segunda-feira, 17 de junho de 2019

AS SEMELHANÇAS NOS VÍDEOS DE SHANIA TWAIN E ROBERT PALMER

SHANIA TWAIN "COPIOU" IDÉIA VISTA EM VÍDEO OITENTISTA DE ROBERT PALMER - "ADDICTED LOVE"



Em setembro de 1999 foi lançado o single de "Man! I Feel Like A Woman" da talentosa cantora e compositora canadense Shania Twain (28 de agosto de 1965), uma faixa de seu terceiro álbum de estúdio, "Come On Over" (1997). Logo então, esta música foi um sucesso nos principais charts do mundo. Acho que todos vocês se lembram, não é mesmo?

Aqui no Brasil, este single demorou um pouco mais para decolar, mas em 2000 já estava entre as mais tocadas, além de estar na trilha sonora da novela Laços de Família (2000). 
Mas, você sabia que o vídeo deste hit é bem parecido com um outro trabalho visual?  

Sim, isso mesmo, estou falando da música "Addicted Love" de Robert Palmer, um grande clássico de 1985, que possui um vídeo exatamente nos mesmos moldes de "Man! I Feel Like A Woman" de Shania Twain. Quer conferir as tais semelhanças, com seus próprios olhos?


Clique no play para ver os dois vídeos. 
Fica claro que Shania Twain fez uma homenagem ao vídeo de Palmer, mas ainda assim, é uma cópia do mesmo.
Uma bela cópia, por sinal


Shania Twain "Man! I Feel Like A Woman"


O vídeo de "Man! I Feel Like A Woman" foi lançado em 3 de março de 1999, e como resolvemos focar nesta publicação, é uma cópia assumida de "Addicted to Love", de Robert Palmer. 

Esta obra visual de Shania Twain nos traz um cenário de fundo idêntico ao vídeo de Palmer, e com a cantora country dançando com alguns modelos masculinos, que também performam com instrumentos musicais e com seus olhares gélidos, assim como as garotas em "Addicted Love"


Robert Palmer "Addicted Love"


Por sua vez, Robert Allen Palmer (19 de janeiro de 1949) foi um cantor, compositor, instrumentista e produtor musical britânico. Ele era conhecido por sua distinta voz soul e sua mistura eclética de estilos musicais em seus álbuns, combinando soul, jazz, rock, pop, reggae e blues

"Addicted Love" foi sucesso quando o cantor tinha 37 anos de idade, e seu videoclipe foi dirigido por Terence Donovan. Neste clipe de Robert Palmer vemos cinco mulheres com rostos pálidos, olhos esbugalhados, maquiagem pesada e batom vermelho brilhante, que se assemelhavam intencionalmente às mulheres desenhadas pelo desenhista Patrick Nagel, um artista bem popular na década de 1980. 

A aparência das cinco modelos em "Addicted Love" foram inspiradas nestas artes de Patrick Nagel. Este é um vídeo que homenageia seus desenhos, com música de Duran Duran. O artista também desenhou a arte da capa do álbum "Rio" do Duran Duran, por isso a música da banda no vídeo...


VÍDEO: "ADDICTED LOVE" DE ROBERT PALMER:
Este vídeo, lançado em 1986, causou um grande alvoroço na época, particularmente entre as ativistas dos direitos das mulheres. O motivo da controvérsia era devido ao vídeo estereotipar as mulheres como "objetos", mas a atenção extra apenas impulsionou a música para se tornar um grande sucesso.
O conceito provou ser uma receita vencedora: Palmer lançou mais dois vídeos usando este tema para suas outras músicas, como "I Didn't Mean to Turn You On" e "Simply Irresistible".

Maquiagem característica que marcou o vídeo de Robert Palmer

Sobre as modelos deste clipe, elas simplesmente só apareceram aqui para enfeitá-lo. Estas moças nunca tocaram, instrumentalmente, esta ou qualquer outra música.

Seus nomes são: Julie Pankhurst (teclado), Patty Kelly (guitarra), Mak Gilchrist (baixo), Julia Bolino (guitarra) e Kathy Davies (bateria).
Atualmente, Julie trabalha no varejo e é mãe, Patty é uma paisagista com dois filhos, Kathy vive na Tailândia, onde faz trabalhos de caridade, Mak Gilchrist vive na Inglaterra e Julia trabalha com maquiagem e também é estilista de cabelo.


CURIOSIDADE
A modelo Mak Gilchrist recordou à revista Q:

"Eu tinha 21 anos e obtive o papel com a força do meu trabalho de modelagem. Nós fomos contratadas para parecer e 'atuar' como aqueles manequins de lojas. O diretor Terence Donovan nos deixou embriagadas com uma garrafa de vinho, e quando estávamos tendo nossa maquiagem retocada , eu perdi o equilíbrio e bati o topo do meu violão na parte de trás da cabeça de Robert Palmer, e seu rosto então, atingiu o microfone."


CONCEITO DO VÍDEO, POR SHANIA TWAIN
Shania Twain


Shania Twain quis mostrar o poder da mulher nesta música, e usou um vídeo que, no passado, foi acusado por ser "machista", mesmo que de maneira exagerada pelas feministas.
Shania Twain "vira o jogo" e aqui ela é quem joga as cartas, e a sua banda, toda formada de homens, toca de forma inexpressiva e robótica, enquanto que ela canta, se mexe para todos os lados, tira parte de sua roupa, mostra suas curvas, além é claro de exercer o seu papel de protagonista do vídeo.

CD Promo Nacional

Esta canção recebeu críticas favoráveis dos críticos de música, que elogiaram a atitude, bem como os vocais de Twain. O sucesso transformou a canção numa espécie de referência para a música pop, já que a faixa apareceu em diversos eventos, tais como num comercial de TV da Chevrolet, assim como consta também no filme Crossroads (2002) de Britney Spears


Comercial de TV Chevrolet - Colorado (2004)

Vale mencionar que antes de se tornar famosa, a cantora Carrie Underwood também apresentou "Man! I Feel Like A Woman" na quarta temporada de American Idol, quando se tornou a vencedora desta edição. Além é claro, de ser trilha sonora de uma novela bem famosa aqui no Brasil, como já citamos acima.

Comercialmente, a música foi muito bem sucedida. "Man! I Feel Like A Woman" também ganhou um Grammy de Melhor Performance Vocal Country Feminina, em 2000.

Robert Palmer

Eu conheci esta fantástica música de Robert Palmer através da coletânea "Best Of The Universe", que trazia o melhor da música internacional. Este box, com 5 CDs, era um lançamento da Polishop em parceria com a Universal Music, e sua propaganda comercial passava diariamente nas emissoras Rede TV!, Gazeta e Band, em 2001. 


Comercial "Best Of The Universe"

Leia mais aquie baixe também esta coleção completa com todos os hits, incluindo Robert Palmer com seu clássico "Addicted Love".


Robert Palmer, um dos grandes músicos que melhor representou os anos 80


A RESPOSTA DE ROBERT PALMER PARA SHANIA TWAIN:

Ao longo de sua carreira, Robert Palmer recebeu uma série de prêmios, incluindo dois prêmios Grammy de Melhor Performance Vocal Rock Masculino e um Prêmio de Música da MTV.

Infelizmente, o artista morreu de parada cardíaca em 26 de setembro de 2003, com apenas 54 anos de idade, quando estava hospedado num hotel em Paris. 

Mas Robert Palmer chegou a ver o vídeo de Shania Twain, e aprovou a sua ideia sendo reciclada. Ele disse que gostou do resultado: "foi a mais alta forma de bajulação".

#RIPRobertPalmer

Nenhum comentário:

Postar um comentário