ALEXIA É DO RAP E R&B, MAS SE DESTACOU NAS PISTAS DO ELETRO / UNDERGROUND NOS ANOS 90!!
Atenção: Toda pesquisa, entrevista e texto digitado abaixo pertencem à Rikardo Rocha. Caso você ver este conteúdo em algum site, fórum, youtube, ou qualquer outra plataforma, saiba que foi copiado daqui. O dono do blog não autoriza o compartilhamento das informações postadas abaixo sem o seu consentimento. Para maiores informações, clique aqui.
-RIKARDO ROCHA
Estamos de volta com mais uma postagem sobre uma música que te animou muito nos anos 90!! É meu amigo, aqui no Blog você conhece a cara do artista que fez você dançar e suar em seus anos de juventude!! Belos tempos, hein????
Numa das nossas últimas publicações entrevistamos a cantora escocesa Alexa (do DC Project), que muita gente - acredite se quiser - confundia com a cantora italiana Alexia (!). Mas, se havia essa confusão com as duas cantoras (devido aos nomes similares)... o que dizer da música "No Matter What I Do", que também nos apresentava uma cantora chamada Alexia???
Pois é "dancers", a Fieldzz Discos lançou a música "No Matter What I Do" que explodiu nas boates e casas noturnas em 1996, e quem cantava era uma tal de Alexia... mas... quem seria ela, afinal?
Se você era um ouvinte atento, com certeza percebeu que os vocais nada tinham a ver com os vocais da italiana que gravou com Ice Mc e Double You, sem falar que a vertente musical aqui era mais puxada para o underground / eletro...mas mesmo assim, a confusão foi armada e muita gente jurou se tratar da cantora italiana...
Venha conhecer a identidade real dela:
ALEXIA - "NO MATTER WHAT I DO" (1995)
Alexia DiGiglio-Mancini, esse é o nome da cantora que gravou a música "No Matter What I Do". Ela nasceu no dia 06 de maio de 1973 e começou a cantar ainda muito pequena, se apresentando para a sua família e amigos. Ela sempre gostou de entreter e de enviar sorrisos aos rostos das pessoas através de sua música, dança, e... de sua culinária!!
Isso mesmo, além de cantar, Alexia sempre levou jeito para cozinhar e atualmente é uma respeitada empresária no ramo da culinária. Ela tem um restaurante de comidas italianas e também um canal no youtube sobre essa temática. Mas a sua história com a música começou lá atrás, em 1995...
Depois de anos escrevendo músicas, fazendo raps e ganhando alguns fãs, Alexia decidiu abrir o seu próprio selo independente (XIA Record). Isso ocorreu em 1995 e com a ajuda de seus dois produtores: David Prout e Daryl Lopes.
Após criar o selo XIA, a artista lançou o single "No Matter What I Do (It's All About You )", uma música cativante no estilo "eletro" e que se tornou conhecida em vários lugares do mundo. Muitos DJs tocaram essa faixa de Alexia num momento em que o Planet Soul e Lina Santiago também estavam vivendo o seu auge nos clubs, então as gravadoras maiores ficaram interessadas e começaram a ligar para a cantora...
Em 1996, um dos sonhos de Alexia se tornou realidade. A cantora conseguiu o seu primeiro contrato de gravação assinando com a gravadora Strictly Rhythm, uma importante marca e grande referência para a Dance Music. Foi aí que muitos adolescentes brasileiros também tiveram acesso à essa faixa, pois a Fieldzz Discos licenciou a música e a incluiu em alguns CDs, como o popular "As Balas Da Pan", lançado em 1996.
Essa versão que saiu nas nossas coletâneas é a dançante "Rock Da Planet Mix", e como citado, foi muito tocada nas pistas de dança de várias casas noturnas. Curiosamente, a versão original de "No Matter What I Do (It's All About You )" não tem a nada a ver com Dance Music e é totalmente R&B... e você pode conhecê-la no download abaixo:
ALEXIA - "NO MATTER WHAT I DO" (1995)
ENTREVISTA
Mas o que aconteceu com a Alexia depois dessa música? Falei rapidamente com a cantora / cozinheira, e olha só o que ela nos contou:
Rikardo: Alexia, você gravou mais músicas depois de "No Matter What I Do"?
ALEXIA: Sim, no entanto elas nunca foram lançadas. Eu estava totalmente presa em meu contrato com o Strictly Rhythm por vários anos e não pude lançar novas músicas, mas eu também trabalhei nos bastidores, escrevi letras, fui mentora de outros artistas, além de trabalhos com dublagens e muitas colaborações. Só no início do ano 2000 que me libertei daquele contrato. Em 2010 eu consegui lançar uma dessas músicas antigas que trabalhei: "Amazing".
Rikardo: Você ainda canta?
ALEXIA: Normalmente hoje eu só canto em casamentos de familiares e amigos, mas não sempre. Eu me divirto principalmente fazendo alguns raps divertidos.
Rikardo: Em que país você nasceu?
ALEXIA: Eu nasci nos EUA, mas a minha descendência é italiana.
Rikardo: Você chegou a fazer algum programa de TV ou turnê, cantando "No Matter What I Do"?
ALEXIA: Eu fiz uma turnê na costa leste e meio-oeste dos EUA com a minha música.
Rikardo: Na época, muita gente confundia você com outra Alexia (nascida na Itália), isso te incomodou?
ALEXIA: Sim, porque nossos nomes são exatamente iguais, então ficava chateada quando falavam sobre minha música mas associavam à outra Alexia, inclusive, algumas plataformas de músicas colocavam a foto dela, enquanto a música publicada era a minha. Eu só conheci a Alexia italiana quando a gravadora lançou minha música na Austrália.
Rikardo: Você sabia que sua música foi lançada no Brasil?
ALEXIA: Sim, eu descobri muito mais tarde. A gravadora lançou sem meu conhecimento.
Rikardo: Qual a sua maior lembrança de "No Matter What You Do"?
ALEXIA: Eu me lembro da minha empolgação ao ouvir a música no rádio, e também de conhecer tantos artistas famosos que eu admirava, e grandes pessoas em todo o mundo.
Rikardo: Você tem algum vídeo cantando ao vivo para apreciarmos a sua voz? (no youtube ou em outra plataforma?)
ALEXIA: Eu tenho muitos vídeos, mas hoje não estão hospedados... Quando a minha música estava sendo tocada, você sabe, não havia internet.
Rikardo: O que você está fazendo atualmente? Como você está? Eu verifiquei que você tem um restaurante e adora cozinhar...
ALEXIA: Eu estou casada desde 2004 e estou muito feliz. Tenho também 2 filhos e canalizei todo o meu amor pela música e entretenimento na culinária! Também tenho um canal de culinária (no Youtube), além do restaurante.
Muito obrigada Rikardo !!!!!
Eu estou tão feliz! Mais uma vez, agradeço suas mensagens e fico feliz que a minha música tenha tocado você! Boa sorte e sucesso para você sempre!
FELICIDADES! Alexia
Conecte-se com
Alexia
AGRADECIMENTOS:
À Alexia pela sua atenção e pelo seu tempo cedido. Obrigado e sucesso!
Fala sérioooooooo!!!
ResponderExcluirJurava que era Alexia Aquilani mudando a voz, cantando diferente!!!
Rikardo, você é fodaaaaa.
Parabéns!!! Sou seu fã.
Obrigado Stênio!! Depois de tanto tempo é legal demais saber quem é a verdadeira cantora né?... Abração!
ExcluirHi Rikardo, i don't have enough words to describe the admiration I feel for you, thanks to you we discovered all those known & unknown studio singers who deserve recognition for their artistic work for years, if it weren't for professional people like you who dedicate part of their time & life in investigating & interviewing these artists we would never discover most of them, it's a shame that because of a record contract many of them cannot advance & publish the music that they would like.
ResponderExcluirThank you very much for your words! I am very happy that you like the Blog !! Periwingx: 1000 thanks !!!
ExcluirBacana a matéria, mas bastava ver nos próprios créditos do CD: o selo Strictly Rhythm, de dance e house underground, não tinha a ver com a DWA do Robyx, produtor da Alexia Aquiliani. Abraço!
ResponderExcluirSim Midia84, mas mesmo assim esses créditos que você fala não informam quem é a vocalista...e quase ninguém tinha esse single, apenas a coletânea da Fieldzz. Eu também sempre segui esse seu mesmo raciocínio, mas a maioria das pessoas não. Já sabia há muitos anos que não era a Alexia Aquilani, mas eu queria saber mesmo quem é a verdadeira vocalista... para mim a questão era essa. Abraço!
ExcluirQue matéria maravilhosa. Obrigado!
ResponderExcluirObrigado Eric, fico feliz que gostou, e em saber que essa música tem mais que fãs do que eu imaginava. Abraços!
Excluir