quinta-feira, 10 de outubro de 2019

RICHY - "SET ME FREE" (1994)

INTRO
Teve um leitor que questionou-me uma vez sobre a ausência de matérias com cantores masculinos, pois o Blog dá muito mais ênfase às vozes femininas do Eurodance.
Bem, eu até tento escrever sobre vários artistas masculinos, mas muitos deles não retornam meus contatos, não querendo colaborar.
Escrever sobre estes cantores e não inserir nenhuma "exclusividade" aos leitores? Sinceramente, eu não acho que isso seja tão interessante assim, visto que já existem outras páginas que trazem várias informações sobre estes. Seria mais um artigo repetido?

Sobre este desinteresse da parte deles, eu também não os culpo, pois grande parte destes artistas está vivendo uma outra fase em suas vidas, onde muitos se casaram, mudaram de profissão, não querem mais exposições, e etc.

O cantor deste artigo é um destes e não quis contato, mas isso não me chateia, não. Ele continua ainda com o seu talento, com o seu brilho e sempre será o dono deste seu belo e inesquecível single de sucesso. Ele queira, ou não.

E é isso que eu queria falar: O que está feito, já está feito. Não adianta negar ou fugir, pois ninguém pode mudar o passado.
E outra, não obrigamos ninguém a cantar estas músicas "dance", que consequentemente vieram a fazer parte de nossas vidas. Então, "agora aguente", rs.

Bom, vamos ao que interessa. O artista de hoje é o Richy, sim, aquele mesmo da belíssima "Set Me Free"...


Você se lembra desta produção?

"LIBERTE-ME" 
A capa simples do single de "Set Me Free"

Como citado na matéria anterior (Mr. French Junior), algumas pessoas até achavam que era o mesmo vocalista nos dois projetos, mas o próprio Francisco Aneas desmentiu esta "teoria", dizendo que o cantor do "Richy" era o seu amigo Ricardo Sanz. Foi aí então que localizei esta pessoa, mas que infelizmente não respondeu minhas mensagens.

Embora não tivemos nenhuma resposta vinda do cantor, conseguimos localizar o seu paradeiro e descobrir o que ele anda fazendo atualmente. Mas antes disso, que tal voltarmos ao ano de 1994 e resgatar um pouco da história de seu mega-hit "Set Me Free"?

O SUCESSO DE "SET ME FREE" 
Alguns créditos na contra-capa do single de "Set Me Free"

Este single marcou uma geração de jovens em 1995, mas na verdade foi produzido e lançado primeiramente em 1994. Como a música estourou em vários países europeus, o sucesso também se espalhou por outros países, sendo lançado inclusive nos EUA, através do selo Fresh Music.

Aqui no Brasil, era a Paradoxx Music que detinha os direitos autorais de "Set Me Free", lançando a música em diversas coletâneas, tais como "Resumo da Opera" , "Dance Patrol Vol. 2", entre outras.

Outro disco bem famoso e que também apresentava esta linda faixa era a trilha sonora da novela "Cara & Coroa", numa época em que todo mundo ouvia dance music. Que saudades desta época, de quando o gênero estava no auge, né?

Quem assistia TV nesta época deve se lembrar muito bem desta canção, pois foi muito executada em muitas cenas de "Cara & Coroa", principalmente nos créditos finais desta novela.
Sem falar que a canção também estava sempre entre as mais tocadas nas rádios, como a Jovem Pan Sat, 97 FM, Metropolitana, Nova FM e uma porção de outras FM's, que hoje estão bem chatas e tocando muitas músicas de gosto duvidoso.
Ah, é lógico que não devemos nos esquecer do grande sucesso que esta música representou nas danceterias do Brasil, em 1995. Este foi um ano de ouro e cheio de grandes hits, e aposto que muitos DJ's ficavam até chateados, por não conseguirem tocar todas as músicas que queriam, pois eram tantos lançamentos excepcionais nesta época...


A PRODUÇÃO DA MÚSICA 
E SEUS ENVOLVIDOS

"Set Me Free" não foi só cantada por Ricardo Sanz, como também foi composta por ele, juntamente com o produtor e empresário Andreas Nager, em 1994, na Suíça.
Esta música fala sobre o triste fim de um relacionamento amoroso, mas eu acreditava que a letra fosse mais profunda e intensa, sendo na realidade bem simples, direta ao ponto e com poucas palavras.
Diante de alguns trechos da letra, podemos destacar:

"Você ainda acredita em nós,
Mas não há futuro entre você e eu, você não vê?"


"Me liberte,
Não confie em mim"


"Me liberte,
É assim que tem que ser"


"Vamos dizer adeus, estas palavras não quebrarão seu coração.
Eu não acredito em mim e você,
Só resta uma coisa a fazer,
Me liberte."


Do ponto de vista de quem está ouvindo a música, a letra nos descreve alguém que está tentando terminar um relacionamento, e esta pessoa com quem ele conversa, o ama muito ainda. É uma situação delicada, pois precisa existir uma aceitação deste sujeito, mas para quem ama, aceitar o término é bem complicado.
Por isso então, ele fica tentando convencer a pessoa de que esta é a melhor opção para os dois. Na letra ele deixa bem claro que não a quer mais e pede: "liberte-me".

Ao contrário da música "I Feel So Good" do Mr. French Junior, esta música do Richy não foi produzida por Andreas Nager, embora ele fosse o "dono" do projeto e também tenha colaborado na composição da faixa (consta seu nome nos créditos, então acredita-se que ele tenha feito isso).

"Set Me Free" ganhou sua construção sonora de outros músicos conceituados, os também suíços Gutze Gautschi e Mark Wyss, sendo que o primeiro era o diretor do selo Fresh Music, que distribuiu a música nos Estados Unidos.
Gutze Gautschi e Mark Wyss trabalharam também por vários anos como produtores e editores de DJ Bobo. Juntos, a dupla construiu alguns dos meus hits favoritos, como "Somebody Dance With Me", "Keep On Dancing", "Take Control", "Everybody", bem como o álbum "Dance With Me" do DJ Bobo.

Em 1998, Gutze Gautschi também publicou um livro que deve ser bem interessante: "DJ Bobo - The Forgotten Years". 

O produtor de "Set Me Free", Gutze Gautschi, exibindo orgulhosamente suas conquistas

Vale mencionar que Gutze Gautschi é conhecido por ter 67 discos de ouro e vários de platina, sendo provavelmente o produtor mais bem-sucedido da Suíça.
Portanto, embora Richy não tenha alcançado longevidade em sua carreira (como DJ Bobo conseguiu), fica visível aqui o motivo da graciosidade e êxito deste seu single "Set Me Free", pois com este currículo de seus produtores...

Claramente estes produtores se inspiraram também no clássico "Go West" da dupla Pet Shop Boys, para criar a base de "Set Me Free", vocês perceberam as semelhanças?
A música de Richy nos remete bastante à esta fantástica obra. Confira agora mesmo, as duas músicas:

Richy - "Set Me Free" 

Pet Shop Boys - "Go West"


QUEM FOI A VOZ 
DO PROJETO 
RICHY?

Como já sabemos, o nome do vocalista é Ricardo Sanz, mas além deste projeto de dance music, ele também fez outras inúmeras parcerias e trabalhos envolvendo a sua voz.
Um outro codinome conhecido dele é Ricardo Fontan, onde registrou músicas como "Dolce Vita" e "Fly", num estilo totalmente diferente da dançante "Set Me Free". 

Ricardo Sanz nasceu em Madrid, na Espanha, no dia 19 de março de 1968, mas mora na Suíça já há muitos anos, mais precisamente em Lucerna.

Em março de 1992 ele começou a trabalhar profissionalmente com a sua voz, e assim integrando o time de artistas do produtor Andreas Nager, assinando com a Take Off Music.
Um destes seus primeiros trabalhos, podemos citar o projeto de 1993 chamado Boom Club, com a música "Little Swiss Yodelling Girl". Esta música ainda traz algumas participações de outras colegas de estúdios, como Sandra Olajide, Christine Lauterburg e também Irene Gumpp, que fez o backing vocal desta faixa.

Mas foi no ano seguinte que Ricardo Sanz se destacou com seus fortes vocais.
Em 1994, assumindo o projeto Richy, lançou "Set Me Free" que se tornou o seu maior sucesso nos anos 90.
Uma curiosidade bacana, é que este hit também ganhou uma versão cantada em espanhol chamada "Dejame", lançada em single no México:

Richy - "Dejame" (1994)


Ricardo Sanz no "The Voice"

Com o sucesso alcançado, ele gravou mais músicas utilizando o nome "Richy", porém, poucas se tornaram conhecidas do grande público, não fazendo muito sucesso.
Uma destas músicas é "Miracle" , que tem uma pegada semelhante às músicas do Haddaway, sendo realmente uma música bem legal e que merece ser compartilhada com todos os fãs do gênero "dance".

Não conhece "Miracle"?
Temos aqui um vídeo, contendo a música para você ouvir:

Richy - "Miracle" (1995)

Eu, que vos escrevo, não conhecia "Miracle" e a achei bem agradável!
Outra música que o "Richy" cantou foi "I Want You", inclusive, este trabalho foi citado na nossa publicação anterior (Mr. French Junior), pois Francisco Aneas foi um dos que a escreveram.

Assim como "Set Me Free" que remetia ao Pet Shop Boys, e "Miracle" que lembrava Haddaway, agora temos "I Want You", com uma base muito semelhante às produções do Enigma ("Sadness", lembra-se deste hit?).
O som também nos traz uma atmosfera meio Randy Bush - "Elevation"... acho que vale a pena conhecer esta curiosa música do Richy:

Richy - "I Want You" (1995)

Com estas músicas, Ricardo Sanz conseguiu mostrar a sua grande potência vocal para muitas pessoas, e assim, ganhando um maior reconhecimento e visibilidade na área musical.
Um detalhe importante é que "I Want You" é bem mais lenta que seus trabalhos anteriores, e isso ajudou a valorizar melhor os seus vocais.

Inclusive, quem ouve a sua bela voz nesta faixa, percebe logo que é diferente da voz de Francisco Aneas, o vocalista do hit "I Feel So Good" e que também é apontado como o vocalista do "Richy", por alguns fãs de dance music.
Ricardo Sanz tem uma voz mais vigorosa e consegue atingir maiores notas, nos lembrando também a voz de um tenor, ou próximo disso.

Simplesmente, ele é o verdadeiro cantor do Richy, e sem dúvidas, merece ser creditado pelo seu excelente trabalho neste projeto.

Richy


Após o projeto Richy, ele se lança como Richy Sanz

Já no final dos anos 90, Ricardo Sanz gravou um projeto solo chamado Richy Sanz e sem qualquer tipo de ligação com Andreas Nager. Agora era um trabalho com novos produtores, novos compositores, nova gravadora...

Aqui no Brasil não emplacou, e pelos históricos pesquisados não chamou a atenção em muitos países, além da Suíça.

O vocalista se firmou com seu nome real: Ricardo Sanz

A partir daí, o cantor resolve investir sua carreira mais na Suíça, onde assina até os dias atuais como Ricardo Sanz. Um de seus mais recentes sucessos é a canção "Rosmarie", que conta a história de um casal apaixonado que tem seus laços rompidos devidamente a morte de um desses amantes, então existe uma triste despedida entre eles, relatada na letra.

"Quando eu canto esta música, eu sempre choro", diz Ricardo Sanz. Ele se emociona pois se lembra também de seu pai, Eugenio, falecido em dezembro de 2017 aos 77 anos de idade devido às consequências de um ataque cardíaco, e ele foi casado com a mãe de Ricardo, Angeles (75 anos), por mais de meio século (Fonte:https://www.blick.ch/people-tv/musik/heimweh-star-ricardo-sanz-er-singt-fuer-seinen-verstorbenen-vater-id5402404.html).

"Faço música desde minha juventude" 
Aos seus atuais 51 anos de idade, Ricardo Sanz é solteiro (namora uma suíça de 43 anos), é famoso na Suíça, onde também é membro de um coral masculino.
Ele se apresenta como Ricardo Sanz, faz seus shows, grava seus discos e ainda participou de um programa de TV bem popular, o The Voice (Suíça).

Confira abaixo, uma apresentação sua no referido programa:

Ricardo Sanz - "Me & Mrs. Jones" (2013)

Ricardo Sanz continua fazendo músicas com a finalidade de tocar o coração das pessoas, embora não sejam mais dançantes, como as que ele lançou no projeto Richy


Conecte-se com
Ricardo Sanz



CONSIDERAÇÕES FINAIS
É muito satisfatório para mim, pesquisar sobre este memorável projeto dos anos 90. Afinal, quem nunca ouviu a bela e envolvente "Set Me Free"? Mágicos arranjos, vocais espetaculares e uma melodia apaixonante.
E o vocalista é um grande talento... 
Desejamos muito sucesso à Ricardo Sanz. Que ele continue cantando por muitos anos e o agradecemos por ter colaborado no projeto Richy. 
Afinal, foi neste projeto de "dance" que ele ficou conhecido entre nós!!

Infelizmente, não tenho o single de "Set Me Free" para deixar aos leitores (download). Uma pena!

Dedico este artigo ao leitor Carlos Valente, que sugeriu esta publicação.

10 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado amigo! Acabei de publicar um artigo sobre a cantora do Black Rose- "Melody", que espero que vc também goste! Abraços!

      Excluir
  2. Eu tenho o single!
    Fiz questão de comprar há alguns anos, para mim a canção marcou, mais que por qualquer outro meio, através da trilha internacional de Cara & Coroa que vem a ser uma das minhas novelas favoritas de todos os tempos e que, em questão de meses, estará de volta ao ar no canal Viva após 25 anos de seu lançamento sem qualquer reprise prévia!
    Adorei tua postagem, fiquei feliz de encontrá-la com tantos detalhes e finalmente pude "dar um rosto" ao projeto Richy, coisa que quis saber por anos, muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quem fiz o comentário acima, mas estava logado em outra conta Google! Rsrsrsrs...
      Será que deve rolar um link com o download do single? =x

      Excluir
    2. Obrigado Lucas! Fico feliz que vc gostou do artigo sobre o RICHY... eu também sou muito fã dessa música. Tenho uma pergunta e espero que vc possa me responder: Quando uma novela volta a ser transmitida, as músicas tocam novamente ou são retiradas da novela?? (sempre tive essa dúvida). Então, eu não tenho esse single, ele é super raro... se não , com certeza iria postar aqui também! Abraços!!

      Excluir
  3. Essa música fez sucesso. Pensei até que fosse um cover, mas é de autoria própria desse projeto. Essa música foi faixa da novela Cara & Coroa. Gostei de mais esse artigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato Jorge, tocava bastante em "Cara & Coroa", e é original, apesar da instrumental lembrar Pet Shop Boys.

      Excluir