terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

RANDY BUSH - "CRUEL SUMMER" (1997)

Vocês se lembram da farsa de Randy Bush, publicada há um ano aqui no blog???
Pois é, os nossos leitores assistiram a máscara da modelo Patrizia Cavaliere cair por terra através daquele artigo, e assim, todos puderam conhecer também a face da verdadeira cantora, a talentosa italiana Emy Berti.
Vale lembrar que tivemos uma outra vocalista que também trabalhou no Randy Bush, é a inglesa Sandra Chambers, cantando a música "Positively", lembram-se?
E é lógico, não podemos nos esquecer de Patrizia Musolino, a voz em "Run Baby Run" (Nora Simon / Randy Bush). São tantas colaboradoras que a gente fica até perdido... e o pior: essa desordem não parou por aí!!

Ainda tem uma outra voz que também trabalhou neste projeto fake... e eu consegui mais detalhes sobre essa outra vocalista...Vamos conferir?

Let's play!!

RANDY BUSH: DESCONSTRUINDO A FARSA 
Patrizia Cavaliere sempre foi bonita e sexy, mas não nasceu para cantar

Lembro-me como se fosse ontem, quando colocamos internet discada aqui em casa (ano 2000). Fui correndo procurar algo sobre meus astros favoritos dos anos 90. 

Eu até consegui informações sobre alguns artistas, mas em relação ao "Randy Bush"??? Não encontrei nada referente à este projeto... Tudo que surgia na tela do meu monitor, era sobre um jogador de baseball americano que também tinha este mesmo nome (Randy Bush, em foto abaixo). 
Ali então, eu começava a perceber que o sucesso daquelas músicas não era tão significativo, quanto eu imaginava que fosse...

Único Randy Bush que aparecia na internet

Já no ano de 2005, finalmente eu conseguia ler algo sobre Randy Bush pelas páginas virtuais. Eu estava descobrindo que Patrizia Cavaliere agora realizava shows sob o nome artístico de "Lady Trisha". 
Alguns anos mais tarde, veio à tona que o Randy Bush tinha lançado ainda outras músicas, como as regravações de "Cruel Summer" e "Heaven Is A Place On Earth", e saber destas produções foi uma grande surpresa para mim, pois simplesmente acompanhei toda a eurodance dos anos 90 e nunca tinha ouvido falar na existência destas faixas.

Bom, eu ouvi e achei interessante esta versão para "Cruel Summer", mas de cara já percebia que não era mais a mesma voz, que cantava em "Elevation", "Sounds Like A Melody" "I Love To Love"
Inocentemente eu pensava que Patrizia Cavaliere tivesse sido substituída, mas quem tinha se desligado era a cantora oficial Emy Berti, o tal segredo mantido apenas nos bastidores. Então, com a saída da cantora, uma nova profissional tinha que ser adicionada ao Randy Bush, cantando então este novo single da nova fase...

DESNUDANDO
"CRUEL SUMMER"

Patrizia: "Ai que calor, vou tirar a roupa!!"

"Cruel Summer". Este é o tema oficial dos verões escaldantes!! 
A música original é um clássico das meninas do Bananarama e até que ficou legal nesta versão lançada em 1997. Mas sabe o que mais me chamou a atenção, aqui neste remake? É que o Randy Bush, que sempre foi apontado por copiar o estilo do Ace Of Base, pela primeira vez foi mais "original" que a banda sueca. Sim, e eu posso explicar isso melhor:

O Ace Of Base também regravou este hit do Bananarama, mas a versão deles foi lançada apenas em 1998, um ano após o lançamento do Randy Bush.
Como se não bastasse, o projeto italiano ainda resolveu abrir mão daquelas batidas características do Ace Of Base, parecendo não querer ter mais nenhum tipo de relação com os suecos... então, quem dizia que o Randy Bush "copiava" o Ace Of Base, neste momento se surpreendeu um pouco, pois agora parecia que estava acontecendo o contrário, embora fosse apenas uma simples coincidência do destino.

Ao meu ver, o Randy Bush ainda continuava com a sua mania de se inspirar em outros artistas da Dance Music, só que agora a equipe italiana estava mirando o seu olhar para uma outra personalidade do gênero...
O alvo da vez parecia ser Todd Terry e o seu remix para a faixa "Missing", do duo Everything But The Girl.
Ouça a versão de Randy Bush para "Cruel Summer" e sinta esta leve inspiração:

Randy Bush - "Cruel Summer" (1997)


EBTG - "Missing" (Todd Terry Remix) (1995)


Ace Of Base - "Cruel Summer" (1998)


A VOCALISTA DE "CRUEL SUMMER"
E quem diria, que uma cantora do Brasil iria trabalhar no projeto Randy Bush!! Hein?
Pois é isso mesmo, quem deu voz à esta versão de "Cruel Summer" é a brasileira Lucia Helena de Pinho, que está no ramo da música desde setembro de 1990. Ou seja, neste ano de 2020 ela está completando 30 anos na área musical, então parabéns à ela!

Lucia Helena de Pinho. Foto pessoal da artista.

Ela é nascida em 16 de outubro de 1964, tendo já cantado em restaurantes, hoteis, piano's bares, eventos, além também de ter gravado algumas músicas em estúdios. Seu repertório é de músicas brasileiras, mas claro, inclui-se também algumas músicas internacionais.

Lucia Helena é bem talentosa e também sabe tocar guitarra, assim como pintar quadros. Ela já morou no Egito, Itália, Suíça, e agora mora nos Estados Unidos, onde se encontra casada e com filhos. Estes países onde morou, também devem ter contribuído de alguma maneira em sua experiência artística, pois conviveu com diferentes povos e novas culturas.

Pela pesquisa que fiz da Helena, ela me pareceu ser bem interessada em causas sociais, ama ter sua família por perto (principalmente a sua amada mãe) e acredita em Deus.
Conversei um pouco com a nossa vocalista e ela também se demonstrou bem divertida:

Lucia Helena de Pinho. Foto pessoal da artista.

Rikardo: Lucia Helena, existe uma versão de 1997 para o hit “Cruel Summer” (Bananarama), por acaso foi você que cantou esta versão? 

Lucia Helena de Pinho: Sim fui eu. 1997 wow... Como você chegou à mim? Não lembrava que meu nome estava no disco...

Rikardo: Na verdade seu nome não está no disco, como é uma versão conhecida entre os fãs do gênero “dance”, resolvemos nos aprofundar em saber quem canta...então uma pessoa chamada Andrew Alves descobriu que seu nome está ligado a este trabalho. É muito frustrante gostar de uma voz e não saber de quem ela é... não sei se você me entende.... Imagine-se ouvindo uma voz que você gosta e não saber nada sobre ela... A capa do disco só marca “Randy Bush” e mais nada, pelo menos deveria constar seu nome, pois para nós, você realizou um bom trabalho.

Lucia Helena de Pinho: Absolutamente.. Achei interessante! Eu fiz varias coisas com aqueles produtores mas sempre usando nomes fictícios. Acabei não ouvindo nenhum dos produtos prontos. Hoje moro nos USA onde canto música brasileira. Sou conhecida somente como "Helena". Seja na Itália ou aqui (conhecida no sentido de como todo mundo me chama kk) 

Rikardo: Você se lembra de ter conhecido Lino Nicolosi? Ele era o dono da gravadora que você trabalhava. Os produtores que trabalharam com você nesta época eram gentis, exigentes com você? 
Lucia Helena de Pinho: Sim, eu conheci o Lino sim, o irmão dele também, o Pino. Todos muito gente boa.

Pintura de Lucia Helena de Pinho

Rikardo: Helena, você chegou a trabalhar também com Dora Nicolosi? Ela era esposa do Lino e também cantora... 

Lucia Helena de Pinho: A Dora gentilmente fez os backs para algumas faixas, inclusive para uma música que eu gravei como "Lenazul", que era um outro projeto que focava em versões em português do Novecento, mas este projeto infelizmente não teve término e não foi lançado...

Rikardo: Você se lembra de mais alguma música que você gravou com os italianos? Eu conheço uma versão de “Life” que você cantou, original da Des’Ree. Este cover ficou legal também! Muito bom saber que você é brasileira e que canta estas produções italianas...

Lucia Helena de Pinho: Vocês lembram mais do que eu KKK. Eu lembro de ter gravado "Fast love" do George Michael. Lembro dessa porque foi muito difícil pra mim. Estava no meu começo...
Mas como você achou isso? Gostaria de ouvir também...

Rikardo: Obrigado Helena. Irei procurar “Fast Love” também... Olha, se você quiser ouvir “Life” na sua voz, esta música saiu com o seu nome: "Helena". Está disponível aqui neste link do YouTube:

Helena - "Life" (1998)


Lucia Helena de Pinho: Super engraçado kkk tão acelerado! Obrigada!

HELENA EM SEUS TRABALHOS MAIS ATUAIS

Helena -"One Note Samba"

Helena - "Saudade"


Bom, esta foi a rápida conversa que tive com a cantora brasileira Lucia Helena de Pinho, em outubro de 2019. Ela é a 4ª voz do projeto Randy Bush, complementando o time abaixo:

1ª - EMY BERTY
2ª - SANDY CHAMBERS 
3ª - PATRIZIA MUSOLINO ("Run Baby Run" - Nora Simon)
4ª - LUCIA HELENA DE PINHO
5ª - ???????????

Ainda existe uma 5ª voz (música "Heaven Is A Place On Earth"), mas a identidade desta cantora ainda é desconhecida. Ao todo, o projeto Randy Bush teve no mínimo 5 cantoras diferentes. 



CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Eu não citei sobre a farsa do Randy Bush à Lucia Helena, pois ela nada tem a ver com esse esquema liderado por Patrizia Cavaliere. Ela apenas exerceu muito bem a sua função de cantora de estúdio, não tendo contato nenhum com a modelo.

AGRADECIMENTOS:
À Lucia Helena de Pinho e à Andrew Alves.


12 comentários:

  1. Parabéns pelo artigo. A fake busho pira rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Peguei ate birra de escutar esse projeto hahaha. Mas obrigado pela materia, como sempre esse maravilhoso blog nos trazendo excelente conteudo!

    ResponderExcluir
  3. Muito saber essas farças todas. Continue o bom trabalho. Mudando de assunto, tenho a curiosidade de saber de quem é vocal feminino em I'll fly with you do GiGi D'Agostino. Já pesquisei sobre mas nada confiável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patrick, não existe uma cantora nessa música. É o mesmo vocal masculino, mas com um efeito na voz para dar essa impressão, de que é um dueto.

      Excluir
  4. Eu li em blogs que a cantora se chama Sarina Paris.

    ResponderExcluir
  5. Aff 5 cantoras meu Deus e uma talentosa brasileira junto. Dance music é uma caixa de surpresa...

    ResponderExcluir
  6. Muito bem!! Sempre bom dar nome aos bois.Essa intro de Cruel Summer da dita "randy bush" lembrou tb o inicio de Fly Free (club mix) do Vestania né nao?!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, essa "Fly Free" do Vestania também se inspirou nas batidas da música do EBTG- "Missing", que mencionei no artigo. Todd Terry foi o criador dessas batidas e Vestania também se apropriou delas.

      Excluir