segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

REAL SYSTEM - "THERE IS NO MORE LOVE" (1995 / 1996)

Estamos de volta com mais uma homenagem à um pequeno clássico noventista, desta vez do ano de 1996!!!
Esta foi uma época que ouvimos muito Shakira, Lina Santiago, Double You, Karina, Nicki French, Mr. President, Alexia, Angelina e vários outros artistas que lançavam vários singles de sucesso, mas também foi um ano que tivemos vários projetos que alcançaram êxito com apenas uma música, como Laura Martinez, DJ Tururu, Julia J., Robin, Carol Bailey, Sasha, Schwarzcopf, Ondina, entre muitos outros, assim como também é o caso do Real System e a sua bela e ultra executada "There Is No More Love".
Do you remember??

VOCÊ SE LEMBRA DO REAL SYSTEM E SEU MAIOR SUCESSO? 

O Real System criou "There Is No More Love" em 1995

Belíssimo!!!
Essa é a expressão que melhor define o hit “There Is No More Love” lançado  pela Paradoxx Music (aqui no Brasil), que particularmente ainda sou muito fã!!
Lembro-me que era uma das faixas que os DJ's costumavam tocar para abrir a pista de dança, convidando o público para se esbaldar na noite que só estava começando. Era assim em 1996 e também se repetiu quando fui ver o show da Nicki French, em 2017, na cidade de Salto - SP.

A produção da música é uma cópia quase que exata do hit "Missing" do Everything But The Girl (assim como "Cruel Summer" do Randy Bush, nossa publicação anterior aqui do Blog), mas mesmo assim tem seus méritos, pois nos apresenta vocais de qualidade, bons grooves e uma letra bem pegajosa que não sai das nossas cabeças.

DESCREVENDO "THERE IS NO MORE LOVE"
Logo no início da música, quando chegamos aos seus primeiros 00'15", é possível ouvir alguns toques futurísticos e bem "viajantes", que dão um certo charme à esta produção. Um estilo cósmico e atraente que não ouvimos nas rádios atualmente, e com esta bela mesclagem percebemos que o produtor acertou em "roubar" as batidas de "Missing", e que se não fosse dessa maneira, a música provavelmente não teria essa essência tão atraente.
Repare também nos vocais chorosos que surgem aos 00'38'', dando forma à música e culminando-a quase num suplício sonoro, se ajustando com cada detalhe inserido, assim como os efeitos de fundo e sua lastimosa melodia.
O vocal, apesar de ser muito bom, parece cantar num tom meio pessimista, principalmente quando menciona o seu refrão "There is no more love, in this world, Oh baby" ("Não há mais amor neste mundo, Oh baby!").

Acho que o resultado final de "There Is No More Love" pode ser definido em duas palavras: cativante e harmoniosamente magnético!

Ouça esta "antiguidade", que mantém-se próxima de completar 25 anos, e perceba toda esta riqueza de detalhes, aspectos que você não encontra em nenhuma produção atual:


Ouça:
Real System - "There Is No More Love" (Real Groove) (1996)

Ouça também:
EBTG - "Missing" (Todd Terry Remix) (1995)

"THERE IS NO MORE LOVE" X "MISSING"
Devido a essa similaridade entre as canções, era muito frequente presenciarmos os DJs mixando as duas faixas na sequência. Inclusive na época, comentava-se muito sobre "falta de criatividade", de "plágio" e de "oportunismo" em relação ao produtor de "There Is No More Love"...

Mas será mesmo, tudo isso?? 
O cara era esse "vilão", que todos diziam realmente?

Bom, pra começo de conversa, é muito normal não só no eurodance, mas em outros segmentos este tipo de inspiração. Quando uma música faz grandioso sucesso, vários outros produtores querem beber também daquela fonte, como acontece igualmente no cinema e em outras artes. Basta um "Panico" para vários "Lenda Urbana" e "Eu Sei Oque Vocês Fizeram no Verão Passado", por exemplo (me vieram estes filmes noventistas na mente, rs).
E "There Is No More Love" só possui as mesmas batidas de "Missing", mas é criativa em sua suave e envolvente melodia, além da voz da vocalista ser mais doce e profunda que a voz delicada e elegante de Tracey Thorn.

"There Is No More Love" contem uma atmosfera mágica, apaixonante e mais prática, enquanto consegue ser também mais comercial e intencionalmente popular (o refrão repetitivo diz muito sobre isso).
"Missing" tem uma levada mais alternativa, underground e conceitual. São iguais em suas construções sonoras, mas caminham para lados opostos em termos concepcionais. Estas diferenças notáveis, na minha opinião, colaboram positivamente e fornecem um pouco mais de originalidade à música do Real System, embora saibamos que houve realmente uma "copiada" no remix revolucionário de Todd Terry.

Acredito que o Real System foi bastante criticado pois ele foi um dos primeiros projetos a utilizar destas batidas sampleadas, então serviu de bode expiatório. Outros artistas depois surgiram com esta mesma instrumental, como a Alexia, que também a utilizou em "Number One", a Nell em "Better Life", o No Mercy em "Where Do You Go", e tantos outros que não foram igualmente "apedrejados".

O CRIADOR DO HIT:
"Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma"
-Antoine Lavoisier 

O  produtor do Real System é o italiano Marcello Catalano, foi ele quem criou esta "polêmica" canção em 1995, mas que se tornou sucesso mundial no início de 1996, quando tinha 35 anos de idade.
Além de produtor, Marcello também é o proprietário do selo discográfico Bianco & Nero, responsável por outros inúmeros lançamentos da Dance Music nos anos 90. Ele está na música desde seus 19 anos de idade, quando resolveu ser baterista e tecladista em algumas bandas italianas nos anos 80.
Logo após ingressar nestas bandas tocando instrumentos, Catalano abriu seu próprio estúdio (Gian Burrasca Recording Studio) e começou a trabalhar com outros feras do eurodance, como Toni Di Barti e Stefano Secchi. 
Já em 1992, ele inaugurou a sua atual gravadora (já citada), a mesma que lançou este seu inesquecível single - produzido em parceria com Roberto Zucchini.

CD-SINGLE

À Revista DJ Sound, em 1996, sem nenhum tipo de constrangimento ele afirmou que sim, que se inspirou totalmente no remix de Todd Terry para "Missing". Catalano contou que ele já havia escrito a letra de  "There Is No More Love" antes de escutar "Missing" nos clubs e rádios, e que não criou a música devido ao sucesso de “Missing”, pois a faixa do E.B.T.G. ainda nem era conhecida.
Segundo o produtor, ele ouviu “Missing” depois tocar num club e então começou a cantarolar sozinho a sua música “There Is No More Love” sob aquela base que estava sendo tocada, soando perfeitamente.

Marcello Catalano fez questão de dizer isso, que quando se "apropriou" das batidas de "Missing" não fez isso para pegar carona no sucesso da música, pois ainda era uma faixa desconhecida pela maioria das pessoas, apenas fez isso pois as batidas realmente combinaram com a sua canção. Segundo ele, só depois "Missing" acabou estourando, e consequentemente, a sua "There Is No More Love" também.

Em abril de 1996, o Real System com a sua "There Is No More Love" chegou ao topo dos clubs!! Foi a música mais tocada nas noites da cidade de São Paulo!!

Atualmente, Catalano continua produzindo, ainda é empresário, mora em Milão e tem seus 59 anos de idade.

A CANTORA 
ANTONELLA MARE
"You Cant Get Away..."

Nessa mesma matéria na DJ Sound, é citado ainda como Marcello Catalano conheceu a vocalista "Antonella", a dona da voz em "There Is No More Love". Na verdade, a vocalista - que tinha 19 anos -  havia sido descoberta por dois amigos de Catalano, em uma discoteca no ano de 1994.
Quando ele finalmente pode ouvir a garota cantar, disse que ficou "encantado" com a voz da menina e na possibilidade de trabalhar com ela.

Nessa edição, a revista não informou mais detalhes sobre essa cantora, apenas citou que é também italiana e que tinha 19 anos de idade.
No entanto, como a música virou hit aqui no Brasil, o Real System voltou a ser destaque nas páginas da DJ Sound, inclusive a revista fez uma cobertura da turnê deles no Brasil (em 1996), então mais informações sobre eles foram lançadas aos brasileiros...

A vocalista Antonella

Marcello Catalano veio ao Brasil com duas integrantes femininas, uma delas sendo a "Antonella". Então nesta nova matéria na revista, além de fotos da cantora, tínhamos também o seu nome completo sendo divulgado: Antonella Mare.

Apesar de sabermos finalmente o nome da vocalista, quando vamos procurar algo sobre sua carreira musical e sobre suas outras músicas, ficamos a ver navios... Nada sobre Antonella Mare é encontrado na internet.

Até imaginei que ela pudesse ser apenas a modelo na época, e que a cantora real fosse uma outra mulher, mas "fuçando" pelo mundo submerso da internet, acabei descobrindo depois que a vocalista realmente foi a Antonella, e que atualmente ela atende por: Antonella Marescalco.

TRAJETÓRIA MUSICAL
Antonella Marescalco nasceu no dia 07 de maio de 1977, na cidade de Sesto San Giovanni, na Itália. Além de gravar no Real System, ela também gravou outros singles nos estúdios da Bianco & Nero, como exemplo a música "You Play" do projeto Sharon, em 1994:

Sharon - You Play (1994)


ÁLBUM DO REAL SYSTEM:
No dia 1º de maio de 2013, finalmente foi lançado o álbum do Real System, que provavelmente já estava pronto e engavetado fazia anos. O lançamento ocorreu apenas digitalmente, e com 15 faixas. Podemos ouvir várias músicas na voz de Antonella Marescalco, como "Sing My Song", "Got To Be Loved", "Around My Life", "Something About You", "Believe In You", "Never Say Good Bye" (cover de Gloria Gaynor), "Cantaremos", "Your Song" (cover de Elton John) e "Mi Fa Morire Cantando" (cover em italiano de "Killing Me Softly" de Roberta Flack e com a mesma base do Fugees).
Todas as faixas são interpretadas pela cantora Antonella, e quase todas as músicas tem o estilo sonoro do maior hit do projeto... Álbum bacana e muito recomendável aos fãs nostálgicos!!!

Antonella Mare, DJ Banana, Marcello Catalano e Alina (1996)

Aliás, nos shows realizados em junho de 1996 pelo Brasil, eles performaram uma boa parte do repertório deste disco, como "Believe In You", "Never Can Say Good Bye", e claro, a super popular "There Is No More Love". 
Além de Antonella e Marcello Catalano, as performances nos palcos também tinham a presença de Alina, que complementava o trio Real System. 

Antonella cantou as 3 músicas citadas e Alina cantou uma música italiana na sequência, mas segundo a revista DJ Sound, ela parecia "não ter voz". Outro que decepcionou cantando foi Catalano, quando interpretou um cover do Bee Gees ("Run To Me"). Como cantor, diríamos que ele é um bom produtor musical...rs.

CONHEÇA O ÁLBUM!
Real System - "The Album" (2013)
Todas as músicas estavam numa única faixa, então efetuei o desmembramento de cada uma. Talvez não tenha ficado com a qualidade desejada, mas é o máximo que consegui fazer.


Mais recentemente, no ano de 2018, Antonella voltou aos estúdios para gravar uma nova versão de  "There Is No More Love", com a finalidade de comemorar o aniversário de 25 anos da música (anteciparam o aniversário?). 
Neste mesmo ano foi publicado no Youtube um vídeo desta nova versão, mas confesso que não entendi muito bem a proposta deste material visual, sinceramente eu achei bem desinteressante, principalmente porque a música se encontra no volume mínimo, onde eles parecem destacar mais os diálogos no vídeo. É louvável apenas pela presença da vocalista e também pelo motivo da música não ter ganhado, até então, um clipe oficial:


A música é um clássico e merecia um trabalho comemorativo à altura... 
Repare ainda que, no video, Antonella Mare é apresentada com um outro pseudônimo: TONY M.
 Outro detalhe, é que os produtores que aparecem em cena são da nova versão, e não tiveram relação nenhuma com a clássica de 1995.
 
Antonella Marescalco hoje mora em Milão, é casada com um músico chamado Diego Belluschi, e às vezes também canta na banda dele, chamada Steve Sonora, mas geralmente ela está mais compenetrada em sua carreira solo e em seus variados projetos. Ela é muito fã da cantora Tina Turner, e também está há muitos meses apresentando nos palcos um elogiado tributo à essa grande vocalista suíça/americana.

Antonella é uma artista que se aventura mais no blues atualmente, mas ficou muito agradecida quando lhe mandei algumas fotos da época em que cantava "dance-pop", quando esteve no Brasil, junto ao Real System:

"Obrigada Rikardo, por esta lembrança incrível. Depois de todo este tempo, você ainda se lembra de mim. Estou grata."

Ela disse em uma de suas postagens:
"Eu sei, eu sou uma pessoa sem muitos patrocinadores, não tenho páginas, sites, técnicos, fotógrafos ou profissionais em filmagens para registrar vários momentos de minhas performances, mas eu tenho uma coisa bem maior e que é incontrolável: Eu sempre tenho na minha mente e no meu coração aqueles sorrisos e aplausos que eu vejo nos meus shows. São olhares cheios de amor que todas essas pessoas sempre me oferecem nesta minha jornada musical... e não há publicidade nenhuma melhor que isso."


Antonella Marescalco atualmente

Sobre a indústria da música atual, ela diz:
"As rádios, as TVs, as casas noturnas, os managers convenceram o público que para se divertir é necessário ser limitado e ouvir só o que eles querem, como cantar sempre as mesmas músicas que estão na moda. Este é provavelmente o momento mais baixo para os shows ao vivo, mas ainda assim me sinto sortuda porque eu posso fazer o que mais me deixa feliz, presentear em notas. E como repito a cada concerto, prestigiem os shows ao vivo, sejam curiosos e ouçam a música independente, a que não faz sucesso. Apoiem os verdadeiros músicos, deixem-se transportar...Não abandonem a boa música."

Eu consegui falar com Marcello Catalano, para tirar uma dúvida a respeito da integrante Alina, que esteve no Brasil se apresentando com o projeto (inclusive, ela cantou uma música em italiano nestas apresentações). Mas ele me esclareceu que a cantora do Real System sempre foi apenas a Antonella Mare, que Alina não gravou nenhuma música:

 "A Alina foi ao Brasil conosco apenas para estimular e agitar nos palcos. Foi a Antonella que gravou todas as músicas do Real System, além de outros projetos".
-Marcello Catalano

Para ler mais sobre Alina, clique aqui.


Marcello Catalano atualmente

Catalano disse que se lembra desta turnê no Brasil e que foi um momento de bastante alegria para todos eles. O italiano também agradeceu aos brasileiros que ainda amam a sua música:

"I love you all still feel your love for my music"

Ele depois finalizou, solicitando que nos inscrevamos em seu canal no Youtube:
"Subscribe my youtube channel (Bianco & Nero)"


CONSIDERAÇÕES FINAIS
O vocal de Antonella Marescalco é lindo demais. Procure ouvir também as outras músicas disponíveis no álbum do Real System, como o cover de "Never Can Say Good Bye" e preste atenção na sua grandiosa e potente voz, talvez melhor explorada nestas faixas que em "There Is No More Love".
Hoje, Antonella tem 42 anos e continua cantando e realizando shows por toda a Itália:


Antonella Marescalco (Live)

Agradecimentos:
À Marcello Catalano e à Antonella Marescalco.
Parabéns também à dupla, por estes 25 anos!!

19 comentários:

  1. Que track maravilhosa! Não lembrava dela e para os leigos que estão escutando dá para jurar que é uma versão da espetacular Missing do Everything But The Girl,alias, dando uma conferida no album deles no Spotify dá para notar que esse sampler de Missing está presente em várias músicas. Ambas são bem parecidas, porém Missing passa uma imagem mais melancólica na letra, sei lá, sempre senti isso, enquanto There is More Love me passa uma imagem de alegria, de superação,mesmo diante das adversidades. Ah...Essa parte da letra nunca foi tão atual: There is no more love
    In this world. Obrigado por nos presentear com mais essa relíquia, Ricardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Júlio!
      Essa música tem uma pegada triste também...mas concordo, "Missing" é mais melancólica ainda... Abraço!

      Excluir
  2. Bela matéria, bom demais ler e lembrar, comprava a Dj Sound e Dj World, naquele tempo era assim que sabíamos de tudo hoje a internet encurtou...já virei fã da página...vou ler tudo que saiu e na espera de mais matérias...abraço Rikardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado DJ Paulada! Espero que goste do tem aqui e do que será ainda publicado... Abraços!

      Excluir
  3. Os grandes artistas, as verdadeiras vozes merecem ser lembradas. Fico muito agradecido por mais essa reportagem sua pra nós, para o mundo.
    Agora Antonella sabe o quanto é querida e sua voz....ahhhh...essa também está eternizada.
    Obrigado Catallone.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvidas!
      A supremacia da Dance Music tem que ficar eternizada.

      Excluir
  4. Na época eu confundia o projeto Real System com New System achando que se tratava do mesmo projeto. Adorava essa música. Comprei até o cd aprovado jp 2 que tinha essa essa música. Saudades de 1996!!! Eu era feliz e não sabia.

    ResponderExcluir
  5. Rapaz, tem muita informação sobre o projeto. Parabéns !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Alexandre, se o blog não sofrer alguma sabotagem, muitas outras informações mais serão adicionadas, rs.
      Abraço!

      Excluir
  6. Essa música tb faz parte do cd da TOCO V6 ! O som é sensacional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade amigo, eu tenho esse CD da Toco Volume 6. Essa música é uma das melhores desse CD... Abraços!

      Excluir
  7. Oi, Rikardo! Recentemente tive que formatar meu PC e acabei perdendo o álbum do Real System que baixei de seu blog quando o link ainda era ativo. Você poderia me enviar o link por e-mail para eu baixar novamente, por gentileza? (jorgeluizjlc@gmail.com). Assim minha coleção de CDs dance não fica incompleta. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jorge, espero que vc tenha conseguido baixar pelo link que enviei ao seu e-mail. Abraços!

      Excluir
  8. Hello Ricardo !
    Great Article !
    Real System is completely unknown in France ... What a pity ... But thanks to you i know their songs :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi Hakim, so they were not successful in France? ... here in Brazil they were at the top of radios and clubs ... Hugs !!

      Excluir
  9. Ola Rikardo o nome da cantora è Alina Di Mattia. Se puder colocar o sobrenome, agradeço. È uma minha amiga aqui na Itália. È cantora, jornalista, escritora e apresentadora.

    ResponderExcluir
  10. Ola Rikardo o nome da cantora è Alina Di Mattia. Se puder colocar o sobrenome, agradeço. È uma amiga minha aqui da Itália, cantora, jornalista, escritora e apresentadora.

    ResponderExcluir