quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

CO.RO. FEAT LYEN - "RUN AWAY" (1995)

Estamos de volta para esclarecer um mal entendido, ocasionado lá no passado. Há uns dois anos foi noticiado que a sensacional faixa "Run Away" do Co.Ro. era cantada pela Martina Parenti, vocalista do projeto G.E.M., mas houve um grande engano nessa história... Acontece que a pessoa que informou isso (num grupo do Facebook) estava equivocada, e a “suposta” vocalista nos contou depois que não é a sua voz.

QUEM É A VOCALISTA DO CO.RO. NAS MÚSICAS "RUN AWAY" E "LIFE ON MARS"?
Quem é Lyen? Quem é a verdadeira 2ª vocalista do Co.Ro.?

Na verdade, fazia mais de seis meses que queria fazer essa publicação pois já tinha o nome dessa cantora, só não estava conseguindo o retorno dela... Creio que é essencial apresentar também alguma confirmação do artista; mostrar as materialidades e não apenas subjetividades. 

O grupo Co.Ro. surgiu no início da década de 90 e logo foi um grande sucesso na voz da cantora Taleesa. A italiana (e não americana, como diz sua biografia) gravou com sua bela voz as faixas "Because The Night", "There's Something Going On", "4 Your Love" e "I Break Down And Cry", todas do bem sucedido álbum do grupo ("The Album").


Co.Ro. Feat. Taleesa - "The Album"

Diante da repercussão positiva dessas músicas, Taleesa resolveu embarcar em sua sonhada carreira solo e consequentemente deixou a dupla Maurizio Rossi e Emanuele Cozzi.
Não demorou muito e o Co.Ro. conseguiu substituir a Taleesa, apostando mais uma vez numa linda voz, dessa vez de uma cantora que respondia pelo nome fictício de Lyen.


A nova formação do Co.Ro. após a saída da vocalista Taleesa

A novata então gravou a hipnotizante "Run Away", em 1994, que rapidamente se tornou no novo êxito comercial do Co.Ro. Feat. Lyen.
Aqui no Brasil a música fez sucesso no início de 1995 e estava sempre tocando nas principais rádios e danceterias, além de ser inclusa na maravilhosa coletânea "As 7 Melhores Volume 2", da Jovem Pan Sat e Paradoxx Music.

Essa música é ótima e possui uma energia surpreendente, além de apresentar um andamento mais acelerado em relação às faixas anteriores cantadas por Taleesa. Com suas batidas mais rápidas, "Run Away" conquistou muitos fãs e segue 100% o estilo "eurodance" de 1994 - 1995. 
É uma marretada da melhor qualidade e com vocais bem entusiasmantes:

"Vou dirigir meu carro, vou te levar para longe
Simplesmente fugiremos pela noite adentro
Porque essa é a hora certa, eu não quero voar
Apenas quero fugir com você pela noite adentro 
Vou dirigir meu carro, vou te levar longe
E apenas fugir"


Indicação de DJ Badinha na revista DJ Sound, em fevereiro de 1995

Ainda em 1995, a Lyen também gravou um outro single para o Co.Ro., era a regravação de David Bowie: “Life On Mars?”
Apesar de não fazer o mesmo sucesso de “Run Away”, esta é uma simpática versão e que pode ser encontrada na coletânea "Difusora Fm - Balança Ribeirao Vol. 2":

Co.Ro. - "Life On Mars" (1995)

Já em 1998, e com outra vocalista, o Co.Ro. lançou uma música totalmente diferente do seu habitual estilo. Era a canção “Lovely Toy”, porém a faixa era muito mais parecida com uma música do grupo Aqua, do que uma música do Co.Ro... Provavelmente escolheram esta tendência devido ao sucesso que o grupo dinamarquês estava fazendo naquele período.
Infelizmente, não demorou muito para que grupo italiano Co.Ro. sumisse de cena, logo após a este fraco lançamento.
Veja abaixo um pequeno trecho da performance de “Life On Mars?” (Co.Ro. Feat. Lyen) e também uma pequena entrevista com este trio, em 1995:

Co.Ro. - "Life On Mars" / Entrevista (1995)

MAS QUEM É A VOCALISTA?
Esse vocal não é muito comum, pelo menos eu não me lembro de ouvi-lo em outras músicas, nem em outras produções da Propio Records, gravadora de Stefano Secchi e que distribuiu esses dois singles.

Durante o início da quarentena (1º semestre de 2020), Martina Parenti (vocal do G.E.M.) respondeu algumas perguntas antigas que eu havia feito à ela, então disse que nunca cantou as músicas "Run Away" e "Life On Mars", além ainda de informar que não faz ideia de quem canta. 
É óbvio que algumas cantoras sempre irão negar que trabalharam em alguns projetos (como é o caso de Annerley Gordon, e etc), mas Martina Parenti estava bem convincente, parecia ser bem resolvida e não ter motivos para mentir.


Como o produtor Emanuele Cozzi é bem sociável nas redes sociais, perguntei à ele o nome da verdadeira vocalista de "Run Away", e então ele respondeu-me:

"Olá Rikardo, desculpe pela demora o nome dela é Paola Orecchia !!! Obrigado... um dia irei ao Brasil, visitar alguns lugares!"

Então finalmente eu tinha o nome da artista e pude procurar por alguma pista sobre ela, mas a princípio foi uma missão bem difícil...

Eu não encontrava nenhuma informação sobre qualquer cantora chamada Paola Orecchia... Até que encontrei, com esse mesmo nome, o perfil da mesma garota que aparecia nos palcos com a dupla, em 1995. Será que ela realmente gravou com o Co.Ro.? Ela cantava naquela época? Pois eu averiguei todas as suas redes sociais e percebia também que nada era mencionado sobre a sua carreira musical, ou o seu passado na música. Que estranho, né?

Paola Orecchia nasceu no dia 18 de abril de 1968, e atualmente é uma jornalista bem sucedida na Itália. Ela é especializada em tecnologias, varejo e dinâmica de mercado. Há muitos anos ela também dirige redações no setor da imprensa especializada. Em 2005 ela ingressou na Content Factory da “Il Sole 24 Ore Business Media”, ocupando-se da concepção, produção de revistas e encartes semanais anexados aos jornais.

Paola Orecchia (a 2ª vocalista do Co.Ro.)
Créditos da imagem: Twitter (conta pessoal) de Paola Orecchia

Tenho tentado falar com Paola Orecchia desde junho de 2020, enviei e-mails, mensagens pelo instagram, mas Paola Orecchia nunca me respondeu e parecia que gostava de ignorar (hahaha). Então é lógico que desisti dessas tentativas, e me convenci também de que ela não queria falar sobre o assunto. 
Mas inevitavelmente fiquei com aquela dúvida no ar...  Será que ela realmente gravou nos estúdios? Ou foi apenas uma modelo, que hoje evita falar sobre o assunto? 

Mas me aprofundando nas pesquisas, encontrei um site de uma banda italiana chamada Tacsi, e em sua biografia confirma que Paola Orecchia havia trabalhado com eles como backing vocal há mais de 35 anos, ou seja, em 1985, 10 anos antes de trabalhar com o Co.Ro.:

Imagem capturada do site oficial da banda Tacsi: Paola Orecchia foi backing vocal da banda nos anos 80

Paola Orecchia não quis falar conosco
Créditos da imagem: ipresslive.it

Conversei com Mauro Fontana, o líder da banda Tacsi, e diferente de Paola Orecchia ele me pareceu ser muito amigável e gosta de falar sobre música. Entrei em contato com ele via facebook, para ter certeza se ele havia trabalhado com a mesma vocalista do Co.Ro. (pois poderia ser apenas uma coincidência, com mulheres de nomes semelhantes...) mas logo de imediato vi que Paola Orecchia estava entre os seus amigos no facebook, assim também como no instagram. Então, de uma coisa eu já não tinha dúvidas: Estávamos falando realmente da mesma pessoa. 

Em meu primeiro contato com Mauro Fontana, mostrei à ele um trecho da música "Run Away" e perguntei se ele reconhecia aquela voz, então rapidamente ele me respondeu que sim, que era a Paola Orecchia cantando, sem eu citar o nome dela. Na sequência, eu perguntei sobre as músicas em que ela fez backing, se ele teria esses registros para me mostrar, e ele me respondeu:

"A Paola e eu cantamos muitas músicas juntos, mas naquela época ela ficava encarregada do contracanto (2ª voz) e não tínhamos uma gravadora que se encarregava da produção, então nossas gravações não são perfeitas, elas são piratas. Mais tarde Paola embarcou num grande projeto profissional, do qual existem gravações profissionais."
-Mauro Fontana (lider da banda Tacsi)


Paola Orecchia gravando um podcast em 2019
Creditos da imagem: Instagram (conta pessoal) Paola Orecchia

Seria importante e muito bem-vinda uma resposta de Paola Orecchia, mas ela simplesmente rejeitou qualquer contato. Pensou? Que bacana seria, se ela falasse sobre sua participação no Co.Ro., e também citasse seus outros trabalhos na música? Acredito que ela não gravou muitas canções, pois é uma voz rara e pouco ouvida na Dance Music, então ela não deve ter investido muito na sua carreira de cantora.

Paola Orecchia atualmente é uma respeitada jornalista que atua como redatora de negócios, repórter, coordenadora e planejadora de editoriais, supervisora de atividades editoriais, e etc, e parece que não quer - de jeito nenhum - ter qualquer envolvimento com o "eurodance", talvez devido a sua grande seriedade no jornalismo, área que desempenha desde 1999.

Obs.: Se conseguirmos registros de Paola Orecchia cantando em outras músicas, voltaremos aqui para atualizar as novidades.

EDIT: 2023
Conseguimos algumas pequenas atualizações quanto a essa postagem de 2021.
Paola Orecchia não quis falar com o Blog sobre a sua participação no Co.Ro., como bem informado na publicação original, mas, no dia 20 de maio de 2021 (logo após esse artigo se popularizar entre os fãs de eurodance) "coincidentemente" a jornalista resolveu se pronunciar um pouco sobre essa sua fase de cantora.
Em seu facebook, Paola Orecchia disse "Que loucura, isso faz mais de 25 anos", "Essa entrevista foi feita às 3 da manhã. Foi uma vida difícil, muito pesada, com a mala sempre pronta, e simplesmente isso não era para mim. Não nego, e certamente também não me arrependo de ter dado esse ponto final. Que linda surpresa me deu, prima querida!"


A prima de Paola Orecchia enviou o link do Blog à cantora, que afirmou nos comentários ter sido uma vocalista por pouco tempo no Co.Ro. 
Paola Orecchia depois publicou o video da tal entrevista em seu facebook, e nos comentários de seus seguidores muita gente estava surpresa, escrevendo que não conhecia esta vida de "celebridade" da jornalista... Ela justificou: "Foi outra vida, já passou tanto tempo".

"Essa vida de shows, viajar, não era para mim" - Paola Orecchia



Lembrando mais uma vez que foi o Blog Rikardo.Music que correu para buscar esta, além de outras informações exclusivas, aos fãs de Eurodance. Antes afirmavam em fóruns que a cantora de "Run Away" (Co. Ro.) era "Martina Parenti". As informações falsas se repetiam em outros projetos, tudo sem provas, como em Black 4 White, que no caso, a cantora informada era "Clara Moroni", assim como a cantora do Black Rose era "Ivana Spagna", a cantora do B.A.R. era "Nancy Sexton", entre muitos outros achismos. 
Caso ler em algum site, fórum, youtube ou blog sobre a verdadeira voz de "Run Away" (Paola Orecchia), saiba que a informação surgiu primeiro aqui, através de muito trabalho, dedicação, materialidade e muita seriedade ao leitor. 
Este Blog não tem fins lucrativos, mas merece ao menos o reconhecimento dos demais colegas por seu esforço, perseverança e trabalho incessante dentro da temática que envolve a cena Dance dos anos 90 e 2000. 

Outra coisa que precisa ficar clara, é que todos os créditos estão devidamente informados aqui, exceto quando as informações enviadas são falsas, como aconteceu aqui anteriormente - quando nos chegou que a vocalista da música era a Martina Parenti... então, diante de uma notícia irreal, tivemos que trazer a verdadeira cantora além de todos os detalhes possíveis para o leitor entender e sentir a conexão com a VERDADE. A matéria foi corrigida e o crédito também foi removido (é claro, não faz sentido creditar alguém que descobriu uma informação incorreta). 
Repito: Todos os créditos estão respeitosamente citados aqui, então o mínimo que o Blog exige é ser creditado também por todo o seu trabalho e empenho dentro do segmento Eurodance 90' s e 2000's.
Sem mais,
Rikardo


Agradecimentos:
À Emanuele Cozzi (Co.Ro.) e Mauro Fontana (Tacsi)

Uma pena... uma cantora com uma voz tão linda  abandonar assim a música ... Mas, se ela está feliz no jornalismo, então, é só o que importa!

7 comentários:

  1. cara ! parabéns pelo trabalho jornalístico e investigativo ! impressionante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado DJ Anthony Garcia! Só faltou o interesse da Paola Orecchia em retornar, mas ela não quis não... É tipo a Karina de "Vidas Nuevas", mudou de área profissional e hoje não curte falar sobre seu passado na música. Abraços!!

      Excluir
  2. Olá, Rikardo! Em 2018, no primeiro ano de seu blog, li esse artigo sobre Co.Ro feat. Lyen e quando fui procurar esse ano, vi que você tinha deletado e achei estranho. Agora entendo que é por causa da informação incorreta sobre a vocalista. Eu também cheguei a pensar que se tratava da Martina Parenti, pois a voz, de fato, lembra um pouco. Mas que bom que você conseguiu a informação correta. Também acho uma pena essas vocalistas que marcaram nossa adolescência simplismente desprezarem seus trabalhos passados e não quererem mais tocar no assunto! Em relação a música Lovely Toy - Co.Ro (1998), de fato lembra o estilo do Aqua com a batida de let a boy cry, da Gala. Já o refrão dessa música tem a mesma melodia da música Don't You Keep Me Waiting, do projeto X-Sample (A. Gordon). Quando ouvi essa música, me lembrei logo do projeto X-Sample. Mas essa nova vocalista você sabe quem é? Já a música Life on Mars a gente reconhece a voz dessa Paola Orecchia (lyen). Curti muito o projeto Co.Ro e nem sabia dessas outras músicas que iam além de Run Away, de 1995. Belo trabalho essa sua investigação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Jorge! Sim, eu deixei aquele artigo anterior "pausado" mesmo, até eu conseguir corrigir a informação... pois eu realmente acreditei na possibilidade de ser a Martina Parenti... a pessoa que informou estava enganada e eu também por acreditar, por isso você não conseguiu acessar mais aquele artigo depois. Eu republiquei-o recentemente, mas agora você apenas irá ler sobre a Martina Parenti e seus trabalhos no GEM, porque de fato, apesar de ser uma voz parecida, não é ela no Co.Ro. então eu tive que corrigir isso. Sobre a vocalista que entrou depois, essa eu não sei quem é... mas caso eu venha a descobrir eu eu te atualizo. Abração!

      Excluir
  3. Melhor produção jornalística sobre eurodance. Eu te admiro Rikardo. Sou fã. esse é um dos meus singles preferidos ever!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo, também sou muito fã de "Run Away"! E espero que curta os outros artigos! Esse blog é de fã para fã!! Abraço

      Excluir
  4. Parabéns por mais uma mistério da Eurodance resolvido, meu amigo Sherlock Holmes da Eurodance (risos). Realmente, a ex-cantora do CO.RO. e linda tanto na voz quanto na beleza física! Linda mesmo!! Enfim, amigão, tamo junto na Eurodance!! Boa noite e até o seu próximo trabalho jornalístico e investigativo, Rikardo!! 👏👏👏📻👊👊😎🙏🙏🙏👍👍😉😉😉😉😀😊😊✌📻🎧🎵[^J^]

    ResponderExcluir