quinta-feira, 18 de março de 2021

NOVASPACE - "TIME AFTER TIME" (2002)

Entre as centenas de músicas que invadiam as pistas dos anos 2000, uma ou outra sempre se sobressaía, seja pelo seu refrão marcante ou pela sua melodia que grudava. "Time After Time", do projeto Novaspace, conseguiu juntar estas características e foi um dos destaques do estilo Vocal Trance em 2002...


NOVASPACE - "TIME AFTER TIME" (2002)

A esbelta Jesse com o produtor Felix Gauder
Eles nos apresentaram o single "Time After Time" (Novaspace - 2002)


Esse single - um cover do sucesso de Cyndi Lauper - é uma produção de 2002, de origem alemã e que chegou em terras brasileiras graças à Building Records, que licenciou a faixa e a distribuiu em algumas coletâneas famosas, como "A Noite É Uma Criança Vol.2", "Planet Pop" e "Na Balada Vol.6". Quem conheceu aquelas noites de 2002 e frequentou as melhores danceterias brasileiras, com certeza dançou muito ao som dessa bela track do Novaspace.

"Time After Time" foi escrita originalmente por Cyndi Lauper e Robert Andrew Hyman, mas essa sua adaptação "dance" foi produzida pelo alemão Felix J. Gauder, que é produtor, compositor e tecladista. Ele é bem conhecido entre os fãs da Dance Music pois colaborou com inúmeros artistas renomados, como E-rotic, The Free, Sandra, Mauro Picotto e o projeto Love Message (que envolvia muitos grupos, como Masterboy, Mr. President, Fun Factory, e etc).


NOVASPACE - "TIME AFTER TIME" (2002)
Video Oficial
Ouça, relembre e viaje no tempo!


DVD Planet Pop Vol.2 (Building Records)

Lembro que o meu primeiro contato visual com o Novaspace foi através do DVD "Planet Pop Vol.2", que trazia o vídeo-clipe oficial da música, além de um pequeno informativo na revista que acompanhava este DVD. No release sobre o Novaspace, ainda dizia que eles "estavam em busca da nostalgia" quando optaram em fazer essa regravação do eterno sucesso de Cyndi Lauper. A moça do clipe, a linda Jesse, disse na época que "regravar suas músicas favoritas dos anos 80 era como realizar um sonho de infância", mas... Quem disse que ela cantou alguma coisa aqui?  

A voz nessa e outras músicas do Novaspace nunca foi de Jesse. A lindíssima loira de olhos azuis era uma modelo e atriz, então foi contratada para ser a imagem desse ótimo e popular projeto de Vocal Trance.


JESSICA BÖHRS

Seu nome real é Jessica Böhrs (aka Jessica Boehrs), nasceu em 5 de março de 1980 em Magdeburg (Alemanha) e entrou para o Novaspace quando tinha 22 anos de idade, quando o projeto soltava seu 1º single, "Time After Time", em 2002. 

Assim como outras dezenas de modelos da Dance Music, Jesse também ganhou uma apresentação fake no projeto, que informava o seguinte: "Jesse canta desde os 13 anos de idade e com 15 anos se apresentava em vários programas de TV". Mas na realidade, Jesse começou a sua carreira no entretenimento fazendo cinema em 1993, e apenas atuando em filmes e novelas alemãs.

Sua biografia dentro do Novaspace ainda continua com: "depois de algumas tentativas frustradas e sem sucesso, Jessie conheceu Felix Gauder, o maior produtor da Alemanha, então a dupla resolveu trabalhar em parceria, nascendo o Novaspace, hoje sucesso absoluto!" (fonte: Revista Planet Pop, Edição 2, 2003).

O single do Novaspace - "Time After Time" foi lançado no primeiro semestre de 2002, alcançando a posição #6 na parada de singles na Alemanha, #7 na Áustria, #15 na Austrália e quase um ano depois #29 no Reino Unido. 


A atraente Jesse agradou bastante no projeto Novaspace

Depois da boa repercussão nos charts e de ganhar também um bom número de fãs, é lógico que o projeto iria continuar... e voltou com muitos outros singles, como "To France" (cover da música de Mike Oldfield, de 1984), que aqui no Brasil não ganhou popularidade. Pouco tempo depois saiu o terceiro single, "Guardian Angel" (um cover de Masquerade, de 1983) e fazendo sucesso na Europa em janeiro de 2003. 

Aqui no Brasil, esse single também recebeu algum destaque e integrou várias coletâneas bem populares da época, como "Só Se For Dance Vol.9", "Pista Maxima 2003" e "Jovem Pan Dance Unplugged". No ano seguinte, em 2004, foi distribuído também o primeiro álbum do Novaspace - "Supernova", que como já podíamos deduzir, era composto por vários covers antigos. 

A Building Records resolveu não lançar esse material no Brasil, talvez porque só tinha duas músicas conhecidas do público brasileiro ("Time After Time" e "Guardian Angel"), mas é um ótimo disco, com faixas nostálgicas e bem produzidas. Um dos grandes destaques é "Dancing With Tears In My Eyes", que você irá se lembrar pois também ganhou um cover na década de 90, através do projeto alemão Caballero.

Além de todas essas faixas citadas, outras que você com certeza irá viajar ouvindo são "Nightflight" e "Paradise", esta última, até nos lembra um pouco a produção de "Heaven" do DJ Sammy. Não deixe de conferir!


SUCESSO EUROPEU

Embora no Brasil eles não tivessem mais músicas novas sendo lançadas, o pessoal do Novaspace continuou a todo vapor pela Europa e ainda lançou um novo álbum intitulado de "Cubes" (2004), que também satisfez bastante por lá, tanto é que lançaram 3 vídeos para seus singles: "Run To You", "Beds Are Burning" e "So Lonely" (faixas excelentes e super indicadas aos fãs do Vocal Trance).

Além dessas canções citadas, você encontrará também nesse 2º álbum o cover da clássica "Wicked Game"; a ótima e reflexiva "Homeless"; e ainda mais um cover de Cyndi Lauper: "All Through The Night". O Novaspace acertou na mosca em 2002, quando regravou "Time After Time" da Cyndi, então, tentou repetir a sorte regravando mais um hit dela... Porém, creio que não ficou muito legal dessa vez (acho que não combinou muito).

Mas, para quem está interessado em conhecer o álbum "Cubes", recomendo pois é um bom álbum de Vocal Trance e obrigatório aos fãs do estilo.


Novaspace - "Send Me An Angel" (2005)
A beleza de Jesse encantava muito no palco, mas a voz não era dela em nenhuma das músicas...

Recomendo também o cover de "Send Me An Angel", que na minha opinião, é uma das melhores regravações do Novaspace (a original é do Real Life)... Na verdade, acho até superior que a versão do Netzwerk (1992) pois preservou alguns elementos sonoros da canção original, dando mais profundidade à referida versão. Só é uma pena não constar em nenhum álbum oficial do Novaspace, mas felizmente está disponível na coletânea "Novaspace ‎– DJ Edition" (2006) com outras de suas músicas em versões exclusivas.


A bela Jesse do Novaspace, atuando em filme dos anos 2000

Ainda em 2004, um filme no estilo besteirol chamado "Eurotrip - Passaporte para a Confusão" foi filmado e trazia em seu elenco a linda Jesse. Eu assisti ao filme na "Tela Quente" (TV Globo), em 2007, e quando vi a personagem "Mieke" na hora me liguei na "cantora" do Novaspace (nessa época, eu acreditava que ela era a vocalista do projeto). 

Mas é isso aí mesmo. Todas as vezes que nós a víamos nos clipes, nas capas dos singles e nas apresentações "ao vivo", Jesse estava apenas atuando, como era especialista em fazer desde pequena.


QUEM ESTÁ POR TRÁS DO NOVASPACE, AFINAL?

Poucas pessoas se aprofundam em saber mais sobre o Novaspace, mas se você fizer isso, irá detectar que este projeto era composto também por outros nomes, como os produtores executivos Claude Nova e Fabienne Space. Inclusive, eles juntaram seus sobrenomes para criar o nome do projeto... surgindo então o "Novaspace" do título. 

Já os vocais gravados nos estúdios, esses eram da cantora profissional Rita Orlando, a verdadeira vocalista que nunca apareceu em público cantando os singles do Novaspace, justamente porque esse era um papel exclusivo da modelo Jesse. 


RITA ORLANDO

Rita Orlando: A voz que a gente ouvia nas músicas do Novaspace sempre foi dela!!
Crédito da foto: Facebook de Rita Orlando

Rita Orlando nasceu e cresceu na cidade alemã de Stuttgar, numa família italiana de músicos. Com seus 5 anos, ela descobriu o amor e a paixão pela música e pelo canto. 

Sua parceria com o produtor Felix J. Gauder não teve início no Novaspace... na verdade, surgiu bem antes, e a dupla já havia realizado outros trabalhos juntos, como Inflagranti Feat. Rita Orlando - "All 4 U" (1992).

A cantora ressalta: "Transmitir meus sentimentos através do canto para o mundo exterior, tocar as pessoas com isso e criar arrepios - esse é o meu grande objetivo!"

Com seu talento e dom para cantar, Rita Orlando também foi uma das backing vocals de DJ Bobo, e diz muito orgulhosa em suas redes sociais: "Eu já tive a sorte de trabalhar como backing vocal para artistas famosos...e aqui estou com DJ Bobo num programa de TV. Momento emocionante..."


Rita Orlando, à direita, com DJ Bobo
Crédito da foto: Facebook de Rita Orlando

Ao longo de sua carreira, Rita Orlando fez backing vocal também para Rapit ‎– "Hold Me Now" , Randy Crawford Meets Tiefschwarz ‎– "I'll Be Around", entre outros artistas e produtores da Alemanha. 

Além de cantar os covers para o Novaspace, a artista ainda escreveu a letra de "Homeless", uma das poucas músicas originais do projeto, então, consequentemente você vai vendo o seu nome ali creditado como letrista, assim como sente também que sua voz é muito parecida com os vocais do Novaspace, sem citar que sua trajetória com o produtor Felix Gauder vem de muitos anos... Então logo constatamos que a verdade é uma só: Rita Orlando sempre foi a verdadeira cantora do Novaspace

Aliás, já existiam alguns rumores pela internet, sobre Rita Orlando ser a verdadeira voz do projeto (não fui eu quem trouxe essa informação à tona). Há muitos anos li diversos comentários no Youtube (fãs alemães do projeto) que citavam na possibilidade da verdadeira vocalista ser Rita Orlando, então o que apenas fiz foi perguntar à ela, se realmente é a sua voz neste projeto:


Oi Rikardo, Legal conhecer você. Sim! Eu sou a voz do Novaspace. Bom saber que as pessoas gostaram (da música "Time After Time")
-Rita Orlando

Sobre os comentários no youtube, que dizem que a cantora é Rita Orlando, você provavelmente irá encontrá-los no video oficial de "Time After Time" (tinham muitos na época, então creio que você ainda poderá ler algum nesse video linkado).

Rita Orlando sempre trabalhou com sua voz
Crédito da foto: Facebook de Rita Orlando

Rita Orlando trabalhou nos dois álbuns do Novaspace (lançados em 2003 e 2004), mas depois se desligou do projeto. A cantora contratada em 2008 foi Jenny Marsala, mas ela só gravou algumas músicas e nunca teve um álbum lançado oficialmente com o Novaspace.

A cantora Rita Orlando mora atualmente com sua família na cidade de Waldachtal, longe de Stuttgart, onde passou sua juventude e onde começou a sua carreira de cantora. Por mais de 25 anos Rita Orlando tem trabalhado como cantora para diversas produções musicais, bem como também para a publicidade, o teatro, e alguns eventos. 

Veja o vídeo abaixo da vocalista interpretando (ao vivo) "Time After Time", postado em seu próprio canal no Youtube, onde também informa no título do vídeo: "Cover by Rita Orlando Novaspace Cindy Lauper"

 

Rita Orlando - "Time After Time"
Impossível não reconhecer sua voz... 
E não dá para insistir mais na ideia, de que a modelo era a cantora...pois nunca foi!


NOVASPACE ATUALMENTE

Cuidado para não confundir com um outro projeto de mesmo nome, e que continua na ativa! É que existe um projeto da Romênia também chamado Novaspace e que está sempre lançando músicas novas, mas este nada tem a ver com o projeto de Felix Gauder, temática desse artigo. 

Infelizmente, o nosso Novaspace dos anos 2000 deu uma "estacionada" em seus lançamentos e não produz músicas há muitos anos. Eles lançaram alguns singles em 2008 com uma nova vocalista chamada Jenny Marsala, mas não obteve muito destaque. Em 2009 eles trouxeram também uma nova versão de "Time After Time", sob os vocais dessa vocalista. Confira:


Novaspace - "Time After Time" (Rebirth) (2009)
Jenny Marsala nos vocais (ela mostrava o rosto e cantava de verdade)
O projeto não vingou muito nos anos 2010's e lançou pouquíssimas músicas nessa década...


Jessica Boehrs
Crédito desta foto: Directv (Movies)

A modelo Jesse completou 41 anos de idade neste mês de março. Alguns seguidores da bela mulher informam que ela também é cantora, e que já gravou com alguns artistas, mas os próprios fãs confirmam que a voz no Novaspace realmente não é dela. Você pode acessar o site oficial de Jesse e conferir que ela se define também como "cantora" e "apresentadora", mas curiosamente não encontramos nenhum vídeo da jeitosa atriz cantando. Em seu site, você ainda tem acessos às suas fotos e informações mais atuais:  

http://www.jessicaboehrs.com


Rita Orlando hoje é cantora de casamentos
Crédito da foto: Facebook de Rita Orlando

A verdadeira cantora, Rita Orlando, atualmente trabalha como cantora de casamentos, batizados, festas de aniversário, e etc... inclusive, "Time After Time" também faz parte de seu extenso repertório nestes eventos. Conecte-se com ela em suas mídias sociais: Soundcloud, Facebook, Instagram, Youtube e Site Oficial

Rita também anunciou recentemente que está de volta aos estúdios e que está trabalhando numa nova faixa... e como fã declarado de suas músicas no Novaspace, confesso que estou bem ansioso para ouvir esse novo trabalho!! 


AGRADECIMENTOS:

À Rita Orlando

Fontes: Acompanhei o projeto Novaspace na época, então sempre busquei informações através de revistas físicas, como a já citada Planet Pop, DJ Sound e a importada Bravo. Outras fontes foram citadas no artigo (incluindo a própria cantora). 

2 comentários:

  1. Excelente postagem, bom trabalho Ricardo!
    Sempre desconfiei se a Jessica era a voz do projeto de Novaspace, valeu por esclarecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. XiaoAn, na época de "Time After Time" eu acreditava que a Jessica realmente fosse a cantora do Novaspace, pois as pessoas diziam que as farsas de Corona, Whigfield e etc tinham ficado nos anos 90, e que a dance music não estava mais adotando dessa prática... Por volta de 2009 que eu descobri que fui enganado mais uma vez.

      Excluir