domingo, 20 de outubro de 2019

LAURA MARTINEZ - "RITMO LATINO" (1996)

LAURA MARTINEZ:
HÁ 23 ANOS, ELA CANTAVA E SOLICITAVA À VOCÊ:
"DEIXE A MÚSICA BALANÇAR SEU CORPO"

Laura Martinez (1996)

Laura Martinez é o nome da cantora que fez um único sucesso nos anos 90, dentro do estilo Freestyle / Miami / Electro, tão popular entre os anos de 1995 e 1997.
Você provavelmente deve conhecer "Ritmo Latino", seu famoso single lançado em 1996, além também da sua segunda música "Te Quiero Amar", certo?
Mas, e sobre a cantora? O que você pode nos dizer sobre Laura Martinez?
Não é estranho isso, conhecer suas músicas mas não saber quem as canta?

Laura Martinez apareceu no cenário eletrônico em meio a tantos outros artistas que se empenhavam também neste subgênero. Estes nomes ganharam muito destaque, inclusive nos Estados Unidos, pois basicamente o freestyle nasceu por lá.
Foi mais especificamente em 1982, em New York, que o freestyle surgiu, pois a comunidade latina que lá habitava misturava com sintetizadores vários elementos do Electro, Boogie, Hip-hop, Synthpop, entre outros, dando forma e gosto popular à estes seus trabalhos.
Ou seja, quem cantava este tipo de "dance music", sempre conquistava boas posições na Billboard americana, vide os artistas mencionados abaixo...

Lil Suzy:
O freestyle sempre foi sensação nos anos 80, mas também se destacou muito no início dos 90, com a cantora Lil Suzy (considerada a "Rainha do Freestyle") tendo o seu primeiro hit em 1992: "Take Me In Your Eyes". Ela conquistou diversos prêmios e reconhecimento com este seu grande trabalho.

Lil Suzy e seu 1º álbum (1991)

Planet Soul:
Três anos após este sucesso, em 1995, foi a vez do Planet Soul lançar "Set U Free", cantado pela falecida cantora Nadine Renee (ela morreu em 2004, por complicações no parto), sendo um grande marco na "dance music".
"Set U Free" (na época) era uma música bem moderna, com cara mais de "eletro house", mas ainda assim trazia a famosa e clássica "miami beat". Este single chegou ao seu sucesso mundial e com reconhecimento até nos Estados Unidos. A fama da música foi bem grande, e olha que nem video-clipe fizeram para ajudar na sua divulgação...

A vocalista de "Set U Free" do Planet Soul


Lina Santiago:
Outro fenômeno. Lina apareceu também em 1995, juntamente com DJ Juanito. O hit avassalador da dupla era "Feels So Good", que chegou por aqui em 1996.
Quem nunca ouviu esta famosa música?

Esta faixa era muito executada em todas as rádios, clubs e saiu em algumas coletâneas através da MCA/ Universal Music, fazendo com que Lina Santiago repetisse a grande façanha de "Set U Free" (Planet Soul), recebendo muitos ouvintes nos Estados Unidos, e lógico, aqui no Brasil também.

Lina Santiago em New York, maio de 1996

Angelina:
E claro, não podemos deixar de citar a Angelina, uma das cantoras do estilo que mais obteve destaque e fãs neste período.
Angelina surgiu em 1996, com seu single de estréia "Release Me" e sendo um grande estouro mundial nas pistas e FM's.

Angelina ainda trouxe-nos outros sucessos, emendando "I Dont Need Your Love", "Mambo", "Without Your Love" e "Tide Is High", todos lançados em singles no mercado. A cantora ainda teve uma música que foi apenas lançada em coletâneas: "Reach out and Touch Me". Esta, inclusive, era uma das favoritas dos adolescentes na época. Lembrando que esta "track" nem foi faixa de trabalho da cantora, e mesmo assim, conseguiu ser tocada em muitas pistas de dança e ganhar alguns fãs.

Angelina com seus dançarinos... Mas espera aí... A Jocelyn Enriquez também está aí nesta foto com os dançarinos dela?!
Segundo algumas informações, esta foi uma turnê em conjunto, realizada pelas duas cantoras, em 1996 ou 1997.

Sim, a Jocelyn Enriquez também fazia um som semelhante, aliás, neste período "choveram" muitos outros artistas, como Katalina, Spanish Fly, Acid Factor, Tina Reneée etc. E é aí que entra a jovem americana Laura Martinez, que também desejava uma fatia deste imenso bolo...

Ah! Aqui no Brasil, eu sempre achei que alguns artistas se inspiraram também nestes hits internacionais. Podemos citar o Kid Abelha, que investiu muito em seus remixes, entre 1996 e 1997, e algumas dessas produções se assemelhavam um pouco com o Dance destes gringos dos anos 90.

Como diria Paula Toller: "uma perfeição, nos mínimos detalhes"

Quando eu era adolescente, eu "babava" muito para estes remixes do Kid Abelha

A Fernanda Abreu era também uma cantora nacional que tinha um estilo bem parecido com o dessas cantoras:

Fernanda Abreu

Enfim, foi uma época bem divertida, com boas produções, vocais de qualidade e ótimas melodias. Coisa que não se vê - e não se ouve - mais hoje em dia.


LAURA MARTINEZ
"RITMO LATINO"

O ano de 1996 foi um ano de grandes produções do estilo Freestyle

"Ritmo Latino" segue a mesma tendência vista nas canções de Angelina, Lina Santiago e Planet Soul, e repetindo também o sucesso destes trabalhos.
Quando saiu em single pela americana Thump Records,"Ritmo Latino" ganhou na sequência uma pequena resenha entre as páginas da revista Billboard, onde elogiaram a voz de Laura Martinez. Na curta publicação, ainda citaram que a produção era muito semelhante aos hits já apresentados por Lina Santiago e Planet Soul.
Ainda informaram que é uma pena a letra da música se resumir em poucas palavras cantadas, pois a cantora tem uma "presença charmosa", classificando então, esta falta de letras, como "um desperdício":

Sabe aqueles sonidos, parecidos com "lasers"? Então, eles estão aqui, com toda a certeza! A produção de "Ritmo Latino" os emite com grande freqüência durante a sua execução, enquanto o belo vocal de Laura surge na base, cantando alguns trechos que simplificam:

"Este é o ritmo do meu amor"

"Sinta este ritmo, mova o seu corpo com o ritmo latino"

"Deixe a música movimentar o seu corpo, sinta o seu corpo"

"Fique nas alturas com este ritmo"

"Sinta este ritmo"

Outro detalhe que dá um certo frescor para a música, é uma voz de fundo que acompanha a canção a todo momento, dizendo "Ritmo Latino", sem melodia alguma e praticamente "recitando" o título da canção. Sobre esta inserção na faixa, é uma voz que simplesmente sussurra estas palavras, e depois retorna em seus segundos finais, agora com "Oh, Oh, Oh".

Ouça esta divertida e inesquecível canção, e perceba todos estes ricos detalhes:

Créditos do vídeo: 

A letra da música é bem simples realmente, mas tem uma sonoridade deliciosa, contagiante, além de ser bem dançante e com uma energia intensamente positiva para quem quer se “acabar” na noite.
Quem não conhece muito o inglês ainda consegue entender algumas palavras cantadas, pois são poucas e bem fáceis, principalmente os brasileiros, mexicanos, porto-riquenhos, espanhóis, chilenos e toda a nação latina.

Quando ouvimos esta faixa, percebemos que a vocalista está "exaltando" a música latina neste seu trabalho, que foi sucesso no mundo todo, inclusive nos Estados Unidos.
Diria que esta foi uma pequena homenagem à seu povo e à sua cultura latina, que Laura Martinez fez em "Ritmo Latino".

Os realizadores de "Ritmo Latino": Jon St. James, Laura Martinez e Carlo Zanella



O DESEMPENHO
DE "RITMO LATINO"
Este trabalho marcou presença entre os singles mais vendidos nos Estados Unidos e também entrou para várias paradas musicais daquele país. Realmente foi um grande sucesso e também motivou a gravadora a querer gravar uma nova música com a cantora (daí então, nascendo no mesmo ano de 1996, "Te Quiero Amar", a segunda música de Laura Martinez).

Para se ter uma idéia deste êxito, o single de "Ritmo Latino" chegou a ocupar a 4ª posição entre os mais vendidos nos EUA ("Billboard Dance Music Maxi-Single Sales"), depois foi passando para 33ª, 33ª e 46ª posições nas demais semanas. Para um artista de pequeno porte, do gênero "dance music", isso é uma conquista muito relevante:


Aqui no Brasil, "Ritmo Latino" entrou também para diversas coletâneas de dance music do período, como "Hot Nine Seven Vol.4", "Toco Dance Hits Volume 6", "Jovem Pan 40 Graus", "Ibiza Club Vol.2" entre outros lançamentos, todos da Paradoxx Music.
O interessante é que a Spotlight Records também incluiu esta música num promo da gravadora: "Promo DJ 96".

Na Jovem Pan SAT, a mais importante rádio do Brasil, "Ritmo Latino" ficou no Top 3, entre as mais tocadas em julho de 1996. Além também de ter sido uma das músicas mais tocadas nas principais boates paulistanas e cariocas.


TALKING WITH
 LAURA MARTINEZ
Foi Carlo Zanella (produtor e compositor) que a convidou para assinar com a Thump Records

Eu conversei um pouco com a Laura Martinez, que foi muito carinhosa e atenciosa neste bate-papo. Perguntei também se ela se lembrava de Lina Santiago e Angelina, e ela me disse que sim, e que até as conheceu pessoalmente naquela época. 

Bom, antes de mais nada, gostaria de ressaltar que esta ideia de escrever sobre Laura Martinez, surgiu a partir de uma conversa que eu tive com meu amigo Fábio Allan, que também gosta muito destes "freestyles", e que inclusive, tem o single original de "Ritmo Latino".

Me propus a localizá-la...e não é que deu certo?
Diante de vários perfis femininos com o mesmo nome, eis que a encontro:

- "Você é a cantora de Ritmo Latino?"
-"Wow, você tem uma boa memória, isso faz muito tempo. Sim."

Mostrei também à ela uma foto do Fábio, segurando o cd-single de "Ritmo Latino" e ela disse "manda um oi para o Fábio!"

Em seguida, após a conversa, eu percebi que Laura Martinez entrou no Youtube e agradeceu às pessoas que tinham postado suas músicas (você pode ler esses seus agradecimentos no campo "Comentários"). Ela estava bem feliz pelo reconhecimento, mesmo depois de 23 anos do sucesso de "Ritmo Latino".

Eu iria escrever um pouco mais sobre a Laura, incluindo mais detalhes a respeito de "Te Quiero Amar", que é uma música que foi pouco conhecida na época, mas resolvi apenas transcrever o que ela me disse, através de algumas perguntas.

Vamos lá, descobrir finalmente um pouco mais sobre LAURA MARTINEZ?


ENTREVISTA 
COM 
LAURA MARTINEZ

Laura Martinez 

ENTREVISTA REALIZADA EM 14/09/2019

Olá Rikardo,

Obrigada pelas perguntas da entrevista. Espero que você tenha um bom dia! ~ Laura

Laura, qual é a sua nacionalidade? Em que país você mora atualmente? 
Eu sou americana mesmo, Rikardo. Eu nasci e cresci em Los Angeles, Califórnia, onde ainda moro atualmente. Mas minha família é toda mexicana, portanto o meu sangue é mexicano.

Quantos anos você tinha quando gravou "Ritmo Latino" na Thump Records? 
Muito mais jovem do que sou agora (rindo muito) 
(ela não quis que calculássemos a sua idade, rs)

Você cantou e também escreveu "Ritmo Latino". Você se lembra de suas inspirações para criar essa música? 
Sim, eu lembro que eu estava andando de carro com a minha mãe, e foi neste momento que esta música surgiu na minha cabeça, e assim, eu a escrevi e levei aos meus produtores 
(sua mãe já é falecida, e Laura sempre fala com carinho sobre ela).

Laura Martinez atualmente

“Ritmo Latino” foi um grande sucesso em todo o mundo, especialmente no Brasil. Quais são suas lembranças dessa época? 
Com certeza, do que eu mais lembro, é do amor dos fãs. Meus dançarinos também, eles eram muito engraçados! Eu tenho um vídeo bem divertido dos nossos bastidores, sinceramente estou até pensando em lança-lo algum dia.

Laura, você gravou vídeos para suas duas músicas ("Ritmo Latino" e "Te Quiero Amar")? 
Não, infelizmente não gravamos, mas seria bom ter um vídeo ...

Sua voz é bem bonita. Você herdou esse talento de alguém da sua família? 
Sim, da minha mãe
(apesar de sua mãe não ter sido uma cantora profissional).

A música "Te Quiero Amar" não foi lançada em single, mas foi incluída em algumas compilações de dance music no Brasil. Como foi a produção dessa música? 
Eu estava no estúdio adicionando vocais e tentando entender a música, e de repente, sem saber de nada, a gravadora lançou "Te Quiero Amar". Eu não tinha terminado o meu trabalho ainda, porém quando fui retomar, a gravadora já tinha finalizado e lançado. 
Eu não ouvi a faixa pronta, antes que ela fosse lançada. Foi assim que a gravadora operou.
este conteúdo é exclusivo do blog https://rikardomusic.blogspot.com
Ouça "Te Quiero Amar"
Que saiu na coletânea "Sequência Maxima" da Jovem Pan, em 1996

Você se apresentou em muitos países durante o sucesso de "Ritmo Latino"? 
Eu viajei apenas nos Estados Unidos e México. Fiz apresentações nestes dois países.

Laura, qual é a sua profissão hoje? 
Eu trabalho em um dos principais estúdios de cinema aqui em Los Angeles
(Warner Bros. Entertainment ).

O que lhe dá orgulho e felicidade em sua vida hoje? 
Meu filho 
(ela tem um filho que tem atualmente 18 anos de idade).

Sobre os compositores ou produtores de "Ritmo Latino", você ainda tem contato com eles? 
Sim, eu ainda tenho contato mas apenas com um deles, Carlo Zanella. Ele trabalhou em "Ritmo Latino" e também em "Te Quiero Amar".


Carlo Zanella, compositor, produtor e agora editor cinematógráfico

Durante a sua carreira, você só gravou estas duas músicas mesmo?
Sim, só foram estas duas músicas. Infelizmente era um trabalho que não dependia só de mim. Mas eu ainda penso, em algum dia gravar mais músicas. Penso muito sobre isso, talvez futuramente...

Obrigado Laura, por este pequeno espaço e atenção que está dando para conosco. Seus ouvintes brasileiros agradecem.
Eu que os agradeço. Eu aprecio todo este amor dos fãs do Brasil. Vocês são os melhores! 

Então eu vou terminando por aqui, mais uma publicação especial do nosso Blog.
Espero que estas informações divulgadas, atinjam todas as expectativas dos leitores, fãs de "dance music" ;)

Obrigado por mais esta leitura!

Conecte-se
com
Laura Martinez



CD-SINGLE

1 Ritmo Latino (Radio Edit)
2 Ritmo Latino (Trinity Mix)
3 Ritmo Latino (Monte Carlo's House Mix)
4 Ritmo Latino (Sweep It Mix)
5 Ritmo Latino (East Side Mix)

Ano de lançamento: 1996
Produtores: Jon St. James, Monte Carlo
Escrita por: Carlo Zanella, Jon St. James, Laura Martinez
Gravadora: Thump Records




Agradecimentos:
À Laura Martinez pelas informações cedidas, além de sua entrevista ao Blog. Infelizmente retirei o link para download, pois o blogspot bloqueou essa e outras publicações que envolvem o compartilhamento de músicas.

7 comentários:

  1. Parabéns por mais essa matéria, Rikardo!
    Fiquei feliz de ter sido citado na matéria, de vc ter mostrado a minha foto com o cd single pra ela e ela ter mandado um "oi" pra mim.
    Ler essa matéria foi como entrar numa máquina do tempo e ser transportado para 1996/1997, quando fiz a 6°/7° série e tinha vários amigos na escola que gostavam de Dance Music, que junto comigo ouviam a Jovem Pan o dia inteiro e que tinham um carinho especial por esse estilo "diferenciado" que era o Miami Freestyle (na verdade eu nunca consegui descobrir o verdadeiro nome desse estilo, já que alguns, como Planet Soul, era classificado também como House ou Acid House).
    Eu confesso que tô até com vontade de ouvir "Ritmo Latino" e outras músicas desse estilo agora, antes de dormir.
    E adorei ver outras fotos da Laura e saber algo sobre ela, pois antes dessa matéria eu não sabia absolutamente nada. Isso é exclusivo!!! Serve até de base pra criarem uma página dela no Wikipédia, coletando as informações colocadas aqui no blog.
    Mais uma vez Parabéns!!!
    E obrigado pela citação e pelos créditos do single no final da matéria.
    Hoje eu vou dormir com a mente em 1996!!! rsrs
    Um abraço!!! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Fábio!
      Aqui onde moro, este estilo também fez bastante sucesso com os adolescentes da época. A Angelina era a mais conhecida de todos, mas a Lina Santiago e Planet Soul também tinham bastante fãs... do tipo, você chegar na escola e pegar alguém comentando algo sobre eles. Uma vez, um colega de classe estava comentando com outra pessoa sobre o cantor Emilio Santiago (não lembro o assunto), aí um outro aluno que o escutou de longe o interrompeu e disse: O que tem a Lina Santiago? rs

      Quando a Angelina fez show em Jundiaí também...só se falava nisso por aqui...pena que hoje os ídolos da galera de hoje são outros...tudo passou...só restaram as nossas memórias, boas e saudosas memórias!

      Eu quem lhe agradeço pelos elogios e por ter enviado o single em FLAC

      Abraços!!

      Excluir
  2. Parabéns pela coleta de material!
    Adoro Lina Santiago, Laura Martinez e Jocelyn Henriquez!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Comentarista!
      Sim, eu gosto muito delas também. Desde a época em que estavam no auge...

      Excluir
  3. Sim, Rodrigo...nesta época teve várias músicas desta vertente, até a Taleesa lançou uma versão de "Internet Love" chamada eletro mix, bem nesta linha. Infelizmente, o que é bom dura pouco, por isso pararam. Pena!

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela matéria , adoro este estilo de musica !!! tenho o cd do Planet Soul até hoje !!Não sabia que a vocalista Nadine Renee havia morrido !! Dancei muito ouvido Ritmo LAtino !!! Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Moyses! Este estilo marcou muito mesmo... E sim, infelizmente Nadine faleceu, em 2004. Ela era uma grande cantora. Nestes dias em que escrevi esta matéria sobre Laura Martinez eu ouvi bastante todos estes artistas, principalmente os trabalhos dela.

      Abraço!!

      Excluir