terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

MADONNA FOI DANÇARINA DE PATRICK HERNANDEZ DO HIT "BORN TO BE ALIVE" (1979)

 PATRICK HERNANDEZ - "BORN TO BE ALIVE" (1979) FOI UM GRANDE HIT DO CANTOR, QUE AINDA TEVE UMA JOVEM MADONNA COMO SUA DANÇARINA


Patrick Hernandez - "Born To Be Alive" (1979): Quando eu era adolescente, essa música já era velha


Quando eu trabalhava com o meu pai nos anos 90, ele sempre ouvia umas rádios bregas que eu não gostava, mas ele adorava pois tocava as antigas da época dele. Nessa fase da minha adolescência eu só queria ouvir os hits do momento, como No Mercy, Shakira, Nell, Outta Control, Nicki French, então tinha que suportar aquelas velharias no meu ouvido durante 8 horas por dia, hahaha.

Engraçado que, olhem só como são as coisas, hoje eu escuto muita música "antigona" hahaha

Eu lembro (com muito carinho) que sempre tocava uma tal de "Born To Be Alive", e essa canção mexia bastante comigo. Sei lá, eu gostava muito dessa música e sentia uma vibe bem parecida com a das eurodances da época. Era algo que eu não conseguia explicar, só sei que eu gostava muito quando essa "anciã" rolava na programação da rádio Antena 1. 

Me recordo com muita exatidão também da empolgação dos clientes / amigos do meu pai, pois sempre que essa música de Patrick Hernandez começava a tocar, eles ficavam eufóricos e gritavam que "Born To Be Alive" era da época deles, e que quando tocada na discoteca a pista "pegava fogo". Eu gostava de ouvir esses detalhes (de uma época que eu não vivi) e via também o brilho em seus olhos, além de sentir um saudosismo muito grande da parte deles.

Era toda vez assim, a introdução dessa música começava e eu já olhava para quem estava ao redor do meu pai, e a reação era quase sempre a mesma: descontrolada hahaha, com muita felicidade e saudade em suas manifestações. Bonito de se ver!!

E quando eu estou hoje com meus amigos, a situação é puramente a mesma! Principalmente quando estamos em algum barzinho e rola algum “flash” da nossa época! Eu me vejo olhando não apenas aos meus companheiros, mas também olhando para o meu pai e seus amigos, recordando de suas saudosas juventudes. Esse é o poder que a música nos proporciona, pois nos emociona, nos traz boas energias, nos faz relembrar dos bons momentos e ainda nos mantém próximos daqueles queridos que já se foram e que muito nos ensinaram nessa vida.


PATRICK HERNANDEZ - 

"BORN TO BE ALIVE" (1979)

"NASCEMOS PARA VIVER"


Pelo sobrenome "Hernandez", muitas pessoas pensam que o cantor é espanhol, mas Patrick é nascido na França, em Le Blanc-Mesnil, Seine-Saint-Denis (uma vila de Paris), mas o seu pai sim, realmente era espanhol.

Seu nome completo é Patrick Pierre Hernandez, nasceu em 06 de abril de 1949 e tornou-se famoso 30 anos depois, em 1979, com o grande sucesso de sua carreira "Born To Be Alive" (lançada oficialmente no final de 1978). 

Antes de sua ascensão nas pistas da Disco Music, Patrick Hernandez colaborava como backing vocal de alguns artistas, como o italiano Claudio Baglioni, no seu álbum "E Tu..." (1974), além de cantar também no grupo pop francês Paris Palace Hotel.

Sua trajetória solo começou em 1978, quando conheceu o produtor Jean Vanloo, que já estava totalmente inserido na Disco Music, então o sucesso veio rápido e certeiro. O cantor francês fez uma viagem à trabalho para Waterloo, na Bélgica, e lá gravou o seu primeiro álbum "Born To Be Alive".


Patrick Hernandez - "Born To Be Alive" (1979)

O que vale é viver e ser feliz com essas cantigas maravilhosas, como o meu pai e seus amigos fizeram muito bem!!


O primeiro single foi a música de mesmo nome do disco, "Born to Be Alive", que logo foi uma febre em janeiro de 1979, e concedendo ao artista o seu primeiro disco de ouro na Itália. 

"Born To Be Alive" atingiu também o topo das paradas dos EUA, se destacando na Billboard Hot Dance Club Play em #1, e também esteve na disputadíssima Billboard Hot 100, chegando em #16. 

Devido ao grande hit que se tornou, Patrick Hernandez fez diversos shows pelo mundo, inclusive também se apresentou no Brasil e esteve em programas de TV bem populares, cantando "Born to be Alive" e seu 2º single "Disco Queen".

Nessa época, Hernandez acumulou 52 prêmios de discos de ouro / platinas em mais de cinquenta países diferentes, porém logo também começou a desaparecer dos charts, tendo um de seus últimos sucessos no Brasil com a música "Losing Sleep Over You", que foi trilha sonora de uma novela global chamada "Baila Comigo" (1981). 


Patrick Hernandez em 1979


Nos EUA também não foi diferente, os singles que vieram depois de "Born to Be Alive" não foram muito bem nas paradas, como "Disco Queen", mas em compensação o álbum "Born to Be Alive" continuava a vender bastante e até venceu um prêmio “Billboard”, em fevereiro de 1980. 

Ainda em 1980, Patrick Hernandez também gravou com o brasileiro Jorge Ben uma música chamada "Someone's Stepping On My Mushrooms", se destacando relativamente em países como Itália, França e Brasil.

Quando esteve fazendo muito sucesso nos EUA, em 1979, Patrick Hernandez também realizou uma "Tour" por lá, acompanhado de seu produtor Jean Vanloo e um amigo pessoal chamado Jean-Claude Pellerin. Na época, essa dupla realizou também algumas audições com vários dançarinos em Nova York, para que dividissem os palcos e animassem os shows de Patrick Hernandez. Dentre os dançarinos, adivinhem quem foi a escolhida?


MADONNA!

Patrick Hernandez e sua dançarina Madonna


Eu sempre li por aí que a cantora Madonna tinha iniciado a sua carreira no showbusiness como dançarina de Patrick Hernandez, mas eu nunca levei essa história muito a sério, e até imaginei que pudesse ser apenas mais uma "lenda urbana" da internet... 

Também não tinha visto ainda nenhuma prova contundente sobre o assunto, mas a verdade mesmo, é que essa história aconteceu. Na turnê de Patrick Hernandez pelos EUA, uma das dançarinas que o acompanhou era a - hoje famosíssima -  Madonna.

Veja o vídeo abaixo, onde a professora de dança de Madonna, Pearl Lang, fala sobre essa sua fase de dançarina. Madonna contou à ela que queria deixar a dança para começar a cantar, essa era a sua meta! Um pouco antes de começar a cantar, a artista então dançou com o cantor Patrick Hernandez:


A professora de dança de Madonna em Nova York, fala sobre a fase de dançarina da cantora: "Madonna não gostou muito de ficar em segundo plano"


A dupla que fez a audição com Madonna disse: "Ela nos impressionou dançando, e tinha uma certa pose, uma arrogância".

Depois que Madonna pulou fora e não quis mais dançar para Patrick Hernandez, ela também tentou ainda uma vaga para o papel feminino principal do filme "Fooloose - Ritmo Louco", mas não foi aprovada. 

Patrick Hernandez disse que nunca mais ouviu falar sobre Madonna. Até que, ouvindo uma estação de rádio no carro, começou a tocar "Holiday" e ele então se tocou que era ela.

-Fonte: Biografia Madonna - 50 anos (de Lucy O'Brien - 2010)


GERAÇÃO ANOS 2000

Um detalhe interessante para quem curtiu o rock dos anos 2000, é que a banda de rock nacional Rumbora (aqueles do hit "O Mapa da Mina") também fez uma versão 'rock' desse flasback do Patrick Hernandez, sendo a divertida “Veste O Uniforme”. 

Lembro que tocou bastante na 89FM, numa época que eu já não trabalhava mais com meu pai e só ouvia as minhas emissoras de rádio favoritas hahaha


Rumbora - "Veste o Uniforme" (2000)
"Todo dia de manhã meu meu pai vai no meu quarto e diz..."


PATRICK HERNANDEZ E MADONNA ATUALMENTE

Patrick Hernandez está atualmente com 71 anos de idade, enquanto que Madonna está com 62 anos. Velhinhos que ainda são lembrados pelas suas "velhinhas" que tanto admiramos!!!


8 comentários:

  1. Essa informação para mim é nova. Pouco sei sobre o início da carreira dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jorge, pois é amigo... ninguém comenta muito mesmo...Patrick Hernandez não se deu muito bem na música mais, e Madonna se tornou muito maior que ele musicalmente...mas eles tiveram esse pequeno contato há muitas décadas.

      Excluir
  2. Conheci o seu blog agora e estou muito impressionado com o seu talento investigativo, parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Daniel, espero que acompanhe também as proximas atualizações, fico feliz que tenha gostado! ;)

      Excluir
  3. Patrick Hernandez,Born to be Alive,sem nenhuma dúvida o maior classic da disco

    ResponderExcluir
  4. E ela continua INCRÍVEL, lançando músicas ótimas e sua nova turnê tá bombando nas vendas!!! Rainha 👑 mesmo!! (Pena q sofre tanto preconceito por conta da idade, como se essas pessoas não fossem envelhecer tbm...).

    ResponderExcluir
  5. Com o Royalties dessa música, ele pode viver mais umas 3 vidas sem mexer um dedo trabalhando; Madona foi melhor? Pode ser, mas ele foi mais eficiente, só precisou de uma música!

    ResponderExcluir