segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

RAFFI - "SENTIMIENTO" (1995)

RAFFI: O PROJETO "DANCE" QUE RESGUARDOU SEU "SENTIMENTO" AO AMADO, MAS O LIBERTOU PARA AS PISTAS DE DANÇA

Ao longo deste ano que está se findando, tivemos 37 postagens sobre música feitas com o máximo de carinho e dedicação...e espero ter suprido a expectativa de cada um de vocês. 
Agora, para fechar o ano de 2019 com chave de ouro, trazemos mais uma exclusividade da década de 90 aos fãs do Eurodance!! 

Espero que todos gostem e desfrutem desta última publicação do ano! 
EDIT: Donos de fóruns fechados passaram a usar recentemente essa informação (publicada aqui em 2019), mas você soube aqui primeiro. Verifiquem as datas das postagens e também todo o histórico de pesquisa usado abaixo para chegar ao nome da cantora. A exclusividade surgiu daqui primeiro...depois ficou "mamão com açúcar" para outros. Obs.: As pessoas imploram para serem creditadas, mas depois não fazem o mesmo...


 RAFFI - "SENTIMIENTO" (1995)
Sentimentos fazem parte de nós


O INÍCIO
O ano de 1995 foi com toda a certeza, um dos anos mais rentáveis para a Dance Music em todo o planeta. Foi também um ano muito produtivo para diversos artistas do gênero, como Nicki French, La Bouche, Whigfield, Corona, New System, Randy Bush, Double You, Masterboy, Real MCCoy, Taleesa, Gillette, Alexia...mas também foi o momento em que a Latin House obteve bastante crescimento, após ao mega-hit "Macarena" do Los Del Rio estourar em todas as paradas mundiais.

Depois da febre latina de "Macarena", tivemos uma enxurrada de lançamentos cantados em espanhol que dominaram bastante o final de 1995 até o início de 1997. Quem não se lembra de El Simbolo, Rebeca, Laura Martinez, Ricky Martin, Angelina, Los Argentos, Fey, Los Locos, Shakira, Karina ...e tantos outros sucessos que vieram depois??

E nesta mesma safra dançante, chegou ao Brasil este simples single "Sentimiento", de um projeto desconhecido chamado Raffi, mas que rapidamente caiu nas graças das rádios e clubs de todo o Brasil.
Se você é fã "de carteirinha" dos anos 90, provavelmente deve ainda se lembrar deste sucesso, pois essa faixa também foi inclusa em diversas coletâneas noventistas, como as marcantes "As 7 Melhores Vol.4", "Loco Dance" e "Latinidad".

Raffi - "Sentimiento"
A música foi licenciada aqui no Brasil pela Paradoxx Music
Imagem: Revista DJ Sound (dezembro de 1995)


ANALISANDO A MÚSICA:
Hoje em dia, algumas pessoas podem até considerar esta música "infantil" demais, devido a sua base simples e pelo vocal bem jovial da cantora... E as entendo perfeitamente quanto à este fato, visto que quando a vocalista de "Sentimiento" a gravou, ela tinha apenas 16 anos de idade.

E quanto a instrumental da canção, posso dizer que é bem leve, tanto quanto as músicas do projeto Whigfield. Também considero essa "leveza" bem positiva para a canção, pois é importante que haja esta sincronia entre os vocais e as suas batidas, para que a música não perca a sua alma, a sua essência e também a sua real proposta ao público. Se "Sentimiento" tivesse uma estrutura mais agressiva ou eletrônica, acredito que não iria causar as mesmas emoções...

Quando a música foi lançamento, também foi destaque na Revista DJ Sound, em dezembro de 1995. Na época, fui ler a resenha esperando encontrar o nome da vocalista, mas, sem sucesso...

DIFICULDADE EM DEMONSTRAR SENTIMENTOS?
"Sentimiento" conseguiu ser um trabalho dançante e tocante ao mesmo tempo. A letra fala sobre como é inútil lutar contra um sentimento, pois ele surge no coração e não temos quase nenhum controle sobre ele. Fica claro também que o sentimento pode nos causar sofrimento, principalmente quando não somos correspondidos pela pessoa amada. Na letra, percebemos que a personagem não consegue se expressar ao amado, guardando este sentimento apenas em seu coração.

É possível associar a letra de "Sentimiento" à um amor platônico, pois o "eu-lírico" diz carregar este “fardo” secretamente, desejando que este sentimento morra. É praticamente um amor impossível, que quanto mais a pessoa guarda este sentimento com ela, mais ele se expande, cresce dentro de si.

Abaixo separei apenas alguns trechos da profunda letra de "Sentimiento", que nos fazem concluir este raciocínio:

"Sentimento
Eu o sinto
Cresce Dentro de Mim
Não é fácil esconder isso quando
Na verdade, eu luto para ele sair"

"É um momento
Amargo pelas minhas lágrimas"

"Eu luto para este sentimento morrer

Antes, você não estava no meu coração
Tão pouco estas dúvidas de agora
Elas parecem confundir-me
E eu choro pensando em você"

"Toda noite este sentimento me pergunta se:
Nos meus desejos, nos meus sonhos,
Você vai apresentá-los?
Me pergunto:
Se gosta de mim, passa as horas
pensando e dizendo meu nome, também?"

"Sentimento
Que secretamente se torna parte de mim
Eles são seus, eles são os únicos
que sempre me acompanham"

"Eles são seus, eles são os únicos

O sonho que você cobriu... (ou rejeitou)"


Particularmente quando eu ouço "Sentimiento" do Raffi, eu me lembro de um tempo de ternura, de muita ingenuidade, de uma época em que os artistas "teens" valorizavam mais as letras sobre o amor. Algumas canções apresentavam até uma certa poesia no ar, mesmo sendo eletrônicas e totalmente fora de seus padrões mais "formais".

Atualmente, tudo mudou. Os sucessos que os jovens mais ouvem não contem qualidade vocal, uma boa melodia e essa alma poética. É tudo muito rasteiro e chulo. Musicalmente muito pobre. Em suma, não é arte de valor para mim.

"Sentimiento" consegue me levar de volta aos anos 90, período em que havia mais dedicação, talento e muita veia artística. Tinha sim, muitas modelos que dublavam, várias informações que não eram reveladas ao público, e etc, mas tinha o principal: Qualidade.

E você, qual a sensação que sente ao ouvir esta bela música?

Relembre agora: Raffi - "Sentimiento"

Compositores: Marati, Valsiglio, Badia
Gravadora: Dig It International 
Ano de Lançamento: 1995

AS VERSÕES DO HIT
Além da versão que fez sucesso no Brasil, também estão presentes no single outras versões mais voltadas para o merengue e salsa:

1 Sentimiento (Dance Version) 5:12
2 Sentimiento (Delay Version) 5:07
3 Sentimiento (Gipsy Version) 4:42
4 Sentimiento (Merengue 2 Version) 3:28



DESEMPENHO NOS CHARTS:
Como já era previsto, "Sentimiento" também foi hit em diversos outros países latinos (além do Brasil), como Espanha, Chile e Argentina. Ah, a faixa foi também distribuída em variadas coletâneas em outros terrenos, como exemplo: Estados Unidos e Canadá.
Ou seja, a faixa latina agradou à todos, de "gregos a troianos"!

Dezembro de 1995, olha só estas músicas... Que "belezuras"!
E "Sentimiento" entre as mais executadas

As músicas mais tocadas na Jovem Pan 2, em dezembro de 1995. 
No mês anterior (novembro) "Sentimiento" estava na posição #18, saltando agora para #10


AS MENTES CRIATIVAS POR TRÁS DE "SENTIMIENTO"
A letra de "Sentimiento" foi escrita por Marco Marati e Angelo Valsiglio, dois produtores italianos que trabalharam com muitos artistas importantes da Itália, como Laura Pausini, por exemplo.

Marco Marati: 
Um dos compositores originais do hit "Sentimiento"

Marco Marati escreveu "Strani Amore" e "Incancellabile", entre outros hits de Laura Pausini, assim como trabalhou também com Ivana Spagna e a banda de rock Europe, em algumas de suas músicas.
Hoje ele é produtor musical da Sannie (front-woman do Whigfield)... que já se relacionou também no passado com um DJ (o espanhol Paco) e depois com o seu ex-produtor Larry Pignagnolli.
Nota-se que a loira tem uma quedinha por homens da música...

Laura Pausini

Já Angelo Valsiglio é um respeitado maestro, além de produtor e compositor. Ele também trabalhou em diversas músicas de Laura Pausini, escrevendo clássicos como "La Solitudine", "Non Cé", "Gente", entre outras.
Atualmente Valsiglio desempenha o papel de diretor artístico do festival Castrocaro e tem um filho que também é produtor musical, compositor e engenheiro de som.

Angelo Valsiglio: 
Um grande músico que também colaborou na composição de "Sentimiento"

No entanto, quem criou os "beats" e a base da música foram os DJ's e produtores Marco Pilato e Max Monti, dupla mais conhecida como GAM GAM, na dance music italiana. Eles continuam mixando e fazendo apresentações até os dias atuais.

Mauro Pilato e Max Monti: 
DJs e Produtores do GAM GAM que "vestiram" o hit "Sentimiento"

CURIOSIDADE POUCO CONHECIDA:
Mas, você sabia que esta versão cantada em espanhol, que tanto ouvíamos nas rádios e CDs da Paradoxx Music, é uma adaptação da música original que é cantada em italiano?

Como dito anteriormente, as músicas cantadas em espanhol estavam em alta após o "boom" fenomenal de "Macarena", então os produtores resolveram transformar a lenta e romântica "SENTIMENTO" (original em italiano) em "SENTIMIENTO" (totalmente em espanhol). Esta versão "dance spanish" foi a que fez sucesso mundial, desbravando vários territórios, como o nosso brasileiro.

Além destes profissionais já citados, tivemos ainda o responsável por essa adaptação em espanhol, feita pelo compositor Ignacio Ballesteros Diaz, que é conhecido na Espanha por fazer diversas versões para muitos hits mundiais.
Nesta época, ele atendia pelo pseudônimo Badía, e também foi creditado como compositor oficial de“Sentimiento”, ao lado dos já mencionados Marco Marati e Angelo Valsiglio.

Com seu pseudônimo de "Badía", o compositor escreveu a versão em espanhol "Sentimiento"

Estes foram os responsáveis pelo hit "Sentimiento" que tanto conhecemos aqui no Brasil.
Juntos, estes artistas deram vida para esta famosa “charola” do ano de 1995.

Mas...alguém aí está curioso para saber quem é a vocalista, não creditada no single??

Eis então, a garota de belíssima voz:

O compositor de "Sentimiento", Marco Marati, me respondeu primeiro: "Raffaella Cavalli". 
Eu havia mandado a mesma pergunta também ao DJ e produtor Max Monti, então a sua resposta veio na sequência...

O produtor Max Monti me respondeu, marcando a própria vocalista.

"Obrigada Max!! Que prazer! Como está? E um obrigado ao Ricardo! Oi!" - Rafaella Cavalli


RAFFAELLA CAVALLI
 A dona da linda voz em "Sentimiento"

O nome da vocalista é Raffaella Cavalli, nascida em 02 de outubro de 1978, na cidade italiana Rimini.
Ela é uma cantora profissional e famosa por participar duas vezes do prestigiado Festival Sanremo (1995 e 1996)... e quem vê seus vídeos mais antigos pelo youtube, logo imagina que ela poderia ter tido a mesma projeção que Laura Pausini ganhou, pois também é muito talentosa.

Single italiano "Sentimento" (1995): Este trabalho originou a versão dance cantada em espanhol (Raffi)

A carreira musical da nossa vocalista ganhou destaque quando ela tinha 16 anos de idade, época em que gravou seu single cantado em italiano "Sentimento", utilizando seu nome: Raffaella Cavalli.
Logo mais, Raffaella se apresentou pela primeira vez no Festival San Remo (1995), onde ganhou o prêmio "Música do Ano" na categoria "Juventude", com este seu grande sucesso.
No mesmo ano de 1995, ela lançou seu primeiro álbum ("Raffaella"), através da Emi Music e foi uma grande aposta da gravadora e críticos da música italiana.

Com o sucesso de sua faixa italiana "Sentimento", Raffaella acabou gravando todas as músicas deste seu álbum em espanhol, e como a "dance music latina" tinha virado uma verdadeira "coqueluche" neste período, então surgiu o interesse em remixar a versão “Sentimiento", nascendo esta sua conhecida versão dance.
Este trabalho de remixagem foi realizado pelos produtores Mauro Pilato e Max Monti, contudo, a voz continua sendo da mesma cantora, apenas ficando um pouco mais acelerada (em relação à versão original).

No final de 1995, é lançado então o single físico deste "remix", sob o nome de Raffi, o apelido pessoal da vocalista.

O Álbum "Raffaella" (1995)

Já no ano seguinte (1996), é lançado na Espanha o seu álbum completo traduzido em espanhol, através da Sony Music. Este disco recebeu elogios importantes, o suficiente para levá-la para uma turnê em diversos países da América Latina.

Mas apesar de toda a repercussão positiva que recebeu na época, Raffaella Cavalli não teve mais álbuns lançados. Ela continuou gravando algumas músicas, incluindo até uma trilha sonora de um filme italiano (1997), mas infelizmente ela não conseguiu mais se manter no mercado fonográfico.

Durante os anos de 2003 até 2012, Raffaella Cavalli trabalhou como locutora de uma radio FM chamada Gamma. A artista também se tornou a vocalista principal da banda bolonhesa Soul Tribe, especialista em soul, blues e funky, representando nomes consagrados como Jill Scott, Erykah Badu, Mary J. Blige e Jamiroquai.

No decorrer destes últimos anos, Raffaella Cavalli também fez vários tributos a grandes sucessos e artistas da música mundial, como Stevie Wonder, Alicia Keys, Terence Trent D'arby, Bob Hebb e Bill Withers. 


"RAFFI" ATUALMENTE

Esta italiana super talentosa tem atualmente 41 anos de idade, e apesar de não ter lançado mais discos, ela nunca parou de cantar e de trabalhar com sua voz.

Além de se apresentar em alguns palcos, Raffaella também se tornou uma cantora freelancer. Ela grava jingles e spots para radios, assim como também oferece sua linda voz para comerciais de televisão, vídeos corporativos, audiobooks...e etc.

Definitivamente, uma voz que merece maiores reconhecimentos!
Fica aqui a nossa pequena homenagem à esta espetacular vocalista...

RAFFAELLA CAVALLI!!


AGRADECIMENTOS
Como o ano já está acabando, deixo aqui um pequeno agradecimento à você por toda a companhia neste ano de 2019.
Quero agradecer à todos que me procuraram, que me deram sugestões, que confiaram no meu trabalho! Muita gratidão por esta oportunidade de evoluirmos juntos, pois sem a sua procura, eu não poderia exercer a minha missão de escrever este pequeno e simplório Blog.

Desejo que 2020 seja o ano das materializações de todos os seus sonhos, e que você viva a sua verdade com plenitude interna. Que as boas energias lhe tragam amor, paz e muita saúde!

Agradecimentos também à Raffaella Cavalli, Marco Marati e Max Monti, pela devida atenção à minha pessoa. A gente fica mais fã ainda, após presenciar simples, mas importantes atitudes...

VÍDEO: 
RAFAELLA CAVALLI
"SENTIMENTO"
FESTIVAL SAN REMO (1995)


 UM SENTIMENTO AQUI DE MISSÃO CUMPRIDA E DE GRATIDÃO INFINITA!

🎆🌟FELIZ 2020!!!🌟🎆

19 comentários:

  1. Sensacional!
    Realmente pra fechar com chave de ouro o ano.
    Minha admiração por Rafaela, tenho essa track em vinil e toquei bastante na época.
    Quanta gentileza e educação dos personagens envolvidos.
    Obrigado tudo Rikardo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quem lhe agradeço, Junior Matias!
      Só tenho esta faixa no CD "as sete melhores volume 4", mas estou pensando seriamente em adquirir o single...
      Um forte abraço!

      Excluir
  2. Excelente o seu blog! Não tem como não te parabenizar pelo seu conteúdo e empenho, pois cada matéria é um show de informações.
    Sou leitora de outros sites também, mas muitos deles só dizem "não consegui encontrar nada desse artista pela internet"...Você chega já com a informação, você mesmo investiga e traz os dados para a internet.... Essa é a diferença do seu trabalho.
    Adorei descobrir sobre Raffi, Kriss Greko, Laura Martinez, Mr. French Junior e tantos outros, que nada sobre eles tinha na internet.....como eu disse, já li sobre eles em outras páginas, mas só tinha "encheção de linguiça"... nenhuma informação concreta! Só aqui neste blog que estes cantores, entre outros, foram revelados...

    Obrgada por este seu trabalho... agora sou sua leitora assídua (na verdade me tornei sua fã também).
    Feliz 2020!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wow, que mensagem! Obrigado Solange! Depois dessa, estou me sentindo aqui agora, rsrs.

      Eu não quero parecer pretensioso, mas tento ser muito dedicado naquilo que proponho a entregar, ainda mais quando o assunto é sobre algo que eu gosto, no caso: MÚSICA.

      Novamente, muito obrigado!

      Concordo com você sobre a escassez de informações sobre estes artistas citados (além de outros vários), mas existem outros blogs legais que também são muito informativos, como o blog da Aninha "Aninhahy Dance", por exemplo. Se você não conhece, te indico!!! O blog dela também tem muitas informações valiosas.

      Você citou o Kriss Greko, e eu fico muito feliz por isso!! De todas as minhas descobertas, este foi o meu maior orgulho, e poucos leitores demonstraram que gostaram. Que bom que - além de mim - mais alguém gostou também!!

      Ah, espero que você continue gostando do Blog em 2020. Aliás, feliz ano novo para vc também!

      Excluir
  3. Salve,Ricardo.


    Rapaz que coincidência falei com você a pouco no facebook sobre o projeto Beach Party e a música The Night To Remember, que foi achada por acaso, pois estava procurando uma música em espanhol que havia saído numa coletânea da Joven Pan. E qual era a música em espanhol que eu estava procurando? Raffi- Sentimiento. rsrsrs


    Conheci o teu blog por acaso e através da Aninha,que tinha compartilhado um link onde se falava do projeto Mr French Junior onde eu acabei conhecendo a espetacular Good Bye. Deste então sempre que posso dou uma passada pelo blog para me inteirar sobre os projetos de dance que eu tanto gostei ( Ainda gosto) e me decepcionar com a quantidade de impostoras. kkkk

    Agradeço de coração por você nos proporcionar esses momentos. É um trabalho difícil, de formiguinha, pois não se tem tanta informação sobre a maioria dos projetos,cantoras,produtores...e você vai lá, se empenha terminando por nos presentear com trabalhos ricos, cheios de informação e de muita qualidade.

    Mais uma vez, parabéns pelo excelente trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas suas palavras meu querido Júlio!

      Eu sempre vou pesquisar sobre "eurodance", pois eu sou muito curioso em relação às músicas que eu gosto, com ou sem blog, jamais darei descanso aos produtores, vocalistas e compositores, rsrs.

      O blog foi uma iniciativa que deu certo, surgiu na intenção de compartilhar as descobertas com outros fãs de "dance music"...mas não imaginei que tanta gente assim se interessasse por estas informações, e é muito bom saber que tem mais pessoas apaixonadas e curiosas por este gênero musical. Significa que não estou sozinho nesse barco e que eu não sou o único anormal, rsrs.

      Mais uma vez, muito obrigado pelo seu incentivo!
      Forte abraço!

      Excluir
  4. Ricardo, não sei como te agradecer. Essa era uma das músicas que eu mais gostava na minha adolescência. Aliás, eu tenho uma curiosidade para te dizer em off sobre a Whitfield. ABS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Lucas! Que legal que você gostou...essa música do RAFFI marcou a adolescência de muitas pessoas mesmo. Grande ano foi 1995!
      Sobre a curiosidade (Whigfield), se você quiser me escrever um e-mail: ricardorocha1981@hotmail.com

      abraço

      Excluir
  5. Aprendi tanta coisa nesse blog em um mês do que a vida toda em que fui fã de eurodance. Realmente é um excelente trabalho que Rikardo faz, nos trazendo essas informações secretas. Esse sucesso do Raffi foi marcante aqui em Fortaleza em 1996. Na época, comprei o CD as 7 melhores da pan vol.4 e essa música era a faixa 4. Bons tempos que não voltam mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Jorge! Espero que o Blog continue sendo útil à você... muito obrigado pelos seus elogios. Realmente são tempos que não voltam mais... Tudo de bom para vc!

      Excluir
  6. Deveria deixar os videos do youtube com a opção de salvar, são registros preciosos para a memoria afetiva de muitas pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O blog está sofrendo algumas ameaças e não quero perdê-lo, então retirei todos os downloads. Mas vc pode baixar este video do youtube, existem outros meios possíveis. Abraço.

      Excluir
  7. Rapaz, que belo trabalho você fez! Não tenho palavras pra demonstrar minha admiração por isso tudo! Parabéns de verdade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Rafael! Se você gostou, meu objetivo foi alcançado. Essas músicas precisam ficar eternizadas.

      Excluir
  8. Estou viciado neste blog, alguém me ajude!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Cláudio, meu objetivo está dando certo então... Abraços!

      Excluir
  9. Pessoal obrigado,

    É uma super investigação sobre a historia da musica, parabens pelo trabalho.

    ResponderExcluir