segunda-feira, 16 de julho de 2018

WHIGFIELD, UMA DAS MAIORES "FARSAS" DA MÚSICA JÁ ESTEVE NO BRASIL 03 VEZES

RECORTE DE JORNAL DE JUNDIAÍ, SOBRE SHOW NA "DANCIN' DAYS"
WHIGFIELD: Show em 30/10/1998 - Itatiba - SP

O ano de 1998 infelizmente foi o último ano realmente importante para o eurodance dos anos 90. Neste ano já notava-se um certo desgaste no gênero, com poucas produções sendo lançadas e com um espaço cada vez menor nas rádios e pistas de dança. 
Nesta década, quando um artista de eurodance estourava por aqui, não demorava muito para que ele viesse se apresentar em terras brasileiras, onde realizava shows em diversas cidades e também aparecia em vários programas de TV. Foi assim com Nicki French, Double You, Ice MC, Corona, Taleesa, DJ Bobo e tantos outros. 

Whigfield também pintou por aqui em 1996, e depois em 1998, mas infelizmente ela não se apresentou nenhuma vez na TV cantando algum sucesso, que eram inúmeros. 
Mas ao menos seus fãs puderam apreciar seus shows realizados em diversas cidades brasileiras. Um deles eu pude assistir em 30/10/1998, na cidade de Itatiba / SP (o show divulgado na imagem acima). O evento citado aconteceu na casa noturna "Dancin' Days", propriedade do empresário Adilson Luciano, este que também era responsável pela vinda de Sannie Carlson e de outros artistas ao Brasil.

Mas infelizmente esta apresentação que assisti foi deplorável e vergonhosa. Pense num playback ruim!!! 
t.com
A cantora que era para vir ao Brasil

Fãs do projeto, não me levem a mal, mas o projeto foi uma "farsa" no estilo Milli Vanilli, e eu sei que vocês já sabem disso. Eu sou fã dessas produções até hoje, mas o Whigfield, assim como vários outros projetos que seguiam essa fórmula, não passa de uma verdadeira aberração da música. 
Colocar uma modelo para enganar o público, e esta fingir que canta, é o que? Isso É UM ATENTADO AO BOM SENSO e sem o menor respeito ao público. Digo isso com todo o respeito aos fãs e envolvidos, pois foi terrível descobrir essa verdade...e também não culpo a modelo, visto que a ideia partiu dos produtores.

Eu tenho todos os CDs, revistas da época e guardo tudo com muito carinho, mas não vou fazer "vista grossa" para a realidade e inventar mil desculpas mirabolantes, insistindo que Sannie gravou as músicas do projeto, pois ela não gravou. 

Sobre o show que assisti, obviamente que nesta época eu não sabia ainda sobre a farsa, não imaginava que Sannie fosse só a modelo e que Annerley Gordon era a verdadeira cantora, então eu não conseguia entender o motivo dos shows serem sempre dublados (pela moça loira).

O Vengaboys também é famoso por sempre dublar nos palcos (também desaprovo a atitude de seus integrantes), mas existe uma diferença muito grande entre assistir Vengaboys e Whigfield, pois ao menos os dubladores que cantam "Sha la la la la" se dedicam muito nas danças e coreografias. Já Whigfield só mexe os lábios... 
Sem mencionar que no palco ela aparenta ser bem desinteressada e não sabe interagir com o público. Frustrante!

Logo após a realização deste show na sexta-feira, em Itatiba, Whigfield se apresentou no domingo, 01/11/1998, em Campinas-SP, na extinta Rhodes, conforme "flyer" abaixo.
Na época conversei também com alguns fãs que assistiram esse show, e a maioria o resumiu como: "decepcionante".



Whigfield na Rhodes em 1998
Só a banda era ao vivo, os vocais eram do CD, que tocou no show inteiro...



Olhem só, a verdadeira Whigfield - Annerley Gordon - cantando realmente ao vivo na Espanha, enquanto aqui ficamos com uma modelo no playback...

Bom, como já fomos enganados e isso ficou no passado, vamos esquecer um pouco desta fraude? (difícil alguém esquecer que foi lesado, né? Fica marcado para sempre, ainda mais vindo de um ídolo...)


Entre no clima de nostalgia e ouça abaixo alguns áudios da época, veiculados em rádios como propagandas destes shows de Whigfield: 

ANÚNCIOS DIVERSOS DA TURNÊ QUE PASSOU NO BRASIL EM 1998
WHIGFIELD EM CAMPINAS, ITATIBA E AMERICANA-SP
NAS RÁDIOS: JOVEM PAN 89.9 CAMPINAS - SP, EDUCADORA FM 91.7 CAMPINAS - SP, VOX 90 90.3 AMERICANA - SP, RÁDIO DE ITATIBA 98,1 ITATIBA-SP
Desconsiderem quando o locutor diz "ao vivo", pois todo mundo sabe que a modelo só dublava, tanto é que só dublou nesses shows, e em todos os outros também, afinal a voz sempre foi de Annerley Gordon.

ANÚNCIO NA RADIO EDUCADORA FM 91,7 CAMPINAS - SP

Vale relembrar também que Whigfield retornou ao Brasil após 14 anos, em 2012, onde se apresentou na festa "Energia da Véia", festa que, inclusive, já trouxe Gala, Taleesa, Nicki French, Snap!, entre outros fortes expoentes do euro 90.


Já que praticamente não temos mais shows de dance music aqui no Brasil, vamos ao menos recordar destes anos dourados, em que tínhamos boa música nas rádios e shows destes artistas da cena "Dance".
Muitos eram fraudes grotescas e toscas como Whigfield, mas as músicas ainda eram cativantes...


Nenhum comentário:

Postar um comentário