quinta-feira, 2 de agosto de 2018

COLETÂNEA "ROCK BRASIL" (GLOBO - WEA)

ROCK BRASIL
A FÚRIA CONTRA O DUVIDOSO 
GOSTO MUSICAL DO BRASILEIRO 


Quando eu era adolescente nos anos 90, eu lembro que fui na casa de um vizinho e vi uma fita K7 na estante da sala dele que me chamou muito a atenção. Era uma compilação de rock nacional chamada "Rock Brasil", contendo músicas de diversas bandas nacionais do gênero. 
Lembro-me que a capa do produto me marcou muito, era uma imagem que focava numa boca gritando, emitindo fúria e rebeldia, um pouco a ver também com o aquela minha fase atual (a adolescência).
Naquela época, o eurodance e o rock eram os gêneros musicais mais ouvidos pelos jovens, mas também havia um espaço enorme para todos os outros estilos musicais (pagode, axé, forró, sertanejo, pop, reggae, funk melody...). Era uma época musicalmente mais democrática e não tinha este egoísmo + lavagem cerebral que assombra a indústria musical nos dias atuais.

Bom, a minha grande felicidade foi de encontrar recentemente o CD desta mesma coletânea e não resisti. Comprei no ato! 
E não escondo de ninguém que o rock sempre foi um dos meus gêneros musicais favoritos. Sendo nacional ou internacional, eu sempre fiz questão de ser fiel a este incrível gênero. E ainda arrisco em dizer que ouço muito mais rock atualmente do que qualquer outro estilo musical, inclusive até mais que o eurodance, outro gênero super querido e respeitado por mim. 

O bom do rock é que ele ainda existe e conseguimos acompanhar bandas novas também (além das já clássicas), e no eurodance só conseguimos ouvir as mesmas músicas antigas de sempre (o gênero praticamente acabou). 

Apesar de existir ainda bandas novas cantando rock, é triste ver a falta de espaço e investimento para estes músicos... E constatar toda essa falta de interesse nos dá aquela sensação de negativismo, já que banda nenhuma consegue sobreviver sem retorno financeiro. Ou seja, estes poucos lançamentos podem um dia acabar também.
Triste demais. E injusto também.

ROCK NACIONAL 80

CD "ROCK BRASIL"
Ano de Lançamento: 1996
Gravadora: GLOBO / WEA
Seleção de Repertório: Sergio Motta
Masterização: Sergio Seabra
Fonogramas gentilmente cedidos por Warner Music
Projeto gráfico: Marciso (Pena) Carvalho



TRACK LIST:
1. Raimundos - I Saw You Saying (That You Saying That You Saw)
2. Kid Abelha - Fixação
3. Titãs - Marvin
4. Ultraje a Rigor - Inútil
5. Barão Vermelho - Bete Balanço
6. Heróis da Resistência - Só pro meu prazer
7. Raimudos - Selim
8. Kid Abelha - Pintura Intima
9. Barão Vermelho - Pro Dia Nascer Feliz
10. Ultraje a Rigor - Nós Vamos Invadir Sua Praia
11. Lulu Santos - Um Certo Alguém
12. Titãs - Homem Primata
13. Ira! - Envelheço na Cidade
14. Camisa de Vênus - Sílvia

Quantas memórias felizes me vieram ao escutar este CD novamente. Diversas lembranças de uma época saudável, justa e harmoniosa.

6 comentários:

  1. Baixei o cd mas só te 5 músicas no arquivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estranho, eu tinha checado na época...mas de qualquer forma, upei novamente.

      verifiquei aqui e tem todas as faixas ;)

      Excluir
  2. procurei no youtube diversas vezes essa coletânea, mas nunca encontrei, esse nome genericão acaba atrapalhando muito. tenha ótimas lembranças desse cd

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é verdade...essa coletânea marcou muito...e tem esse lance do nome ser bem genérico realmente...aí fica difícil de encontrá-la. Abraços!

      Excluir
  3. Onde está o link do download ?

    ResponderExcluir