sábado, 18 de novembro de 2023

A EURODANCE DE XIAO AN - 10 ANOS FAZENDO O YOUTUBE DANÇAR!

CANAL XIAO AN COMPLETA O SEU 10º ANIVERSÁRIO COM O MELHOR ACERVO DE EURODANCE NO YOUTUBE!

O melhor conteúdo de Eurodance registrado na TV brasileira é dele... 
Há 10 anos, Xiao An começava a divulgar a cena Dance através de seus valiosos e históricos arquivos pessoais!


Olá comunidade Eurodance!!

Hoje, dia quente em praticamente todo o Brasil, é o dia de comemorar os 10 anos de um canal muito especial do Youtube:  Xiao An!!

Apesar de ter sido criado no dia 04 de novembro de 2012, o fantástico canal do nosso amigo Xiao An teve o seu primeiro vídeo publicado no dia 25 de março de 2013, ou seja, completou neste ano de 2023 o seu 10º aniversário.

Xiao An publicou em seu canal diversos vídeos de seu acervo pessoal, com destaque aos artistas de Eurodance se apresentando na TV brasileira (nos saudosos anos 90), assim como também entrevistas e performances ao vivo em áudios retirados de suas fitas K7. 

O primeiro vídeo postado é justamente um áudio ao vivo gravado da Transamérica FM (São Paulo-SP) com a estonteante dupla do 2 Unlimited:


2 Unlimited @ Transamerica FM (Brazil) Get Ready For This & Twilight Zone
Postado em 25 de março de 2013
Primeiro vídeo postado por Xiao An em seu baú de relíquias da Eurodance!


Fica aqui os nossos parabéns ao amigo Xiao An, afinal, não é todo dia que um canal de Eurodance completa seus 10 anos, não é mesmo? Ah, e também os nossos agradecimentos a ele por disponibilizar - nestes 10 anos - tanta riqueza de conteúdo aos grandes fãs do gênero!

São tantos vídeos históricos, tanto material nostálgico e tanto 'flerte' da Eurodance com o Brasil, que fica difícil selecionar aqui quais são os vídeos mais icônicos do canal, mas... creio que o vídeo da Maria "Martine" Caprì cantando ao vivo "Tough Girl" no Programa Raul Gil, sem dúvidas, está entre os grandes destaques (ao menos para este grande admirador do canal que vos escreve!!). 


Martine @ Raul Gil (1995) Tough Girl & Interview
Postado no dia 29 de março de 2013
Um dos meus vídeos favoritos do Youtube!!
 Martine cantando o seu hit "Tough Girl" totalmente ao vivo: Isso é algo que arrepia até hoje!


E vocês? Quais são as raridades mais memoráveis do Xiao An? Quais são os vídeos do canal que mais marcaram os fãs de Eurodance, no caso - vocês?? Fiquem a vontade para responderem...

Tá certo, precisamos celebrar este aniversário histórico com emergência, mas... Não seria estimulante também conhecer um pouco mais da identidade de Xiao An? 

Afinal, quem está no comando deste canal? Qual é a relação dele com a Dance Music dos anos 90, e quando começou?

É meus amigos, chegou o momento... Estão prontos para mais uma viagem no tempo? Então, por gentileza, todos apertem os cintos pois a viagem aos anos 90 se dará início, e hoje, o piloto da nave mãe é ele: Xiao An!!

Get Ready For This!


ENTREVISTA EXCLUSIVA

 XIAO AN

Xiao An e Alexia nos estúdios da rádio Metropolitana, em outubro de 1997


1) RIKARDO: Xiao An, este é o seu nome completo ou apenas parte dele? Pode dizer a sua idade?

XIAO AN: Meu nome é Marcos Chen. Eu era conhecido como China quando era jovem. Atualmente as pessoas me chamam de Chen. Nasci em 1976. Terminarei 2023 com 47 anos, já podem me chamar de Sr. Chen.

Xiao An é, além do nome do meu canal no Youtube, o meu nome que escolhi para usar em Taiwan. Quando você pede o visto de viagem para este país é necessário fornecer um nome chinês. Caso você não tenha nenhum eles escolhem um para você.

2) RIKARDO: Qual a sua nacionalidade? 

XIAO AN: Sou brasileiro, nascido na cidade de São Paulo. Tenho descendência chinesa.


Alexia autografando para Xiao An, em 1998, após apresentação da cantora no programa "Ligação" (CNT Gazeta)
Créditos da imagem: Xiao An


3) RIKARDO: Você mora em que cidade atualmente? Na época em que gravou os seus vídeos no videocassete, morava nessa mesma cidade?

XIAO AN:  Até os 6 anos de idade morei no Paraguai. Depois disso sempre morei em São Paulo.

4) RIKARDO: Para gravar tantas performances de artistas internacionais você era bem fã de música internacional (em especial o Eurodance)... mas, como começou essa dedicação e todo o seu amor pela música?

XIAO AN: Minha relação com a música foi de lazer, hobby e consumo. Nos anos 80 e 90 ouvia música pela rádio todos os dias. Escutava inicialmente a Transamérica FM e depois as rádios Jovem Pan, 97 FM (Hot Nine Seven) e a Metropolitana FM. Gravava as músicas que tocavam nas rádios em fitas cassetes. Comprava CDs e a revista "DJ Sound".

Em 1993 eu e meus amigos conseguimos ter video cassete e assim passamos a gravar em VHS as músicas e os videoclips que passavam nos programas de TV "Clip Trip", "Kliptonita" e MTV.

Os artistas internacionais iam nos programas de TV e eventualmente conseguíamos gravar suas apresentações.

Nos anos 90 era muito comum frequentarmos a casa dos amigos e os amigos frequentar nossa casa. Além de jogar videogame nos reuníamos para ver/escutar o que cada um gravou de música.

Eu e um amigo, que também gostava de música eletrônica, ficávamos espertos com a TV, com o video cassete e fita, tudo pronto e preparado para gravar algum artista internacional ou algum clipe de eurodance.

Uma pequena parte do que foi postada no meu canal foi da digitalização das fitas do meu amigo.


A MAGIA COMEÇOU AQUI...
As Fitas VHS de Xiao An: O materiais que estão há 10 anos no Youtube, originalmente saíram daqui
Créditos da imagem: Xiao An

5) RIKARDO: Existe alguma performance que você perdeu, não conseguiu gravar, a fita acabou na hora, ou a fita se danificou?? Qual era o artista?

XIAO AN: Perdemos sim, segue alguns casos:

- No programa Raul Gil, num determinado dia se apresentaram sem intervalo comercial: Lorenz-D, Black 4 White, Martine e Fourteen 14. Durante entrevista com Martine a fita acabou ficando a gravação de Martine incompleta.

- Gravei da MTV brasileira uma reportagem/entrevista com o 2 Unlimited. Certo dia sobreescrevi essa gravação (gravei outro programa por cima), provavelmente achando que era uma fita virgem.

- Haddaway no Faustao, era o dia que Ayrton Senna morreu, eu estava passeando com a minha primeira "ficante". Quem gravou foi meu amigo e assisti a gravação. Anos depois ele perdeu a fita ou sobreescreveu sem querer.

- Ice MC na TV Manchete no "programa do boneco". Estava com meu amigo, não conseguimos gravar. Ficamos em choque, era a primeira aparição do Ice MC com a Alexia na extinta TV Manchete, inesperadamente num programa nada a ver, o "programa do boneco".

- DJ BoBo no programa "Quem Sabe Sabado", eu estava no centro da cidade, vi só um pedaço porque mudaram de canal. Alguns dias depois consegui gravar uma reprise sem a entrevista que deve ter acontecido.

- Entrevista com Alexia no "Pânico" (Jovem Pan 2). Lembro que escutei, nunca achei a gravação, perdi a fita ou imaginei ter gravado.

- Apresentação ao vivo do Double You, não lembro qual show, tocou no programa da Jovem Pan "Ritmo da Noite", gravei mas sobreescrevi achando que era fita virgem.

Esses são os que lembrei, mas deve ter mais.


6) RIKARDO: Você tem pais ou irmãos? Como era ter que dividir a TV com eles, sendo que você tinha um compromisso marcado com o videocassete para gravar alguns programas específicos? Rolava brigas entre alguém que queria ver novelas ou futebol??

XIAO AN: Minha mãe e minha irmã assistiam novela juntas em outra TV. Eu desde novo já tinha uma TV só para mim. Usava muito com o video game. O nosso primeiro video cassete foi um CCE bem simples de duas cabeças, com ele gravei os vídeos mais antigos.


O primeiro videocassete de Xiao An... 
Aqui teve início a sua paixão por registrar as diversas "atrações internacionais" que estão há 10 anos no Youtube
Créditos da imagem: Xiao An

7) RIKARDO: Quando você gravava essas "atrações internacionais" nas fitas de vídeo, você imaginava que algum dia fosse compartilhá-las com tanta gente com esse seu mesmo gosto musical?

XIAO AN: Na época o compartilhamento que existia era o de mostrar para a pessoa que vinha em casa o que você tinha de gravação. Eventualmente emprestar a fita para a pessoa.

Depois com a internet, surgiu a idéia de "um dia" digitalizar os vídeos e disponibilizar para download.

Entre os anos de 2003 e 2004 fiz as primeiras digitalizações do acervo em VHS. Elas ficaram ruins pois o computador que tinha era muito lento para digitalizar com boa resolução. O paliativo foi digitalizar com resolução 320x240 com conversão para svcd que era o formato daquele momento.

Tive que parar com as digitalizações devido aos problemas de funcionamento do video cassete. Compartilhei alguns desses videos na época por um programa de mIRC na rede EFNet em canais que eu participava.

Após o surgimento do YouTube a idéia passou a ser de disponibilizar na plataforma.

Em 2012 eu estava de saco cheio e larguei o emprego. Aproveitei a ocasião para fazer os coisas que não conseguia por falta de tempo. Uma dessas coisas era a de digitalizar as minhas gravações das apresentações dos artistas. Tinha montado um PC moderno e comprado um video cassete novo importado com passagem para o computador via USB.

Havia um problema, o video cassete reproduzia preto e branco porque operava em sistema NTSC e as fitas eram no sistema PAL-M, transcodificador não resolvia. A solução foi comprar mais um video cassete usado para reproduzir as fitas ligando ele no video cassete novo que, por sua vez, passava a imagem via USB para o computador, onde ocorria a captura de vídeo e áudio. O resultado ficou bom.

Essas digitalizações levaram meses, pois tinha que limpar o tempo todo o cabeçote de leitura do video cassete, além das fitas. As fitas mesmos bem guardadas criavam mofo.

Depois que tudo ficou pronto comecei a subir para o YouTube, já em 2013.


O conversor que Xiao An adquiriu para digitalizar os videos 
Créditos da imagem: Xiao An

8) RIKARDO: Algum artista chegou a escrever para você para agradecer pelo material preservado, ou simplesmente para "jogar conversa fora" sobre o seu vasto catálogo??

XIAO AN: Alguns artistas postaram comentários nos meus vídeos do YouTube, tais como DJ Tururu, Andrew Sixty e Suzann Rye. Não foi nada demais, mas fiquei contente em ver os comentários. Acredito que estes comentários ainda estejam lá.


9) RIKARDO: Nessa época, você tinha algum artista favorito? Eu sei que você gostava de muitos, mas também deve ter tido aquele que você sonhava muito em conhecer pessoalmente... Quem era?

XIAO AN: Eu era fã da Alexia. Em 1996 vi na revista DJ Sound um anúncio de uma garota dizendo que era fã da Alexia e queria montar um fã clube. Escrevi para ela.

Em 1997 tivemos o prazer de conhecer a Alexia pessoalmente quando ela foi na rádio Metropolitana FM. Neste dia a Alexia ficou feliz com a gente e pediu para a moça da Spotlight Records nos presentear com par de ingressos para o show no moinho Santo Antônio.


Xiao An e Alexia, após performance no programa "Ligação" (CNT Gazeta, 1998)
Créditos da foto: Xiao An


10) RIKARDO: Uma vez você me contou que foi ver a Alexia numa daquelas apresentações (programa "Ligação" e "Sula Miranda Show")... Houve mais alguma apresentação na TV que você também esteve na plateia? Qual?

XIAO AN: Estivemos em outras apresentações em programas como "Ana Maria Braga", "Quem Sabe Sabado", "Sula Miranda Show" e "Ligação". Também fomos em três shows, um no Moinho Santo Antônio, outro no clube Esperia, outro na praça Charles Miller. Sempre conseguimos algum contato com a Alexia pós-show, mesmo que breve. Eu fui um fã realizado pois a Alexia sempre foi receptiva com os fãs.


Alessia Aquilani sendo receptiva com Xiao An, desta vez em um restaurante, logo após show no clube Esperia
Créditos da imagem: Xiao An

11) RIKARDO: Qual é o vídeo que você considera o mais raro de seu acervo? Aquele que você tem muito orgulho de ter gravado?? Cite um, ou então mais de um, fique à vontade...

XIAO AN: Os mais raros seriam aquelas apresentações que a Alexia fez ao vivo na praça Charles Miller.

Este evento não foi televisionado. Eu não filmei e nem vi ninguém filmando.

O que aconteceu é que após a apresentação da Alexia fomos até a saída da praça esperar pela passagem da van e lá eu conheci uma pessoa que filmou e ele me emprestou a fita.

Tenho orgulho de todos os vídeos pois eu assisto-os até hoje.


12) RIKARDO: Em 2013 você postou o primeiro vídeo em seu canal... O que você tinha em mente quando criou este canal brasileiro tão rico para a história da Dance /Pop internacional??

XIAO AN: Para as pessoas do meu tempo, a idéia era a de permitir que revivessem a época. Para as pessoas mais jovens, a idéia era a de permitir que conhecessem música boa.


Os últimos videocassetes de Xiao An
Créditos da imagem: Xiao An

13) RIKARDO: Você esperava que algum dia o seu canal fosse completar incríveis 10 anos? Como é completar 10 anos, de algo que começou pequeno e hoje tem tantos fãs e seguidores?

XIAO AN: Eu tenho a consciência de que um dia o canal simplesmente pode desaparecer. Eventualmente alguém que seja dono dos direitos autorais pode estar de mal com a vida e resolver dar strikes derrubando o canal, simples assim. Se isso acontecer, provavelmente irei recomeçar outro canal do zero. Isso quase aconteceu agora, em 2023, o canal tinha levado dois strikes de uma vez, se já tivesse algum outro strike (não expirado) o canal tinha ido para o saco.


14) RIKARDO: Qual foi o maior ganho, reconhecimento ou conquista que obteve com o canal?

XIAO AN: O meu maior ganho é ver mais pessoas se interessando por boa música. Se minhas postagens influenciaram diretamente, ou indiretamente, já é uma conquista.

Se meus vídeos evitaram que alguém fosse para o caminho da música ruim, também já estou satisfeito.

Sobre o reconhecimento, eles aparecem em agradecimentos nos comentários dos vídeos ou por citação em vídeos de outros canais. E também por seu interesse em escrever sobre o meu canal em seu blog.

Agradeço a todos pelo reconhecimento.


Xiao An e Alexia, após apresentação no programa "Sula Miranda Show" (TV Manchete, 1998)
Créditos da imagem: Xiao An

15) RIKARDO: Seja sincero: Você ainda acompanha a cena Dance? O que acha das músicas atuais?

XIAO AN: Eu nunca me preocupei em acompanhar a cena Dance. Tenho interesse e curiosidade mas não tento acompanhar tudo. Sou apegado com os estilos de música que me agradam mais, não vou muito atrás dos outros estilos.

Há artistas "antigos" que ainda lançam músicas boas e "atuais". Não conheço muito sobre os novos artistas, se alguem sugerir algum posso verificar se é legal.


16) RIKARDO: Você acha que o gênero Dance Music pode voltar a fazer sucesso como antes?

XIAO AN: Talvez, depende de nós, eu tento contribuir um pouco para que volte a fazer sucesso.


17) RIKARDO: Paradoxx Music ou Spotlight Records?

XIAO AN: Sempre gostei mais de comprar CDs dos artistas do que CDs coletâneas. A Paradoxx obteve sucesso com CDs coletâneas. 

A Spotlight Records parecia promover melhor os artistas. A exclusividade com a DWA Records me fez comprar vários CDs, tanto de artistas quanto de coletâneas.


18) RIKARDO: Na sua opinião, qual foi o ano que melhor representou a Eurodance?

XIAO AN: 1995 foi o ano que mais vieram artistas da Eurodance para o Brasil, mas 1994 parece ter sido o auge, muita música marcante foi lançada neste ano.


Alexia @ Sula Miranda Show (2nd) (1998) Gimme Love, Interview & Uh La La La
Aos 6'33" do video, Alexia vai de encontro com a plateia e Xiao An aparece em cena fotografando a cantora... 
Abaixo está a foto deste momento:

Alexia durante performance de "Uh La La La" no Sula Miranda Show 
(TV Manchete, 1998)
Créditos da imagem: Xiao An

19) RIKARDO: Quais são os seus planos para o futuro do canal XIAO AN?

XIAO AN: Subir os vídeos existentes com qualidade melhorada por inteligência artificial passou pela cabeça, ainda não analisei quanto de custo computacional e de tempo precisaria mas é uma idéia.

Fora isso os planos são de continuar postando videoclipes e vídeos relacionados com música.


20) RIKARDO: Como todo mundo, você tem a sua profissão, certo? mas... uma curiosidade aqui entre nós... o seu trabalho tem algo a ver com audiovisual, video ou coisas do tipo?

XIAO AN: Meu trabalho não tem a ver com audiovisual. Minha profissão é a de desenvolvedor de sistemas. Atuo desde 2005 com programação e análise de sistemas.


21) RIKARDO: Você é casado? tem esposa? filhos? Ouvem Eurodance e curtem o seu canal?

XIAO AN: No começo de 2020, no auge da pandemia no Brasil fui morar definitivamente com a namorada. Levo uma vida de casado (sem ser). Não temos filhos.


AS FITINHAS K7 XIAO AN
Qual fã de Eurodance que não gravava os hits do momento diretamente do rádio FM para as K7's, e torcendo muito para que o locutor ficasse CALADO?
Créditos da imagem: Xiao An


22) RIKARDO: Qual é o seu hobby atualmente?

XIAO AN: Meu hobby é escutar música, editar e postar algo no canal XiaoAn. Assistir filmes chineses e passar o tempo com a namorada.


23) Os vídeos que você tem em seu canal são uma raridade absurda, grandes relíquias da Eurodance... Você, por acaso, já se estressou com alguém por ter baixado alguns de seus vídeos e postado em outras contas ou redes sociais sem a sua autorização?

XIAO AN: Sobre as pessoas que usam os meus vídeos, tudo bem, não ligo, tem uma marca d'agua do xiaoan em cada vídeo, as outras pessoas saberão de onde vem. Mas é louvável a atitude de pessoas que ao menos mencionam de onde pegaram o vídeo. Porém, o importante é que estão compartilhando material que desejamos que espalhe.


24) RIKARDO: Agora para fechar... Qual é o conselho que você pode dar à alguém que está começando com um canal, blog, site ou página voltado para a música? Vale a pena começar? 

XIAO AN: Se o objetivo do canal, blog ou site for de obter retorno financeiro, eu sou a pessoa menos indicada para dar conselhos. O que eu diria para um amigo é que não crie expectativas, desapegue de números, esqueça números de visualizações, de curtidas, de compartilhamentos, de inscritos, etc. Compartilhe o que deseja compartilhar como se fosse para um grupo seleto de pessoas. Deixe as pessoas livres e ignore os haters.


"É um prazer contribuir com o seu blog, eu até imagino que um dia a Alexia tenha oportunidade de ler a sua postagem e relembrar dos fãs brasileiros..." - Xiao An sobre a sua Entrevista ao Blog Rikardo.Music


AGRADECIMENTOS:

O prazer todo é meu, Xiao An! Quero lhe agradecer publicamente por reservar um pouco do seu tempo para esta entrevista, esta que, eu tinha o dever de realizar com você neste ano de 2023!

Muito obrigado por me ajudar a cumprir esta missão e pelo GENTILÍSSIMO atendimento!

E claro, parabéns novamente pelo 10º Aniversário de seu considerável e valioso canal "XiaoAn"! 



CONECTE-SE COM XIAO AN
Youtube:

Xiao An tem ainda um outro canal no Youtube, caso queiram conhecer.... 
Vocês encontrarão por lá outros vídeos gravados da TV (por ele e um amigo), mas nada relacionado ao mundo da música:

Facebook:
Ele diz que não é muito ativo e demora até meses para entrar



CONSIDERAÇÕES FINAIS

Esta era uma das minhas metas para 2023, trazer um pouco mais sobre o Xiao An aos leitores do Blog Rikardo.Music, então espero que vocês, queridos fãs da Eurodance, tenham gostado tanto quanto eu desta entrevista!

Viva o Eurodance, Viva o Canal Xiao An!


Créditos das fotos: Xiao An

12 comentários:

  1. Cara... sempre achei que quem disponibilizava esses vídeos eram as próprias emissoras. Parabéns e obrigado ao xiao An pelo feito!! Obrigado Rikardo pela história!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Martin Bervig, pela sua estima e gentileza! Xiao An realmente fez um fantástico trabalho no Youtube com seus vídeos únicos e tão bem preservados. Deu entretenimento de verdade aos fãs e historiadores de Eurodance!

      Excluir
    2. Muito obrigado Martin. Bem que as emissoras poderiam disponibilizar o seu acervo no YouTube.

      Excluir
  2. Parabens Rikardo! Mais uma entrevista exclusivissima. Como sou mais do audio que do video, não o conhecia.So com o teu blog conseguimos aumentar a nosss Cultura na Eurodsnce. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Alexander, mas acredite...eu também não conhecia a imagem do Xian An, acho que é a primeira vez que ele "se mostra" aos outros fãs da Eurodance. Ele preza pelo anonimato, mas cedeu um pouco com estas fotos dos anos 90. Até mais, querido! Abração!

      Excluir
  3. Um dos responsáveis por manter a boa e velha Dance Music viva. O Marcos tem um material incrível, registros fantásticos; faz um trabalho maravilhoso. O "Xiao An" é, para mim, um dos melhores canais do YouTube. Entrevista sensacional e necessária. A gente agradece demais. Parabéns e obrigada, Rik!.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Aninha! Que bom que você também gostou! O Xiao An é mesmo um ícone e fez muito pela Eurodance aqui no Brasil (e continua fazendo)... ele é uma inspiração e nunca irei deixar de agradecê-lo!! Beijo para vc, querida Aninha!

      Excluir
    2. Obrigado Aninhahy. Fico satisfeito em ajudar as pessoas em manter as memórias e deixar os mais novos conhecerem a Dance Music que tanto curto.

      Excluir
  4. Acompanhava esse canal do xiao an a anos achando que era de algum fã internacional, jamais pensei que era brasileiro.

    ResponderExcluir
  5. Adoro o canal do Xiao, pois contém muitas raridades das apresentações dos artistas de eurodance aqui no Brasil e trabalho que ele faz é incrível. E adorei também que ele é fã da Alexia, uma das minhas cantoras preferidas. Alexia é uma das cantoras mais atenciosas com os fãs, alguns produtores de conteúdos no youtube reclamaram que ela não dá entrevistas, que isso e aquilo, que ela não liga muito para os fãs aqui do Brasil, mas esquecem que a Alexia é muito ocupada, trabalha bastante, é casada com um Armani, e é bem reservada. Sigo ela no Instagram e vez ou outra ela interage com os fãs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Júlio pelo prestígio. Alexia foi um doce de pessoa com os fã brasileiros. Sobre entrevista ela deu uma para o site G1 em 2021. Aqueles que tentarem uma entrevista é preciso paciência, no momento certo a artista pode estar mais aberta para uma conversa.

      Excluir