domingo, 21 de fevereiro de 2021

LIMAHL - "THE NEVER ENDING STORY" (1984)

"THE NEVER ENDING STORY" DE LIMAHL É O ENCANTADOR TEMA DE "A HISTÓRIA SEM FIM" (1984)


No filme "A História Sem Fim" (1984) o “Nada” está destruindo o reino de Fantasia, e infelizmente, logo esse grande reinado e suas criaturas que lá habitam não existirão mais. 
Na narrativa desse grande clássico infantil, isto está acontecendo porque as pessoas do mundo real estão deixando de sonhar, andam com poucas inspirações e se tornando apenas "robôs" para atender ao mercado da nossa fria sociedade. 

"A História Sem Fim" foi dirigido pelo alemão Wolfgang Petersen, em 1984, e com cenas gravadas na Alemanha Ocidental e EUA. Apesar da película estar completando 37 anos de aniversário, ela ainda permanece viva nas lembranças de muitas crianças que viveram os anos 80 e 90, pois foi muito transmitida no SBT, além de ter sido uma fita de vídeo muito disputada nas vídeo-locadoras. Quem assistiu, jamais se esqueceu de algumas cenas antológicas, como exemplo a morte do cavalo Artax, numa das cenas mais dramáticas da história do cinema.

Na minha infância, eu lembro que fiquei muito ansioso para assisti-lo quando vi a sua chamada no SBT, onde seria exibido na antiga "Sessão Das Dez", um programa de filmes que começava logo após ao "Show de Calouros", do Silvio Santos. 

Nessa época eu tinha 8 anos de idade, então era utópico ficar acordado até tarde (eu estudava de manhã), e esse "Sem fim" do título tornava essa experiência mais impossível ainda, pois minha mãe reforçava que o longa iria durar a madrugada inteira. Então eu só conheci esse clássico no início dos anos 2000, com mais de 20 anos de idade, quando encontrei o DVD numa loja.

Felizmente o reino de Fantasia é salvo por um garoto chamado Bastian, que é um "perdedor" perante à sua comunidade local, além de sofrer bullying constantemente na escola. Mas ele consegue salvar Fantasia pois possui a esperança e o desejo de vencer, tão em falta e cada vez mais raros nos adultos do nosso mundo real. 

Só quem assistiu "A História Sem Fim" pode confirmar que este é um Metafilme incrível, que apesar de não seguir fielmente ao conto original (decepcionando muitos fãs do livro) mostra bem a importância e o valor dos sonhos em nossas vidas, pois sem a esperança e sem a vontade de vencer... o que somos, afinal?

O personagem Atreyu questiona porque o seu mundo está sendo destruído, quando nós também nos questionamos a destruição do nosso. A resposta é a mesma: o nada é quando deixamos de sonhar, quando perdemos a nossa confiança e quando começamos a desistir dos nossos planos.

Mas além de todo esse clima de magia, aventura e mensagens positivas, "A História Sem Fim" também nos proporciona uma linda trilha sonora que encantou, e ainda continua a encantar muita gente... é a balada euro-pop que nos traz o mesmo título do filme, "The Never Ending Story", do cantor Limahl. Como não sentir todo esse encantamento e nostalgia com uma trilha sonora dessa, né?

 

Limahl - "The Never Ending Story" (1984)

 

 

LIMAHL - "THE NEVER ENDING STORY" (1984)


Assim como o filme, a música produzida por Giorgio Moroder"The Never Ending Story" é encantadora e bem envolvente, além de ser perfeita para quem curte dançar os clássicos maravilhosos dos anos 80. 

A letra fala que precisamos sonhar mais, que temos que olhar no espelho e confiar no reflexo que vemos, crer no nosso potencial, pois somos capazes de alcançar o que mais almejamos. É uma belíssima letra, extremamente positiva, inspiradora e com uma melodia mágica que nos embala e que também nos faz sentir toda a emoção com seus lindos arranjos. Sentir tudo isso é vital, principalmente em tempos atuais em que o nosso mundo também se encontra doente, assim como o Reino de Fantasia...

 

Limahl (ao centro) com seu ex-grupo Kajagoogoo

 

O vocalista dessa amável canção é o britânico Limahl, nascido em 19 de dezembro de 1958 e que lançou vários singles de euro-pop nos anos 80, mas que ficou conhecido como "One-hit wonder" devidamente à esse grandioso êxito dos cinemas, discotecas e rádios. Seu nome real é Christopher Hamill, e começou a sua jornada musical quando se juntou à banda de new wave Kajagoogoo em 1981, conseguindo o seu primeiro sucesso com o single "Too Shy", em 1983. Ele também é conhecido por ter um cabelo bem diferente e colorido, virando a sua marca registrada nos anos 80. O que impulsionou-o a manter esse visual? Foi o seu interesse pela moda e principalmente por gostar do cabelo loiro de Rod Stewart, daí nascendo então essa sua grande "inspiração capilar".

Logo após a distribuição do primeiro álbum do grupo Kajagoogoo, "In Concert", Limahl foi demitido pelos seus outros colegas, e isso aconteceu por telefone (!!). Então depois desse "pé na bunda", ele foi obrigado a caminhar sozinho, tentando uma carreira solo que começou com os singles "Only For Love" (1983) e "Too Much Trouble" (1984).

 

Limahl e o produtor italiano Giorgio Moroder, mais conhecido como o "Pai da Disco Music"... Eles se conheceram assim que Limahl foi demitido do grupo Kajagoogoo 

 

Limahl rapidamente foi convidado para dar voz à uma nova música do prestigiado produtor da Disco Music, Giorgio Moroder, e esse trabalho faria parte ainda da trilha sonora do filme germano-americano - "A História Sem Fim" (1984). Essa película infanto-juvenil ganhou estreia inicialmente apenas nos cinemas alemães, para depois ganhar uma estreia mundial, e assim, tanto o longa-metragem como a canção homônima, fizeram enormes sucessos, e que estão longe de chegar ao fim...

 

A cantora Beth Andersen

 

O DUETO COM BETH ANDERSEN

A fabulosa canção "The Never Ending Story", é na verdade um dueto com uma cantora de Los Angeles chamada Beth Andersen, e também conhecida como Beth "Anderson". Seu nome completo é Beth Marie Andersen Bodine e gravou "The Never Ending Story" com sua voz real, mas quem apareceu e ficou famosa ao lado do cantor Limahl foi a backing vocal dele, Mandy Newton, que fez vários shows e até o video-clipe oficial da música (com a polêmica sincronização labial). 

 

Quem ganhou o reconhecimento e a fama foi Mandy Newton, mas a voz na música nunca foi dela...
 

Mandy Newton é visualmente exótica, carismática e tem uma química incrível no palco com Limahl, mas infelizmente ela nunca gravou esse hit com sua voz. Muita gente, quando assiste aos vídeos dessa música, ainda crê que foi ela que gravou no estúdio; mas essa voz tão familiar e marcante, pertence na realidade à uma outra artista:

 

Beth Andersen: 

Não se engane, ela é a verdadeira cantora do tema de "A História Sem Fim"


Beth Andersen é uma grande veterana dos estúdios de Los Angeles, e uma cantora muito visada por inúmeros produtores, entre outros artistas. Ela trabalhou em todos os gêneros musicais, desde o pop, rock, country, jazz.. e exerceu muito bem a função de cantora de estúdio.

Ela usou a sua voz em diversas produções, como o excelente álbum "Self Control" de Laura Branigan (onde foi backing vocal), além de gravar para outros cantores. Ela também colaborou com vários produtores, emprestou sua voz para comerciais de tv, programas de tv, fez dublagens para personagens de animação (Os Simpsons, Tarzan, A Princesa Encantada...), muitas trilhas sonoras do cinema, e etc. Inclusive, no ano anterior (1983), Beth Andersen já havia trabalhado com o produtor Giorgio Moroder na faixa "Dance, Dance, Dance", que foi tema do filme "Scarface" (1983):


Scarface Soundtrack - "Dance Dance Dance" 1983 (Beth Andersen)

 

BETH ANDERSEN FOI CREDITADA?

De todas as edições de "The Never Ending Story"Beth Andersen apenas apareceu creditada como cantora no single francês, onde consta também uma versão francesa da música, cantada pela cantora Ann Calvert:

 

Verso do single francês, onde finalmente aparecem os créditos vocais à verdadeira cantora: Beth Andersen. 

A cantora francesa também foi creditada.

 

Beth Andersen, que tem atualmente 67 anos de idade, nasceu no dia 01 de janeiro de 1954, em Lexington, Kentucky, nos EUA, e esteve pouquíssimas vezes ao lado de Limahl. Na verdade só existem dois registros dos dois artistas performando juntos, e aconteceu quando ele esteve se apresentando nos EUA. 

Nos demais países em que Limahl se apresentou, quem estava sempre com o cantor era Mandy Newton, que dublava a voz original da cantora americana. Veja o raro vídeo abaixo com os dois cantores originais, no programa de TV americano "Solid Gold" (data: 02/03/1985):

 

Finalmente juntos: "The Never Ending Story" 

Raro momento em que vemos a cantora original Beth Andersen interpretando "The Never Ending Story" (sua voz é ouvida em todas as gravações de estúdio)

Detalhe: Existem apenas duas únicas apresentações com a dupla Limahl e Beth Andersen juntos... além desta, houve também uma performance no programa "American Bandstand" (1985)

Beth Andersen: Site Oficial

 

POR QUE ESCOLHERAM MANDY NEWTON PARA REPRESENTAR NO VIDEO OFICIAL E NA MAIORIA DAS PERFORMANCES?

Mandy Newton parecia ser uma cantora, mas...

 

Como já informado, Beth Andersen era uma cantora de estúdio que já estava acostumada em não ser o destaque de seus trabalhos (por mais que isso possa parecer um absurdo, para leigos como nós). 

Existe também uma teoria que diz que Beth Andersen foi substituída por que era mais alta e mais velha que Limahl, por isso entrou Mandy Newton, que era mais baixa e mais jovem, então essa escolha foi feita através do visual, pois a imagem de Mandy Newton combinaria melhor ao lado de Limahl nos shows e videos...  Mas não sabemos se essa informação procede com a realidade, apenas são teorias contadas por fãs "das antigas"... Mas de uma coisa nós temos certeza: Beth Andersen merecia mais crédito por esta música. 

 

Limahl e Beth Andersen

 

O que sabemos é que na época da gravação da trilha sonora, Beth Andersen e Limahl não se conheciam e nunca tinham se vistos. Eles estavam em continentes diferentes e a empresa não queria pagar por viagens intercontinentais para Beth. Então, Beth Andersen gravou nos EUA a sua parte da música, enquanto que Limahl gravou na Alemanha a sua outra parte (embora muitos fãs tem relatado que o fragmento dele foi gravado no Reino Unido).

Como os shows na Europa seriam dublados, Mandy Newton foi solicitada para que viajasse e se apresentasse com Limahl. Então, naquela época, Mandy se apresentou com o cantor em muitos países... aliás, teve até uma performance em que um apresentador disse à Limahl que suas apresentações com Mandy eram muito sentimentais e próximas, e Limahl lhe respondeu que Mandy era a sua namorada. 

 

MANDY NEWTON ERA SÓ UMA MODELO

Afinal, Mandy Newton cantava alguma música?


No final de 1983 até o início de 1985, quando você assiste as performances de Limahl, provavelmente você também vê Mandy Newton ao lado dele, como uma "cantora", mas nos discos ela nunca foi creditada em nenhuma categoria, muito menos como backing vocal (o que seria o mínimo esperado). 

Nos shows registrados em vídeo não existe também nenhuma performance ao vivo dela (não apenas na música "The Never Ending Story", mas ela não canta ao vivo qualquer outra música!). 

Aparentemente Mandy Newton não era uma cantora nessa época, porque não existe nenhuma evidência que nos deixe convencidos disso. Não há nenhuma menção, referência ou registro em nenhum disco ou colaboração (além da visual com Limahl);

Apesar disso, Mandy fez um ótimo trabalho nessas apresentações de playback, se entregando no palco com sua atuação e apresentando muita química com Limahl.

Depois de 1985, Mandy Newton se desligou de Limahl e nunca mais foi vista com ele. Também não existem músicas gravadas na sua voz depois disso… Ou melhor, nunca teve, nem antes!

E para completar, em sua própria Fan Page (Facebook), Mandy Newton está qualificada apenas como DANÇARINA do Limahl. Nada de cantora!

Limahl e Mandy Newton sempre dublavam nas apresentações, e qualquer pessoa pode confirmar isso assistindo aos vários videos postados no Youtube. Com exceção de uma performance realizada no Japão, em que Limahl teve que cantar ao vivo (os japoneses são muito rigorosos nessa questão e abominam o playback), mas Mandy Newton continuou bem ao fundo e fazendo a mesma sincronização labial de sempre:


Limahl - "The NeverEnding Story" - FNS (Yoru No Hit Studio) - 25.02.1985

Limahl canta ao vivo, mas Mandy Newton continua a dublar... Percebam que o cantor até canta a parte dela também, para evitar chateações com os japoneses, que odeiam playback


 

MANDY NEWTON ATUALMENTE

Decidi procurar por Mandy Newton e ver o que ela está fazendo atualmente, então encontrei algumas de suas imagens, além de vídeos, onde parece que está bem fisicamente, com energia, estilo... 

Fotos:


Mandy Newton em 2015 

Crédito das imagens: Mandy Newton (Twitter pessoal)


Em um dos vídeos, parece que Mandy ainda tenta prosseguir na área musical e está cantando com uma banda, mas percebam que o vídeo é muito curto (apenas 50 segundos), então não vemos muito de seu talento. 

Já em seu canal no Youtube parece que ela não gosta muito de interagir com os fãs, pois apesar dos poucos comentários que recebe, não responde nenhum (talvez por estar saturada de ficar explicando que não é a sua voz na faixa tema de "A História Sem Fim"??). 

Percebam também que ela não mudou muito fisicamente, considerando que já se passaram mais de 35 anos das apresentações de "The Never Ending Story":

 

Mandy Newton em vídeo de 2014
Ela é cantora atualmente, só não sabemos quando começou a cantar...

 

Mandy Newton: Youtube

 

CURIOSIDADES 

-O nome verdadeiro de Limahl é Christopher Hamill, mas você sabe como surgiu seu nome artístico? Limahl é, na verdade, um anagrama do seu sobrenome. Ele apenas trocou algumas letras de "Hamill", então ficando "Limahl". Ele fez isso porque sempre achou interessante ter um nome incomum, como o cantor Sting, que não divide esse nome com mais ninguém. Ele ainda se inspirou no ABBA, que também é um nome artístico / anagrama com cada letra dos integrantes do grupo;

-Seu maior sucesso, "The Never Ending Story", está presente no disco da trilha sonora oficial do filme "A História Sem Fim", mas também marca presença em seu 1º álbum como artista solo: "Don't Suppose" (1984);

 

A cantora francesa Ann Calvert

-Como já dito, além da cantora Beth Andersen, "The Never Ending Story" foi gravada por outra vocalista em dueto com Limahl. Trata-se da versão francesa "L'Histoire Sans Fin" e interpretada por Ann Calvert em 1985, há 36 anos:

 

Limahl & Ann Calvert - "L'Histoire Sans Fin" (1985)

  

"The Never Ending Story" foi gravada na voz do britânico Limahl e da americana Beth Andersen, porém foi produzida pelo elogiado produtor italiano Giorgio Moroder. Ele é conhecido por ser uma grande referência, talvez a maior de todas, das produções musicais.  

Moroder continua em atividades e já trabalhou com Donna Summer, Blondie, Freddie Mercury, Kylie Minogue, Falco, Berlin, Olivia-Newton-John, David Bowie, Britney Spears, e muitos outros grandes nomes;

-A letra original (em inglês) foi escrita pelo londrino Keith Forsey, conceituado músico que trabalhou como baterista, produtor e compositor de diversos artistas. Como compositor, ele trabalhou em outras pérolas do pop-dançante, como "Don't You (Forget About Me)" do Simple Minds, co-escreveu "Flashdance .... What a Feelin" na voz de Irene Cara (ganhando um Oscar, em 1984, por esta gravação), "Hot Stuff" na voz de Donna Summer, além de outros;

-A adaptação da letra em francês, cantada por Ann Calvert, foi realizada por Pierre-André Dousset.

 

Keith Forsey, o compositor, atualmente com 73 anos de idade

Giorgio Moroder, o produtor, atualmente com 81 anos de idade

 

Giorgio Moroder: Site Oficial

 

 

O SUCESSO SEM FIM

"The Never Ending Story" é uma balada incrível dos anos 80, que sempre é muito referenciada, revisitada e lembrada por muitos artistas e produtores, além de ser também tema do canal Coisas de Velho, onde a ouvimos na abertura de seus vídeos...

Essa grande obra do euro-pop já ganhou inúmeras releituras e remixes, mas como bons fãs de eurodance que somos, acho válido citar aqui duas produções memoráveis, lançadas pelos projetos Obsession e Tale.

A versão eurodance do Obsession foi lançada no Brasil pela Paradoxx Music e está presente na coletânea "H" (1997), na voz da cantora Amanda Abbs. Curiosamente a faixa foi gravada duas vezes pela Almighty Records, sendo a primeira em 1990 (vocal de Amanda Abbs) e depois novamente em 2006 (vocal de Miriam Stockley).

 

Obsession - "The Never Ending Story" (2006) 

 

Já a versão eurodance do projeto Tale chegou ao Brasil através da extinta Kaskata's Music, que até distribuiu um single nacional dessa regravação... A versão "Original Long" está no CD "Disco 96" da Som Livre, e é muito parecida com as músicas do projeto Whigfield. É inevitável não lembrar!! A vocalista do Tale, ao que informa a contra-capa do single, é a sueca Isabella Norén.

 

Tale - "The Never Ending Story" (1995)

 

Em 2019, a música ganhou novamente os holofotes mundiais ao ser representada na famosa série "Stranger Things" e trouxe também interesse, dinheiro e streams em alta aos seus realizadores. O episódio final da terceira temporada mostra os dois atores principais Gaten Matarazzo e Gabriella Pizzolo cantando o hit acapella. Devido à esse retorno na mídia, Limahl foi muito relembrado e comentado na internet, então isso o inspirou para produzir uma nova música após uma pausa de 8 anos dos estúdios. Limahl consequentemente lançou em junho de 2020 o seu mais novo trabalho,"Still In Love", e está de volta à cena musical (apesar de toda essa situação com o Covid-19)...

 

POR ONDE ANDA O LIMAHL?

 "THE SHORTLISTED MAGAZINE" 

Para conferir a entrevista na íntegra, veja o link abaixo

Limahl atualmente

 

Para Silvia, redatora do site "The Shortlisted Magazine", Limahl concedeu uma entrevista muito bacana em que falou sobre "The Never Ending Story", além de outros assuntos e novidades sobre a sua carreira. Selecionei aqui alguns trechos interessantes:

Seu novo single "Still In Love" foi lançado em junho de 2020. Qual é a sensação de fazer este grande retorno?

Bem, fiquei tentado a fazer isso depois que "The Never Ending Story" foi usada nos grandes programas de TV americanos no ano passado, incluindo, é claro, a inclusão da música em "Stranger Things" da Netflix. Os streams da música no Spotify aumentaram de 300.000 downloads por mês para 1,5 milhão, e pensei que as pessoas poderiam se interessar por alguma música nova. Você sabe, na vida, as oportunidades não surgem com muita frequência, e eu tinha que "agarrar" essa. Então achei que tinha que tentar, porque escrever músicas, tirar algo da sua cabeça e do seu coração, é algo que você nunca esquece. É como andar de bicicleta ou aprender a nadar: depois de aprender, depois de passar por esse processo, você nunca mais esquece e é muito fácil.

 

Limahl - "Still In Love"
Single lançado em 05/06/2020

  

O que você tem a dizer sobre "The Never Ending Story"? Como você se sente ao ouvi-la hoje? Como você se sente sobre isso em geral ?

Bem, é muito especial. É muito especial porque, em primeiro lugar, era importante para mim provar meu valor como artista solo depois que Kajagoogoo me demitiu em um telefonema - você sabe disso? Portanto, conhecer o compositor e produtor italiano Giorgio Moroder no Japão, em 1984, foi uma bênção. E então ele me pediu para voar para Munique (Alemanha) para testar minha voz na música e, claro, ela alcançou o número um em todo o mundo. E aqui estou eu, mais de 35 anos depois, e a música está ressurgindo por causa de "Stranger Things" da Netflix, então não tenho nada além de respeito pela música. E, claro, tenho ótimas lembranças. O que a mantém fresca, para mim, é a reação das pessoas... elas tem memórias importantes ligadas a essa música. Elas lembram de seus primeiros beijos ou de suas primeiras férias, ou de suas primeiras danças em um casamento - tudo isso me contaram. Então, essa música marcou e continua marcando as pessoas com coisas boas. 

...A música dos anos 80 está sendo valorizada novamente hoje, - quando eles a usam em programas de TV importantes, encorajam também as estações de rádio a continuar tocando. E, claro, vemos eventos dos anos 80 acontecendo em todo o mundo, festivais e shows de estações de rádio, festas temáticas dos anos 80, eventos corporativos ou algo assim - todas essas coisas que também me convidam para ir... e não estou reclamando ... Eu estou feliz!...

 

O trecho da entrevista com Limahl foi retirado do site: "The Shortlisted Magazine" (2020)

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Definitivamente tenho um carinho enorme por "The Never Ending Story", pois tanto a música como o filme traduzem toda a emoção, magia, inocência e a atmosfera dos anos 80. O filme é muito bom, mas causou muita polêmica também pois a sua adaptação não ficou nada fiel ao livro, apesar de ainda assim agradar boa parte do público. 

O autor da obra literária, Michael Ende, morreu processando a produção do filme e solicitando que seu nome fosse retirado dos créditos! O autor exigia a mudança do título do filme, acreditando que não deveria mais ter o mesmo nome de seu livro, já que deixou de explorar muitos eventos presentes na obra. Penso que seria impossível fazer um filme totalmente parecido com o livro, pois a história original é muito mais longa e detalhada... Mas bom ou mau, este é um clássico que ficará eternizado (assim como diz o seu título) em nossos corações, com seus valores humanos intensificados de uma maneira leve e reflexiva, nos levando ao mais profundo ser e nos induzindo a rever conceitos, buscas e emoções.

A trilha sonora traz mais graça e beleza ao longa, combinando perfeitamente com alguns diálogos reflexivos e nos deixando profundamente tocados, como "Nunca desista, e a sorte irá ao seu encontro", ou "As pessoas sem esperanças são fáceis de controlar. E quem tem o controle, tem o poder", ou ainda "Quem não luta contra a tristeza acaba afundando". São diversos diálogos esplêndidos, metáforas inteligentes e tão verdadeiras, que vale a pena analisar cada uma.

Outra coisa que me chamou a atenção, é a história do começo da carreira de Limahl, onde notamos que ele já seguia esses ideais e princípios que o longa nos retrata, bem antes mesmo dessa sua estreia nos cinemas. Lembrem-se que o cantor nunca desistiu de seus sonhos, até mesmo quando foi demitido pelos integrantes de seu grupo. Limahl acreditou em si, foi tentar a carreira-solo e encontrou a sorte quando conheceu o respeitado produtor Giorgio Moroder (seria ele, o Dragão da Sorte de Limahl?), dando à ele o maior sucesso de sua carreira e o topo dos charts. Fantástica essa relação, não é mesmo?

E a trilha sonora é imbatível! Ela tem o cheiro e as cores dos anos 80, além de nos realçar uma vontade imensa de voar nas costas de um Dragão da Sorte, sentindo aquele vento sobre os cabelos enquanto observamos toda a paisagem e a beleza de Fantasia.

 

 

Conecte-se

com Limahl:

Limahl: Site Oficial

 

 

 

"Nunca desista, e a sorte irá ao seu encontro"

 

9 comentários:

  1. Ótimo texto, parabéns! Curti muito a informação e as curiosidades.

    ResponderExcluir
  2. Amei,me fez ir de encontro ao passado,em um mundo onde vivi nos meus sonhos:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo saber disso amigo! Meu objetivo mesmo... Grande abraço !!

      Excluir
  3. Muito obrigado por mencionar nossa entrevista, Rikardo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que lhe agradeço em nome de todos os fãs dessa eterna música. Abraço!

      Excluir
  4. eu tenho 36 anos e nunca tinha ouvido essa música, até uma semana atrás agora estou apaixonada nessa música já escutei centenas de vezes🥰🥰🥰

    ResponderExcluir
  5. Ótimo texto,ótimas informações

    ResponderExcluir
  6. Excelente trabalho jornalístico para nós leitores brasileiros

    ResponderExcluir