domingo, 7 de fevereiro de 2021

PO.LO. - "I WANT YOU" (1995). QUEM É O VERDADEIRO CANTOR?

 


Para os amantes da italodance, o gênero pode ser dividido entre o antes da DWA (Dance World Attack) e o depois do surgimento da gravadora. Essa companhia é apontada por muitos seguidores como a alma que traduziu e fortaleceu a dance music italiana no auge de sua forma, além de ter sido fundada pelo lendário produtor, cantor e compositor Roberto Zanetti

A DWA, assim como o próprio Zanetti, teve uma significância muito grande para o estilo “Dance”, pois muitos artistas foram produzidos nessa casa discográfica, onde podemos incluir nomes de peso - que você com certeza já ouviu muito - como Ice MC, Double You, AlexiaCoronaBlack 4 WhiteSavage (com o próprio Zanetti nos vocais), Digilove, Netzwerk, Fourteen 14 Po.Lo. (além de muitos outros).

Esse último projeto citado é o que ganha destaque agora em nosso Blog, portanto, fique ligado nas informações abaixo e inteire-se sobre o Po.Lo., que foi pouco difundido na época apesar de seu sucesso com “I Want You”.

 

PO.LO. - "I WANT YOU" (1995):

QUEM ESTEVE POR TRÁS DESSE PROJETO?

Ele queria você ao lado dele, agora nós queremos saber quem é ele!!!

 

O objetivo aqui é de sanar dúvidas antigas, e também de exterminar "lendas urbanas" que tem nos acompanhado nas últimas décadas. Como todos sabem, a dance music no geral não informa muito de si ao seu público, então muitas informações falsas se concentram na internet e apenas um fiapo de sua realidade se faz presente entre os fãs.

O SUCESSO:

"I Want You" chegou ao Brasil em 1995 através da Spotlight Records (como todas as tracks da DWA, daquela gloriosa época). O nome do projeto é Po.Lo. e se deriva da palavra "Possessive Love" ("Amor Possessivo"), sendo esta uma ideia que também se originou de Roberto Zanetti. 

Essa empolgante ítalodance foi produzida pelos "figurinhas carimbadas" Claudio Mingardi, Francesco Alberti, Gianluca Vivaldi e Riccardo Salani, enquanto que a sua linda letra foi escrita por Fabio Sarni, Luca Valeri e Laurent N'Diaye.

"I Want You" foi sucesso em 1995, entrando também na trilha sonora da novela "Cara & Coroa" da TV Globo. 

A faixa possui um tecladinho bem característico, que entrega rapidamente que é uma produção da DWA, além disso, você também irá sentir os seus vocais bem chorosos logo em sua introdução... A música começa meio "down" e fala sobre o fim de um relacionamento, mas quando chega no seu refrão ganha um fôlego efervescente que coloca todo mundo para dançar. Confira:

 

PO.LO. - "I Want You" (1995)

No single encontram-se as versões:

 I Want You (Extended Mix)  5:35

I Want You (Radio Mix)        3:57

I Want You (I Need Your Smile Mix)           5:38

I Want You (Acappella)         3:57

Para ter acesso ao single com as 4 versões, clique aqui


PEQUENO TRECHO DA LETRA:

"Fiquei triste por você ter me deixado sozinho

Eu preciso do seu sorriso iluminando o meu dia

Perdendo meu tempo correndo para você

Deixe-me tentar explicar, atenda a minha ligação

Estou a sua espera, não consigo entender

Por favor não saia por aí

Eu só quero ficar com você

Olhando em meus olhos

Confiando na minha alma, porque eu quero você

Eu só quero ficar com você"

 

O cantor e compositor do projeto Po.Lo.

 

O verdadeiro vocalista do sucesso "I Want You" é o italiano Fabio Renato Sarni, nascido em 22 de maio de 1969 em Olbia (região da Sardenha - litoral), que atualmente trabalha como comandante da Guarda Costeira de Capo d'Orlando (região da Sicília).

 Como eu consegui rastrear este cantor, perguntei à ele se não toparia em falar conosco a respeito desse projeto, pois nada melhor que o próprio músico para tirar todas as nossas dúvidas... Não concordam??? 

Pois bem, Fabio Sarni então aceitou em responder algumas perguntas... e espero que vocês gostem desse bate-papo!!

Boa leitura!

 

ENTREVISTA COM FABIO SARNI

(Entrevista realizada em 07/01/2021)

 

Fabio Sarni: Atualmente, com 51 anos

 

1- Rikardo: Fabio Sarni, em que cidade você nasceu? Em que cidade você mora atualmente?

FABIO SARNI: Nasci em Olbia, na Sardenha porque em 1969 ainda não havia hospital na ilha de La Maddalena, onde vivi cerca de 20 anos antes do serviço militar, mas agora vivo em Brolo (ME), cidade da Província de Messina.

2- Rikardo: Você sempre foi um cantor? Quando você começou nesta profissão?

FABIO SARNI: Sempre me defini como um cantor / compositor. Quando compus "I Want You" já trabalhava na Guarda Costeira de Marina di Carrara, na Província de Massa-Carrara (MS). Comecei a cantar aos 5 anos de idade, ouvindo vários discos de vinis (33/45 rpm) que o meu tio Filippo Marini trouxe dos vários clubes mediterrânicos onde trabalhou com a sua orquestra. Cantei algumas canções dos Beatles - Billy Joel - Rolling Stones - Kiss - etc., mas a virada com a dance music foi entre 1994/1995.

3- Rikardo: Seus pais o incentivaram a seguir o caminho artístico?

FABIO SARNI: Não, meus pais (Carla Marini e Antonio Sarni) sempre foram os pés no chão e só me incentivaram a encontrar um emprego fixo na Marinha porque era o mais seguro, enquanto cantar e ficar famoso para eles era apenas uma utopia, algo inatingível e inseguro em um nível econômico. Então, em 23 de janeiro de 1990, alistei-me na Marinha.

 

Foto de Fabio Sarni (Instagram)
"Meu primeiro embarque, em 1990 (aos 21 anos), no MV CP 2083 - Grupo de Ensino CP La Maddalena"

 

4- Rikardo: Seu filho também é cantor, você tem mais artistas na família? Seus pais eram artistas?

FABIO SARNI: Meu filho Stefano, que faz 26 anos em poucos dias, é um cantor de música Pop, ele escreve suas canções e para mim ele é muito bom no que faz. Ao contrário dos meus pais, eu o apoio durante todo o seu caminho e tento dar-lhe bons conselhos, apesar da minha pouca experiência no mundo da música. Infelizmente ele começou a cantar tarde demais, porque seu sonho de criança era se tornar um jogador de futebol famoso, mas não obteve sucesso, então ele começou a se apaixonar por música com quase 17 anos de idade, por isso ele não fez o aprendizado, não teve as experiências que eu tive, mas o especial que nos une é que temos a mesma frequência de voz, e eu acho que ele pode se tornar um cantor de sucesso. O primeiro single de Stefano Sarni foi lançado em todas as plataformas musicais com o título "Memorie", e a letra foi escrita por ele (música / texto) que no momento pode ser ouvida e apreciada no SPOTIFY, onde em apenas 3 meses atingiu 20.000 "plays" e espero que depois desta entrevista possam ter mais. Meu tio Filippo Marini cantou nos anos 70 e teve um pequeno sucesso, com duas canções francesas intituladas "Comme un Fou" "Melinda", duas lindas canções que você pode ouvir no YOUTUBE, então como em todas as coisas, você precisa ter um pouco de sorte e conhecer as pessoas certas. Até meus pais nos anos 60 tiveram uma ótima experiência musical, meu pai tocava violão em um grupo chamado "Karakolis" e minha mãe cantava, aí eu nasci e tudo virou fumaça.

 

Stefano Sarni, filho de Fabio Sarni

 

5-Rikardo: Quais foram seus cantores favoritos na sua adolescência? Eles influenciaram você em sua música?

FABIO SARNI: Bem, com certeza a música Rock / Pop dos anos 80 me influenciou muito, as minhas bandas favoritas eram STYX, TOTO, POLICE, JOURNEY, FOREIGNER, KANSAS na música ROCK, enquanto no POP eram SPANDAU BALLET e DURAN DURAN. Minha primeira apresentação no palco foi em 1981 com a música “Don't let it end” do STYX, eu adoro essa música e foi a minha primeira ascensão no mundo musical.

6-Rikardo: Qual foi a primeira música que você gravou?

FABIO SARNI: Bem, minha primeira música que escrevi foi quando tinha 17 anos. Mas minha primeira música gravada foi “Mi Sentivo in Colpa” , 4 anos depois em Massa, num estúdio de gravação. Essa música inclusive você pode ouvir no YOUTUBE.

 

Fabio Sarni - “Mi Sentivo in Colpa”

 

7- Rikardo: Em quais grupos você cantou? (antes de cantar no projeto Po.Lo.)

FABIO SARNI: Naquela época eram apenas grupos desconhecidos formados pelos meus colegas de escola, então quando me mudei para Carrara (MS), em 1992 à trabalho, comecei a frequentar alguns clubes da região como o "Il Cavallino Rosso", então comecei a participar de competições de cantores do "Sanremo Giovani" e depois de várias audições cheguei à semifinal no casino "Sanremo". Em 1994 eu fui chamado para a final, mas tive que desistir com relutância, pois três dias depois era o meu casamento.

8- Rikardo: Fabio, quem o convidou para gravar na DWA?

FABIO SARNI: Então, eu escrevi a letra de "I Want You" com meu amigo Leslie Parducci, mas tivemos também a ajuda de um outro querido amigo, o Luca Valeri, um dos autores da música. Assim que terminei o master, pedi ao produtor Francesco Alberti para ouvir "I Want You"... Nós já havíamos trabalhado juntos antes na minha música “Mi Sentivo in Colpa” . Além de ter um estúdio próprio, Francesco trabalhava para a DWA de SAVAGE aka Roberto Zanetti, que havia musicado os maiores hits do momento como "Please Don't Go" (Double You), "The Rhythm Of The Night" (Corona), "Passion" (Netzwerk), "Baby, Baby" (Corona) e etc... Francesco gostou muito da música e queria produzi-la imediatamente junto com três de seus amigos: Claudio Mingardi, Gianluca Vivaldi e Riccardo Salani.

 

Fabio Sarni, aos 17 anos de idade, se apresentando no Festival del Mare 1986
Música: "Ma dimmi un cuore ce l'ahi"

9-Rikardo: Como foi trabalhar na DWA?

FABIO SARNI: Infelizmente, uma experiência muito curta, pois só cantei "I Want You" e gravei nos estúdios da DWA aqui em Massa em 2 (dois) dias e depois esperei ansiosamente pelo lançamento.

10-Rikardo: É a sua voz mesmo que está nessa música do projeto Po.Lo? No Brasil muita gente pensa que essa música é cantada por Laurent N'Diaye. Você conhece ele?

FABIO SARNI: Então, vamos lançar uma luz sobre essa história. A voz é totalmente minha, assim como a música foi escrita inteiramente por mim, a voz também é. A música também foi assinada por Luca Valeri e por Francesco Alberti, acontece que Laurent N'Diae me ajudou um pouco na pronúncia e por isso queria também seus créditos como autor, então colocamos o seu nome também entre os autores. Ele não tem nada a ver com a minha voz, também não sei se ele foi o modelo do Po.Lo. depois que eu saí, pois o projeto foi "congelado".

EDIT 2023: O Blog Rikardo.Music entrevistou em novembro de 2023 LAURENT N’DIAYE. Confira também o que ele nos contou sobre o PO.LO.

11-Rikardo:  Na música "Together Forever" do Po.Lo. não é a sua voz ... Você sabe quem são os cantores? (parece ser um dueto entre um homem e uma mulher)

FABIO SARNI: Não tenho ideia porque depois da DWA "congelar" o projeto eu não sabia mais nada sobre o PO.LO. então em "Together Forever" a voz absolutamente não é minha, acho que pertence a uma mulher.

 

Fabio Sarni - Palatenda di Pontremoli MS 

Concerto de abertura, em 1998

 

12-Rikardo:  Quantas músicas você gravou na DWA? Você se lembra quais são os nomes dessas músicas e projetos que você gravou? 

FABIO SARNI: Infelizmente na DWA eu gravei apenas “I Want You” e é isso.

13- Rikardo: Por que você saiu da DWA?

FABIO SARNI: Então querido Rikardo, o discurso é muito complicado e não era desejado por mim, mas pela própria produção. Eu, em 1995, quando a música foi lançada em todas as rádios nacionais e mundiais, já trabalhava permanente na Guarda Costeira, e naquela época havia regras mais restritivas que não me permitiam tirar, por exemplo, 6 meses de licença, então comuniquei imediatamente esta situação à DWA, implorando que colocassem um modelo como Corona e Ice MC já possuíam, para prosseguirmos com o projeto. Mas eles responderam que não era possível, que a música já havia feito sucesso em 18 países ao redor do mundo, que já tinham agendado apresentações para o "2Festival Bar" na Itália, portanto, como não foi possível de forma alguma um acordo, a produção preferiu "congelar" o projeto, e não me deram mais notícias do "PO.LO." 

Por isso briguei com meu amigo Luca Valeri e perdi sua amizade. Conversei com Francesco Alberti mas não tive mais contatos dele, nem com Roberto Zanetti. Eles mancharam a minha reputação em muitas gravadoras e daquele momento em diante não pude mais trabalhar, somente um ano depois que consegui, com o produtor Marco Carmassi.

Eu tinha a obrigação de servir a Guarda Costeira, não tinha como fazer shows, então pedi à DWA para substituir-me por um modelo como Corona ou Ice Mc. 

14- Rikardo: Você pediu à DWA para colocar um modelo para substituí-lo (porque você estava ocupado com a Guarda Costeira) ... mas por que a produção não aceitou a sua solicitação? Eu não entendi isso ... porque a gravadora já estava acostumada a fazer isso (você mencionou Corona, Ice MC, e eu também me lembro do Fourteen 14) 

FABIO SARNI: Porque eles queriam que eu fosse a imagem também, que eu estivesse nos palcos, e não um modelo porque nessas apresentações eu tinha que tocar violão e cantar ao vivo. Um modelo teria outra voz ... um pouco com o que aconteceu depois com o Corona.

(Rikardo aqui: Pelo o que entendi, a DWA não estava mais interessada em trabalhar com "farsas" depois da mentira com o Corona e suas músicas com vozes diferentes).

15-Rikardo: Mas você concordaria em ver outra pessoa te substituindo no palco? Porque o “modelo” receberia fama e reconhecimento que deveriam ser seus...não acha?

FABIO SARNI: Na verdade, eu não queria que ninguém me substituísse no palco, mas no momento foi a única decisão sensata a tomar, pois como eu disse, eu estava indisponível e trabalhando na Guarda Costeira.

 

Fabio Sarni atualmente


16 - Rikardo: Você conheceu outros cantores da DWA? Você pode falar sobre seu relacionamento com eles?

FABIO SARNI: Não, eu não conheci nenhum deles porque nunca comecei a trabalhar ... uma coisa horrível que eu não desejo a ninguém, a música era a minha vida, minha paixão e ao invés disso tudo virou "fumaça".

17 - Rikardo: Falei com o produtor Marco Carmassi e perguntei à ele sobre a voz masculina na música "Lookin 'Over" (1995) do projeto T-Rex, e ele disse apenas que é de um rapaz chamado “Sarni”, então deduzo que seja você, “Fabio Sarni”. Minha conclusão está correta? 

FABIO SARNI: Sim, foi através do meu querido amigo Giacomo De Simone - que na época era um dos melhores diretores de vídeos pop - que tentei trabalhar novamente na dance music, e ele conhecia o Marco Carmassi de Pisa, então fomos visitá-lo no estúdio e eu conheci a cantora Antonella Massaro. Imediatamente eu e Antonella Massaro tivemos um grande sentimento musical e uma grande amizade. Nós dois começamos a escrever e a cantar as músicas do projeto T-Rex - "Lookin 'Over" e do projeto Nick Ray - "Don't break my heart" (eu sou o Nick Ray também). Aliás, o vídeo de "Don't Break My Heart" está no YOUTUBE e foi filmado por Giacomo De Simone, na locação à beira-mar de Marina di Massa.

 

Nick Ray - "Don't break my heart" (1996)
Aqui os papéis são invertidos e Antonella Massaro agora faz os backings para Fabio Sarni (embora ela não apareça no vídeo)

 

18 - Rikardo: Como foi trabalhar com o produtor Marco Carmassi?

FABIO SARNI: Trabalhar com o Marco foi uma experiência maravilhosa, pois ele também era um grande amigo e fazia com que todos o amassem...em seu estúdio apareciam vários cantores famosos da Itália, como Gianna Nannini, então ele soube trabalhar e fez muito bem. É claro que sabíamos que a DWA eram superiores a nós, mas trabalhamos seriamente com o que tínhamos. Como "Nick Ray" fiz algumas noites na Espanha, nos maiores clubes de Valência, e além disso, também fizemos muitas rádios locais e foi aí que descobri que "I Want You" permaneceu nos primeiros lugares das paradas por cerca de 9 meses, a única música que ficou 9 meses nas paradas, antes disso, era "Careless Wispers" de George Michael, que eu já cantei em alguns concursos de canto. 

19 - Rikardo: Você gravou "Lookin' Over" no mesmo estúdio com Antonella Massaro? Ou foi separado? Como foi gravar com ela?

FABIO SARNI: Então, gravamos "Lookin' Over" com Antonella no mesmo dia. Primeiro ela cantou a música inteira e depois eu gravei os backing vocals e a segunda voz. Repito que, com ela havia um forte entendimento musical e fomos capazes de compor músicas rapidamente.

 

 

T-Rex - "Lookin' Over" (1995)

A música chegou ao Brasil em 1996 (Paradoxx Music) e tem a participação de Fabio Sarni nos vocais masculinos. Como o cantor informou, a vocalista principal é Antonella Massaro, uma informação que não chega a surpreender, visto que o nome dela está nos créditos de muitas composições do produtor Marco Carmassi, assim como seu rosto está na capa do single.

 

20 - Rikardo: Você gravou com mais produtores da dance music?

FABIO SARNI: Absolutamente não.

 

Foto de Fabio Sarni (Instagram)

"Nos anos 80, no Festival de Sardenha, onde cantei a música 'Cose Resterà'"

 

 

21 - Rikardo: Há mais de 25 anos a sua música "I Want You" foi lançada e licenciada em 18 países, tendo sucesso em países como Espanha, França, Chile, Portugal, Alemanha... Quais são suas melhores lembranças daquela época incrível?

FABIO SARNI: Ouvir a minha música em rádios nacionais e em discotecas foi realmente uma grande emoção para mim, e descobrir ser ouvido em 18 países ao redor do mundo...isso foi uma grande honra, tive muita alegria ao saber que "I Want You" era apreciada por todos. Pena que o sonho não durou muito, porque dentro de mim eu sabia que realmente faria muito mais, e no futuro, creio que depois faria música pop.

 

 

Foto de Fabio Sarni (Instagram)

"No Festival de Sardenha, classificado em 1º"

 

22-Rikardo: Então você não fez nenhuma apresentação como "Po.Lo" em shows e festivais? 

FABIO SARNI: Nunca

23 - Rikardo: Você gravou algum vídeo para esse sucesso?

FABIO SARNI: Não, para o PO.LO. não

24 - Rikardo: Você é atualmente um respeitado comandante da Guarda Costeira de Capo d'Orlando (li muitos elogios sobre você), mas você parou de cantar? Você ainda canta?

FABIO SARNI: Agora não canto mais, mas com a tenra idade de 51 anos sempre penso em ter outra chance e acredito que dessa vez não iria deixar escapar. Eu definitivamente preciso voltar à forma física para cantar em níveis mais elevados e preciso cantar diariamente também, porque as cordas vocais são músculos que necessitam de treinos, mas acho que posso dar isso ao público.

 

 

Navio "Dezoito" - Foto de Fabio Sarni (Instagram)

"Meu navio dezoito resgatou e ajudou milhares de refugiados"

 

25 - Rikardo: Você sabia que "I Want You" fez muito sucesso no Brasil?

FABIO SARNI: Não, eu não sabia, descobri através de você e por isso estou muito grato a você. A única coisa bonita que descobri no YOUTUBE é que "I Want You" foi refeita por vários DJs e isso me enche de alegria. Ontem, depois que conversei com você, sonhei que estava fazendo várias turnês pelo Brasil, apresentando a minha música ao povo brasileiro, porém, hoje só posso usar o nome "Fábio Sarni" e não "PO.LO." (é um nome que por contrato nunca poderei usar novamente, porque foi registrado pela DWA).

26 - Rikardo: Você tem algum canal no Youtube, Twitter, Instagram para que o público brasileiro possa se conectar com você?

FABIO SARNI: Sim, no YOUTUBE estou registrado como "ilcantante1969", enquanto que no INSTAGRAM como "Fabio Sarni". Não tenho TWITTER.

Espero ter contado minha história corretamente e finalmente esclarecido a verdade sobre todo o caso.

Um abraço, Fábio

 

 

Foto de Fabio Sarni (Instagram)

Trabalhando na Guarda Costeira

 

Então termina aqui mais uma entrevista do Blog RikardoMusic e espero que todos tenham gostado de saber mais sobre esse enigmático projeto que foi o Po.Lo.

"I Want You" continua prazerosamente radiante, e será ouvida ainda por muito tempo entre os grandes fãs da italodance!! Sempre faremos parte, com muito orgulho, dessa tripulação comandada por Fabio Sarni!!!

 

Obrigado Fabio Sarni pela sua contribuição ao Po.Lo.!!!

 

 

AGRADECIMENTOS:

À Fabio Sarni, por nos conceder essa entrevista.

 


21 comentários:

  1. Very good interview ! His Destiny In Dwa records is so sad .
    I always loved his voice and i saw his instagram thanks to you , he seems very younger than this age ;) Great Looking

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DWA was disappointing for Fabio Sarni ... but luckily he met other people who agreed to work with him ... I agree with you, he seems to be much younger

      Excluir
  2. Que entrevista TOP,assim como a música " I WANT YOU".

    ResponderExcluir
  3. Xará...fico na espera de informações sobre os vocais de "TOGETHER FOREVER" do PÓ.OI.😊👍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rick Lima, quem sabe um dia esse vocalista aparece, né? espero que sim...

      Excluir
  4. Gostei muito dessa entrevista além de matar minha curiosidade sobre o vocalista. Na época, pensava até que fosse o double you cantando (lol). Essa música também foi trilha de novela (Cara & Coroa). Curti demais I want you em 1995.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que vc gostou Jorge! Verdade, foi trilha sonora da novela "Cara & Coroa", uma ótima coletânea inclusive. Abraços!!

      Excluir
  5. Uma pessoa simples por trás desse mega sucesso. Enquanto aqui no Brasil alguns cantores se engrandece por pouca coisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, vc falou tudo agora... eu tento contato com alguns artistas brasileiros da dance music dos anos 90 e 2000 também, e poucos são receptivos, pensam que são superiores e que estão no auge ainda...kkkk Sinto até pena de alguns. Humildade passa longe...enquanto que os gringos são mais pé no chão com a realidade, gentis e amigáveis, e olha que fizeram muito mais sucesso pelo mundo que esses brasileiros que se acham a última bolacha do pacote kkkkkkk

      Excluir
  6. Boa noite,
    é só para mim que aparece um conteúdo sobre Mariah Carey apesar do título ser sobre a música I Want You ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O material foi inserido novamente, obrigado por avisar! ;)

      Excluir
  7. entrevista top nota 10 e o cantor um ser humano digno e nobre.

    ResponderExcluir
  8. E eu que sempre achei que a voz da música (I Want You) era do William Naraine vocalista do Double You.

    ResponderExcluir
  9. Ótimo esclarecimento. Sempre achei primeiramente que o vocal de PO. LO -
    I WANT YOU era de uma mulher.. Voz similar....

    ResponderExcluir
  10. Ótimo esclarecimento. Primeiramente achava se tratar de uma voz feminina, muito similar, depois pensei ser a mesma voz de Lorenz D - Laurent D'Diaye...... Anos 90 muitas farsas no eurodance, muitas coisas ocultas também.

    ResponderExcluir
  11. Meu amigo q entrevista maravilhosa , eu sou apaixonada por essa música desde quando foi lançada no Brasil e pela voz dele , sempre quis saber quem era de verdade , uma pena não ter continuado , tem uma voz lindíssima , e também é belíssimo 🤭❣️… obrigada por nos presentear com tanta coisa boa 🫶🏻❤️

    ResponderExcluir