sexta-feira, 24 de novembro de 2023

JENNY B REGRAVA “THE RHYTHM OF THE NIGHT” APÓS 30 ANOS!

“THE RHYTHM OF THE NIGHT” DO CORONA COMPLETA 30 ANOS E A VOZ ORIGINAL, JENNY B, COMEMORA COM UM NOVO DISCO

O Hino "The Rhythm Of The Night" do Corona chega ao seu 30º aniversário, mas a verdadeira cantora ainda hoje não foi creditada, apesar de ser a presença mais original do single


No dia 05 de novembro de 1993 foi lançado um single que marcou toda a história da Eurodance. Estou falando de "The Rhythm Of The Night" do projeto italiano Corona, uma música estrondosa que encontrou o seu auge absoluto nos nightclubs e rádios no ano de 1994.

Trinta anos anos depois, "The Rhythm Of The Night" já foi sampleada e regravada por inúmeros artistas do mainstream, como Black Eyed Peas, J Balvin, Slaughterhouse, CeeLo Green, Bastille, e até a banda nacional Fresno fez uma versão. Então, devidamente a essa sua grandiosidade hoje reconhecida, é estranho olhar para a capa do famoso single e enxergar apenas as duas torres gêmeas do World Trade Center, numa arte pouco atrativa e meramente tímida.

Apesar da música conter o super vocal da italiana Giovanna Bersola (Jenny B), a imagem e o nome da cantora não estão presentes em nenhuma edição do single (infelizmente ela não foi creditada por este seu magnífico trabalho). Aliás, se você procurar pelos créditos no disco, encontrará apenas os nomes dos produtores e escritores do mega-hit, que no caso inclui uma outra artista “injustiçada” da Eurodance... a inglesa Annerley Gordon, que compôs a letra de "The Rhythm Of The Night" ao lado do talentoso músico italiano Giorgio "Theo" Spagna.


Annerley Emma Gordon e Giorgio 'Theo' Spagna, dois dos compositores de "The Rhythm Of The Night"

Na verdade, foi Theo Spagna que colaborou com a introdução da incrível Jenny B aos holofotes da Dance Music, quando trabalhou com ela em 1992: Jenny Bee "Wanna Get Your Love"

Ele produziu e compôs para a sua irmã Ivana Spagna nos anos 80 em seus vários hits da Italo Disco, mas nos anos 90 quis se dedicar nas produções de Italo Dance, iniciando assim uma importante parceria com Jenny B em diversas canções. Percebam que Theo Spagna usou o nome real da artista para dar vida ao seu projeto mencionado acima - Jenny Bee. Em 1992, Jenny B também gravou com o produtor Larry Pignagnoli para o projeto J.K. - "You Make Me Feel" , mas com ele não foi creditada.


Jenny Bee - "Wanna Get Your Love" (1992)
A jovem Jenny B, aos seus 20 anos de idade, posando para a capa de sua primeira música gravada para a Italo Dance

No ano seguinte (1993), Theo Spagna trabalhou com a inglesa Annerley Gordon, que apesar de ser uma grandiosa vocalista, colaborou na escrita de uma nova letra para Jenny B: Jenny Bee"There's A Bit Goin' On" (1993). 

Esta produção foi lançada no mesmo ano de "The Rhythm Of The Night" do Corona, mas aqui vemos o nome da vocalista, "Jenny Bee", assim como também podemos ver o rosto dela estampado na capa do single:


Theo Spagna produziu os primeiros singles de Italo Dance de Jenny B, começando por "Wanna Get Your Love" (1992). A imagem da cantora também marcou presença nas edições de "There's A Bit Goin'On"

Em 1993, Theo Spagna ainda produziu com Lee Marrow a música "Try Me Out", então percebemos que aqui se estabelecia uma conexão com o time "Corona" (embora a dupla já se conhecesse desde os anos 80). Os envolvidos eram Theo Spagna, Jenny B, Annerley Gordon e Francesco Bontempi, que uniram suas veias artísticas para nos entregar alguns singles fascinantes da Italo Dance. 

Nasciam então as poderosas tracks "Try Me Out" (Lee Marrow, com o vocal não creditado de Annerley Gordon), "Baby, I Need Your Love" (Lee Marrow feat Ce Ce Houston, com o vocal não creditado de Jenny B) e "The Rhythm Of The Night" (Corona, com o vocal não creditado de Jenny B), todas do ano de 1993, enquanto que Annerley Gordon ainda lançava pela Extreme Records (subselo da Energy Productions) um outro mega-clássico da Eurodance noventista: "Saturday Night" de Whigfield. Sem sombra de dúvidas, o ano de 1993 foi muito frutífero para todos estes colaboradores!


Francesco Bontempi (Lee Marrow) e Giovanna Bersola (Jenny B)

Infelizmente em “The Rhythm Of The Night” Jenny B foi totalmente ocultada do público, e talvez essa tenha sido uma escolha de Francesco Bontempi (Lee Marrow), visto que o produtor era o detentor da marca e já havia trocado antes o nome de Jenny B pelo pseudônimo de Ce Ce Houston (na faixa "Baby, I Need Your Love" by Lee Marrow). Para ser mais exato, até hoje o produtor se incomoda quando atrelam o nome de Jenny B ao sucesso de "The Rhythm Of The Night", sempre evitando citar o nome da vocalista e muitas das vezes até discutindo com seus seguidores - quando estes insistem em correlacioná-la ao sucesso de "The Rhythm Of The Night".

"The Rhythm Of The Night" foi lançada oficialmente na Itália no dia 5 de novembro de 1993, através do selo DWA Records (empresa de Roberto Zanetti, o popular Robyx / Savage), mas o seu lançamento mundial ocorreu apenas em 1994, inclusive aqui no Brasil, onde a dançante e animada faixa foi licenciada pela saudosa Spotlight Records

O curioso é que a canção possui a mesmíssima melodia de "Save Me" do projeto Say When! (1987), já ouviram??


Say When! - "Save Me" (1987)
Por incrível que pareça, essa música de 1987 não teve nenhuma menção no single de "The Rhythm Of The Night" do Corona, nem ao menos seus idealizadores como Michael Patrick Gaffey e Peter Wilfred Glenister foram mencionados. Ou seja, Jenny B não foi a única que ficou sem os seus créditos...
Sintam essa melodia... a letra mudou, mas...  é pura cilada!!

Pois é, "The Rhythm Of The Night" é nada mais que uma música "reciclada" de um antigo sucesso dos anos 80, e Lee Marrow adorava fazer isso em seus trabalhos. Pegava melodias e arranjos que já existiam e depois dava aquela sua "recauchutada maneira", lançando como se fossem novidades ao público. Isso não é nenhuma crítica ao mestre, até porque, apesar do cara não ser muito original, ele tinha muita habilidade artística e dava um "up" muito agradável nessas sonoridades, soando realmente como algo novo, interessante e moderno. 


Bizarre Inc - "Playing with Knives" (1991)
Atente-se aos 1'29" do video acima e ouça o mesmo sample que também foi parar em "The Rhythm Of The Night" (1993)

O resultado ficou tão excelente que, "The Rhythm Of The Night" atingiu o #1 em vários países, como exemplo a Itália e toda a sua vizinhança: Espanha, Portugal, Grécia e Romênia. Já no Reino Unido ficou em #2 por um mês. No verão de 1994 foi a vez do hit conquistar os Estados Unidos, atingindo a posição #11 da mais importante parada mundial: Billboard Hot 100. Indiscutivemente, Lee Marrow venceu!

Vale lembrar que, a princípio, muitos músicos italianos não acreditaram que a música fosse agradar, aliás, vários destes disseram que seria um fracasso... Quando "The Rhythm Of The Night" foi oferecida à conhecida gravadora DIG IT, eles recusaram e disseram que Albertino - popular DJ que tinha um programa de radio (onde destacava os futuros híts) - jamais iria tocá-la em sua programação. Ledo engano... A DWA / Extravaganza aceitou em representar a faixa, e rapidamente, Albertino ouviu e reconheceu o seu potencial de longe. 


Primeira vez que "The Rhythm Of The Night" foi citada num veículo de comunicação brasileiro. Foi destaque na coluna de lançamentos da Revista DJ Sound em fevereiro de 1994, e foi o DJ André Werneck que indicou o "hit da noite" aos demais DJ's brasileiros!!

No final dessa história, "The Rhythm Of The Night"  teve que trocar as "torres gêmeas" por uma figura feminina para caracterizar o Corona, pois o mundo queria saber mais sobre o projeto e estava ansioso também para ouvir o seu próximo single. Foi aí então que, Francesco Bontempi recorreu à modelo brasileira Olga Maria de Souza para salvá-lo e ser a front-lady do Corona nos palcos, vídeos e capas dos discos.

Depois do imenso sucesso de Corona - "The Rhythm Of the Night" (1993), Theo Spagna lançou mais um conhecido hit da Eurodance com Jenny B nos vocais. Trata-se do projeto Red Velvet "Lady Don't Cry" (1994), uma outra parceria "monstra" com estes dois grandes gênios da Dance Music. É também importante ressaltar que Theo Spagna mais uma vez creditava Jenny B nos vocais - inserindo um "Feat. Jenny Bee" na capa do CD-single holandês... Como podemos perceber, diferente de Francesco Bontempi, Mr. Spagna reconhecia e mostrava ao mundo que Jenny B também era responsável pelo sucesso de suas produções.


CD-Single holandês do Red Velvet - "Lady Don't Cry" (1994)
Outra obra máxima da Eurodance na voz dessa fenomenal vocalista!

Jenny B não foi escolhida para ser a "Corona" por Francesco Bontempi, mas talvez isso tenha sido bom para todos nós, pois imagine como seria, se ela tivesse assinado um contrato fixo com a DWA? Muito provavelmente não existiriam outros grandes clássicos do gênero, como Nevada - "Take Me To Heaven", S-Sense - "Gonna Get Your Love" (outra parceria com Theo Spagna), Playahitty - "The Summer Is Magic", Libra - "Closer To Me", entre tantos outros gravados na sua estupenda e inigualável voz. 

Aliás, nos anos 90 muitas pessoas reconheciam os vocais destes singles e os denominavam como "músicas da cantora Corona". Quem é dessa época?


Um breve resumo de algumas músicas gravadas por Jenny B na eurodance dos anos 90. Só hits, e olha que faltaram outros...


"ACERTANDO AS CONTAS" - 30 ANOS DEPOIS

Como dito anteriormente, "The Rhythm Of The Night" está completando os seus trinta anos de aniversário neste final de 2023, e coincidentemente, a vocalista original resolveu também lançar um trabalho novo com alguns destes seus hits do passado -  repaginados agora para a nova geração - e isso inclui, é claro, o maior sucesso de todos: "The Rhythm Of The Night" (Corona).


Jenny B - "Rhythm Of My Life - Her Greatest Hits" (2023)

Este novo produto de Jenny B recebeu o título de "Rhythm of My Life – Her Greatest Hits", traduzidamente em português como "O Ritmo da Minha Vida - Os Grandes Hits Dela", através do selo americano Essential Media Group

Esse lançamento não se trata de um álbum de Jenny B, mas sim de uma coletânea com algumas regravações de músicas antigas...  Ou seja, Jenny B regravou a si mesma, e apresenta - além dos conhecidos projetos de Eurodance - uma versão atualizada para Funky Company, grupo de jazz que a cantora participa desde 1994.

Confira quais são essas faixas que compoem o novo trabalho de Jenny B, e veja também quais são os projetos que as lançaram originalmente:

The Rhythm of the Night (Corona), Save Me (Say When!), The Summer Is Magic (Playahitty), You & I (J.K.), Closer to Me (Libra), 1-2-3! (Train with Me) (Playahitty), Bring It Down (Simpson Tune), Everytime (Funky Company), Gonna Get Your Love (S-Sense), Shine into My Life (Stefano Gamma Vs. Jenny B.), Alright! (Make Me Feel) (Tofunk), Rise Up (Sunkids Feat Chance * a versão original dessa música não contem os vocais de Jenny B, ela apenas gravou agora com sua voz), Shined On Me (Praise Cats Feat. Andrea Love - *a versão original dessa música não contem os vocais de Jenny B, ela apenas gravou agora com sua voz), Love Is My Life (FR Ft. Jenny B) e Open In Your Eyes (Alessandro Magnanini feat. Jenny B).

Para ouví-las, clique aqui.

A empresa americana que está lançando este trabalho (apenas digitalmente) preparou um texto para utilizar em seu marketing: Apresentamos Jenny B – a voz de “The Rhythm Of The Night” de Corona e de outros grandes sucessos da Eurodance dos anos 1990. Jenny B também emprestou a sua voz para “You & I” de JK, “The Summer Is Magic” de Playahitty e “Bring It Down” de Simpson Tune, todos inclusos em seu novo álbum 'Rhythm of My Life – Her Greatest Hits'.  O que Corona, J.K., Playahitty e tantos outros projetos têm em comum? A resposta simples é Jenny B, a voz principal não creditada de todas essas músicas. A hora de acertar as contas é agora.


"Quem conhece a minha voz, sabe que sou eu!"
-JENNY B

Tive o prazer e a oportunidade de perguntar à Jenny B sobre este seu novo lançamento: "Rhythm Of My Life - Her Greatest Hits". Confira abaixo, o que a vocalista nos disse respeito dos 30 anos de "The Rhythm Of The Night", como foi para ela regravar este novo trabalho, além de outras curiosidades exclusivas aos leitores do Blog…


ENTREVISTA JENNY B

RIKARDO: Jenny B, nas músicas que você gravou nos anos 90, você não foi creditada, não apareceu nos vídeos e não apareceu nas capas dos álbuns. Com esse lançamento “Rhythm Of My Life – Her Greatest Hits”, a gravadora diz que agora é "a hora de acertar as contas". O que você tem a nos dizer sobre isso?

JENNY B: Na verdade eu participei de muitos projetos, e em todos eles, muitas pessoas também estavam envolvidas. Cada uma dessas pessoas tinha o seu papel importante para um bom resultado de cada um destes projetos, mas o público já sabe que sou eu. Quem me ouve me reconhece facilmente em várias músicas. 


Trinta anos depois, ela não se esqueceu de seu maior sucesso...

RIKARDO: “The Rhythm Of The Night” é uma das músicas mais vibrantes de toda a Eurodance e foi gravada originalmente na sua voz. O que essa música significa para você, hoje?

JENNY B: Trinta anos depois "The Rhythm Of The Night" significa muito para mim, principalmente porque foi com essa música que a minha voz se tornou um símbolo icônico na história da Dance Music. "The Rhythm Of The Night" me marcou, e eu também adoro pensar que muitas pessoas, que eu sei que nunca conhecerei nesta vida, podem receber um momento de alegria através da minha voz.

RIKARDO: Quem foram os produtores e DJs que produziram este seu novo trabalho “Rhythm Of My Life – Her Greatest Hits”? E como foi trabalhar com eles?

JENNY B: Estes produtores são da equipe South Beach Rockstars e foi ótimo trabalhar com eles. Estes profissionais são de Miami e trouxeram outras músicas antigas para a atualidade, mas agora trouxeram para o presente as minhas músicas do passado. 


Jenny B nunca veio ao Brasil

RIKARDO: Naquela época, quando você entrava nos estúdios para gravar estes clássicos “Dance”,  imaginava que fariam tanto sucesso e que fossem durar tanto tempo assim na memória das pessoas? 

JENNY B: Eu não tinha ideia que isso fosse acontecer, nem imaginava... mas ao mesmo tempo eu sou uma cantora que sempre tento manter a porta aberta para possíveis imprevistos. E hoje, quando eu penso sobre o quão longe essas músicas chegaram, sinto-me muito grata a todas as pessoas que mantiveram a minha voz viva durante todos esses anos.

RIKARDO: Com "Rhythm Of My Life - Her Greatest Hits" lançado recentemente, você promoverá alguma turnê? Nessa turnê você cantará esses sucessos? 

JENNY B: Ainda não sei como farei, pois como você sabe, eu também faço diferentes apresentações cantando em outros gêneros como o Jazz, Pop, Folk... além de cantar em diferentes idiomas, como o espanhol, italiano e, claro, em inglês. E este álbum é bem diferente...


Jenny B é uma das mais expressivas vozes femininas de toda a Eurodance dos anos 90, e olha que essa década caprichou e nos trouxe grandes nomes...


RIKARDO: Algumas músicas clássicas da Eurodance que você gravou não foram inclusas nesta compilação, como "Take Me To Heaven" (Nevada) e "Lady Don't Cry" (Red Velvet). Como foi feita a seleção das músicas? Que critérios vocês usaram para escolher a track-list? 

JENNY B: Então, sobre a escolha do repertório, foi a equipe de produção que escolheu essas faixas para serem regravadas, e como eu colaborei em muitos projetos, foi inevitável deixar alguns títulos de fora.

RIKARDO:  Ainda sobre essas faixas regravadas, quais são as suas favoritas? Quais são as músicas que você recomenda aos fãs? 

JENNY B: Difícil pergunta, porque eu gosto de todas, então eu recomendo aos meus fãs que mantenham a liberdade de escolherem as suas favoritas. Quando eu digo que é difícil para mim, é porque todas essas músicas fazem parte da minha vida... é impossível escolher uma e deixar outra.

RIKARDO:  Você provavelmente já foi convidada para se apresentar no Brasil... Mas, por que isso nunca aconteceu?  

JENNY B: Não deu certo ainda por questões de calendário (agenda) e também de logística, mas eu amo os meus fãs brasileiros e também gostaria de conhecer o Brasil. Os fãs brasileiros sempre me trazem bastante energia positiva, são realmente fantásticos... quero aproveitar este momento e desejar a todos eles muita saúde, sorte e felicidade. Muito obrigada! E quem sabe um dia, esse nosso encontro não se torna realidade...?


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Gostei de algumas versões desta interessante compilação que envolve o nome de Jenny B, mas para mim, as faixas clássicas são como "intocáveis", portanto as tais me soaram estranhas nessas novas versões. Por outro lado, se serve para divulgar a eurodance dos anos 90 à nova geração.... então está valendo! Recomendo ouvir as músicas menos conhecidas, como "Shined On Me" e "Rise Up", além de outras que vão mais para o estilo da House Music. 

Jenny B disse que a ideia de lançar este trabalho não partiu dela, mas sim dos produtores que a convidaram, e ela aceitou em colaborar. Ou seja, é mais um projeto que traz a sua participação, só que desta vez, com os devidos créditos ao seu nome além de sua imagem merecidamente conectada a estes hits.


AGRADECIMENTOS:

À Giovanna Bersola (Jenny B). Ela foi muito acessível e retornava com rapidez sempre quando solicitada. A cantora também gostaria que os brasileiros a seguissem em seu instagram, então abaixo está o endereço de sua conta oficial.

PARABÉNS A JENNY B, PELOS 30 ANOS DE "THE RHYTHM OF THE NIGHT"! Você fez dessa canção não apenas o "RÍTMO da SUA VIDA", mas também, das NOSSAS VIDAS!

OBRIGADO POR ESCREVER ESSA HISTÓRIA!!


CONECTE-SE COM

JENNY B

🔴INSTAGRAM🔴



Leia mais sobre o que já publicamos no Blog:

CORONA - A HISTÓRIA DA MODELO BRASILEIRA E DAS VERDADEIRAS CANTORAS

CORONA 3º ÁLBUM "AND ME U" TAMBÉM NÃO TRAZ A VOZ DA MODELO BRASILEIRA

MODELO DO CORONA É PERGUNTADA SOBRE AS VERDADEIRAS CANTORAS

 ANNERLEY GORDON SEMPRE FOI A VERDADEIRA 'WHIGFIELD'

ANNERLEY GORDON, THEO SPAGNA, JENNY B, DAVIDE MARSILIO E O PROJETO BLACK ROSE - "MELODY" (1994)



8 comentários:

  1. PArabéns Rikardo! Sempre arrasando nas entrevisats e na matéria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Alexandre!! Tenho outras entrevistas aqui para publicar, só me falta tempo, kkkkk Abração para vc! ;)

      Excluir
  2. Matéria sensacional, acabei sabendo mais detalhes desse período que vivi mas não me ligava na semelhança dessas produções.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Andrews! Feliz aqui que você gostou! Nessa época a Jenny B lançou muitas músicas, mas com diversos pseudônimos, e "Corona" foi um deles, fazendo muitas pessoas a associarem as produções diferentes, por causa da voz. Aqui chamavam o Playahitty e Red Velvet de Corona também.

      Excluir
  3. Que legal. Ela merece esse reconhecimento. E eu não sabia que The Rhythm of the night era uma mistureba de várias músicas. Eu achava que era um hit original.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Skanky, realmente isso, uma grande mistureba, kkkkk mas da boa kkkkk

      Excluir
  4. Rikardo Rocha, não é de hoje que você faz um trabalho fantástico! Meus parabéns por manter a memória da Eurodance, ainda mais no formato de blog! Muita gente acompanha o seu trabalho e a entrevista com a Jenny B foi a cereja do bolo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Fico feliz que a entrevista agradou a você... Tenho mais uma entrevista para postar de um artista dos anos 90, e espero que você venha a gostar também. Grande abraço!

      Excluir