terça-feira, 10 de março de 2020

CONHEÇA O RAPPER DA MÚSICA "LET ME BE" DE TALEESA (1995) E ALGUNS OUTROS HITS

TRANSITANDO PELOS ARQUIVOS DA TIME E REDESCOBRINDO TALEESA, ANTARES, COPERNICO...

Pois é meus amigos, neste ano de 2020 muitas músicas estão ficando mais velhinhas, como é o caso de "Let Me Be" da italiana Taleesa, que faz aniversário de 25 anos (!!). Mas, você sabe quem é o verdadeiro rapper desta música?
Depois de tanto pesquisar, eu não resisti e acabei perguntando à um dos produtores, Alessandro Gilardi, que acabou se pronunciando:

EDIT (21/07/2020): Alessandro Gilardi me respondeu no dia 08 de março de 2020, antes dessa data ninguém tinha a informação.

Acontece que alguns  "pesquisadores" - que imploram por créditos - passaram a citar essa informação como se essa fosse uma de suas exclusividades... Aí fica "mamão com açúcar", meu jovem! A pessoa me exclui do grupo, me transforma num vilão com mentiras a meu respeito (sempre o creditei aqui), para depois divulgar que foi ela quem descobriu. Uma total falta de caráter e uma hipocrisia sem limites.


Sim, como todos sabem, o cara que performava com a Taleesa - dublando a parte do rapper - era o seu dançarino Sly-G, e era visível que aquela voz não era dele.
Asher Senator foi o verdadeiro rapper e registrou também outras músicas importantes da gravadora Time, como algumas produções do Antares, Copernico e Molella.
Depois desta informação obtida, fiz um vídeo contendo alguns trechos de seus diversos trabalhos, com a intenção de analisar melhor a sua voz:

Asher Senator: A voz masculina em "Let Me Be" de Taleesa

ASHER SENATOR: A VOZ 'RAGGA' QUE MARCOU ALGUNS HITS DO EURODANCE DOS ANOS 90
Algumas participações de Asher Senator

O nome verdadeiro de Asher Senator é Peter St Aubyn, ele nasceu no Reino Unido e aos 14 anos de idade já ingressava na área musical, se tornando DJ. 
Asher era muito dedicado ao reggae, então acabou conhecendo várias pessoas envolvidas no gênero, não demorando muito também para que ele começasse a fazer suas rimas e a produzir suas músicas próprias.

No final dos anos 80, o artista montou a sua gravadora, a Senator Records, onde lançaria suas produções de reggae.
Já nos anos 90 ele participou de muitos projetos, incluindo algumas famosas músicas de "eurodance" que tanto conhecemos.

A voz feminina do Antares

Uma destas parcerias veio com o Antares, projeto italiano de Giacomo Maiolini (8 de março de 1963), o mesmo produtor que trabalhou com Taleesa em "I Found Luv", "Let Me Be" e "Burning Up" (além de outros vários projetos da Dance Music).
O Antares tinha como vocalista a italiana Clara Moroni (03 de novembro de 1964), e com a sua voz doce e exuberante ela gravou todas as músicas do projeto. O rapper, como já citado, era Asher Senator.

Este projeto de eurodance ficou conhecido com o lançamento do seu primeiro single intitulado de "Ride on a Meteorite", gravado em 1994 e se tornando popular em 1995. Esta produção gerou um favoritismo muito grande entre muitos DJs e fãs de eurodance, valendo citar também que a sua letra foi escrita por Diego Abaribi, Roberto Arduini e Emanuela Gubinelli (a Taleesa):

"Ride On A Meteorite" (1994)
"Eu faço você viajar em êxtase,
Vou levá-lo para um passeio,
Um passeio em um meteorito"

Seria engraçado se não fosse trágico, mas os integrantes que aparecem no vídeo acima eram apenas modelos contratados para performar nos palcos, assim como Whigfield, Corona, Randy Bush, Milli Vanilli... e tantos outros que só nos enganaram naqueles 90's, pois quem cantava realmente era Clara Moroni e Asher Senator. Bom, sobre a música, ela tem uma vibe bem explosiva e ainda tem muitos fãs até hoje.

A fama deste hit impulsionou também o lançamento de um segundo single, para este mesmo ano de 1995: "You Belong To Me". 
Com este trabalho, Giacomo Maiolini conseguiu agradar novamente, e a faixa entrou para diversas coletâneas assim como foi adicionada nas programações de diversas rádios. O sintetizador alucinante ganhou vida mais uma vez, que por si só, já valida essa música como uma Dance Music de elite:

"You Belong To Me" (1995)
A música é boa, mas por favor, não se apeguem a imagem... pois eles não cantam nada

No ano seguinte (1996) foi a vez de "Whenever You Want Me", mais uma bela produção do Antares, embora não alcançando o mesmo êxito das músicas anteriores. O rapper não participou aqui, apenas ouvimos os contagiantes vocais femininos de Clara Moroni.
Ainda em 1996, o Antares retornou com a poderosa "Let Me Be Your Fantasy", na minha opinião, uma das melhores músicas do projeto. A melodia dessa música é espetacular, sem dúvidas, um pilar imponente da grandeza do ítalo-dance:

"Let Me Be Your Fantasy" (1996)
"Deixe-me ser sua Fantasia"

Em 1997, o Antares lançou "I Want Your Love", mas essa faixa não foi muito bem. Depois do baixo desempenho deste último single (embora seja uma boa música), o projeto não apareceu mais em cena. Esse último trabalho também não traz o rapper Asher Senator e apenas ouvimos a bela voz de Clara Moroni.

Aliás, muita gente dizia que Moroni era a cantora em "Cannibal" do Black 4 White, mas aí nesta produção não é ela...mas sim, a voz real de Francesca Ceselli. Vejam o vídeo abaixo, onde ela não sabe o que dizer para um grupo de marmanjões, que ficam pedindo para ela cantar "Cannibal":

Clara Moroni: "Não lembro dessa"
Lógico que não, essa música quem canta é a Francesca Ceselli, ela realmente cantava no Black 4 White.

Além de gravar para o Antares (1994-1997), a senhorita Moroni gravou diversas músicas para outros projetos, como Trisha (com a modelo Patrizia Cavaliere sendo a imagem), Orange Blue e Copernico, sendo estes apenas alguns exemplos.
Já o rapper Asher Senator também trabalhou com Clara Moroni em Copernico - "I Believe" (1995), onde mais uma vez traz os fortes e característicos sintetizadores do Antares.
Com certeza, "I Believe" é mais um estrondo que o gênero eurodance exerce em seu arsenal:

Copernico - "I Believe" (1995)

Como eram todos uma grande equipe, a voz de Asher Senator também entrou em "Let Me Be" de Taleesa, mas não confunda pensando que em "I Found Luv" é a voz do britânico, pois aí se trata de um outro rapper...
É bom salientar que neste trabalho anterior de Taleesa, quem faz o rap é o alemão Michael Romeo, que também foi rapper do Le Click, do Warm Up, entre outros.

 
Taleesa - "Let Me Be" (1995)
Sly-G era dançarino e também ajudava nas composições de Taleesa. Nos raps de "Let Me Be" e "I Found Luv" ele dublava nos palcos.

COMO ELES 
ESTÃO HOJE????
Clara Moroni, Taleesa, Asher Senator e Sly-G (Michael Corkran) atualmente

- Clara Moroni, a vocalista do Antares, ainda mantém sua amizade com Taleesa até hoje. Ela também continua firme em sua carreira solo e seu último trabalho foi lançado neste início de 2020, "All Over":

Clara Moroni - "All Over" (2020)

- Sly-G (Michael Corkran) mora no Brasil, é surfista e se casou com uma brasileira (Salvador-BA). Ele também já é avô.

-Taleesa hoje mora no Panamá, adotou uma criança e se dedica mais como mãe e produtora de vídeo. Ela também realiza alguns shows pela Europa, mas o ritmo já não é mais o mesmo de antes. Sua última música gravada foi em 2012, onde ela lançou "I Can Feel U" (Voicebox):

Voicebox - "I Can Feel U" (2012)

- Asher Senator continua gravando suas músicas e envolvido ao reggae / hip hop. Seu último clipe é de 2016, suas últimas músicas foram registradas em 2017 e ele tem vídeos pessoais postados em 2019 (no youtube), onde faz suas rimas e demonstra estar em plena atividade:

Asher Senator - 2019

Procurem também por outras músicas na voz de Asher Senator, como "See The Difference" (Molella) e "Move it up" (J.J. Brothers), que não couberam nesta publicação, mas que valem a pena serem redescobertas!


AGRADECIMENTOS:
Ao produtor italiano Alessandro Gilardi

18 comentários:

  1. Que bacana! Curti saber mais sobre o Antares. Obrigado mais uma vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Júlio! Também gosto muito do Antares, todas as músicas que eles lançaram entre 1994 e 1997 são boas! Queria descobrir quem canta mesmo naquele projeto Karen B... viciei naquele som, rs

      Excluir
    2. Hehehe. Essa música é excelente tem uma pegada bem eurodance no estilo que eu gosto com vocais envolventes,batida acelerada e bons instrumentais.Provavelmente deve ser outra modelete fazendo a linha dançarina dubladora que nem a Olga. Não creio que a menina do clipe seja a real cantora, se for, ela não sabe nem dublar direito. A voz é boa.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Adooooro Antares e Copérnico!!! Parabéns mais uma vez pela matéria (outra matéria do Randy Bush foi fenomenal!!!)
    Só tira uma dúvida minha?
    Outro vocal que tenho certeza que é fake é Carol Bailey (I can't make you love me) que tenho certeza que é da Trixi Delgado (Masterboy). Este hit é de 1996, ano em que Trixi se afastou do Masterboy...

    Uma sugestão de matéria: quem é a vocalista do DJ Tururu (Countdown)? Ela cantava em vários projetos como DJ Carlos (End of the road) e Chumi DJ (If you can't give me love)

    Abraçooooosssss.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Stênio! Obrigado pelos elogios.
      Então amigo, não é a Trixi que canta em "I Cant Make You Love Me" da Carol Bailey. O vocal de fato até lembra, mas em determinados momentos percebemos que é uma outra voz. No vídeo mostra uma negra, mas também não tenho certeza se o vocal é dela, mas da Trixi não é.
      Eu farei uma matéria sobre o DJ Tururu sim, em breve...

      Abraços!

      Excluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Mil vezes parabéns, Rikardo. 👏👏👏👏👏👏👏👏😞

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adriano... que bom que gostou do conteúdo. Abraços.

      Excluir
  6. Great video of Clara at the restaurant ! She seems so shy ! What is the date of this video ?
    Loved read this article because Antares is one of my favorite eurodance groups!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi Hakim! I don't know the date of this video... I also think Clara Moroni is shy in this video... and the boys are very excited... she can't even eat in peace KKKKK

      Excluir
  7. XARÁ...A voz do SENATOR é bem parecida com a voz RAPPER do PANDERA "I LOVE YOU BABY" MAIS UMA VEZ OBG POR COMPARTILHAR SEUS CONHECIMENTOS E ACHADOS DA BOA E VELHA EURODANCE.ABRAÇOS E SUCESSO.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo trabalho Rikardo! Sensacional, Antares marcou demais época, era sinônimo de pista cheia. Por acaso, teria alguma info sobre o grupo L.A. Style ? Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado DJ Burga! Em breve vc verá algo sobre L.A. Style por aqui também!! Abração!

      Excluir
  9. Conheci o Michael este ano aqui em Florianópolis e vim aqui ver mais da história dele. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu conversei com ele no Youtube, parece que é um cara bem gente boa! ;)

      Excluir
  10. Na música Break out, da Gottsha, é Asher Senator que faz o rap, porém na música é um sample dele, com outro cara dublando no vídeo clipe. Legal saber mais sobre esse rapper.

    ResponderExcluir