A música "Stay In Love" foi uma das mais tocadas nas danceterias e rádios de todo o Brasil no início do ano de 1998. Naquela época, não tinha uma pessoa que não "caía na gandaia" ao som de Mon A Q.
Atenção: Toda pesquisa, entrevista e texto digitado abaixo pertencem à Rikardo Rocha. Caso você ver este conteúdo em algum site, fórum, youtube, ou qualquer outra plataforma, saiba que foi copiado daqui. O dono do blog não autoriza o compartilhamento das informações postadas abaixo sem o seu consentimento. Para maiores informações, clique aqui.
-RIKARDO ROCHA
Por mais incrível que pareça, essa música foi lançada originalmente em 1996, sofrendo de um grande “delay” para chegar ao Brasil. Pois é, realmente rolou toda essa demora, mas quando chegou ao nosso país logo ganhou a preferência por parte de muitos DJs e ouvintes brasileiros de Dance Music.
O projeto chamava-se Mon A Q, mas ninguém tinha certeza sobre a sua pronúncia pois alguns locutores da Jovem Pan o chamavam de "Monaqui", enquanto que outros profissionais o chamavam de "Monequiu". No entanto, a única certeza que tínhamos era da sua grande popularidade entre todos. “Stay In Love” realmente bombou no primeiro semestre de 1998, saindo também em diversas coletâneas de Dance Music, tanto da Paradoxx Music quanto da Spotlight Records (as duas companhias aparentemente tinham os mesmos direitos, pois lançaram a faixa em diversos CD’s, como "Hot Nive Seven Vol. 7" e "Ritmo da Noite Vol.7", respectivamente dessas duas gravadoras).
O INÍCIO DO MON A Q
Tudo começou quando a vocalista estava trabalhando na cidade de Tampa (estado americano da Florida), onde ela cantava jazz e R&B. Alguns produtores gregos que estavam ali gostaram de sua apresentação e foram falar com ela sobre um projeto que eles estavam organizando. Eles acharam que a voz dela era perfeita para esse tipo de trabalho, então assinaram um contrato com a vocalista. Depois de três meses veio o fruto dessa união: 12 músicas gravadas no gênero R&B.
Como os produtores tinham uma conexão com a Sony Music da Grécia, consequentemente enviaram as gravações para o responsável de lá, que ouviu mas não ficou muito satisfeito com a sonoridade, além de informar que havia um "toque grego" demais nessas músicas. A partir dessa recusa, eles então tentaram "salvar" a faixa "Stay In Love", que como citado era originalmente uma balada de R&B.
"Stay In Love" logo foi recriada e transformada na versão dance que conhecemos. O produtor que a refez era um vendedor de teclados, então ele deixou a música com uma base mais dançante e depois acrescentou os vocais femininos. O interessante é que a cantora teve que improvisar algumas palavras a mais, para caber naquela nova instrumental, por isso ouvimos algumas palavras demasiadamente prolongadas e repetidas, como "heeeeeeey", "c'mon baby, c'mon baby", "so real, so good, right now", e etc.
Em entrevista antiga ao site Global Dance, a vocalista disse: "Para o resultado final de 'Stay in Love' eu tive que improvisar, então acrescentei algumas palavras. No final, a música acabou se tornando apenas uma coisa que eu inventei."
Ouça "Stay In Love":
A CANTORA DO MON A Q
Os sites apenas mencionam o nome do projeto, mas a identidade da vocalista também precisa ser revelada. O nome real dela é Monique Smith Myers, e "Stay In love" foi seu single de estreia no mercado musical.
Nascida em Los Angeles, no estado da Califórnia, Monique afirma que quis seguir a carreira de cantora pois admirava muito a sua irmã Betty Gouche (hoje com 81 anos), que já era uma cantora enquanto ela era apenas uma menina.
Quando ainda era uma criança, Monique cantava num coral de igreja e também gostava muito das divas Tina Turner e Aretha Franklin, suas cantoras favoritas e que são grandes sinônimos de talento e potência vocal. Tudo isso também a influenciou positivamente na sua carreira musical...
APÓS O SUCESSO
Depois de estraçalhar com "Stay In Love" no mundo todo, a artista lançou outros singles, como "Feel The Rhythm" (2000) e "I Want You For Myself" (2000), mas nenhuma outra música fez um sucesso comparável à "Stay In Love", principalmente aqui no Brasil.
A cantora também rompeu com seus produtores logo após emplacar mundialmente "Stay In Love", então esse deve ter sido um dos motivos dessa escassez de novos lançamentos (lançou "Stay In Love" em 1996 e só voltou depois em 2000). Monique também disse ao site Global Dance:
"Toda vez que eu cantava, eles me paravam e diziam: 'não é assim que queremos que você cante', então eu estava realmente confinada".
Ela cita também que, na época não entendia muito sobre a indústria da música, e que este não era um projeto dela; mas sim um trabalho contratado. Que pessoalmente, profissionalmente e fisicamente não estava preparada para esse sucesso, que não tinha ideia do que estava enfrentando e que a Dance Music não era a sua "praia".
A artista diz ainda que gosta de Dance Music, mas que apenas tem uma preferência maior para a Black Music, R&B e Jazz.
O Mon A Q lançou um álbum de estreia também, "Unleashed", que saiu em 2001 e apenas nos EUA. Nos anos de 2005, 2006 e 2007, o projeto lançou outras músicas avulsas, mas que não obtiveram nenhum destaque ou conhecimento do grande público.
Em 2016 os produtores reanimaram o projeto para celebrar os 20 anos de "Stay In Love", então sob o nome de The KromOzone Project Featuring Mon A Q eles lançaram o disco "Take My Love (20th Anniversary Remixes)", mas sem muitos feitos.
Atualmente, Monique Smith Myers tem 61 anos de idade e canta mais músicas voltadas ao meio gospel. Ela é uma pessoa muito religiosa mas nunca deixou a música de lado. Ela mora na cidade The Villages (estado da Florida) e também gerencia um comércio local.
Tentei falar com Monique, mas ela não me respondeu em nenhuma das tentativas. Tive alguma esperança quando ela me enviou um convite de amizade, mas tornou a ignorar minhas mensagens que ressaltavam o sucesso de "Stay In Love".
Creio que a cantora não gosta mais desse assunto, pois deve ser cansativo para ela ter que sempre voltar ao passado para falar sobre essa mesma música...
Falei com um dos compositores da track, Mike Koursiotis, que atualmente é corretor de imóveis:
"Oi Rikardo, sim, eu fui um dos compositores de "Stay in Love". Eu soube na época desse sucesso em seu país. Se eu me lembro bem, a música atingiu o número 3 das mais tocadas no Brasil".
EDIT: Após a publicação desta matéria, a cantora Monique Smith Myers entrou em contato comigo e confirmou que ainda canta "Stay In Love", mas deixou de responder outras perguntas que efetuei. Mesmo assim a agradeço por sua atenção e por ter entrado em contato com nosso Blog.
Bom pessoal, está aí um pouco da história de "Stay in Love", um dos mais populares singles da Dance Music do final da década de 90, a década que fez muitos de nós "se apaixonar" pela cena eletrônica.
Até a próxima e...
STAY IN LOVE.
CRÉDITOS: Fotos pessoais de Monique Smith Myers
Eu pensava que era um homem que cantava
ResponderExcluirSério? rsrs Nessa música eu sempre soube que era mulher, pois para mim o vocal é bem feminino, mas confesso que em Martine - "Tough Girl" eu achava que era um homem.
ExcluirQue top! Não fazemos idéia da historia que existe atrás de cada musica que amamos! Obrigado mais uma vez Rikardo!
ResponderExcluirValeu Maicon NIGHTS DJ! Tem mais história vindo por aí...estou finalizando algumas pautas que vão deixar muitos fãs de eurodance eufóricos... Abraços!
ExcluirTop demais
ResponderExcluirValeu ;)
ExcluirEu curti demais essa música em 98. Aqui em Fortaleza a gente pronunciava Monakiu. Só você mesmo para trazer todas essas info para nós. Muito obrigado!
ResponderExcluirObrigado Jorge Luiz Cardozo! Aqui era uma confusão, mas a maioria seguia os locutores da Jovem Pan e falava "MONAQUI"
ExcluirEu Pensava Que Mon A Q Era Uma Cantora...E Não...Um Projeto Musical De Produtores Gregos.
ResponderExcluirem 1998 eu também cogitava ser o nome da artista, mas realmente...só foi um projeto
ExcluirEu amei e amo essa música acho que os anos 90 deixam saudades gostinho de quero mais obrigada por vc nos informar sobre essa música linda com essa voz inconfundível ❤
ResponderExcluirObrigado! Quem bom que gostou! Volte sempre ao Blog! ;)
ExcluirQue ligação ela tem com The KromOzone Project do sucesso Energy? Aliás tem uma outra versão de Stay In Love?
ResponderExcluirO produtor do The KromOzone Project trabalhou numa nova versão de "Stay In Love", amigo, creio que não teve muita ligação com o Mon-A-Q em si... O produtor só foi contratado para dar uma nova versão para a música.
ExcluirParabéns pelo trabalho de pesquisa.
ResponderExcluirQuando ouvi essa música a primeira vez, achava que era a Whitney Houston quem cantava rsrs. Gosto muito dessa música, e eu também pronunciava errado: Monaquê
ResponderExcluirJá faz 10 anos que tento descobrir uma música que tinha a stay in love no cd. Ela era faixa 3 ou 4. E a música que eu amava de ouvir quando tinha uns 4 a 5 anos é de uns cara que a música começava batendo palma. Meu sonho descobrir essa música ou descobrir esse CD.
ResponderExcluirEssa música é simplesmente o hino nacional da dance music.
ResponderExcluir