domingo, 18 de abril de 2021

ENTREVISTA COM SAMIRA BESIC (A VOZ DE "WHEN I LOOK INTO YOUR EYES", "LOVE TRAIN" E MAXX - "GET-A-WAY")

E hoje é dia de publicar essa entrevista fantástica que realizei, há 3 semanas, com a cantora Samira! 

A propósito, desculpem-me pelo sumiço... a intenção era de manter o Blog atualizado todas as semanas mas estou bem ocupado ultimamente... Prometo me esforçar para publicar todas as pautas pendentes, e olha que tem muitas a caminho!!! 

Primeiramente gostaria de agradecer à Samira Besic, por ter participado dessa entrevista. Além de muito talentosa, gentil e simpática, ainda atendeu ao meu pedido e foi bem detalhista nas respostas.


Conheçam um pouco mais dessa maravilhosa artista que a eurodance nos presenteou na década de 1990!! 

E finalmente, a identidade do misterioso rapper de "When I Look Into Your Eyes" também está sendo revelada pela primeira vez; entre outras curiosidades de: 

SAMIRA!!


RAIO-X

Nome completo: Samira Besic

Samira é filha de pais bósnios, nascida e criada na Alemanha, em Berlim. Ela nasceu no dia 14 de maio e começou sua carreira musical em 1992. 

ENTREVISTA COM SAMIRA 

Entrevista realizada em 17 de maio de 2021

1) RIKARDO: Samira, a sua voz é uma das mais belas e cativantes da Dance Music. Como foi seu começo na música? Como você começou a cantar?

SAMIRA: A música sempre esteve presente em minha família. Quando os amigos dos meus pais vinham para a nossa casa, eu sempre cantava e dançava com frequência. Lembro-me de cantar quando criança com minhas irmãs, e em qualquer lugar,  mesmo se ninguém quisesse nos ouvir :'D

Em casa, eu tocava um teclado barato, que era de segunda mão, na cor laranja /brilhante...e na escola aprendi a tocar flauta também. Eu toquei e cantei em todos os eventos da escola que havia. E foi na escola que entrei para um grupo de Hip-Hop, onde acrescentei alguns refrões cantados às músicas. Nos apresentamos em pequenos clubes de jovens, em festas e até em prisões locais… foi muito divertido! Quando decidimos gravar algumas de nossas músicas, um dos proprietários do estúdio me ouviu cantar em nossas fitas demos e perguntou se eu estaria interessada em trabalhar com ele. E é claro que eu estava.

Rapidamente gravei lá minhas primeiras canções e também escrevi letras e melodias para a maioria delas. Em seguida, lançamos BONGO BEAT - "Do What You Want" , SLAM - "We Get Around" e meu primeiro lançamento solo "When I Look Into Your Eyes".

2) RIKARDO: Por acaso esse produtor era Douglas Wilgrove? Então você se apresentou numa prisão?

Sim, era o Douglas Wilgrove, que ouviu as nossas demos e me convidou para cantar com ele. E nossa apresentação aconteceu sim numa prisão para delinquentes juvenis ... fomos convidados para um concerto / festival dado por eles (ou aqueles que se comportaram bem). Não tão temível como St.Quentin ou Alcatraz ... mas algo que você não se esquece com certeza. 😅 Mas foi um show de muito sucesso e uma noite divertida.

3) RIKARDO: Seus pais lhe incentivaram a seguir a carreira artística?

SAMIRA: Eles estavam orgulhosos de mim e me deram liberdade para fazer o que me deixasse feliz.

4) RIKARDO: Você foi a voz do mega-hit “Get A Way” do MAXX, mas como surgiu esse convite para cantar no MAXX? Quem te convidou?

SAMIRA: Douglas Wilgrove conhecia os caras do MAXX, então um dia eles me pediram para ir ao estúdio de Jürgen Wind, o produtor do MAXX, para trabalhar com eles. Eu só me lembro que o estúdio estava lotado de pessoas, e eu estava tãããão doente naquele dia, mas ainda assim consegui cantar as minhas partes e ainda adicionar algumas improvisações legais na música ... E então, de repente, boom! A música foi tocada em todos os lugares ... e a pequena Samira também se viu maravilhada com todo esse sucesso conquistado, mas infelizmente, ela nunca foi devidamente creditada pelo trabalho ...


MAXX - "Get A Way" (1993)
Video Oficial

5) RIKARDO: Por que você não está no vídeo oficial de “Get A Way”? Vemos uma outra garota no vídeo ...

SAMIRA: Sim, isso é lamentável. Mas é assim que eles faziam naquela época. Existem tantos cantores maravilhosos e incrivelmente talentosos que foram responsáveis ​​por vários sucessos mundiais, como por exemplo "Saturday Night", "Rhythm of the night", "Gonna Make You Sweat", "Celebration", "Another Night" e tantos outros…. mas muitas vezes as mulheres no palco, ou nos vídeos, não eram as verdadeiras cantoras. O fenômeno Milli Vanilli não foi uma exceção única…

6) RIKARDO: Na Dance Music, os produtores colocavam modelos para fazer o duvidoso playback ... o que você acha dessa prática ?

SAMIRA: Eu já mencionei isso. É lamentável. E havia vários motivos para essas decisões... Eu posso entender de alguma forma por que isso era feito ... e essas foram decisões de orientação econômica (porém eu não apoio). 

Mas no final das contas, a verdade prevaleceu. E um talento é um talento...  o trabalho do artista real deve ser tratado respeitosamente. Eu, pessoalmente, ADORO ir a shows e ficaria muito desapontada se a “cantora” no palco estivesse dando uma falsa reprodução para o público.

Eu não sabia, naquela época, sobre algumas dessas mentiras, mas ao longo dos anos fui conhecendo várias daquelas Rainhas Ocultas que trabalhavam nos estúdios ... ótimas profissionais, cantoras incríveis, e a maioria delas ainda estão ativas e se dedicando muito à música ... Então, agora nos encontramos e conversamos regularmente umas com as outras, nos apoiamos muito também, trocamos ideias, trabalhamos juntas em colaborações. Então existe algo bonito que evoluiu dessa grande fase Eurodance e Eurobeat.


Livestream: Eurodance Queens - Samira está com Annerley Gordon, Taleesa e Linda Rocco 
Assista na íntegra, o vídeo que foi ao ar no dia 14/04/2021

7) RIKARDO: Aqui no Brasil os fãs de eurodance amam as suas músicas, mas quais cantores você mais gosta de ouvir? De quais artistas você é fã?

SAMIRA: Obrigada! Responder a essa pergunta é quase impossível para mim, porque eu amo tantos artistas e estilos... que também diferem de acordo com o humor e as ocasiões, quase que diariamente. Mas eu gosto da era do Seattle Grunge dos anos 90 e gosto muito de Pearl Jam, Soundgarden e Chris Cornell. Mas posso ficar louca ouvindo CypressHill ou Rage Against The Machine, por exemplo. Aprecio também o trabalho e os talentos de Miley Cyrus ou Dua Lipa e posso sonhar ouvindo o incrível RatPack ou Elvis, Baby Huey ou alguma música clássica …

8) RIKARDO: "When I Look Into Your Eyes" foi escrita por você? Qual foi sua inspiração para a composição desse hit?

SAMIRA: Sim, as letras e a melodia foram escritas por mim. O rap foi escrito por Douglas Wilgrove. Sobre a minha inspiração…. hmmm já faz muito tempo. Bem, é basicamente sobre o que pode acontecer em qualquer relacionamento. Se a confiança for mal utilizada, esse relacionamento ficará à beira de terminar, e você sabe que a união e a confiança do casal nunca mais serão como já foram antes.

9) RIKARDO: Samira, qual é a sua maior lembrança de “When I Look Into Your Eyes”?

SAMIRA: Foi quando um adorável fã de Dance Music do Brasil me perguntou sobre minhas memórias de WILIYE… depois de quase 30 anos aaaaaahhhhh !! : D Isso é difícil hahaaa


Samira - “When I Look Into Your Eyes” (1994)

10) RIKARDO: Samira, afinal, quem é o rapper de “When I Look Into Your Eyes”? Todo mundo tem essa curiosidade, mas ninguém tem a resposta. Você pode tirar essa dúvida para a nação que curte eurodance?

SAMIRA: É Douglas John Wilgrove. Ele não estava apenas escrevendo e gravando as músicas comigo, mas ele foi realmente um artista em ação, e nos anos 80, ele fez parte de um projeto chamado BRUCE & BONGO.

Douglas John Wilgrove
O misterioso rapper de “When I Look Into Your Eyes”

11) RIKARDO: E como foi trabalhar com ele?

SAMIRA: Foi ele quem me apresentou o outro lado da música, o negócio também conhecido como lado negro :) que eu não conhecia até então. Aprendi muito gravando em estúdio com ele e sempre serei grata por isso.

12) RIKARDO: Das músicas que você gravou, quais são suas favoritas?

SAMIRA: Elas são todas meus bebês. E nenhuma mãe no mundo diria a seus filhos que ama um mais do que o outro ;)… Honestamente, agradeço cada experiência que tenho escrevendo, ensaiando, gravando ou apresentando minhas músicas.

13) RIKARDO: Samira, você também trabalhou com o Ricco Raggazzi, que produzia com o Cabballero ... como foi trabalhar com ele? Você conheceu os membros do grupo Cabballero?

SAMIRA: Oh sim. Excelente, ótimos caras. Infelizmente Volker, também conhecido como Ricco, já faleceu há alguns anos. Eles eram a equipe por trás das produções da K-Town e Shift Music. "I Can't Get You" e algumas outras músicas solo nasceram trabalhando com eles.

14) RIKARDO: Como foi trabalhar com o selo Shift Music? Eles sempre te apoiaram quando você precisou? Ou havia alguma música que eles não queriam lançar?

SAMIRA: Ainda estou trabalhando com a Shift Music. Eles estão distribuindo meus lançamentos solo dos anos 90. Só gente boa ali e sempre apoiaram as minhas decisões.

15) RIKARDO: A música “The Rain” é um remake incrível de Oran "Juice" Jones ... Quem teve a ideia de regravar?

SAMIRA: Sim, adoro a música original. O Sr. Juice pega a sua namorada o traindo na música :) ... Não me lembro de quem foi a ideia, mas quando ouvimos a história da música é como se estivéssemos vendo um filme ... então você pode facilmente se relacionar com ela. E eu ainda adoro canta-la e ouvi-la. É por isso que lançamos alguns novos remixes dela recentemente. E sempre quando há uma nuvem no céu se preparando para liberar suas "lágrimas", um dos meus amigos às vezes me diz ... "Oh, Samira, você estava chamando THE RAIN de novo ?!": ’D


Samira - "The Rain" (1996)

16) RIKARDO: “Love Train” é uma de suas melhores canções. O que você pode nos contar sobre essa faixa?

SAMIRA: Foi co-escrito por Kenneth, que estava muito doente na época em que forneceu o material. Decidimos gravar a música, pois era um grande desejo dele. Você pode ouvir a voz dele também me seguindo no backing vocal. O que é muito triste, é que ele não sobreviveu para ouvir a versão lançada, pois ele perdeu a batalha contra a sua doença ...


Samira - "Love Train" (1995)

17) RIKARDO: "I Can't Get You" segue um estilo muito diferente do que você fazia antes ... Por que esse estilo mudou? Foi você que escolheu o estilo freestyle? 

SAMIRA: Freestyle é tão legal. Combina um pouco com Soul / R & B, com sons relaxantes, dançantes…. E trabalhar junto com o pessoal da K-Town, que gostava muito do Freestyle e do HipHop ...fez tudo evoluir naturalmente. Não havia estratégia por trás disso ... como eu disse, há beleza em todos os tipos de música.


Samira - "I Can't Get You" (1997)

18) RIKARDO: Você lançou singles inesquecíveis, mas por que não tem um álbum completo da Samira?

SAMIRA: Eu gravei tantas músicas naquela época, que com certeza daria um ou dois álbuns. Mas, para ser honesta, não fiquei muito feliz com as decisões de negócios que foram tomadas naquela época. Portanto, optei por parar. Eu era muito jovem e amava música, mas não queria perder meu amor por mim mesma, por cantar, escrever e compor. Continuei trabalhando com minhas habilidades como artista de música. Trabalhei com outros intérpretes nas suas produções, trabalhei com DJs, comecei a trabalhar com músicos que tocavam instrumentos ... e essa foi uma abordagem totalmente diferente de criar música, que gosto até hoje.

19) RIKARDO: A Alemanha é um dos países que mais produziu Dance Music no mundo... na sua opinião, o povo alemão tem essa vocação de fazer o mundo dançar? 

SAMIRA: Ah, essa pergunta vem de um brasileiro - você tem a dança em seus genes e veias :)… Sim, há uma certa quantidade de música dançante e muito legal que saiu da Alemanha, mas eu acredito que há muita DANCE em todo o mundo. Mas que os alemães cultivaram, em certa época dos anos 90, esse estilo - o Eurodance - isso é verdade.


EURODANCE, "Quando eu olho em seus olhos
Eu sei que você me diz mentiras"

20) RIKARDO: Você já esteve no Brasil?

SAMIRA: Ainda não. Mas está na minha lista de desejos, com certeza! E então DANÇAREMOS :D

21) RIKARDO: Assisti a alguns vídeos atuais da banda CLIC e adorei ver você cantando .... Você atualmente se considera um artista Pop ou Rock-Pop?

SAMIRA: Não é fácil definir a si mesmo ... mas no final, sou sempre eu mesma. Eu tenho o meu estilo de cantar. E eu sou os dois e nada ao mesmo tempo ... Não faz sentido me limitar. Desde que a letra se encaixe na história a ser contada, na melodia, no sentimento - todo estilo tem sua justificativa. Quero dizer, eu adoro chocolate, mas não quero comer todos os dias, o dia todo .. Eu sentiria falta de muitos outros sabores gostosos ... certo? :)

22) RIKARDO: Por favor, conte-nos mais sobre o CLIC...

SAMIRA: CLIC é a banda com a qual tenho trabalhado nos últimos, eu acho, mais de 10 anos. É quase como se fosse uma família estar com eles. Nós escrevemos todas as nossas canções juntos e lançamos alguns singles, alguns Eps... e temos nossa própria pequena gravadora. Tocamos muito AO VIVO ... e mal podemos esperar para estar no palco novamente. Nossa música é uma espécie de Pop-Rock.

Mas eu também estou trabalhando sozinha em alguns sons dançantes com grandes músicos e magos das batidas. Então, há algo vindo para os amigos da Dance Music também... E mal posso esperar para compartilhar isso com você.


CONECTE-SE COM
SAMIRA:

Banda Clic


23) Muito obrigado por esta entrevista, Samira. Muito obrigado, em nome de todos os brasileiros.

SAMIRA: Obrigado à você, por esta bela viagem ao passado, caro Rikardo.

Enviando à você e à todos que estão lendo isso em seu ótimo blog: muito L.O.V.E.

Seu trabalho e dedicação à música são muito apreciados!

Eu espero um dia, ver todos vocês nesse lindo país. Fiquem seguros e não se esqueçam de DANÇAR.

Sua Samira


AGRADECIMENTOS: 

À Samira, por toda a sua paciência, amor e carinho.

Obrigado também aos queridos leitores que acompanharam até aqui, mais essa tão trabalhosa e aguardada entrevista. Espero que todos tenham gostado - tanto quanto eu! 

Até a próxima!!

9 comentários:

  1. A Samira é uma Diva!
    Nas redes sociais tenho visto ela bem ativa principalmente no Instagram e me corresponde como fã!
    Parabéns pela entrevista!
    Obrigado Samira!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo Júnior Matias, ela é super atenciosa com todos os fãs, um exemplo a ser seguido por tantos outros artistas. Além de talentosa é também essa simpatia.

      Excluir
  2. Bravo pour cette interview ! Samira est adorable et cela se ressent dans les reponses à tes questions Rikardo . Une des meilleures voix de l'eurodance !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exactly Hakim! Samira is very kind and sincere, and she tells us everything we need to know! ;)

      Excluir
    2. Oui ça fait plaisir, quelqu'un d'authentique et avec bc de qualités :•)

      Excluir
  3. A música When i look into your eyes tocou muito em minha cidade em 95 e só agora, mais de 25 anos depois, é que li algo sobre Samira. Só mesmo o Rikardo para nos trazer essas belas postagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge, recomendo que ouça também "Love Train"...essa é fantástica!!!

      Excluir