domingo, 21 de julho de 2019

CLÁSSICO DO DEEP PURPLE É PLÁGIO

O RIFF QUE TODO O MUNDO CONHECE NO CLÁSSICO "SMOKE ON THE WATER", NUNCA FOI ORIGINAL DO DEEP PURPLE

Fomos enganados uma vida inteira!

O Deep Purple é uma das mais lendárias bandas de todos os tempos, e a sua obra-prima "Smoke On The Water" é sem dúvidas, uma enorme e consagrada referência ao rock 'n roll.
Mas recentemente tivemos uma grande surpresa (com um mix de decepção), ao descobrir que esta grandiosa música, é na verdade, um plágio de um outro som, bem menos conhecido...
 
Você já ouviu a música "Maria Moita" do brasileiro Carlinhos Lyra? Então, a "chupada" aconteceu a partir daqui, desta produção brasileira...
"Maria Moita" é uma música lançada originalmente em 1964, composta por Carlos Lyra, com letra de Vinícius de Moraes e trazendo os vocais da cantora Nara Leão.
Já "Smoke On The Water" foi lançada em 1972, apresentando melodias, letras e estilo completamente diferentes da música tupiniquim, exceto o riff, que é idêntico!
Ouça a música brasileira e repare no riff já em seus primeiros segundos de execução:


CARLOS LYRA - "MARIA MOITA" (Voz Nara Leão) (1964)
Antes a música brasileira tinha qualidade...até os gringos criavam os seus clássicos a partir das nossas canções

DEEP PURPLE - "SMOKE ON THE WATER" (1972)
Apesar das letras, estilos e vocais serem bem diferentes, creio que não seja uma inspiração, mas sim realmente um plágio. 


Este riff é muito forte e popular até hoje, virando uma marca registrada e definitiva do Deep Purple. Como não foram eles que o criaram, é sim, devidamente um plágio. Também sou muito fã da banda, mas é necessário, antes de tudo, aceitar a realidade.
Inspiração seria, se eles citassem e dessem os créditos ao autor brasileiro, desde o início. 
Me julguem!

Um comentário: