terça-feira, 28 de julho de 2020

JULIA ST LOUIS - A VOZ DOS PROJETOS DAMA ("BEAUTIFUL ONES") E JULIA J ("MAMMA MIA")

ENTREVISTA: 
JULIA ST LOUIS

Julia Helen St Louis é o nome da cantora que fez você dançar nos anos 90 com suas músicas vibrantes e voz poderosa!

O leitor Donato Stefano (Blog Euromix) entrou em contato há alguns meses e me pediu para publicar mais informações sobre "a vocalista do Dama", então consegui agendar uma entrevista com essa grande artista. 

Espero que gostem!

Julia St Louis é libriana, natural da Inglaterra (Preston, Lancashire), cantora, compositora e já gravou para vários projetos da Dance Music. Ela mora atualmente na Itália e hoje está aqui para responder algumas de nossas perguntas...

Dama - "Beautiful Ones" (1997)
Esse hít estava sempre no topo das mais tocadas, ao lado de Outta Control ("Sinful Winshes"), Le Click ("Call Me"), Nell ("Better Life"), Gala ("Freed From Desire") e Alexia ("Number One")


Rikardo: Julia St Louis, com que idade você começou a cantar?
Julia St Louis: Comecei a cantar quando tinha 3 ou 4 anos de idade. Lembro-me de estar sentada na escada de nossa casa, tentando inventar músicas enquanto fingia tocar violão. Além disso, cantava na igreja também. Eu provavelmente tinha sete ou oito anos de idade quando comecei a cantar as partes solo.

Rikardo: Quais artistas lhe influenciaram a cantar?
Julia St Louis: Quando criança, eu amava muitos artistas diferentes e, quando podia, cantava enquanto ouvia rádio, quando tocava as paradas de sucesso. Realmente existem tantos artistas que me fizeram amar a música, que eu não sei se posso escolher.

Julia St Louis, no Brasil (1996)

Rikardo: Julia, sua voz é extraordinária. Quando foi que você decidiu cantar profissionalmente?
Julia St Louis: Nos anos 90 mudei da Inglaterra para a Itália com a finalidade de estudar. No início, era para ser apenas um ano, pois ainda não tinha decidido o que queria me tornar. Enquanto eu andava pela rua, um cara se aproximou de mim e me perguntou se eu cantava. Começamos a conversar e ele me pediu para cantar uma música dele, então arranjamos as coisas e eu fui ao estúdio. Eu tinha 19 anos na época. No estúdio, conheci outros músicos e foi assim que tudo começou.

Rikardo: Quais são seus gêneros musicais favoritos?
Julia St Louis: Eu gosto de música dance, principalmente de house music. Eu também gosto muito de soul, neo soul, R&B e pop. No entanto, eu não sou muito exigente. Também posso apreciar outros gêneros. O que quer que me leve a sentir algo por dentro.

Rikardo: Em 1996 você veio ao Brasil para se apresentar no festival “Dance Philco Music” (Julia foi backing vocal do Double You). Quais são as suas lembranças desses shows no Brasil?
Julia St Louis: Lembro-me do primeiro show em particular. Foi um show enorme com milhares e milhares de pessoas e eu estava bastante nervosa. Depois de um tempo, comecei a me divertir muito. A partir de então, foi pura adrenalina! Foi ótimo!

"Julia J" no Brasil com Double You, em 1996, no lendário Dance Philco Music
(Clique na imagem para o zoom)
"Suspiros alucinados foram arrancados da platéia"
Double You e a voz grandiosa de Julia St Louis levaram o público ao delírio


Rikardo: Você voltou ao Brasil depois disso? Lembro-me de escutar um anúncio de um show do projeto Dama (na rádio Educadora FM), em 1997...
Julia St Louis: Sim, voltei ao Brasil em 1997 e foi muito bom poder cantar como artista solo.

Rikardo: O Double You produziu o seu single "Mamma Mia" (cover do Abba), como Julia J. Como surgiu essa parceria com Double You?
Julia St Louis: Como eu estava trabalhando com o Double You (como backing vocal), eles me perguntaram se eu estava interessada em colaborar em outro projeto. Eles que tiveram a ideia de gravar uma versão dance para "Mamma Mia" e depois entraram em contato comigo para que eu a cantasse.

Julia J. - "Mamma Mia" (1996)
Single lançado apenas no Brasil... foi muito bem nas rádios e danceterias!

(O grupo A-Teens também produziu uma boa versão alguns anos depois ... mas a versão cantada por você é muito melhor! Que voz linda! E sua versão também tem mais energia, é mais entusiasmante, mais emocionante ... Dançamos involuntariamente quando a ouvimos... *desculpe, eu precisava dizer isso*)
Obrigada!

Dama - "Beautiful Ones" (1997)
Indicação na coluna “Dance Floor” da DJ Sound, março de 1997

Rikardo: A música "Beautiful Ones" (Dama) é um clássico dos club's ... E também é tão boa e espirituosa quanto a versão original (de uma banda de rock que gosto muito: Suede). Que lembranças você tem dessa música?
Julia St Louis: Lembro de gravá-la no estúdio e tentar acertar o sotaque. Eu sou do norte do meu país e por isso tenho um sotaque do norte, mas tive que tentar soar como se eu fosse do sul. Isso foi estranho, mas também engraçado.

Rikardo: Como você conheceu os produtores do Dama, os italianos Claudio Mingardi, Gianluca Vivaldi e Riccardo Salani?
Julia St Louis: Não me lembro exatamente quem foi que deu à eles o meu número de telefone. Um dia recebi uma ligação deles e depois de alguns dias viajei para o estúdio deles, para começar nossa colaboração.

Rikardo: No ano de 1997, você gravou uma música que foi tema de fim de ano para uma estação de rádio (Jovem Pan Sat) com a cantora Alex Fazio (a Nell de "Better Life"), que também era da Due Records. Quais são as suas memórias dessa gravação? 

Tema de Fim de Ano - "Cartão de Natal" (1997)
Featuring Dama & Nell

Julia St Louis: Muito obrigada por me lembrar dessa música. Eu não a ouvia há anos. Foi bem divertido cantar em português. Não me lembro se estávamos em turnê promocional juntas, mas foi bastante natural cantar com Alex Fazio. A música é muito boa, é um tipo de funky... Mas não me lembro se a gravação foi no Brasil ou na Itália, faz mais de 20 anos...


Rikardo: Eu estava ouvindo algumas de suas músicas na minha quarentena e me lembrando da minha adolescência. Qual música faz você viajar em seu passado?
Julia St Louis: Olha, eu poderia escrever uma lista bastante longa de músicas que me fazem lembrar de minha adolescência ou infância. Lembro-me de muitos hits dos anos 80. Lembro-me de uma menininha cantando “Say Say Say” de Paul McCartney e Michael Jackson várias vezes. Eu cantava as harmonias com um amigo meu. Também cantava "Billie Jean" de Michael Jackson. Me lembro de cantar músicas como "99 Red Balloons" (Nena), que ouvi quando visitei a Itália pela primeira vez. Ou a "Freedom" de Wham. Eu era uma garota típica crescendo no Reino Unido e, por isso, ouvi todos os tipos de música.

Bravíssima Julia St Louis

Rikardo: A música "Singing" (Dama) é muito alegre e positiva. Você a escreveu, certo? 
Julia St Louis: Sim...Eu escrevi "Singing". Em geral, sou uma pessoa otimista, então queria escrever algo positivo. A letra de "Singing" não é baseada em nenhuma história real, apenas imaginei uma garota vivendo uma história de amor unilateral. Na música, ela decide não querer mais chorar por amor, ou continuar esperando que ele a ame de volta. Ela decide cantar, superar isso e aproveitar a sua vida sem ele.

Dama - "Singing" (1997)
"Singing" talvez possa ser encaixada num estilo mais para o "Ragga"...
 Também foi tocada em algumas rádios e casas noturnas no Brasil.
"Everybody singing..."


Rikardo: Em 2000, o projeto Dama voltou com uma nova música: "Crying". Mas não parece ser a sua voz...
Julia St Louis: Não, não é a minha voz. Eu não estava mais colaborando com os registros da Due.


Rikardo: Você gravou várias músicas para muitos projetos. Qual dessas músicas é a sua favorita?
Julia St Louis: Desses projetos de dance, acho que a minha favorita é "Mamma Mia" (Julia J).

Rikardo: Você e Sandra Chambers são muito talentosas ... vocês já gravaram juntas?
Julia St Louis: Obrigada! Sandy e eu nunca gravamos juntas como artistas solo, no entanto, colaboramos juntas como backing vocals de alguns artistas aqui na Itália.

Julia St Louis com Sandy Chambers
Duas vozes estupendas atuando como backing vocals de Antonello Vinditti.
Foto de Cristina Chechetto

Rikardo: Você tem alguma lembrança negativa cantando "dance music" ?
Julia St Louis: Apenas boas lembranças.

Rikardo: Você tem um sonho que ainda não se tornou realidade?
Julia St Louis: Eu acho que é fundamental continuar sonhando na vida, então sim.
Quando eu era mais jovem, queria cantar e viajar o mundo. Eu também queria ter uma família.
Hoje, eu já estive em muitos lugares, mas ainda há muitos lugares que não vi. Espero também continuar cantando muito mais músicas... Quanto a formar uma família, eu fiz isso. Eu tenho dois meninos gêmeos incríveis.

Julia St Louis com outros cantores que também se apresentaram no "Dance Philco Music", em 1996

Rikardo: Você também gravou com Laura Pausini. Como foi gravar com ela?
Julia St Louis: Foi uma ótima experiência. Eu gravei com ela como backing vocal (no estúdio) e também fiz uma turnê mundial (nos palcos).

Rikardo: Eu ouvi a sua voz (como backing vocal) no projeto Corona"I'm Be Your Lady" (2006). Consta também seu nome nos créditos... Você gravou no mesmo estúdio com Olga de Souza? Ela parece ser uma pessoa muito gentil e amigável... 
Julia St Louis: Na verdade, não conheci a Olga. Eu conheci o produtor dela.

Corona - "I'll Be Your Lady" (2006)
Vocal: Olga de Souza
Backing Vocal: Julia St Louis

Rikardo: Você está gravando novas músicas? Quais são seus planos para o futuro?
Julia St Louis: Então, eu estou gravando algumas músicas novas. Antes de toda essa situação com a Covid, estávamos quase terminando. É um projeto em que me sinto realmente envolvida e estou ansiosa para finalizá-lo, porque realmente coloquei meu coração nele. Avisarei-o quando terminar.

Julia St Louis
Foto de Maurizio De Virgiliis

 Rikardo: Qual música você escreveu é a sua favorita?
Julia St Louis: Eu gravei um álbum em 2008. É um álbum pop chamado "We can" (Julia St. Louis)Nesse álbum, eu escrevi todas as músicas com meu produtor. Essas músicas são realmente eu. Minha música favorita é a que dá título ao álbum - "We Can"
É sobre acreditar que tudo pode ser possível, tem uma mensagem bem positiva...Mesmo quando as coisas parecem muito difíceis, não devemos desistir, é isso o que a música diz, que geralmente nós podemos mudar as coisas para melhor.
Também escrevi todas as músicas do novo álbum que estou finalizando.


Julia St Louis - Album "We Can" (2008)

Rikardo: Muito obrigado por seu tempo e atenção, Julia. Para concluirmos esta entrevista, tem algo que você gostaria de mencionar?
Julia St Louis: Sim, para todas as pessoas que ainda se lembram de mim, eu só queria dizer obrigado! Muito obrigado pelo apoio de vocês! 
Estou enviando muito do meu amor e boas vibrações agora ao Brasil! Fiquem seguros!


AGRADECIMENTOS:
Muito obrigado à Julia St Louis, não apenas por sua gentileza em responder à estas perguntas (são mais de 20 questões), mas também por ter dado voz e alma à estas músicas que marcaram as nossas adolescências. Diferente de muitas "front-ladys", ela colaborou de verdade na Dance Music, com seu talento nos palcos e estúdios.
Que voz!!!


Obs.: Existe um outro projeto de nome Dama, que tem uma música chamada "Mac Arthur Park" no CD Domingo Legal (Paradoxx Music, 1996), mas esta é uma outra vocalista. 
Julia St Louis também não é a vocalista de outros projetos, como Dhama e Vestania ("Fly Free"), perguntei à ela após algumas pessoas no Youtube insistirem que a voz é dela... Não acreditem em qualquer pessoa sem fontes ou provas. 
Sobre ela ser a cantora do Julia J, essa informação é antiga (eu colecionava a DJ Sound nos anos 90 e tenho as revistas até hoje...). Quem tiver dúvidas quanto às informações postadas, estou à disposição.


Conecte-se com Julia St Louis: 

16 comentários:

  1. Estava esperando por algo sobre esse projeto. Parabéns! Beautiful Ones uma das minhas preferidas. Bom saber q o Donato tb gosta..rs.
    @cruvineljason

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado @cruvineljason. "Beautiful Ones" realmente é muito boa e a cantora precisava ganhar um espaço aqui no Blog.

      Excluir
  2. Ótima entrevista com a Julia St. Louis. Ela parece ser muito atenciosa. Para mim foi uma novidade saber que ela era a vocalista em Julia J - Mamma mia. Curti muito beautiful ones em 97. Foi até faixa do cd Ritmo da Noite vol.5.

    Parabéns, Rikardo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Jorge! Julia St Louis realmente foi bem atenciosa e profissional também...ela ficou preocupada em informar algo que não tinha certeza ou não lembrava direito...pois esses registros já tem mais de 20 anos... Este CD "Ritmo da Noite Volume 5" é um dos meus favoritos da coleção, tem músicas inesquecíveis, como a citada "Beautiful Ones". Abraços.

      Excluir
  3. Seu site é nota 10. Poderia fazer uma entrevista com a cantora Charvoni? A melhor vocalista que o Blackbox já teve, e que hoje continua fazendo shows cantando os antigos sucessos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi André, muito obrigado!
      Posso futuramente tentar uma entrevista com a Charvoni. Valeu pela sua sugestão...ela é uma excelente vocalista mesmo.

      Excluir
  4. Outro projeto legal com a voz dela é Glow - I am gonna be.

    ResponderExcluir
  5. Poxa que maravilha relembrar das músicas da Julia especialmente singing , muito toquei ela em minhas festas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim amigo, "Singing" não fez o mesmo sucesso que "Beautiful ones", mas ainda assim tinha seu espaço e muita gente curtiu essa música nas noites. Abraços!

      Excluir
  6. Cara OBRIGADA pela sua página!!! Não sei porque vc usa blog ainda. Acabei de escutar Dama no youtube pela primeira vez e vi uma garota com um violãozinho tocando num videoclipe e agora pesquisando descobri que a voz poderosa é desta negra maravilhosa. Poxa me encontrei aqui. Todos estes cantores fizeram parte da minha adolescência. Eu era viciada em dance music!!! Vc fala abertamente sobre vários projetos mentirosos da dance music..OBRIGADA CARA CONTINUE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos seus elogios e que bom que gostou do Blog. Sim, eu uso ainda...rs. Sou das antigas... Abraços!!

      Excluir
  7. Muito show cara, pena que somente agora conheci o Blog

    ResponderExcluir