quarta-feira, 14 de outubro de 2020

JAIR & VANISE - "THE STORY OF ME AND YOU" (2020)

É amigão...O ano está acabando... E você? Já deixou a sua marca em 2020? A dupla brasileira de irmãos Jair & Vanise está fazendo isso com a música "The story of me and you", lançada internacionalmente pela gravadora alemã DMN Records. 

Aliás, você já conhece essa faixa?

Jair & Vanise - "The story of me and you" (2020)


Quem é acostumado a acompanhar a cena Dance com certeza já ouviu falar na DMN Records, que tem investido pesado no gênero e divulgando alguns dos maiores artistas que foram produzidos ou licenciados pela gravadora. Atualmente a DMN apresenta em seu cast artistas importantes como B.G. The Prince Of Rap, Ice MC, Lane McCray, CB Milton, Linda Rocco, Lori Glori, Corona, Regina, Rozalla, 20 Fingers, The Outhere Brothers, e muitos outros nomes conhecidos, apenas para você ter uma ideia do quanto que a gravadora está focada e apostando no eurodance em pleno ano de 2020.

Com esse olhar voltado ao Dance, a DMN também promoveu algumas músicas da dupla gaúcha Jair & Vanise, como esse último trabalho intitulado de "The story of me and you", uma produção totalmente nacional e lançada inicialmente em fevereiro de 2020 (até então, por um selo independente).

"The story of me and you" é bem no estilo Ace Of Base, trazendo aquela batida clássica conhecida também como "Bobo Beat" (termo que faz referência aos hits de DJ Bobo, como "Everybody" e "There Is A Party"). Os vocais são dos irmãos Jair Nardon dos Santos e Vanise Santos, que começaram a cantar ainda na infância. "Nós cantávamos na igreja com o nosso pai", disse Jair ao nosso Blog.

Jair escreveu e produziu "The story of me and you", assim como todas as outras músicas lançadas pela dupla, e disse ainda que estão em atividades desde 1994. 
Quer saber quais são as inspirações da dupla para fazer suas músicas? O músico disse que a inspiração vem totalmente da Dance Music Européia, principalmente da banda Ace of Base e da super cantora Giovana Bersola (Jenny B).


A dupla brasileira que canta Dance Music desde 1994:
Vanise Santos e seu irmão Jair Nardon dos Santos

A primeira vez que alguém comentou comigo sobre essa dupla da cidade de Alegrete / RS, foi num comentário da página DJ Sound - Dance Music Raíz, mais especificamente numa postagem de aniversário da cantora carioca Gottsha. Essa pessoa era Gerson Cardoso, que fez uma propaganda bem convidativa sobre a dupla gaúcha, então tive que conferir com meus próprios ouvidos a música deixada por ele em seu comentário. 

Depois de poucos dias, o amigo Cassiano Anderson também me recomendou "The story of me and you", e ainda citou que já havia incluído a faixa na programação de sua rádio online Radio Energia Dance.

Gostei bastante dessa música, inclusive da letra... que exala o romantismo assim como muitos clássicos que ouvimos e dançamos nas vozes de Double You, Nicki French, Alexia, Haddaway, e tantos outros artistas da saudosa década de 90. Você se sente levemente embalado nessa sútil letra, que em alguns trechos diz:


"Eu não posso esquecer o jeito que você costumava me beijar

E do seu sorriso que ainda me mantém vivo

Porque eu tenho você bem no fundo do meu coração

Querida, seu amor é tudo que eu preciso

Você é uma parte de mim"


J&V "Tell Me Why" - The Album (2016)

Essa nova música "The story of me and you" lembra muito também as produções do Randy Bush... Você se lembra desse projeto italiano? Pois é, aqueles produtores também se inspiraram muito no quarteto Ace Of Base, de maneira que chegava a impressionar e fazer muitos confundirem com as músicas da própria banda sueca.

No caso de Jair & Vanise, o que mais me impressiona é ver dois brasileiros trabalhando na Dance Music... É até surreal encontrar alguém fazendo esse tipo de música aqui no Brasil, afinal, todos sabemos que este é um país que nunca valorizou muito a categoria, então logo deduzimos que essa dupla deve realmente amar muito o que faz. Com certeza não é nada fácil se dedicar a algo e depois não ver o retorno do público, da imprensa e do mercado fonográfico. 

Jair também deu a sua opinião sobre essa triste realidade:

"No Brasil falta mais apoio do público. Sempre existiram muitos projetos bons de eurodance mas ficaram limitados às suas regiões. Muito difícil fazer dance music por aqui, pela falta de apoio do público e da mídia em geral. Todo mundo trata a eurodance como um estilo que já foi; uma coisa do passado". 


Produtor, compositor e cantor Jair Nardon dos Santos

Sobre as expectativas em relação ao futuro, Jair diz:

"Sem muitas expectativas para o futuro. Deixando rolar... no cenário atual não se sabe o que pode acontecer, só Deus sabe. Mas em relação a nossa música, esperamos atingir o máximo de pessoas possível."

Perguntei também se eles já pensaram em desistir do gênero e partir para um outro que fosse mais aceito ou rentável, então ele nos respondeu:

"Desistir não, até porque fazemos eurodance porque realmente gostamos, nos sentimos realizados em poder concluir qualquer projeto nosso. Nem que seja apenas para nós mesmos, para simplesmente sentarmos e depois ouvir ou dançar. Eu que sou o compositor e produtor não faço música pensando nos outros ou só no sucesso. Faço por mim mesmo e porque me sinto bem."

Jair, que é muito fã de euro-ragga e Ace of Base, ainda citou que a dupla tinha convites para se apresentar numa turnê pela Europa, mas que a pandemia atrasou as coisas e que agora ele não sabe qual será o futuro desses shows.

Sobre seus fãs gringos, você pode vê-los se manifestando pelas redes sociais, principalmente em seus comentários no Youtube. Segundo o próprio Jair, a música que esses fãs internacionais mais gostaram da dupla, até agora, é "Fly".


"Nosso projeto é 100% verdadeiro" - Jair Nardon dos Santos

Perguntei à ele oque acha desses projetos fakes da Dance Music, que escondiam os verdadeiros cantores e mostravam apenas as modelos que fingiam cantar, se ele não concorda que isso também prejudicou o gênero, pois com essa prática desonesta a Dance Music acabou sendo muito ridicularizada - e assim longe de ser levada a sério pelos empresários, investidores, e pelo próprio público em geral, então ele complementou:

"Ah, sim! Com certeza isso prejudica muito o estilo todo. Acredito que, não tanto pelos artistas (modelos), mas pelos produtores que costumavam fazer isso. Usar pessoas para interpretarem ou dublarem apenas nos projetos... infelizmente isso tirou muito a credibilidade da eurodance mundialmente. No nosso projeto é tudo 100% verdadeiro e nosso. Sou bem a moda gaúcho. Sou até meio chato com isso. Não gosto de muita gente em volta dando palpites. Se não for pra fazer tudo do nosso jeito, já nem faço nada. Até já aceitei cantar para outros projetos europeus mas tinha que ter meu nome creditado, autoria e com minha foto também."

Para as pessoas que gostaram de "The story of me and you"Jair menciona que poderão gostar também de faixas como "Save me!", "Fly" "Feel the rhythm".

Vanise Santos, a voz feminina do projeto gaúcho

Pois é, se você acha que a Dance Music é uma coisa antiga, ou que só teve relevância nos anos 90, é melhor começar a rever seus conceitos pois o gênero continua vivo, com bons artistas e ótimos lançamentos, porém, necessitando ainda de espaço nas mídias e do apoio de seus ouvintes, DJ's e empresários de rádios. 

Acho que é bacana ouvir os clássicos dos anos 90, mas penso que não é muito saudável ficar preso apenas no passado e nos "flashs backs" da vida, pois é necessário viver o momento atual e prestigiar também todos esses artistas que continuam aí em atividades, apostando e fazendo a Dance Music com muita garra e paixão. 


Parabéns ao Jair e à Vanise, desejamos boa sorte e bastante reconhecimento à dupla!

Obrigado também por optarem pela Dance Music!!


Conecte-se com Jair & Vanise

5 comentários:

  1. Passei a conhecer a dupla somente agora em seu blog. Ouvi a música The story of me and you e gostei muito. Me lembra muito a década de 90.

    ResponderExcluir
  2. Show de bola a matéria, obrigado por ter citado meu nome meu amigo, vivi muito a década de 90 trabalhando com sonorização mas só à pouco tempo vim a conhecer essas feras... todo sucesso a eles e a vocês q mantém viva a chama da eurodance... grande abraço!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Gerson! Eu que agradeço por ter citado a dupla! Abração!

      Excluir
  3. Adoro as músicas do J&V... A minha preferida é In Your Mind, Jair é uma pessoa muito simpática e a voz de Vanise é maravilhosa!

    ResponderExcluir