quarta-feira, 21 de outubro de 2020

PLAYAHITTY - O PROJETO DE EURODANCE JÁ FEZ SHOWS NO BRASIL EM 1995

HÁ PRATICAMENTE 25 ANOS, A MODELO FELINE VEIO AO BRASIL REPRESENTAR O PROJETO PLAYAHITTY 

Divulgação da época - Show Playahitty - 17/11/1995
Imagem cedida por Sergio Silva

O italiano Playahitty visitou o Brasil em novembro de 1995... Quem viveu esse momento? 

Pois é, aconteceu bem na época do sucesso de "1,2,3 (Train With Me)", porém eles já tinham uma outra música muito famosa mundialmente, "The Summer Is Magic" (1994), que também foi um estrondo nos clubs e rádios no ano anterior.

Nessas apresentações do Playahitty, o público viu uma bela modelo dublando nos palcos, pois a voz verdadeira nesses dois contagiantes singles é da cantora italiana Giovanna Bersola (Jenny B), que nunca apareceu frente ao Playahitty ou qualquer outro projeto noventista. 


Playahitty - "1, 2, 3! (Train With Me)"/ "The Summer Is Magic" (LIVE Bravoshow 1995)
Obrigado ao Stefano Maiolo pelo vídeo postado!
Essa apresentação aconteceu na Alemanha, e basicamente 
foi algo parecido que os brasileiros assistiram por aqui


Também é a voz de Jenny B nos hits "The Rhythm Of The Night" do Corona, "Take Me To Heaven" do Nevada, "Closer To Me" do Libra"You And I" do J.K. e "Lady Dont Cry" do Red Velvet, além de outras dezenas de faixas clássicas do gênero. Ou seja, a mulher arrebentava com seu vozeirão e todas essas músicas se tornavam hits mundiais. 

Como Jenny B não era uma cantora fixa de nenhum projeto, ela não aparecia nesses vídeos, assim como também não estava nas capas dos discos e apresentações do Playahitty. Quem exercia a imagem do Playahitty eram as modelos Marion Zhapa e Feline, dupla que só "enfeitava" os palcos e entregava ao público alguns playbacks (assim como as farsas Whigfield, Corona, Randy Bush, Milli Vanilli...).

Confesso que na época, eu achava que eram todas músicas "da Corona", justamente pelo motivo da cantora ser a mesmíssima. E pensando bem, eu não estava totalmente errado por ter essa concepção, embora estivesse sendo incentivado a acreditar numa mentira...


Feline (Playahitty) com um espectador brasileiro em seu show no Paraná, em 1995
Foto cedida por Sergio Souza



Playahitty - "1, 2, 3! (Train With Me)" (1995)
Video Oficial


Quando o mega-hit "The Summer Is Magic" explodiu em 1994, quem apareceu no vídeo oficial do Playahitty foi a modelo Marion Zhapa. Não sabemos quais os motivos levaram a sua substituição, mas em 1995 Feline tomou a frente do projeto e já apareceu dublando "1,2,3! (Train With Me)", que era single novo dos italianos. As modelos são de fato bem bonitas, porém nunca foram cantoras profissionais e nunca gravaram no Playahitty (e talvez em nenhum outro projeto ou grupo).

Marion Zhapa sempre foi dançarina e atua na dança até os dias de hoje. Ela trabalhou em grandes escolas de dança parisienses (Paris-Centre, Le marais, Studio Harmonic ...) e com isso sempre se esbarrou com grandes nomes da música, participando também de alguns programas de TV. 


Playahitty - "The Summer Is Magic" (1994)
Video Oficial


Marion Zhapa foi coreógrafa de Johnny Hallyday (cantor francês falecido em 2017), em seguida ela conheceu o coreógrafo Olivio Sarrat e criou a sua própria companhia de dança flamenco na Espanha. Ela é conhecida também por ser uma atenciosa professora, pedagoga, e uma inspirada coreógrafa que conhece as limitações de artistas que cantam e dançam ao mesmo tempo. Ela trabalha atualmente na escola de dança Broadway Dance Factory e mora na França.

Sobre a modelo Feline, segundo alguns dados da época, é brasileira e nascida no Rio de Janeiro, contudo não existem registros que evidenciam essas informações, então é recomendável não se apegar muito a isso (talvez seja apenas mais uma invenção de seus produtores).


Marion Zhapa, a primeira modelo do projeto

Provavelmente, os fãs que assistiam aos vídeos e performances "ao vivo" do Playahitty não entendiam muito bem o que acontecia ali, pois inicialmente quem aparecia era Marion Zhapa, que depois foi substituída por Feline, contudo, a voz do projeto não mudou e continuou sendo a mesma (?). Os pagantes pelos ingressos deviam pensar "Poxa vida, onde eu tô? Oque está acontecendo?! Quem é a cantora??"


A TRAJETÓRIA DO PLAYAHITTY

Marion Zhapa, Feline e Giovanna Bersola

O Playahitty esteve ativo entre os anos de 1994 e 1998, e foi um projeto produzido por Emanuele Asti, em colaboração com Stefano Carrara.

O nome "Playahitty" deriva da união da palavra espanhola "playa" (praia) e "hit" (sucesso), tendo o seu objetivo de assumir o significado: "sucesso de praia" ou "hit do verão". Ao todo este projeto teve 5 músicas lançadas, mas apenas esses dois primeiros singles foram bem sucedidos.


CD-Single: Playahitty - The Summer Is Magic 

Ano : 1994


CD Single: Playahitty - 1,2,3 (Train With Me)

Ano : 1995


O produtor do Playahitty, Emanuele Asti, com a modelo Marion Zhapa, em 16/03/2011


Além de Marion Zhapa e Feline, outras modelos também são mencionadas como front-ladys do Playahitty, são as desconhecidas Sandra e Gabrielle, que provavelmente foram adicionadas para divulgar as músicas que vieram posteriormente: "I Love The Sun" (1996), "Another Holiday" (1997) e "The Man I Never Had" (1998).

Não tenho absolutamente nada contra as modelos, mas fatos são fatos. Elas não são cantoras e não gravaram nenhuma música do Playahitty, e dizer a verdade não é denegrir ninguém. Portanto, fãs de belas modelos, fiquem tranquilos! Entendo também a necessidade dos produtores de recorrerem às modelos, visto que a cantora original não poderia se apresentar no projeto, mas isso não muda a verdade: Que elas apenas dublavam a verdadeira vocalista, independente se os shows eram animados, se elas eram simpáticas, divertidas, e etc. O carisma, a simpatia e a educação não transformam modelos em artistas. Simples assim.


PLAYAHITTY 2020

Não se sabe o que Feline anda fazendo e como está atualmente, mas Marion Zhapa ocasionalmente reaparece dublando "The Summer Is Magic" em alguns festivais pela Europa:


Festival de Dance anos 90, em 31/08/2019


Stefano Carrara
Em 11/08/2020
Músico que colaborou com os arranjos e composições do Playahitty. Ele continua na música, produzindo e também tocando ao vivo em alguns espetáculos. Ele toca instrumentos, como contrabaixo e sintetizador para variados artistas italianos.


O produtor Emanuele Asti, também continua no ramo musical. Em 2016, ele fez uma nova versão para o hit do Ondina - "Into The Night", que é uma música do ano de 1996 e produzida originalmente por John Oakfield.

-Leia mais aqui sobre o Ondina e sua misteriosa vocalista.

-Conheça também a página de Emanuele Asti (Conte Max) no Facebook, onde ele posta suas novidades e lançamentos.


JENNY B: A VERDADEIRA ARTISTA QUE NÃO APARECIA AO PÚBLICO

Giovanna Bersola aka Jenny B

Giovanna Bersola (20 de julho de 1972) nasceu em Catania, na Sicília, e é filha de mãe siciliana e pai senegalês. No Playahitty ela apenas cantou "The Summer Is Magic" e "1,2,3! (Train With Me)", já nas demais músicas do projeto são outras vocalistas desconhecidas. 

Jenny B foi uma das mais requisitadas cantoras de estúdio da Itália, então por essa razão não se "prendia" a nenhum projeto e também não aparecia nos videos, capas de discos e cantando ao vivo nesses shows. Resumidamente ela apenas "vendia" a sua voz como um "produto" aos produtores de eurodance. Quando esses singles se tornavam hits mundiais, então esses produtores tinham que correr atrás de alguma modelo para representá-lo, como fizeram com Marion Zhapa e Feline. Afinal, ninguém quer perder a chance de lucrar, não é mesmo? Independente se os fãs sabem ou não da verdade, o importante é arrecadar o máximo que conseguir... Então, dá-lhe shows fakes no povão!!

Enquanto isso, Jenny B partia também para muitas gravações com outros produtores, e assim conseguiu estabelecer fortemente o seu nome entre as grandes vocalistas mais produtivas da Dance Music. 

Devido ao seu grande talento e linda voz, Jenny B ganhou em 2000 o prêmio de melhor vocalista feminina e também o prêmio de imprensa, no festival San Remo. 

No vídeo abaixo, você pode conferir um pouco dos excelentes hits que Jenny B gravou no eurodance:


Apenas uma pequena amostra do grande potencial de Jenny B, 
ainda faltaram muitos outros sucessos...

Já em 2012, Jenny B se apresentou numa parceria com Rudeejay, num show da Radio Stop Festival (Marina di Cecina) cantando pela primeira vez ao público os hits do Corona e Playahitty (imagino que a modelo brasileira Olga de Souza deve ter suado frio nesse dia). 

Depois de uma mudança para Nova York, onde se apresentou cantando jazz e funk, Jenny B deu uma pequena pausa em sua carreira. Em 2015, o músico Trevor Thwaites ouviu falar a seu respeito e levou-a de volta aos holofotes, com apresentações no Auckland Jazz & Blues Club.

Em 2017, Jenny B iniciou um novo negócio para ajudar artistas a melhorar suas apresentações, ministrando aulas para pessoas que desejassem se tornar grandes artistas.


Jenny B - A voz real dos hits do Playahitty

Atualmente, ela segue cantando e se empenhando muito à música, mas infelizmente não se dedica muito no ramo da Dance Music, como fazia nos anos 90. Ela se aventura mais em outros gêneros, como o pop e o jazz, inclusive, cantando também em italiano. 

Recentemente o grupo de hip-hop Black Eyed Peas lançou uma música chamada "Ritmo", que traz o sample vocal de "The Rhythm Of The Night" do Corona, então Jenny B comemorou em suas redes sociais:


"É a minha voz!"



Sinceramente eu não gostei muito dessa nova música do Black Eyed Peas, mas ao menos podemos ver que a música original ainda continua rendendo bastante, mesmo depois de quase 30 anos... 

Bacana também ver a cantora empolgada e honrada com essa abrangência que tomou o seu trabalho...
Sucesso sempre à ela!!!


22 comentários:

  1. Passou da hora de lançarem um best of da Jenny B. com todos esses hits e com ela na capa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Italo! Seria fenomenal, mas os direitos autorais das músicas são de diversos produtores e gravadoras...para reunir num "The Best Of" acho que daria trabalho... mas com certeza, iria ser sucesso!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. No Spotify tem um álbum The Best of Jenny B.
      Muito bom.

      Excluir
  2. Os italianos faziam uma bagunça com esses projetos! Trocavam de modelo e mantinham a mesma vocalista (como em Playahitty), ou trocavam de vocalista e mantinha a mesma modelo (no caso do Corona). Eles realmente subestimavam os fãs do gênero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge, era uma bagunça mesmo, e para eles o importante era lucrar rs. Pelo menos as músicas são boas e estão aí até hoje, agora clássicas do eurodance...

      Excluir
    2. Não sei se você sabia, Rikardo, mas a Marion Zhapa também aparece dublando no clip coming back do DJ Dado. É muita bagunça mesmo, né??? (lol)

      Excluir
    3. É verdade Jorge Luiz Cardoso, Marion Zhapa participou desse video (dublando mais uma vez)... quando vi esse video pela primeira vez na VHS "TV Dance 3", eu não conhecia ainda o video de Playahitty - "The Summer Is magic", mas quando pude ver esse tal video no início dos 2000's, reconheci na hora a modelo, de tanto que assisti ao vídeo "Comming Back" do DJ Dado.

      Excluir
    4. Pra mim foi a mesma coisa, vi tanto o clipe Comin' Back do DJ Dado no VHS do TV Dance 3 com a Marion (agora sabendo o nome, graças a esta matéria), mas nunca tinha visto o clipe "The Summer Is Magic" do Playahitty. E no dia que assisti e vi a modelo reconheci na hora.

      Excluir
  3. Fiquei conhecendo o seu blog pelo canal do youtube "Coisa de velho" e cara...nem sei por onde começar! Entre os anos 2000 a 2007 eu tive um blog exatamente com o tema igual ao seu, se chamava 4 the music sounds, onde me dedicava a falar de música eletrônica e falar sobre artistas de Eurodance, aonde eles estavam no momento entre outros posts.

    O blog era movido pela paixão, nunca ganhei um centavo com ele, porém o ápice foi quando uma rádio de Brasília entrou em contato comigo, pedindo autorização para usar os meus posts em um programa deles chamado "Novamente 90" - e claro que sempre dando os créditos e link para o blog. Inclusive cheguei a participar em um dos programas onde fui praticamente o tema dele, sendo identificado como o autor das matérias.

    E cara, ver em pleno 2020, alguém se dedicando ao tema com o mesmo empenho que eu tinha é...sei la, louco, sinto como se estivesse lendo o meu antigo blog rs

    O post final dele foi muito especial pra mim...faziam meses que não escrevia e sentia que não tinha mais a mesma energia, porém estava começando com o meu projeto de música eletrônica, então acabou sendo algo poético pra mim. Escrevi toda importância da música na minha vida, porque gostava de escrever e como fazia sentido fechar o blog no momento que finalmente criava as minhas próprias músicas. Me abri por completo mesmo não sendo lido por ninguém e não minto que fiquei meio chateado em ver em quase 6 meses menos de 20 visualizações do texto e nem mesmo o povo que ia brigar pelos artistas nos posts temáticos entraram em contato comigo por email (tinha um cara que era eu postar algo da Whigfield ele brotava com toda fúria, questionando o que eu postava ela ia eu rebater ele com todas as fontes de pesquisa...)

    Enfim, acho que nem você esperava um comentário random assim, mas queria deixar claro o como fiquei feliz em ver esse tipo de conteúdo ainda sendo produzido, e que continue por anos e que sua história aqui seja diferente da minha no 'meio blogueiro'

    Grande abraço !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal a sua mensagem amigo! Deveria ter continuado com o seu blog, ou ao menos deixado ele disponível para que outras pessoas pudessem ler até onde você parou... Eu vejo que o público que é fã de eurodance é muito carente de informações, então eu fico muito feliz quando chega alguém com um blog novo, ou canal novo divulgando a cena... eu jamais enxergo essas pessoas como rivais ou concorrentes, mas infelizmente eu sinto que muitos donos de blogs, sites e canais no youtube ficam incomodados quando chega alguém novo. Estamos aqui para somar e eu sinto alegria em ver novas pessoas divulgando o nome do Eurodance Anos 90.
      Sim, tem ainda esse fanático pela modelo do projeto Whigfield, que às vezes aparece furioso ameaçando de processar as pessoas que dizem que sua modelo não canta...kkkk Nem compensa debater com um retardado igual esse. Grande abraço e obrigado pela sua mensagem!

      Excluir
    2. Então cara, como comentei deixei quase 6 meses o site no ar antes dele cair, pois naquele momento eu estava pagando domínio e hospedagem - estava saindo uma grana do meu bolso que, apesar de ser por um hobby, estava pesando a grana junto com a desmotivação e a falta de visibilidade. E quando aparecia alguém era pra estressar - vide o animal que enchia o saco pela Whigfield.

      Tenho os textos guardados em algum canto do pc, pois mantive esse arquivo. Por um lado da dó de ter parado de escrever, assim como ter perdido o domínio pois mesmo não sendo um nome muito original eu penei pra pensar nele rs

      Tentei voltar a escrever, mas novamente, o blog já está parado desde abril. O foco não é mais Eurodance, queria escrever sobre o que gosto o que claro inclui música, segue o link só por curiosidade - https://mestrefalou.blogspot.com/ - Ironicamente foram nos posts com esse tema que tive mais comentários rs

      Acho que não tenho mais a energia para pesquisar, mas foi muito bom ver que há quem esteja correndo atrás e fazendo acontecer ! O mundo do eurodance é riquíssimo, e tem muita verdade ai que o grande público precisa conhecer. Não para desmerecer as músicas, mas que é mais interessante curti-las sabendo o que houve e , em vários casos, quem realmente esteve cantando rs

      Já passei teu link pra vários amigos, sucesso cara e saiba que tem mais um leitor agora !



      Excluir
    3. Ah sim, eu te entendo perfeitamente, se você pagava pelo domínio do blog eu acho que foi a melhor opção mesmo. Por este blog eu não pago nada, mas ainda existe essa opção de comprar o domínio.... como o futuro dele é incerto, deixarei como está mesmo....

      O blog irá fazer 3 anos em dezembro, mas eu sinto que estou cada vez mais sem tempo...porém, por mais que um dia eu desista de escrever, eu acho que jamais vou deixar de pesquisar, a curiosidade aqui fala muito alto...

      Assim como você, eu também gosto muito de escrever, e o assunto inicial do Blog nem era eurodance, era mais sobre rock, new wave, sinthpop e pop 70,80,90 (eu também curto muito esses gêneros, principalmente rock), mas eu senti que chamei mais a atenção falando sobre eurodance, por isso foquei mais nesse nicho... Já existem vários sites e portais sobre rock e outros estilos que citei, mas sobre eurodance não tem muitos sites que realmente informam o leitor, pois o próprio gênero tem muitas informações escondidas... então, quando eu escrevi o meu primeiro artigo sobre eurodance teve muito mais acessos que meus outros artigos ...

      Foi bem prazeroso falar sobre este gênero que tanto fez (e faz ainda) parte da minha vida, então devido também as visualizações continuei só falando de eurodance no Blog.

      Eu não desmereço as músicas, mas falo as verdades e as partes negativas também... Por exemplo: as músicas são ótimas e marcantes, mas teve muita farsa também... como tudo nessa vida, nem tudo é perfeito...
      Muitos fãs ficam irritados quando toco nesse tema, pois para eles falar sobre isso é denegrir o gênero, rs. Para que eu possa satisfazer esses "peter pans" eu teria que abafar o caso, e não divulgar, rs. Principalmente esses escandalosos fãs de modelos, como o fanático de Whigfield que está em todos os blogs, canais e sites da internet procurando algo sobre a sua "diva" do playback.

      Eu gosto do eurodance, de todas essas músicas com modelos farsantes, e de todos os projetos cheios de gambiarras, mas que foram sacanas, ah eles foram sim! E eu não vejo problema nenhum em falar sobre isso... Se o pior já foi feito por esses músicos, pq falar sobre o assunto é errado? Os fãs me criticam mas eles não falam nada sobre essa prática desses artistas, rs.... Apenas dizem que isso era normal na época, poxa...mas se era tão normal, pq se incomodar tanto?? Esses fãs são meio doidos e muito hilários, rs.

      Obrigado também por divulgar o Blog aos seus amigos! Desejo boa sorte ao seu novo Blog!!!
      Abraços!!

      Excluir
    4. Não recebo notificação da resposta, desculpe a demora. Então cara, mesmo sabendo das farsas a música continua boa, vai falar que Black box é ruim por exemplo ? Não tem como...o negócio é só não ver a apresentação ao vivo deles na época pois é de uma vergonha alheia desgraçada kkk

      Tem que dar o crédito a quem merece e infelizmente aceitar que rolava muita patifaria, o que não pode é ser tapado e negar fatos. E cara, só de curioso fui ver seu post da Whigfield e me espantou que ainda existe louco que se doí pela modelo. E povo discutindo contigo, mano, era exatamente isso que eu passava, inacreditável !! Só não encontrei o cara que me enchia o saco lá, senão ia chegar na voadora com dois pés no meio da conversa kkkk

      Entendo muito bem o que diz sobre o tempo pra escrever, da trabalho cara. Não vou desmotivar apesar de ter passado por isso, pelo contrário, acho importante com que essa cena 'blogueira' de eurodance tenha seus representantes. Uma alternativa, que até eu mesmo pensei em considerar, é fazer podcast, já pensou nisso ?

      Pois Youtube tem uma complexidade que toma mais tempo que escrever e tem variáveis que afetam na qualidade e percepção de quem está vendo. Já um podcast, tendo um microfone basta, o papo vai longe e, pelo menos pra mim, tratar o som é muito mais tranquilo. Pode ser uma alternativa pra não deixar o seu trabalho parado :D

      Excluir
    5. Fala amigo, blz? Só agora que vi a sua mensagem aqui... Desculpa! Então, esse cara escreveu também no artigo sobre Whigfield, mas como "anônimo", depois eu apaguei os comentários dele pois só tinha delírios. Conversei com ele esses dias e expliquei que não tenho nada contra ele, nem com a modelo. Ele ficava respondendo aos meus comentários no Youtube, "forçando" (como sempre) que a Sannie é a voz do Whigfield, aí eu disse para ele não fazer mais isso...se ele quer acreditar na mentira, que por favor, acredite sozinho e não entre em contato comigo, que não responda aos meus comentários, pois eu não sou ingênuo e assim como todos, eu sei de toda a verdade. Nós entramos num acordo de paz, afinal não compensa ficar se desgastando.... nem eu e nem ele também...nada vai mudar mesmo, né? Ele vai continuar acreditando numa coisa e eu em outra, então é perder tempo... Respeito ele pois é um fã dedicado de longa data, e fã valoriza o seu ídolo e também deve sofrer muito eles, ainda mais esse em específico, que foi enganado... Desejo tudo de bom e ele seja feliz.

      Podcast? Não sou muito bom em falar...nunca fui...rs
      Mas é uma boa opção para quem quer divulgar a música Dance... eu acho legal todos esses leques de opções, mas eu odeio falar em público, nem quando é apenas a minha voz kkkkkkkk

      Grande abraço!

      Excluir
  4. Agora postando algo sobre a matéria, olha que coincidência desgraçada, semana passada postei no meu perfil a Telex - Moskow Diskow fazendo um desafio fácil de que música havia sampleado o começo dela !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também escrevo um Blog sobre o gênero, mas nada tão impactante como o Blog do Rikardo. Adoro ler as postagens do Blog do Rikardo e acompanho os canais no youtube sobre o assunto, sendo que o meu preferido é O Som do k7, do Eric Rizzatto. Abaixo está o link do Blog, caso queira acessar por curiosidade. Escrevendo esse Blog é que vi o trabalhão que dá, mas faço por puro hobby. Acho que não vou levar muito esse projeto para frente, mas até agora ainda tenho ânimo para escrever. O Rikardo é minha inspiração como blogueiro sobre dance music.
      https://jlcproject.blogspot.com/2020/07/apresentacao-do-blog.html

      Excluir
    2. Que legal, eu não sabia que você tinha um blog Jorge Luiz Cardoso!! Legal ter mais alguém escrevendo sobre o gênero!! Obrigado também por ser a sua inspiração como blogueiro. Abraços

      Excluir
  5. Rikardo, parabéns pelo seu trabalho e dedicação em trazer a verdade por trás desse mundo fascinante que é o da música. Leio e releio as postagem sempre que posso e uma coisa eu sempre vou dizer: quem ainda insiste em criticar o Milli Vanilli, tem de lavar a boca com sabão e ler o seu blog antes. Mais uma vez, parabéns!!

    ResponderExcluir
  6. Excellent post !
    I thought that was Jenny B voice too on "I love the Sun" of Playahitty . When i listen it again , it sounds very like Jenny Voice . What do you think about that ?

    ResponderExcluir