segunda-feira, 23 de julho de 2018

A LINDA TRAJETÓRIA DE KARINA NA DANCE MUSIC

Depois de falarmos sobre Corona, Double You, Nicki French, Taleesa, entre muitos outros grandes expoentes do gênero eurodance, chegou a vez de referirmos a ela, uma das vozes mais sensuais da dance music dos anos 90.
Seu nome artístico é Karina, e ao lado de Mr. Jam, Sect, Claudja, Kasino, Any Second e Gottsha (em breve, ela estará aqui no blog também!), foi uma das produções nacionais mais bem sucedidas da dance music no Brasil.
Se você já era nascido entre 1996 e 1997, certamente deve ter ouvido muito a sua música "Vidas Nuevas", lançada pela gravadora carioca Spotlight Records, em 1996. 
Mas antes deste hit noventista estourar, Karina já trilhava a sua carreira musical em alguns projetos, inclusive cantando em uma banda de pop/rock no início dos anos 90. 

Nesta matéria, iremos adentrar um pouco mais na carreira da linda Karina e mostrar aos seus fãs, o que ela anda fazendo atualmente, além é claro de contar a sua história desde o início. 
Espero que gostem desta homenagem, e claro, que este escrito também esteja a altura desta linda e talentosa mulher, conforme ela merece.


KARINA


Seu nome real é Karina Andrea Lusbin, ela nasceu em 11 de junho de 1970 na cidade de Buenos Aires (Argentina), é geminiana e sempre teve uma forte ligação com a música, desde criança. 
Na Argentina, chegou a cantar rock/pop em alguns barzinhos e teve algumas de suas músicas tocando nas rádios mais alternativas de Buenos Aires, mas nessa época ainda era uma artista sem gravadora, só vindo a trabalhar profissionalmente aqui no Brasil. 
E é aí que começa a história da exuberante portenha Karina, nos charts da música. 

A loira veio morar no Brasil em 1989, e logo se adaptou ao nosso país, começando a falar português rapidamente e com muita facilidade. Na verdade, ela fala português melhor que muitos brasileiros, hahaha! 
Até o Luciano Huck disse uma vez, no seu extinto programa "H": "Karina fala português melhor que eu!". 

Como os pais de Karina são separados, a bela jovem veio morar com a sua mãe no Rio de Janeiro, enquanto que seu pai, continuou morando na Argentina.
Karina saiu de Buenos Aires e foi morar na cidade maravilhosa, e com isso, ela fez questão de aprender a falar o português com o sotaque carioca "ativado", e diz amar muito este sotaque. 


O sangue latino e sua sensualidade

KARINA, QUASE UMA CARIOCA
Além de espanhol e português, Karina ainda fala mais três idiomas: francês, inglês e italiano. Ou seja, uma exímia poliglota!
Ela já disse também (em entrevistas), que falar estas línguas facilitou muito para que aprendesse o nosso idioma, pois segundo ela, "as regras são as mesmas".

Quando a argentina chegou ao Brasil, atribuiu para si mesma um prazo de 3 meses para aprender o nosso idioma e arrumar um trabalho, e se não alcançasse isso, voltaria para a Argentina. 
Felizmente ela conseguiu atingir a estes dois objetivos, falando perfeitamente o português e tendo o seu primeiro emprego de secretária. Ela começou a trabalhar então numa empresa carioca no ramo de engenharia química, chamada Marsh do Brasil. 

Mais tarde, Karina começou a trabalhar em produções de eventos, que era mais voltado na área da música. Nesta época, ela trabalhou na produção de grandes festivais de música, tais como o "Hollywood Rock" e o "Rock in Rio". Quer mais? 
Ela diz que adorou trabalhar neste ramo, praticamente se encontrou fazendo isto!


O CONTATO COM A MÚSICA
Karina também se inscreveu num curso de música na escola Musiarte, do Rio de Janeiro, e assim conheceu outros músicos, juntos então criando a banda de rock/pop chamada Fantasmas

Disco da banda Fantasmas

Nesta época, Karina adotou o nome artístico de Karina Hoffter, e juntamente com André Gatti (guitarra e backing vocal), Marcus Rey (bateria e vocais), Emerson Mardhine (baixo e vocais), Vinicius Ottoni (teclados) e Gito Sales (violão), deram início nas atividades da banda, iniciada em 1990 e durando até 1995. 

A banda Fantasmas até que colheu bons frutos nesta curta jornada, conseguindo lançar o seu 1º álbum em 1990  (e único) e fazendo um relativo sucesso de crítica e público com a faixa "Ovelha Negra", uma regravação do clássico de Rita Lee

A tal faixa foi também trilha sonora, em 1992, da novela global "Mulheres de Areia". 
Na banda, a Karina era a vocalista, e como todo este disco é cantado em português, é muito interessante ouvi-la cantando assim, já que ela é mais conhecida no meio musical por cantar em espanhol. 
Outro mérito alcançado pela banda, foi quando ganhou o prêmio de "Banda de Rock Revelação" no mesmo ano de 1992, na 6ª edição do prêmio Sharp, por conta deste trabalho acima citado.

VIDA SENTIMENTAL
O ano de 1992 foi muito especial para a Karina, pois além de viver um momento bem positivo em relação a sua carreira musical, ela ainda se casou com Vinicius Bonotto Conrado (03 de novembro de 1966), que fez muito sucesso também no final dos anos 90 como Vinny, lembram-se? 
Ele também tinha uma banda de rock nesta mesma época (Hay Kay), e assim, acabaram se conhecendo em 1991, e se apaixonando.

Com a banda Fantasmas, ela se lançou como Karina Hoffter e finalmente foi apresentada ao público brasileiro

FIM DA BANDA DE ROCK, FANTASMAS
Quando a banda Fantasmas saiu da BMG e migrou para a Polygram, os integrantes comentavam em entrevistas que o próximo álbum seria um disco de rock bem mais pesado (hardcore), mas infelizmente não conseguiram lançar este trabalho pois a gravadora não cumpriu com o combinado, que era de lançar 3 álbuns num contrato de 3 anos.

Como não tiveram apoio da Polygram, resolveram então encerrar a banda em 1995, e assim então, cada um de seus integrantes seguiram seus caminhos separados.
Trabalhando em outros projetos paralelos, Karina chegou a gravar em seguida um disco dos Power Rangers, lançado no Brasil em 1995 e com músicas do filme cantadas em português. 
Seu marido, Vinny Bonotto, também participa deste disco e ambos fazem as vozes e também o coro das canções.


"VIDAS NUEVAS"

1996: O ano de Karina

Após o término da banda Fantasmas (e de alguns trabalhos menores), Karina passou então a trabalhar sozinha, compondo suas canções e esperando a hora certa de voltar a brilhar na música. Nesta época, a cantora esteve escrevendo músicas no estilo R&B (que é a sua preferência musical), até que o seu produtor Paulo Jeveaux juntamente com André Werneck, a convidaram para cantar uma música em espanhol, que seria lançada numa coletânea da gravadora Spotlight Records.

A canção era nada menos que "Vidas Nuevas", composta pelo veterano e talentoso Fábio Almeida (integrante do Mr. Jam) e com batidas no estilo de EBTG "Missing", super tendência na época. 

Bom, Karina topou em cantar a música e o resto virou história. 
A canção, que é de letra bem romântica, foi lançada no início de 1996 e logo se tornou num gigante hit das rádios e pistas de dança do Brasil inteiro. Confira abaixo, os charts da rádio Jovem Pan SAT e das músicas mais tocadas nas discotecas da época:


Adivinhem qual música pegou o topo das mais tocadas em Abril de 1996??



VIDEO CLIPE
Esta linda música foi lançada não apenas em uma, mas sim em diversas coletâneas. Devido a este sucesso, a gravadora convidou também a artista para gravar um vídeo-clipe para "Vidas Nuevas", que ficou pronto mas... infelizmente, é até hoje, um vídeo muito raro e não consta no Youtube ou em nenhum outro catálogo. Eu mesmo, nunca cheguei a vê-lo por completo, mas sei de sua existência pois a própria Karina afirmou ter filmado na época, além de que, existe uma coletânea da Som Livre chamada "Internacionais Anos 90" que tinha uma propaganda que mostrava um trecho deste clipe. Veja aqui:


Um trecho do clipe de "Vidas Nuevas" aparece no antigo comercial da Som Livre, entre 1:29 e 1:34.

ÁLBUM "VIDAS NUEVAS"
Além do vídeo-clipe, a gravadora também contatou Karina para gravar um álbum inteiro de faixas inéditas, com canções cantadas em espanhol, alternando entre faixas românticas e outras mais dançantes. 
E assim então, o álbum foi lançado no dia 10/07/1996, tendo ao todo 14 faixas (edição brasileira) e recebendo o título do sucesso "Vidas Nuevas".

O que era para ser um trabalho restrito e lançado apenas numa coletânea, acabou se tornando num álbum lançado no Brasil todo. E como se não bastasse, este álbum da Karina foi distribuído também na Venezuela, através do selo Rodven Discos. Os venezuelanos receberam este lançamento no dia 23/09/1997, contendo nesta edição um total de 12 faixas.

Ah, a música "Vidas Nuevas" saiu também em algumas coletâneas daquele país:


A Polygram ajudou na distribuição do "Vidas Nuevas" na Venezuela, através do selo Rodven Discos.

Verso do álbum "Vidas Nuevas", lançado na Venezuela

Sucesso: A música "Vidas Nuevas" seria lançada inicialmente numa coletânea no Brasil, de repente é lançada em coletâneas até na Venezuela.


Karina e seu disco sendo notíciado na Revista DJ Sound

MAIS DETALHES SOBRE O ÁLBUM "VIDAS NUEVAS" (1996)
"Vidas Nuevas" teve outras faixas de trabalho, que também foram muito bem aceitas pelo público e Dj's da época.

"Sin Porqué" foi o 2º single de trabalho deste disco. É uma música animada e com ótima melodia, sem falar na produção, que lembra muito as músicas da Nicki French, especialmente o clássico de 1995: "Total Eclipse Of The Heart".  

Já a 3ª faixa de trabalho foi a única música deste álbum cantada em inglês, trata-se de "In The Name Of Love", faixa que tem a participação do mestre do eurodance: Willian Naraine, do Double You. Essa música é totalmente romântica e menos dançante que as anteriores, fazendo um grande sucesso em meados de 1997, entrando inclusive para a trilha sonora da novela "O Amor Está No Ar".

"Tu Ritual" foi lançada como single apenas em meados de 1997, com 8 versões maravilhosas!
Conforme imagem acima, o single recebeu indicação da Revista DJ Sound

Já o 4º e último single de "Vidas Nuevas" foi a faixa "Tu Ritual", que foi lançada em cd-single com o título de "Tu Ritual´97 Remixes". A música não foi tão bem sucedida quanto as anteriores, mas mesmo assim ainda foi bem executada nos programas de mixagens da época e tocou também em algumas FM's e discotecas. Esta excelente música foi composta por Karina e Vinny.

Já "Mi Debilidad", é uma das faixas mais queridas entre os seus fãs. Enquanto que "Sin Porqué" lembrava muito o estilo da inglesa Nicki French, "Mi Debilidad" já remete muito as produções do Planet Soul, Angelina e Lina Santiago, tão em alta naquele período. Apesar de não ter virado faixa de trabalho, a música saiu em algumas coletâneas da Spotlight Records, como o CD "Ritmo da Noite Vol. 5". A composição também é de Karina e Vinny.

Karina com "Sin Porqué", indicada na coluna Dance Floor da DJ Sound, em 1996

OUTRAS FAIXAS QUE MERECEM DESTAQUE:
- "La Noche": Possui um refrão marcante e a voz sensual de sempre da Karina. É bem mais dançante e com uma letra que exalta a noite. A cara das pistas de dança.

- "Primera Vez": É mais lenta, com clima romântico que lembra Double You "Gonna Be My Baby". Composição do competente Fábio Almeida, mais uma vez! 
Enfim, um álbum super recomendado, cheio de versatilidade, qualidade e com uma produção tecnicamente muito bem cuidada.



CURIOSIDADES
SOBRE
KARINA
O sucesso e o reconhecimento após "Vidas Nuevas"

-Por conta deste seu trabalho em "Vidas Nuevas", Karina venceu a categoria de "Melhor Artista Dance-Pop Nacional", da premiação DJ Sound Awards'96;

-Diziam em meados dos anos 90, que Karina era muito parecida com a cantora brasileira Rosemary (quando mais jovem);

-Karina estudava Psicologia, mas desistiu e fez faculdade de Administração, isso foi na mesma época em que também estudava música, como citado acima. Ela também se formou em Marketing na ESPM Escola Superior de Propaganda e Marketing;

-O pai da Karina, Sr. Edgardo Lusbin, ainda mora na Argentina e sempre trabalhou com vendas. Já a sua mãe, no ramo de jóias;

-Fito Páez é um famoso cantor e compositor argentino, do gênero rock. Ele é um dos artistas favoritos da Karina, tanto é que ela regravou uma música dele ("El Amor Déspues Del Amor") que entrou para o seu disco "Vidas Nuevas";

-Ao lado de Taleesa, Double You, Nicki French, UndercoverSchwarzkopf, Karina participou de um festival de Dance Music no Brasil, o Dance Philco Music, realizado nos dias 05 a 13 de outubro de 1996, onde cantou "Sin Porqué", "La Noche" , "Estoy Aqui" (Shakira) e "Vidas Nuevas";

-Rodven Discos, o selo que lançou Karina na Venezuela representou por lá também alguns outros artistas do Brasil, como Xuxa e É O Tchan;

-Nos anos 2000, mais precisamente em 2005, foi lançada uma nova versão do sucesso "Vidas Nuevas". Mas trata-se de uma regravação, desta vez na voz de uma cantora chamada Laura. Não tenho total certeza, mas creio que a dona dos vocais desta versão deva ser Laura Almeida, a irmã do compositor da canção: Fábio Almeida
Vale a pena dar uma conferida nesta versão, disponível também no CD da Som Livre "Summer Eletrohits Volume 2".

-É muito difícil pesquisar sobre a carreira da Karina pela internet, pois as informações são muito limitadas e para complicar mais ainda, existem outras cantoras com o mesmo nome (e algumas também loiras!), fazendo com que muitos se confundam ao pesquisar sobre sua vida e carreira. 


Karina: "Fenômeno da Dance em 96"

KARINA e a
DANCE MUSIC LATINA
Karina: Naturalmente sensual e linda no "Dance Philco Music", em 1996

Após o seu 1º e bem sucedido álbum, muitos fãs perguntavam a respeito de um futuro novo trabalho da cantora. Apesar de ter sido lançado "Vidas Nuevas' 98" em 1998, os fãs da portenha queriam mesmo era uma música totalmente nova e inédita nas rádios e pistas de dança. Mas infelizmente, Karina não lançou mais nenhum single aos amantes da dance music. Foi quase que uma "covardia" da parte dela (hahaha!), pois primeiramente ela se apresentou à todos, apareceu em cena, fazendo com que todos se apaixonassem pela sua inteligência, beleza e talento, e depois - cruelmente - sumiu do mapa, sem dizer um "tchau" ou um "volto logo". 


O fato é que a dance music deixou de ser um gênero "queridinho" em 1998, então as gravadoras, FM's e pistas de dança não estavam mais olhando para o gênero com os mesmos olhos, e com isso, outros estilos musicais cantados em português começaram a ocupar o espaço, antes liderado pelos artistas da música "dance". Quem viveu o fim da década de 90, sabe claramente do que estou falando. E coincidentemente, neste período em que a Karina estava saindo de cena, o Vinny explodia no mercado fonográfico...
A música de Vinny - "Heloísa, Mexe a Cadeira" foi um tremendo hit no Brasil todo, aliás, Karina fez uma participação especial no vídeo-clipe desta canção, onde aparece se "mexendo" muito e tocando trombone. E se não me falha a memória, esta foi a última participação dela num trabalho musical. 

Já sobre o tão esperado retorno de Karina à música, apesar do declínio que atingia a dance music, creio que este não deve ter sido o único motivo que a fez parar de cantar. Também foi uma decisão da própria artista, pois sabe-se que Karina é bem "família" e queria ter mais tempo para se dedicar como esposa e como futura "mamãe". Acredito então, que ela aproveitou este momento para também poder "aumentar" a sua família.
Em 2000 nasceu o seu único filho, Luca, atualmente já com seus 18 anos de idade.

2018: 
VIDAS NOVAS SE FORMARAM


Vinny continuou na música, lançou diversos álbuns e várias músicas divertidas (algumas românticas também, como "Te Encontrar De Novo", hit em 1999), mas Karina não deu as caras mesmo. Resolveu se dedicar totalmente à sua família.
"Às vezes sinto falta de cantar, mas não tenho vontade de voltar. Estou feliz!", contou Karina em 2014, ao site Purepeople

E ainda complementa: "Preferi me dedicar a uma profissão que me permitisse estar sempre no Rio ao lado do meu filho", onde deixou claro que não pretende engravidar novamente: "Já tentamos ter, mas agora não está mais nos nossos planos".

Karina se sente realizada atualmente, sendo mãe, esposa e ainda atuando na profissão que antes já lhe trazia felicidade, na área de produção de eventos. 
Sim, Karina voltou a trabalhar com eventos e hoje é coordenadora de produção na empresa SRCOM, realizando eventos grandiosos e importantes, como Copacabana Reveillon, Heineken GP Brasil Formula 1, entre outras inúmeras festas famosas. 
Karina conseguiu unir o útil ao agradável, pois este realmente é o trabalho que lhe traz satisfação e ainda consegue o tempo necessário para se empenhar aos seus familiares.

Atualmente, Karina mora com a sua família em um condomínio no Recreio dos Bandeirantes, zona Oeste do Rio de Janeiro, e pelo menos uma vez por ano, Karina Lisbon viaja à Argentina para visitar seu pai e familiares. Já Vinny, recentemente também deixou a música de lado, se dedicando mais na carreira de filósofo.

Sobre seu casamento, vai muito bem, obrigado! Karina e Vinny estão muito bem casados (desde 1992), aliás, são 26 anos de muita história, união, amor e pasion!

Se Karina está feliz, como vemos claramente em suas últimas fotos, então também ficamos felizes por ela. 
Só desejamos muito mais felicidades e conquistas em sua vida, e claro, muitas alegrias também à toda essa sua família, "mixada" de argentinos e brasileiros!!! 

Foto atual: Karina, Vinny (marido), Luca (filho) e seus familiares em Lujan - Argentina. O pai da Karina (Sr. Edgardo) é o senhor de camiseta vermelha com listras coloridas, obrigado à ele por me fornecer a data de nascimento da filha! ;)


MINHA COLEÇÃO 
DA 
KARINA
CD Album Karina "Vidas Nuevas"
CD Single Karina "Sin Porqué"
CD Single Karina "Tu Ritual'97"
Revista DJ Sound - Junho de 1996





Agradecimentos:
Ao Sr Edgardo Lisbon (o pai da Karina) pela sua colaboração.

21 comentários:

  1. Parabéns Rikardo, pela excelente matéria. Foi um trabalho digno, muito jornalismo, muita paixão pelas ricas informações que colheu. Adorei! Que venham mais como esta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Cultura do Vinil! Que bom que gostou! Deu trabalho, mas valeu a pena. Um forte abraço e até breve!!

      Excluir
  2. cade os links? :( diz que está indisponível coloca de novo :( >(

    ResponderExcluir
  3. queria os singles CD Single Karina "Sin Porqué"
    CD Single Karina "Tu Ritual'97" mas diz que foi removido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente, eu não sei o que houve com estes links, eu não exclui nenhum. Não sei pq desapareceram...mas vou tentar upar novamente até o próximo domingo (13/01), tudo bem?

      Excluir
  4. Karina Gonçalves de Moraes Lacerda4 de junho de 2019 às 18:04

    Parabéns, excelente matéria sobre esta maravilhosa cantora! Muito obrigada pela dedicação em fazer esta pesquisa sobre a vida de artistas que fizeram trabalhos tão maravilhosos e sobre quem não tem tanta informação na internet.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Karina! Fico feliz por ter gostado!! Seus elogios apenas me incentivam a continuar. Forte abraço, Rikardo.

      Excluir
  5. Eu assisti a novela mulheres de areia (1993). Adorava a música ovelha negra na regravação de os fantasmas. Acompanhei o sucesso de Karina em 1996 e jamais imaginei que ela fosse a vocalista dos fantasmas. Achava até que ela fosse brasileira! Só mesmo seu blog para nos dar essa informação!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Jorge, é a mesma cantora...Karina foi cantora do Fantasmas, antes do seu hit "Vidas Nuevas". Abraço!

      Excluir
  6. Nossa, que bela matéria, amei saber mais sobre Karina, eu amo a música cantada por ela na banda fantasmas, ovelha negra, faz parte da minha playlist, ouço quase que diariamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Fico feliz que tenha gostado... eu também gosto muito da Karina e das músicas que ela gravou.

      Excluir
  7. Foi uma época incrível.... Nunca mais voltará!!

    ResponderExcluir
  8. Rikardo, saberia dizer me se à
    música, ovelha negra, saiu em outro cd,além do CD Mulheres de Areia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tony, pelo o que sei só saiu nessa trilha sonora de Mulheres de Areia (alem do álbum do grupo)

      Excluir
  9. rikardo, meu amigo, tem um canal chamado de "porta clipes" que roubou todo o seu texto e fez um vídeo no youtube.... ele usou tudo de sua postagem, até a sequência cronológica e palavras que vc usou....os videos e fotos...e não deu nenhum crédito à você...eu fiquei passado...olha lá depois meu amigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Júnior, eu seguia aquele canal, acredita? Fiquei surpreso ao assistir aquele vídeo quando recebi a notificação do Youtube, pois todas as infos foram extraídas daqui, sem nenhuma menção ao blog e ao meu trabalho de pesquisa. E olha que eu comentava, prestigiava e elogiava os videos dele... É mole??

      Como você bem disse, até os textos, as palavras usadas e as ordens cronológicas estão exatamente igual do meu artigo. O cara não teve a preocupação nem em disfarçar... Um mal caratismo e um oportunismo que nunca vi tão gritante.

      As fotos recentes, que ele recortou a marca dágua e nem citou os créditos, foram enviados para mim pelo pai da cantora (e eu o creditei aqui), mas a pessoa preferiu postar sem a autorização e sem o consentimento do dono, revelando o seu egoísmo e uma total falta de ética. Deveria ao menos citar onde ele conseguiu todo aquele material, creditar o pai da cantora (que foi super gentil), e também creditar realmente quem levantou todas as informações, além de fotos antigas digitalizadas de minhas revistas pessoais e de vídeos que gravei em VHS na década de 90.

      Assim é fácil ser youtuber, pois não pesquisa nada e coleta tudo "mastigadinho"!!! E ainda fica com os créditos... Ah, faça-me o favor. Cara de pau e mentiroso! Na descrição do vídeo ele teve a pachorra de colocar que ele "fez a pesquisa". Também me tornarei Youtuber então... Se ser youtuber é ser isso...

      Sinceramente aqui eu não ganho nenhuma grana, faço por paixão e porque realmente gosto de pesquisar, de revirar o artista de cabeça para baixo, de enviar e-mails aos familiares e de "perturbar" mesmo... mas desanima e dá vontade de parar com o Blog, pois na verdade, se você for ver bem, eu apenas estou trabalhando para pessoas oportunistas que estão de olho em minhas pesquisas e no levantamento de informações que faço aqui.

      Fora que se aproveitam do material que digitalizo de meus arquivos pessoais (tudo conservado com muita dedicação e cuidado), e depois ainda dizem que são suas exclusividades. É revoltante ver qualquer "doido" chegar, "roubar" o que você conseguiu e rapidamente obter os créditos por tudo. É muita sacanagem!

      Se esse sanguessuga desse os créditos corretamente, ou convidasse seus inscritos a conhecerem o meu Blog, seria totalmente diferente. Não quer creditar o meu trabalho? Ok, mas me envie ao menos um e-mail, perguntando se poderia usar de minhas pesquisas, que me deixe ciente disso, e que me explique os seus motivos de querer ficar com os créditos... Quero entender o porque, dessa pessoa não poder dizer a verdade aos inscritos dele.

      Mas ele não se importou com isso, em entrar em contato ou dar os créditos, só o que importava mesmo eram as informações ... Só quis ROUBA-LAS mesmo, e assim o fez.

      Obrigado por reconhecer o meu trabalho, Júnior. Fico feliz que você reconheceu a minha pesquisa... Não é uma tarefa lá muito difícil, visto que, como eu já disse, o youtuber não teve o trabalho e nem a preocupação em disfarçar que copiou daqui (meu blog não tem popularidade mesmo, ninguém conhece, é irrelevante, não tem público, é desconhecido, é de um zé ninguém... então pensou que ninguém iria perceber: "vou copiar como se fossem minhas informações exclusivas").

      Eu já tinha visto aquele vídeo e me senti muito mal com aquela falta de respeito, fico contente de saber que eu não fui o único a perceber aquele mal-caratismo. Abraços.

      Excluir
    2. Voce tem direito de propriedade intelectual. Plágio é crime e ele tem que te indenizar

      se voce pedir menos de 20 salarios nem precisa pagar advogado se for pelo juizado especial

      Excluir
  10. O arranjo de cordas de vidas nuevas é emocionante.!!

    ResponderExcluir
  11. Obrigado, Ricardo, eu nunca encontrava quem cantava esta canção que me emocionava na época. Recentemente em um programa de madrugada a música tocou, falaram o nome da cantora e fui as buscas, achei. kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gilberto, essa música realmente é muito linda, pena que hoje em dia não existe nada parecido nas rádios... Fico feliz que vc encontrou a música. Abraço!

      Excluir