmente ela não aceita convites de amizade de pessoas desconhecidas, justamente para evitar estes momentos embaraçosos, já que ela nunca foi a verdadeira vocalista do Ondina. Certamente ela não quer ficar se explicando sobre a farsa. E é algo que não tem nem explicação, devido tamanha a desonestidade que teve para com o seu público;

-Em todas as suas entrevistas, nas suas redes sociais e em todas as matérias que é mencionada, ela nunca cita nada sobre Música. Muito menos cita o Ondina, ou que já foi cantora em algum momento de sua vida. Ela ignora totalmente isso, pois obviamente não foi algo muito orgulhoso que ela fez em vida;

-Atualmente ela vive em Kungsbacka, na Suécia, num apartamento em que está reformando:
"-Eu amo Kungsbacka! Aqui tudo é tão acolhedor e bonito. Além disso, Kungsbacka é incrivelmente central e você está perto de tudo." (fonte);

-Ela tem três filhos: Lucas, Vincent e Stela;

Petra Lundquist em foto mais recente (2018)

-Petra Lundquist sofreu um bocado recentemente (em 2018) com um divórcio e isso acabou afetando um pouco na sua carreira profissional. Ela tinha acabado de assinar um contrato com uma importante empresa, mas pediu demissão devido a dificuldades que vivenciou durante o período. 
Hoje, ela assegura que está tudo bem e que já superou esta fase:
"Eu passei por uma crise e fiz tudo o que podia para me encontrar novamente. Foi uma época difícil, mas agora sinto que a energia está voltando" - Disse ela numa entrevista ao se referir ao divórcio, após um relacionamento de 23 anos (fonte);

-Existe uma senhora sueca chamada Petra Lundqvist, que realmente é cantora, mas muita atenção para não confundi-la com a vocalista real do projeto Ondina. Apesar do nome ser semelhante com o nome da modelo, esta senhora não tem nenhuma relação com o projeto. Meras coincidências;

-Mais coincidências: Existe uma cantora espanhola chamada Ondina Maldonado (artisticamente também chamada de Ondina), que muita gente confunde achando ser deste projeto de eurodance. Teve um vídeo que eu vi no youtube, que se trata de uma montagem de fotos para a música "Into the Night", e nesta edição, o indivíduo inseriu várias fotos da modelo Petra Lundquist e também desta cantora, fazendo uma grande confusão de identidades. Apesar de ser jovem e loira, esta espanhola não tem nenhuma relação com as músicas "Into the Night" e "Summer Of Love";


-Petra Lundquist nunca trabalhou como cantora, mas sim como modelo no Ondina e se formou academicamente em Fisioterapia, tendo Licenciatura em Medicina Ortopédica;


-A modelo do Ondina atualmente é uma terapeuta bem sucedida na área de esportes, ajudando também como treinadora esportiva. Nos círculos esportivos, Petra Lundquist é muito respeitada e já treinou muitos indivíduos, equipes nacionais e equipes de clubes.  
Ela também trabalha meio período numa famosa clínica especializada em lesões esportivas e diz:
"- É um trabalho fantástico e divertido onde encontro atletas em todos os níveis. Eu os levo de volta ao esporte da melhor maneira. Adoro vê-los voltando a ativa novamente. É um prazer fazer parte disso e ver a recuperação dos atletas lesionados".;

-Ela ama handebol e futebol, além de todos os outros esportes;

-Este aqui é um playlist exclusivo da modelo, com seus vídeos preferidos no Youtube. Reparem que "Ondina" não está em nenhum vídeo;

-Já a imagem abaixo é referente ao playlist de Petra Lundquist em seu perfil pessoal no Spotify, onde podemos ver que "Into the Night" está entre suas músicas preferidas:


DESCOBRINDO A 
VERDADEIRA VOZ DO ONDINA
Bom, como eu estava muito curioso para descobrir a voz real do Ondina (e também querendo mostrar aos "sabidões" de plantão que Petra Lundquist sempre foi só a modelo), fui atrás de investigar o projeto, de cabo a rabo.

Primeiramente, tentei procurar no facebook o criador do Ondina, John Oakfield, na esperança de "arrancar" alguma informação em sua página pessoal. 
Como eu não era "amigo" dele, eu também não tinha acesso às suas publicações, disponíveis apenas aos seus amigos. Então, na maior cara de pau enviei um convite de amizade à ele e também já mandei uma mensagem perguntando (de maneira bem direta) quem seria a verdadeira vocalista do projeto.
Como John Oakfield não é um usuário muito assíduo da rede social (a maioria dos gringos sinto que estão acessando cada vez menos...), ele demorou para me aceitar e me responder, mas isso aconteceu depois de uns 3 meses, após o meu primeiro e único contato.

 John Oakfield

Oakfield se demonstrou um tanto intimidado com a minha pergunta e perguntou o que eu quis dizer com "vocalista real". Ali eu percebi que ele "tremeu" um pouco, pois era uma pergunta tão clara e eu fui tão direto...como assim, "o que eu quis dizer"? Ele escondia algo e na verdade quis me perguntar: "como você descobriu a verdade, porra??"


Como eu já estava conversando com ele, respondi que algumas pessoas estavam afirmando que a vocalista é a mesma do Corona, a Jenny B, por isso eu queria essa confirmação, já que sempre fui muito fã do projeto Ondina.
Obviamente eu sabia que a vocalista não era a Jenny B, mas como eu tinha que continuar com a conversa, até ele me informar algo, eu simplesmente citei a Jenny B pois muitas pessoas comentam no Youtube que a voz é dela, então usei isso como argumento, esperando a sua resposta.
Após ele visualizar o nome "Jenny B", e ler o que digitei a respeito dos comentários no Youtube, ele simplesmente passou a não me responder mais. Não me bloqueou, visualizava todas as minhas mensagens, apenas não me respondia. 
Tentei elogiar o seu trabalho solo (que nem fez sucesso aqui no Brasil) tentando atrair novamente alguma atenção, mas Oakfield apenas visualizava e só me ignorava, rs. Foi aí que me lembrei que ele tinha me aceito quando solicitei sua amizade no facebook, então antes que ele me bloqueasse, fui fuçar nas suas publicações, que agora já estavam na íntegra disponíveis para mim.

Nestas "estalkeadas", percebi também que John Oakfield é uma pessoa muito "ciumenta" em relação as suas produções e odeia ver qualquer indivíduo se aventurando com seus materiais. Quando ele descobre remixes amadores envolvendo suas músicas, ele se demonstra bem zangado em seu perfil pessoal. Oakfield aparentemente tem muito orgulho de suas canções, sempre compartilhando notícias e vídeos que envolvam os seus projetos, como o Ondina e Robin Cook (aqui nesta publicação inseri apenas um print, logo abaixo, mas ele vive compartilhando informações sobre seus projetos na sua página pessoal).

John Oakfield e seu projeto Robin Cook

Também visualizei um comentário da modelo Petra Lundquist, lhe desejando "feliz aniversário" e ele respondeu, agradecendo-a todo educado e de maneira bem amigável, a chamando de "linda". Vi aí que eles ainda tinham um bom relacionamento.
Fui percebendo que nas publicações sobre o Ondina, ele sempre marcava uma tal de Jenny, e isso foi me deixando um tanto intrigado. Ele tem ainda hoje relações com a modelo Petra Lundquist, mas ele nunca a marcava, e sempre essa Jenny estava em suas marcações quando se tratava do Ondina... Muito suspeito, não? 
Então, eu cliquei no perfil dessa tal Jenny e mandei uma mensagem, perguntando se era dela a voz no Ondina. Tentei também procurar por alguma informação em seu perfil, mas suas publicações também estavam restritas para visitantes, então eu só conseguia ver poucas fotos dela (eu procurava por algum registro dela em algum estúdio ou palco). Mas quando digitei o seu nome completo no campo de buscas do facebook, aí apareceram várias fotos dela dos anos 80 ou 90, cantando em uma banda, em fotos publicadas por algum integrante da banda em que ela cantava na época.
Foi aí que... BINGOOO!
Ela é a cantora oficial do Ondina!
Seu nome? JENNY BRUSK!!

Quando a música completou 20 anos, ganhou uma nova versão em 2016. Na empolgação do momento, o produtor fez uma publicação e marcou novamente a voz real: Jenny. E nos comentários, entre eles dois:
este é um artigo do blog rikardomusic.blogspot.com
-Agora meu nome mudou para "Limmona" (Jenny Brusk)
- Bem mais cedo você se chamava Ondina (John Oakfield)
-Exatamente, mas eu sabia pelo menos sobre isso (Jenny Brusk, numa referência ao segredo entre eles)
- Quem diria que esta nossa música iria durar até hoje? (John Oakfield)


JENNY BRUSK É A DONA DA MARAVILHOSA VOZ NO ONDINA
Jenny Brusk: Além de ser uma talentosa instrumentista, ainda possui uma voz excepcional

Por isso o produtor tremeu quando eu disse "Jenny B". Mas foi apenas coincidência, pois eu apenas citei o nome da cantora do Corona e Playahitty, pois as pessoas estavam de fato comentando isso no vídeo de "Into The Night".

Bom, como se não bastasse, logo Jenny Brusk me respondeu no messenger e me confirmou que sim, que ela foi a vocalista do Ondina. Ela disse ser muito bacana receber a minha mensagem, pois não esperava conversar com um fã, depois de tantos anos.
Jenny Brusk me disse também que mudou totalmente de ramo profissional e que sente muitas saudades de cantar, pois era algo que realmente gostava de fazer, embora também esteja muito feliz e consolidada na sua atual carreira. 


"Oi! Sim, de fato sou eu"

Também enviei o link da música do Vestania "Fly Free" e perguntei se era dela a voz , aí ela disse que não, que nunca tinha escutado esta música antes. Também informou que não está cantando mais e que sente muita falta...

Ela também disse que além de cantar é instrumentista e que tocou numa banda chamada Punk Funk Union. Eu perguntei em quais outras músicas eu poderia ouvir a sua linda voz e ela me respondeu que cantou em algumas bandas suecas, como E.g., Stonefunkers, Sator e Oro. 
"Não tivemos tanto sucesso nestas músicas, então você vai precisar de sorte para encontrá-las", disse a simpática Jenny Brusk.


Aqui ela cita seus trabalhos musicais, como instrumentista e vocalista em outras músicas além do Ondina

Jenny Brusk atualmente é uma desenvolvedora de games bem sucedida na Suécia e reconhecida em alguns outros países pelo seu trabalho com jogos. Ela também é uma pesquisadora, professora e palestrante.
A vocalista do Ondina, que descobrimos com exclusividade

Na verdade, quando ela gravou no Ondina, já estava iniciando o seu trabalho com jogos, em 1996, como programadora no Tati / Vision Park. Mas aí, o seu sucesso neste ramo foi crescente, fazendo com que ela se dedicasse mais na área de games e cada vez menos na música. 

Ela também se tornou posteriormente a fundadora do DONNA, promovendo o desenvolvimento de jogos destinado ao público feminino. Ela aposta não só na igualdade de gênero, mas afirma:
"Também faço parte de um projeto no qual crio jogos que podem ser jogados por deficientes visuais em igualdade de condições e com igual satisfação."- Jenny Brusk

Ela tem também mais de 20 anos de experiência em lingüística computacional e é diretora de programa de Desenvolvimento de Jogos de Computador - Design e professor em vários cursos, como: Pré-produção de jogos guiados por histórias, Design e escrita de jogosMecânica Experimental de Jogos e Sistemas de Diálogo de Jogo.
É também supervisora ​​e examinadora de teses de bacharel em informática com especificação para desenvolvimento de jogos.

A talentosa Jenny Brusk já cantou em algumas bandas de rock/pop, soul, funk e também já foi instrumentista.

Jenny Brusk perguntou-me se sou músico também, e eu disse que não, apenas um admirador de belas vozes como a dela.
Seu nome completo é Jenny Carol Amenhie Brusk e nasceu na cidade Alingsås, na Suécia. Ela mora ainda hoje na sua cidade natal, ao lado do seu marido Thomas Oldrell (52 anos) e a sua filha adolescente Thea Brusk Oldrell (de 19 anos).
Jenny tem atualmente 50 anos de idade e a sua data de nascimento é 05/11/1968.
Uma pena, uma voz tão bonita como a dela, não estar nos estúdios gravando outras músicas tão boas quanto "Into The Night" e "Summer Of Love", mas se ela está feliz e satisfeita em sua atual carreira, então ficamos felizes também por ela...

"Tenho saudades de cantar"


CRÉDITOS

Composição: John Oakfield
Gravadora: Remixed Records (Suécia) / Spothlight (Brasil)
Produção: John Oakfield
VOCAIS (NÃO CREDITADOS): JENNY BRUSK

Um detalhe importante, é que nos agradecimentos na contra-capa do single "Into The Night", tem uma menção a uma tal de Jenny. Alguém tem dúvidas de quem seja?

 
OUTRAS MÚSICAS NA VOZ DE JENNY BRUSKY
Olha só que surpresa agradável, consegui resgatar 3 músicas que contam com a participação de Jenny Brusk nos vocais! Ela fez backing vocal nas referidas canções, todas do grupo sueco Oro (Organic Revolution Orchestra)
São músicas totalmente diferentes das gravadas no Ondina, então já estou avisando para não se surpreenderem com a diferença de estilos...
Estas canções pertencem mais aos estilos "folk", "experimental" e "rock-pop", sendo gravadas em 1995, um ano anterior ao Ondina. 
Desfrutem desta magnífica voz, que mesmo sendo uma voz de fundo, dá para reconhecer claramente os vocais desta brilhante vocalista:


Oro - Led Mig

Oro - Karlek Smittar

Oro - Direktorn Som Dog

Já sobre John Oakfield, após me ignorar no messenger, agradeci à ele por informar o nome da Jenny Brusk por diversas vezes em suas postagens no facebook, inclusive mandei prints destas suas próprias postagens onde ele a marcava em diversos momentos. 
Depois disso ele me respondeu, apenas com um emoticon, desfazendo a amizade em seguida.

O produtor do Ondina também mudou de carreira, infelizmente não trabalhando mais com músicas. 
Hoje ele tem uma empresa chamada Altalex Advokatkursercom foco na formação jurídica, ou seja, na capacitação de advogados. 
Que medo de ser processado...




Conecte-se com 
Jenny Brusk










AGRADECIMENTOS:

À Jenny Brusk

Imagens:
Internet (Google)

32 comentários:

  1. Extremamente orgulhoso por essa bela reportagem. Vc é um gênio. Obrigado Jenny.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Júnior! E em breve espero estar publicando sobre o Andrew sixty e Masterboy, que você pesquisou. Estou trabalhando à noite agora, ficou complicado para mim, então pode ser que demore um pouco ainda... e tenho alguns outros artistas para estar publicando antes também (RANDY BUSH e OBT), mas não vejo a hora de começar a escrever sobre eles também, com seus devidos créditos, é lógico. Abraços!!

      Excluir
  2. *Boa noite, meu amigo!! Tudo bem? Espero que sim!! Abraços e parabéns pela excelente postagem e este excelente trabalho sobre todas as bandas de Eurodance no seu ótimo blog, meu amigo!!! Fica com Deus e até mais, Rikardo!! ✌✌👏👏👏 [^J^]*

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela descoberta de mais uma voz da Eurodance!!! Essas investigações são a melhor parte = )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Leandro! Serei muito criticado pela Patrizia Cavalieri, mas o próximo projeto dos anos 90 que estará aqui no blog será o RANDY BUSH. Criticado por dizer a verdade, rsrs. Abraço

      Excluir
  4. Parabéns pela postagem.
    Só um adendo... A faixa "Into the Night"da Ondina fazia parte da coletânea "Aprovado Jovem Pan vol. 2", na postagem você inseriu a capa do vol. 1.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, André, pela sua correção! Eu tenho esta coletânea e mesmo assim me confundi! Realmente é o Volume 2! Grande abraço!

      Excluir
  5. Thanks a lot!!! I have had this question in my mind for years

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thank you! I also suspected it since the 90's ... Fortunately, now we know the truth.

      Excluir
  6. Legal. Mas a Corona não dublava não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dublava sim, mas às vezes cantava em cima do playback para disfarçar. Os hits que todo mundo conhece contem vozes de outras cantoras. As músicas cantadas por Olga, nenhuma emplacou e ninguém conhece.

      Excluir
  7. Muito obrigado. E eu amo o seu blog. Estou extremamente impressionado com sua pesquisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. blktenor, obrigado por gostar do Blog! Em breve vc vai gostar também das novas publicações. Abraço!

      Excluir
  8. Olá amigo, também sou amante de rock e flashback e euro dance dos anos 80 e 90. Somente depois de algum tempo que descobri que muitas capas eram apenas "frontladies" e realmente não cantavam. Parabéns pelo belo trabalho de investigação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Arecoclas. Infelizmente fomos enganados... Muitos fãs de modelos ficam bravos com o blog, mas a intenção aqui não é denegrir a imagem dessas pessoas, mas sim apenas informar a verdade. Abraço!

      Excluir
    2. Sabe onde encontro a letra da música Fly Free???

      Excluir
  9. Essa é daquelas p aquecer antes de ir p balada, q a gnt ouve no banho.

    Sim Rikardo, descobriu a vocalista do Vestania? Identica a voz.
    @cruvineljason

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. @cruvineljason, Vestania - "Fly Free" ainda não, mas estou tentando já tem alguns meses...

      Excluir
  10. Que artigo legal esse, como sempre. Só hoje que fui ler sobre o projeto Ondina, pois me deu uma curiosidade de saber quem era a vocalista. Por muitos anos eu pensava que a vocalista fosse a mesma do Fun Factory. Curti demais Into the night. Já The summer of love eu só conheci depois do advento da internet. Continue assim, escrevendo esses artigos fantásticos, pois leitores garantidos você tem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jorge, tudo bem? Eu concordo com vc, lembra a voz da Balca do Fun Factory, como citei no artigo é como se fosse uma junção da voz encorpada da Jenny B com a doçura da Balca Tozun. Acabei de publicar um artigo sobre a cantora do Black Rose- "Melody", que espero que vc também goste! Abraços!

      Excluir
  11. Hello. Does Jenny Brusk also sing AGO - Tell Me Where You Are by any chance?

    ResponderExcluir
  12. Que legal esse texto, obrigado pelo trabalho de detetive! E achei tao infantil a atitude do John Oakfield...que bobeira não? Que custa esclarecer a verdade para um fã...enfim, mandou bem desvendando o mistério!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo! ;) Pois é, ele não quis falar mas descobrimos do mesmo jeito... muitos destes produtores ficam desconsertados quando o assunto é "farsa Milli Vanilli"

      Excluir
  13. OI BOA NOITE AMIGO RIKARDO ROCHA TUDO BEM ?.. DESCOBRI QUE O PROJETO MUSICAL ITALIANO BALTIMORA .. QUE O VACALISTA NA VERDADE ERA O Maurizio Bassi (nascido em 1960) que é um compositor e músico italiano.. Bassi é dito ter sido o vocalista da banda, mas escolheu McShane para dublar todas as letras dos vídeos .. será verdade isso ?... E TAMBÉM NO GRUPO BONEY M. O INTEGRANTE MASCULINO DA BANDA Bobby Farrell APENAS DUBLAVA AS MÚSICAS , POIS QUEM CANTAVA ERA O Frank Farian,que é um produtor musical, compositor e cantor alemão. será verdade isso também.. obrigado seu trabalho excepcional .. Parabéns..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim amigo, mas essa descoberta que vc citou não é bem uma novidade... Esses "artistas" e suas histórias de fraude estão em muitos sites há vários anos.... o que não deixa de ser decepcionante para quem não sabia, né? A música produzida na europa nos anos 80 e 90 era cheia dessa prática... Eles literalmente enganavam o público, pois rostinho bonito é marketing $$$. Grande abraço e obrigado pelo elogio!

      Excluir
  14. Que novela deliciosa, você é demais. Obrigado.

    ResponderExcluir
  15. Saludos Rikardo Rocha, excelente y sobre todo muy emocionante el post, es triste que éstos excelentes músicos ya no nos den más de su miel, Mil gracias por la información... he quedado todo nostálgico !! 👍🏽👍🏽👍🏽

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gracias Luis!! Me alegro de que te haya gustado. ¡Ahora sabemos quién es el verdadero y talentoso cantante de Ondina! ¡Abrazos desde Brasil para ti!

      Excluir
  16. Deve ter ganho uma boa grana pois não emprestaria sua voz pra uma modelo de graça rsrs

    ResponderExcluir