quarta-feira, 22 de novembro de 2023

ANNEMIE COENEN, EX-VOCAL DO IAN VAN DAHL: "SINTO MUITAS DORES"

ANNEMIE COENEN RESSURGE DEPOIS DE SETE ANOS E FALA SOBRE SUA SAÚDE, CARREIRA MUSICAL E VIDA ATUAL

Annemie Coenen atualmente (em frame capturado do teaser 'Belpop' - Documentário sobre a Eurodance Belga)

E finalmente, uma novidade aos fãs de Annemie Coenen. 

Depois de tantos anos afastada dos fãs e da imprensa, a famosa cantora do Ian Van Dahl ressurgiu recentemente em um documentário sobre a cena Dance Belga dos anos 2000. Meu amigo Valmir Sant'anna, um apaixonado por Dance Music (e por Ian Van Dahl), me marcou numa postagem via facebook do grupo Lasgo, onde conseguimos ver um pequeno frame com a participação da querida Annemie Coenen num teaser deste documentário.

Na verdade, esse pequeno material tem a ver com a Parte 2 da produção "Belpop", onde Annemie Coenen tem o seu espaço de depoimento no vídeo.

A vocalista, que tem seus atuais 45 anos de idade, se tornou a cantora oficial do projeto Ian Van Dahl substituindo a Marsha (2001), porém, depois de tantos hits, em 2008 se desligou do Ian Van Dahl e inaugurou o seu projeto solo Annagrace.

Apesar de fazer um relativo sucesso no Annagrace, Annemie Coenen afastou-se de vez do show business e realizou o seu último show na Austrália, em 2016, se distanciando de maneira radical dos fãs e de toda a mídia. E consequentemente, a pergunta que os fãs mais passaram a fazer, desde então, tem sido a seguinte: Por onde anda Annemie Coenen?? Porém, em todos esses anos estávamos sem respostas. 

Até agora.

Em entrevista recente ao site belga hbvl.be, Annemie falou exclusivamente, e o Blog Rikardo.Music tratou de traduzir os pensamentos e toda a situação atual em que se encontra a querida Annemie Coenen, uma das mais amadas cantoras do estilo Vocal Trance dos anos 2000. 

Confira:


Por Jo Smeets

ANNEMIE COENEN ENFRENTA PROBLEMAS DE SAÚDE DESDE 2016, E HÁ 7 ANOS FEZ O SEU ÚLTIMO SHOW (NA AUSTRÁLIA)


Annemie, como você está atualmente? 

Annemie Coenen: “Eu já sofria de dores irradiadas, resultado de um problema nas costas. Fui fazer pilar, passei em diversos fisioterapeutas, mas os problemas só pioraram. Fiquei tão mal que teve momentos que não conseguia nem sair da cama. Tive pé caído (condição que impede o pé de ser levantado, o que representa risco de queda ao caminhar), e foi assim que tive uma queda grave. Eventualmente tive que fazer uma cirurgia lombar nas costas e algumas vértebras tiveram que ser substituídas. A operação foi bem-sucedida, mas a dor nos nervos nunca passou. Hoje à noite tenho que ir ao fisioterapeuta, amanhã sentirei dor, e é uma coisa diferente a cada dia, ninguém consegue me dizer se irei melhorar. Não quero parecer chata, mas é realmente uma provação.”


E sobre performar?

Annemie Coenen: “Os convites continuam chegando para mim, mas estou completamente incapacitada para o trabalho. Tenho dias bons, mas também muitos dias ruins. O problema é que não posso prever o que será amanhã, por isso não posso marcar nada. Porque se eu tiver um forte ataque de dor, não poderei continuar.

Eu realmente estive num momento negro, e ainda estou. Minha renda desapareceu, sabia? Se você é relativamente jovem e os convites continuam chegando, é muito frustrante recusar. Às vezes acordo à noite e me pergunto: ‘Como que cheguei a esta situação? Fiz algo errado em algum lugar ou algo assim? Portanto, compreendo muito as pessoas que inesperadamente tem problemas de saúde. Não poder mais fazer o que você ama é incrivelmente difícil. Às vezes você não pode fazer nada, somente deitar na cama.”


Annemie Coenen é um dos grandes nomes da Dance Music dos anos 2000


Você espera por dias melhores?

Annemie Coenen: “Tive alguns meses ruins e estou tão cansada de ter que voltar naquelas clínicas. Não há médico que possa me dar uma perspectiva. Quando faço alguma coisa, tenho que descansar imediatamente depois. Comparada com minha vida do passado, minha vida se tornou muito pequena. Eu costumava viajar pelo mundo, agora Lummen (cidade belga onde vive) é o meu mundo.”


Em Belpop podemos ver jatos particulares que te levam de um show a outro, inclusive, há um momento em que Boy George te anuncia durante uma premiação...

Annemie Coenen: “A mudança (dessa época para a atual) é realmente grande. Mas esta condição também cria profundidade na minha vida. Espero que um dia eu possa voltar a andar e então poder usar essa experiência a meu favor. Se você fica deitado entre quatro paredes, dia após dia, e mal consegue se mover por causa da dor, você não consegue escapar de si mesmo e passa a se conhecer muito bem. Se você não sucumbir a isso, poderá lidar com muita coisa depois. Então, se eu olhar de forma positiva, posso dizer que isso me proporcionou um crescimento interior.”


Mais que uma linda mulher, Annemie Coenen realmente escrevia e cantava na Dance Music, sem "lograr" os fãs...


Os espetáculos de Dance da Belgica ganharam manchetes famosas no exterior, mas quase nada mudou em seu lar (casa? ou cidade natal?). Isso te incomodou?

Annemie Coenen: "A medida que envelhecemos começamos a colocar essas coisas em perspectiva. Na verdade, percebi que também traz vantagens (uma vida anônima), principalmente se você valoriza sua privacidade, como eu. Gosto de poder fazer minhas compras em total anonimato. E o fato de poder fazer o que mais amei durante anos, é uma combinação maravilhosa. Mas: as aventuras que vivi foram tão impressionantes que às vezes era frustrante descobrir que ninguém acreditava, nem mesmo as pessoas mais próximas de mim, meus pais... O que você não vê com os próprios olhos não existe, né ? Não pude compartilhar a magia que experimentei na turnê em casa. Nem mesmo quando mostrei fotos. Essa costumava ser minha maior tristeza.”


E aquele ritmo louco a que você foi submetida?

Annemie Coenen: “Isso foi realmente debilitante. Um grupo de rock geralmente faz uma turnê mundial organizada, mas no mundo Dance você não consegue coordenar os pedidos. Sexta-feira para a Espanha, sábado para a Inglaterra, domingo para a África. Devo admitir honestamente que não ousei dizer não, porque sabia que dirigia um negócio. Se eu desistisse, bookers, engenheiros de som e gestores não ganhariam nada comigo, e eu estava constantemente ciente disso. Lembro que fizemos um show na Espanha, mas eu estava pele e osso, doente demais para me apresentar, vomitando, delirando de febre. Tínhamos que acordar às seis da manhã, mas não era possível. Então alguém da organização disse: 'Você não precisa cantar, vamos colocá-la no palco para que as pessoas não devolvam os ingressos.' Isso é o quão longe foi.”


"Sacrifiquei meu desejo de ter filhos pela minha carreira"



Foi uma existência solitária?

Annemie Coenen: "Sim, Sim. Tive alguns relacionamentos naquela época, mas isso nunca poderia ser combinado com minha agenda. Na verdade, sacrifiquei meu desejo de ter filhos pela minha carreira, devo admitir. Mas, se você está em turnê há quinze anos, como pode manter uma família? E neste momento não tenho ninguém na minha vida, então tenho medo que isso não aconteça mais. Essas coisas devem acontecer espontaneamente. Estou confiante de que vou esbarrar em alguém novamente. Certa vez, conheci alguém em um funeral, então tudo é possível.” (risos)


Você acha que é uma pena que as coisas tenham acontecido assim?

Annemie Coenen: "Às vezes sim. Agora que estou tão doente, penso: ainda bem que não tenho filhos. Eu não teria conseguido cuidar deles com essa dor, mas ainda me arrependo de ter desistido desse sonho. Se minha carreira tivesse continuado, talvez eu tivesse tido menos tempo para pensar tanto nisso. É um clichê dizer, mas o sucesso não é tudo. Não é garantia de felicidade. Não me entenda mal: sou muito grata pelo que me foi dado, gostei, vivi meu sonho, mas também tive que fazer sacrifícios.”


Isso não te deixou rica?

Annemie Coenen: "Absolutamente não (risos). Muito dinheiro estava ligado a indivíduos duvidosos. Não vou citar nomes, mas digamos apenas que este não é o negócio mais honesto.”


"Não ouço minhas músicas há anos..." - Annemie Coenen


Mas você gostaria de voltar lá (nesse auge) novamente algum dia?

Annemie Coenen: “Nem tudo foi triste e sombrio, e eu sou grata pelos belos momentos. Primeiro tenho que fazer com que minha saúde volte ao normal. Tenho a sensação de que ainda não terminei de cantar, ainda tenho muita criatividade na cabeça, mas meu corpo é meu veículo, né ? Espero que algum dia ele se recupere, para que eu possa continuar a construir o que eu estava construindo. Mas, para ser honesta, não ouço as minhas músicas há anos. Não consigo mais ouvi-las, dói muito.”


Olhando para trás, o que você faria de diferente?

Annemie Coenen: “Defender-me mais, falar mais, negociar melhor os meus contratos, permitir-me ser menos manipulada… Não sou vingativa, mas tenho sido tratada injustamente por algumas pessoas. É bom que agora eu tenha acordado e que tenha atitude, mas eu poderia ter usado isso no passado, né? Às vezes eu era humilhada profundamente. Fiz promoções, me apresentei, co-escrevi as músicas, escrevi as letras, ajudei na produção e ainda assim fui tratada como uma artista pop ignorante. 'Nós somos a Ferrari, e você é a vagabunda que mente na Ferrari', me disseram, sendo que eu estava envolvida em tudo, dia e noite. Nunca fui magra o suficiente, mesmo quando pesava vinte e quatro quilos. Se eu quisesse dar uma mordida em uma pizza, era tipo: 'Você ainda não está gorda o suficiente?' Na verdade, a tática era essa: derrubamos a Annemie no chão, depois ela fica pequena e podemos fazer o que quisermos com ela. Se algum homem poderoso da música faz isso com os artistas de hoje, será muito polêmico, mas no passado isso era normal. Se eu tornasse público o que os homens em posições de poder me fizeram no passado, penso que muitos destes homens teriam de se mudar (risos). Mas eu não farei isso, não quero mexer com isso (tornar publico). Entreviste cem artistas e todos contarão uma história semelhante, é assim que funciona neste mundo.”


Fonte: https://www.hbvl.be/cnt/dmf20231121_96517386

Profundamente triste com a história de Anemmie Coenen e seu estado de saúde, mas também muito confiante na sua superação.

Melhoras, Annemie! Uma das principais vocalistas da Dance Music dos anos 2000, se não a melhor!!



26 comentários:

  1. Força Anne, aqui no Brasil emitimos forças positivas para vc, vc é uma cantora que nos marcou muito com suas músicas e beleza,.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Ela merece dar a volta por cima... foi uma entrevista triste, mas quem sabe agora as pessoas não possam enviar energias positivas à ela, né?

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Chocante essa entrevista com a Anne. Uma voz maravilhosa, uma artista fantástica que moldou uma geração. Claramente percebemos a sua tristeza nessa entrevista, quase como um duro golpe da vida para quem chegou ao topo com todo o seu talento. Torcemos pela sua total recuperação Annemie!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chocante e muito triste, né Alexandre... Espero do fundo do meu coração que ela consiga se recuperar e, quem sabe, voltar para a música, que é algo que ela ama muito.

      Excluir
  4. Eu tenho um carinho enorme pela Annemie e não só acho ela uma artista incrível, como acho que foi uma das maiores que a dance music já teve. A Annemie conseguia ter voz e a uma autonomia que, praticamente nenhuma outra cantora do gênero conseguiu ter e até hoje me pergunto como ela fez isso. É uma pena vê-la mas agora meu coração está mais quentinho, pois achava que ela tinha abandonado tudo e ido para outra carreira por não encontrar mais espaço na música para ela e com a entrevista ficou claro que não foi isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faço de minhas as suas palavras, Malu! A Annemie é uma artista completa e aparentemete é muito tranquila e humilde (não vi relatos de estrelismo ou de arrogância nela, diferente de alguns brasileiros , que além de não cantar nada, ainda se acham os fodões e "dance stars"). Ela merece se recuperar e voltar a brilhar!

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Muito triste que uma artista que trouxe tanta alegria para a humanidade toda, trouxe tanta positividade, tanta harmonia, tanta paz... esteja agora sofrendo tanto! Ela merece tudo, absolutamente, tudo de bom! Nossa! Quantas vezes, quando estava me sentido triste, era só ouvir suas músicas, assistir seus clipes, ver ela sempre tão deslumbrante, que passava a me sentir bem na hora. As músicas dela sempre me transmitiram uma vibração tão boa e agradável... Me irradiava de coisas boas, e, agora; ela sofrendo assim. Inacreditável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É triste ler essa entrevista, né Adriano? Enquanto eu preparava, fiquei muito mal....mas ao mesmo tempo é reconfortante ver que ela tem ainda vontade de cantar e de trabalhar com a música. Agora que todos sabem dessa "provação" da Annemie, todos conseguem enviar muitas energias positivas p/ ela! Que ela supere tudo isso e que tenha um 2024 cheio de saúde e superação! Abraços!

      Excluir
  7. Q Deus esteja sempre ao seu lado e força q tudo nessa vida é tempo ao tempo .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Que em 2024 ela possa dar uma outra entrevista, mas desta vez contando-nos notícias gloriosas e detalhando o processo de sua recuperação!

      Excluir
  8. É muito triste quando vc gosta tanto de uma artista e não tem mais notícias dela ,até que, finalmente, descobre que esse é o real motivo dela se afastar do mundo da música. Mais triste ainda é saber o quanto ela sofreu no passado, dentro da sombria indústria musical e mesmo assim sempre demonstrou carisma e energia em seus shows. Mas desejo que ela se recupere logo e volte a realizar seus sonhos, ela merece tudo de bom depois de tudo o que passou.
    Seria legal até ela relançar suas músicas numa versão acústica. Adoraria ver ela na ativa novamente e espero que ainda aconteça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Triste esse quadro atual dela, né? Que ela receba muitas energias positivas de seus inúmeros fãs... A Annemie é uma pessoa de muita luz, e creio que ela irá superar essa fase turbulenta...ela merece!

      Excluir
  9. Gente que tristeza ela ter chegado nessa situação, mas tenho fé que ela vai dar a volta por cima e voltar aos palcos pra nossa alegria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que no ano que vem ela possa ter uma saúde muito melhor! Eu acredito na recuperação da Annemie! 🦹‍♀️

      Excluir
  10. Ouço mensalmente as músicas dela e acabo sempre pesquisando pra ver se havia alguma atualização. Nunca pensei que as notícias que viriam seriam essas. Ela é muito querida, que Deus e o Universo tragam a cura e as melhores coisas na vida dela. Quanto às pessoas desonestas dessa história, certamente narcisistas, um dia pagarão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, amigo... é triste ler essa entrevista, mas ao mesmo tempo é reconfortante ver que ela tem ainda vontade de cantar e de trabalhar com a música. Muita energia positiva p/ ela! Que ela supere tudo isso e que tenha um 2024 cheio de saúde e progresso!

      Excluir
  11. Força, Anne! Voce é uma cantora incrível. Tenho os dois albuns do Ian Van Dahl originais, guardados a 7 chaves. Você superará isso. Pra mim, você e a Susanne Teutemberg (voz real do projeto 4 strings) são as vozes mais icônicas do Vocal Trance dos anos 2000.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, mas estou confiante de que em breve ela nos dará boas notícias! Que 2024 seja um excelente ano para a Annemie!

      Excluir
  12. Oi Rikardo, deixei mensagem no seu instagram, por gentileza quando puder me responda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, aqui está como anônimo e vc não colocou o assunto...diariamente recebo mensagens por lá... Respondi várias pessoas recentemente e espero que a sua dúvida tenha sido resolvida com as demais. ;)

      Excluir
  13. Feliz em ve-la novamente mas triste em saber q ela passa por um problema de saúde e na torcida para q ela se recupere logo e quem sabe volte a fazer um show no Brasil 🇧🇷 novamente quem um revival do planet pop festival

    ResponderExcluir
  14. A última notícia que tive da Annemie foi no AnneGrace, pra ver quanto tempo tem. Triste por saber que ela está passando por esta situação porém torcendo para que ela se cure e volte a trabalhar e aproveitar a vida

    ResponderExcluir
  15. Força annemie !! Estamos com vc !! Inclusive sou muito seu fã e claro dos projetos Ian van dahl e annagrace ❤️

    Movin on ❤️

    ResponderExcluir