terça-feira, 15 de dezembro de 2020

MARTINE - "TOUGH GIRL" (1994)

MARTINE - "TOUGH GIRL" (1994): "EU SOU UMA GAROTA DURONA..."

Show do Martine, realizado em Curitiba-PR, em agosto de 1995
Créditos da foto: Sergio Silva

Pode imaginar uma garota com postura rock 'n roll, mas usando de seu vocal fascinante, forte e intimidador para cantar Dance Music???!! Pois é, ela existiu sim, e foi única nos anos 90!

Estamos falando da cantora do projeto Martine, cujo nome real é Maria Caprì e que já esteve no Brasil em 1995 para uma série de shows e apresentações. A artista de Milão se apresentou em vários clubs brasileiros há 25 anos, além também dos programas televisivos "Xuxa Hits" e "Raul Gil". 

A música que facilitou a sua vinda ao nosso país não poderia ter sido outra... Foi justamente "Tough Girl", o seu maior sucesso, e que ainda integrava a trilha sonora da novela global "A Próxima Vítima" (teledramaturgia muito popular, de 1995).

Martine - "Tough Girl" (Ao Vivo no Raul Gil / 1995)
Créditos do vídeo: 
XiaoAn (mais um incrível vídeo de seu maravilhoso acervo)

Se você analisar o figurino e todo o contexto visual do Martine, logo irá perceber que ele era bem simples e muito diferente da maioria de outros projetos e cantoras da dance music... No entanto, quando a interprete Maria Caprì subia aos palcos, aí então você conseguia entender e captar todo o seu grande brilho, talento e diferencial, pois suas performances ao vivo estão muito aquém de estéticas visuais, de fashionismos, de marketings ou de qualquer outra superficialidade.

O ponto forte do Martine claramente é a sua atitude, a sua potência vocal, a sua fúria ao cantar e a disposição em mandar uma mensagem ao público. Martine pra mim é autoconfiança, é força, é resistência. Essa é a sua verdadeira essência, e Maria Caprì entregou, como ninguém, todas essas particularidades ao povo brasileiro (única plateia que teve a chance de vê-la cantando eurodance).


O SINGLE

 "TOUGH GIRL"

"Don't wanna lose you this way
And now, and now I'm saying
I'm a tough girl, but I know"

Além de "Tough Girl", Maria Caprì chegou a gravar também outros diversos singles de eurodance, sempre usando nomes "fantasias", como Sheena Rayder ‎– "Without You", Mirelle ‎– "A Brighter Day" (a mesma versão feita por Emanuela Gubinelli, a Taleesa, do sucesso original de Eros Ramazzotti), Andromeda – "Sending (All My Love)", Mary Jay ‎– "Hey, Call Me Now", Kikka – "I Say No More", She's Ah Rebel ‎– "Piece Of My Heart", DJ Miko - "Whats Up", entre muitos outros.


Indicação do DJ Ronaldinho para a revista DJ Sound (Coluna Dance Floor)
 Fevereiro de 1995

"Tough Girl" foi lançada em 1994, porém só começou a fazer sucesso em nosso país no início de 1995, e mesmo com toda a sua popularidade nunca teve um videoclipe gravado. E assim como muitos adolescentes da época, eu também acreditava que era um homem que a cantava, pois é uma voz muito forte, grave e com características bem masculinas. Definitivamente, uma voz muito poderosa e com bastante personalidade também!

Esse nosso querido single foi produzido pelo lendário Severo Lombardoni, produtor italiano (falecido em 13 de fevereiro de 2012) e que trabalhou com inúmeros artistas da dance music dos anos 80 e 90, como exemplo, a brasileira Regina (em seu começo de carreira). Aliás, a brasileira de Sorocaba-SP foi quem escreveu "Tough Girl" ao lado de Severo Lombardoni e Francesco Tripodi - este último ainda mixou e fez os arranjos da música.

Uma observação importante, é que a Regina cantou um trecho de "Tough Girl" no show que realizou em São Paulo (agosto de 2019), e ainda disse, toda orgulhosa, que foi a compositora desse grande clássico das danceterias.


CRÉDITOS

Martine - "Tough Girl" (CD, Maxi-Single) 

Produtor: Severo Lombardoni

Gravado, Arranjado e Mixado por: Francesco Tripodi

Letras de Severo Lombardoni, Francesco Tripodi, Regina Saraiva

Vocal: Maria Caprì

Lista de faixas

1-Tough Girl (Radio Edit) 3:46

2-Tough Girl (Euro Mix) 4:31

3-Tough Girl (Extended Mix) 5:10



TURNÊ DE MARTINE 

NO BRASIL

Batom? Micro-saia? Playback? Que nada... 
Maria Caprì usou uma camiseta antinazista em seu show de Curitiba - PR e mostrou o seu recado, com muita voz, presença, consciência e ativismo!
Na sua camisa branca, ainda continha um laço vermelho que é visto como um símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a AIDS. 
(Em suas performances na TV, ela também fez uso desse laço vermelho)

Créditos da foto: Sergio Silva

Não sei dizer quais as músicas que Maria Caprì cantou em seus shows pelo Brasil, mas em todas as casas noturnas ela abria cantando o seu maior sucesso: "Tough Girl". Na casa noturna Babel, de Itatiba - SP, a super vocalista ainda causou fascínio na plateia quando cantou alguns covers de monstros sagrados do rock, como The Rolling Stones ("Satisfaction") e Eric Clapton ("Cocaine"), além é lógico, como não poderia deixar de acontecer, ela também incorporou DJ Miko e soltou o seu extraordinário vocal na versão "dance" do hit de 1993: "Whats Up".


Em sua passagem pelo Brasil, Martine chegou a se apresentar em 20 cidades diferentes em uma turnê conjunta com outros dois projetos italianos: Black 4 White e Fourteen 14. 

Obrigado ao amigo Sergio Silva, por permitir a publicação da foto acima.


Maria Caprì e seus bailarinos em Itatiba- SP

Na cidade de Itatiba - SP, rolou numa única noite os shows de:
Fourteen 14 
Black 4 White
Martine
Ice MC (com Alexia)

(Nessa mesma ordem)

Foi a equipe da Spotlight Promotions que trouxe ao Brasil, em Agosto de 1995, todos estes artistas, incluindo o cantor Lorenz D, que colaborou nas performances do Black 4 White, e ainda interpretou o seu sucesso "Mistery" (ao menos na cidade de Itatiba - SP, não sei quanto às demais cidades).

A turnê começou no dia 10 de agosto de 1995, durou um mês e passou por diversas cidades do interior paulista (como Campinas, Araraquara, Itatiba...) e a capital de São Paulo. Teve shows também em cidades de outros estados, como Manaus, Belém, Blumenau, Curitiba, entre outros. A Sabryna Perugini foi apresentada ao público como a cantora do Fourteen 14, mas na verdade, ela só dublou a verdadeira cantora, que era a Alexia (nas músicas "Goodbye" e "Don't Leave Me"). 

Francesca Ceselli ("Asha" do Black 4 White), Lorenz D, e claro, Maria Caprì, esses eram artistas e cantavam de verdade.


Show de Martine no "Metrô Night Club" (Joiville - SC)
Imagem recebida num grupo de Whatsapp, em 2013, porém não sei quem é a pessoa que fez o seu registro. Caso o dono da foto estiver lendo esse artigo, peço que entre em contato para que eu possa credita-lo corretamente.

Nessa sua visita ao Brasil, "Martine" ficou hospedada em Itatiba - SP. Ela informou à Revista DJ Sound que se iniciou como cantora freelancer por volta de 1991, e que iria dedicar a maior parte de seu tempo ao novo projeto: She's Ah Rebel.


O que define um verdadeiro artista é ele conseguir causar emoções com o mínimo dos mínimos de artifícios. Maria Caprì é um ícone que conseguiu fazer isso.
(Foto registrada em Curitiba - PR)
Créditos de Sergio Silva



Público na Babel em Itatiba-SP (Show's de Fourteen 14, Black 4 White, Martine e Ice MC)
Sem celulares na multidão? Sem stories no Instagram?? Eles eram felizes com o que tinham.

Maria Caprì finalizou a sua turnê no Brasil e logo voltou também aos estúdios italianos. No ano seguinte, em 1996, o Martine apresentou então a sua nova música, uma regravação de Alanis Morissette: "Head Over Feet" (1996). 

Ou seja, o Martine colocou no mercado 3 (três) canções: 
"Tough Girl" (1994), "Just A Runaway" (1995) e "Head Over Feet" (1996)



MARIA CAPRÌ 

(MARTINE)

ATUALMENTE

Maria Caprì nasceu em Milão no dia 06 de maio de 1966, e até os dias atuais mora em sua cidade natal. Essa taurina de voz surpreendente contribuiu com o seu dom artístico para muitos produtores importantes da Dance Music dos anos 90, como Mauro Farina & Fabio Serra, Severo Lombardoni, Giacomo Maiolini, Roberto Arduini, entre outros. Aliás, até a Taleesa colaborou como sua produtora na faixa She's Ah Rebel"Piece Of My Heart" (as duas trabalharam juntas nessa época e em outras músicas também).

Edit 2023: Taleesa esteve no Brasil em julho / agosto de 2023, e falou a respeito da cantora Maria Caprì neste vídeo, numa pergunta que eu formulei e pedi para que o amigo Emilio fizesse à ela:

A eterna vocalista do Martine me escreveu em dezembro/23: "Oi Rikardo! Que gentil de sua parte! Obviamente, lembro-me sim da Emanuela e agradeço-lhe por perguntar sobre mim à ela!
Te mando um abraço da Itália! Um feliz natal!" (Maria Caprì, 21/12/2023)

Atualmente Maria Caprì segue cantando bastante, mas para a nossa "infelicidade", nada ligado ao Eurodance ou algo próximo desse gênero: 

Anúncio de seu projeto MaD, em apresentação do ano passado. Ela faz atualmente shows com covers de sucessos mundiais, em modo acústico.


Maria Caprì se tornou membro da MaD Acoustic Duo e do coral The Good News Female Gospel Choir. 

Página do MaD no Facebook


Maria Caprì também adora os animais (ama os gatos) e contribui em suas causas. Ainda como ativista, ela continua apoiando a luta contra a AIDS, contra ao machismo, é comprometida pelas causas LGBT's, e etc. A artista também criou uma agência de designer gráfico, e acredito que foi até notícia no site brasileiro G1, em 2014 (não tenho certeza, pois o site não mostrou fotos dela): 

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/09/adocao-gay-divide-opiniao-publica-italiana.html


Confira esse vídeo mais atual de Maria Caprì, mostrando que ela ainda está em plena forma, e cantando muito bem aos seus 54 anos.

Fonte: Sobre os projetos que Maria Caprì cantou na eurodance, eu busquei essas informações no Discogs / Algumas canções eu já conhecia há muitos anos, pois o vocal dela é inconfundível. 

16 comentários:

  1. Que maravilha de artigo!! Uma das minhas artistas favoritas.
    Esses dias te mandei um video com um carro com volume máximo em "tough girl"... aqui é muito comum
    Um abraço .
    Felipe, uberlandia/mg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Felipe! Verdade, eu lembro desse vídeo que vc me enviou... O pessoal daí é mais educado musicalmente. E eu concordo com vc, Maria Caprì também é uma das minhas vocalistas favoritas. Abraços!!

      Excluir
  2. parabéns pela matéria,fui no show d Martine,B4W e F14 quando se apresentaram na Rivage,badalado dance club dos anos 90 aqui em Blumenau SC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, que bacana! Ver esses artistas na época deve ter sido bem bacana, principalmente ver Martine cantando ao vivo. Deve ter curtido muito!

      Excluir
  3. Sensacional matéria, tivemos o prazer de vela aqui na cidade de araraquara no clube 22 de agosto época maravilhosa, que saudade, parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Fábio! Sim, ela passou por Araraquara também, e graças à vc tive acesso aquela foto de Maria Capri e outros artistas no 22 de agosto. Abraços!

      Excluir
  4. Adorei ver as fotos da passagem pelo BR. Já procurei muito pela internet imagens das passagens de vários artistas eurodance pelo BR, e apesar de alguns deles já terem vindo tantas vezes, pouco se encontra. Uma pena. Seria incrível ter vídeos dessas apresentações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Veri Ekberg, tudo bem? Pois é, muito difícil mesmo encontrar esses registros...infelizmente! Naquela época não tinha tanta tecnologia então o público não ia preparado para as festas, só com a intenção de se divertir mesmo. Os que eram mais fãs levavam as máquinas fotográficas (com rolo de filme), isso quando os responsáveis da casa noturna permitia a entrada, pois muitos não gostavam que tirassem fotos de seus eventos... eu lembro que não deixaram eu entrar no show da Taleesa com câmera fotográfica.
      Aos poucos alguns fãs vão surgindo e revelando essas raridades que eles conseguiram, mas filmagens em vídeo é mais difícil, pois poucos tinham filmadoras, apenas os idealizadores dos eventos que tinham algumas filmagens... hoje muito raras. Mas quem sabe, alguém libera algo, né? De vez em quando alguém me escreve oferecendo esses materiais, como essas fotos de Martine... Eu tenho mais algumas fotos aqui de outros artistas, logo volto a publicar! Abraços

      Excluir
  5. Oi, Rikardo! Quando ouvi a música Tough Girl pela primeira vez, eu já identifiquei logo os vocais como sendo da cantora que cantava What's up em versão dance. Os vocais dela são inconfundíveis. Tem uma coletânea americana lançada em 1995 que traz uma música dela chamada S.O.S sob o nome de Maria May. Postei essa coletânea em meu blog para quem quise baixar. Curto todas as músicas dela, mas a minha preferida é, de fato, Martine - Tough Girl. Pra mim, essa música é a cara de 95. Também assisti a apresentação dela no programa da Xuxa em 95 pela TV.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jorge, na época que estava fazendo sucesso, eu não tive essa assimilação então não imaginava que era a mesma vocalista de "What's Up"!! Apenas pensava que era um cantor (homem) em "Tough Girl", mas depois de um tempo eu comecei a entender melhor a voz dela, e hoje eu a ouço e reconheço com grande facilidade seus vocais. Concordo com vc, essa também é a minha favorita de Maria Caprì. Abraços

      Excluir
  6. Excellent article !
    She has a great voice!
    I think she sang too on space master single : World of Confusion

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi Hakim !! Maria Capri also sings in the Space Master song, you are correct! Michelle Weeks and Maria Capri sing this song !! Thank you for your message !!

      Excluir
  7. Meu amigo, que matéria fantástica!! Realmente, ela veio neste evento de Eurodance promovido pela gravadora Spotlight, que a trouxe em Belém juntamente com o Undercover e Fourteen 14, que foi neste sábado aqui, 5 de agosto de 1995!! Aliás, obrigado pela informação, já que há muito tempo venho dizendo incorretamente na web que foi a Colgate que a trouxe em Belém!!! Enfim, muito obrigado por me fazer me corrigir e estamos juntos na Eurodance!! Para encerrar, boa noite e sucesso ao seu blog aqui e seu canal lá no YouTube e até mais, Rikardo!! 👏😊😊😎😎😎👏😊😊😊😊👍👍👍👍[^J^]👍

    ResponderExcluir